You are on page 1of 43

TICA E DIREITO

INTRODUO

A autonomia e experincia da compilatio um trabalho que que tem como objectivo escrever tudo o que foi dito sobre a disciplina tica e Direito, durante os quase sessenta dias de aulas na turma a do quarto ano diurno do curso de Direito. Esta compilao foi elaborada por doze discentes que com a variao de apontamentos e raciocnios conseguiram chegar a um consenso unanime. Fica assim eternizada frases dbias interessantes do Professor de tica tais como: o vosso silencio perturba os assuntos acadmicos ou mesmo sou alrgico ao barulho e ainda o exame no um julgamento No trabalho, apresentamos no s o que foi dito pelo professor, mas tambm o ponto de vista de cada colega integrante da turma no que concerne as lies apresentadas, colegas estes que durante as mesmas intervieram.

08.08.2013 - Apresentao - Objecto - Objectivos -Dossificao -Recursos disponveis para apresentar a disciplina -Mtodo -Sistema de avaliao Para melhor compreenso dos 5 objectivos principais 1. Formao - ter conhecimento ajudar o jurista a aprender a interpretar os aspectos mais qualificantes do ordenamento jurdico, situaes ticas clssicas, novas justificar a fundamentao de normas e valores. 2. Desenvolvimento e consolidao da experincia cientfica cultural -a experiencia levanos a uma certa tradio, desde os fundamentos histricos at experincia nova, isso, s possvel com exerccio chamado hermenutica.

TICA E DIREITO 3. Compreenso e seguimento do fenmeno jurdico e antropolgico desde a recepo de normas at a capacidade de produo, este o fenmeno antropolgico. 4. Analisar desde a conscincia recta a experincia jurdica da ethos tica fundamentar o direito e moral nas aces, entender a semelhana e a diferena entre as duas cincias, sobretudo, nas aces. O exerccio justo dos direitos fundamentais literatura jurdica, desenvolve desde a prpria natureza humana, as principais faculdades do homem, o legislador condensou estes numa disciplina denominada direitos fundamentais (direitos humanos inviolveis e o exerccio justo dos direitos fundamentais desde a vida humana ate o seu relacionamento com o ambiente). 5. Justificar em sentido acadmico o cumprimento recto dos deveres - o legislador nunca apresenta o exerccio dos direitos fundamentais isolados, ao seu lado encontram-se os deveres.

Dossificao H uma introduo geral, e nesta analisaremos: - Noes ligadas educao, a virtude e atitude; - Conceitos genricos: noes sobre a Fsica, a tica, a Moral, o Direito e o relacionamento da tica com as disciplinas constitucionais.

I Captulo: Introduo geral; conscincia (problemas da conscincia, como faculdade inerente a pessoa universal e tendente a todo o ser humano; a conscincia como realidade tico moral II Captulo: Praxe moral o problema tica aplicada, onde comearam a aparecer problemas jurdicos sobre tica profissional, as principais experiencias normativas deontolgicas, estatutos, leis orgnicas e regulamentos. III Captulo: Os valores ticos na poltica. Principais sinais da poltica; o prprio estado como comunidade; os instrumentos de regulamentao; Analise dos valores ticos morais na constituio ou constitucionalismo; as exigncias ticas - morais na constituio. IV Capitulo: O compromisso jurdico e a solidariedade constitucional diante dos problemas ticos actuais e a realidade do valor do bem. V Capitulo: Temas de interesse actual, humano, cultural, social, politicam, jurdico, internacional, etc.

TICA E DIREITO

Bibliografia - As fontes normativas ou textos fontes: Estatutos Regulamentos Leis Outros instrumentos do direito internacional

Metodologia -Mtodo expositivo (exposio) - Estudo em grupo ou trabalho de pesquisa

Sistema de avaliao _ Presena e participao _ Determinao de conhecimentos adquiridos _ Frequncia e exame

DATA 12.08.2013 SUMRIO: INTRODUO GERAL

Todas as experincias relacionadas com a religio, ao ser superior deixam de existir. Desaparece a religio e o ser supremo. Com este desaparecimento, se vo tambm todos os valores que dele advm. quem o homem, qual a base das relaes, do homem para com outros homens, qual a atitude de homem, o que o bem, permitido fazer mal ao outro? Se os valores desapareceram necessrio fazer um resgate, rebuscar, revitalizar; Depois de um tempo dessa ideologia, com o resgate comea a aparecer este pensamento no mbito do ensino. (1990 aparece a disciplina de filosofia) onde se fala de lgica, esttica, antropologia ainda nesta senda no j no ensino mdio, mas no ensino de base, aparece a disciplina de educao moral e cvica cujo programa era composto por matrias relacionadas ao civismo.

TICA E DIREITO O problema se levanta em questes de dossificaao e da falta de um educador competentemente formado para leccionar estas disciplinas (filosofia, emc) algumas instituies passaram a formar pessoas nesta rea ( ine, icra). Sendo assim muitas instituies comearam a requisitar pessoas com formao nesta rea, o homem. Outras dificuldades para a aprendizagem e articulao do estudo destas disciplinas para alm - Questes de civilidade - Questes de polis politica - Programao - Dossificaao - Formao de formadores 2. Principais realidades poderiam estar na base da dificuldade Educao e instruo O termo educao de origem latina educere, tirar de fora ou de dentro, fazendo uma interpretao segundo a doutrina cultural a educao um processo longo, difcil e com momentos at contraditrios cuja finalidade de humanizar fazer homem, ser humano. H uma possibilidade de fazer um homem reprodutivo. Podemos fazer cincia tcnica e haver reproduo. A humanizao nada tem a ver com o processo reprodutivo (homem e mulher); em suma educao com o objectivo de humanizar diferente da reproduo. O principal ambiente desta educao a famlia. Um dos processos que sai da educao o chamado hbito/virtude. Educar recebe valores e cria hbitos. Se aprende o hbito da justia ou da virtude, o homem ser justo ou virtuoso. O processo educacional parte da base (famlia) considerando todos os aspectos; o aspecto lingustico importantssimo na transmisso da educao. Segundo Aristteles, no mbito educacional desenvolve o aspecto virtude e diz que tudo capacidade da alma de posicionar-se ou o caminhar para a felicidade. Os racionalistas consideram a alma como sendo a razo. O que Aristteles considera como virtude no tanto a tica tendencial para a felicidade, mas aquela virtude tica que consiste no domnio das tendncias e impulsos que so desmedidos inerentes ao elemento chamado vontade. Fruto desta educao como virtude, compreenderamos a presena da prudncia, quer dizer o ser humano prudente, vai aparecer uma qualidade do candidato/estudante de direito que a jurisprudncia; quem pensa em governar no pode descartar a prudncia. A prudncia que a virtude para governar.

TICA E DIREITO Um outro fruto a sabedoria; o educado um sbio. Sbio no tem a ver com o facto de a pessoa ser analfabeta ou alfabetizada (saber carimbar as letras, mesmo no sabendo decifrar as letras o ser humano sbio, podemos verificar nos nossos antepassados). Um terceiro elemento a responsabilidade. Na cincia jurdica acrescenta-se a responsabilidade moral. Relativamente a situao tica, 2 realidade: Em termos de educao a instruo manifesta-se em termos de atitude/agir, aquilo que a tica jurdica vai desenvolvendo com objecto da sua profissionalidade. Traduz-se nas acoes, actuao no mbito da sua actividade profissional. No mbito da profissionalidade ns vamos encontrar a deontologia que uma palavra grega, Deontos estuda os deveres, Logia- cincia ou tratado. Deontologia cincia que estuda os deveres. Exemplo: leis orgnicas, esperiencia de fundamentao de cdigos. Na sua forma publicitria no ser o parlamento a aprovar, mas so os prprios actuantes que se comprometem a cumprir no mbito da sua profisso. A partir deste momento comea a actividade humana que tem como instrumento a razo.

Tarefa Quando que o meu acto de razo, e quando que um simples acto do homem? Porque que do estudo da tica numa instituio de ensino superior?

Data: 14.08.2013 Sumrio: continuao

Antes da independncia (1975) Colonizao: - Desenvolvimento - Politica - Administrao - Educao

TICA E DIREITO Vimos algumas situaes histricas, ideolgicas e de posicionamento, falava-se de colonizao ligada a entrada politica, jurdica, administrativa, educao, etc. que acompanha a actividade religiosa. Tudo isso foi introduzido atravs da evangelizao ou religiosidade feita pelos missionrios. Foram criadas escolas que eram utilizadas como instrumento para divulgar a doutrina Deus. 1975 Foi introduzida nas escolas fruto da prpria colonizao/evangelizao religio moral. Esta visava ensinar como viver, o que fazer, como agir. Depois de um certo tempo desapareceu e passaram a surgir algumas aces inumanas (guerras). As aces da pessoa revelam uma certa irracionalidade, uma vez que o que faz/o agir no reflecte a sua natureza. Deixou de ser um homos rei sacra est passou a ser um homos lupushomini. O homem deixou de ser uma coisa sagrada porque o fundamento j no diz nada e passou a ser um homem novo para o outro homem. No entanto preciso combater. Para esta soluo aparecem instrumentos e instituies para mudar a situao do ser humano. Aparecem escolas, decretos, estatutos. Mesmo com escolas, penalizaes e outros instrumentos viu-se que a conscincia, a mentalidade das pessoas no muda com agncias e instituies. Foi assim que se elaboraram duas grandes possibilidades: a educao e a instruo. Cientificamente falando, a concluso a que se chegou foi a de que era necessrio que a educao criasse um hbito. Levanta-se a questo de saber se as aces identificadas so suficientes para o resgate, a busca do ser humano. A exigncia de educao e instruo se estende at as agncias de onde cada um se comprometeu. A exigncia do civismo em todas as instituies e no relacionamento do homem para com outro homem grande. As exigncias de outras agncias/instituies ainda so gritantes. No combate as aces inumanas ainda se recorrem as agncias de concentrao de massas. A ordem normativa angolana para alm da igreja e das confisses religiosas consagradas no artigo 10 da CRA, permite outras organizaes como: a famlia, os partidos polticos. Os partidos polticos para alm das ideologias devem representar o resgate de valores? Uma outra consequncia que advm da educao e instruo, a fidelidade (ius/jus/direito). So os acadmicos, senhores que ensinam o direito. A instruo e a educao, devem ser fiis ao direito, norma, e ao objecto do trabalho. volta disto (fidelidade), existem os magistrados que devem ser igualmente fiis este mundo (direito). A seguir, temos os legisladores, que ocupam o tecto mximo ou o topo, so chamados a ser fiis, artigo 6 da CRA. Aqueles que so chamados a exercer a diplomacia, so obrigados a serem fiis, sob pena de ferirem os interesses do Estado.

TICA E DIREITO Um outro problema, o das lnguas, sobretudo, dos africanos em Angola. E este tema entra na discusso da educao e instruo tica porque a lngua a alma dentro do povo, em termos lingusticos tem os dialecto se difere das lnguas. Para ns, so lnguas e no dialectos, porque tm natureza prpria, regras e estruturas, sobretudo, na frica negra ou bantu. As lnguas africanas, exerceram e continuam a exercer a sua funo pedaggica, porque elas esto na origem da transmisso, fundamentao e conservao dos valores. O colono ao chegar a frica/Angola, deparou-se com o desconhecimento da lngua. E como consequncia passou a menosprezar a lngua de um nome menosprezar a histria da prpria criana menosprezar o que aconteceu no passado estragar uma cultura de um povo, de um pas. falhar na identidade; complicao institucional, normativa, conhecimentos. Problemas muitas vezes encontrados pelos pais que desejam dar nomes de lnguas africanas.

Apreenso dos conhecimentos e valores numa lngua diferente e s depois fazer a passagem para a lngua africana. A estrutura daquela lngua possibilita preservar e observar a lngua. Tarefa - Quando que um acto um acto de razo e quando que um simples acto do homem? - Porque do estudo da tica numa instituio de ensino superior? - Apresentar noes de tica, conhecimento, direito, relacionamento.

Data 19.08.2013 Sumario: instituies ao servio da formaao/educacao da virtude e atitude. - o estudo da tica jurdica e outras matrias conexas.

Instituioes: -famlias artigo 35 CRA -escola -igrejas ou confisses religiosas artigo 10 CRA - partidos polticos- artigo 17 CRA

TICA E DIREITO - organizaoes nacionais/ no governamentais/filantrpicas, internacionais, comunidades.

O estado e as igrejas so instituioes autnomas e independentes por causa do laicismo. Esta diferente do laicismo. A laicidade a face positiva que visa marcar limites entre o poder temporal e religioso visando evitar conflitos. Segundo e experiencia tradicional difcil confeccionar o exerccio dos dois poderes. Se o estado fosse autoritrio nada dizia nada deste poder. 1. O exercicio da liberdade religiosa primordial ao respeito pelo ser humano, uma vez que o ser humano o detentor da liberdade. necessrio que o grupo justifique a escolha feita pelo homem. 2. Deve fazer-se esse exerccio com base na norma-culto. No exercicio do culto, o legislador consagrou o respeito pela constituiao e pela norma. 3. O respeito pela ordem social, convivencia. 4. em caso de inexistencia destes principios que fundamentam o exercicio da liberdade religiosa o estado em vez de seguir o artigo 40 vai fechar a igreja, uma vez que o que justifica esse exercicio o homem, ser humano.

Principio de constantino: libertas eclesie liberdade da igreja. Para o fundamentar.

Direito eclesistico: uma matria remota a historia desde o imperador constantino o seu principio era : liberion ecliesia ( liberdadea igreja). Para o imprio romano poder savanguardar o seu ordenamento jurdico. Podemos definir ele como a forma como o estado disciplina juridicamente as matrias religiosas.

Instituioes do estado vocacionadas a regular a actividade religiosa: - ministrio da cultura: instituto para os assuntos religiosos - ministrio da famlia e promoao da mulher. - ministrio do interior: no para fazer policiamento ao exerccio da liberdade. Para que o exerccio deste acto se faa de modo correcto, o nosso legislador chamou de direito fundamental.

Partidos polticos Os partidos polticos tambm so instituioes ao servio do estudo das virtudes e atitudes, no s por causado artigo 17 democracia, porque o legislador apresenta-o como princpio do estado democrtico. E para possibilitar nos termos do artigo 3 que os detentores do poder estejam representados.

TICA E DIREITO Latinos: res clama domini a coisa clama pelo seu dono. No aparecimento destas instituioes existem elementos tipicamente humanos: - liberdade de observaao - liberdade de anlise daquele grupo - liberdade de verificaao - liberdade de escolha: estou a decidir e apresento-me depois de um exercicio aponto de dizer que eu escolhi isso. - liberdade de participaao: que pessoas devem participar, ser aceites nestas

instituioes? Desde 1992 as pessoas que tenham a consciencia de nacionalidade. Surgiram algumas instituioes cujo objectivo era assentar este pensamento patriota/nacionalidade em termos de actuaao surgiram os movimentos/frentes. Quem faz o exercicio poltico antes de mais antropos. O patriotismo muito mais que o nacionalismo em termos de direito. No patriotismo podemos encontrar varias naes caracterizadas por lnguas e costumes, etc. Por isso funao do jurista elaborar cdigos. Artigo 5 CRA. Polis fazer parte da cidade. E para convivncia nela necessrio cumprir regras. Estas regras transformam o muncipe numa pessoa cvica. Quando o cidadao exige do partido o correspondente para a existencia no est a fazer poltica.

Existem ainda outras instituioes: As organizaoes nacionais no governamentais filantrpicas internacionais e comunidades. Hoje o direito internacional vai chamando de comunidades humanas. Aparecem tambm as sociedades comerciais. O elemento que d nome, existencia, para que se atribua a personalidade juridica e o estatuto e necessrio regista-las. As instituioes no devem ofuscar, ocultar, nem mortificar o indivduo porque eles so organismos que concorrem para o exercicio e realizaao da experiencia comum (tradetradiao dentro de uma instituiao (transmissao de conhecimentos) realizaao de valores que dizem ao membro que faz parte da instituiao e protagonista na realizaao de valores, realizaao do bem. Por isso mesmo as instituioes vocacionadas para a educaao da virtude e atitude so os organismos ticos e colectivos. Para a permanencia ou existencia do individuo na instituiao requere-se dele a coerencia ( coeso interior para cumprir as normas), (o positivismo no deve governar ), sobretudo no cumprimento da norma, estabilidade no exerccio dentro da instituiao. O indivduo que pertence a instituiao deve ser estvel.

Tarefa

TICA E DIREITO Outras competencias das instituioes. Felipe Zau a educaao em angola, trilhos para o editora - livros, 2009. - do acto educativo ao exerccio da cidadania. Editora maiamba, 2012. A educaao tem um pendor bsico o aspecto antropolgico. Educaao: Alberto Kapitanga Nguluve A Educaao em angola. Andr Avela Ngaba A Educaao em angola Identificar o que suporta o seu estudo.

Estudo da tica jurdica e matrias conexas. 1. 2. 3. 4. Conhecimento natural que depois passa a conhecimento cientfico a codificaao. Fundamentaao das normas e valores morais. Exerccio justo e correcto dos direitos fundamentais. Matrias ou disciplinas ticas ( com sinais diferentes da tica e direito.

Data: 21.08.2013 Sumrio: continuaao. Nooes de tica. Explicaao de cada ponto

Conhecimento natural Antropologia, conhecer o ser humano, conhecer o ambiente. Cada um de ns tem um conhecimento sobre deus, sobre as pessoas, sobre as relaes. O ser humano conhece porque e detector duma faculdade que se chama inteligncia, de origem latina intus+legem. O conhecimento cientfico no curso de direito para que serve? Ao estudar-mos esta cincia queremos identificar se estas normas tm valor, se o seu fundo tico so fundamentais. J existe direito onde encontramos as leis, as normas sobretudo as jurdica. Sendo assim quem analisa tem como objectivo principal fundamentar normas e valores ticos. Fundamentar, dar razao. No fundo, em todas as normas jurdicas est uma percepao tica. Exemplo, de normas e valores ticos fundamentais, os artigos 30, 59, 21 e 56 da cra, lei 10/03 administrativamente falando a nvel ordinrio. Na verdade as normas jurdicas tm valores ticos, no s por causa dos seus destinatrios.

10

TICA E DIREITO Esta disciplina com o nome de tica do direito obrigatria para o curso de direito. Atendendo ao contexto de outras disciplinas no a primeira vez que estamos a estudar a tica. Esta matrias conexas a disciplina tica e direito no s se estuda no curso de direito mas, em outras reas como a cientfica engenharia, rea econmica. Estao reunidos na mesma faculdade. O tema desenvolvimento humano foi leccionado em muitas universidades na sua mais diversas vertentes. Aqui estuda-se em cristianismo e desenvolvimento. O curso de direito apanha a matria justia social e faz-lhe reflexao, sai de um simples enunciado para uma cincia. Artigo 90 cra. No s pela justia ser um dos primeiros valores do direito ou produto da administrao da justia. Se anteriormente esta disciplina aparecia como cristianismo e desenvolvimento agora no 4 ano aparece como tica e direito. Na origem desta disciplina, dessa cultura aparece um ramo a filosofia onde encontramos muitos saberes, muitos conhecimentos, teoria geral do conhecimento, onde encontramos reas como: 1. Gnosologia: Gno tratado+ logia conhecimento de onde vem o conhecimento que se transformou em pensamento? 2. Lgica: Pensamento correcto 3. Cosmo cosmologia Conhecimento que abarca o mundo, o universo. 4. Retrica 5. tica Depois de um tempo este ramo do conhecimento cintfico autonomizou-se, deixou de fazer parte de outros ramos. E as disciplinas muito ligadas a tica como a antropologia, psicologia, sociologia todas estas cincias j foram estudadas no curso de cincias econmico- jurdicas. Quais seriam as principais caractersticas que suportam estas disciplinas? - se perceber-se mal a sociologia no ter uma aplicao correcta. -se percebe mal esta com intelecto diminudo - psicologia. A tica como disciplina interessa ao direito. Para alm daquelas disciplinas, h filosofia do direito que se aprende no 5 ano. Filosofia e direito formam o estudante do direito para poder interpretar e fundamentar o primeiro conhecimento e depois aplicar na vida prtica.

Introduo a noo de tica As disciplinas de filosofia do direito e tica do direito forma o estudante para poder interpretar, fundamentar o conhecimento para a vida prtica. O ensino dessas disciplinas devia ser feito nos primeiros anos do curso e no no quarto nem no quinto ano.

11

TICA E DIREITO

Noes de tica 1. 2. 3. 4. Terminologia Diversidade de significados Teorias ticas Objecto da ethos

O termo tica de origem grega. No grego antigo o termo apresentava-se assim como: egos. No grego moderno tica apresentava-se nqos. Com a mistura semntica e as misturas grego latinas a produo lingustica aparece ethos - tica. O conjunto das expresses ou dos termos nos daria a compreenso de comportamentos, costumes, carcter, estas expresses so importantes para o modelo do homem, hbitos, a cincia jurdica costuma condenar as 3 expresses numa s consuetudine. A nvel do direito internacional uma fonte, quer dizer que, o comportamento e o agir do estado justifica os hbitos. Costume - hbitos - formas de vida

A cincia jurdica costuma condensar essas duas realidades em consuetudine (costume seja tradicional, moderno, contrrio a norma. Artigo 7CRA. A nvel do direito internacional o comportamento do estado aceite avaliado e at presente em instrumentos normativos. Isso costuma ser matria para os cdigos. Carcter segundo um grande psiclogo grupo de franceses michel austin dizem que carcter poderia ser um conjunto de sinais que revelam o estilo, a maneira de ser, sentir e de reagir de um ser, de uma pessoa. Temperamentos ou personalidade so os nomes que a cincia psicolgica desenvolveu a partir do conjunto de sinais do carcter. tica como cincia estabeleceria juzo de valor sobre o que torna bom este ou aquele proceder social. Este no teria a mesma compreenso personalidade que h no cdigo civil/aspecto normativo.a compreenso da terminologia sobre a tica no se resume s na descrio; o estudo dos termos insuficiente para a compreenso do termo ethos. Ethos no s descrio de costumes. desde aristteles, quatro sculos antes de cristo, este termo ethos passa: 1. A designar a atitude do homem perante a sociedade sobre o aspecto puramente individual ou social. 2. Aristteles na definio de ethos Duas colunas: - terica - cincias prticas Depois das cincias prticas e tericas

12

TICA E DIREITO 3. Aristteles define aquelas prticas como dizendo respeito a conduta dos homens (em indivduos) fazendo parte de uma sociedade sobretudo aquela sociedade de poltica. Para ele esta sociedade poltica teria o valor terico de filosofia a das coisas do homem, cincia geral da actividade moral dos homens subdividida esta actividade em poltica e tica. Considerando a poltica como uma teoria do estado. A tica pode ser compreendida como: Acao humana. Esta acao humana, esta convive com outras acoes na sociedade. a convivncia de duas aces na sociedade no deve ser confundida com a sociologia que faz o estudo dos fenmenos sociais ou sociolgicos, a tica que faz o estudo dos fenmenos ticos que ensinam, explicam as leis, regras, normas que actuam no relacionamento e procedimento humano. O objectivo da diversidade significado possibilita a viso crtica da tica e a sua aplicao aos ramos das profisses jurdicas. Trabalho de investigao cintfica: Identificar, analisar, avaliar, apresentar. Os problemas da tica grupo 9. 1. Quais seriam as estritamente profisses jurdicas? a) Justifique

Data 28.08.2013 Sumrio: Ethos como disciplina filosfica Ethos e moral (semelhanas e diferenas). Teorias ticas.

A orientao profissional um dos problemas tratados hoje pelos psiclogos. onde seria o campo de actuao profissional de algum que se formou em educao moral e cvica? viso crtica e aplicao tica ao campo social. Resposta: so as instituies de defesa e segurana. Ex: ministrio do interior, defesa, foras armadas angolanas; instituies de sade, sobretudo nas maternidades que requisitam as pessoas formadas em sade. A educao moral e cvica (aplica-se a todos os ramos da vida pblica) muito mais que apenas ensinar, educar, uma vez que emc e empenho profissionalismo.

13

TICA E DIREITO A ethos como cincia filosfica/ramo da filosofia estuda os fundamentos, objectivos e racionais que consentem distinguir os comportamentos humanos em bons, justos ou moralmente lcitos, respeitante aqueles considerados maus ou moralmente inapropriados, ilcitos. Como cincia filosfica a tica liga-se a liberdade e a tarefa da ethos neste caso seria a de procurar critrios que possibilitem ao indivduo gerir a sua liberdade em relao aos outros. Como cincia filosfica a tica exige uma base racional e no emotiva, por isso na base est a razo. um indviduo com razo intus leges - quando entra para um pas imigra torna-se ilegal o que se verifica pelo comportamento irracional, animal. Por causa do aspecto racional a tica apresenta um quadro dos preceitos e confins em que a liberdade humana se pode compreender e exprimir. Nesta acepo a tica vem frequentemente considerada sinnimo de filosofia moral tendo como objecto os valores morais que determinam a conduta do ser humano. Ento na reflexo comeam a aparecer as caractersticas de sentido (valor) aceitao, significa at ao sentido do prprio existir. Aqui comea a similitude entre a tica e moral isto entre o costume e carcter. O costume entendido com a moral determina o nosso carcter (tica) e este carcter condiciona as nossas aces. Ex.: o Antnio actuou imoralmente= o Antnio actuou sem tica. No tem carcter. O meu cdigo moral me impede de fazer isso= a minha tica me impede de actuar, agir. Se no sentido lato h essa semelhana entre tica e Moral no sentido restrito encontramos as diferenas: O termo moral usado para indicar um conjunto de normas, podem aparecer as expresses cdigo de normas para regular as aces; tambm pode indicar um conjunto de valores, costumes de um indivduo ou determinado grupo humano. O termo tica indicaria o fim racional, isto a reflexo moral, filosfica, de fundamentar, a moral entendida como disciplina.

Feita a distino, tica seria qualquer reflexo, anlise ou estudo das normas e valores morais. Trata-se de uma reflexo crtica e sria se uma determinada norma vlida, ou se um valor deve estar acima do outro. Ex: o sujeito que obrigado a dizer a verdade fica um sujeito honesto, sincero). A tica como reflexo teria como objectivo justificar a validade e legitimidade das normas e valores. A tica pode ser discritiva quando descreve o comportamento humano. normativa ou prescritiva quando fornece indicaes. Ex: a lei a proibir uma conduta est a emitir um juzo de reprovao. Artigo 59 CRA - o legislador visou salvaguardar a vida como valor supremo. A tica tambm pode ser considerada subjectiva quando se ocupa do sujeito que agi independentemente das razoes e objeces; objectiva quando a aco relacionada aos valores comuns e as instituies.

14

TICA E DIREITO

TEORIAS TICAS

Nos deparamos com alguma dificuldade para encontrar um conceito de tica ambiguidade desde o prprio termo, isto compreenso terminolgica. As teorias ticas, em forma cientfica possibilitariam encontrar o objecto da ethos, para os tericos em tica, o objecto procurado seria um bem/valor supremo, portanto da responsabilidade da pessoa fazer a escolha e decidir, capacidade opcional ou de escolha. As principais teorias ticas mais relevantes na tradio filosfica ocidental so: 1 Teoria do intelectualismo moral - segundo esta teoria conhecer o bem pratic-lo, assim s agi moralmente aquele que conhece em que consiste o bem, agi imoralmente aquele que desconhece o bem. Esta teoria ao mesmo tempo para chamada de teoria cognitiva, teoria do conhecimento, na medida em que no s afirma a possibilidade de conhecer o bem, mas defende que o conhecimento o nico requisito necessrio para cumpri-lo. O grande defensor desta teoria Scrates, filsofo grego, para ele o bem no s tem, existe objectiva e universal mas tambm acessvel a todo ser humano. 2 Teoria do Eudemonismo vem do grego Eudaimonismo, segundo qual, a moralidade consiste na procura da felicidade. Para que da felicidade? Seria um meio para buscar outra coisa ou buscar a si mesmo. Um grande defensor desta teoria o filosofa Aristteles, defendia esta teoria considerando que todos seres por natureza tendem a um fim que Eudaimonia. O fim da felicidade o exerccio teoria do conhecimento e esse conhecimento s possvel devido a razo. 3 Teoria do Hedonismo vem da palavra grega Hedon que significa prazer. Esta teoria atribui ao prazer uma predominncia quer de facto quer de direito, na medida que considera o prazer como bem supremo, que a vontade deve atingir. Nessa teoria a pessoa deve evitar tudo aquilo que desagradvel, psicologicamente falando uma luta contra vontade procurando tudo aquilo que agrada. Obs: querer, desejar, pode afectar a escolha quando considerado nica e exclusivamente. Os grandes defensores desta teoria so os cirenaicos ( Aristico e Cireno, so discpulos de Aristteles) e os Epicuristas (vem do termo Epicuro) que consideram o prazer como ausncia da dor. 4 Teoria Utilitarista - Entre a teoria do Eudeimonismo e a do Hedonismo encontra-mos a teoria chamada Utilitria a dos fins. Para os utilitaristas a finalidade humana a felicidade e

15

TICA E DIREITO o prazer. Segundo eles as aces ou normas devem ser julgados segundo o princpio da utilidade, assim as aces seriam boas ou ms enquanto proporcionem o prazer/ felicidade ou infelicidade. 5 Teoria Estoicismo - defende a indiferena dor e o prazeres externos. Afirma a austeridade na virtude, pois trata de uma imperturbabilidade que s se alcana no conhecimento e assuno da razo universal. 6 Teoria Jus -naturalismo tico pode identificar trs realidades: direito, naturalidade do ser humano e a tica. Esta teoria defende a existncia de uma lei natural, moral e universal que determina o que est bem e o que est mal; esta lei objectiva. O grande defensor desta teoria o escolstico So Toms de Aquino, segundo este no ser humano onde encontramos a imagem e semelhana do Ser Supremo Deus image Dei (o ser detentor de todas as faculdades humanas que a cincia jurdica coloca na sua base dos seus preceitos direitos fundamentais, a sua dignidade advm precisamente da imagem de Deus); no homem onde encontramos o fundamento do comportamento moral, no seu interior encontra-se a lei natural. Toms de Aquino fala de trs leis: Legis aeterna (lei eterna); Legis naturalis(lei natural); Legis humanae(lei humana).

Para ele, acima da lei eterna e natural est a Lei Divina(lei revelada por Deus); na lei natural ocorre participatio legis aeterna in rationali creatio que significa participao da lei eterna na criatura racional, no interior do homem est a Lei natural que permite determinar o que est bem ou mal, desde que participe na Lei Eterna. Atravs desta lei, as pessoas podem conhecer os valores tico-morais e comportarem-se de acordo com os mesmos. Esta lei no obriga (ex: como as leis fiscais) e como tal implica que o ser humano livre de a acatar ou violar. Desde esta lei, o ser humano tem como primordial valor o direito vida, de forma natural evidente, descartando a dvida sobre a sua validez e verdade. Muitas vezes a validade e verdade s passa a mente humana quando nos perguntamos ou quando acontecer. As orientaes normativas, tanto no ordenamento interno, como externo, encontramos unanimidade no respeito consagrao desta teoria, isto , o bem supremo a Vida Humana e como tal inviolvel. A m compreenso da Liberdade e da Igualdade de direitos leva degenerao dos direitos fundamentais, levando ao acrscimo da lista dos direitos fundamentais, sendo os de primeira, segunda e terceira gerao.

OBJECTO DA TICA

16

TICA E DIREITO O objectivo da tica so as actuaes humanas. O critrio de distinao entre as aces parte da originalidade da palavra, que o Acto; quando realizado um acto sem emprego das faculdades intelectivas designado actus hominis (significa acto do homem), tambm chamado acto diminudo; j quando o homem faz o uso da Liberdade, Inteligencia, Consciencia e Vontade para agir chama-se ento Acto Humano. O problema que se coloca nos actos humanos a responsabilizao do homem. As principais situaes que podem afectar (negativamente) as actuaes ou actos humanos so: Violncia; Paixes; Medo; Ignorncia

TICA E OUTRAS DISCIPLINAS JURDICAS

Nos primentros conceitos genricos sobre a tica, nota-se a forte presena de duas matrias principais, como a Moral e a Religio. Em termos jurdicos, so de capital importncia as seguintes disciplinas: Ius Constitucionalis (Direito Constitucional) devemos distinguir aqui do Constitucionalismo que tem como frum um texto da Constituio; o Texto constitucional aparece como a primeira manifestao do Constitucionalismo. Ius Administrativum ( Direito Administrativo).

TEMAS E ORIENTAES PARA AS INVESTIGAES CIENTFICAS 1. Conhecimento do que se est a investigar; 2. Identificar os possveis recursos para o tema ou argumento: Recursos normativos Recursos textuais Recursos de campo 3. Todos os temas devem ser do conhecimento de todos: 3.1 A Relao entre Educao e Lnguas africanas de Angola; 3.2 Desafio da educao universitria na preservao da cultura humanstica; 3.3 O mundo virtual e a educao sexual; 3.4 O compromisso tico-jurdico na cooperao entre o estudo e produo; 3.5 O bem comum e as obrigaes tico-constitucionais do Estado angolano;

17

TICA E DIREITO 3.6 3.7 3.8 3.9 Igualdade jurdica e tolerncia das desigualdades; Pertinncia de cdigos deontolgicos nas Instituies; A Ecologia humana e ambiental no mbito dos direitos civis e sociais; A autonomia auditiva e experincia da compilatio.~

Terminada a aula, passamos um pequeno QUIZ.

Data 18.09.2013 Sumrio: Continuao. Correco da avaliao contnua.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

R: O termo ethos de origem grega. R: Ethos e Mos so diferentes, por causa da metodologia de cada uma. R: Virtude e Atitude caracterizam a educao e instruo. R: Na base dos ramos da disciplina Ethos est o homem (ser humano/pessoa). R: As teorias ticas procuravam o bem/valor supremo (VIDA). R: No relacionamento da tica jurdica com outras disciplinas, o Direito Constitucional tem primazia. 7. R: A tica jurdica, neste relacionamento deixa de ser autnoma? No. 8. a)R:V b)R:N C)R:V d)R:V e)R:V f)R: Famlia, escola, igreja, partidos polticos e Organizao. Quais so as situaes de ataque a vida? R: As situaes de ataque ao bem supremo (vida humana) so: o aborto, a pena de morte (sugerida por Candeeiro), Eutansia (sugerido por Evaldo), as guerras (sugerido por dmio), esterilizao, produtos ou instrumentos anticoncepcionais, emprstimo de tero, homossexualidade (sugerido por Josimar)

PROBLEMAS DA CONSCINCIA Existe uma diversidade de definio de conscincia, considera-se como uma realidade inerente a pessoa. O termo conscincia, em termos gerais, abrange no s o homem, mas tambm aos irracionais. Conscincia tico-moral;

18

TICA E DIREITO Conscincia moral por causa da razo prtica; Conscincia e cultura jurdica; Objeco de conscincia - artigo 43, n.1, da CRA. Situaes que afectam a conscincia

Demente significa sem mente; no/ nulo mente. O termo Conscincia poderia ter origem latina, sendo composta pelos termos scio que significa conhecimento, razo, pensamento; e o termo cum que significa com0, comum, relao, partilha. Assim, a juno dessas duas palavras (scio+cum) d lugar ao termo Conscincia. Alguns autores entendem a conscincia como o motor, isto a pessoa humana pode sentir( isto faz ligar a Conscincia com outros seres irracionais). Para diferenciar outros diriam que a Consciencia seria entendida como fenmeno. Jean f. G Dortier, 2006, francs, organizou alguns conhecimentos ligados Conscincia poderia ajudar o ser humano a organizar a sua estrutura. No ser humano composto por elementos materiais/fsicos e elementos intelectivos/espirituais, dentro destes ltimos est a conscincia como faculdade inerente ao ser humano que permite ao humano ter conhecimento das suas prprias aces, actos de si mesmo, do mundo externo, possibilitandolhe o conhecimento e compreenso da responsabilidade. A Conscincia ligada inteligncia autnoma e responsvel nas aces humanas, polticas e jurdicas. Com a realidade de Conscincia o homem considera-se capaz de ter um conhecimento imediato, directo, universal e dar de si mesmo. Um outro problema da conscincia o de ser uma realidade tica fundamental caracterizada pela moral (Conscincia = Moral. Ex: Maria agiu moralmente = a Maria agiu com conscincia). Com a conscincia-tica podemos determinar se determinado acto bom ou mau, ela est ligada a experincia. A Consciencia ligada Inteligencia e Experiencia produz dois grandes princpios de Consciencia que so: fazer o bem e evitar o mal e no fazer aos outros o que no queremos que nos faam a ns. Estes princpios do agir manifestam o modo racional da Consciencia moral. Conscincia moral - um juzo em que se aplica os dois princpios acima aos actos concretos, podendo-se falar assim de um sujeito tico (razo prtica), pode-se falar de uma vida tica (que se manifestam na virtude, perfeio, bem, justia e valor), personalidade moral e agir humano. QUANDO COMEA O PROBLEMA DA CONSCIENCIA? O problema da Consciencia comea com a Educao, que a base, pois sem esta no basta a imperatividade da norma para que haja Consciencia.

19

TICA E DIREITO A autoridade do legislador funde-se no P. Autoritas non veritas facit legem(a autoridade que faz a lei e no a verdade) e P. Veritas, non autoritas facit jus(a verdade e no a autoridade faz a Justia). Tarefa 1. O que a objeco de conscincia? Qual o seu fundamento? 2. Porqu tolerar, isentar o cidado do cumprimento obrigatrio da norma? 3. Quais so as situaes de substituio do cumprimento obrigatrio da norma do Estado.

Data 23. 09. 2013 Sumrio: 1. Imperatividade da norma jurdica e direitos e deveres da Objeco de Conscincia. 2.Vcios da conscincia (situaes que dificultam o uso da conscincia). 3.Praxe moral Terminologia Aplicao de valores na situao concreta A Moral divide-se em uma parte terica e ou prtica. Esta ltima manifesta-se por exemplo tica e Profisso que leva a aplicao em campos diversos como Poltica e Economia, tendo no seu centro o valor humano.

1. IMPERATIVIDADE DA NORMA JURDICA E DIREITOS E DEVERES DA OBJECO DE CONCINCIA A norma jurdica impe um determinado comportamento, impera(uis imperium), em funo desta imperatividade que a autoridade da norma advm; assim, a desobedincia deste imperativodaria lugar ao crime, violncia, subverso, injustia(). Mas devemos nos ater a base da feitura da norma que a Moral, da que o legislador mesmo se valendo da sua autoridade, no momento da feitura da norma no deve ir contra o direito natural a verdade sim, mas no a autoridade faz a Justia P. veritas, non autoritas facit jus. Obs: assim, o legidlador elabora a norma em funo da asua autoridade, mas ao mesmo tempo deve se ater que no a autoridade que faz a Justia, mas sim a verdade. Obs: quando a Poltica, mercado, tcnica corrompem o Direito levam a postergao dos valores ticos. Quando uma norma/lei no corresponde ao Direito e no corresponde ao maior valor do Direito - justia , nestas condies dever e direito do cidado dizer no a tal norma objeco.

20

TICA E DIREITO O objector no est a negar o legislador, ele diz no a lei criada porque a considera injusta, ele no um cidado violento, antes porm apela, advoca, chama a ateno ao legislador a usar a conscincia e melhor usar o seu poder(fazer lei, legislar). Tudo isto, porque o legislador foi investido neste poder pelo povo(cidado) e como tal este ao objectivar-se apresenta-se como testemunha da vontade humana, verdade, Justia que no encontrou na lei, no sendo ento um rebelde. Para salvaguardar esse direito fundamental, muitos ordenamentos jurdicos vo arranjando formas de substituir a imperatividade da norma. Ex: obrigatrio a norma de servio militar obrigatrio (art206 CRA) o fundamento da imperatividade desta norma a Defesa Nacional/Ptria, existem situaes que postergam tal obrigatoriedade da norma: Deficincia/inaptido ; Formao Universitria com devida documentao Culto religioso ou profecia de religio- nesta limitao vemos dois direitos fundamentais em choque, onde no se sabe quem se sobrepe a quem (Objeco de conscincia). Assim, o cidado (do sexo masculino) que no cumpra com a norma imperativa do servio militar obrigatrio no poder ingressar as vrias instituies do Estado, casar-se, sair do pas. Mas pode por meio de uma Declarao torna-se isento da norma imperativa. No momento do exerccio dos direitos comea a dificuldade/choque da norma Objeco de Conscincia. O Objector de Consciencia diz no norma porque esta injusta(o objector e firme nas suas convices de Justia, no se influencia e diferente do rebelde. Tarefa A) Uma mulher talhou o pescoo do esposo. B) Um cirurgio talhou o brao do seu paciente. C) Um mdico negou a perfurao do tero de uma senhora alegando perigo contra a vida do concebido. 1 diferencie e fundamente os tres actos.

Data: 25/09/2013 Sumrio: Continuao da aula anterior

21

TICA E DIREITO A conscincia uma faculdade humana ao lado da inteligncia e liberdade. um conhecimento, uma faculdade humana que um motor, agir. A tudo isto junta-se a nova realidade que um direito fundamental e como tal a autoridade e poder poltico deve conhecer, garantir, proteger com outras normas. Se o poder poltico assim o faz recomenda a pessoa humana o seu exerccio e passa a ideia que tudo aquilo que vai contra um direito fundamental da pessoa humana conscincia direito a liberdade. Este direito uma exigncia inseparvel da pessoa humana e como tal preciso salvaguardar a liberdade. Quer dizer a pessoa humana livre de fazer o exerccio deste direito que a liberdade de conscincia. Outra ideia ou valor que o poder poltico reconhece a objeco. O equilibrio entre a norma e a objeco vai possibilitando algumas formas de substituio. Em muitos ordenamentos jurdicos, as situaes de substituio no comeam como no artigo 41/n2 CRA aparece num campo de liberdade religiosa. Por exemplo, se a autoridade no mbito do cumprimento de um direito fundamental que o direito a educao e instruo estabelece um dia em que o cidado faz o exerccio da liberdade religiosa, o que fazer, como equilibrar o exerccio de dois direitos fundamentais. O exerccio do direito fundamental de culto acontece dentro, no seio da sociedade. Para a convivncia dos consociados h a necessidade de um instrumento que regule a coexistncia. A limitao do exerccio desses direitos justifica-se com base no respeito dessa norma fundamna a obedincia a essa norma de coexistncia. (lei n 2/04). As principais situaes que devem justificar a limitao so: 1. 2. 3. 4. A considerao da liberdade religiosa como direito fundamental. A prtica/ exerccio do culto deve respeitar a dignidade da pessoa humana. O respeito pelas normas do ordenamento jurdico A ordem social

Consultar: Dignitas humanae, 1965, 7 de Dez Muitos ordenamentos jurdicos, sobretudo nos modernos apresentam a prtica de aborto como um direito, prtica legal no mbito dos Estados democrticos de Direito. Muitos justificam a permisso ou a prtica por causa do poder que se exerce sobre o corpo humano. Quer dizer, deliberadamente pode-se usar esse poder. Atendendo aos princpios normativos que ao direito natural incorrecto o uso de poder sobre o corpo humano, atendendo a sua origem, quem est autorizado Deus. Um mdico abortista mesmo obedecendo a norma jurdica incorre no mesmo crime; um mdico desobediente a norma imposta sobre esse acto est a fazer o exerccio de um direito fundamental objeco de conscincia. Em matria de liberdade de conscincia ou conscincia em faculdade humana preciso considerar os vcios ou graus de conscincia. Em relao aos vcios podemos destacar por exemplo a conscincia equivocada (aquela que considera o mal como bem); a conscincia

22

TICA E DIREITO verdadeira isto avaliar segundo os princpios do agir, por isso que a norma jurdica no aceita a sindicncia desta norma jurdica. Podemos tambm encontrar uma conscincia incerta ou duvidosa/errnea. Outra caracterstica a considerar a ausncia ou reduo da conscincia, por exemplo: pessoas gravemente retardadas em matria de conscincia, pessoas em estado vegetativo ou inconsciente. A avaliao dos seus direitos na nova dimenso da dignidade da pessoa humana no se deve fundar na pessoa em si, mas sobre graus diferentes de conscincia e maturidade, ex: direito humano da liberdade de palavra e instruo (art.40 e ss CRA), liberdade de movimentos, instruo. Estes direitos ou deveres so diferentes de por exemplo: do dever de no assassinar, no mutilar, no tratar indignamente o outro porque todos estes direitos e deveres pertencem a primeira fonte da dignidade humana.

Data: 30/09/2013 Sumrio: continuao. A PRAXE MORAL Podamos dividir o estudo da tica em duas partes, sendo uma terica e outra prtica ou tica aplicada. Alguns autores, sobretudo brasileiros, chamam a esta parte tica profissional que quer dizer aplicao de valores nos diferentes mbitos profissionais. Como vimos este no seria o primeiro tema prtico, comeamos pela conscincia. No mbito da praxe moral vamos analisar: - relaes tica/moral -relaes moral/direito - relaes moral/poltica - relaes moral/estado - relaes moral/ ordenamento jurdico(as exigncias ticas na Democracia) O termo Praxe de origem latina que significa prtica, j o termo Praxis deriva do grego que significa aco. Terminologicamente falando, a expresso Praxe pode ser analisada desde o mbito psicolgico. Praxis pode ser uma actividade fisiolgica, principalmente psquica ordenada para um resultado. Para a filosofia Marxista (vertente pragmtica), a Praxe seria o conjunto de actividades que visavam a transformao da organizao social.

23

TICA E DIREITO O professor faz uma pausa na explicao e pergunta-nos se nos recordamos quais so as principais revolues marxistas, fala ainda a comparao do trabalhador mquina. No mbito jurdico, Praxe/Praxista seria uma pessoa versada em prticas forenses. Para alm das relaes enunciadas, os problemas ticos actuais no compromisso da solidariedade constitucional, entende analisar a conscincia tica do jurista nas diversas reas da profisso forense todas elas baseadas em princpios comummente chamados de cdigo de tica. O Cdigo de tica um instrumento regulador que rene as relaes de valor entre o ideal moral e os diversos mbitos de conduta humana. A aplicao desta tica pode ter os seguintes campos: famlia, ecologia art.39CRA( um direito fundamental da pessoa humana em viver num ambiente sadio), outro campo da tica o profissional para tal preciso distinguir profisso de simples actividade seja fsica ou mental. Segundo o jurista Othon Sidou, tica profissional seria um conjunto de regras morais de conduta que o indivduo deve observar na sua actividade, no sentido de valorizar a profisso e servir aos que dela dependam. O professor pergunta classe o que a profisso, distinguindo-o do trabalho, emprego. R: No estudo, pois o estudante no trabalhador. A LGT estende um pouco para a figura do estgio. Reflexo: Em primeiro lugar diferenciar profisso/ simples actividade e trabalho/emprego Caractersticas da profisso: R: - Desempenho de uma actividade. - Proveito - Tcnica Resposta da turma Ablio: profisso o exerccio de uma actividade. Stela Marisa: contraria a caracterstica (exerccio de uma actividade) dizendo que esta no fazia parte das caractersticas da profisso dando exemplo do cobrador de txi que exerce uma actividade remunerada, mas no considerava profissional. Uma das principais caractersticas da profisso estar ao servio do social, portanto a profisso um servio. Ex: o servio de um contnuo, o servio de um segurana. Questo do professor: poderamos comparar esses servios com o de estivador, quinguila, zungueira?

24

TICA E DIREITO O governo holands legislou que as prostitutas da casa vermelha deviam pagar impostos. O que se pensou para legislar este imposto? Tnia e Edivaldo: pensou naquela actividade como uma profisso. Uma segunda caracterstica a prestabilidade. A terceira caracterstica est muito ligada ao mundo laboral a lucratividade. Analisando como o legislador angolano consagra este assunto. (artigo 76 n3 al. c CRA). Neste artigo no aparece a expresso emprego, ele fundamenta a obrigatoriedade de valorizao da profisso e, neste conceito no aparece a figura emprego.

Professor: o que o gestor deve fazer para garantir o direito ao trabalho? (art. 76 CRA). Em termos acadmicos, sobretudo no mbito da aplicao da tica s profisses cuja necessidade de distinguir o trabalho, emprego (o que o legislador recomendou ao gestor mximo - inventar, criar), servio, etc. Valores ticos na poltica O termo valor comeou no mbito econmico e referia-se a aquilo que valia, que tinha um preo. Por exemplo, algum entra numa loja e pergunta o valor de um artigo e dizem-lhe o preo. No mbito econmico o valor significa apenas o preo, o INADEC determina o quantium. Professor: o instrumento balana foi durante muito tempo usado para servir de equilbrio. Em termos de justia o instrumento balana pode ou no enganar e possibilitar a injustia? Em que sentido? No possvel determinar o valor e a qualidade dos objectos pesados. Portanto pode possibilitar a injustia. Esta expresso valor depois de muita reflexo cientfica sai do mbito econmico e estende-se a todos os campos da actividade humana. Assim falamos como exemplo da beleza de uma obra de arte que o valor esttico, podemos falar da santidade de uma pessoa como valor religioso. podemos falar da justia como um grande valor da dignidade de uma pessoa (art. 1 CRA) como valor humano. Existe uma outra caracterstica no tema valor que consiste na compreenso e prioridade. Falase por exemplo na diversidade e universalidade. Para alguns autores nem tudo o que se considera valor o na realidade. Por exemplo em algumas culturas em tempos idos a morte, a justia e o justo podem ter compreenses diferentes.

25

TICA E DIREITO preciso considerarmos o termo valor em sentido objectivo, qualidade ou propriedade que est numa coisa e, em sentido subjectivo, como apreciao subjectiva de cada pessoa ou grupo cultural. Segundo Nicola Albbagnano filsofo e antroplogo italiano valor aquilo que diz respeito a perfeio, ao bem e portanto aprecivel, prefervel, desejvel; Baptista Mondin reconhece que o ser humano, seja um valor altssimo, uma verdade irrefutvel e porque proclamada (o que podemos ver de uma forma enunciativa em todo o Ttulo II da CRA, podemos ver no prembulo algumas prticas que puseram em causa este valor altssimo do ser humano). Ex: a escravatura legislada naquele tempo e neste tempo considerada uma prtica inumana. Professor: terminou ou tomou outras formas? ALGUMAS CRISES DE VALORES Podem ser analisadas em sentido negativo: a decadncia. Esta crise pode apanhar o mbito econmico, cientfico e tcnico. Haveria neste caso o fim de uma solidariedade constitucional e prevalncia do egosmo fim da promoo e prevalncia da competio, fim da amizade e continuidade dos status sociais. Fim do amor e continuidade da vingana. Abafar o trabalho e salvaguardar a explorao. Em sentido positivo: pode parecer uma mudana radical, traumtica. Se atendermos ao declnio do totalitarismo para um totalitrio, a mudana vai acarretar traumas, enquanto que para um democrata a mudana bem vinda, benfica.

Data 02/10/2013 SUMRIO: VALORES E CULTURA O termo valor tambm se refere a diversidade de culturas. A grandeza e a misria de uma cultura depende da grandeza ou misria dos seus valores. A modernidade no justificada acarreta as principais manifestaes de perigo: a moda e a cpia. E isto por vezes tira a originalidade da cultura do prprio homem. Professor: j no somos ns que agimos. Passamos a ser Maria vai com as outras. A tendncia transformar a modernidade numa lei, numa norma, num princpio. E isto pode pr em causa a autoridade hierrquica, sendo que no um valor. Como no um valor, a autoridade tomar medidas como a represso. Professor: quais as principais manifestaes, elementos contrrios a cultura, situaes de contravalores introduzidas pela modernidade no justificada? R: situaes de contra valor, situaes estranhas, anti culturais e de desvalores. Alukeny por exemplo as unies conjugais entre o mesmo sexo.

26

TICA E DIREITO Professor: pode transformar-se em presso at para as autoridades? Quais os dois princpios que deveriam orientar a reflexo e identificar os valores para ns juristas quanto a essa questo? Nilton a constituio e o cdigo da famlia. Professor: quais os valores fundamentais a indicar nestes dois instrumentos? Helena: a igualdade. Professor: que tipo de igualdade? Nazar: igualdade e dignidade Luzia: respeito, igualdade de oportunidade. Professor: verificar artigo 35, 20,21 CRA. O primeiro choque da modernidade ser contra a norma jurdica. Osvaldo: singularidade Adriano: a Dr. Maria da Encarnao Pimenta defendeu a quando de uma participao na aula que a monogamia no um valor da cultura africana/angolana e que o legislador ao consagrlo contraria o valor poligamia. Professor: a professora Medina aquando da feitura do Cdigo de Famlia analisou esta questo. Em termos legislativos o primeiro cdigo desta matria foi em 1988. No a constatao das pessoas angolanas unidas em casamento ou unio de facto. O que esta viu foi uma certa contradio entre o Cdigo Civil 1966 Livro IV (identificar) em relao ao aspecto econmico - a mulher era objecto de comrcio. Depois a poligamia da era anterior diferente do amanteismo que se v actualmente (depois de 1975). Vamos analisar o relacionamento por exemplo do soba com as suas mulheres, a relao entre elas e entre elas e os seus filhos. 2011 o casado porque o estado aprovou e certificou as instituies para aprovar as vontades livres. E o estado assim o fez em honra da famlia e da sociedade. Aquele que assume o compromisso e assume a fidelidade, o primeiro a ter amantes e ela a ter cinco, quatro, trs homens. Fazendo uma comparao entre a questo do homem sujeito a norma. Qual o caso mais grave? nesse ponto que se chega a questo de analisar se ou no um desvalor? Em 1988 com a aprovao do cdigo, alguns conceitos que eram defendidos no cdigo de 1966 como sendo valores, foram considerados como sendo contra valores e portanto, foram anulados e colocaram-se outros valores, tais como: - Igualdade entre homem e mulher (art. 20, 21 e 35 da CRA). trata-se de igualdade de dignidade. - singularidade (art. 35 da CRA) A questo da singularidade no moderna. Porque desde os tempos remotos como nos tempos bblicos e ao longo da histria, a mulher sempre foi

27

TICA E DIREITO sinnimo de riqueza (smbolo de riqueza na cultura bantu) e perpetuidade da riqueza. Os deveres intrnsicos a esta so de fundo tico, as pessoas comprometem-se para com o Estado. A ausncia de singularidade traria actualmente choques com a norma, apesar de que culturalmente ser um valor. Ainda no mbito da pergunta do adriano o que acontece hoje, muito mais grave se comparado a poligamia dos tempos mais idos. Transportando este valor (poligam ia) para a actualidade temos: 1 o choque com a norma existente Um dado novo, em angola nascem 100 mulheres e dez homens por dia. Alm disso o bantu segundo os mais velhos tm muita energia ento devem ter mais de uma mulher. Augusto: devemos afastar os hbitos culturais quando estiverem em choque com o que est legilslado. Como possvel os homens terem duas mulheres e as mulheres no poderem ter dois maridos e serem direitos fundamentais? A cultura deve ser afastada quando contraria a lei. Professor: no relacionamento entre a cultura e os valores podem surgir situaes estranhas: a modernidade. Ednio: para refrescar a ideia de augusto existem culturas em que a monogamia se faz presente; outra questo o simbolismo que tem o nmero de esposas. Para um homem simboliza a riqueza. Outra questo o facto da continuidade da raa. Outra questo o facto de o bantu acreditar num mundo invisvel e em divindades que lhe fazem conceber a poligamia. Professor: isto no justifica o amantismo de hoje. Em matria de casamento existem outras situaes contrrias defendidas hoje: - homosexualismo: duas pessoas do mesmo do sexo realizam um acto indicado para duas pessoas de sexo diferente. A reflexo no discrimina as pessoas e a lei no aplaude duas pessoas que se casam. Responsabiliza-os.

Professor: Quem o primeiro magistrado da frica do sul? Luzia, Alukeny - Jacob Zuma Quem o primeiro magistrado de Angola? Turma - Jos Eduardo dos Santos Quais as duas grandes magistraturas de Angola? Stela Marisa - magistrio do ministrio pblico e magistrio judicial.

28

TICA E DIREITO Quais as principais caractersticas/ dois elementos da magistratura judicial? Candeeiro - os tribunais Quais so os outros rgos que concorrem na administrao da justia? (art. 74).

DATA: 09/10/2013

Sumrio: Culturas Valores e contra valores

Valores na poltica: - exigncia/ civilidade - estado/centralidade da pessoa/povo - ordenamento jurdico - democracia/exigncias ticas

No captulo do relacionamento entre a tica e o direito, de maior importncia o aspecto da civilidade dentro da poltica. Entendamos a poltica, no s como aquela actividade que faz de ns todos polticos. Analisemos a originalidade da palavra poltica: Politca = Polis cidade Poltica = Activa: deputados (art. 3 CRA) e gestores/administradores. Civis: citadino, cidado. Civitas: membro da cidade, comunidade. Quem a comunidade civil? - poltica, econmica, civil, religioso, acadmico. Qual a primeira zona do exerccio poltico? Art 1, 2 CRA as principais exigncias dos membros da polis.

29

TICA E DIREITO Uma primeira exigncia centralidade da pessoa humana no artigo segundo no mbito dos elementos do estado este aparece em primeiro lugar povo, territrio, poder. Lei n 3/03 o legislador manifestou em 2010 na lei da probidade. o que se pede ao poltico, administrador ou gestor. A probidade deve se esperar dos deputados e dos administradores integridade de carcter, ser honrado, justo, honesto, ntegro e recto. A cincia jurdica hoje desenvolve a poltica dentro da cidade porque entende que uma comunidade. O citadino membro de uma cidade e da comunidade poltica, civil, religiosa, acadmica. Dentro da comunidade poltica h aqueles que fazem dela um trabalho, um exerccio activo. Estes so os Deputados, estes fazem da poltica um trabalho quotidiano. Art. 3 CRA. Esta a primeira zona de comunidade activa, eles assumem o compromisso porque algum desta comunidade atribuiu tarefas e devem prestar contas. Em segunda escala encontramos os gestores ou administradores. A todos estes, comunidade poltica, dentro deste aparato (que existe por causa de um conjunto de princpios codificados no nosso ordenamento jurdico no artigo nmero 1 e 2 da CRA). Nele podemos identificar as principais exigncias dos membros da polis. A primeira exigncia conceber dentro deste aparato a centralidade da pessoa humana (que o principal elemento de um Estado e, os deputados e administradores que assumem a conduo desta comunidade). Questes relacionadas prova de frequncia: 1) 2) 3) 4) Sabe-se Responde-se: da diversidade de conhecimento o professor pergunta muita coisa. Avalia-se: toca em muitos mbitos . Captulos das teorias. Tema: conscincia (toda a matria): noes claras, da prova correcta justificao.

21. 10. 2013 Sumrio: 1. Comentrios do exerccio 2.Defesa

Correco da prova

A 1. Como aTransmisso dessa vida?

30

TICA E DIREITO preciso uma colaborao entre um homem e uma mulher. H aqui o princpio fundamental: sexuaLidade natural entre homem e mulher.

Como que este princpio slido em matria de tica banalizado? -Este princpio pode ser banaliszado com anti-concepcionais; -Com mtodos cientficos: esterilizao....

O fundamento jusnaturalista encontra-se no prprio homem. H uma lei muito importante que sublinhada que a lei natural.

O que que fundamenta os direitos fundamentais?

B 2. Este um problema axiolgico e de direito. igualmente dever-direito. Qual o fundamento da objeco de conscincia? Quem o objector? Quais as alternativas legais a norma obrigatria? - uma aparente desobedincia a lei; - Pode-se confundir objeco de conscincia com aquela atitude de auto-excluso. Por exemplo, o prprio cidado diz que no vai pagar o imposto. - Relativamente a substituio: muitos ordenamentos hoje tm uma norma de legalizao do aborto. - A lei 1/93 salvaguarda o seguinte princpio fundamental: " defesa da ptria" art. 208' 206'. A lei no deu o adiamento por causa do art. 41' n-3. A lei regula o adiamento da seguinte forma: o adiamento para este servio tem trs fundamentos: sade, educao ou formao. -A lei no regula a situao de objectar o servio militar obrigatrio; -Outra altenartva a norma que legaliza a prtica do aborto; - Outra as experimentaes em animais;

B 3. Situaes de contra-valores: identificar o modernismo no justificado; encontrar as cpias; campo familiar.

31

TICA E DIREITO Orientaes e normas para defesa

1. Silncio 2. Clareza 3. Compreenso 4. Aprofundamento 5. 10 minutos para uma breve apresentao e 15minutos para perguntas e respostas

DEFESA DOS TRABALHOS I. Apresentao do primeiro grupo

Orador: Adriano Tema: Relao entre aducao e lnguas africanas de Angola Tpicos: Educao e a sua origem etimolgica; As cinco principais lnguas africanas; Relao entre as lnguas e a educao; Relao e possvel discusso sob as gneses das lnguas nacionais; Leitor da bibliografia Perguntas: Stela: Diferenas entre dialecto e lnguas nacionais. R: a mesma coisa mas a expresso dialecto d um pendor discriminatrio as lnguas nacionais Antnio Catanha: qual a relao entre as lnguas nacionais e a educao? R: consiste no facto de as mesmas serem um elo de ligao entre os jovens e os seus antepassados. Professor: Quem introduziu e assumiu a lngua portuguesa como oficial? Porqu que as lnguas africanas no so dialectos? Porqu que so verdadeiras lnguas e o qque as caracteriza? Porqu que o francs o italiano e o romeno so chamadas lnguas neolatinas?

32

TICA E DIREITO II. Apresentao do segundo grupo

Orador: dmio Tema: Desafios da educao universitria na preservao da cultura humanistca Introduo Tpicos: - Pessoa humana como sendo a base para o direito em trs sentidos( fonte originria, justificao da sua....); - O ensino universitrio como meio rpido de transmisso do conhecimento e com base em valores sociais; - Desafios do ensino universitrio na valorizao da pessoa humanstica. perguntas: Osvaldo -Provenincia da definio de pessoa humana? Questiona o pendor humano no ensino universitrio na nossa realidade? Prof- Quais so as disciplinas tico existentes na nossa instituio? rsp- Justia Social;tica e Direito; Doutrina social;Direito Eclesiatico; O que so disciplinas religiosas? Candeiro-Qual a relao que o grupo faz entre a pessoa humana e o estudante e o contextosocial em que os mesmos esto inseridos? Josimar Custdio-Quais os desafios especificos com os quais se depara a nossa instituio e que resoluoes a mesma apresenta? Consideraes do professo: - Prestar ateno a compreenso das disciplinas religiosas; - Prestar ateno forma correcta de se realizar uma bibliogrfia.

Data:23/10/13 Sumrio: tica e Poltica Principais consequncias do relacionamento entre a tica e a Moral

33

TICA E DIREITO O constitucinalismo( conjunto de princpios) aparece como um valor, situaes tpicas de convivncia. O primeiro elemento deste valor a constituio. Na anlise deste elemento preciso identificar neste texto os principais valores tico-morais constantes no texto escrito(constituio) designados <<princpios ticos>> neste texto. Se o texto no apresentar princpios ticos fica somente um texto escrito, sendo assim o melhor seria que se colocasse num museu. Um exemplo da existncia do que acima se disse o artigo 30, artigo 59 CRA. " Porqu que esta norma Etica-moral proibitiva?" As normas penais constantes no ordenamento jurdico angolano no s na constituio, normas processuais, normas fiscais.

As Pretenses da comunidade civil, poltica, religiosa outro sinal do constitucionalismo. Neste elemento do constitucinalismo cada comunidade tem a sua funo. Hoje academicamente falando encontramos muitas discusses relativamente a comunidade civil, poltica.

O que a sociedade civil e o que a sociedade poltica?

H pretenso de excluir uma comunidade que no est prxima da sociedade civil, nem da poltica que a comunidade acadmica. O artigo 174 CRA -Orgo judicial - Orgos executivos -Orgo legislativo -Comunidade acadmica Estas so comunidades que do algumas solues e concorrem para o processo de desenvolvimento da comunidade. A comunidade acadmica no consiste s na aquisio de conhecimentos , as suas outras responsabilidades consistem na produo de conhecimentos. Isso quer dizer que a universidade deve produzir at ao ponto de ser um recurso para as trs principais comunidades j identificadas. O deputado, o gestor por exemplo, tm o dever de fazer recurso a esta comunidade.

34

TICA E DIREITO

responsabilidade da comunidade para que concorra com os princpios ticos. Se o discente no se educar ou no foi educado no vale a pena fazer parte desta comunidade(universidade).

" Se todos esses valores forem uma colocao, uma adaptao estranha que comunidade teramos?"

Um outro valor do constitucionalismo a chamada exigncia de limitao de poderes. Esta exigncia jurdica. A razo desta limitao de poderes fruto da compreenso e do exerccio da domocracia. Hoje ns podemos ter como primeiras manifestaes do termo democracia olhando para algumas prcticas de seleco ( no momento do sufrgio, acto de eleio) e

Uma outra realidade do constitucionalismo so os bens da igualdade e da liberdade. Estes bens so diferentes do simples liberalismo( que vigora na Europa ocidental). Afecta tambm a compreenso dos direitos fundamentais ou seja compreender mal a liberdade ao ponto de chegar a libertinagem ser infantil. Compreender mal a igualdade sem o natural valor da diversidade afecta tambm a compreenso dos direitos fundamentais e a colocao desses valores no texto constitucional. E apesar dessas faculdades incorrectas a autoridade pode ceder e responder a pretenso e pode at legislar matrias que dizem respeito as duas(igualdade e liberdade), mas no vo de acordo a conceito de liberdade e igualdade. As pretenses a compreenso da liberdade e igualdade podem chegar at as normas positivas. A autoridade competente segue aquelas pretenses e legisla.

Tarefa Principais consequncias tico-morais no acervo do ordenamento jurdico angolano? Principais responsabilidades do jurista ante as leis,hoje? III. Terceiro grupo

Orador:Edvaldo Tema: O mundo virtual e a educao sexual Tpicos:

35

TICA E DIREITO -A educao sexual comea desde de pequenos e de forma inconcientee. -O mundo virtual como um meio de comunicado social.... Perguntas: Adriano- O que o mundo virtual? rsp:O mundo virtual e um ambiente de abstrao do mundo real. Ser que a homosexualidade fruto do mundo virtual? rsp: No um resultado absoluto,pois a homosexualidade surge por imitao que propiciada atravs da verificao do mundo virtual. Quando que as familias podem utilizar o mundo virtual como meio para educar sexualmente os menores? rsp:As familias aproveitam , desde que retirem do mundo virtual aspectos positivos e discolarem da parte negativa. - joanete- qual a diferena entre a sexualidade e a assexualidade? resp: a sexualidade uma prtica intrnsica personalidade do ser humano ( intrnsica, psicolgica). A assexualidade so pessoas que nascem sem preferncia de se relacionarem nem com homem e nem com mulher. -O educador sexual pode ser qualquer um? rsp: a orientao sexual pr determinada ao professor de Educao Moral e Cvica Miquilina-Como que se processa a educao sexual? Qual a diferena que existe entre sexo e sexualidade? Rs: A educao comea a partir do nascimento e deve processar-se atravs de conversas sobre as vrias situaes que envolvem a sexualidade. Professor- No confundir a sexualidade com a sexologia, que uma cincia. Professor- qual o compromisso tico-jurdico na cooperao entre estudo e produo? -Existem meios e instrumentos prprios para a educao sexual? resp: No tem nada a ver com as indicaes de como se namora. a primeiro meio de educao a famlia, depois temos a escola e a sociedade.

IV.

Quarto grupo

Orador: Gaspar Tema: O compromisso tico-jurdico na cooperao entre estudo e produo

36

TICA E DIREITO Tpicos: -tica no campo da governao (aspectos fundamentais): - Corrupo -tica (ou a falta dela) -Justia -Compromisso tico jurdco (ou falta dele) Edivaldo-Em que medida h violao do dever tico-jurdico dos advogados? Osvaldo- Em que medida se processa a peoduo nas outras reas? Adriano-Quais os principais valores ticos jurdicos consagrados na CRA e que so violados pelos governantes? Stnia-Ser que no existe um conflito de deveres nas situaes de o advogado ao mesmo tempo que tem o dever d defender casos pro bonus e ao mesmo tempo ter as suas necessidades econmicas?

Data: 28/10/2013 Sumrio: Verdade e poltica

Dentro da comunidade encontramos o ordenamento com regras, normas, leis e princpios. Dentro da comunidade h governantes - servidores e governados- servidos- cidados. Por forca da lei, esta comunidade pode ser chamada de Estado. Por existirem tanto governantes como governados se chama Estado. Ainda por forca da lei que ao conjunto de todos esses componentes que se vai chamar povo. Um aspecto relevante, ainda a Geografia. preciso que existam aqueles que tm como funo gerir, isto , a Soberania. Tudo isso deve funcionar com base no principio da Verdade. A Verdade na governao um valor. Este principio implica a negao da intransparncia na governao, porque na gesto ou administrao das coisas da comunidade, os Romanos chamavam a isso "res publica" . Na gesto da comunidade, ns podemos nos deparar com transgressores. Muitas vezes, estes transgressores (ocultos), escapam no momento da responsabilizao. A desculpa as vezes pode se basear no facto de tal accao na comunidade matria corrente. Passa de anormal

37

TICA E DIREITO para anormalidade. Os autores ficam impunes, e os prevaricadores ficam ocultos na Comunidade. " preciso nessa matria (relaes entre tica e Poltica), aplicar os princpios de Conscincia pratica das atividades que caracterizam a poltica em movimento, ou seja, a governao ou a administrao publica" - Honofre dos Santos, Juiz do Tribunal Constitucional. Professor: " Quem parturiu Angola?" Professor: " Em termos jurdicos somos soberanos ou independente?" Professor: " Quais as normas que vigoravam, e como eram chamadas antes da emancipao?" Resposta: Decretos Ultramarinos - Antnio Catanha. Professor: Bornito de Sousa e Adrito Correia escreveram "Angola, Histria constitucional" Ado de Almeida - Direito Administrativo Publico. - Requisitos para a originalidade das normas; - Independncia e Soberania; - Democracia; - Estado, Ordenamento, Democracia - tudo isso visa o bem da comunidade, Bem Comum.

V.

Quinto grupo

Orador: Caleia Tema: Bem comum e obrigaes tico constitucionais do Estado angolano Miguel-Qual a relao que se estabelece entre o bem comum, a solidariedade constitucional bem como a subsidiariedade? Elsa- Qual a relao entre Estado de direito e bem comum Estado? Distino entre Estado de direito e democrtico? O que so direitos humanos de segunda gerao? Paulo Filipe- Qual a relao entre direitos humanos e bem comum? Qual a diatino entre o bem comum e o princpio da destinao universal dos bens? Edivaldo- At que ponto dever ser tido em conta o bem comum nas situaes em que h falta de recursos? Professor- Qual a diferena entre direitos humanos e direitos fundamentais? Rs: Substancialmente no h distino entre eles. VI. Sexto grupo

38

TICA E DIREITO Tema:Igualdade juridica e tolerncia das desigualdades Orador:Luzia Tpicos: Perguntas: Osvaldo Qual o verdadeiro sentido e alcane do art.23cra? - D exemplos de tolerncia desigualdades? rsp- art.37cra Alukeny -Qual e a relao entre igualdade juridica e a tolerncia na desigualdade? -Quais as manifestaes dessa tolerancia na nossa sociedade? Helena Miguel-Se a igualdade juridica prevalece sobre o direito natural? Nilton-A igualdade natural igual a igualdade juridica? Edivaldo- A situao que se passa no Cunene e violao do prncipio da igualdade ou tolerncia na desigualdade? Prof:O que a homosexualidade? Consideraes: Os direitos fundamentais tambm so chamados de direitos inatos e de direitos fundamentais.Sendo que algumas reponsabilidades do consistem no reconhecimento deles; Se se reconhece esses direitos necessrio declara-los.A ttulo de exemlo aemos a declarao universal 1948, que no universal pelo facto de todos terem assinado,mas sim pelo facto de invocar o homem como centro basilar da mesma. Comprometer se com instrumentos prpios na garantia.... Quais so os prncipais mbitos para a correcta compreenso desses direitos fundamentais? Mesmo em situaoes de reforma tarefa do Estado respeitar os direitos com ps firmes.art236 da cra.

Data: 30/10/2013 Sumrio: Continuao da aula anterior.

39

TICA E DIREITO Este vinculo se estende a todos os outros campos fruto da vida (relao entre tica e Poltica). A realidade tica se relaciona com a Poltica, analisando esta o vinculo que se estabelece com a Economia. A infidelidade deste vinculo costuma provocar desastres (crises financeiras). A economia fruto do trabalho, como h trabalho h produo, havendo produo haver bens, e havendo bens h circulao de bens, e esta circulao pode determinar-se com algumas praticas financeiras. Esta poltica de polis de facto uma comunidade e dentro desta, h o exerccio de governao (administrativa), h um servio que implica um servidor e um servido. A governao, implica a existncia de um governador e de governados, e todos so cidados. Por causa da colocao de todos eles, h a necessidade de princpios. Honofre dos Santos diz que estes princpios de conscincia devem necessariamente ser aplicados na poltica, justificando-se o exerccio de governao e no uma arte de gerir, administrar e governar. Esta arte cumpre normas que o legislador chamou de Principio da Legalidade. Se no forem aplicados estes princpios ticos de conscincia, a governao se transforma numa corrupo, o anormal se transforma numa anormalidade, pode haver o perigo de impunibilidade, falta de um Tribunal comum, e responsabilidade. As autoridades para garantir vo enunciando normas. dever da governao conformar-se com os princpios ticos. Artigo 198, n.1, Lei 3/10, Lei da Probidade Administrativa. Professor: O que no consta neste artigo? Resposta: duas colunas devem estar identificadas: - governadores - governados Professor: quais so as normas que permitiram que o Executivo criasse as normas sobre a Probidade Admistrativa? Professor: quais os requisitos que este rgo ( Executivo), teve que obedecer para emanar esta norma? Resposta: a autorizao pela competente autoridade administrativa - Tnia Hunguissa O problema da Lei 3/10 a conformidade da governao com a norma, h o dever de uma rectido no exerccio dirigido. H um principio de Lealdade e de Imparcialidade. Mesmo sendo de 2010, no h grande diferena de enunciao sobre a matria de conformidade dos princpios ticos na governao (1975 - 2010). Vicente Marques - Direito Administrativo

40

TICA E DIREITO MARQUES, A.V. Direito Administrativo angolano. Ed. Textos, Lda, 2007 NETO, A.P. Resumo das materias de Direito Administrativo. Ed. Mayamba, Lda, 2011. Nestas normas e comentrios interessa-nos encontrar A conformidade com os princpios ticos. Quer dizer, administradores gestor esta vinculado a princpios com a Legalidade, Imparcialidade e Rectidao. Um outro valor ou principio que esta ligado a esta matria, a realidade chamada Democracia. necessrio interrogar e procurar saber o sentido desta realidade. O problema que s a definio cientifica ou acadmica no d realmente a noo de realidade democrtica. Esta realidade leva-nos a procurar outra terminologia. assim que o estudo nos diz que a democracia uma palavra composta por trs termos: Kratos = poder, e Demos = povo. Em termos de acolhimento no nosso ordenamento jurdico, o artigo 2 , da CRA, diz-nos ou ajuda-nos a caracterizar a poltica e admitir dentro deles algumas expresses. O que est neste artigo uma realidade tica e programada. Atendendo ao captulo das reformas, esta a terceira. A primeira foi em 1975, a segunda em 1992 e a terceira em 2010. Aqui j se pode falar em Estado de Direito. Professor: Porque Estado Democrtico de Direito, e no Estado de Direito Democrtico? Toda esta atividade mostra-nos que somos bebs no que tange ao exerccio democrtico. Tarefa: 1. Justifica a prioridade Democracia e no Direito na formulao dos Estado Poltico (artigo 2 da CRA). 2.Podemos estender esta realidade democracia para o mbito poltico, social, econmico, partidrio e educacional?

VII.

Stimo grupo

Orador-Miguel Tema-Pertinncia do Cdigo Deontolgico nas instituies Tpicos: -Conceito; -Fundamentos; -Exemplos de campos de aplicao deste cdigo em algumas reas; -Sua importncia para o meio laboral e no s;

41

TICA E DIREITO Perguntas: Edvaldo-At que ponto o Estado intervem para averiguar a legalidade do cdigo em relao as pessoas humnas e aos seus trabalhadores no mbito laboral? Stnia-Se um mdico se recusar a atender um pacinte pelo do mesmo no deter capacidade ecnomica, esta a ferir o cdigo deontolgico? Qual ser a sano em que ele incorer? Josimar-Quem tem o poder de criao dos cdigos deontolgicos nas instituies? Rsp-As mesmas criam as suas pautas deontologica, tendo como base as balizas plasmadas no art.198 cra. Luzia-sendo que cada instituio cria a sua pauta deontolgica , quais so os principios que na sua base? Prof-Como mdico em exerccio de funes, qual seria a minha ordem hierarquica no atendimento aos utentes? Rsp-Gravidade(estado clinico do paciente);idade do pacinte. Como se chama o conjunto de normas que d cunho juridico a esta instituio? Rsp-Estatutos VIII. Oitavo grupo

Orador-Nilton Temas:Psicolgia Humana e Ambiental Tpicos: Conceito de ambiente na prespectiva de Janine(triplece dimenso) Conceito na perpectiva do grupo Filosfias verdes Ambiente em sentido objectivo e subjectivo O ambiente protegido internacionalmente pelos tratados internacionais Perguntas: Antnio Catanha-Explicar qual a dictomia entre pessoa humana e o ambiente? Clara siba- Em que medida o Direito do ambiente justicivel? Stnia-Como se relacionar a proteo desse direito com o desenvolvimento dos Estados a nvel economico?

42

TICA E DIREITO Elizabete- No nosso ordenamento juridico o Estado toma algumas medidas para evitar a poluio.Quais so? Miguel-Qual o enquadramento histrico do direito ambiental? Prof-Qual a relao entre meio ambiente,ordenamento do territrio e crescimento demogrfico? Consideraes: Estreita relao entre o meio ambiente e eclogia; Exteno da matria de eclogia at ao ordenamento do territrio; Quanto mais respeito ao meio ambiente mais respeito pela dignidade do homem.

CONCLUSO

A autonomia auditiva e experincia da compilatio, tema que nos foi dado a desenvolver mostrou-nos que uma frase dirigida a uma multido ou no nosso caso, uma lio dada a vrios discentes nem sempre compreendida da mesma maneira, do mesmo modo, nem sempre tudo o que dito pelo docente anotado ou mesmo comprendido por todos. O trabalho apresentado corresponde um processo que comea com a viso, audio evolui posteriormente para o raciocnio e passa para a escrita e como tal, ele varia de pessoa para pessoa, visto que cada um tem a sua forma de captar e compreender, pese embora em certos pontos somos necessariamente unanimes. Prova disso reside no facto de, vrias vezas, no decurso da compilao notarmos a diversidade de raciocnios sobre um mesmo assunto. Assim, trata-se de um trabalho que a principio mostrou-se complexo, mas que no final foi superado mediante a colaborao e prestatividade de todos os integrantes do grupo.

43

You might also like