You are on page 1of 15

APURAO DE INFRAO DISCIPLINAR Artigos 211 a 213: Competentes para instaurar sindicncia ou PAD: No Poder Legislativo: 1.

Presidente da Cmara Legislativa; 2. Presidente do Tribunal de Contas. No Poder Executivo: 1. Governador; 2. Secretrio de Estado ou autoridade equivalente; 3. Administrador regional, dirigente de rgo relativamente autnomo, subsecretrio, diretor regional ou autoridade equivalente a que o servidor esteja mediata ou imediatamente subordinado. A competncia para instaurar PAD para apurar infrao cometida por servidor de Cargo em Comisso CC ou Funo de Confiana FC do qual foi exonerado ou dispensado da autoridade do rgo onde a infrao disciplinar foi cometida. Por solicitao ou determinao da autoridade competente, a apurao da infrao disciplinar pode ser feita pelo rgo central do sistema de correio, preservada a competncia para o julgamento. Os conflitos entre servidores podem ser tratados em mesa de comisso de mediao, a ser disciplinada em lei especfica. Apurao de infrao disciplinar cometida por servidor: realizada mediante sindicncia ou PAD. Representao sobre infrao disciplinar: deve ser feita por escrito e conter identificao e endereo do denunciante, Denncia annima: nesse caso, a Administrao Pblica pode iniciar reservadamente investigaes para a coleta de outros meios de prova necessrios para a instaurao de sindicncia ou PAD. Infrao disciplinar noticiada pela imprensa, nas redes sociais ou em correspondncias escritas: nesses casos, a autoridade competente, antes de instaurar sindicncia ou processo disciplinar, deve verificar se h indcios mnimos de sua ocorrncia. No caso de no comprovao dos fatos, a autoridade competente deve se pronunciar por escrito sobre o motivo do arquivamento da verificao. No objeto de apurao em sindicncia ou PAD, devendo ser arquivada eventual denncia ou representao que se refira a qualquer dessas hipteses, o fato que: 1. No configure infrao disciplinar prevista na LC 840 ou em legislao especfica; 2. Tenha sentena penal transitada em julgado que reconheceu a inexistncia do fato ou a negativa da autoria, SALVO se existente infrao disciplinar residual. O servidor no responde quando extinta a punibilidade ou por ato praticado com fundamento em lei ou regulamento posteriormente considerado inconstitucional pelo Poder Judicirio, devendo ser arquivada eventual denncia ou representao que se refira a qualquer dessas hipteses.

SINDICNCIA (artigo 214 e 215): Procedimento investigativo destinado a identificar a autoria de infrao disciplinar, quando desconhecida e apurar a materialidade de infrao disciplinar sobre a qual haja apenas indcios ou que tenha sido apenas noticiada. Dispensa da instaurao de sindicncia: Havendo indcios suficientes quanto autoria e materialidade da infrao disciplinar, a autoridade administrativa pode instaurar imediatamente o processo disciplinar, dispensada a instaurao de sindicncia. Publicao no DODF: O ato de instaurao da sindicncia deve ser publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal. Prazo da sindicncia: at 30 (trinta) dias, prorrogveis por igual perodo. 30 + 30 = 60 dias (prazo mximo). Sindicncia pode resultar em: 1. Arquivamento do processo; 2. Instaurao de PAD; 3. Aplicao de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias. Infrao leve ou mdia do grupo I: Constatado infrao dessas categorias, a comisso de sindicncia deve citar o servidor acusado para acompanhar o prosseguimento da apurao nos mesmos autos, sendo aplicadas as normas do processo disciplinar, includas as garantias ao contraditrio e ampla defesa e as normas relativas comisso processante.

SINDICNCIA PATRIMONIAL (artigo 216): Quando houver indcio de enriquecimento ilcito ou de evoluo patrimonial incompatvel com a remunerao ou subsdio do servidor. procedimento sigiloso com carter exclusivamente investigativo. conduzido por comisso formada por 3 (trs) servidores estveis. Prazo de concluso: 30 + 30 = 60 dias (prazo mximo) Autoridades competentes para determinar a instaurao de sindicncia patrimonial: 1. Presidente da Cmara Legislativa ou do TCDF, nos respectivos rgos. 2. Governador ou titular do rgo central do sistema de correio, no Poder Executivo. Concluso da sindicncia: Quando concluda a sindicncia patrimonial, a comisso dever elaborar relatrio sobre os fatos apurados, concluindo pelo arquivamento ou pela instaurao de PAD.

PROCESSO DISCIPLINAR (artigo 217 a 221): Procedimento para apurar responsabilidade do servidor por infrao disciplinar. Prazo para concluso: 60 + 60 = 120 dias (prazo mximo). Autos da sindicncia: Se houver, so apensados aos do PAD, como pea informativa da instruo. Princpios do PAD: Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia Interesse Pblico Contraditrio Ampla defesa Atos do PAD: 1. Regra: no tm forma determinada 2. Exceo: podem ter forma determinada quando a lei expressamente exigir 3. Quando realizado de modo diferente do determinado em lei, se preencher sua finalidade essencial, o ato ser vlido permitida a: 1. Notificao ou intimao do servidor acusado ou indiciado ou de seu procurador em audincia; 2. Comunicao, via postal, entre a comisso processante e o servidor acusado ou indiciado; 3. Utilizao de meio eletrnico, se confirmado o recebimento pelo destinatrio ou mediante certificao digital, para: a) Entrega de petio comisso processante, salvo a defesa escrita (prevista no art. 245, LC 840). b) Notificao ou a intimao sobre atos do processo disciplinar (com exceo dos previstos nos arts. 243 e 245 da LC 840). **Obs.: Nesses casos, o meio utilizado pelo remetente deve ser previamente cadastrado na comisso processante. Notificao/Intimao do servidor por meio eletrnico: Se a comisso notificar ou intimar o servidor por meio eletrnico, deve, sempre que possvel, avis-lo por meio telefnico de que a comunicao foi enviada. As intimaes/notificaes devem ser certificadas nos autos, juntando-se cpia das correspondncias recebidas ou enviadas. No causa de nulidade do ato processual a ausncia do: 1. Servidor acusado ou de seu procurador na oitiva de testemunha, quando o servidor tenha sido previamente notificado. 2. Procurador no interrogatrio do servidor acusado. Proporcionalidade Razoabilidade Segurana Jurdica Informalismo Moderado Justia Verdade Material Indisponibilidade

Tm carter reservado: 1. Os autos do PAD. 2. As reunies da comisso. 3. Os atos processuais. Os autos do PAD no podem ser retirados da repartio onde se encontram. lcito o fornecimento de cpia de peas dos autos ao servidor ou ao seu procurador. Regra: vedado deferir ao servidor acusado, desde a instaurao do processo disciplinar at a concluso do prazo para defesa escrita: 1. 2. 3. 4. Gozo de frias; Licena ou afastamento voluntrios; Exonerao a pedido; Aposentadoria voluntria.

Exceo: os afastamentos acima podem ser concedidos com autorizao da autoridade instauradora.

AFASTAMENTO PREVENTIVO (artigos 222 e 223): uma medida cautelar utilizada para que o servidor no venha a influir na apurao da infrao disciplinar. Prazo: at 60 (sessenta) dias, prorrogveis por igual perodo. 60 + 60 = 120 dias. Findo o prazo, cessam os seus efeitos, ainda que no concludo o PAD. Pode cessar por determinao da autoridade. Regra: O servidor afastado no pode comparecer repartio de onde foi afastado Exceo: 1. Quando autorizado pela autoridade competente. 2. Quando autorizado pela comisso processante. 3. Por motivo de caso fortuito ou fora maior. Substituio ao afastamento preventivo: a autoridade instauradora pode, no prazo acima (60 + 60), determinar que o servidor tenha exerccio provisrio em outra unidade administrativa do mesmo rgo, autarquia ou fundao de sua lotao. **A remunerao mantida.

AMPLA DEFESA E CONTRADITRIO (artigo 224 a 228): O servidor acusado deve ser: 1. Citado: sobre a instaurao de processo disciplinar contra sua pessoa; 2. Intimado: a. Ou notificado dos atos processuais. b. Pessoalmente, para apresentao de defesa escrita. i. Deve ser feita com antecedncia mnima de 3 (trs) dias da data de comparecimento. c. Da deciso proferida em Sindicncia ou PAD, sem suspenso dos efeitos decorrentes da publicao no DODF. Ao servidor acusado facultado: 1. Arguir a incompetncia, o impedimento ou a suspeio: a) Da autoridade instauradora ou julgadora da sindicncia ou processo disciplinar. i. Nesse caso a arguio deve ser resolvida pela autoridade imediatamente superior ou pelo substituto legal, se exaurida a via hierrquica. b) De qualquer membro da comisso processante. i. Nesse caso, a arguio deve ser resolvida pela autoridade que instaurou o PAD. 2. Constituir procurador. 3. Acompanhar depoimento de testemunha, pessoalmente ou por seu procurador. 4. Arrolar testemunha. 5. Reinquirir testemunha, por intermdio do presidente da comisso processante. 6. Contraditar testemunha. 7. Produzir provas e contraprovas. 8. Formular quesitos, no caso de prova pericial. 9. Ter acesso s peas dos autos, observadas as regras de sigilo. 10. Apresentar pedido de reconsiderao, recurso ou reviso do julgamento. Se no houver tcnico habilitado nos quadros da administrao pblica distrital, do servidor acusado o custo de percias ou exames por ele requeridos. Caso o servidor acusado esteja preso: 1. A citao inicial e a intimao para defesa escrita so promovidas onde ele estiver recolhido. 2. O acompanhamento do PAD promovido por procurador por ele designado ou, na ausncia, por defensor dativo. 3. O interrogatrio realizado em local apropriado, na forma previamente acordada com a autoridade competente. Quando houver dvida sobre a sanidade mental do servidor acusado: a comisso processante deve propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Incidente de sanidade mental: processado em autos apartados e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial.

COMISSO PROCESSANTE (artigo 229 a 234): Sindicncia ou PAD so promovidos por comisso processante, permanente ou especial. Exerce suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o acesso, nas reparties pblicas, a informaes, documentos e audincias necessrios elucidao do fato em apurao. O presidente da comisso de Sindicncia ou de PAD pode requisitar apoio, inclusive policial, dos rgos da administrao pblica para realizao de diligncia, segurana ou locomoo at o local de coleta de prova ou de realizao de ato processual. Composio: 3 (trs) servidores estveis. Podem participar como membros da comisso processante servidores integrantes de outros rgos da administrao pblica, distintos daquele onde ocorreram as infraes disciplinares, se conveniente para o interesse pblico. Funciona com a presena de todos os seus membros. Registro das reunies em ata: no registro deve constar o detalhamento das deliberaes adotadas. Dedicao integral aos seus trabalhos: a comisso processante deve dedicar tempo integral aos seus trabalhos, sempre que necessrio, ficando seus membros dispensados dos trabalhos na repartio de origem, at a entrega do relatrio final. Escolaridade igual ou superior do servidor acusado: Os membros da comisso processante so escolhidos pela autoridade competente entre os ocupantes de cargo para o qual se exija escolaridade igual ou superior do servidor acusado. Cargo efetivo superior ou do mesmo nvel do servidor acusado: Nos casos de carreira organizada em nvel hierrquico, os membros da comisso devem ser ocupantes de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel do servidor acusado. Ordem e segurana das audincias: Compete ao presidente da comisso, podendo requisitar fora policial, se necessria. Secretrio da comisso: 1. designado pelo seu presidente. 2. Pode ser um de seus membros. Comisso Processante Permanente: 1. Deve ser renovada, no mnimo, a cada 2 (dois) anos. 2. vedado ao mesmo membro servir por mais de 4 (quatro) anos consecutivos. Substituto eventual de membro da comisso: Nas licenas, afastamentos, frias e demais ausncias de membro da comisso processante, a autoridade competente pode designar substituto eventual. O local e os recursos materiais para o funcionamento dos trabalhos da comisso processante devem ser fornecidos pela autoridade instauradora da Sindicncia ou do PAD. Impedimentos dos servidores: 1. No pode participar de comisso processante servidor cujo servidor acusado seja pessoa de sua famlia, seu padrasto, madrasta, enteado ou parente, na forma da lei civil.

2. Tambm no pode participar de comisso processante o servidor que: a. Seja amigo ntimo ou inimigo capital, credor ou devedor, tutor ou curador do servidor acusado; b. Seja testemunha ou perito no processo disciplinar; c. Tenha sido autor de representao objeto da apurao; d. Tenha atuado em sindicncia, auditoria ou investigao da qual resultou a sindicncia ou o processo disciplinar; e. Atue ou tenha atuado como procurador do servidor acusado; f. Tenha interesse em deciso administrativa a ser tomada pelo servidor acusado; g. Tenha interesse no assunto que resultou na instaurao da sindicncia ou do processo disciplinar; h. Esteja litigando, judicial ou administrativamente, com o servidor sindicado, acusado ou indiciado, ou com o respectivo cnjuge ou companheiro; i. Responda a sindicncia ou processo disciplinar; j. Tenha sido punido por qualquer infrao disciplinar, ressalvado o servidor cujo registro da punio tenha sido cancelado (artigo 201 da LC 840); k. Seja cnjuge, companheiro, padrasto, madrasta, enteado ou parente, na forma da lei civil, de outro membro da mesma comisso processante. Passagens e dirias: So asseguradas aos membros da comisso e ao servidor acusado, nos casos de atos processuais serem praticados fora do territrio da RIDE.

FASES PROCESSUAIS (artigo 235): O PAD desenvolve-se nas seguintes fases: 1. 2. 3. 4. 5. Instaurao; Instruo; Defesa; Relatrio; Julgamento.

Instaurao (artigo 236 a 238): O PAD instaurado por autoridade competente Deve constar dos autos de instaurao: 1. Indicao da autoria, com nome, matrcula e cargo do servidor; 2. Materialidade da infrao disciplinar. Publicao no DODF: A instaurao de PAD depende de ato publicado no DODF, do qual conste: 1. A comisso processante; 2. O nmero do processo que contm as informaes previstas acima. Citao do servidor acusado: 1. Ocorre aps a instaurao do PAD para que o acusado acompanhe o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador. 2. Deve ser acompanhada de cpia, eletrnica ou em papel, das peas processuais previstas nos autos de instaurao e conter nmero do telefone, meio eletrnico para comunicao, endereo, horrio e dias de funcionamento da comisso processante. Mudana de residncia do acusado: O servidor acusado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso processante o lugar onde pode ser encontrado. Citao por edital: 1. Quando o servidor acusado estiver em local incerto ou no sabido. 2. feita por edital publicado no DODF e em jornal de grande circulao no Distrito Federal. 3. Se, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da publicao do edital, o servidor acusado no se apresentar comisso processante, a autoridade instauradora deve designar defensor dativo, para acompanhar o PAD enquanto o servidor acusado no se apresentar.

Instruo (artigo 239 a 244): a fase onde a comisso promove a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Para a produo de provas, a comisso processante pode, de ofcio ou a requerimento do servidor acusado: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Tomar depoimentos de testemunhas; Fazer acareaes; Colher provas documentais; Colher provas emprestadas de processos administrativos ou judiciais; Proceder reconstituio simulada dos fatos, desde que no ofenda a moral ou os bons costumes; Solicitar, por intermdio da autoridade competente: a) Realizao de buscas e apreenses; b) Informaes Fazenda Pblica, na forma autorizada na legislao; c) Quebra do sigilo bancrio ou telefnico; d) Acesso aos relatrios de uso feito pelo servidor acusado em sistema informatizado ou a atos que ele tenha praticado; e) Exame de sanidade mental do servidor acusado ou indiciado; 7. Determinar a realizao de percias; 8. Proceder ao interrogatrio do servidor acusado. O presidente da comisso processante, por despacho fundamentado, pode indeferir: 1. Pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos; 2. Pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial. Documentos confidenciais: So de acesso restrito: 1. Aos membros da comisso processante; 2. Ao servidor acusado ou ao seu procurador; 3. Aos agentes pblicos que devam atuar no processo. So documentos confidenciais os: 1. De carter sigiloso requeridos pela comisso processante ou a ela entregues pelo servidor acusado ou indiciado; 2. Sobre a situao econmica, financeira ou patrimonial do servidor acusado ou indiciado; 3. Sobre as fontes de renda do servidor acusado ou indiciado; 4. Sobre os relacionamentos pessoais do servidor acusado ou indiciado. Os documentos confidenciais so identificados pela comisso processante e autuados em autos apartados. Documentos em idioma estrangeiro: devem ser traduzidos para a lngua portuguesa, dispensada a traduo juramentada, se no houver controvrsia relevante para o julgamento da infrao disciplinar.

Testemunhas: 1. So intimadas a depor mediante mandado expedido pelo presidente da comisso processante, devendo a segunda via, com o ciente do interessado, ser anexada aos autos. 2. Se for servidor pblico, a expedio do mandado deve ser comunicada ao chefe da repartio onde tem exerccio, com a indicao do dia e da hora marcados para inquirio. a. Ausncia, injustificada, de servidor intimado como testemunha: deve ser comunicada autoridade competente, para apurao de responsabilidade. 3. Depoimento de testemunha: feito oralmente, sob compromisso, e reduzido a termo. a. No lcito testemunha levar seu depoimento por escrito. 4. As testemunhas so inquiridas separadamente. 5. Depoimentos contraditrios ou que se infirmem: pode-se proceder acareao entre os depoentes. 6. O servidor acusado e seu procurador podem assistir inquirio das testemunhas, sendo-lhes: a. Vedado interferir nas perguntas e nas respostas; b. Facultado reinquiri-las, por intermdio do presidente da comisso processante. Interrogatrio do servidor acusado: 1. Concluda a inquirio das testemunhas e a coleta das demais provas, a comisso processante deve promover o interrogatrio do servidor acusado, observando os mesmos procedimentos aplicados para as testemunhas (supracitados). 2. Havendo mais de um servidor acusado, o interrogatrio feito em separado. a. Divergncia entre suas declaraes sobre fatos ou circunstncias: pode ser promovida a acareao entre eles. 3. O no comparecimento do servidor acusado ao interrogatrio ou a sua recusa em ser interrogado no obsta o prosseguimento do processo, nem causa de nulidade. 4. O procurador do servidor acusado pode assistir ao interrogatrio, sendo-lhe: a. Vedado interferir nas perguntas e nas respostas. b. Facultado propor perguntas, por intermdio do presidente da comisso processante, aps a inquirio oficial. Aps encerramento da instruo e tipificao da infrao disciplinar: deve ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. No cabe a indiciao do servidor se ficar comprovado que:
** Ocorrendo qualquer dessas hipteses, a comisso processante deve elaborar o seu relatrio, concluindo pelo arquivamento dos autos.

1. No houve a infrao disciplinar negativa de fato. 2. O servidor acusado no foi o autor da infrao disciplinar negativa de autoria. 3. A punibilidade esteja extinta extino da punibilidade.

Defesa Escrita (artigo 245 a 251): Intimao: Regra: a intimao deve ser pessoal, feita por mandado expedido pelo presidente da comisso processante que o servidor indiciado apresente defesa escrita. Exceo: Quando o membro ou o secretrio da comisso processante houver procurado o servidor indiciado (em seu domiclio, residncia, ou repartio de exerccio) por duas vezes, sem o encontrar e havendo suspeita de ocultao, deve intimar a qualquer pessoa da famlia ou a qualquer vizinho (em falta da famlia), de que voltar em dia e hora designados, a fim de efetuar a intimao. No dia e hora designados, o membro ou o secretrio da comisso processante deve comparecer ao domiclio ou residncia do servidor indiciado, a fim de intim-lo. Se o servidor indiciado, ainda assim, no estiver presente, o membro ou o secretrio da comisso processante deve: Informar-se das razes da ausncia e dar por feita a citao, lavrando a certido; Deixar cpia do mandado de intimao com a pessoa da famlia ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome. Cpia da indiciao: Junto intimao para apresentar a defesa escrita, deve ser apresentada ao servidor acusado cpia da indiciao. Intimao por edital: Ocorre quando o servidor indiciado se encontrar em lugar incerto e no sabido. O edital de citao deve ser publicado no DODF e em jornal de grande circulao no DF. Nesse caso, o prazo para defesa de quinze dias, contados da ltima publicao do edital.

Havendo recusa do servidor indiciado em apor o ciente na cpia da intimao: o prazo para defesa conta-se da data declarada pelo membro ou secretrio da comisso processante que fez a intimao, com a assinatura de duas testemunhas. Prazo para apresentar defesa escrita: Regra: 10 (dez) dias. Havendo dois ou mais servidores indiciados: prazo em dobro (20 (vinte) dias). Prorrogao: pode haver prorrogao pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. Intimao por edital: o prazo para defesa de quinze dias, contados da ltima publicao do edital.

Revelia: Considera-se revel o servidor indiciado que, regularmente intimado, no apresentar defesa no prazo legal. Deve ser declarada em termo subscrito pelos integrantes da comisso processante nos autos do PAD. Defesa do servidor revel: deve ser realizado por servidor estvel, designado pela autoridade instauradora do processo, como defensor dativo, ocupante de cargo de nvel igual ou superior ao do servidor indiciado, PREFERENCIALMENTE com formao em Direito.

Cumpridas eventuais diligncias requeridas na defesa escrita, a comisso processante deve declarar encerradas as fases de instruo e defesa.

A comisso, em funo dos fatos havidos das diligncias realizadas, pode: 1. Alterar a indiciao formalizada ou 2. Propor a absolvio do servidor acusado.

Relatrio (artigo 252 a 254): Aps a concluso da instruo e apresentao da defesa, a comisso processante deve elaborar relatrio circunstanciado, do qual deve constar: 1. As informaes sobre a instaurao do processo; 2. O resumo das peas principais dos autos, com especificao objetiva dos fatos apurados, das provas colhidas e dos fundamentos jurdicos de sua convico; 3. A concluso sobre a inocncia ou responsabilidade do servidor indiciado, com a indicao do dispositivo legal ou regulamentar infringido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes; 4. A indicao da sano a ser aplicada e do dispositivo em que ela se encontra. A comisso processante deve remeter autoridade instauradora os autos do processo disciplinar, com o respectivo relatrio. Indcios de infrao penal: Na hiptese de o relatrio concluir que a infrao disciplinar apresenta indcios de infrao penal, a autoridade competente deve encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico.

Julgamento (artigo 255 a 258): Competncia do julgamento do PAD e aplicao da sano disciplinar: 1. No Poder Legislativo: Presidente da Cmara Legislativa ou do TCDF; 2. No Poder Executivo: a) Governador quando se tratar de: i. Demisso ii. Destituio de cargo em comisso ou iii. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade. b) De Secretrio de Estado ou autoridade equivalente quando se tratar de: i. Suspenso superior a trinta dias ou ii. Demais sanes a servidor que a ele esteja imediatamente subordinado e que no seja qualquer das hipteses previstas na letra a. c) De administrador regional, dirigente de rgo relativamente autnomo, subsecretrio, diretor regional ou autoridade equivalente a que o servidor esteja mediata ou imediatamente subordinado quando se tratar de sano no compreendida nos casos acima. 3. No caso de servidor de autarquia ou fundao do Poder Executivo: a) Do Governador quando se tratar de: i. Demisso ii. Destituio de cargo em comisso ou iii. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade; b) Do respectivo dirigente mximo, quanto se tratar de sano disciplinar no compreendida na letra a.

4. No caso de servidor de conselho ou outro rgo de deliberao coletiva institudo no Poder Executivo: a) Do Governador, quando se tratar de: i. Demisso ii. Destituio de cargo em comisso ou iii. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade; b) De Secretrio de Estado ou autoridade equivalente a cuja Secretaria de Estado o conselho ou o rgo esteja vinculado, quando se tratar de: i. Suspenso; c) Do respectivo presidente, quando se tratar de: i. Advertncia. A competncia para julgar o PAD regula-se pela subordinao hierrquica existente na data do julgamento. Proibio da Reformatio in Pejus: Da deciso que aplicar sano de advertncia ou suspenso cabe recurso hierrquico vedado o agravamento da sano. Prazo para proferir a deciso: 20 (vinte) dias, contados do recebimento dos autos do PAD.
** Se a sano a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do PAD, este deve ser encaminhado autoridade competente para decidir no mesmo.

Concurso de agentes e de sanes (havendo mais de um servidor indiciado e diversidade de sanes propostas no relatrio da comisso processante): nesse caso, a autoridade competente para a imposio da sano mais grave ser a competente para o julgamento e a aplicao das sanes. Julgamento fora do prazo legal: no implica nulidade do processo, observada a prescrio. A autoridade que der causa prescrio pode ser responsabilizada. Deciso: deve ser motivada, conforme as provas dos autos, pela autoridade julgadora. Converso do julgamento em diligncia: pode ser realizada pela autoridade julgadora, caso seja necessrio para a elucidao completa dos fatos. Divergncia entre a autoridade julgadora e as concluses do relatrio da comisso processante: havendo essa divergncia, a autoridade julgadora pode agravar a sano disciplinar proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade. Nesses casos, a autoridade competente para aplicar a sano disciplinar mais grave tambm competente para aplicar sano disciplinar mais branda ou isentar o servidor de responsabilidade (quem pode mais, pode menos). Se discordar da proposta de absolvio ou da inocncia do servidor acusado no anteriormente indiciado, a autoridade julgadora deve designar nova comisso processante para elaborar a indiciao e praticar os demais atos processuais posteriores.

Existncia de vcio insanvel: 1. Nesse caso, deve ser declarada a nulidade total ou parcial do processo disciplinar e ordenar, conforme o caso: a) A realizao de diligncia; b) A reabertura da instruo processual; c) A constituio de outra comisso processante, para instaurao de novo processo. 2. Atos no contaminados pelo vcio: devem ser reaproveitados. 3. Vcio que o servidor acusado ou indiciado tenha dado causa no obsta o julgamento do processo. Nenhum ato declarado nulo se no resultar prejuzo: 1. Para a apurao dos fatos 2. Para a defesa ou 3. Para a concluso do processo. O ato de julgamento do PAD deve: 1. Mencionar sempre o fundamento legal para imposio da penalidade 2. Indicar a causa da sano disciplinar 3. Ser publicado no DODF.

Reviso do processo (artigo 259 a 267): O PAD pode ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando forem aduzidos fatos novos ou circunstncias no apreciadas no processo originrio, suscetveis de justificar a inocncia do servidor punido ou a inadequao da sano disciplinar aplicada, observado o disposto no art. 175, II, da LC 840.
LC 840: Art. 175. O direito de requerer prescreve: [...] II em cinco anos, quanto ao interesse patrimonial ou crditos resultantes das relaes de trabalho;

Falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor: qualquer pessoa da famlia pode requerer a reviso do processo. Incapacidade mental do servidor: a reviso pode ser requerida pelo seu curador. Simples alegao de injustia da sano disciplinar aplicada no constitui fundamento para a reviso. Perda do cargo pblico ou a cassao de aposentadoria por de deciso judicial: No admitido pedido de reviso. nus da prova: No processo revisional cabe ao requerente. Na petio inicial, o requerente deve pedir dia e hora para produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Requerimento de reviso do processo: deve ser dirigido, autoridade que julgou, originariamente, o PAD. Autorizada a reviso, o pedido deve ser encaminhado ao dirigente do rgo, autarquia ou fundao onde se originou o PAD, para providenciar a constituio de comisso revisora.

O servidor que atuou na sindicncia ou no PAD cujo julgamento se pretenda revisar no pode integrar a comisso revisora. A reviso corre em apenso ao processo originrio. Prazo para a comisso revisora encerrar os trabalhos: 60 (sessenta) dias. Competncia para julgamento do pedido de reviso: autoridade administrativa que aplicou, originariamente, a sano disciplinar. Prazo para julgamento: 20 (vinte) dias, contados do recebimento dos autos do processo disciplinar. Durante esse prazo, a autoridade julgadora pode determinar diligncias. Reviso julgada procedente: ser declarada sem efeito a penalidade anteriormente aplicada. Pedido de reviso concluindo pela inocncia do servidor punido: deve ser declarada sem efeito a sano disciplinar aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor.
** No caso de servidor destitudo de cargo em comisso, a destituio ser convertida em exonerao.

Pedido de reviso concluindo pela inadequao da sano disciplinar aplicada: deve-se proceder nova adequao, restabelecendo-se todos os direitos do servidor naquilo que a sano disciplinar aplicada tenha excedido. Proibio da Reformatio in pejus: Da reviso do processo no pode resultar agravamento de sano disciplinar.

You might also like