You are on page 1of 3

Firmeza da Tronqueira

Firmeza da tronqueira Muitos so, os que chegam em um templo de Umbanda e se melindram, se assustam com as firmezas existentes na porta. Aquelas casinhas, conhecidas como tronqueiras, que tem como finalidade o assentamento das foras dos nossos exs e pombagiras. A tronqueira um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos atorment-los. Este recurso, no templo, um ponto de fora, onde est firmado (ativado) o poder dos guardies que militam em dimenses nossa esquerda. O ponto de fora funciona como pra-raios, um portal que impede as foras hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada. No astral, os exs e pombagiras, utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que so realizados dentro do templo. Com estes elementos, estes abnegados servidores da luz, anulam foras negativas, recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc... Dentro de uma tronqueira encontramos vrios tipos de ferramentas (instrumentos mgicos), como tridentes, punhais, pedras, ervas, velas, bebidas, etc... cada instrumento com sua finalidade especfica e tanto os exs quanto as pomba giras ativam seus mistrios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais. importante que os mdiuns e os assistidos saibam da importncia de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de fora est sobre as ordens da Lei Maior. Quando algum deturpa este ponto de fora, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo. Este tipo de procedimento no da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome de nossa religio. Devemos saud-los, de forma respeitosa quando adentramos nos templos. Qualquer um pode se servir do poder desses guardies, acenda uma vela e pea proteo e auxlio e receber. Eles esto a servio do Bem, da Lei Maior. Na COMUNIDADE DE UMBANDA SO SEBASTIO realizamos a firmeza na tronqueira sempre nas sexta-feira que o dia de maior circulao de energia dentro da casa, o que no quer dizer que seja proibido aceder nos demais dias. Toda a casa pode ter um tronqueira sem mesmo o dono dela seja mediun esse um procedimento normal que todos podem invocar a qualquer hora ou dia , tomando sempre algumas precaues que mantem o ambiente livre de larvas astrais e quiumbas (espritos sem luz)

Como se faz uma tronqueira, existem muitas formas bonitas de fazer, mas como somos e pregamos a humildade a mais comum so apenas alguns blocos e uma telha ou qualquer coisa que no seja inflamvel para cobrir a casinha dos exus vamos falar assim

no necessrio ponto de ferro ou ferramenta firmada e nem imagens essa foto meramente ilustrativa e para que tenhamos uma idia da simplicidade agora passaremos a forma de preparao aps a estrutura esteja pronta. Obs:. A) a mesma deve ficar a esquerda de quem entra a casa do mdium ou pessoa que a construiu em caso no seja possvel ele ser feita do lado que for mais apropriado a frente da casa pode ser tampada se assim o desejar. B) Em caso de apartamento podemos firmar exclusivamente na quartinha sem a necessidade de fazer a casinha da segue os passos correspondentes. 1) a mesma deve esta totalmente limpa de qualquer resduo; 2) antes de iniciar as firmezas deve-se fazer um uma limpeza com folha de manga, mamona, pimenta ou espada da mesma forma que feito o banho de uso medinico s que despejado na casa para que retire se ainda houver alguma energia retida; 3) deve se aps estar seca ser firmado o ponto de Exu dentro da casinha com Pemba Vermelha ou Branca no se deve utilizar de maneira nenhuma a Pemba Preta em cultos de Umbanda, caso voc ainda no tenha o Ponto ou voc no seja Mdium voc deve utilizar o ponto cabalstico abaixo que representa a Energia Originaria da linha dos Exus.

o garfo representa a Cruz de Cristo com os Braos voltados pra cima implorando o perdo de Zambi (Deus), a reta cruzando o garfo representa a ligao que ele tem direta com o Elemento Terra linha dos Mortos ou Desencarnados, essa linha curva cruzando o garfo representa a manifestao entre o Bem e o Mau dependendo da forma que voc os invocou, representa tambm que mesmo sendo seu guardio o mesmo brao que te escora e te levanta pode te botar pra baixo ou te derrubar isso s depende de uma coisa a sua conscincia.

4) voc em seguida acende uma vela vermelha em cima do ponto para Ogum pedindo que ele sendo tambm chefe da linha da esquerda sempre guarde os protetores daquela firmeza junto com a velas que voc pretende acender caso no saiba ainda o que deve acender voc pode fazer da seguinte maneira duas velas vermelhas e um preta sempre a de Ogum acima e as demais abaixo formando uma seqncia: a) a primeira representa seu Exu Guardio seu escora; b) a segunda representa sua Pomba Gira sua alto estima seu bem querer; c) a terceira representa seu Exu Mirim o seu sentimento interior que as vezes est repreendido porem ele esta l. 5) a bebida deve ser colocada em uma quartinha de barro respeitando a seguinte ordem a) quartinha com aba s pode ser usada para Pomba Gira; b) quartinha sem aba pra ser colocado a bebida do exu e exu mirim, porem voc tambem pode colocar tambm a bebida da Pomba Gira. 6) o charuto ou cigarro voc pode colocar de p quando der; 7) voc pode fazer caso queira a obrigao de esquerda mensal respeitando que aps 24 horas a obrigao deve ser retirada do local e feito a limpeza novamente.
Postado por COMUNIDADE UMBANDA SO SEBASTIO

You might also like