You are on page 1of 2

Universidade Catlica do Salvador

Disciplina: Estgio Supervisionado II Professora: Mrcia Silveira Aluno: Marivaldo Ramos Curso: Licenciatura em Msica com Habilitao em Violo

Questionrio Estgio Supervisionado II

1 Qual a relevncia do planejamento e avaliao para a elaborao da aula de msica? importante para organizar e planejar as aes a serem tomadas e para facilitar o trabalho do professor, bem como do aluno. uma ferramenta que serve para dar eficincia ao trabalho pedaggico do professor. A avaliao uma reorientao para o sistema de ensino, para uma nova aprendizagem, pois o plano poder ser substitudo ou poder ser modificado durante a sua implantao. 2 O que necessrio para um docente conduzir uma prtica e uma avaliao consciente, responsvel e competente? O docente precisa fazer algumas escolhas e que sejam escolhas conscientes com uma boa fundamentao terica. A avaliao faz-se necessrio para o docente poder pensar e planejar a prtica e para a efetivao do planejamento. atravs da avaliao que podemos fazer uma reflexo a respeito do ocorrido durante o ensino, em relao aos assuntos abordados, sobre as atividades desenvolvidas, sobre as respostas, sobre os questionamentos e sobre a atuao do professor. 3 Qual a diferena de educao formal e uma educao informal? A educao formal est presente no ensino institucionalizado, que segue cronologicamente numa aprendizagem estruturada e gradual. A educao informal est relacionada a toda aprendizagem que realizamos e que acontece sem que haja um planejamento especfico e, muitas vezes, sem que nos demos conta. Isso acontece ao longo da vida, constitui um processo permanente e contnuo e no organizado.

4 Em quais mbitos podemos identificar um planejamento? a) mbito poltico que regula as polticas curriculares de um pais como os Parmetros Curriculares Nacionais; b) mbito dos materiais didticos constitudos por livros, apostilas, softwares, currculos e etc; c) mbito da escola que visa dar coerncia ao trabalho dos professores; d) mbito do professor que prepara o planejamento de curso ou disciplina. 5 Quais os elementos presentes na msica? Materiais Est relacionada as nossas vivncias musicais, o que ouvimos. A matria sonora e suas qualidades. Expresso Est diretamente ligado ao carter expressivo da msica, se alegre ou triste e de como os sons so organizados. 6 Qual modelo de teoria Keith Swanwick apresenta? Keith Swanwick propoe que o docente tenha uma viso mais filosfica sobre a educao musical, que haja um envolvimento direto dos alunos com msica atravs da composio, da apreciao e da execuo. A relao dos alunos com a msica vai alm dos contedos musicais, que quando vivenciamos msica, no nos relacionamos s com a matria musical. 7 Qual a importncia de conhecer a realidade dos nossos alunos e compreender como eles se relacionam fora da escola? Para que possamos auxiliar os educandos, crianas, adolescentes e jovens no processo de prticas msico-culturais ajudando assim, a construir a sua cidadania. Alm disso ajuda a envolve-los num trabalho de construo de identidades culturais e no desenvolvimentos de habilidades interpessoais.

Salvador, 08 de setembro de 2013

You might also like