You are on page 1of 99

PARAIBA

Glossrio ELEITORAL
e suas referncias bibliogrficas
ricardopatosbravo@hotmail.com

12

Glossrio eleitoral
Absteno eleitoral
Termo usado para definir a no-participao [do eleitor] no ato de votar O ndice de absteno eleitoral calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, no se apresentam s urnas. diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto. Ver tambm Justificao de eleitor / Votao / Voto em branco / Voto obrigatrio. Referncia PASQUINO, Gianfranco. Abstencionismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Giafranco. Dicionrio de poltica. 3. ed. Braslia: UnB, 1991. v. 1. p. 7-9.

Absteno proibida
Ver Voto obrigatrio.

Abuso de autoridade
o ato de autoridade que embora competente para praticar o ato, excedeos limites de suas atribuies ou o pratica com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. Ver tambm Abuso do poder econmico / Abuso do poder poltico / Ao de investigao judicial eleitoral /Crime eleitoral / Mandato eletivo.

Abuso do poder econmico


O abuso de poder econmico em matria eleitoral se refere utilizao excessiva, antes ou durante a campanha eleitoral, de recursos materiais ou humanos que representem valor econmico, buscando beneficiar candidato, partido ou coligao, afetando assim a normalidade e a legitimidade das eleies. (AgRgRESPE n 25.906, de 09.08.2007 e AgRgRESPE n 25.652, de 31.10.2006). Ver tambm Ao de impugnao de mandato eletivo.

Abuso do poder poltico

O abuso do poder poltico ocorre nas situaes em que o detentor do poder, [...] vale-se de sua posio para agir de modo a influenciar o eleitor, em detrimento da liberdade de voto. Caracteriza-se dessa forma, como ato de autoridade exercido em detrimento do voto. Temos exemplo de abuso do poder poltico quando, na vspera das eleies, o prefeito candidato reeleio ordena que fiscais municipais faam varredura em empresas de adversrios polticos e no o faam em relao a empresas de amigos e companheiros de partido. Ver tambm Ao de investigao judicial eleitoral / Crime eleitoral / Inelegibilidade. Referncia CONEGLIAN, Olivar. Propaganda eleitoral: de acordo com o cdigo eleitoral e com a Lei n 9.504/97. 3. ed. Curitiba: Juru, 1998. p. 129-130.

Ao de impugnao de mandato eletivo


A ao de impugnao de mandato eletivo um instrumento jurdico previsto na Constituio Federal paraa cassao de mandato eletivo obtido por meio de abuso de poder econmico,corrupo oufraude. Ver tambm Abuso de autoridade / Abuso do poder econmico / Abuso do poder poltico / Ao de investigao judicial eleitoral / Crime eleitoral / Mandato eletivo.

Ao de investigao judicial eleitoral


A ao de investigao judicial eleitoral tem por objetivo impedir e apurar a prtica de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleio nos casos de abuso do poder econmico, abuso do poder poltico ou de autoridade e utilizao indevida dos meios de comunicao social, penalizando com a declarao de inelegibilidade quantos hajam contribudo para a prtica do ato. Alm disso, a LC n 64/90 prev que se a ao for julgada antes das eleies haver a cassao do registro do candidato diretamente beneficiado pela infrao e a determinao da remessa dos autos ao Ministrio Pblico Eleitoral para as providncias cabveis. J se a representao for julgada procedente aps a eleio do candidato, sero remetidas cpias de todo o processo ao Ministrio Pblico Eleitoral para ajuizamento de ao de impugnao de mandato eletivo e/ou recurso contra a expedio do diploma.

Ver tambm Recurso contra a expedio do diploma.

Acesso gratuito ao rdio e TV


Ver Horrio gratuito.

Acrdo
Acrdo a manifestao de um rgo judicial colegiado, que externa um posicionamento argumentado sobre a aplicabilidade de determinado direito a uma situao ftica especfica. Esse rgo judicial colegiado, no caso da Justia Eleitoral, so os prprios tribunais. H, contudo, em outros ramos do Judicirio, tribunais que possuem rgos fracionrios (turmas, sees, etc) que tambm proferem acrdos. O Acrdo compe-se de ementa, relatrio, motivao (ou fundamentao) e dispositivo, que so tambm seus requisitos essenciais segundo os arts. 458 e 563 do Cdigo de Processo Civil. A ementa a sntese do acrdo, em que normalmente se resumem os seus pontos fundamentais. O relatrio a parte inicial do acrdo, onde se narram e descrevem os fatos do processo, o direito que est sendo discutido pelas partes e onde se estabelecem os princpios de fato e de direito sobre os quais se construir o julgamento. A motivao ou fundamentao resulta da anlise feita pelos juzes ou ministros sobre as questes de fato e de direito expostas no relatrio, a partir da qual se constroem as bases lgicas para a deciso; onde se exteriorizam as razes que determinam o convencimento do rgo judicial. O dispositivo a parte final do acrdo e consiste na concluso do silogismo at ento desenvolvido no relatrio e na motivao. Caracteriza a manifestao, o posicionamento do Judicirio. O termo acrdo designa tambm o documento em que essa manifestao veiculada. Ver tambm Instruo do Tribunal Superior Eleitoral / Resoluo do Tribunal Superior Eleitoral. Referncia GUIMARES. Jos Augusto Chaves. Conceito de acrdo. In: ------. Anlise documentria em jurisprudncia: subsdios para uma metodologia de indexao de acrdos

trabalhista brasileiro. 1994. 250 f. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) - Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1994. p. 63-67.

Agente pblico
Agente pblico quem exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nos rgos ou entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional. Ver tambm Abuso de autoridade / Abuso de poder poltico / Desincompatibilizao. Referncia BRASIL. Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 7. ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2006. Art. 73, 1, p. 302.

Aliana partidria
Ver Coligao partidria.

Aliciamento de eleitor
Prtica adotada por candidato, partido ou correligionrios de candidato ou de partido, que consiste na tentativa de convencer o eleitor, utilizando-se de meios ilegais, a votar em candidato ou partido diferente daquele em que naturalmente votaria, no fosse a ao de convencimento praticada. crime eleitoral, previsto no art. 39, 5, ll, da Lei n 9.504/97, punvel com deteno, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestao de servios comunidade pelo mesmo perodo, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR. Ver tambm Propaganda de boca-de-urna.

Alistamento eleitoral
a primeira fase do processo eleitoral. um procedimento administrativo cartorrio e compreende dois atos inconfundveis: a qualificao e a inscrio do eleitor. A qualificao a prova de que o cidado satisfaz as exigncias legais para exercer o direito de voto, enquanto que a inscrio faz com que o mesmo passe a integrar o Cadastro Nacional de Eleitores da Justia Eleitoral. O ato de alistamento feito por meio

de processamento eletrnico e se perfaz pelo preenchimento do requerimento de alistamento eleitoral (RAE), na forma da resoluo do TSE e da legislao eleitoral. a forma pela qual o cidado adquire seus direitos polticos, tornando-se titular de direito poltico ativo (capacidade para votar) e possibilitando sua elegibilidade e filiao partidria, aps a expedio do respectivo ttulo eleitoral. Ver tambm Elegibilidade / Eleitorado / Inscrio eleitoral / Qualificao eleitoral / Reviso do eleitorado / Ttulo de eleitor. Referncia FERNANDES, Llia Maria da Cunha. Direito eleitoral. 2. ed. Braslia: Fortium, 2006. FERREIRA, Pinto. Cdigo eleitoral comentado. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1997. p. 85. RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. 4. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2005. p. 62.

Analfabeto
Para efeitos de registro de candidatura, analfabeto aquele que, requerendo seu registro de candidato, e no tendo feito acompanhar o Requerimento de Registro de Candidatura de seu comprovante de escolaridade, submete-se a um "teste de alfabetizao", no sendo nele aprovado. Em no sendo aprovado e, em todas as instncias recursivas, tiver confirmada a validade do teste , para este efeito, considerado inelegvel, de acordo com o art. 14, 4 da Constituio Federal de 1988. No existe um conceito unvoco de alfabetismo, de modo a seguramente ser aplicado no Direito Eleitoral. H gradaes de analfabetismo, desde aquele que implica a impossibilidade de realizao de mnima leitura, at aquele que implica a impossibilidade de mnima escrita. Ler e escrever so potenciais que comportam gradaes: h os que soletram com dificuldade; h os que lem razoavelmente, embora com limites de compreenso do texto lido; e h aqueles que lem e entendem a extenso e sentido do que foi lido. Doutra banda, h aqueles que escrevem o nome, apenas; os que escrevem mal e com dificuldade gramatical; e os que escrevem bem, atendendo s regras ortogrficas e reduzindo com clareza suas idias por escrito. E, dentro desses casos, h ainda outras tantas gradaes, que ocorreram na riqueza da vida e trazem implicaes no cotidiano do perodo eleitoral. alfabetizado quem sabe ler e escrever razoavelmente. Escrever com sentido e concatenao das idias, ainda que com embaraos de gramtica; ler com compreenso do texto, do seu sentido, ainda que de modo obnubilado e turvo. analfabeto, ao revs,

aquele que no sabe ler nem escrever com um mnimo de sentido ou com total impossibilidade de externar pensamentos. Ver tambm Alistamento eleitoral / Inelegibilidade / Voto facultativo. Referncia COSTA, Adriano Soares da. Instituies de direito eleitoral: teoria da inelegibilidade, direito processual eleitoral, comentrios Lei Eleitoral. 5. ed. rev. ampl. e aum. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 168.

Apelido eleitoral
O candidato dever utilizar seu nmero e nome completo para concorrer s eleies. Poder, caso queira, usar um apelido eleitoral prenome, sobrenome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual mais conhecido, desde que no cause dvida quanto sua identidade, no atente contra o pudor, nem seja ridculo ou irreverente. Ver tambm Eleio / Candidato. Referncia Cdigo Eleitoral, artigo 95. Resoluo n 21.509, de 25.09.2003.

Apurao da eleio - ver mais


Ato por meio do qual o contedo, depositado nas urnas convencionais ou digitado nas urnas eletrnicas, conhecido e computado, por junta eleitoral especialmente designada para este fim. quando a vontade do eleitorado, que fora manifestada no momento da votao, quanto ao candidatos que deveriam ser eleitos, conhecida, preservando-se o anonimato do eleitor. Ver tambm Boletim de urna / Eleio / Junta eleitoral / Mapa de apurao Referncia ELEIO, apurao. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 323-328.

Ata da eleio
a escritura de todos os fatos ocorridos desde a instalao da junta [eleitoral] at o encerramento de seus trabalhos. Dela devem constar todos os fatos relevantes que ocorreram durante o escrutnio, como o nome dos membros da junta, dos fiscais, delegados e candidatos que compareceram, a presena do Ministrio Pblico, o desdobramento ou no da junta em turmas, a substituio de membro da junta por um suplente, o nmero de recursos interpostos, o dia, hora e local de funcionamento do rgo e a hora do encerramento dos trabalhos. A ata deve ser assinada pela junta e pelo Ministrio Pblico, podendo, no entanto recomendvel , tambm ser assinada pelos representantes dos partidos polticos, coligaes, candidatos, algum escrutinador e at por eleitor que esteja presente no encerramento dos trabalhos e que o desejar. Ver tambm Eleio / Junta eleitoral. Referncia CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. 7. ed. rev. e atual. So Paulo: Edipro, 1998. p. 217-218.

Atividade poltico-partidria
Conjunto de aes desempenhadas em decorrncia de vinculao a partido poltico, como p. ex., participao em campanhas de candidatos a postos eletivos, exerccio de cargos ou funes nos rgos dos partidos polticos. No Direito brasileiro, vedada ao juiz e conselheiros de tribunais de contas, sob pena de perda do cargo judicirio. Ver tambm Cabo eleitoral / Campanha eleitoral / Desincompatibilizao / Direitos polticos. Referncia ATIVIDADE poltico-partidria. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977-. v. 8, p. 413.

Autonomia partidria
(...) A frmula de associao utilizada, impregnada na origem do partido que adquire a sua legitimidade em consonncia com os vigentes padres constitucionais, tem reconhecida a sua autonomia por decorrncia da capacidade de seus membros em sua criao, na sua organizao e no poder de dirigi-lo, sem intromisses exteriores, nem estrangulamentos internos.

Nessa compreenso de autonomia assenta-se o poder de elaborar e alterar os seus prprios estatutos, sempre com a participao direta dos membros que o integram, observando, evidentemente, as regras legais quanto ao processo e sua ulterior formalizao. A autonomia projeta-se, portanto, em duas dimenses: na capacidade de autoorganizao por seus filiados e no autogoverno que se afirma no peridico revezamento de seus dirigentes e candidatos, em prazos certos, atravs dos sufrgios de seus prprios filiados. (...) Ver tambm Estatuto de partido poltico / Partido poltico. Referncia RIBEIRO, Fvila. Direito eleitoral. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998. p. 376.

Base eleitoral
Distrito (nas eleies municipais), municpio, regio ou zona de influncia (nas demais), onde, em cada eleio, o candidato recebe a maioria dos votos necessrios para eleg-lo. Ver tambm Sistema eleitoral. Referncia BASE eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 71-72.

Batimento
o cruzamento, por computador, dos dados constantes dos cadastros eleitorais das circunscries, com o fim de detectar a duplicidade ou pluralidade de inscries de um mesmo eleitor. Ver tambm Cadastro eleitoral / Reviso do eleitorado. Referncia BATIMENTO. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 5. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2003. p. 35.

Biometria

Tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas caractersticas biolgicas nicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenas particulares como a ris, a retina, a impresso digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mo. A Justia Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impresso digital na hora da votao. Ver tambm Identificao Biomtrica / Urna Biomtrica / Voto Eletrnico Referncia Documentrio sobre a Biometria.

Boca-de-urna
Ver Propaganda de boca de urna. Ver Pesquisa de boca de urna. Ver tambm Aliciamento de eleitor / Boqueiro / Crime eleitoral / Eleio / Fileiro / Propaganda eleitoral / Sistema eleitoral.

Boletim de urna
Documento emitido em cada seo aps a concluso da votao, com as seguintes informaes: total de votos por partido, total de votos por candidato, total de votos em branco, total de comparecimento em voto e total de nulos, identificao da seo e zona eleitoral, hora do encerramento da eleio, cdigo interno da urna eletrnica e seqncia de caracteres para validao do boletim. O boletim de urna emitido em um nmero de cpias no inferior a 5 (cinco), a partir de sua imagem existente no disquete fixo. Uma cpia do boletim gravada no disquete removvel, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apurao. Ver tambm Apurao da eleio / Seo eleitoral / Urna eletrnica / Zona eleitoral. Referncia CAMARO, Paulo Csar Bhering. O voto informatizado: legitimidade democrtica. So Paulo: Empresa das Artes, 1997. p. 108.

Boletim eleitoral

Ver Revista de Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral.

Bnus eleitoral - galeria


Documento, emitido pelo Ministrio da Fazenda, ao portador, em valor correspondente ao total de gastos previstos pelo partido, para todas as eleies realizadas no ano de 1994. Gastos cujos limites estabelecidos para cada circunscrio e acrescidos dos gastos para eleio presidencial foram consolidados pelo rgo de direo nacional e encaminhados ao Ministrio da Fazenda para a confeco dos bnus de acordo com o valor solicitado. Teve a finalidade de comprovao de gastos para deduo do imposto de renda, por parte dos doadores de recursos campanha eleitoral, pessoa fsica ou jurdica. Os bnus indicaram o valor em moeda da doao, convertido em unidade fiscal de referncia (Ufir), foram previamente numerados, para fins de identificao de sua distribuio posterior aos partidos e foram emitidos em valores variados, conforme estabeleceu a Lei n 8.713/93 (Lei das Eleies de 1994). Ver tambm Candidato / Eleio / Partido poltico.

Boqueiro
Designa o profissional de pesquisa de opinio pblica que indaga dos eleitores, aps a votao, o nome do candidato ou partido em que tenham votado. Essa atividade permite elaborar a previso do resultado das eleies nos sistemas eleitorais majoritrio e pluralitrio [proporcionais]. Designa o cabo eleitoral que faz um derradeiro esforo de convencimento do eleitor, nos ltimos momentos antes do ato de votar. Ver tambm Aliciamento de eleitor / Boca-de-urna / Fileiro. Referncia BOQUEIRO. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 83-84.

Cabala eleitoral
Conjunto de manejos postos em prtica pelos cabos eleitorais no intuito de conseguir votos favorveis ao candidato indicado pelo partido poltico a que so afiliados.

Ver tambm Cabo eleitoral / Campanha eleitoral. Referncia CABALA. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. 137.

Cabina eleitoral
O Cdigo Eleitoral e toda a legislao eleitoral empregam a expresso "cabina indevassvel", ou, algumas vezes, "cabine indevassvel", para designar o pequeno resguardo, geralmente feito de papelo corrugado, ou outro material de baixo custo, dentro do qual o eleitor assinala em sigilo seu voto na cdula oficial de votao [ou na urna eletrnica], nas eleies para todos os nveis, antes de deposit-la na urna de votao. Ver tambm Eleio / Votao secreta / Voto eletrnico / Voto secreto. Referncia ELEIO, cabine indevassvel. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 331.

Cabina indevassvel
Ver Cabina eleitoral.

Cabo eleitoral
Indivduo encarregado de obter votos para certo partido ou candidato. Ver tambm Aliciamento de eleitor / Atividade poltico-partidria / Boca-de-urna / Cabala eleitoral / Curral eleitoral / Propaganda eleitoral. Referncia CABO eleitoral. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 39

Cadastro eleitoral

Banco de dados do sistema de alistamento eleitoral que contm informaes sobre o eleitorado brasileiro, inscrito no pas e no exterior, armazenado em meio eletrnico a partir da introduo do processamento eletrnico de dados na Justia Eleitoral, determinado pela Lei n 7.444, de 20.12.85. O cadastro eleitoral, unificado em nvel nacional, contm, na atualidade, registro de dados pessoais de todo o eleitorado e de ocorrncias pertinentes ao histrico de cada inscrio (ttulo eleitoral), relacionadas, entre outras, ao no-exerccio do voto, convocao para o desempenho de trabalhos eleitorais, apresentao de justificativas eleitorais, existncia e quitao de dbitos com a Justia Eleitoral, perda e suspenso de direitos polticos e ao falecimento de eleitores. A superviso, orientao e fiscalizao voltadas preservao da integridade de suas informaes esto confiadas Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral, em mbito nacional, e s corregedorias regionais eleitorais, nas respectivas circunscries. Ver tambm Alistamento eleitoral / Batimento / Inscrio eleitoral / Qualificao eleitoral / Reviso do eleitorado.

Caderno de folha de votao


Documento emitido pelas secretarias de Informtica dos tribunais regionais eleitorais, para as sees eleitorais circunscritas sua regio, em que se relacionam os nomes de seus eleitores com a finalidade de controle da identidade do eleitor, pelos mesrios, no momento da votao. Antes de votar, o eleitor entrega o seu ttulo eleitoral, com um documento que o identifique, ao mesrio para que ele confirme sua inscrio naquela seo eleitoral. Confirmada a sua inscrio, o eleitor ape sua assinatura na respectiva folha do caderno e se dirige cabina eleitoral para a votao, aps a qual recebe novamente o seu ttulo. Respeita-se, assim, a lisura do pleito e do resultado da votao. Ver tambm Votao.

Calendrio eleitoral
Antes de cada eleio de mbito nacional, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emite um calendrio dos trmites relacionados com a sua realizao: da declarao dos partidos habilitados a registrar candidatos aos cargos em disputa proclamao dos resultados e diplomao dos eleitos conforme o minucioso sistema de prazos, muitos dos quais preclusivos , previstos na abundante legislao eleitoral. Ver tambm

Eleies gerais. Referncia ELEIES, calendrio: 1994. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 343-350.

Campanha eleitoral
Em sentido lato, a expresso"campanha eleitoral" designa todo o perodo que um partido, candidato ou postulante a uma candidatura dedica promoo de sua legenda, candidatura ou postulao. Em sentido estritamente legal, a campanha eleitoral s comea aps designados os candidatos pela conveno partidria. Ver tambm Cabo eleitoral / Horrio gratuito / Lei dos Partidos Polticos / Lei Eleitoral / Partido poltico / Propaganda eleitoral. Referncia CAMPANHA eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 100-102.

Candidato - ver mais


Aquele que, satisfeitas as condies de elegibilidade e no incorrendo em qualquer situao de inelegibilidade, tem seu registro deferido pela Justia Eleitoral, para participar de um pleito eleitoral. Durante o processo eleitoral, busca conquistar a simpatia do eleitorado para que este por meio de seu voto o legitime como seu representante, no exerccio de cargo ou do Poder Legislativo ou do Poder Executivo. Ver tambm Capacidade eleitoral / Eleio / Elegibilidade / Partido poltico.

Candidato avulso
O que postula individualmente o cargo, sem apoio de partido ou incluso em listas. [Atualmente, conforme definido no art. 9 da Lei n 9.504/97 Lei das Eleies , no mais se permite o registro de candidato que no seja filiado a partido poltico a, pelo menos, um ano.] Ver tambm

Candidato / Elegibilidade. Referncia CANDIDATO avulso. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 91-92.

Candidato majoritrio
Aquele que disputa um cargo de representao majoritria. No Brasil, os cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, prefeito, vice-prefeito e senador so cargos de representao majoritria. Para estes cargos, sagra-se vencedor o candidato que obtm a maioria dos votos, absoluta para os cargos de presidente, vicepresidente, governador, vice-governador, e, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, prefeito e vice-prefeito, e relativa para os cargos de senador e dos demais prefeitos e vice-prefeitos. Ver tambm Candidato / Candidato Proporcional / Sistema eleitoral majoritrio.

Candidato nato
Ver Candidatura nata. Ver tambm Candidato.

Candidato proporcional
Aquele que disputa um cargo de representao proporcional. A proporcionalidade aferida procedendo-se ao clculo do quociente eleitoral, conforme determina o Cdigo Eleitoral, em seus arts. 106, 107, 108 e 109 e pargrafos. No Brasil, so de representao proporcional os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador. Ver tambm Candidato / Candidato majoritrio / Sistema eleitoral proporcional.

Candidato prprio
Candidato lanado por um partido poltico, individualmente, ou seja, sem coligao. Ver tambm Candidato.

Referncia CANDIDATO prprio. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 40.

Candidatura
Apresentao do candidato ao sufrgio dos eleitores. Ver tambm Candidato / Conveno partidria / Registro de candidatura. Referncia CANDIDATURA. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 1, p. 481.

Candidatura itinerante
Candidatura itinerante uma fraude pela qual o candidato tenta reeleger-se por mais vezes do que permitido pelo 5 do artigo 14 da Constituio Federal. Para tanto, transfere o domiclio eleitoral de uma circunscrio eleitoral para outra, com o objetivo de manter-se no poder. Ver tambm Fraude eleitoral / Candidato/ Candidatura. Referncia 1.BRASIL. Constituio Federal. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Edio especial, revista e atualizada, a partir do texto da 8. edio de 2008. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2009. Art. 14, 5, p. 6. 2.Recurso Especial Eleitoral n 32.507, Relator Ministro Eros Grau. 3.Recurso Especial Eleitoral n 32.539, Relator Ministro Marcelo Ribeiro.

Candidatura nata
Faculdade atribuda aos detentores de mandato de deputado ou vereador, e aos que tenham exercido esses cargos em qualquer perodo da legislatura que estiver em curso, de terem assegurado o seu registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados.

Esta garantia est prevista no art. 8, 1 da Lei n 9.504/97, mas teve a sua eficcia suspensa pelo STF na ADinMC n 2.530/DF,DJ de 2.5.2002, at deciso final da ao.

Capacidade eleitoral
Direito de votar e ser votado. Ver tambm Candidato / Elegibilidade / Eleitor. Referncia CAPACIDADE eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 1, p. 485.

Capacidade eleitoral ativa


Reconhecimento legal da qualidade de eleitor no tocante ao exerccio do sufrgio. Ver tambm Candidato / Eleitor. Referncia ABRANTES, Ftima et al. Dicionrio de legislao eleitoral. Lisboa: Comisso Nacional de Eleies, 1995. v. 1, p. 19.

Capacidade eleitoral passiva


a susceptibilidade de ser eleito. Ver tambm Candidato / Elegibilidade. Referncia CAPACIDADE eleitoral passiva. In: FRANCO, Joo Melo; MARTINS, Antnio Herlander Antunes. Dicionrio de conceitos e princpios jurdicos: na doutrina e na jurisprudncia. 3. ed. rev. e atual. Coimbra: Almedina, 1993. p. 140.

Captao ilcita de sufrgio


Segundo a Lei n 9.504, de 19/09/1997, (...)constitui captao de sufrgio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou

funo pblica, desde o registro da candidatura at o dia da eleio, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqenta mil UFIR, e cassao do registro ou do diploma(...). Ver tambm Boca-de-urna / Boqueiro / Crime eleitoral / Voto. Referncia BRASIL. Lei n 9.504 de 30 de setembro de 1997. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Ed. Especial, rev. e. atual., a partir do texto do v. 1 da 8 ed. de 2008. Braslia, 2009. art. 41-A, p. 30.

Cargo eletivo
o ocupado por titular escolhido, direta ou indiretamente, pelo eleitorado para exercer funes das corporaes poltico-constitucionais. Tm cargos eletivos: o presidente [e vice-presidente] da Repblica, os governadores [e vice-governadores], os prefeitos [e vice-prefeitos], os senadores, os deputados e os vereadores. A Constituio Federal, em seu art. 98, II, prev tambm a eleio por voto direto, universal e secreto dos juzes de paz, para exercerem mandato de quatro anos. Ver tambm Candidato / Eleio. Referncia CARGO eletivo. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 1, p. 499.

Cartrio eleitoral
Cartrio eleitoral a sede do juzo eleitoral. No cartrio funciona, alm da parte administrativa da zona eleitoral, a escrivania eleitoral que a seo judicial. no cartrio que o cidado tem seu primeiro contato com a Justia Eleitoral pois ali que ele se apresenta, qualificado e inscrito eleitor. Ver tambm Juiz eleitoral / Justia Eleitoral.

Cdula oficial de contingncia

So as cdulas eleitorais confeccionadas pela Justia Eleitoral para uso nas situaes em que no seja possvel a utilizao da urna eletrnica. Desde as eleies de 2004, tanto as cdulas para eleio majoritria como as destinadas para a eleio proporcional trazem espao prprio (geralmente, uma linha) para que o eleitor escreva o nome ou o nmero do candidato de sua preferncia.

Cdula de votao
Ver Cdula oficial de contingncia.

Cdula eleitoral - ver mais - galeria


Papel padronizado e oficial, por meio do qual os eleitores manifestam sua opo por um dos candidatos a eles apresentados pelos partidos durante a campanha eleitoral. Com a implantao do sistema eletrnico de votao, a votao por cdulas passou a ser utilizada apenas em situaes excepcionais, quando no for possvel a votao pela urna eletrnica. Ver tambm Cdula oficial de contingncia.

Cdula eleitoral nica


Ver Cdula oficial de contingncia.

Cdula oficial de votao


Ver Cdula oficial de contingncia.

Certido de quitao eleitoral


Documento emitido pelo juiz eleitoral para, consultando o Cadastro Nacional de Eleitores, certificar o cumprimento, pelo eleitor, de suas obrigaes legais junto Justia Eleitoral. Ver tambm Quitao eleitoral.

Chapa eleitoral
Lista de candidatos a uma eleio. Ver tambm

Sistema eleitoral majoritrio. Referncia CHAPA eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 1, p. 568.

Cidado
a pessoa investida dos seus direitos polticos e, na forma da lei, observadas as condies de elegibilidade e os casos de inelegibilidade, apta a votar e ser votada. Ver tambm Alistamento eleitoral / Direitos polticos / Elegibilidade / Inelegibilidade. Referncia CIDADO. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 120.

Circunscrio eleitoral
Espao geogrfico onde se trava determinada eleio. Assim, o pas, na eleio do presidente e vice-presidente da Repblica; o estado, nas eleies para governador e vicegovernador, deputados federais e estaduais, e senadores; o municpio, nas eleies de prefeito e vereadores; e o distrito, onde e quando se realiza a eleio pelo sistema distrital. Ver tambm Coligao partidria / Colgio eleitoral. Referncia CIRCUNSCRIO eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 121.

Clusula de barreira
A clusula de barreira tambm conhecida como clusula de excluso, ou ainda clusula de desempenho. Trata-se de uma norma que nega funcionamento parlamentar ao partido que no tenha alcanado determinado percentual de votos. O Supremo Tribunal Federal, todavia, declarou, por unanimidade, a clusula de barreira inconstitucional, por entender, dentre outras razes, que tal previso feriria o direito de manifestao poltica das minorias.

Ver tambm Funcionamento parlamentar. Referncias Lei n 9.096/95, arts. 13, 41, 48, 56 e 57 ADIn 1351 de 7.12.2006 ADIn 1354 de 7.12.2006

Cdigo Eleitoral - ver mais


a Lei Ordinria n 4.737, de 15 de julho de 1965; "(...) contm normas destinadas a assegurar a organizao e o exerccio de direitos polticos, precipuamente os de votar e ser votado." Est dividida em cinco partes, nas quais trata dos rgos da Justia Eleitoral, do alistamento, das eleies e de disposies vrias, tais como garantias eleitorais, propaganda partidria, recursos e disposies penais, relativas aos crimes eleitorais. Esta lei autoriza, ainda, "o Tribunal Superior Eleitoral a expedir instrues para a sua fiel execuo" no pargrafo nico do art. 1 e no inciso IX, do art. 23. Ver tambm Legislao eleitoral.

Coeficiente eleitoral
Ver Quociente eleitoral.

Coincidncia
Agrupamento de inscries eleitorais com dados iguais ou semelhantes, podendo se caracterizar como duplicidade (duas) ou pluralidade (mais de duas) inscries, visando anlise da autoridade judiciria competente (juiz eleitoral, Corregedoria Regional ou Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral). Ver tambm Batimento / Cadastro eleitoral / Reviso do eleitorado.

Cola eleitoral
[Prerrogativa do] eleitor [no dia das eleies] de levar, para dentro da cabina eleitoral, por escrito, o nmero e o nome dos candidatos nos quais pretende votar. Ver tambm

Santinho / Volante. Referncia BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Juzes e promotores: voto impresso: eleies 2002. Braslia: TSE, 2002. p. 26.

Colgio eleitoral
Conjunto de eleitores de determinada circunscrio ou parte dela. Pode-se falar, tambm, do colgio eleitoral de uma cidade, um distrito, um bairro, etc.; em referncia ao colgio eleitoral organizado na vigncia da Constituio de 1967, compreendendo os membros do Congresso e representantes ora das assemblias legislativas estaduais, ora dos partidos majoritrios dessas assemblias para eleger o presidente da Repblica; e enquanto durou a eleio indireta dos governadores dos estados o colgio eleitoral composto por deputados estaduais e representantes das cmaras municipais. Ver tambm Circunscrio eleitoral / Eleio / Partido poltico / Votao. Referncia COLGIO eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 130-131.

Coletor eletrnico de votos


Ver Urna eletrnica.

Coligao branca
Termo utilizado para descrever a situao em que um partido no coligado ou seus candidatos fazem campanha eleitoral em favor de candidato ou pr-candidato de outro partido poltico ou coligao. Ver tambm Coligao partidria. Referncia COLIGAO branca. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 52.

Coligao eleitoral

Ver Coligao partidria.

Coligao partidria
Coligao a unio de dois ou mais partidos com vistas na apresentao conjunta de candidatos a determinada eleio. A coligao, apesar de no possuir personalidade jurdica civil, como os partidos, um ente jurdico com direitos e obrigaes durante todo o processo eleitoral. uma entidade jurdica de direito eleitoral, temporria, com todos os direitos assegurados aos partidos, e com todas as suas obrigaes, inclusive as resultantes de contratos com terceiros, e as decorrentes de atos ilcitos. [Ter denominao prpria, podendo ser criada para as eleies majoritrias, proporcionais ou para ambas.] Ver tambm Circunscrio eleitoral / Eleio / Partido poltico. Referncia TELES, Ney Moura. Direito eleitoral: teoria e prtica. Braslia: LGE, 2004, p. 31.

Comcio
Reunio poltica, partidria e eleitoral, quase sempre festiva, a que comparecem correligionrios, cabos eleitorais e eleitores para ouvir os discursos de candidatos s eleies majoritrias ou proporcionais. Tais eventos tem a finalidade de conquistar a simpatia e, por conseqncia, o voto do eleitor, para a vitria no pleito. uma espcie de propaganda eleitoral. Antes da Lei n 11.300/06, era comum que, antes dos discursos dos candidatos, houvesse a apresentao de shows artsticos com vistas a atrair o maior nmero possvel de pessoas reunio. A Lei n 11.300 proibiu a realizao de showmcio e de evento assemelhado para promoo de candidatos, bem como a apresentao, remunerada ou no, de artistas com a finalidade de animar comcio e reunio eleitoral. Ver tambm Propaganda eleitoral / Propaganda partidria.

Comcio eletrnico
Ver Palanque eletrnico.

Comit eleitoral
Local ou locais, de acordo com a disponibilidade de recursos da campanha, em que se centralizam e se organizam as atividades eleitorais dos candidatos durante o perodo

eleitoral, tais como o atendimento do eleitor e a distribuio de material de propaganda aos correligionrios, aos cabos eleitorais e aos simpatizantes dos candidatos. Ver tambm Propaganda eleitoral.

Comit financeiro
Grupo de pessoas formalmente constitudo e registrado na Justia Eleitoral, responsvel pela arrecadao, aplicao, contabilizao e pela prestao de contas da campanha eleitoral. uma exigncia da Lei n 9.504/97 em seu art. 19 e pargrafos. Determina que sejam constitudos para a eleio majoritria e proporcional, at dez dias aps a escolha dos candidatos em conveno e registrados at cinco dias aps sua constituio. Nas eleies majoritrias, os comits devem ser constitudos um para a eleio presidencial, um outro para a de governador e, ainda, um terceiro para a de senador; nas proporcionais, um para a eleio de deputado federal e outro para a de deputado estadual. A lei faculta, contudo, a reunio em um nico comit das atribuies relativas s eleies de uma dada circunscrio. Ver tambm Prestao de contas de partido poltico.

Compra de votos
Ver Captao ilcita de sufrgio.

Condio de elegibilidade
Conjunto de condies pessoais e constitucionais necessrias habilitao do cidado para pleitear determinados mandatos polticos, mediante eleio popular. As condies de elegibilidade compreendem a nacionalidade brasileira, o pleno exerccio dos direitos polticos, o alistamento eleitoral, o domiclio eleitoral na circunscrio, a filiao partidria e o atendimento da idade mnima para o preenchimento do cargo. Ver tambm Elegibilidade / Idade eleitoral / Direitos polticos / Domiclio eleitoral. Referncia FERNANDES, Llia Maria da Cunha. Direito eleitoral. 2. ed. Braslia: Fortium, 2006, p. 107.

SOBREIRO NETO, Armando Antonio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 3. ed. Curitiba: Juru, 2005, p. 78.

Consulta
Tipo de processo em que o Tribunal Superior Eleitoral e os tribunais regionais eleitorais respondem a questionamentos formulados em tese por pessoas legitimadas sobre matria eleitoral. (Cdigo Eleitoral, art. 23, XII, e 30, VIII.) Ver tambm Justia Eleitoral / Processo eleitoral.

Consulta popular
Manifestao da vontade do eleitorado, por meio de voto, em plebiscito ou referendo. Ver tambm Eleio direta / Plebiscito / Referendo. Referncia CONSULTA popular. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 1, p. 816.

Contagem de votos
Ver Apurao da eleio.

Contaminao da chapa
Situao em que o indeferimento, cancelamento ou cassao do registro, diploma ou mandato do eleito ao cargo de titular em eleio majoritria atinge tambm a situao jurdica do vice ou suplente com ele registrado. Ver tambm Chapa eleitoral. Referncia CONTAMINAO de chapa. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 63.

Conveno partidria

a reunio dos filiados a um partido para deliberao de assuntos de interesse da agremiao. As convenes partidrias se realizam de acordo com as normas estatutrias do partido, uma vez que a Constituio Federal e a Lei n 9.096/95 asseguram aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, sua organizao e seu funcionamento. As convenes partidrias de carter no eleitoral ocorrem a qualquer tempo; as convenes para escolha de candidatos e formao de coligaes se realizam entre os dias 10 e 30 de junho do ano da eleio, de acordo com a Lei n 9.504/97 em seu art. 8. Ver tambm Autonomia partidria / Candidato.

Corregedor regional eleitoral


Magistrado eleito pelo Tribunal Regional Eleitoral entre os desembargadores do Tribunal de Justia que compem o colegiado como membros efetivos, para exerccio, durante o perodo correspondente ao respectivo binio, das funes e atribuies fixadas pela Res.TSE n 7.651, de 24 de agosto de 1965 e pelas instrues especficas baixadas pelo Tribunal perante o qual servir. Compete ao corregedor regional eleitoral, dentre outras funes, a inspeo e a fiscalizao dos servios eleitorais no respectivo Estado. Ver tambm Batimento / Corregedoria Regional Eleitoral / Correio eleitoral.

Corregedor-geral da Justia Eleitoral - ver mais


Magistrado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral entre os ministros do Superior Tribunal de Justia que compem o Colegiado como membros efetivos, consoante determina o pargrafo nico do art. 119 da Constituio Federal, para exerccio, durante o perodo correspondente ao respectivo binio, das funes e atribuies fixadas pela Res.-TSE n 7.651, de 24 de agosto de 1965, e pelas instrues especficas baixadas pela Corte. Ver tambm Batimento / Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral / Correio eleitoral.

Corregedoria Regional Eleitoral


Corregedoria Regional Eleitoral rgo do tribunal regional eleitoral ao qual incumbe a fiscalizao da regularidade dos servios eleitorais no mbito da respectiva circunscrio, a expedio de orientaes sobre procedimentos e rotinas aos cartrios eleitorais, e,

ainda, velar pela fiel execuo das leis e instrues e pela boa ordem e celeridade daqueles servios. Ver tambm Batimento / Corregedor regional eleitoral / Correio eleitoral.

Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral


rgo criado com o Cdigo Eleitoral de 1965, no mbito do Tribunal Superior Eleitoral, com a finalidade precpua de fortalecer a ao da Justia Eleitoral, ao qual incumbe a fiscalizao da regularidade dos servios eleitorais em todo o pas, a expedio de orientaes sobre procedimentos e rotinas s corregedorias regionais eleitorais e aos cartrios eleitorais, e, ainda, velar pela fiel execuo das leis e instrues e pela boa ordem e celeridade daqueles servios. Ver tambm Batimento / Corregedor-geral da Justia Eleitoral / Correio eleitoral.

Correio eleitoral
Funo administrativa que compe a rbita das atribuies do corregedor, por fora da qual lhe compete verificar a existncia de erros, abusos ou irregularidades na prestao de servios eleitorais, no mbito da respectiva jurisdio, e determinar a adoo das providncias saneadoras necessrias. Ver tambm Corregedor-geral da Justia Eleitoral / Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral / Corregedor regional eleitoral / Corregedoria Regional Eleitoral.

Crime eleitoral
So, assim, crimes eleitorais todas aquelas condutas levadas a efeito durante o processo eleitoral e que, por atingirem ou macularem a liberdade do direito de sufrgio, em sua acepo ampla, ou mesmo os servios e desenvolvimento das atividades eleitorais, a lei as reprimiu, infligindo a seus autores uma pena. Consistem, desta forma, em condutas delituosas que podem se revelar nas mais diferentes formas, indo desde aquelas que conspurcam a inscrio de eleitores, a filiao a partidos polticos, o registro de candidatos, a propaganda eleitoral, a votao, at aquelas que violam a apurao dos resultados e diplomao de eleitos. Ver tambm Corregedor-geral da Justia Eleitoral / Legislao eleitoral.

Referncia GOMES, Suzana de Camargo. Crimes eleitorais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. p. 25.

Curral eleitoral
Lugar para onde se transportam e onde permanecem, so alimentados e festejados os eleitores, em dia da eleio, a fim de exercer sobre eles estrito controle os chefes polticos e cabos eleitorais, evitando sua contaminao pelos adversrios. Os eleitores assim confinados s deixam o "curral" na hora de depositar o voto nas urnas, sob estritas instrues e vigilncia de chefes e cabos eleitorais e seus prepostos. Ver tambm Abuso do poder poltico / Abuso de autoridade / Abuso do poder econmico / Aliciamento de eleitor / Captao de sufrgio.

Debate eleitoral
Debate eleitoral a discusso sobre questo de natureza eleitoral ou poltica, em que os candidatos para eleio majoritria ou proporcional confrontam idias, projetos e programas partidrios, visando captar a simpatia do eleitorado. A Lei n 9.504/97 estabelece condies para a realizao de debates na programao normal das emissoras de rdio ou de televiso durante o perodo eleitoral, visando preservar o princpio da igualdade entre os candidatos. Ver tambm Eleio / Propaganda eleitoral.

Degola
Termo que indicava, na 1 Repblica, no Brasil, a no-aprovao, e a conseqente nodiplomao, pelas comisses de reconhecimento do Senado e da Cmara de Deputados, de candidatos que a opinio pblica julgava eleitos. A expresso "degola" foi uma transposio da sangrenta realidade poltica do Rio Grande do Sul para o quadro, mais ameno, da fraude no reconhecimento dos diplomas no Congresso. Ver tambm Eleio a bico de pena. Referncia

DEGOLA. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 157-158.

Delegado de partido
a pessoa credenciada pelo partido na Justia Eleitoral para represent-lo nos assuntos de seu interesse. A Lei n 9.096/95, em seu art. 11, autoriza o partido a credenciar delegados perante a Justia Eleitoral. Diz que os delegados credenciados pelo rgo nacional representam-no perante quaisquer tribunais ou juzes eleitorais; os credenciados pelos rgos estaduais somente podem represent-lo perante o respectivo Tribunal Regional de seu estado e seus juzes eleitorais; j os credenciados pelo rgo municipal, apenas perante o juiz eleitoral da respectiva jurisdio. H, ainda, delegados credenciados pelos partidos, durante o alistamento eleitoral, para acompanhar os processos de inscrio, para promover a excluso de qualquer eleitor (a) inscrito (a) ilegalmente ou assumir a defesa de eleitor (a) cuja excluso esteja sendo feita e para examinar, sem perturbao do servio e em presena dos servidores designados, os documentos relativos ao alistamento eleitoral, podendo deles tirar cpias ou fotocpias (CE, art. 66). Ver tambm Fiscal eleitoral / Partido poltico.

Democracia
A democracia pode ser conceituada como governo em que o povo exerce, de fato e de direito, a soberania popular, dignificando uma sociedade livre, onde o fator preponderante a influncia popular no governo de um Estado. Origem etimolgica: demos = povo e kratos = poder. Referncia RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. Rio de Janeiro: Impetus, 2005. p. 25.

Desincompatibilizao
o ato pelo qual o pr-candidato se afasta de um cargo ou funo, cujo exerccio dentro do prazo definido em lei gera inelegibilidade. A legislao eleitoral prev que, conforme o caso, o afastamento pode se dar em carter definitivo ou temporrio. Ver tambm

Agente pblico / Direitos polticos / Elegibilidade / Inelegibilidade.

Despesas de campanha eleitoral


Ver Gastos eleitorais. Ver tambm Campanha eleitoral / Prestao de contas de campanha eleitoral.

Diploma - ver mais - galeria


Terminado o pleito, apurados os votos, conhecidos os eleitos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado emanado das urnas, a Justia Eleitoral emite documento em que certifica a legitimidade da pessoa cujo nome consta dele para empossar-se no cargo do poder para o qual tenha concorrido. Reconhece tambm a sua legitimidade para representar a populao da circunscrio eleitoral pela qual se elegeu. Conforme o caso, ser o documento assinado pelo presidente do Tribunal Superior, do Tribunal Regional ou da junta eleitoral. Dele deve constar o nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critrio do juiz ou Tribunal; do diploma de suplente deve constar tambm a sua classificao. (CE, art. 215, pargrafo nico.) Ver tambm Recurso contra a expedio de diploma.

Diplomao
o ato pelo qual a Justia Eleitoral atesta quem so, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomao os eleitos se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento, pelo qual se impugna exatamente a diplomao. Ver tambm Recurso contra a expedio de diploma. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: IEPC, 1998. p. 131. FERNANDES, Llia Maria da Cunha. Direito eleitoral. 2. ed. Braslia: Fortium, 2006. p. 64.

Direito de antena
Ver Horrio gratuito.

Direito de resposta
o concedido quele contra quem foi publicado algo inverdico, em peridico, jornal ou em transmisso de radiodifuso, de dar, no mesmo veculo e gratuitamente, a resposta devida, retificando a informao, rebatendo as crticas ou as falsas notcias. Ver tambm Horrio gratuito / Propaganda eleitoral. Referncia DIREITO de resposta. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 2, p. 158.

Direito Eleitoral
O Direito Eleitoral um conjunto sistemtico de normas de direito pblico regulando no regime representativo moderno a participao do povo na formao do governo constitucional. Trata-se destarte de uma totalidade orgnica de dispositivos legais procurando objetivar a regulao do regime eleitoral, a maneira de participao dos eleitores no regime poltico, os direitos e deveres do cidado, o procedimento e o processo eleitoral, incluindo o processo penal eleitoral, contendo normas de direito substantivo e adjetivo. Ver tambm Cdigo Eleitoral / Justia Eleitoral / Legislao eleitoral. Referncia FERREIRA, Pinto. Direito Eleitoral. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977-. v. 27, p. 131-135.

Direito poltico ativo


Consiste no direito de votar, seja para escolha de um representante, seja para aprovar atos dos representantes eleitos por meio de plebiscito ou referendo. O exerccio do direito poltico ativo pressupe a capacidade ativa. Ver tambm Capacidade eleitoral / Direitos polticos. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: IEPC, 1998. p. 53.

Direito poltico negativo


Traa o contrrio do Direito poltico positivo, impedindo, excluindo ou suspendendo dos direitos de participao no processo eleitoral, seja como eleitor, seja como candidato. Por conseguinte incluem-se entre os direitos polticos negativos as regras que impedem o alistamento eleitoral e o voto, bem como as que retiram, temporria ou definitivamente, do indivduo o direito de votar e de ser votado, para certos e determinados cargos, ou para todo e qualquer cargo. Ver tambm Direito poltico positivo / Direitos polticos / Inelegibilidade. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: IEPC, 1998. p. 57.

Direito poltico passivo


o conjunto de normas jurdicas que regulam a participao do indivduo na vida poltica do pas, como candidato a cargo eletivo, ou mesmo depois de eleito. Ver tambm Elegibilidade / Desincompatibilizao / Direitos polticos. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: IEPC, 1998. p. 54.

Direito poltico positivo


Congrega as regras permissivas, da participao no processo eleitoral, seja como eleitor, seja como candidato. Ver tambm Alistamento eleitoral / Elegibilidade / Direitos polticos. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: IEPC, 1998. p. 53.

Direitos polticos
Direitos polticos ou direitos de cidadania o conjunto dos direitos atribudos ao cidado, que lhe permite, atravs do voto, do exerccio de cargos pblicos ou da utilizao de

outros instrumentos constitucionais e legais, ter efetiva participao e influncia nas atividades de governo. Estar no gozo dos direitos polticos significa, pois, estar habilitado a alistar-se eleitoralmente, habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeaes para certos cargos pblicos no eletivos, participar de sufrgios, votar em eleies, plebiscitos e referendos, apresentar projetos de lei pela via da iniciativa popular e propor ao popular. Quem no est no gozo dos direitos polticos no poder filiar-se a partido poltico e nem investir-se em qualquer cargo pblico, mesmo no eletivo. Ver tambm Alistamento eleitoral / Capacidade eleitoral / Elegibilidade / Eleio / Mandato eletivo. Referncia ZAVASCKI, Teori Albino. Direitos polticos: perda, suspenso e controle jurisdicional. Resenha Eleitoral: nova srie, Florianpolis, v. 2, p. 42-55, mar. 1995. Edio especial.

Disputa eleitoral
Ver Eleio.

Domiclio eleitoral
o lugar da residncia ou moradia do requerente inscrio eleitoral (art. 42, pargrafo nico, do Cdigo Eleitoral) ou, segundo a jurisprudncia do TSE, o lugar onde o interessado tem vnculos (polticos, sociais, patrimoniais, negcios). A legislao que regula as eleies exige que o candidato a um cargo eletivo, alm de preencher outras exigncias legais e no incorrer em incompatibilidades ou inelegibilidades, tenha domiclio eleitoral na circunscrio pela qual deseje concorrer. Ver tambm Circunscrio eleitoral / Ttulo de eleitor.

Elegibilidade - ver mais


a capacidade de ser eleito, a qualidade de uma pessoa que elegvel nas condies permitidas pela legislao. A elegibilidade , na restrita preciso legal, o direito do cidado de ser escolhido mediante votao direta ou indireta para representante do povo ou da comunidade, segundo as condies estabelecidas pela Constituio e pela legislao eleitoral.

Ver tambm Capacidade eleitoral passiva / Direitos polticos. Referncia ELEGIBILIDADE. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 30, p. 260.

Eleio
Como o verbo eleger, o substantivo eleio provm do verbo latino eligere, "escolher", pelo substantivo electione, "escolha". Nas formas e sistemas democrticos de governo, eleio o modo pelo qual se escolhem os legisladores [vereadores, deputados e senadores], o chefe do Poder Executivo [prefeitos, governadores e presidente da Repblica] e, em alguns pases, tambm outras autoridades pblicas (...) Ver tambm Direito Eleitoral / Direitos polticos / Sistema eleitoral / Sistema eleitoral majoritrio / Sistema eleitoral proporcional. Referncia ELEIO. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 321-323.

Eleio a bico de pena


Dizia-se das eleies da velhssima Repblica, a de antes de 1930. Nestas, como se recorda, o voto no era secreto, mas "aberto". O sistema de poder vigente tomava trs tipos de precauo, para evitar surpresas nos resultados das eleies: primeiro, os chefes e caciques polticos, principalmente do interior, orientavam os eleitores a votar em determinados candidatos, e s neles; para isso, entregavam ao votante uma "marmita" (pilha) de cdulas dos candidatos em que deveriam votar; segundo, as atas das juntas apuradoras freqentemente, as prprias mesas receptoras eram feitas para mostrar determinados resultados, nem sempre concordes com a contagem dos votos depositados naquela seo; terceiro, onde isso no era possvel nas capitais e grandes cidades de ento, em que eram eleitos candidatos "indesejveis", de oposio a Cmara e o Senado faziam a "verificao dos poderes" dos que se apresentavam a tomar posse. A, muitos dos "indesejveis" sofriam a "degola": seus mandatos eram invalidados pela Casa. Ver tambm

Degola / Eleio. Referncia ELEIO a bico de pena. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 323.

Eleio direta - ver mais


Eleies dizem-se diretas quando o eleitor vota nominalmente no candidato ou partido de sua preferncia. Ver tambm Eleio / Votao / Voto direto. Referncia ELEIO. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 321-323.

Eleio distrital
Eleio do governador e vice-governador do Distrito Federal e dos deputados (distritais) Cmara Legislativa do Distrito Federal. (No confundir com eleio pelo "sistema distrital".) Ver tambm Eleio / Sistema eleitoral distrital. Referncia ELEIO distrital. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 333.

Eleio em dois turnos


Faz-se eleio em dois turnos somente em pleito realizado pelo sistema majoritrio, princpio que requer, para considerar-se eleito, que um dos candidatos ao cargo em disputa obtenha numa primeira ou nica votao, ou numa segunda, se necessrio a maioria absoluta (metade mais um) dos votos vlidos. No se computam, nesse caso, os votos em branco e os nulos. Se nenhum dos candidatos alcanar a maioria absoluta dos votos vlidos, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados no primeiro. Considera-se, ento, eleito o candidato que obtiver maioria dos votos vlidos.

Ver tambm Eleio / Sistema eleitoral majoritrio / Turno eleitoral. Referncia ELEIO em dois turnos. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 333.

Eleio estadual
Eleio dos governadores e vice-governadores dos estados e dos deputados (estaduais) s respectivas assemblias legislativas. Ver tambm Circunscrio eleitoral / Eleio. Referncia ELEIO estadual. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 335.

Eleio federal
Eleio de deputados federais e de senadores realizada simultaneamente com a de presidente e vice-presidente da Repblica. Ver tambm Eleio. Referncia ELEIO federal. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 335.

Eleio indireta - ver mais


aquela em que as pessoas que vo exercer mandatos polticos no so eleitas diretamente pelo povo, mas por um colgio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus representantes. Ver tambm Circunscrio eleitoral / Eleio.

Eleio majoritria
Ver Sistema eleitoral majoritrio.

Eleio municipal
Eleio de prefeitos e vice-prefeitos e de vereadores e, onde houver, de juzes de paz. Ver tambm Circunscrio eleitoral / Eleio. Referncia ELEIO municipal. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 340.

Eleio parametrizada
Refere-se eleio no oficial realizada por instituies pblicas ou particulares com a utilizao, a ttulo de emprstimo, do sistema eletrnico de votao (urnas eletrnicas e programas). Referncia ELEIO parametrizada. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 95.

Eleio por sufrgio restrito


Ocorre quando o voto restrito a pessoas que possuem determinadas qualidades, podendo ser censitrio, se relevar como critrio de alistabilidade eleitoral a condio econmica, ou capacitrio, se considerar status, poder etc. Ver tambm Eleio / Voto restrito. Referncia CAMPETTI SOBRINHO, Geraldo. Fontes de informao em direito eleitoral. Braslia, 1999. Trabalho apresentado na disciplina Fontes de Informao do curso de psgraduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia.

Eleio proporcional
Ver Sistema eleitoral proporcional.

Eleio simultnea
aquela cujo perodo de votao para a escolha de mandatrios para cargos eletivos concomitante escolha para cargo eletivo diverso. A Lei n 9.504/97, art. 1, pargrafo nico, combinado com o Cdigo Eleitoral, art. 85, estabelecem que sero realizadas simultaneamente em todo o Pas as eleies gerais (para presidente e vice-presidente da Repblica, governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital). A Lei n 9.504/97 prev a simultaneidade, tambm, das eleies para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Eleio solteira
Diz-se da eleio para um cargo s, geralmente do Executivo. Assim foram as eleies presidenciais de 1955 e 1989, e as de governador nos estados cujo mandato era de cinco anos. Em alguns casos, principalmente nas capitais estaduais cuja autonomia nem sempre foi respeitada , fez-se a eleio de prefeito, sem que, simultaneamente, se elegesse a Cmara Municipal, como ocorreu em So Paulo, em 1953, 1957, 1961 e 1965, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral paulista. Ver tambm Eleio. Referncia ELEIO solteira. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 343.

Eleio suplementar
As eleies suplementares esto previstas no art. 187, 201 e 212 do Cdigo Eleitoral, caracterizando-se pela renovao das eleies apenas em algumas sees eleitorais. Ocorre nos casos em que a Junta Apuradora verificar que os votos das sees anuladas e daquelas cujos eleitores foram impedidos de votar podero alterar a representao de qualquer partido ou classificao de candidato eleito pelo princpio majoritrio. Nestes casos, far imediata comunicao do fato ao Tribunal Regional, que marcar, se for o caso, dia para a renovao da votao naquelas sees. Diferencia-se do instituto da renovao das eleies (art. 224 do CE), pois esta ocorrer quando a nulidade atingir a mais de metade dos votos da circunscrio eleitoral, que ser o pas nas eleies presidenciais, o Estado nas eleies federais e estaduais, ou o municpio nas eleies municipais.

Ver tambm Eleio / Renovao de eleies / Seo eleitoral. Referncia FERNANDES, Llia Maria da Cunha. Direito eleitoral. 2. ed. Braslia: Fortium, 2006, p. 67.

Eleio territorial
Eleio para os deputados s cmaras legislativas dos territrios federais. Ver tambm Eleio. Referncia ELEIO territorial. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 343.

Eleies gerais
Diz-se da eleio realizada simultaneamente em todo o pas, abrangendo as de presidente e vice-presidente da Repblica, governador e vice-governador dos estados e do Distrito Federal, senadores, e deputados federais, estaduais, distritais e territoriais. Ver tambm Eleio. Referncia ELEIO geral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 336.

Eleitor - ver mais


o cidado brasileiro, devidamente alistado na forma da lei, no gozo dos seus direitos polticos e apto a exercer a soberania popular consagrada no art. 14 da CF atravs do sufrgio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e mediante os instrumentos de plebiscito, referendo e iniciativa popular das leis. Ver tambm Alistamento eleitoral / Capacidade eleitoral / Eleitorado / Inscrio eleitoral. Referncia

ELEITOR. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 369.

Eleitor de cabresto
Diz-se do eleitor que vota, no de acordo com sua conscincia ou preferncia, mas estritamente de acordo com as instrues e diretivas de um "cabo eleitoral" ou do "chefe poltico" local. Ver tambm Aliciamento de eleitor / Cabo eleitoral / Curral eleitoral. Referncia ELEITOR de cabresto. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 374.

Eleitor de parquia
Denominao dada, no Imprio, at 1881, aos que votavam no 2 grau. A Constituio monrquica de 25 de maro de 1824 determinava fossem indiretas as eleies, "elegendo a massa dos cidados ativos em assemblias paroquiais os eleitores de provncia, e este os representantes da Nao, e provncia." Ver tambm Eleio indireta / Eleitor. Referncia ELEITOR de parquia. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 193.

Eleitor fantasma
Eleitor falecido cujo ttulo ainda utilizado para votao. Ver tambm Eleitor. Referncia ELEITOR FANTASMA. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 95.

Eleitorado
Conjunto de eleitores; totalidade de cidados que, numa certa comunidade poltica, tm o poder de votar ou do sufrgio ativo, por estarem regularmente inscritos. Assim se diz da dignidade conferida a uma pessoa, como eleitor, ou da aptido jurdica de participar de uma eleio, como um dos membros do colgio eleitoral. Ver tambm Batimento / Cadastro eleitoral / Reviso do eleitorado. Referncia FERREIRA, Pinto. Eleitorado. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 30, p. 333-338.

Enquete
o levantamento de opinies, sem controle de amostra, que no utiliza mtodo cientfico para sua realizao e depende apenas da participao espontnea do interessado. Ver tambm Pesquisa eleitoral. Referncia ENQUETE. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 99.

Escrutinador
So cidados convocados que trabalham nas eleies na apurao dos votos. Divergem dos auxiliares, pois estes podem ou no escrutinar votos. Estes, a princpio, devem se encarregar dos servios de apoio administrativo da Junta Eleitoral. Ver tambm Apurao da eleio / Escrutnio / Junta eleitoral Referncia CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. 12. ed. So Paulo: Edipro, 2006. p. 187.

Escrutnio

O escrutnio mais do que a simples contagem dos votos colhidos no decorrer de uma eleio. Tal contagem constitui-se apenas uma das fases do processo de apurao dos votos, vale dizer, uma das fases do escrutnio. Concluda a recepo de votos, as respectivas urnas so remetidas junta eleitoral para apurao (Cdigo Eleitoral, art. 154, VI). A partir desse momento inicia-se o escrutnio da eleio, ou seja, sua apurao. Ver tambm Apurao da eleio / Voto secreto. Referncia SWENSSON, Walter Cruz. Escrutnio. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 33, p. 177-180.

Estatuto de partido poltico


Conjunto de normas que fixam os objetivos, a estrutura interna, a organizao e o funcionamento do partido poltico. Ver tambm Autonomia partidria / Legislao eleitoral / Lei dos Partidos Polticos / Partido poltico. Referncia ESTATUTO de partido poltico. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 2, p. 421.

Fidelidade partidria
Fidelidade partidria uma caracteristica medida pela obedincia do filiado ao programa, diretrizes e deveres definidos pelo partido poltico, ou ainda pela migrao do filiado de um partido poltico para outro. O TSE entende que, por vigir no Brasil o sistema representativo, o mandato eletivo pertence ao partido poltico (Cta n1.398 de 27.3.7 e Cta 1.407 de 16.10.2007). Assim sendo, o titular de mandato que mudar de partido poder perder o cargo em procedimento prprio. Ver tambm Partido poltico.

Fileiro

So os cabos eleitorais que fazem seu trabalho de convencimento do eleitor na prpria fila de eleitores prestes a entrar na seo eleitoral para votar. O art. 39, 5 da Lei n 9.504/97 preceitua que constituem crime, no dia da eleio, a arregimentao de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna. Ver tambm Boca-de-urna / Boqueiro.

Filiao partidria
Ato pelo qual um eleitor aceita e adota o programa de um partido poltico. Vnculo que se estabelece entre o poltico e o partido. condio de elegibilidade, conforme disposto no artigo 14, 3, inciso V da Constituio Federal. Nos termos do artigo 16 da Lei dos Partidos Polticos Lei n 9.096/95 -, s pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos polticos. Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor dever estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleies, conforme dispe o artigo 18 da Lei n 9.096/95. Ver tambm candidato / elegibilidade/ partido poltico. Referncia 1. BRASIL. Constituio Federal. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Edio especial, revista e atualizada, a partir do texto da 8. edio de 2008. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2009. Art. 14, 3, inciso V, p. 6. 2. BRASIL. Lei n 9.096 de 19 de setembro de 1995. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Edio especial, revista e atualizada, a partir do texto da 8. edio de 2008. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2009. Art. 16 e Art. 18, p. 7 a 8. 3. SAID FARHART. Dicionrio Parlamentar e Poltico - O processo poltico e legislativo no Brasil.Editora Fundao Petrpolis. Pag. 425.

Fiscal eleitoral
Representante de um partido poltico que fica, por delegao dos candidatos ou de grupos partidrios que o apiam, junto mesa receptora de votos para fiscalizar a apurao ou apresentar impugnaes. Ver tambm

Apurao da eleio / Delegado de partido / Eleio / Partido poltico. Referncia FISCAL eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 2, p. 561.

Folha de votao
Ver Folha individual de votao.

Folha individual de votao


Listagem fornecida pelo TSE, que contm informaes dos eleitores que votam em uma determinada seo. Esta listagem usada para confirmao do nome do eleitor na seo e possui uma parte destacvel que entregue ao eleitor como comprovante de comparecimento votao. Nesta listagem, o nmero da pgina ser grafado em tamanho especial e este nmero aparecer na tela do microterminal para fcil localizao do comprovante, enquanto o eleitor vota. Ver tambm Caderno de folha de votao / Eleio. Referncia CAMARO, Paulo Csar Bhering. O voto informatizado: legitimidade democrtica. So Paulo: Empresa das Artes, 1997. p. 108.

Fsforo - ver mais


O fsforo era a pessoa que votava no lugar de um eleitor, ou seja, um impostor. A origem possvel do vocbulo decorreria da semelhana da urna de madeira com uma caixa de fsforo e nesse sentido, o fsforo se dispunha a riscar, isto , a votar em qualquer urna. Ver tambm Aliciamento eleitoral / Crime eleitoral / Fraude eleitoral

Fraude eleitoral
Qualquer ato ardiloso que venha a desvirtuar a vontade do eleitorado, manifestada no sufrgio, por violao ou adulterao do processo democrtico. Por exemplo: substituio de cdulas por outras, distribuio antecipada de cdulas rubricadas pelo mesrio para que os candidatos a forneam j preenchidas aos votantes, etc. Ver tambm

Aliciamento eleitoral / Crime eleitoral. Referncia CAMPETTI SOBRINHO, Geraldo. Fontes de informao em direito eleitoral. 1999. p. 74. Trabalho apresentado na disciplina Fontes de Informao do curso de ps-graduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia.

Funo eleitoral
o conjunto de atividades relacionadas aos juzes e promotores eleitorais, tais como administrao do cadastro de eleitores, alistamento eleitoral, registro de candidatos, apreciao judicial de questes relacionadas ao processo eleitoral, filiao partidria e registro de estatuto dos partidos polticos. A Justia Eleitoral, para as atividades judiciais, no tem quadro prprio de pessoal. Possui funes eleitorais que so preenchidas, a ttulo de gratificao eleitoral, nos juzos eleitorais, por promotores de justia e juzes de direito; nos tribunais regionais, por advogados, juzes de direito, juiz federal e desembargadores; no Tribunal Superior, por advogados, ministros do Superior Tribunal de Justia e do Supremo Tribunal Federal. Ver tambm Juiz eleitoral / Justia Eleitoral.

Funcionamento parlamentar
O funcionamento parlamentar o direito que possuem os partidos polticos de se fazerem representar como tal nas casas legislativas. Consiste no direito de seus membros se organizarem em bancadas, sob a direo de um lder de sua livre escolha, e de participarem das diversas instncias da casa legislativa. Ver tambm Fundo partidrio / Clusula de barreira.

Fundo Partidrio
Fundo especial de assistncia aos partidos polticos, constitudo pelas multas e penalidades eleitorais, recursos financeiros legais, doaes espontneas privadas, dotaes oramentrias pblicas. Ver tambm Partido poltico / Prestao de contas de partido poltico. Referncia

FUNDO Partidrio. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. 374-375.

Gastos eleitorais
So as despesas realizadas pelos candidatos e pelos partidos polticos durante a campanha eleitoral. Estas despesas esto discriminadas no art. 26 da Lei n 9.504/97. Ver tambm Campanha eleitoral.

Horrio gratuito
Tempo para veiculao de mensagens partidrias ou propaganda eleitoral concedido aos partidos polticos, gratuitamente, nas emissoras de rdio e televiso, conforme determina o art. 17, 3, da Constituio Federal. A sua distribuio obedece ao que estabelecem as leis n 9.096/95 (arts. 49, I e II, e 13) e n 9.504/97 (art. 47, 2, I e II). O procedimento para veiculao das mensagens partidrias instrudo pela Res. n 20.034/97 (instrues para o acesso gratuito ao rdio e televiso pelos partidos polticos) e por resoluo para a propaganda eleitoral, expedida at maro do ano em que se realizam as eleies. As emissoras de rdio e televiso tm assegurada a compensao fiscal pela veiculao gratuita das mensagens partidrias (pargrafo nico do art. 52, da Lei n 9.096/95) ou da propaganda eleitoral (art. 99, da Lei n 9.504/97). Ver tambm Propaganda eleitoral / Propaganda partidria / Propaganda poltica.

Idade eleitoral
Aquela em que a pessoa passa a ter o direito de votar e de ser votada. A idade exigida pela Constituio Federal para o alistamento de dezesseis anos, facultativamente, e de dezoito anos, obrigatoriamente. Para ser votado, o eleitor deve ter dezoito anos para vereador, vinte e um anos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz, trinta anos para governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal e trinta e cinco anos para presidente e vice-presidente da Repblica e senador. (Art. 14, da CF/88) A idade exigida do eleitor a que ele conte na data da eleio, enquanto que para o candidato a data de referncia a da posse. Ver tambm Alistamento eleitoral / Cidado / Elegibilidade / Eleitor. Referncia

IDADE eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 2, p. 746.

Identificao Biomtrica - ver mais


Sistema de identificao que funciona com a coleta dos dados biomtricos (impresses digitais e fotos) dos eleitores garantindo que cada pessoa seja nica no cadastro eleitoral, descartando a possibilidade de um eleitor se passar por outro no ato de votar. Ver tambm Biometria/Cadastro Eleitoral/Urna Biomtrica/Voto Eletrnico

Impugnao eleitoral
o ato de oposio, discrepncia, contradio ou refutao no mbito da Justia Eleitoral. A impugnao pode ser feita antes ou depois de um ato ou deciso eleitoral. Pode ser verbal (oral) ou escrita; sendo verbal, dever constar em termo ou ata. Ver tambm Ao de investigao judicial eleitoral. Referncia CERQUEIRA, Thales Tcito Pontes Luz de Pdua. Direito eleitoral brasileiro: o Ministrio Pblico Eleitoral, as eleies em face da Lei n 9.504/97. 2. ed. rev. ampl. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 677.

Inelegibilidade
A inelegibilidade importa no impedimento temporrio da capacidade eleitoral passiva do cidado, que consiste na restrio de ser votado, nas hipteses previstas na LC n 64/90 e na Constituio Federal, no atingindo, portanto, os demais direitos polticos, como, por exemplo, votar e participar de partidos polticos. (AgRgAG n 4.598, de 03.06.04) A inelegibilidade pode ser absoluta, proibindo a candidatura s eleies em geral, ou relativa, impossibilitando a postulao a determinado mandato eletivo. Ver tambm Irreelegibilidade / Lei de Inelegibilidades.

Inelegibilidade reflexa

Refere-se inelegibilidade do cnjuge ou companheiro(a) e dos parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, dos chefes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal ou de quem os tenha sucedido ou substitudo dentro dos seis meses anteriores eleio, prevista na CF/88, art. 14, 7 o . Ver tambm Inelegibilidade. Referncia INELEGIBILIDADE reflexa. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 132.

Infidelidade partidria
Ato poltico daquele que no observa as diretrizes partidrias da sua agremiao ou abandona o partido poltico sem justificativa. A respectiva sano est prevista no artigo 26 da Lei n. 9.096, de 19 de setembro de 1995. O Supremo Tribunal Federal considerou constitucional a perda de mandato eletivo por infidelidade partidria, conforme prev Resoluo TSE n 22.610/2007. Ver tambm filiao partidria / fidelidade partidria/ transfugismo partidrio. Referncia 1.BRASIL. Lei n 9.096 de 19 de setembro de 1995. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Edio especial, revista e atualizada, a partir do texto da 8. edio de 2008. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2009. Art. 26, p. 10. 3. Resoluo TSE n 22.610/2007.

Inscrio eleitoral
Ato de alistamento eleitoral, subseqente qualificao, pelo qual o cidado passar a ser eleitor. [A inscrio eleitoral condio essencial para que o brasileiro maior de 18 anos tenha condies de exercitar seus direitos polticos. exigncia de lei que s votem os eleitores alistados. Tambm, para ser votado, o maior de 18 anos deve ser alistado. O alistamento uma das condies de elegibilidade estabelecidas pela CF, em seu art. 14, 3, III.] Ver tambm

Alistamento eleitoral / Qualificao eleitoral / Ttulo de eleitor. Referncia INSCRIO eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 2, p. 851.

Instruo do Tribunal Superior Eleitoral


Ato normativo editado pelo Tribunal, sob a forma de resoluo, para regulamentar e orientar a execuo da legislao eleitoral e partidria. Designa tambm a classe do processo em que tal ato expedido. Ver tambm Acrdo / Legislao eleitoral / Resoluo do Tribunal Superior Eleitoral.

Irreelegibilidade
Impossibilidade de o chefe do Executivo vir a se candidatar novamente para o cargo do qual titular. No Brasil, pelo que dispe a Constituio Federal, em seu art. 14, 5, a irreelegibilidade atinge prefeito, governador, presidente e seus respectivos vices no exerccio de seu segundo mandato, uma vez que podem ser reeleitos para um nico perodo subseqente. Ver tambm Elegibilidade / Inelegibilidade.

Iseno eleitoral
Documento fornecido pela Justia Eleitoral s pessoas cujo alistamento eleitoral seja proibido ou facultativo, isentando-as das sanes legais. Ver tambm Alistamento eleitoral / Eleitor. Referncia SWENSSON, Walter Cruz. Iseno eleitoral. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 46, p. 254-255.

uiz eleitoral
Os juzes eleitorais so magistrados da Justia Estadual designados pelo TRE para presidir as zonas eleitorais.

So titulares de zonas eleitorais, funcionando como rgo singular em primeira instncia, enquanto a junta que preside na ocasio dos pleitos rgo colegiado de primeira instncia. Dentre suas competncias, esto as de cumprir e fazer cumprir as decises e determinaes do TSE e dos tribunais regionais. Das instncias da Justia Eleitoral, a que se encontra mais prxima do eleitor e dos candidatos locais e qual o cidado deve se dirigir quando for se alistar, solicitar segunda via ou transferncia do ttulo eleitoral ou, ainda, resolver qualquer questo pertinente Justia Eleitoral. Ver tambm Cartrio eleitoral / Juzo eleitoral / Justia Eleitoral / Zona eleitoral.

Juzo eleitoral
aquele perante o qual se discutem questes relativas ao denominado Direito Eleitoral. Juzo privativo para os problemas de ordem eleitoral. Ver tambm Cartrio eleitoral / Circunscrio eleitoral / Juiz eleitoral / Justia Eleitoral. Referncia JUZO eleitoral. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 46, p. 461.

Junta eleitoral
Este rgo colegiado provisrio constitudo por dois ou quatro cidados e um juiz de direito, seu presidente, que nomear quantos escrutinadores e auxiliares forem necessrios para atender boa marcha dos trabalhos. Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas so publicados em tempo hbil para que qualquer partido poltico possa, em petio fundamento, impugnar as indicaes. Compete junta eleitoral, que deve ser nomeada pelo TRE, sessenta dias antes das eleies, apurar, no prazo de dez dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio, expedir os boletins de apurao e diplomar os eleitos para cargos municipais. Ver tambm Apurao da eleio / Escrutinador / Justia Eleitoral.

Justia Eleitoral - ver mais

Ramo do Poder Judicirio composto pelo Tribunal Superior Eleitoral, pelos tribunais regionais eleitorais, juzes eleitorais e juntas eleitorais. Especializada em tratar assuntos ligados ao alistamento e processo eleitoral, s eleies, apurao de votos, expedio de diplomas aos eleitos, aos partidos polticos e aos crimes eleitorais, s argies de inelegibilidade etc. Ver tambm Juiz eleitoral / Junta eleitoral / Tribunal Regional Eleitoral / Tribunal Superior Eleitoral.

Justificao de eleitor - ver mais


Procedimento usado para justificar o no-comparecimento s eleies. Ver tambm Absteno eleitoral / Certido de quitao eleitoral / Eleio. Referncia JUSTIFICAO de eleitor. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 144.

Legenda de aluguel
Diz-se que so "de aluguel" as legendas dos partidos desprovidos de representao no Congresso ou com escassssimo nmero de filiados e/ou parlamentares, e disponveis para abrigar candidaturas de polticos geralmente endinheirados dispostos a pagar um preo pela sua inscrio e apresentao da candidatura a um posto eletivo geralmente federal e, menos freqentemente, estadual. Ver tambm Partido poltico. Referncia LEGENDAS de aluguel. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 556.

Legenda partidria
a denominao abreviada do partido poltico, conforme exigncia da Lei n 9.096/95, em seu artigo 15, inciso I*. formada pela primeira letra (ou mais de uma) de cada uma das partes sucessivas de seu nome. Formam-se tais designaes pelo processo que, na lngua portuguesa, se conhece como acrnimo, isto , pela "palavra formada pela primeira letra (ou mais de uma) de cada uma das partes sucessivas de uma locuo ou

pela maioria das partes. Ex.: sonar [<so(und) na(vigation) r(anging)]." "Dicionrio Aurlio Eletrnico" Exemplo: Partido do Movimento Literrios = PML; Partido da Histria do Brasil = PHB; [*"Art. 15. O estatuto do partido deve conter, entre outras, normas sobre: I nome, denominao abreviada e o estabelecimento da sede na capital federal;"] Ver tambm Partido poltico.

Legislao eleitoral - ver mais


Consiste a legislao eleitoral em dispositivos constitucionais e legais explicitados e detalhados em sucessivas resolues do Tribunal Superior Eleitoral que regem o exerccio dos direitos polticos, o voto, a soberania popular e os demais direitos inerentes cidadania, nacionalidade, constituio dos poderes do estado, bem assim os concernentes instituio e funcionamento dos partidos polticos, ao sistema eleitoral e seu processo, s condies de elegibilidade e aos casos de inelegibilidade. Ver tambm Cdigo Eleitoral / Direito Eleitoral / Lei Eleitoral / Lei dos Partidos Polticos. Referncia LEGISLAO eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 575-577.

Lei Agamenon - ver mais


Decreto-Lei n 7.586, de 28/5/1945, que recriou a Justia Eleitoral no Brasil, regulando em todo o pas o alistamento eleitoral e as eleies. Esta lei introduziu na legislao eleitoral brasileira a exigncia de organizao em bases nacionais para o registro de partidos polticos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ficou conhecido pelo nome do seu elaborador e ento ministro da Justia, Agamenon Magalhes. Ver tambm Cdigo Eleitoral / Legislao eleitoral. Referncia

CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. So Paulo: Edipro, 2006. p. 36.

Lei da Ficha Limpa


Lei Complementar n 135, de 04 de junho de 2010, que altera a Lei Complementar n 64 (Lei de Inelegibilidade). Originou-se de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rgidos os critrios para candidatura, criar novas causas de inelegibilidades e alterar as existentes. A lei torna inelegvel, dentre outras possibilidades, o candidato condenado em deciso colegiada por crimes contra a administrao pblica, o sistema financeiro, ilcitos eleitorais, de abuso de autoridade, prtica de lavagem de dinheiro, trfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formao de quadrilha. Ver tambm Abuso de autoridade / Abuso do poder econmico / Abuso do poder poltico / Desincompatibilizao / Inelegibilidade / Lei de Inelegibilidade / Legislao eleitoral

Lei de Inelegibilidade
Lei Complementar n 64, de 18/05/1990, que estabelece, de acordo com o art. 14 da Constituio Federal, casos de inelegibilidades, prazos de cessao, para proteger a normalidade e a legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico e do abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta e indireta. Ver tambm

Abuso de autoridade / Abuso do poder econmico / Abuso do poder poltico / Desincompatibilizao / Inelegibilidade /Legislao eleitoral.

Lei do Censo
Ver Lei Saraiva.

Lei do Tero - ver mais


A Lei do Tero no era um processo proporcional. Simplesmente dividia os cargos eletivos a preencher em dois teros para a maioria e um tero para a minoria. Mas os partidos geralmente no se apresentavam sozinhos, e sim em coligaes. A coligao que vencesse, ganhando os dois teros, seria formada de elementos de mais de um partido. E, nas cmaras, seria difcil garantir que a unidade obtida nas eleies seria mantida no

Plenrio. Assim, "maioria" era um conceito que se relacionava mais com uma vitria eleitoral do que propriamente com uma organizao de governo. Ver tambm Legislao eleitoral / Quociente eleitoral. Referncia FERREIRA, Manoel Rodrigues. A evoluo do sistema eleitoral brasileiro. Braslia: Senado Federal, 2001. p. 245.

Lei dos Crculos - ver mais


O sistema de "crculos" ou eleio de um s deputado em cada distrito j era, de h muito, usado nos Estados Unidos, Inglaterra e Frana. Mas a lei de 19 de setembro de 1855, que instituiu os "crculos", foi inspirada diretamente na Lei Eleitoral francesa de 22 de dezembro de 1789, cujo art. 25 estabelecia trs escrutnios, exigindo maioria absoluta no primeiro, no segundo e, caso em nenhum houvesse algum candidato obtido majorit absolute (maioria absoluta) no terceiro escrutnio, somente poderiam ser candidatos os dois mais votados na segunda eleio anterior. Ver tambm Legislao eleitoral / Turno eleitoral. Referncia FERREIRA, Manoel Rodrigues. A evoluo do sistema eleitoral brasileiro. Braslia: Senado Federal, 2001. p. 191.

Lei dos Partidos Polticos


Lei n 9.096, de 19/09/1995, que disciplina o art. 17 da Constituio Federal dispondo, dentre outros assuntos, sobre a criao, fuso, incorporao e extino dos partidos polticos. Ver tambm Legislao eleitoral / Partido poltico.

Lei das Eleies


Lei n 9.504, de 30/09/1997, na qual se estabelece a data das eleies, os cargos que estaro em disputa, os critrios para o reconhecimento do candidato eleito, em eleies majoritrias, e, ainda, normas sobre coligaes partidrias, perodo para as convenes

partidrias de escolha de candidatos, prazos de registro de candidaturas, forma de arrecadao e aplicao de recursos, prestao de contas, pesquisas pr-eleitorais, propaganda eleitoral e fiscalizao das eleies; veda determinadas condutas a agentes pblicos, etc. Ver tambm Legislao eleitoral.

Lei Etelvino Lins - ver mais


Lei n 6.091, de 15/08/1974, que dispe sobre o fornecimento gratuito de transporte e alimentao, em dias de eleio, a eleitores residentes nas zonas rurais, alm das justificativas eleitorais dos eleitores impossibilitados de votar por se encontrarem fora de seu domiclio. Esta lei conhecida tambm como Lei de Transporte e Alimentao. Ver tambm Legislao eleitoral / Transporte de eleitor.

Lei Rosa e Silva - ver mais


Estabelecia as condies de elegibilidade para os cargos federais e relacionava as inelegibilidades. No dia 15 de novembro de 1904, Rodrigues Alves sancionou a nova Lei Eleitoral da Repblica, que tomou o n 1.269 e ficou conhecida pelo nome de Lei Rosa e Silva. Essa lei revogou a Lei Eleitoral n 35, de 26 de janeiro de 1892, e toda a legislao esparsa anterior. A lei constava de 16 captulos, com 152 artigos e mais pargrafos. Ver tambm Elegibilidade / Inelegibilidade / Justia Eleitoral / Lei Eleitoral. Referncia FERREIRA, Manoel Rodrigues. A evoluo do sistema eleitoral brasileiro. Braslia: Senado Federal, 2001. p. 339-341.

Lei Saraiva - ver mais


No dia 9 de janeiro de 1881, pelo Decreto n 3.029, o imperador sancionou a nova Lei Eleitoral, conhecida como "Lei Saraiva", que substituiria todas as anteriores.

Essa legislao eleitoral foi da mais alta importncia na vida poltica do pas. Teve a redao de Rui Barbosa, mas o projeto, que reformava profundamente a lei vigente, foi de iniciativa do Conselheiro Saraiva. Aboliu as eleies indiretas at ento existentes, resqucio oriundo da influncia da Constituio espanhola de 1812, introduzindo as diretas. Adotou o voto do analfabeto, proibido, mais tarde, nas eleies federais e estaduais, pela Constituio de 1891. Tomou relevo, com a lei, o papel da magistratura no processo eleitoral. Ampliou as incompatibilidades eleitorais e os ttulos passaram a ser assinados pelo juiz. O alistamento passou a ser permanente. chamada tambm de Lei do Censo. Ver tambm Eleio indireta / Legislao eleitoral. Referncia CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. So Paulo: Edipro, 2006. p. 32.

Lista eleitoral
a que contm o nome dos eleitores ou o nome dos candidatos em determinada eleio. Ver tambm Folha individual de votao. Referncia BRASIL. Lei n 9.504 de 30 de setembro de 1997. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 7. ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2006. Art. 12, p. 266.

Local de votao
Ver Seo eleitoral.

Mandato eletivo
O exerccio das prerrogativas e o cumprimento das obrigaes de determinados cargos por um perodo legalmente determinado. A habilitao para investidura e posse nele se efetiva pela vitria em eleies, conduzidas pela Justia Eleitoral. Depois da vitria, a Justia Eleitoral concede-lhe um diploma reconhecendo-lhe a legitimidade para a posse e o exerccio das funes inerentes ao cargo disputado. Ver tambm Desincompatibilizao / Direitos polticos.

Mapa de apurao
Formulrio para transcrio de resultado de votao. Ver tambm Apurao da eleio / Eleio. Referncia MAPA de apurao. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e informao, 2006. p. 159.

Mquina de votar
A mquina de votar foi concebida para prover um mtodo simples de votar a eleitores que tenham dificuldade com as cdulas, para manter o segredo absoluto, garantir o registro de todos os votos e eliminar as irregularidades nas eleies por ignorncia ou fraude. Ver tambm Urna eletrnica. Referncia BOLETIM ELEITORAL. So Paulo: Tribunal Regional Eleitoral do Estado de So Paulo, v. I e II, jul./nov. 1948.

Mdia - ver mais


o mtodo pelo qual ocorre a distribuio das vagas que no foram preenchidas pela aferio do quociente partidrio dos partidos ou coligaes. A verificao das mdias tambm denominada, vulgarmente, de distribuio das sobras de vagas. "Os lugares no preenchidos com a aplicao dos quocientes partidrios sero distribudos mediante observncia das seguintes regras (Cdigo Eleitoral, art. 109): I dividir-se- o nmero de votos vlidos atribudos a cada partido pelo nmero de lugares por ele obtido, mais um, cabendo ao partido que apresentar a maior mdia um dos lugares a preencher; II repetir-se- a operao para a distribuio de cada um dos lugares. 1 O preenchimento dos lugares com que cada partido for contemplado far-se- segundo a ordem de votao recebida pelos seus candidatos. 2 S podero concorrer distribuio dos lugares os partidos e coligaes que tiverem obtido quociente eleitoral."

Ver tambm Sistema eleitoral proporcional / Quociente eleitoral / Quociente partidrio. Referncia BRASIL. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Mdia. Disponvel em:<http://arvoredo.tre-sc.gov.br/eleicoes/media>. Acesso em: 7 out. 2003.

Mesa receptora de votos


Grupo de eleitores convocados pela Justia Eleitoral para receberem os votos, em eleies diretas. Estabelece o art. 119 do Cdigo Eleitoral que a cada seo eleitoral corresponde uma mesa receptora de votos. Constituem a mesa receptora um presidente, um primeiro e um segundo mesrios, dois secretrios e um suplente, nomeados pelo juiz eleitoral. Ver tambm Eleio / Mesrio / Seo eleitoral.

Mesrio
So cidados, convocados ou voluntrios, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, quando da realizao de uma eleio. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno. Ver tambm Junta eleitoral / Seo eleitoral.

Mesrio voluntrio
Eleitor que se oferece para os trabalhos eleitorais nas mesas receptoras de votos ou de justificativas. Para ser um mesrio voluntrio, o interessado deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de seu estado ou com o cartrio eleitoral em que est inscrito. Ver tambm mesrio.

Ministrio Pblico Eleitoral - ver mais

Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. O art. 37 da LC n 75/93 trata genericamente das funes eleitorais, pois dispe que o Ministrio Pblico Federal exercer suas funes nas causas de competncia dos tribunais e juzes eleitorais. A Constituio Federal de 1988 no incluiu o Ministrio Pblico Eleitoral dentre as modalidades distintas da instituio conforme se depreende do art. 128. Na estrutura atual, portanto, no h um Ministrio Pblico Eleitoral de carreira e quadro institucional prprio, como ocorre com o Ministrio Pblico do Trabalho e o Ministrio Pblico Militar. Quanto ao mbito de atuao do Ministrio Pblico, a estrutura dos cargos e as atribuies so as seguintes: 1) Procurador-geral eleitoral: exerce suas funes nas causas de competncia do TSE. 2) Procurador regional eleitoral: exerce suas funes perante as causas de competncia do TRE. 3) Promotor eleitoral: o membro do Ministrio Pblico local que atua perante os juzes e juntas eleitorais. Ver tambm Justia Eleitoral / Procurador-geral eleitoral / Procurador regional eleitoral / Promotor eleitoral. Referncia SOBREIRO NETO, Armando Antnio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 2. ed. rev. ampl. Curitiba: Juru, 2002. p. 70-72.

Observador eleitoral
A expresso "observador eleitoral" possui dois significados: 1. Pessoa designada pela Justia Eleitoral para acompanhar a realizao de conveno partidria para escolha de candidato. Atualmente no existem mais os observadores eleitorais neste sentido, uma vez que a Constituio Federal (art. 17, 1) assegura aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, sua organizao e o seu funcionamento. 2. Pessoa, designada por organismo internacional ou em carter singular, que acompanha o processo eleitoral em pas cuja democracia ainda no se encontre consolidada, conforme acordo internacional previamente celebrado.

A presena de observadores internacionais tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra num clima de transparncia, iseno e legalidade, visando assegurar a credibilidade dos resultados eleitorais. As responsabilidades dos observadores variam em funo da misso que integram, que podem ser de curta durao, de longa durao ou de superviso. Ver tambm Autonomia partidria / Partido poltico.

Palanque eletrnico
Forma alternativa de divulgao de propaganda poltico-partidria, realizada por meio de teles ou outros recursos audiovisuais assemelhados, de modo a prescindir da presena do candidato no palanque poltico. Ver tambm Comcio / Direito Eleitoral / Propaganda eleitoral. Referncia PALANQUE eletrnico. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 5. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2003. p. 170.

Partido nanico
Assim se denominam os pequenssimos partidos os que, em determinada eleio, hajam conseguido eleger pequeno nmero de representantes, em especial, Cmara dos Deputados. O art. 13 da nova Lei dos Partidos [Lei n 9.096/95] determinou que s teria direito a funcionamento parlamentar, em qualquer das casas legislativas para a qual tivesse elegido representantes, "o partido que, em cada eleio para a Cmara dos Deputados, obtenha o apoio de, no mnimo, cinco por cento dos votos apurados, no computados os brancos e nulos, distribudos em, pelo menos, um tero dos estados, com um mnimo de dois por cento do total de cada um deles". Ver tambm Partido poltico. Referncia PARTIDOS nanicos. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 703-704.

Partido poltico - ver mais

O partido poltico um grupo social de relevante amplitude destinado arregimentao coletiva, em torno de idias e de interesses, para levar seus membros a compartilharem do poder decisrio nas instncias governativas. O partido poltico uma pessoa jurdica de direito privado, cujo estatuto deve ser registrado na Justia Eleitoral. Ver tambm Candidato / Coligao partidria / Eleio / Horrio gratuito. Referncia RIBEIRO, Fvila. Direito eleitoral. 5. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Forense, 1998. p. 325.

Partido temporrio
Ver Coligao partidria.

Pesquisa eleitoral
a indagao feita ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opo a respeito dos candidatos que concorrem a uma determinada eleio. As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinio pblica relativas s eleies ou aos candidatos, para conhecimento pblico, so obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto Justia Eleitoral, at cinco dias antes da divulgao, as informaes indicadas no art. 33 da Lei n 9.504/97. Esta obrigao exigida a partir de 1 de janeiro do ano das eleies (art. 1, da Res.-TSE n 22.623, de 8.11.2007). Ver tambm Eleio / Prvia eleitoral.

Pesquisa de boca-de-urna
O trabalho dos pesquisadores, a servio dos institutos de pesquisa, imediatamente aps a sada dos votantes da seo eleitoral, para antecipar o resultado provvel das eleies majoritrias e pluralitrias [proporcionais]. O Tribunal Superior Eleitoral determina que os resultados das pesquisas realizadas boca-de-urna s podem ser divulgados aps concluda a votao em todo o pas, a fim de evitar sejam por eles influenciados os eleitores desejosos de votar em quem vai ganhar; ou seja, em no perder o voto. Ver tambm Pesquisa eleitoral / Boqueiro. Referncia

BOCA-de-urna. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos: Fundao Peirpolis, 1996. p. 80-81.

Plano de mdia
Plano elaborado em conjunto pelos tribunais eleitorais, partidos polticos e representantes das emissoras, destinado organizao das inseres no horrio eleitoral gratuito reservado aos partidos e coligaes concorrentes s eleies majoritria e proporcional. No havendo acordo, a Justia Eleitoral ser a responsvel por elaborar o plano de mdia. Ver tambm Horrio gratuito.

Plebiscito - ver mais


Plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. O plebiscito convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. Ver tambm Referendo / Consulta popular. Referncia BRASIL. Lei n 9.709 de 18 de novembro de 1998. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 7. ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2006. Art. 2, p. 399.

Pleito eleitoral
Assim se diz em aluso luta ou disputa, que se fere nas eleies, para designar o desenrolar destas. E, desse modo, extensivamente, a expresso usada para designar as prprias eleies, no perodo em que se registrar as votaes. Ver tambm Eleio. Referncia

PLEITO eleitoral. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. 612.

Pluripartidarismo
Regime poltico que admite a formao legal de vrios partidos. Ver tambm Conveno partidria / Partido poltico. Referncia FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Preparador eleitoral
Funo extinta pela Lei n 8.868/94, era a pessoa designada para auxiliar o juiz no alistamento eleitoral. Exercia suas funes nas sedes das zonas eleitorais vagas, nos municpios que no fossem sede de zona eleitoral, nas sedes dos distritos e nas localidades distantes da sede da zona eleitoral onde o nmero de eleitores o justificassem. Ver tambm Alistamento eleitoral / Eleio. Referncia CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. So Paulo: Edipro, 2006, p. 96. PREPARADOR eleitoral. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 191.

Prestao de contas de campanha eleitoral


Ato pelo qual os partidos polticos que participam do pleito e os seus candidatos, em cumprimento ao que dispe a Lei n 9.504/97, do conhecimento Justia Eleitoral dos valores arrecadados e dos gastos eleitorais efetuados, a fim de se impedir distores no processo eleitoral, o abuso de poder econmico e desvios de finalidade na utilizao dos recursos arrecadados e, ainda, preservar, dentro da legalidade, a igualdade de condies na disputa eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral, em ano eleitoral, publica instruo normativa com a finalidade de orientar os procedimentos necessrios prestao das contas de campanha,

tais como: fontes de arrecadao, proibio do recebimento de doaes de determinadas entidades e discriminao dos gastos dos recursos arrecadados. Ver tambm Campanha eleitoral / Candidato / Partido poltico / Prestao de contas de partido poltico.

Prestao de contas de partido poltico


Ato pelo qual os partidos polticos, obedecendo Lei n 9.096/95 e Res.-TSE n 21.841/2004 do conhecimento Justia Eleitoral, at o dia 30 de abril de cada ano, de seus gastos, para que esta exera a fiscalizao sobre a sua escriturao contbil, atestando se elas refletem adequadamente a sua real movimentao financeira e os seus gastos. Constatada a inobservncia da lei e da resoluo, os partidos ficam sujeitos ao no-recebimento do Fundo Partidrio, por tempo indeterminado, por um ano ou por dois anos, conforme o caso. Na prestao de contas partidrias, a discriminao dos valores e destinao dos recursos devem permitir o controle da Justia Eleitoral, observando os valores despendidos com a manuteno das sedes e servios dos partidos, com o pagamento de pessoal, no alistamento e nas campanhas eleitorais e na criao e na manuteno de instituto ou fundao de pesquisa e de doutrinao e educao poltica. Ver tambm Partido poltico.

Prvia eleitoral
Pesquisa anterior s eleies, realizada com eleitores para prever-lhes as tendncias. Ver tambm Pesquisa eleitoral. Referncia PRVIA. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 192.

Primeiro turno
Ver Turno eleitoral.

Princpio da coerncia

Princpio que estabelece a impossibilidade de que partidos polticos adversrios na eleio que se realiza na circunscrio nacional sejam aliados nas circunscries estaduais. Este princpio ficou mais conhecido como verticalizao das coligaes. Ver tambm Coligao partidria.

Processo eleitoral
Consiste num conjunto de atos abrangendo a preparao e a realizao das eleies, incluindo a apurao dos votos e a diplomao dos eleitos. Ver tambm Alistamento eleitoral / Diplomao / Eleio. Referncia PROCESSO eleitoral. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 196.

Procurador Regional Eleitoral


Refere-se ao procurador regional da Repblica nos estados e no Distrito Federal, designado para exercer as funes do Ministrio Pblico junto aos TREs. Ver tambm Crime eleitoral / Ministrio Pblico Eleitoral / Procuradoria Regional Eleitoral. Referncia PROCURADOR regional eleitoral. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 197.

Procurador-Geral Eleitoral
o prprio procurador-geral da Repblica ou seu substituto legal (no caso de falta, impedimento ou suspeio), que atua junto ao Tribunal Superior Eleitoral. No caso de eventuais auxlios necessrios, o procurador-geral eleitoral poder designar outros membros do Ministrio Pblico da Unio, com exerccio no Distrito Federal e sem prejuzo de suas respectivas funes. Todavia, estes no tero assento junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Ver tambm Crime eleitoral / Ministrio Pblico Eleitoral / Procuradoria-Geral Eleitoral.

Referncia CAMPETTI SOBRINHO, Geraldo. Fontes de informao em direito eleitoral. 1999. p. 78. Trabalho apresentado na disciplina Fontes de Informao do curso de ps-graduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia.

Procuradoria Regional Eleitoral


a representao fsica do Ministrio Pblico Federal que atua perante os Tribunais Regionais Eleitorais. Ver tambm Crime eleitoral / Procurador Regional Eleitoral.

Procuradoria-Geral Eleitoral
a representao fsica do Ministrio Pblico Federal que atua nas causas de competncia do Tribunal Superior Eleitoral, no qual exercem suas funes eleitorais o Procurador-geral Eleitoral. Ver tambm Crime eleitoral / Procurador-Geral Eleitoral.

Promotor eleitoral
So os promotores de Justia (membros do Ministrio Pblico Estadual), indicados pelo procurador-regional eleitoral e procurador-geral de Justia, para atuarem junto aos juzes eleitorais. As atribuies dos promotores eleitorais so as mesmas do procuradorregional eleitoral, guardadas as devidas propores e perante o respectivo juzo eleitoral. Ver tambm Crime eleitoral / Juiz eleitoral / Procuradoria Regional Eleitoral / Procuradoria-Geral Eleitoral. Referncia CERQUEIRA, Thales Tcito Pontes Luz de Pdua. Direito eleitoral brasileiro: o Ministrio Pblico Eleitoral, as eleies em face da Lei n 9.504/97. 2. ed. rev. ampl. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 96.

Propaganda de boca-de-urna

A ao dos cabos eleitorais e demais ativistas, denominados "boqueiros", junto aos eleitores que se dirigem seo eleitoral, promovendo e pedindo votos para o seu candidato ou partido. A Lei Eleitoral probe a realizao de atividades de aliciamento de eleitores, e quaisquer outras, visando ao convencimento do eleitor boca-de-urna. Ver tambm Aliciamento de eleitor / Boqueiro / Crime eleitoral / Eleio / Fileiro / Propaganda eleitoral / Sistema eleitoral. Referncia BOCA-de-urna. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos: Fundao Peirpolis, 1996. p. 80-81.

Propaganda eleitoral
a que visa a captao de votos, facultada aos partidos, coligaes e candidatos. Busca, atravs dos meios publicitrios permitidos na Lei Eleitoral, influir no processo decisrio do eleitorado, divulgando-se o curriculum dos candidatos, suas propostas e mensagens, no perodo denominado de "campanha eleitoral". Ver tambm Campanha eleitoral / Horrio gratuito / Propaganda eleitoral gratuita. Referncia SOBREIRO NETO, Armando Antnio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 2. ed. rev. ampl. Curitiba: Juru, 2002. p. 164.

Propaganda eleitoral gratuita


A modalidade propaganda eleitoral gratuita, assim denominada em razo de no haver nus aos partidos polticos, coligaes e candidatos, restrita s transmisses de rdio e televiso, razo pela qual sujeitam-se ao tratamento legal todas as emissoras de rdio e as emissoras de televiso que operam em VHF e UHF, bem assim os canais de televiso por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Cmara dos Deputados, das assemblias legislativas e da Cmara Legislativa do Distrito Federal. Ver tambm Campanha eleitoral / Horrio gratuito / Propaganda eleitoral. Referncia SOBREIRO NETO, Armando Antnio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 2. ed. rev. ampl. Curitiba: Juru, 2002. p. 181.

Propaganda intrapartidria
aquela permitida pela Lei n 9.504/97 (art. 36, 1) ao pr-candidato para buscar conquistar os votos dos filiados ao seu partido os que possam votar nas convenes de escolha de candidatos para sagrar-se vencedor e poder registrar-se candidato junto Justia Eleitoral. , pois, uma propaganda dirigida to somente a um grupo especfico de eleitores, com vista a uma "eleio interna", em mbito partidrio. Ver tambm Campanha eleitoral / Conveno partidria.

Propaganda partidria
Consiste na divulgao, sem nus, mediante transmisso por rdio e televiso, de temas ligados exclusivamente aos interesses programticos dos partidos polticos, em perodo e na forma prevista em lei, preponderando a mensagem partidria, no escopo de angariar simpatizantes ou difundir as realizaes do quadro. Ver tambm Campanha eleitoral / Conveno partidria. Referncia SOBREIRO NETO, Armando Antnio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 2. ed. rev. ampl. Curitiba: Juru, 2002. p. 160.

Propaganda poltica
So todas as formas, em lei permitidas, de realizao de meios publicitrios tendentes obteno de simpatizantes ao iderio partidrio ou obteno de votos. Ver tambm Campanha eleitoral / Horrio gratuito /Propaganda eleitoral / Propaganda eleitoral gratuita / Propaganda intrapartidria /Propaganda partidria. Referncia SOBREIRO NETO, Armando Antnio. Direito eleitoral: teoria e prtica. 2. ed. rev. ampl. Curitiba: Juru, 2002. p. 159.

Propaganda subliminar
Aquela que imperceptvel ao indivduo e exerce sobre ele intensa ao psicolgica com o objetivo de lev-lo a adotar determinado padro de comportamento.

Ver tambm Propaganda eleitoral. Referncia PROPAGANDA subliminar. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 200.

Puxadores de voto
Denominam-se puxadores de votos, em cada partido ou coligao, nas eleies proporcionais, aqueles candidatos que obtm nmero significativo de votos acima do quociente eleitoral ou como percentual dos votos vlidos depositados nas urnas e concorrem, assim, para puxar a eleio de candidatos menos votados. Ver tambm Quociente eleitoral / Quociente partidrio. Referncia PUXADORES de votos. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 823.

Qualificao eleitoral
Ato preliminar do alistamento eleitoral, em que o cidado comprova que preenche todos os requisitos exigidos por lei para o exerccio do direito de voto. Ver tambm Alistamento eleitoral / Eleitor / Inscrio eleitoral / Ttulo de eleitor. Referncia QUALIFICAO eleitoral. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 4.

Quitao eleitoral
O conceito de quitao eleitoral rene a plenitude do gozo dos direitos polticos, o regular exerccio do voto, salvo quando facultativo, o atendimento a convocaes da Justia Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistncia de multas aplicadas, em carter definitivo, pela Justia Eleitoral e no remitidas, excetuadas as anistias legais, e a regular prestao de contas de campanha eleitoral, quando se tratar de candidatos (Res.-TSE n 21.823/2004). Ver tambm

Certido de quitao eleitoral.

Quociente eleitoral - ver mais


O quociente eleitoral define os partidos e/ou coligaes que tm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleies proporcionais, quais sejam: eleies para deputado federal, deputado estadual e vereador. "Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o nmero de votos vlidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrio eleitoral, desprezada a frao se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Cdigo Eleitoral, art. 106). "Nas eleies proporcionais, contam-se como vlidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e s legendas partidrias" (Lei n 9.504/97, art. 5). Ver tambm Sistema eleitoral proporcional / Quociente partidrio / Voto vlido. Referncia BRASIL. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Quociente eleitoral. Disponvel em: <http://arvoredo.tre-sc.gov.br/eleicoes/qeleitoral>. Acesso em: 7 out. 2003.

Quociente partidrio - ver mais


O quociente partidrio define o nmero inicial de vagas que caber a cada partido ou coligao que tenham alcanado o quociente eleitoral. "Determina-se para cada partido ou coligao o quociente partidrio, dividindo-se pelo quociente eleitoral o nmero de votos vlidos dados sob a mesma legenda ou coligao de legendas, desprezada a frao" (Cdigo Eleitoral, art. 107). "Estaro eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligao quantos o respectivo quociente partidrio indicar, na ordem da votao nominal que cada um tenha recebido" (Cdigo Eleitoral, art. 108). Ver tambm Sistema eleitoral proporcional / Quociente eleitoral / Voto vlido. Referncia BRASIL. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Quociente partidrio. Disponvel em: <http://arvoredo.tre-sc.gov.br/eleicoes/qpartidario>. Acesso em: 7 out. 2003.

Recadastramento Biomtrico - ver mais


Atualizao do cadastro eleitoral com a incorporao de dados biomtricos (impresses digitais e fotos). Este procedimento obrigatrio nas cidades onde, nas eleies de 2010,

haver pela primeira vez a identificao por meio das impresses digitais. Os municpios que passaro pelo recadastramento esto distribudos em vrios estados brasileiros, definidos aps prvia indicao dos Tribunais Regionais Eleitorais. Ver tambm Biometria / Cadastro Eleitoral / Identificao Biomtrica / Reviso do Eleitorado

Recepo de votos
Recebimento dos votos dos eleitores, durante as eleies, pela mesa receptora, mediante depsito das cdulas oficiais em urnas [ou na digitao na urna eletrnica]. Ver tambm Eleio / Junta eleitoral / Mesa receptora de votos / Urna eletrnica. Referncia RECEPO de votos. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 54.

Recontagem de votos
Ato de contar novamente os votos quando houver dvida quanto exatido do resultado. Ver tambm Apurao da eleio / Eleio / Junta eleitoral. Referncia CAMPETTI SOBRINHO, Geraldo. Fontes de informao em direito eleitoral. 1999. p. 79. Trabalho apresentado na disciplina Fontes de Informao do curso de ps-graduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia.

Recurso contra expedio de diploma


O recurso de diplomao o instrumento hbil a desconstituio dos diplomas expedidos pela Justia Eleitoral, sendo cabvel em razo de inelegibilidade, erros no clculo do quociente eleitoral e partidrio, dentre outras hipteses previstas no art. 262 do Cdigo Eleitoral. Ver tambm Diplomao / Diploma. Referncia RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. Niteri: Impetus, 2005. p. 25.

FERNANDES, Llia Maria da Cunha. Direito eleitoral. 2. ed. Braslia: Fortium, 2006. p. 65.

Reelegibilidade
Possibilidade de reconduo a cargo eletivo ocupado no perodo imediatamente anterior eleio. Ver tambm Elegibilidade / Eleio / Irreelegibilidade /Reeleio. Referncia SWENSSON, Walter Cruz. Reelegibilidade. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977-. v. 64, p. 107-108.

Reeleio
Reeleio a renovao do mandato para o mesmo cargo eletivo, por mais um perodo, na mesma circunscrio eleitoral na qual o representante, na eleio imediatamente anterior, se elegeu. No sistema eleitoral brasileiro, o presidente da Repblica, os governadores de Estado, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente, o que se aplica tambm ao vice-presidente da Repblica, aos vice-governadores e aos vice-prefeitos. Os parlamentares (senadores, deputados e vereadores) podem se reeleger sem limite do nmero de vezes. Ver tambm Reelegibilidade.

Referendo - ver mais


Plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. O referendo convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio. Ver tambm Plebiscito / Consulta popular. Referncia

BRASIL. Lei n 9.709 de 18 de novembro de 1998. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 7. ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto de Informao, 2006. Art. 2, p. 399.

Registro de candidato
Inscrio na Justia Eleitoral das pessoas escolhidas em conveno partidria para concorrerem a cargos eletivos numa eleio. O processo de registro est previsto nos artigos 10 a 16 da Lei n 9.504/97. Ver tambm Candidato / Conveno partidria / Elegibilidade. Referncia REGISTRO de candidatos. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 100.

Registro digital do voto


Registro em meio de armazenamento eletrnico da composio do voto de cada eleitor. A cada composio do voto, o arquivo de votos assinado digitalmente vinculando-o zona, seo e urna eletrnica em que foi registrado. Seu registro feito de forma aleatria impedindo a vinculao do voto a determinado eleitor. Ver tambm Voto eletrnico.

Renovao das eleies


Repetio da eleio realizada, na mesma circunscrio (o pas, nas eleies presidenciais, o Estado nas eleies federais e estaduais, o municpio nas eleies municipais), quando mais da metade dos votos forem declarados nulos. Nessa hiptese, o art. 224 do Cdigo Eleitoral prev que as demais votaes sero julgadas prejudicadas e o tribunal marcar dia para nova eleio dentro do prazo de vinte a quarenta dias Ver tambm Eleio.

Representao eleitoral
A representao eleitoral um dos procedimentos utilizados para a apurao de fatos que possam infringir artigos da legislao eleitoral, tendentes a desequilibrar o pleito.

Alm disso, a representao eleitoral utilizada para outras hipteses previstas em lei.

Resoluo do Tribunal Superior Eleitoral


Ttulo sob o qual so lavradas as decises do Tribunal de carter administrativo, contencioso-administrativo ou normativo. Ver tambm Acrdo / Instruo do Tribunal Superior Eleitoral / Legislao eleitoral.

Reunio eleitoral
Concentrao de pessoas objetivando a propaganda de candidatos a postos eletivos, a qual somente permitida aps a respectiva escolha pela conveno. Ver tambm Comcio / Conveno partidria / Propaganda eleitoral. Referncia SWENSSON, Walter Cruz. Reunio eleitoral. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977- . v. 66, p. 237-239.

Reviso do eleitorado
Procedimento pelo qual os Tribunais Regionais convocam os eleitores inscritos numa zona eleitoral para que compaream pessoalmente ao cartrio eleitoral ou em postos para esse fim criados, a fim de se verificar a regularidade da sua inscrio eleitoral. Tambm o TSE, ao conduzir o processamento dos ttulos eleitorais, determinar de ofcio a reviso ou correio das zonas eleitorais nas hipteses da Lei n 9.504/97. Ver tambm Lista eleitoral.

Revista de Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral


A revista Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral (RJTSE) passou a ser editada em 1990, em substituio ao Boletim Eleitoral at ento a publicao oficial das decises selecionadas do TSE. Com periodicidade trimestral, ela apresenta os julgados da Corte em seu inteiro teor, selecionados por analistas judicirios especializados em pesquisa de jurisprudncia. A revista conta com um ndice de assuntos rotativo abrangente e um ndice numrico que permitem ao usurio encontrar com facilidade a informao de seu interesse.

Ver tambm Acrdo / Resoluo do Tribunal Superior Eleitoral. Referncia REVISTA DE JURISPRUDNCIA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (RJTSE). Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, 1990- . Disponvel em: <http://www.tse.jus.br/internet/CatalogoPublicacoes/revista-eletronica/index>. Acesso em: 12 ago 2008.

Santinho - Galeria
(...) Pequeno prospecto de propaganda eleitoral com retrato e nmero do candidato a cargo pblico. Ver tambm Propaganda eleitoral / Volante. Referncia SANTINHO. In: HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 2513.

Seo eleitoral
o local onde sero recepcionados os eleitores que exercero o direito de voto. Nela funcionar a mesa receptora, composta de seis mesrios nomeados pelo juiz eleitoral. Na seo eleitoral ficar instalada a urna eletrnica, equipamento no qual sero registrados os votos. Ver tambm Eleio / Mesa receptora de votos / Urna eletrnica / Zona eleitoral. Referncia BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Juzes e promotores: voto impresso: eleies 2002. So Paulo: IOESP, 2002. p. 11.

Segundo turno
Ver Turno eleitoral.

Selo eleitoral
Documento emitido com esta designao, em 1966, pelo Tesouro Nacional, em obedincia ao art. 57, 4 da Lei n 4.961, de 4.5.66, para "pagamento de emolumentos,

custas, despesas e multas, tanto as administrativas como as penais, devidas Justia Eleitoral." Contudo, em 20.10.66, a Lei n 5.143/66, em seu art. 15, aboliu o imposto do selo. A Secretaria da Receita Federal, pela Instruo Normativa n 36/96, art. 1, diz que "as multas previstas no Cdigo Eleitoral e leis conexas sero recolhidas ao Tesouro Nacional por intermdio das agncias bancrias integrantes da rede arrecadadora de receitas federais, mediante preenchimento de Documentao de Arrecadao de Receitas Federais (Darf), preenchida de acordo com as instrues anexas." Ver tambm Justia Eleitoral.

Sigilo do voto
Direito assegurado ao eleitor de, em uma cabina, assinalar na cdula oficial [ou na urna eletrnica] o nome do candidato de sua escolha e de fech-la [ou confirmar], sem que seu contedo seja conhecido at mesmo pelos mesrios. Ver tambm Cabina eleitoral / Voto secreto. Referncia SIGILO do voto. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 337.

Sistema eleitoral
A expresso "sistema eleitoral" designa o modo, os instrumentos e os mecanismos empregados nos pases de organizao poltica democrtica para constituir seus poderes Executivo e Legislativo. A base de um sistema eleitoral so as circunscries eleitorais que compreendem todo o pas, estado ou provncia, um municpio ou um distrito. Ver tambm Alistamento eleitoral / Candidato / Circunscrio eleitoral / Votao. Referncia SISTEMA eleitoral. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 910-912.

Sistema eleitoral distrital

O sistema distrital um dos mtodos utilizados para eleger membros dos corpos legislativos nacionais, regionais e/ou locais, em pequenas circunscries, denominadas distritos. Em cada distrito, a eleio pode ser feita pelo sistema distrital puro ou pelo distrital misto. Ver tambm Voto distrital. Referncia SISTEMA eleitoral distrital. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 912-913.

Sistema eleitoral majoritrio


aquele no qual considera-se eleito o candidato que receber, na respectiva circunscrio pas, estado, municpio , a maioria absoluta ou relativa, conforme o caso, dos votos vlidos (descontados os nulos e os em branco). No Brasil, exige-se a maioria absoluta dos votos para a eleio do presidente da Repblica , dos governadores dos estados e do Distrito Federal e dos prefeitos dos municpios com mais de 200.000 eleitores. Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos na primeira votao, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados no primeiro. Para a eleio dos senadores da Repblica e dos prefeitos dos municpios com menos de 200.000 eleitores exige-se apenas a maioria relativa dos votos, no havendo possibilidade de segundo turno. Ver tambm Turno eleitoral. Referncia SISTEMA eleitoral majoritrio. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 913-914.

Sistema eleitoral proporcional


O sistema eleitoral proporcional, segundo a Constituio, utilizado para a composio do Poder Legislativo, com exceo do Senado Federal. Assim, as vagas nas Cmaras de Vereadores, Assemblias legislativas dos estados, Cmara Legislativa do Distrito Federal e

na cmara dos deputados sero distribudas em proporo aos votos obtidos pelos partidos ou coligaes partidrias. A partir dos votos apurados para determinada legenda, as vagas nas casas legislativas sero preenchidas pelos candidatos mais votados da lista do partido ou coligao, at o limite das vagas obtidas, segundo o clculo do quociente partidrio e distribuio das sobras. Ver tambm Mdia / Quociente eleitoral / Sobras eleitorais.

Sobras eleitorais
Ver Mdia.

Sublegenda
Mecanismo adotado no Brasil nas dcadas de 60 e 70 que permitia s faces de um partido a apresentao dos seus candidatos s eleies para governador, prefeito e senador, atribuindo-se ao candidato que obtivesse o maior nmero de votos o total obtido pelo conjunto das faces. Ver tambm Partido poltico. Referncia SUBLEGENDA. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 390392.

Sufrgio
Refere-se ao direito do cidado de eleger, ser eleito e de participar da organizao e da atividade do Estado. Ver tambm Eleio / Votao. Referncia SUFRGIO. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 234.

Sufrgio capacitrio

o sistema de sufrgio limitado, opondo-se ao universal. Por ele, o eleitorado, isto , as pessoas que tm a faculdade de votar, devem possuir um certo grau de instruo, comprovado pela posse de um diploma acadmico ou pelo exerccio de certas profisses. Por essa forma, os colgios eleitorais seriam constitudos simplesmente de pessoas que mostrassem certa desenvoltura intelectual. Ver tambm Sufrgio / Eleio / Voto restrito. Referncia SUFRGIO. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. 782-783.

Sufrgio censitrio
Concede-se o direito de voto apenas ao cidado que preencher certa condio econmica. A alistabilidade eleitoral pressupe condio econmica satisfatria. A CF/1934, por exemplo, exclua os mendigos. O sufrgio censitrio, semelhantemente ao sufrgio capacitrio, de natureza restrita, opondo-se ao universal, pois se limita s pessoas de fortuna, ou aos contribuintes de quantias, que as levam constituio dos colgios eleitorais. Ver tambm Sufrgio / Eleio / Voto restrito. Referncia CERQUEIRA, Thales Tcito Pontes Luz de Pdua. Direito eleitoral brasileiro: o Ministrio Pblico Eleitoral, as eleies em face da Lei n 9.504/97. 3. ed. rev. ampl. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. p. 177.

Sufrgio direto
Ver Eleio direta.

Sufrgio igual
Ver Voto igual.

Sufrgio indireto
Ver Eleio indireta.

Sufrgio majoritrio
Ver Sistema eleitoral majoritrio.

Sufrgio obrigatrio
Ver Voto obrigatrio.

Sufrgio por aclamao


A votao ocorre verbalmente, em voz alta. Ver tambm Sufrgio. Referncia CERQUEIRA, Thales Tcito Pontes Luz de Pdua. Direito eleitoral brasileiro: o Ministrio Pblico Eleitoral, as eleies em face da Lei n 9.504/97. 2. ed. rev. ampl. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 238.

Sufrgio proporcional
Ver Sistema eleitoral proporcional.

Sufrgio qualificado
Ver Voto restrito.

Sufrgio restrito
Ver Voto restrito.

Sufrgio universal
Aquele sistema que no impe ao exerccio do direito de votar nenhum requisito, restrio ou condio, salvo a incapacidade civil ou suspenso dos direitos polticos. Todo cidado civilmente capaz e habilitado pela Justia Eleitoral, que no esteja suspenso dos seus direitos polticos, pode votar, escolhendo candidatos para ocupar cargos eletivos. Ver tambm Sufrgio. Referncia

SUFRGIO universal. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 458.

Ttulo de eleitor - ver mais


Documento que atesta alistamento eleitoral, habilitando o cidado a exercer o direito de voto. Ver tambm Alistamento eleitoral. Referncia TTULO de eleitor. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 571.

Ttulo eleitoral
Ver Ttulo de eleitor.

Totalizador
o documento expedido pela junta eleitoral que revela o total dos boletins, individualmente considerados. Assim, as somas dos nmeros constantes de todos os boletins acusaro os resultados do totalizador que, de resto, o resultado geral da eleio naquela zona. Ver tambm Apurao da eleio. Referncia CNDIDO, Joel Jos. Direito eleitoral brasileiro. 7. ed. rev. e atual. So Paulo: Edipro, 1998. p. 211.

Transfugismo partidrio
Mudana de partido de candidato eleito para nova agremiao, sem justo motivo. Uma das formas de manifestao da infidelidade partidria. O partido poltico interessado pode pedir, perante a Justia Eleitoral, a decretao da perda de cargo eletivo do candidato em decorrncia de desfiliao partidria sem justa causa. Ver tambm candidato / infidelidade partidria/ partido poltico. Referncia

1. Resoluo n. 22.610, de 25 de outubro de 2007, artigo 1, 1. 2. Revista Paran Eleitoral n 67. A titularidade do mandato eletivo nos sistemas majoritrio e proporcional e seus reflexos sobre a infidelidade partidria. Autor: Nayana Shirado Disponvel em http://www.paranaeleitoral.gov.br/artigo_impresso.php?cod_texto=262. Acesso em 25 de maio de 2009.

Transporte de eleitor
Direito assegurado aos eleitores pela Lei n 6.091/74 de, no dia da votao, serem transportados, sem qualquer nus para si, at o local de votao. "O transporte de eleitores somente ser feito dentro dos limites territoriais do respectivo municpio e quando das zonas rurais para as mesas receptoras distar pelo menos dois quilmetros" (Lei n 6.091/74, art. 4, 1). vedado, por essa lei, o transporte de eleitores desde o dia anterior at o posterior eleio. S ser permitido o transporte se estiver a servio da Justia Eleitoral, se for coletivo de linha regular e no fretado, se for de uso individual do proprietrio, para o exerccio do prprio voto e dos membros de sua famlia e se a servio normal, sem finalidade eleitoral, de veculos de aluguel no atingidos por requisio da Justia Eleitoral. (Lei n 6.091/74, art. 5.) Ver tambm Eleio / Legislao eleitoral.

Tribunal Regional Eleitoral


rgo regional da Justia Eleitoral. A sede de cada Tribunal Regional se encontra na capital dos estados e no Distrito Federal. Os regionais tm sua composio e competncias estabelecidas no Cdigo Eleitoral. A Corte Regional compe-se de dois juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia, dois juzes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justia, um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo e, nomeados pelo presidente da Repblica, dois advogados indicados pelo Tribunal de Justia em lista sxtupla. Dentre suas competncias, destacam-se as de cumprir e fazer cumprir as decises e instrues do TSE; responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade pblica ou partidos polticos; apurar os resultados finais da eleies para governador, vice-governador e membros do Congresso Nacional e expedir os diplomas dos eleitos.

Ver tambm Justia Eleitoral.

Tribunal Superior Eleitoral - ver mais


rgo mximo da Justia Eleitoral. A composio da Corte formada por trs ministros do Supremo Tribunal Federal, dois ministros do Superior Tribunal de Justia e dois juristas e as competncias esto previstas no Cdigo Eleitoral. Presidido por um dos ministros dos STF, o TSE elege, ainda, dentre os ministros do STJ, o seu corregedor-geral. O TSE coordena todos os trabalhos eleitorais no pas, julga recursos interpostos das decises dos TREs e responde, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio federal ou rgo nacional de partido poltico e diploma os eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica. Ver tambm Justia Eleitoral.

Turno eleitoral
Cada etapa do processo de votao para eleio de candidatos de certos cargos eletivos, que se d quando o candidato mais votado no consegue a maioria absoluta dos votos vlidos. No primeiro turno, tem-se uma votao para a qual concorrem todos os candidatos e, no segundo, apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado no tenha alcanado a maioria absoluta. Ver tambm Eleio / Eleio majoritria. Referncia TURNO. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 649.

Urna biomtrica
Urna Eletrnica que utiliza o sistema biomtrico no qual o eleitor reconhecido pelas digitais e fotografia. Ver tambm Biometria / Identificao Biomtrica / Urna Eletrnica / Voto Eletrnico

Urna de contigncia

Urna eletrnica que substitui, em caso de defeito irrecupervel, aquela que estava em funcionamento na seo eleitoral. Ver tambm Urna eletrnica. Referncia URNA de contingncia. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus. 6. ed. rev. e ampl. Braslia: Secretaria de Documentao e Informao, 2006. p. 246.

Urna eleitoral
Recipiente em que so depositados os votos no decorrer das eleies. Ver tambm Cabina eleitoral / Sigilo do voto / Urna eletrnica / Voto secreto. Referncia SWENSSON, Walter Cruz. Urna eleitoral. In: ENCICLOPDIA Saraiva do Direito. So Paulo: Saraiva, 1977-. v. 76, p. 65-66.

Urna eletrnica
Equipamento de processamento de dados que, junto com o seu software (programas), permite a coleta de votos em uma eleio, de forma ergonmica, rpida e segura. O presidente da Mesa ter, de uma forma descomplicada, controle total do andamento da eleio. O equipamento foi previsto para operar nas mais diversas condies climticas e de infra-estrutura. [O nome original da urna eletrnica era coletor eletrnico de voto (CEV).] Ver tambm Cabina eleitoral / Sigilo do voto / Urna eleitoral / Voto secreto. Referncia CAMARO, Paulo Csar Bhering. O voto informatizado: legitimidade democrtica. So Paulo: Empresa das Artes, 1997. p. 107-108.

Verticalizao
Ver Princpio da coerncia.

Volante

(...) Na propaganda [eleitoral]: o trabalho impresso de um ou de ambos os lados do papel, sem dobras, de pequeno formato, para distribuio ao pblico. Ver tambm Eleio / Propaganda eleitoral / Santinho. Referncia VOLANTE. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 754.

Votao
1. Ato, processo ou efeito de votar. 2. O conjunto dos votos dados ou recolhidos numa eleio, ou o conjunto dos votos de cada candidato que dela participou. Ver tambm Votao eletrnica. Referncia VOTAO. In: HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 2883.

Votao eletrnica
Votao eletrnica o registro dos votos em equipamentos eletroeletrnico desenvolvido pela Justia Eleitoral brasileira para este fim especfico. A votao eletrnica foi implantada no Brasil nas eleies municipais de 1996, ocasio em que 33% do eleitorado (capitais e municpios com mais de 250 mil eleitores) votaram nessa modalidade. Na eleio seguinte 1998, foi expandida para cerca de 60% do eleitorado (cidades acima de 40 mil eleitores). A partir das eleies de 2000, todos os eleitores votaram nas urnas eletrnicas. Ver tambm Voto eletrnico.

Votao paralela
Votao feita no dia da eleio para auditoria de verificao, por amostragem, do funcionamento das urnas eletrnicas de sees eleitorais sorteadas no dia anterior. As

cdulas de votao paralela so preenchidas por representantes dos partidos polticos e coligaes e posteriormente includas na urna eletrnica para verificao da regularidade do processo de votao. Ver tambm Votao.

Votao secreta
aquela em que se efetiva por meio do escrutnio ou do sufrgio secreto, em que cada votante deposita seu voto em urna. Ver tambm Cabina eleitoral / Voto secreto. Referncia VOTAO secreta. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 758.

Voto
a) Exerccio do sufrgio; b) modo de manifestar a vontade numa deliberao coletiva; c) ato do eleitorado para escolher aquele que vai ocupar certo cargo ou exercer uma funo; d) meio pelo qual os eleitores selecionam, formalmente, os candidatos; e) opinio individual. Ver tambm Sufrgio / Sufrgio universal / Voto a descoberto / Voto australiano / Voto cantado / Voto colorido / Voto corrente / Voto cumulativo / Voto da mulher / Voto de cabresto / Voto de eficcia parcial / Voto de legenda / Voto direto / Voto distrital /Voto do eleitor residente no exterior / Voto do preso / Voto em branco / Voto em separado / Voto eletrnico / Voto facultativo / Voto igual / Voto indireto / Voto limitado / Voto nulo / Voto obrigatrio / Voto partidrio / Voto pessoal / Voto por correspondncia / Voto proporcional / Voto restrito / Voto secreto / Voto singular / Voto uninominal / Voto vlido. Referncia VOTO. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 758.

Voto a descoberto

Emitido de tal forma que se torna conhecida de todos a manifestao da vontade do eleitor. Ver tambm Voto. Referncia VOTO a descoberto. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 419-421.

Voto aberto
Ver Voto a descoberto.

Voto australiano
Voto com utilizao de cabine, para maior privacidade do eleitor. Foi, pela primeira vez, utilizado na Austrlia, em 1857. Ver tambm Voto / Voto direto / Voto secreto. Referncia VOTO australiano. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 422.

Voto cantado
Na verdade, o voto em voz alta, quando da utilizao de urnas eletrnicas como instrumento auxiliar apurao da eleiocom urnas tradicionais. O voto cantado foi, pela primeira vez, estudado pela Justia Eleitoral de Santa Catarina. Ver tambm Voto. Referncia VOTO cantado. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 422423.

Voto colorido - ver mais


O que utiliza cdulas de cores diferentes para cada candidato ou partido. No Brasil, foi institudo pela Lei n 4.109, de 27 de julho de 1962, mas no aplicado.

Ver tambm Voto. Referncia VOTO colorido. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 423.

Voto corrente
Fraude inventada, ao que parece, em fins do sculo passado, na Tasmnia, Austrlia. Inicia-se pela subtrao, no instante da votao, de uma cdula oficial e sua troca por uma cdula falsa, que depositada na urna. Com a cdula verdadeira, fora da seo eleitoral, um indivduo assinala seu candidato e a entrega a um eleitor, pedindo-lhe que, depois de votar, traga-lhe a cdula oficial que receber, em branco. O processo se repete, condicionando o voto de inmeros eleitores. Ver tambm Voto. Referncia VOTO corrente. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 423-424.

Voto cumulativo - ver mais


Aquele em que o eleitor ou votante dispe de mais de um voto, podendo dar ao mesmo candidato o nmero de votos que lhe possam ser atribudos, nele cumulando os votos que poderiam ser distribudos entre vrios candidatos. Ver tambm Voto. Referncia VOTO cumulativo. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 759.

Voto da mulher - ver mais


A excluso feminina da cena eleitoral foi generalizada, em todos os pases, at meados do sculo passado. No Brasil, as mulheres obtiveram, em 1932, o direito de votar e de serem votadas o jus suffragii e o jus honorum , como distinguiam os romanos. Ver tambm

Voto.

Voto de cabresto - ver mais


Diz-se do voto dado pelo eleitor aos candidatos que lhe so inculcados por um chefe poltico ou cabo eleitoral, sem que o votante denominado " eleitor de cabresto" saiba exatamente em quem vota, ou por que vota. Tais eleitores so transportados para "currais eleitorais", onde so alimentados e festejados, e de onde somente saem na hora de depositar o voto na seo eleitoral. Ver tambm Voto / Eleitor de cabresto. Referncia VOTO de cabresto. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 970.

Voto de eficcia parcial


Ocorre toda vez que a manifestao do eleitor s serve para contagem na legenda, logicamente nas eleies pelo sistema proporcional. Ver tambm Voto. Referncia NASCIMENTO, Tupinamb Miguel Castro do. Lineamentos de direito eleitoral. Porto Alegre: Sntese, 1996. p. 26.

Voto de legenda
aquele em que o eleitor no manifesta sua vontade por um candidato especfico, mas por qualquer dos candidatos do partido em que tenha votado. Optando pelo voto no partido e no no candidato, seu voto considerado vlido, sendo contado para o clculo do quociente eleitoral da mesma forma que os votos nominais. Assim, sua manifestao no sentido de que a vaga seja preenchida pelo partido no qual tenha votado, independentemente do candidato daquela legenda que venha a ocup-la. Quer o eleitor que a vaga seja distribuda para o seu partido, mas no indica, em seu voto, qual a pessoa a ocupar a vaga que procura conquistar para ele.

Tipo de voto existente to somente nas eleies proporcionais. Nas eleies majoritrias, pela inexistncia de mltiplos candidatos de um mesmo partido, o voto na legenda , necessariamente, voto nominal. Na eleio para o Senado Federal, embora eventualmente ocorra eleio com mais de um candidato por partido, cada candidato concorre a uma vaga especfica, no disputando, entre si, o mesmo cargo. Deste modo, deve o eleitor manifestar sua vontade duas vezes, inviabilizando desta forma o voto de legenda, nessa eleio. Ver tambm Voto / Legenda partidria.

Voto direto - ver mais


o modo pelo qual o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido. No Brasil, atualmente, os representantes de todos os nveis dos poderes Legislativo e Executivo so eleitos pelo voto direto. Ver tambm Voto. Referncia TELES, Ney Moura. Direito eleitoral: comentrios Lei n 9.504, de 30.9.97: jurisprudncia e resolues do TSE. So Paulo: Atlas, 1998. 416 p.

Voto distrital
Espcie de voto em que o eleitor elege deputados e vereadores pelo sistema majoritrio, com a diviso do territrio em circunscries menores. No voto distrital cada partido poltico apresenta um candidato por circunscrio eleitoral e o mais votado o eleito. Ver tambm Voto.

Voto do eleitor residente no exterior


O eleitor brasileiro residente no exterior tem a faculdade de votar somente nas eleies para presidente e vice-presidente da Repblica, e desde que especificamente cadastrado para esse fim. Organizam-se sees eleitorais sempre que, na jurisdio da misso diplomtica (embaixada) ou do consulado geral, haja o mnimo de trinta eleitores cadastrados. Ver tambm

Voto. Referncia VOTO do eleitor residente no exterior. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 972.

Voto do preso
Voto de eleitor preso provisoriamente, garantido constitucionalmente, pois s h suspenso ou privao temporria do direito poltico em caso de condenao criminal transitada em julgado enquanto durarem seus efeitos (Laertes de M. Torrens). Ver tambm Direitos polticos / Voto. Referncia VOTO do preso. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto eletrnico
Voto composto e registrado em meio de armazenamento eletroeletrnico. No Brasil, este equipamento denominado urna eletrnica. Ver tambm Urna eletrnica / Voto.

Voto em branco - ver mais


Aquele em que o eleitor no manifesta preferncia por nenhum dos candidatos. Ver tambm Voto. Referncia VOTO em branco. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto em separado

Aquele autorizado pela Justia Eleitoral quando persistirem dvidas a respeito da identidade do eleitor e/ou houver impugnao sua identidade por parte de fiscais, delegados de partidos, candidatos ou qualquer eleitor. O voto em separado se efetiva pelo seguinte procedimento: o presidente da mesa receptora, em uma sobrecarta branca, escrever "impugnado por 'F'"; entreg-la- ao eleitor, para que ele, na presena da mesa e dos fiscais, nela coloque a cdula oficial em que votou, assim como o seu ttulo, a folha de impugnao e qualquer outro documento oferecido pelo impugnante; o eleitor, ento, fechar a sobrecarta e a depositar na urna; essa "circunstncia" ser anotada em ata da seo eleitoral. Atualmente, com a existncia do sistema eletrnico de votao, o Tribunal Superior Eleitoral diz que "ser impedido/a de votar o/a eleitor/a cujo nome no figure na folha de votao ou no cadastro de eleitores da seo constante da urna eletrnica, ainda que apresente ttulo correspondente seo e documento que comprove a sua identidade; nessa hiptese, a mesa receptora reter o ttulo apresentado e orientar o/a eleitor/a a comparecer ao cartrio eleitoral a fim de regularizar a sua situao." (Res. n 21.633/2004, art. 54, 2). Ver tambm Voto.

Voto em trnsito
a possibilidade de voto ao eleitor que esteja fora de seu domiclio eleitoral no dia da eleio. Atualmente esta modalidade de voto existe apenas nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, em urnas especiais, instaladas nas capitais dos Estados. Ver tambm Voto. Referncia: BRASIL. Lei n 4.737 de 15 de julho de 1965. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. Edio especial, revista e atualizada, a partir do texto da 8. edio de 2008. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2009. Art. 233-A, p. 113.

Voto encadeado
Ver Voto corrente.

Voto facultativo

Aquele no exigido por lei, que dispensa sua obrigatoriedade a maiores de setenta anos, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e aos analfabetos. Ver tambm Analfabeto / Voto. Referncia VOTO facultativo. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto feminino
Ver Voto da mulher.

Voto formiguinha
Ver Voto corrente.

Voto igual
Diz-se igual o valor quando o voto de cada eleitor tem o mesmo peso, independentemente de sua posio, fortuna, religio, cl social ou outra forma de discriminao. Ver tambm Voto / Voto restrito. Referncia QUEIROZ, Ari Ferreira de. Direito eleitoral. 4. ed. Goinia: Jurdica IEPC, 1998. p. 44.

Voto impresso
Resultado do voto de cada eleitor impresso em papel pela urna eletrnica. Quando o eleitor, votando na urna eletrnica, termina a composio de seu ltimo voto pela ordem dos cargos, seu voto, para cada cargo, impresso e pode ser conferido visualmente. Essa modalidade de voto impresso foi utilizada em 23 (vinte e trs) mil urnas eletrnicas nas eleies gerais de 2002. Aps essa eleio, a Justia Eleitoral analisou suas vantagens e desvantagens e, em outubro de 2003, o Congresso Nacional promulgou a Lei n 10.740 substituindo o "voto impresso" pelo seu registro digital. Ver tambm Voto / Voto eletrnico.

Voto incompleto
Ver Voto limitado.

Voto indireto
Aquele em que os eleitores elegem delegados que, por sua vez, escolhero aqueles que vo ocupar cargos polticos. Ver tambm Eleio indireta / Voto. Referncia VOTO indireto. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto limitado - ver mais


Quando o eleitor, em uma escolha plurinominal, no tem o direito de votar na totalidade das cadeiras a preencher. Ver tambm Voto. Referncia VOTO limitado. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 449453.

Voto nominal
Voto para um candidato atravs de seu nome ou nmero. Ver tambm Voto de legenda

Voto no exterior
Ver Voto do eleitor residente no exterior.

Voto nulo - ver mais


considerado voto nulo quando o eleitor, manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrnica um nmero que no seja correspondente a nenhum candidato ou partido

poltico oficialmente registrados. No caso de uso de cdula de papel, nulo o voto quando o eleitor faz qualquer marcao que no identifique de maneira clara o nome, ou o nmero do candidato, ou o nmero do partido poltico. So nulos, igualmente, os votos cujas cdulas contenham elementos grficos estranhos ao ato de votar. O voto nulo apenas registrado para fins de estatsticas e no computado como voto vlido, ou seja, no vai para nenhum candidato, partido poltico ou coligao. Ver tambm Voto. Referncia VOTO nulo. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. 1 CD-ROM.

Voto obrigatrio - ver mais


Em certos sistemas eleitorais, o eleitor no pode se recusar, sem justo motivo, a comparecer votao, sendo-lhe aplicadas sanes pela falta injustificada. Ao voto emitido nesses regimes, denomina-se voto obrigatrio. o caso do Brasil, onde o no-comparecimento s eleies, sem causa legtima, torna o eleitor passvel de multas pecunirias, cobrveis executivamente. Ver tambm Absteno eleitoral / Voto. Referncia VOTO. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. 872-873.

Voto partidrio
Denomina-se voto partidrio, nas eleies pelo sistema proporcional (deputados federais, estaduais, distritais e territoriais e de vereadores), aquele dado nominalmente a um dos candidatos registrados por determinado partido ou coligao, ou aquele no qual o eleitor simplesmente escreveu o nome ou a sigla do partido ou coligao, sem mencionar expressamente qualquer candidato. A soma dos votos partidrios, obtidos por cada um dos partidos e/ou coligaes que participam da eleio, empregada, como dividendo, na determinao do nmero de deputados ou vereadores eleitos por eles, naquela circunscrio. A operao consiste em

dividir o total de votos partidrios pelo quociente eleitoral. O resultado o quociente partidrio, isto : o nmero de eleitos pelo partido ou coligao na dita circunscrio. Ver tambm Voto / Voto de legenda. Referncia VOTO partidrio. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 973.

Voto pessoal
Aquele que s pode ser emitido pelo prprio votante, no se admitindo que ele vote por meio de correspondncia ou procurador munido com poderes especiais. Ver tambm Voto. Referncia VOTO pessoal. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto plural
O que concede, ao eleitor, maior ou menor nmero de votos, segundo sua capacidade civil, a posse de um patrimnio, ou o pagamento de certo nvel de impostos. Ver tambm Voto cumulativo. Referncia VOTO plural. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 457.

Voto popular
Direito-dever do cidado de manifestar sua vontade por meio do sufrgio direto, universal e secreto, de plebiscito e de referendo. Ver tambm Voto. Referncia

VOTO popular. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto por correspondncia


Declarao da vontade do eleitor ausente do local onde se encontra a mesa eleitoral, enviada por meio de carta ao colgio eleitoral. No Brasil, proibido nas eleies a cargos polticos. Ver tambm Voto. Referncia VOTO por correspondncia. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 760.

Voto proporcional
Aquele dado aos candidatos s eleies proporcionais. No h qualquer diferena entre o voto "proporcional" e o voto "majoritrio", seno a eleio em que o eleitor participa. Ver tambm Sistema eleitoral proporcional / Voto.

Voto pblico
Ver Voto a descoberto.

Voto restrito
Aquele em que o direito de eleger atribudo conforme a instruo ou a situao econmica do eleitor. Ver tambm Voto / Voto igual. Referncia VOTO restrito. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 761.

Voto secreto - ver mais

o que se d mediante escrutnio, no podendo ser conhecido de terceiros seu contedo e o nome do votante que o proferiu. Ver tambm Cabina eleitoral / Voto. Referncia VOTO secreto. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 761.

Voto singular
Aquele em que o eleitor s tem direito a um nico sufrgio. Ver tambm Voto. Referncia VOTO singular. In: DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. v. 4, p. 761.

Voto uninominal
Em que o eleitor vota por um candidato, isoladamente, e no por uma lista. Ver tambm Voto. Referncia VOTO uninominal. In: PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000. p. 471.

Voto universal
Ver Sufrgio universal.

Voto vlido
A legislao eleitoral considera como vlido o voto dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Os votos nulos no so considerados vlidos desde o Cdigo Eleitoral (Lei n 4.737/65). J os votos em branco no so considerados vlidos desde a Lei n 9.504/97. Ver tambm Voto.

Referncia VOTO vlido. In: SISTEMAS eleitorais. Disponvel em: <http://www.tremg.jus.br/portal/website/eleicoes/index.html>. Acesso em: 24 jan. 2008.

Voto vinculado
aquele em que o eleitor est condicionado a votar em candidatos de um mesmo partido s eleies para a Cmara dos Deputados e Assemblia Legislativa, sob pena de nulidade do voto para os dois cargos. Institudo pelo Cdigo Eleitoral de 1965 (art. 146, IX, b), foi eliminado da legislao eleitoral pela Lei n 7.434, de 19 de dezembro de 1985. Ver tambm Voto.

Zersima - ver mais


Documento emitido em cada seo eleitoral indicando que no existe voto registrado. Este documento emitido aps o procedimento de inicializao da urna eletrnica, servindo para atestar que no h registro de voto para nenhum dos candidatos. Ver tambm Urna eletrnica. Referncia CAMARO, Paulo Csar Bhering. O voto informatizado: legitimidade democrtica. So Paulo: Empresa das Artes, 1997. p. 108.

Zona eleitoral
Regio geograficamente delimitada dentro de um Estado, gerenciada pelo cartrio eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um municpio, ou por parte dele. Normalmente segue a diviso de comarcas da Justia Estadual. Ver tambm Apurao da eleio / Circunscrio eleitoral / Eleio / Justia Eleitoral / Juiz eleitoral / Seo eleitoral. Referncia ZONA eleitoral. In: GLOSSRIO. Disponvel em: <http://www.tresc.gov.br/site/ferramentas-do-portal/glossario/index6c77l? uid=196&cHash=e322bf128e> . Acesso em: 1 fev. 2008.

You might also like