You are on page 1of 11

Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes e Comunicao - CAC - Licenciatura em msica

Trabalho de avaliao na Disciplina Histria da Msica II Professor Srgio Dias

Roberto Augusto Santana

RECIFE 2013

Introduo

Este trabalho tem como objetivo servir de instrumento de avaliao para composio de nota na disciplina de Histria da Msica II. Ser discorrido sobre os seguintes temas: Os primrdios do barroco e o nascimento da pera, o barroco tardio: Bach, Haendel, e Telemann. E a reforma da pera na segunda metade do sculo XVIII: a querela dos bufes.

1. Os primrdios do barroco e o nascimento da pera


A pera um dos temas mais complexos da msica; s ela daria um tratado inteiro. Existe um sem-nmero de estilos e correntes diversas que nos fornecem as diretrizes arquitetnicas sobre as quais se apoiam. Sobre a sua origem, a palavra da mesma origem que Opus, e representa, em latim, o plural de "obra". Parece muito significativo que ela tenha sido inventada no final da Renascena, mais precisamente em 1597. A caracterstica mais marcante deste perodo, e que justifica seu ttulo de fazer algo renascer, foi a necessidade da cultura europeia promover uma retomada do conhecimento cientfico, esttico e filosfico da antiguidade clssica (Grcia e Roma) e colocado tal conhecimento em contraposio aos dogmas existentes pela ditadura eclesistica. O resultado foi uma expanso cultural indita no ocidente, que se refletiu formidavelmente na arte. Todos conhecem bem a Arte Renascentista, que at hoje perdura, atravs de nomes como Michelangelo e Leonardo, como das mais perfeitas e belas j criadas pelo homem, referncia esttica atemporal. O cenrio musical evoluiu igualmente, mas foi necessrio que antes houvesse a absoro esttica de todos os conceitos da antiguidade. Passou-se o trecento, o quattrocento e somente no final do cinquecento, que este ideal esttico foi aplicado satisfatoriamente msica. fato que os gregos, naquilo que chamavam arte potica (que englobava a poesia e o teatro), empregaram recursos sonoros bastante sofisticados, mesclando palavras e msica para criar uma emoo especfica, a chamada catarse. Mas a msica at o cinquecento no tinha elementos para mesclar ambas as artes, uma vez que o estilo vigente era essencialmente contrapontstico (que se deve descoberta e expanso da polifonia, antes amarrada pela ditadura eclesistica do cantocho). Ficaria muito complicado distribuir papis a cantores quando a onda da msica era trabalhar com vrias melodias ao mesmo tempo (o contraponto). Assim, apenas no fim dos anos 1500 que a ideia de uma Obra que unisse poesia, dramaturgia e msica pde tomar forma. A literatura tinha Shakespeare, Cervantes, Molire, Racine, a pintura tinha Caravaggio, Rembrandt, El Greco, e faltava um correspondente a altura na msica. A pera nasceu, portanto, do estudo de alguns poetas e msicos de Florena (Itlia) no ideal da tragdia, espelhada na potica aristotlica de estrutura, mas essencialmente modificada para satisfazer necessidades musicais e dramticas do pr-barroco. Os primeiros librettos (o texto da pera, semelhante um poema dramtico, que serve encenao e que dever ser musicado) foram escritos pelo poeta Ottavio Rinuccini, e, no por acaso, todos tiveram como tema a mitologia greco-romana, a maioria com vrias reincidncias: Dafne (1597, a primeira que pode ser chamada de pera) e

Euridice (1600, do mesmo autor - existe uma outra Euridice, do mesmo ano, de Giulio Caccini), ambas com msica de Jacopo Peri (1561-1633). Eram ainda bastante rudimentares em termos de narrativa dramtica. Como toda experincia pioneira ainda no estavam firmes seus alicerces, e as peras eram colagens de melodias e rias que por coincidncia falavam da mesma coisa.. Um dos mais importantes compositores deste perodo, Claudio Monteverdi (1567-1643), foi quem estabeleceu todas as bases estilsticas, arquitetnicas e estticas para o desenvolvimento pleno da pera. Ele foi o nico, nestes primrdios, capaz de tratar a pera como uma unidade narrativa coesa, e no um conjunto de rias formando uma histria. Alm disso, tratou de acrescentar dramaticidade s rias, expressividade advinda do potencial de unio das palavras, ao e da msica, gerando efeitos musicais inditos e fascinantes, abrindo o perodo barroco. Suas peas mais famosas (e tambm as nicas que nos chegaram inteiras, so Orfeu (1607) e Lincoronazione di Popea (1642)). Monteverdi tambm escreveu uma Dafne em 1608.

pera Barroca

Considerando ento a entrada de um novo perodo, o barroco, a pera ir desenvolver suas habilidades narrativas tomando por base o estilo de Monteverdi. Os temas mitolgicos continuavam a manter hegemonia sobre os demais temas, e assim temos Teseu (1675) de Jean-Baptiste Lully (16321687); Dido e Enas (1689), de Henry Purcell (1658-1695); Hippolyte ET Aricie (1733), Castor & Polux (1737), ambas de Jean-Phillipe Rameau (1683-1764). 'Lully foi o responsvel por acrescentar uma sinfonie, isto uma abertura (a primeira vez que se usou o termo sinfonia foi para designar um prlogo instrumental para a pera). Consistia de uma introduo lenta e majestosa, seguida por um movimento rpido e desfecho lento. Foi desenvolvida mais tarde como gnero da 'Abertura' e da prpria 'Sinfonia' como conhecemos, e esta estrutura era chamada 'Ouverture franaise'. Haendel tambm escreveu muitas peras, mas a qualidade vocal de sua msica est manifestada potencialmente num outro gnero, que ser tratado em outro tpico, o oratrio. O mesmo se pode dizer de Vivaldi: Suas quase 40 peras esto hoje completamente esquecidas, simplesmente porque seus concertos so muito mais originais e cativantes, constituindo sua espinha dorsal produtiva.

Embora a pera barroca seja dotada de uma verve meldica intensamente rica e, sobretudo de uma beleza platnica, havia uma prtica muito comum que espelhava a necessidade preemente de realizar a todo o custo uma obra em funo de seu potencial esttico. Essa soberania do refinamento estilstico era conquistada, ainda que artificialmente, pela tradio dos castrati. Execrada hoje como desumana, o hbito de escolher um membro da famlia, ainda pequeno, para se dedicar msica era equivalente a escolher a funo sacerdotal. A fim de que a voz fosse preservada, tirava-se os testculos jovens dos futuros cantores, dando-lhes, realmente, uma voz privilegiada, mas tambm uma aparncia fsica um tanto disforme. O ltimo dos castrati morreu em 1922. A pera barroca rendeu um grande legado, utilizado at fins do sc. XIX, que foi o bel canto. O bel canto um estilo de canto, aplicado temtica das peras, e que se traduz pelo refinamento e intensidade da expresso meldica, ou seja, a melodia to bela e intensa que ela entra na memria com facilidade. Este recurso nasceu junto com uma pera menos dramtica (do estilo de Monteverdi) e mais lrica, e atribuda a Alessandro Scarlatti (16591725). Da vem a expresso 'msica lrica' para designar canto ou mesmo a prpria pera. A riqueza da pera barroca no para por a. Uma tradio bastante sui generis era o hbito de apresentar um pequeno interldio cmico nos intervalos das peras srias. Esta pea era na verdade uma pequena cena montada com sentido irnico, apenas para distrair o pblico durante a troca de figurinos e cenrios da pera principal. O problema que tal prtica acabou tomando rumo prprio, levando alguns compositores a especializarem-se nesses interldios, acrescentando-lhes dimenso autnoma. Este gnero foi conhecido como pera Bufa, e conta com dois bons exemplos, conhecidos deste lado do atlntico: La Serva Padrona (1733), de Giovanni Batista Pergolesi (1710-1736), e Il Matrimonio Secreto (1792), de Domenico Cimarosa (1749-1801).

2. O barroco tardio: Bach, Haendel, e Telemann


As principais caractersticas do barroco tardio so a escrita contrapontstica, em que vrias vozes cantam simultaneamente, cada qual uma melodia diferente; e o uso de diferentes afetos e temperamentos, visando sempre a criar profundos contrastes (e.g.: num concerto, podemos ter o primeiro movimento rpido, evocando uma situao de jbilo; o movimento lento, solene e introspectivo; e o final rpido, com um tema pastoral). Destacam-se neste perodo os seguintes compositores: J. S. Bach, Haendel e Scarlatti. Alguns historiadores indicam certas obras do final da carreira de Bach como mais adequadas s formas do estilo galante do que ao barroco tardio.

Johann Sebastian Bach Toda a evoluo que a msica barroca obteve durante mais de um sculo (1600-1750) culminou em um grande nome do barroco tardio, J.S. Bach. Bach (1685-1750) nasceu na Alemanha e veio de uma famlia com tradio musical, isso fez com que ele mostrasse desde cedo uma grande aptido para a msica. Foi considerado em sua poca um virtuose no cravo e no rgo, mas tambm tocava outros instrumentos. Comps em todos os gneros de sua poca, exceto a pera. Como compositor, no foi muito bem aceito em seu tempo e foi logo esquecido, porm, sua msica foi redescoberta e avaliada no sculo XIX e hoje considerado o maior msico de seu perodo. Nascido em uma famlia de longa tradio musical, cedo mostrou possuir talento e logo se tornou um msico completo. Estudante incansvel, adquiriu um vasto conhecimento da msica europeia de sua poca e das geraes anteriores. Desempenhou vrios cargos em cortes e igrejas alems, mas suas funes mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de So Toms e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira. Absorvendo inicialmente o grande repertrio de msica contrapontstica germnica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influncia italiana e francesa, atravs das quais sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma sntese original de uma multiplicidade de tendncias. Praticou quase todos os gneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notvel exceo da pera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influncia desta que foi uma das formas mais populares do perodo Barroco. Sua habilidade ao rgo e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou legendria, sendo considerado o maior virtuose de sua gerao e um especialista na construo de rgos. Tambm tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor seu mrito s recebeu aprovao limitada e nunca foi exatamente popular, ainda que vrios crticos que o conheceram o louvassem como grande. A maior parte de sua msica caiu no esquecimento aps sua morte, mas sua recuperao iniciou no sculo XIX e desde ento seu prestgio no cessou de crescer. Na apreciao contempornea Bach tido como o maior nome da msica barroca, e muitos o vem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumao de seu gnero. Entre suas peas mais conhecidas e importantes esto os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em R Menor, a Paixo segundo So Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e vrias de suas cantatas.

Bach incorporou o contraponto maior parte das composies que escreveu, e explorou sistemtica e explicitamente toda a gama de possibilidades contrapontsticas em obras tais como A Arte da Fuga.

Georg Friedrich Hndel Foi um clebre compositor da Alemanha, naturalizado cidado britnico em 1726. Desde cedo mostrou notvel talento musical, e a despeito da oposio de seu pai, que o queria um advogado, conseguiu receber um treinamento qualificado na arte da msica. A primeira parte de sua carreira foi passada em Hamburgo, como violinista e maestro da orquestra da pera local. Depois se dirigiu para a Itlia, onde conheceu a fama pela primeira vez, estreando vrias obras com grande sucesso e entrando em contato com msicos importantes. Em seguida foi indicado mestre de capela do Eleitor de Hanver, mas pouco trabalhou para ele, e esteve na maior parte do tempo ausente, em Londres. Seu patro mais tarde se tornou rei da Inglaterra como Jorge I, para quem continuou compondo. Fixou-se definitivamente em Londres, e ali desenvolveu a parte mais importante de sua carreira, como autor de peras, oratrios e msica instrumental. Quando adquiriu cidadania britnica adotou uma verso anglicizada de seu nome, George Frideric Handel.1 Tinha grande facilidade para compor, como prova sua vasta produo, que compreende mais de 600 obras, muitas delas de grandes propores, entre elas dezenas de peras e oratrios em vrios movimentos. Sua fama em vida foi enorme, tanto como compositor quanto como instrumentista, e mais de uma vez foi chamado de "divino" pelos seus contemporneos. Sua msica se tornou conhecida em muitas partes do mundo, foi de especial importncia para a formao da cultura musical britnica moderna, e desde a metade do sculo XX tem sido recuperada com crescente interesse. Hoje ele considerado um dos grandes mestres do Barroco musical europeu.

Georg Phillip Telemann Foi o compositor mais clebre, o mais fecundo, e tambm o mais aplaudido na Alemanha do Barroco tardio. Autodidata na mais completa acepo da palavra, aprendeu msica atravs do estudo profundo de partituras de Lully e Campra. Telemann, ao longo de uma vida excepcionalmente to longa quanto ativa, comps, desenvolveu e tratou da msica em todos os estilos e segmentos conhecidos na poca, tais como: Concertos para um, dois, trs ou mais instrumentos; Suites Orquestrais e Ouvertures; Cantatas; peras; Oratrios; Paixes e uma quantidade impressionante de msica de Cmara de

toda a gama e descrio, que jorrava abundantemente de sua paleta. rfo de pai e me desde a tenra idade de 4 (quatro) anos, Telemann estudou na Domschule de Magdeburg, Zellefeld e Hildesheim. Com a idade de 12 anos, comps sua primeira pera. Contrariamente ao seu amigo e contemporneo J.S.Bach, Telemann nos oferece dois estilos musicais: Domina soberanamente a polifonia do Barroco, porm com a mesma habilidade e virtuosidade, encaixa o gosto meldico das escolas Italiana e Francesa, sem perder o seu carter nacional Germnico. Apesar de tudo isto, notvel a influncia Moraviana na composio do Concerto Polaco e tambm nas Sonatas Polacas. Pelo encanto de suas harmonias, o brilho de suas idias formais originais, H.J. Moser o chamou de o Richard Strauss do ltimo Barroco e Rococ. Ao contrrio de J.S.Bach, Telemann se libertou das formas de composio barrocas e tornou-se um pioneiro do estilo clssico. Avesso a badalaes e isento do menor resqucio de vaidade e egosmo, Telemann assinava grande parte de suas obras com o pseudnimo de Melannte, que nada mais que uma anagrama de seu prprio nome. Dotado de uma laboriosidade fantstica, Telemann deixou para a humanidade um montante de composies cujo volume supera, em muito, o somatrio das obras de Bach e Haendel reunidas.

A posteridade deixou que a obra de Telemann casse na relativa obscuridade, principalmente depois da redescoberta, em meados do sculo XIX, da obra de Bach e dos outros mestres barrocos. Seu trabalho tem sido considerado de nvel inferior ao dos mestres maiores como Haendel e Bach, mas comparaes de valor so difceis de fazer, pois os valores mudam com as pocas. Em seu prprio tempo sua fama e prestgio entre o pblico, e o respeito que lhe tributavam os outros msicos, musiclogos e conhecedores, foram igualados ou superados s por escassssimos outros talentos na histria da msica, enquanto J.S. Bach, por exemplo, era considerado em seu tempo fora de moda e obscurantista por seu excesso de polifonia e esquemas formais que remetiam ao alto Barroco e mesmo Renascena. A TelemannWiedergeburt Einrichtung, Instituto de Musicologa mantido pelo Governo Alemo, busca, com suas novas edies e publicaes da obra de Telemann, lhe devolver as honras devidas.

3. E a reforma da pera na segunda metade do sculo XVIII: a querela dos bufes.

A querela dos bufes: Jean-Jacques Rousseau em confronto com JeanPhilippe Rameau. A querela dos bufes foi um embate terico, poltico e acadmico do contexto histrico de 1752 e 1753 e que se relacionou com a produo musical do Antigo Regime e com a reformulao das propostas esttico-musicais deste perodo. Este confronto, entre o filsofo Jean-Jacques Rousseau e Jean-Philippe Rameau, teve por tema central a forma de composio barroca do Antigo Regime que era extremamente complexa. O resultado deste embate foi a elaborao de um importante documento histrico, a Carta sobre a msic a francesa em que Rousseau atacou a concepo artificial da pera francesa defendida por Rameau. Atravs desta carta, Rousseau apontou um modelo de concepo musical, que foi a pera cmica italiana, La serva padrona composta por Pergolesi. Rousseau defendeu esta pera como modelo, pela sua temtica, pela simplicidade, pela existncia de um nmero reduzido de personagens e pela valorizao do cotidiano popular (Massin, 1997). Pode-se ressaltar que a obra O adivinho da aldeia, concebida neste contexto, expressou esta proposta de reformulao elaborada por Rousseau para a msica e que foi pautada pela busca da simplicidade formal, pela valorizao da msica mais natural articulada com a expresso de um texto e pela a incluso de motivos musicais simples que pudessem ser compreendidos pelo pblico comum. Nesta perspectiva, atravs da obra O adivinho da aldeia, Rousseau reafirma a necessidade de se incluir nas produes musicais de seu tempo, os personagens que representassem o homem comum, os problemas cotidianos e as melodias simples e arcaicas da cultura popular. Pode-se ressaltar ainda, que foi na pera O adivinho da aldeia e na Carta sobre a msica francesa que Rousseau discutiu a rela o entre o povo e a msica colocando que se lhe perguntassem qual de todas as lnguas tm uma melhor gramtica para a composio musical, ele responderia que a do povo que raciocina melhor: Se se perguntar qual de todas as lnguas deve ter uma melhor gramtica, eu responderia que a do povo que raciocina melhor.... Portanto, este projeto de reformulao para a msica expresso na pera de Rousseau e na Carta sobre a msica francesa reitera a crtica msica, a os costumes do Antigo Regime e reafirma toda uma tendncia de se valorizar o cotidiano popular nas produes deste perodo.

4. Referncias Bibliogrficas

Website Blog Biografias, Johann Sebastian Bach, disponvel em <http://geniosmundiais.blogspot.com.br/2006/01/biografia-de-johann-sebastianbach.html> Acesso em 20 de Set. 2013 Website Revista Dicta, Os ltimos de Bach, disponvel em <http://www.dicta.com.br/edicoes/edicao-1/os-ultimos-bach/> Acesso em 20 de Set. 2013 Website Wikipdia, Georg Friedrich Hndel, disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Friedrich_H%C3%A4ndel> Acesso em 21 de Set. 2013 Website Wikipdia, Johann Sebastian bah, disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Sebastian_Bach> Acesso em 21 de Set. 2013 Website Mnemocine, Georg Friedrich Hndel, disponvel em <http://www.mnemocine.com.br/filipe/opera.htm> Acesso em 21 de Set. 2013 Website Alberto Viana, Barroco Tardio: Bach e Hndel, disponvel em <http://albertoviana.net/classicos/historia/bar04.htm> Acesso em 21 de Set. 2013

You might also like