You are on page 1of 3

O canto da sereia

A situao est cada vez pior. A insegurana aumenta em nveis exponenciais. O direito tem de responder de forma dura a tudo isso, no d para continuar do jeito que est. Daqui a pouco a gente no vai mais poder nem sair de casa. Ns, cidados de bem, presos em nossas casas, e os bandidos soltos. Essa justia que no deixa ningum preso. Todo mundo est vendo, a tev est mostrando, a criminalidade aumentou muito. Precisamos de leis mais duras. S assim a gente vai prevenir esses crimes de acontecerem, as pessoas vo pensar duas vezes antes. E os que os cometerem serviro de exemplo para os demais E, como no poderia deixar de ser, a vedete dos bordes: Direitos humanos para humanos direitos.

Como que em doses dirias, assemelhveis aos dois minutos de dio nutridos coletivamente ["1984", George Orwell], esses programas sensacionalistas servem para reafirmar preconceitos e solidificar a sanha pela punio amplamente difundida socialmente. Torna-se cada vez mais claro, portanto, o papel da mdia como integrante desse sistema punitivo longe de ser meramente um agente alheio, isento. Ao fim e ao cabo, mdia e populao aderem a esse discurso, se retroalimentando nesse crculo vicioso. como se, em algum momento, uma voz sedutora e assertiva nos tenha embalado nessa melodia de que a sada para os problemas da criminalidade seja pela via penal. Uma comparao possvel a isso com o canto das sereias. O canto hipnotizante, irresistvel, que parece conduzir a um caminho melhor, mas que leva seus seguidores runa ao menos a quem realmente acredita nessa via como vlida e produtora dos resultados a que publicamente se propem.

Seguir
Nunca demais relembrar o bom e velho mas nunca to necessrio ensinamento de Foucault quando tratamos de priso, punio e criminalidade. Se por um lado pode-se dizer que a priso e todo o aparato penal fracassaram em seu objetivo (reduzir crimes, reprimir sua ocorrncia), por qu vemos que at hoje no se alterou de forma significativa essa prtica, mas que, pelo contrrio, a modificamos, sofisticamos e a reforamos?

Follow PET Direito UnB

A que reside um ponto central de sua obra. Ele prope um deslocamento do foco dessa pergunta. Em vez de questionarmos Por

Get every new post delivered to your Inbox.

a 58 outros seguidores qu fracassouJunte-se e continuamos com tudo isso?, passemos a indagar Esse fracasso possui alguma serventia?. E a concluso a que se
chega a de que sim, h uma funo. A penalidade construda, em lugar de buscar a diminuio de delitos, serve para gerenciar quais combater, quais so tolerveis e quais no.

Enter your email address


Sign me up

Nesse sentido, selecionando quais crimes estariam no mbito da ilegalidade, cria-se a delinquncia que se penaliza e o prprio delinquente. A priso, nesse contexto, cumpre o papel de abrigar no todo e qualquer infrator, mas um esteretipo definido, a ela feito sob medida. As consequncias da passagem por essa instituio penal e
Pow ered by WordPress.com

aqui nos aproximamos da funo primordial da mesma geram nada mais do que a manuteno dessa criminalidade, a induo de sua reincidncia e fazem do criminoso ocasional, habitual. Isso ocorre, pois a marca entranhada no egresso do sistema prisional e que se mostra quase visvel a olho nu, impossibilita que o mesmo possa ser um exinfrator e que tenha a chance de (re)construir uma vida que muito provavelmente tem sido de marginalizao desde o incio.

No esse o direito que vai dar conta do problema de criminalidade. Ele a gera, alimenta, tira dela o seu sustento dirio. E mais um crime brbaro acontece, televisionado, explorado em cada ngulo. Ser que a recorrncia cada vez mais frequente desse tipo de situao tem algo de conjuntural? Poderamos lidar com a questo de maneira mais complexa, como ela demanda. Talvez haja mais facetas a se considerar, como a contribuio do direito penal, as situaes de excluso social, dos espaos pblicos, de bens e servios. Talvez o espectro de abordagem necessite ser mais amplo. A voz uma vez mais ecoa. Menos aveludada, agora mais forte e incisiva, mas no menos sedutora. Catarse coletiva. Voltamos a pedir mais direito penal. Ele no satisfaz nossas expectativas. Pedimos mais. E avano que poderia ter sido e no foi fica abafado no debate que poderia ter acontecido e que perdeu lugar ao clamor por justia. Dizem que tentativa e erro trazem aprendizado, para ento acertarmos. J tentamos e j erramos, e acertar, infelizmente, no me parece ser algo que se apresente num horizonte to prximo. Por mais vastos sejam os exemplos de que temos no Brasil e arrisco dizer, em muitos lugares no mundo uma prtica nefasta quando tratamos de Direito Penal, insistimos nas mesmas velhas formas to desgastadas, to ineficazes, to violadoras. Curioso perceber que sempre usado um exemplo de crime que beira o limite do tolervel socialmente para justificar o sistema penal, sua reproduo e seu aumento, mas se esquece das dirias violaes que ele permite, da suspenso de garantias e direitos sobre os quais nem tomamos conhecimento ou preferimos no tomar. L vem ele com essa conversa de direitos humanos que pra defender bandido. Enquanto isso h um monte de gente sendo roubada, assassinada, estuprada E o bandido no pensa em nada disso a de direitos humanos quando comete todas essas atrocidades, no. Eles tm mesmo que sofrer, pagar pelo que fizeram. E olha s, eu estou sendo bonzinho, porque o meliante ainda est vivo e vive s custas do Estado, ou seja, sai do meu bolso. Venho com esse papo de direitos humanos, sim. No o fato de algum ter violado direito de outrem que permite que o Estado se porte da mesma maneira, a despeito das demonstraes em contrrio. A ideia no a de por tudo na conta de um ente metafsico, eximir quem furtou, roubou, assassinou de toda sua culpa, tampouco dizer que os que sofreram violncia nesse processo no devam ser enxergados tambm como vtimas. , em ltima anlise, perceber que estes no foram os nicos a sofrer violncia, que h forte contribuio do modo como lidamos com essas questes para que elas se perpetuem e que h alternativas. Em tempos de um novo cdigo penal que bate a nossa porta, caber a ns decidir seguir ou no esse envolvente cntico. Sejamos mais Ulisses, nos amarremos aos mastros de nossos navios e evitemos o naufrgio anunciado que a expanso da via penal.

Por Joo Victor Nery Fiocchi Rodrigues,

About these ads

Oops! There was a problem loading the video. (Error code: #120)

Compart ilhe:

Facebook
Carregando...

23

Twitter

Google

Email

Related

Direitos Humanos vistos com humanos reais In "Reflexes"

Senhoras e senhores sem horas e sem dores* In "Reflexes"

A perpetuao da resposta punitiva In "Reflexes"

Reflexes

A liberdade que violenta

Lolita

Blog em WordPress.com. The zBench Theme.

Top

You might also like