You are on page 1of 4

mecnica - prtica 2

Aes de um bom mecnico: Quanto mais precisas e mecanizadas suas operaes melhor. Veja quais so os passos que dar, o material necessrio disponvel, seus gestos, os procedimentos e qual a expectativa de resultado a ser alcanado. Um bom profissional estuda e treina seus procedimentos. Condio bsica de trabalho: mximo de limpeza e organizao possvel preparar o ambiente usar ferramentas corretas uma operao por vez cada coisa em seu lugar

contato pgina de entrada

. ferramentas, na prtica . encaixes, apertos etc . desmontar, montar... . resultado

Em mecnica se d um passo por vez. H sempre uma seqncia lgica a ser seguida para o "desmontar e montar" e que est relacionado com a funo que cada uma das peas ou componentes tm no funcionamento do todo. Para saber qual a seqncia dos componentes, basta olhar o desenho tcnico da pea, muitas vezes disponvel na Internet. Seguindo a numerao dada pelo fabricante voc tem a ordem correta.

ferramentas, na prtica
As ferramentas devem ser mantidas sempre limpas e bem conservadas; Devem ser posicionadas na ordem de uso, prximas das mos, mas longe de qualquer esbarro; Devem ser colocadas na posio que sero pegas; Aps o uso devero ser colocadas no mesmo lugar ou iro para um local de descarte (no caso de quebra ou desgaste excessivo da ferramenta); Na hora de guardar, no misturar ferramentas, principalmente as grandes com as pequenas. Suas aes e gestos encaixar bem a ferramenta trabalhar em movimentos suaves colocar fora aos poucos no usar brutalidade fazer barulho ao utilizar uma ferramenta no bom sinal

Como encaixar uma ferramenta Todo parafuso, porca, trava, ou qualquer encaixe de ferramenta tem um eixo central e longitudinal. A ferramenta deve ser encaixada de forma a ser uma perfeita extenso deste eixo, independente do tipo de encaixe (Phillips, fenda, Allen torque, topo ou outras), apoio ou encaixe (porcas quadradas, sextavadas, dentadas ou outras). Qualquer encaixe sempre deve ser justo, perfeito, sem folgas, sem arranhes ou deformaes. Cada parafuso, porca, trava ou outros, tem sua ferramenta apropriada.

O encaixe tem que ser perfeito e completo, sem folgas. Folgas no encaixe da ferramenta geralmente criam deformaes no ponto de apoio para a ferramenta, o que prejudica futuras aes.

peas: encaixes, encostos e apertos


Encaixe de rosca A maneira mais apropriada de iniciar o rosqueamento de um parafuso ou porca com os dedos. Gire lenta e suavemente o parafuso ou porca no sentido inverso do rosqueamento (anti-horrio) e sinta o fio de rosca se encaixar, e s ento comece a rosquear. Quando a rosca boa e bem encaixada voc gira sem fazer fora. Encaixe entre peas Qualquer pea projetada para que as partes se encaixem com facilidade e de maneira lgica. Antes de prender ou rosquear sempre verifique se a posio entre as partes est correta e se faz sentido. No force uma situao que possa danificar a pea. Encosto entre peas Encosto tambm pode ser pensado como se fosse um tipo de encaixe e da mesma forma tem que ser perfeito, pleno. No deve ser desigual, ou seja, apoiar mais um lado do que outro. Certifique-se tambm da posio correta da pea antes da fixao final. Quanto maior a qualidade das peas, melhor os encaixes e encostos. Para se ter uma idia, bicicletas bsicas que tem qualidade, normalmente so fabricadas com variaes de dcimo de milmetro. As da categoria "amador", que ainda no so profissionais, trabalham com centsimo de milmetro; e finalmente as profissionais so construdas em milsimo de milmetro. Esta diferena pode ser sentida no encaixe e no girar de uma rosca ou no girar de um eixo de pedal ou roda. A Escola de Bicicleta considera ruim qualquer produto que seja fabricado com variao em milmetro e h inmeras bicicletas que apresentam esta condio. So praticamente impossveis de trabalhar corretamente. O resultado quase sempre precrio. Aperto de uma pea O ideal que voc treine sua musculatura para sentir a fora que est sendo aplicada (torque) e uma boa forma de fazer isto que v trabalhando a ferramenta girando de volta por vez. Em alguns casos esta medida recomendada at pelo prprio fabricante, principalmente quando se trabalha com ajuste de sistemas de contra porcas de ajuste de eixos (cubos, caixa de direo, caixa de movimento central). 1. 1/4 de volta 2. 2/4 de volta 3. 3/4 de volta Medidas importante saber O uso de milmetro em roscas se deve, dentre outras coisas, a um maior nvel de preciso e facilidade de trabalho para todos. H anos houve uma padronizao internacional em milmetros. S em bicicletas de baixo nvel de qualidade se encontra medidas de roscas em polegadas. H alguns padres de passe da rosca, mas no meio da bicicleta possvel encontrar rosca fina e rosca grossa. Quanto mais fina for a rosca mais preciso ser o ajuste. Sentido da rosca e roscas especiais em uma bicicleta Todo parafuso ou porca aperta no sentido horrio e desaperta no sentido anti-horrio. Mas quando se trata de bicicletas h algumas excees: as roscas invertidas. Toda bicicleta tem duas roscas que so invertidas, ou seja, apertam no sentido anti-horrio e soltam no sentido horrio. So elas a do pedal e da caixaria de movimento central esquerdos.

desmontar, montar, avaliar


O ideal para um mecnico de bicicleta que ele no s saiba pedalar, mas que tambm busque ser um bom ciclista. S sentindo o rodar da bicicleta que ele ir perceber seus defeitos ou as qualidades da bicicleta antes e depois do servio que fez. Desmontar 1. Desmontar ordenadamente, uma coisa por vez 2. Colocar tudo na ordem de desmonte, pea ao lado de pea, na seqncia de desmontagem 3. Dispor de material de limpeza necessrio para o trabalho 4. Limpar pea por pea e recolocar na ordem de montagem Montar 1. Colocar as peas na bancada por ordem de montagem 2. Verificar se as peas se encaixam perfeitamente 3. Aperto em 4 etapas: a) Rosquear com os dedos e sentir como est a rosca: Caso sinta aspereza retire a porca ou parafuso e verifique se a rosca est completamente limpa. Lubrifique, se necessrio. Se a rosca estiver deformada troque o parafuso ou porca b) Encostar e verificar se tudo est no lugar correto c) Dar o primeiro aperto leve e checar No caso de eixos de rolamento neste primeiro aperto deve-se medir a folga d) Segundo aperto Verificar possvel folga e necessidade Se necessrio, soltar o aperto e procurar o ponto correto de ajuste e) Dar aperto final e fazer mais uma avaliao do ajuste Paradinha bsica essencial O bom mecnico procura parar, um minuto que seja, entre operaes ou processos diferentes. Isto importante para a cabea separar cada ao e melhorar o foco em cada etapa ou procedimento. Ou simplesmente para manter distncia do trabalho e assim aumentar a capacidade de observao e concentrao. Uma tima alternativa fazer uma pausa para um copo de gua, cafzinho ou at mesmo para respirar l fora. Isto no perda de tempo porque melhora a concentrao e a qualidade do trabalho geral. se est tudo bem

de

leve reajuste

resultado esttico e resultado dinmico


Pode haver diferena entre o resultado conseguido com a bicicleta parada ou na bancada e com ela em movimento, por isto muito importante que se faa um teste na rua, com a bicicleta rodando. Uma bicicleta em movimento sofre uma srie de solicitaes causadas tanto pelo esforo de pedalar do prprio ciclista quanto pelo contato que a bicicleta tem com o cho. Estas tores e vibraes na estrutura e peas da bicicleta podem fazer com que aquilo que funciona bem parado tenha variao de funcionamento em movimento. Termine seu trabalho e saia para rua para test-lo rodando com a bicicleta.

You might also like