You are on page 1of 3

A favor: Fonte: www.folhadepiedade.com.

br matria: Lei antilcool para menores completa dois meses com 431 multas e 99% de adeso. 22/01/2012 www.paranaonline.com.br matria: Lei antialcool multa 431 estabelecimentos em SP, 20/01/2012 http://psicoativas.ufcspa.edu.br/droga.html matria: O que substnica psicoativa http://veja.abril.com.br/noticia/saude/adolescentes-comecam-a-beber-cada-vez-mais-cedo matria:Adolescentes comeam a beber cada vez mais cedo 02/07/2010 Tema: Bebidas Alcolicas para Menores de 18 anos Pontos de vista: Um grupo deve defender a existncia da lei e o outro apresentar razes contrrias a ela.

Grupos: - A favor da Lei: Jlio / Luciano - Fora da lei: Marco/ Eduardo

Introduo: O que diz a Lei antialcool? Fica proibido, no Estado de So Paulo, vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcolica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, mesmo que acompanhados pelos pais. Obriga o estabelecimento a manter afixado a proibio de venda de bebida alcolica a menores em tamanho e local visveis. Porque deve existir uma lei que regule a ingesto de bebidas alcolicas para menores? 1- O lcool uma droga: Por mais que nossa cultura tenha banalizado o lcool, ele continua sendo uma droga psicoativa, ou seja, uma substncia que age no crebro, modificando o seu funcionamento, alterando o humor ou o comportamento. Crianas e adolescentes j tm seus conflitos e dificuldades prprias da idade e so mais vulnerveis aos malefcios do lcool, quanto fisicamente quanto psicologicamente. 2- O corpo de um menor de idade no est preparado para o consumo de lcool: Os mdicos so unnimes em afirmar que o corpo de um adolescente no est preparado para ingesto de bebidas alcolicas e que no existem doses seguras para o consumo. Em primeiro lugar, beber em excesso no faz bem para ningum. Pior para os adolescentes,

que esto passando pelo perodo de crescimento, em que todas as clulas do corpo esto se desenvolvendo. O lcool envenena todas essas clulas e pode acarretar danos a todos os rgos em formao, diz Mauricio Castro de Souza Lima, hebiatra (mdico especialista em adolescncia) do Instituto da Criana.

3- Falta de discernimento e domnio prprio: Crianas e adolescentes geralmente no conhecem os seus limites e podem ultrapass-los sem perceber, chegando a coma alcolico e talvez at a bito. Esses limites podem ser tanto biolgicos, com ingesto exagerada de lcool ou situacional, como perder a noo da realidade e expor a si mesmo ou terceiros a perigos. 4- Distoro da auto imagem: O consumo de lcool por menores pode gerar distoro de como o menor se percebe no mundo, em casos extremos dando coragem para praticar crimes etc. 5- O lcool como porta de entrada: A famlia nem sempre fornece uma base slida para a criana e o lcool pode funcionar como a porta de entrega para substncias mais fortes, como maconha, crack, cocana e outros.

Todos os membros do grupo concordam que deve existir uma Lei que possa inibir a ingesto de lcool por menores, o debate ento se dar tentando descobrir se a legislao existente hoje tem sido ou no eficaz quanto sua aplicao e propsito.

A favor: Jlio / Luciano 1 - A lei eficaz quanto a sua aplicao (Jlio) Governo SP: Adeso 99,3% dos estabelecimentos vistoriados. Vistoria: em 2 meses o governo de SP vistoriou 59916 pontos de comrcio. Quase 1000 estabelecimentos por dia ou 40 por hora. No primeiro ms foram aplicadas 251 multas e no segundo 180, ou seja , uma diminuio de quase 30 por cento, o que significa que os donos de estabelecimentos entenderam os propsitos da legislao que fundamentalmente visa evitar a ingesto precoce, nociva e perigosa de bebidas alcolicas por crianas e adolescentes, segundo Maria Cristina Megid. Diretora da Vigilncia Sanitria estadual. Das multas aplicadas, 59% foram em bares, restaurantes, padarias e lanchonetes, locais de mais fcil acesso a menores, j que podem estar em imediaes de escolas, parques ou at da prpria residncia do menor. As demais multas foram aplicadas 16% em supermercados, 4% em postos de combustvel e lojas de convenincias, 2% em hotis e 1% em danceterias e buffets. Uma anlise destes nmeros mostra que as vistorias privilegiaram os lugares de mais fcil acesso aos jovens. A nova lei paulista tambm determina sanes administrativas, alm de punies civis e penais j aplicadas pela legislao brasileira, com aplicao de multas de at R$ 87,2 mil alm de interdio por at 30 dias ou perda de cadastro de contribuinte do ICMS, o que na prtica significa que mexendo no bolso dos infratores a lei consegue se fazer valer.

2 A lei eficaz quanto a seu propsito: (Luciano) Segundo estudo divulgado no site da revista Veja em 2010, jovens de 14 a 17 anos consomem 6% de todo o consumo anual de lcool no pas. O primeiro gole de lcool, segundo a mesma revista , geralmente dado em casa e oferecido por um familiar. A idade varia entre 10 e 12 anos. 46% dos entrevistados admitiu ter sido induzido a provar o lcool a primeira vez por algum da famlia, 28% foi por amigos, 21% sozinhos e 5% por outros meios. A lei eficaz quanto a seu propsito se pensarmos que 54% dos menores geralmente experimentam a bebida alcolica fora do ambiente familiar, o que, nos leva de volta aos estabelecimentos comerciais que esto sendo vistoriados para reduzir esta estatstica. Na data da pesquisa 33% dos jovens que participaram da enquete admitiram ter consumido lcool de maneira excessiva nos 30 dias que antecederam a entrevista. 0 CRATOD (Centro de referncia em Tratamento de lcool, Tabaco e outras drogas) detectou que 80% dos pacientes diagnosticados alcolatras deram seu primeiro trago antes dos dezoito anos.

Concluso: A equipe concorda que a lei deve existir como forma de preveno a fim de dificultar o acesso de menores de idade ao lcool e assim protege-los dos malefcios decorrentes. A lei est longe de ser plenamente eficaz, no por falta de fiscalizao por parte do governo, mas por falta de uma educao e cultura que deve comear no seio da famlia. Alm do mais, percebemos que a fiscalizao costuma ser mais ostensiva em reas nobres ou de maior destaque na cidade enquanto as periferias e regies mais pobres no recebem o mesmo tipo de ateno, ou seja bares na Batel so mais fiscalizados mas pouco se faz s centenas de bodegas annimas localizadas em becos sem nome onde favelados e vileiros experimentam seus tragos livremente e ensinam os filhos a trilharem a mesma sina miservel que tiveram.

You might also like