You are on page 1of 11

Experimento 2 Gerador de funes e osciloscpio

1. OBJETIVO
O objetivo desta aula introduzir e preparar o estudante para o uso de dois instrumentos muito importantes no curso: o gerador de funes e o osciloscpio.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; gerador de funes.

3. INTRODUO
Nas aulas anteriores utilizamos instrumentos de medida (ampermetro e voltmetro) e fontes de energia (fonte de voltagem DC) para estudar o comportamento de correntes eltricas e voltagens estacionrias, ou seja, que no variam com o passar do tempo. No entanto, como veremos a partir da prxima aula, a resposta eltrica de alguns elementos de circuito que utilizaremos est relacionada com correntes e voltagens variveis no tempo. Assim, para estud-los devemos ser capazes de gerar e observar correntes e voltagens com essas caractersticas. Em nosso curso utilizaremos um gerador de sinais ou gerador de funes para gerar voltagens variveis com o tempo e um osciloscpio para observ-las e medi-las.

3.1 Gerador de sinais O gerador de sinais, ou gerador de funes, um aparelho que gera voltagens Vg variveis como funes do tempo t . As voltagens geradas so peridicas, de perodo T (dado em segundos), freqncia f (dada em Hz) e amplitude V0 , assemelhando-se a uma onda. por esse motivo que cada funo de voltagem gerada denominada de forma de onda. So trs as principais formas de onda geradas: quadrada, senoidal e triangular. A voltagem gerada pode ter! valores positivos ou ! ! negativos em relao a uma referncia que denominada de GND ou terra. A amplitude V0 da ! ! forma de onda corresponde ao valor mximo, em mdulo, da voltagem gerada em relao referncia (terra). Na Figura 1 mostramos um grfico de duas dessas formas de onda, quadrada e senoidal, que ! = 10-3s ) e foram geradas com uma freqncia f = 1kHz (1kHz = 103 Hz), perodo T = 1ms (1ms amplitude V0 = 1V .
! !

21

Figura 1: Formas de onda quadrada e senoidal com perodo T = 1ms e amplitude V0 = 1V .

A Figura 2 abaixo mostra uma representao esquemtica do painel frontal do gerador de ! ! sinais que utilizaremos no curso.

Figura 2: Painel frontal de um gerador de sinais tpico.

A seguir apresentamos uma breve descrio do significado de cada chave e boto apresentados com numerao na Figura 2. Observe que nem todos os botes esto numerados. Os botes no numerados correspondem a funes que no sero utilizadas no curso. (1) Boto liga-desliga: esse boto corresponde a uma chave do tipo Push Bottom que quando pressionada liga o aparelho. (2) Chave de controle da amplitude de sinal: esta chave controla a amplitude em volts do sinal de voltagem gerado. (3) Chave de controle de sinal contnuo: esta chave permite adicionar um certo valor de voltagem que no varia com o tempo. Esta voltagem constante denominada de voltagem DC (do ingls

22

direct current), termo que utilizado quando o sinal de voltagem equivalente ao utilizado em um experimento de corrente contnua, como j discutimos em aulas anteriores. Esta chave funciona como uma fonte de voltagem ajustvel associada em srie com o sinal varivel no tempo que produzido pelo gerador. (4) Sinal de sada: sinal gerado pelo gerador. O sinal gerado tem freqncia variando de frao de Hz at MHz (106 Hz) e amplitude variando de 0 a 10V. Junto dessa chave h informao sobre o valor mximo de amplitude que pode ser gerado. VPP corresponde voltagem pico-a-pico. Um sinal de 20VPP tem amplitude V0 = 10V . (5) Sinal de sincronismo: sinal complementar gerado com amplitude fixa, usualmente menor que 5V, e a mesma freqncia do sinal de sada. Em situaes normais ele no utilizado. Em alguns casos, quando ! a amplitude do sinal de sada muito pequena, e no conseguimos observar o sinal no osciloscpio, temos a opo de usar o sinal de sincronismo como sinal externo para sincronizar o osciloscpio e o gerador, como ser discutido na prxima seo. (6) Botes seletores de funo: quando um determinado boto (Push Bottom) pressionado, a forma de onda respectiva selecionada. Nos geradores comerciais h usualmente trs opes de sinais, onda quadrada, onda senoidal e onda triangular. Neste curso ns trabalharemos apenas com as formas de onda quadrada e senoidal. (7) Seletor de faixa de freqncia: estas sete chaves Push Bottom permitem selecionar a faixa de freqncia do sinal gerado que seja adequada ao experimento a ser realizado. O valor da freqncia aproximadamente o valor indicado pela chave (8) multiplicado pela faixa de freqncia selecionada. (8) Chave de ajuste da freqncia: esta chave permite variar continuamente a freqncia de 0,2 a 2,0 vezes o valor da faixa de freqncia selecionada pelos botes do item (7). importante observar que o valor da freqncia selecionada pelas chaves em (7) e (8) aproximado. Para obtermos o valor preciso da freqncia devemos utilizar o osciloscpio para visualizar o sinal e atravs da medida do perodo do mesmo, determinar qual sua freqncia com a respectiva incerteza. (9) Boto de inverso: esta chave Push Bottom quando pressionada multiplica o sinal gerado por menos um. (10) Seletor de faixa de amplitude: esta chave Push Bottom quando pressionada limita a amplitude do sinal de sada gerado a 1V. Num circuito, representamos o gerador de funes pelo smbolo indicado na Figura 3. O smbolo dentro do crculo representa a forma de onda gerada. No exemplo da Figura 3 a forma de onda gerada quadrada. GND na Figura 3 significa o mesmo que referncia ou terra.

Figura 3: Representao esquemtica de um gerador de funes num circuito eltrico. Neste caso o sinal gerado uma onda quadrada.

23

3.2 Osciloscpio O osciloscpio um instrumento empregado para visualizar voltagens que variam com o tempo. Ele utilizado para determinao de amplitudes e freqncias de sinais de voltagem, bem como para comparao de sinais diferentes. Muitas so suas funes e fundamental para o bom andamento deste curso que o estudante se torne familiarizado com as mesmas. Para tanto, uma breve descrio de seu princpio de funcionamento e principais funes sero a seguir apresentados. Gostaramos de ressaltar no entanto, que apenas a prtica com o instrumento permitir ao estudante usufruir de todas as possibilidades que o mesmo oferece. Esperamos que isso acontea no decorrer do curso, quando observaremos fenmenos fsicos para os quais o uso do osciloscpio de fundamental importncia. Na Figura 4 mostramos o esquema de um painel frontal de um osciloscpio analgico, muito semelhante ao que utilizamos no curso.

Figura 4: Painel frontal do osciloscpio com a numerao das chaves e botes que sero relacionadas com as instrues de uso do mesmo para medidas de voltagens variveis no tempo.

Na Figura 4 o boto (1) corresponde a uma chave Push Bottom que utilizada para ligar e desligar o osciloscpio. As demais chaves e botes sero apresentadas de acordo com a diviso do funcionamento do osciloscpio em blocos estruturais. O osciloscpio pode ser estruturalmente divido em quatro sub-sistemas bsicos: mostrador, deflexo vertical, deflexo horizontal e gatilho. 3.2.1 Mostrador O mostrador do osciloscpio est representado na Figura 4 pelo retngulo quadriculado esquerda. Esse retngulo corresponde parte posterior de um tubo de raios catdicos que usado para visualizao do sinal. Uma representao simplificada do tubo de raios catdicos mostrada na Figura 5.

24

Figura 5: Representao de um tubo de raios catdicos.

Eltrons livres so gerados por efeito terminico no filamento quando o mesmo aquecido e so direcionados por sistemas complementares, criando um feixe de eltrons que caminha em direo s placas defletoras X1, X2, Y1 e Y2. s placas so aplicadas voltagens que criam campos eltricos em seus interiores que deslocam o feixe na tela alvo (veja Figuras 4 e 5) de acordo com as voltagens aplicadas. Um sistema de controle de brilho (chave 2 na Figura 4) e de ajuste de foco (chave 3 na Figura 4) so usados para ajustar a intensidade e o foco do feixe de eltrons. A tela alvo feita de material fosforescente que converte a energia do feixe de eltrons em luz visvel, tornando possvel sua visualizao. 3.2.2 Deflexo vertical O sistema de deflexo vertical de um osciloscpio usado para controlar a visualizao dos sinais medidos atravs de ajustes nos sub-sistemas de mostrador e de gatilho. Ele consiste de dois canais CH1 e CH2, ou seja, duas entradas para voltagens independentes e uma srie de chaves e botes para o ajuste do sinal na tela do osciloscpio. Um canal consiste de um atenuador e um amplificador que so utilizados para ajustar a escala de voltagem que ser utilizada na visualizao do sinal. Um sinal de voltagem proporcional ao sinal do canal ento aplicado s placas Y1 e Y2 fazendo o feixe de eltrons ser defletido na vertical de acordo com a escala escolhida, de modo que o reticulado do mostrador possa ser usado para medir a voltagem de entrada no canal. O coeficiente de deflexo (atenuador ou amplificador) usualmente dado em VOLTS/DIV. DIV, neste caso, corresponde a uma diviso, parte vertical do quadrado de cerca de 1cm de lado, no mostrador. Para o CH1, a chave (8) e para o CH2 a chave (18) na Figura 4, so usadas como seletores da escala de medida. Valores tpicos so 10mV; 20mV; 0,1V; 0,2V; 0,5V; 1V; etc. Quando a chave seletora est posicionada em 1V, por exemplo, isso significa que cada retculo (DIV) no mostrador tem altura equivalente a 1V. Os sinais a serem observados so levados ao osciloscpio por meio de cabos coaxiais at as entradas dos CH1 e CH2. A entrada do CH1 est representada por (7) na Figura 4 e a do CH2 por (14). Um cabo coaxial corresponde a dois fios coaxiais de cobre separados por um material dieltrico num arranjo cilndrico. Veja em sala de aula mais detalhes com seu professor. possvel ajustar continuamente o coeficiente de deflexo do feixe de eltrons no
25

mostrador. Isso feito destravando a chave (9) para o CH1 ou a chave (17) para o CH2 (ver Figura 4). Neste caso, valores absolutos de voltagem no podem ser determinados usando o osciloscpio. Esta funo no ser utilizada neste curso. Certifique-se sempre, antes de comear suas medidas, que as chaves (9) e (17) estejam travadas. Para cada canal h uma chave para controlar a posio vertical do feixe de eltrons no mostrador, chave (11) para o CH1 e chave (15) para o CH2 (veja Figura 4). Essas chaves so usadas para mudar posies de referncia dos sinais, o que em algumas situaes conveniente ser feito para se obter uma melhor resoluo na imagem do sinal medido que apresentada no mostrador do osciloscpio. Cada canal pode tambm ser chaveado para uma das trs posies: GND, DC e AC, utilizando os botes (6) para CH1 e (13) para o CH2 (ver Figura 4). Na posio GND, o sinal de voltagem de referncia, que chamamos de terra, aplicado ao feixe de eltrons. Nesse caso, uma voltagem de zero volts est sendo lida no osciloscpio. Quando a posio DC escolhida, o sinal mostrado sem nenhum processamento, como ele se apresenta no circuito de prova. Quando a posio AC escolhida, o sinal submetido a um filtro, que corta as freqncias inferiores a 10Hz. Nesse caso, valores constantes do sinal so filtrados e no so mostrados no mostrador do osciloscpio. Em osciloscpios tpicos podemos observar at dois sinais independentemente. Na visualizao dos mesmos, podemos escolher apresentar apenas o sinal do CH1, apenas o sinal do CH2, ou ambos. A escolha de qual, ou quais sinais apresentar, feita pelos botes indicados em (12) na Figura 4. 3.2.3 Deflexo horizontal Vimos que a deflexo vertical proporcional voltagem aplicada no CH1 ou no CH2 do osciloscpio, o que desloca o feixe de eltrons na direo vertical do mostrador. O que dizer sobre a deflexo horizontal? Qual deve ser a voltagem aplicada nas placas X1 e X2 , que desloca o feixe de eltrons na direo horizontal do mostrador do osciloscpio, de modo que tenhamos a reproduo do eixo do tempo nessa direo? Para tanto um sinal de voltagem como o mostrado na Figura 6 aplicado s placas X1 e X2.

Figura 6: Sinal de voltagem usado para gerar a deflexo horizontal.

26

Nos intervalos onde a voltagem VX aplicada s placas X1 e X2 est representada com linha contnua temos um aumento da voltagem linearmente proporcional ao tempo t. Isto significa, que um sinal de voltagem em um dos canais do osciloscpio, percorrer a tela movendo-se da esquerda para a direita. Na parte superior da Figura 6, indicamos a posio do feixe de eltrons, como vista no ! mostrador do osciloscpio, para o incio e para o final do intervalo de trao t trao . No intervalo de retrao, t retrao , o feixe de eltrons no mostrado na tela do osciloscpio (linhas pontilhadas representando a voltagem VX ). Esse processo se repete quando o feixe se encontra novamente na posio de incio do ciclo. Assim, com essa construo, temos uma representao da voltagem ! aplicada no CH1 ou CH2 em funo do tempo. ! Para ajustar ! o valor do intervalo de tempo t trao em que o sinal visualizado no mostrador do osciloscpio, selecionamos usando a chave (24) da Figura 4, a escala de tempo adequada. A escala de tempo dada em unidades de TEMPO/DIV. DIV neste caso corresponde a uma diviso, parte horizontal do quadrado de cerca de 1cm de lado, no mostrador. Valores tpicos so 10!s; 20!s; 50!s; 0,1ms; 0,5ms; 1ms; etc. Quando a !chave seletora est posicionada em 1ms, por exemplo, isso significa que cada retculo (DIV) no mostrador tem largura equivalente a 1ms. Em grande parte das observaes feitas usando o osciloscpio, os tempos caractersticos observados, como por exemplo perodos de sinais que se repetem, so muito pequenos, quando comparados ao tempo de resposta da percepo de nossos olhos. Por esse motivo, o feixe de eltrons se desloca to rapidamente que aparece na tela do osciloscpio uma linha contnua representando o sinal medido. Como no caso da posio vertical do sinal no mostrador do osciloscpio, h tambm para a horizontal uma chave que controla a posio horizontal do feixe de eltrons no mostrador, chave (19) (veja Figura 4). Essa chave utilizada para deslocar toda a imagem do sinal no mostrador do osciloscpio para a esquerda ou para a direita, operao que tambm ser muito utilizada no curso. Quando dois sinais esto sendo observados, um no CH1 e outro no CH2, h tambm a possibilidade de desativar o sistema de deflexo horizontal e apresentar na tela do osciloscpio o sinal do CH2 em funo do sinal do CH1. Esta funo obtida selecionando a opo X-Y na chave (24) mostrada na Figura 4. Ela utilizada para criar figuras denominadas figuras de Lissajous que sero utilizadas no Experimento 10 do curso. 3.2.4 Gatilho O sistema de gatilho estabelece o momento em que o osciloscpio comea a desenhar o sinal. Muitos dos problemas enfrentados pelos estudantes quando no conseguem uma visualizao adequada de determinado sinal esto relacionados com os ajustes desse sistema. Para voc ter uma idia, observaremos sinais com freqncias de ordem de grandeza superior a kHz. Para observarmos uma imagem na tela do osciloscpio, que represente o sinal, precisamos sincronizar o osciloscpio com o sinal desejado. A situao similar ao que acontece quando, por exemplo, desejamos fotografar as ps de um ventilador quando o mesmo est em movimento. Como o tempo de exposio do objeto para a determinao de sua imagem na cmera maior que o perodo de rotao das ps do ventilador, vemos apenas um borro na imagem. No entanto, se utilizarmos uma iluminao estroboscpica, na qual o objeto iluminado com freqncia igual freqncia de deslocamento das ps, podemos observar uma imagem das ps paradas, mesmo com o ventilador em movimento. algo similar a isso que o sistema de gatilho do osciloscpio faz para colocar uma imagem do sinal parada na tela do osciloscpio. O sistema de gatilho sincroniza a deflexo horizontal com o sinal medido de modo que sua imagem fique estvel. Um sinal peridico no tempo tem sempre duas regies, uma que assume valores positivos e outra que assume valores negativos em relao a seu valor mdio. Podemos escolher com qual
27

dessas duas regies queremos sincronizar o osciloscpio atravs da chave SLOPE (20) na Figura 4. Quando a voltagem do lado selecionado passa por determinado valor, especificado pela chave LEVEL (21) na Figura 4, um pulso gerado e conectado ao sistema de deflexo horizontal indicando o momento de iniciar a varredura e apresentao do sinal na tela do osciloscpio. H trs diferentes mtodos de se fazer o sincronismo do osciloscpio com o sinal medido: automtico (AUTO), normal (NORM), varredura nica. a) SINCRONISMO AUTOMTICO nessa situao um novo pulso de sincronismo gerado automaticamente aps um intervalo de tempo pr-determinado se um novo sinal de sincronismo no puder ser gerado nesse intervalo de tempo. Nesse caso haver sempre algum tipo de sinal sendo mostrado na tela do osciloscpio independentemente da presena de sinais no CH1 ou CH2. b) SINCRONISMO NORMAL nessa situao o sincronismo s acontece quando o sinal de entrada passa de um determinado valor, estabelecido pela chave (21) (veja Figura 4). S aparecer sinal na tela quando um sinal de entrada estiver presente no canal selecionado. c) VARREDURA NICA- nessa situao um sinal de sincronismo disparado uma nica vez. Esta funo utilizada para visualizao de respostas no peridicas no tempo. Ainda com relao ao sincronismo preciso informar ao osciloscpio qual sinal desejamos ter sincronizado. A escolha feita por meio dos botes descritos em (28) na Figura 4. Nos experimentos que realizaremos neste curso, escolheremos sempre o CH1 como fonte de sincronismo (boto 29 na Figura 4 pressionado), e trabalharemos com sincronismos normal e automtico fixos (ambos os botes 22 na Figura 4 pressionados). H vrias outras funes do osciloscpio que no foram discutidas porque para as aplicaes que teremos no curso elas no sero utilizadas. Num circuito, representamos o osciloscpio pelo smbolo indicado na Figura 7.

Figura 8: Representao esquemtica de um osciloscpio num circuito eltrico. As setas indicam onde devem ser conectados os sinais dos canais CH1 e CH2.

Como exemplo de uso do osciloscpio para medidas de amplitudes e perodos de sinais peridicos no tempo, considere que o mostrador do osciloscpio seja aquele apresentado na Figura 9, e que tenham sido utilizadas para a deflexo vertical 1DIV = 5V e para a deflexo horizontal 1DIV=1ms. Vemos que a forma de onda aproximadamente senoidal. Para determinarmos o perodo e a amplitude dessa forma de onda, utilizamos o reticulado da tela do osciloscpio como rgua. Observe que cada retculo, ou seja, cada DIV est subdivido em 5 divises menores. Assim temos para este caso que a amplitude V0 = 1,7 0,1 DIV, ou seja, V0 = 8,5 0,5 V. Tambm temos

28

que o perodo T = 5,1 0,1DIV, ou seja, T = 5,1 0,1ms.

Figura 9: Exemplo de sinal na tela do osciloscpio que discutido no texto.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I: Sincronismo e OFF SET 1) Monte o circuito da Figura 10 abaixo. Observe que esse circuito corresponde a escolher a forma de onda quadrada e a ligar diretamente o canal CH1 na sada descrita como MAIN do gerador.

Figura 10: Circuito a ser montado para os procedimentos experimentais a serem realizados no Procedimento I.

2) Escolha visualizar apenas o CH1 utilizando os botes (12) da Figura 4. Certifique-se de que a chave 3 da Figura 2 esteja travada, evitando que a funo DC OFFSET do gerador esteja ativa.

29

3) Ajuste os controles da deflexo vertical para mostrar a referncia GND. Para isso use o boto (6) da Figura 4. Coloque o feixe de eltrons no centro do mostrador do osciloscpio. 4) Ajuste os botes de sincronismo para fonte no CH1 (chave 29 da Figura 4) e controles AUTO e NORM (chaves 22 na Figura 4) pressionando os botes respectivos. 5) Retire a opo GND destravando o boto (6) da Figura 4, e escolha a opo DC. Ajuste a freqncia do gerador para 1kHz, utilizando as chaves (7) e (8) indicadas na Figura 2, e a amplitude do CH1 para V0 = 5V utilizando a chave (8) da Figura 4 e o controle de amplitude do gerador (chave 2 da Figura 2). Voc deve obter uma imagem do sinal parada na tela do osciloscpio. 6) Destrave a chave ! de controle de sincronismo NORM, mude aleatoriamente o nvel de sincronismo ajustando a funo LEVEL (chave 21 na Figura 4) e descreva o que voc observou. 7) Pressione novamente a chave de controle de sincronismo NORM e destrave a chave 3 do gerador de sinais (veja Figura 2) para ativar a funo DC OFFSET. Ajuste aleatoriamente o valor do nvel de OFFSET e descreva o que voc observou. Qual foi o valor mximo de voltagem contnua (DC) acrescentado ao sinal utilizando a funo DC OFFSET? 8) Mude agora para a opo AC e descreva o que aconteceu com a imagem do sinal. Qual a funo da chave AC? 9) Retire a funo DC OFFSET do gerador travando a chave 3 da Figura 2 e acione novamente a funo DC. Certifique-se de que as chaves (12) da Figura 4 estejam ambas pressionadas. Isso indica que o osciloscpio est preparado para fazer a leitura dos dois canais, CH1 e CH2, simultaneamente. Mude a fonte de sincronismo para o CH2 utilizando as chaves (28) da Figura 4. Descreva e explique o que voc observou. 4.2 - Procedimento II: Medidas de perodos e amplitudes 1) Monte o circuito da Figura 11 abaixo. Observe que esse circuito corresponde a escolher a forma de onda quadrada e a ligar diretamente os canais CH1 na sada descrita como MAIN do gerador e o canal CH2 na sada SYNC.

Figura 11: Circuito a ser montado para os procedimentos experimentais a serem realizados no Procedimento II.

2) Ajuste os botes de sincronismo para fonte no CH1 (chave 29 na Figura 4) e controles AUTO e NORM (chaves 22 na Figura 4) pressionando os botes respectivos. 3) Ajuste a freqncia do gerador para 1kHz, utilizando as chaves (7) e (8) indicadas na Figura 2,

30

e a amplitude do CH1 para V0MAIN = 5V . Mea o perodo TMAIN do sinal no CH1.


SYNC 4) Mea o valor mximo do sinal SYNC, VMAX e o perodo TSYNC do CH2.

5) Mude a amplitude do canal CH1 para V0MAIN = 10V e mantenha a freqncia em 1kHz. Descreva ! SYNC o que aconteceu com o valor mximo do CH2, VMAX , neste caso. ! 6) Ajuste novamente o valor da amplitude do CH1 para V0MAIN = 5V . Mude agora a freqncia do SYNC ! gerador para 10kHz. Mea novamente TMAIN , TSYNC e VMAX . ! 7) Preencha a Tabela 1 com o resultados obtidos. SYNC TMAIN " T MAIN !VMAX TSYNC " TSYNC f SYNC " f SYNC f(kHz) V0MAIN (V) " V SYNC MAX ! 1 5

! 10

10 ! 5

Tabela 1: Resultados obtidos no Procedimento II.

8) O que podemos dizer sobre o sinal SYNC em comparao com o sinal MAIN do gerador? Como variam a amplitude e o perodo do sinal SYNC quando so variados a amplitude e o perodo do sinal MAIN. Faa um esboo da variao do sinal SYNC como funo do tempo.

31

You might also like