You are on page 1of 63

Projetos Pneumticos

SENAI - SP, 2004

Trabalho elaborado pela Escola SENAI Roberto Simonsen do Departamento Regional de So Paulo.

Coordenao Geral Coordenao

Jos Carlos Dalfr Laur Scalzaretto Alcindo Daniel Favero

Organizao Editorao

Takeshi Urakawa Adriana Ribeiro Nebuloni cio Gomes Lemos da Silva Silvio Audi

Escola SENAI Roberto Simonsen Rua Monsenhor Andrade, 298 Brs CEP 03008-000 - So Paulo, SP Tel. 11 3322-5000 Fax. 11 3322-5029 E-mail: senaibras@sp.senai.br Home page: http//:www.sp.senai.br

Sumrio

Pgina Movimentos e esquemas de comandos hidrulicos e pneumticos Esquemas de comandos pneumticos Mtodo intuitivo Mtodo cascata Mtodo passo a passo Referncias bibliogrficas 3

9 11 25 47 61

Movimentos e esquemas de comandos hidrulicos e pneumticos

Introduo
Sempre que voc se deparar com um comando hidrulico ou pneumtico a ser instalado, ou mesmo reparado, bom ter mo esquemas referentes a esse comando. Como se fosse um mapa, o esquema ir apontar o itinerrio, onde poder estar localizado o defeito, ou mesmo o orientar na montagem do circuito. Assim, para que voc possa compreend-lo, ser apresentada a denominao dos elementos hidrulicos ou pneumticos, o que facilitar sua interpretao. Objetivos Dada uma relao escrita sobre movimento de cilindros e diagramas, demonstrar a seqncia de trabalho e diagrama de movimentos e comando.

Seqncia de movimentos
Quando os procedimentos de comando de instalaes hidrulicas ou pneumticas so complicados, e estas instalaes tm de ser reparadas, importante que o tcnico de manuteno disponha de esquemas de comando e seqncia, segundo o desenvolvimento de trabalho das mquinas.

A m-confeco dos esquemas resulta em interpretao insegura, o que torna impossvel para muitos a montagem ou a busca de defeitos de forma sistemtica. pouco rentvel ter de basear a montagem ou a busca de defeito empiricamente (baseada na experincia). Antes de iniciar qualquer montagem ou busca de defeitos, importante representar seqncias de movimentos e estados de comutao (permuta, troca), de maneira clara e correta. Estas representaes permitiro realizar um estudo e, com ele, ganhar tempo no momento de montar ou reparar o equipamento. Exemplo: Pacotes que chegam sobre um transportador de rolos so elevados por um cilindro A e empurrados por um cilindro B sobre um segundo transportador. Assim, para que o sistema funcione devidamente, o cilindro B dever retornar apenas quando o cilindro A houver alcanado a posio final.

Possibilidade de representao da seqncia do trabalho para o exemplo dado:

1. Relao em seqncia cronolgica: O cilindro A avana e eleva os pacotes O cilindro B empurra os pacotes no transportador II O cilindro A desce O cilindro B retrocede

2. Forma de tabela Passo de Trabalho 1 2 3 4 Movimento cilindro A para cima para baixo Movimento cilindro B para frente para trs

3. Diagrama de setas Avano Retorno A avano do cilindro A B avano do cilindro B A recuo do cilindro A B recuo do cilindro B 4. Maneira de escrever abreviada Avano + Retorno Escrita A+B+AB ou A + avano do cilindro A B + avano do cilindro B A recuo do cilindro A B recuo do cilindro B

5. Diagrama de Trajeto e Passo Representa a seqncia de operao de um elemento de trabalho e o valor percorrido em cada passo considerado.

Passo
a variao do estado de movimento de qualquer elemento de trabalho. Obs: No caso de vrios elementos de trabalho para comando, estes so representados da mesma maneira e desenhados uns sobre os outros. A correspondncia realizada atravs de passos. Exemplo 1 1 cilindro

A partir do passo 1 at o passo 2, a haste do cilindro A avana da posio final traseira para a posio final dianteira, sendo que esta alcanada no passo 2. Entre o passo 2 e 4 a haste permanece imvel. A partir do passo 4, a haste retorna, alcana a posio final traseira no passo 5, completando assim o ciclo de movimento.

Exemplo 2 : 2 cilindros

0 ou 1 sinais binrios Escrita abreviada A + B + A B-

Do passo 1 at o passo 2 O cilindro A avana O cilindro B permanece imvel

Do passo 2 at o passo 3 O cilindro A permanece avanado O cilindro B avana Do passo 3 at o passo 4 O cilindro A recua O cilindro B permanece avanado 7

Do passo 4 at o passo 5 O cilindro A permanece recuado O cilindro B recua Exemplo 3 2 cilindros

Escrita abreviada A + B + (A B -) Do passo 1 at o passo 2 O cilindro A avana O cilindro B permanece imvel Do passo 2 at o passo 3 O cilindro A permanece imvel O cilindro B avana Do passo 3 at o passo 4 Os cilindros A e B recuam

Esquemas de comandos pneumticos

As mquinas automticas, capazes de realizar vrias operaes de usinagem industrial num determinado produto, possuem seus estgios sincronizados de tal forma que seus movimentos sejam seqenciais. O comando de movimentos seqenciais em mquinas operatrizes podem ser executados eltrica, eletrnica, hidrulica ou pneumaticamente, de acordo com as caractersticas funcionais de cada mquina. Um dos comandos mais usados na automao industrial o comando pneumtico, assunto especfico desta publicao. Aqui sero desenvolvidos os mtodos, tcnicas e procedimentos para a elaborao de esquemas de comandos pneumticos para circuitos seqenciais que envolvem dois ou mais elementos de trabalho. Os esquemas de comandos pneumticos podem ser elaborados por intermdio de trs diferentes mtodos de construo, de acordo com a complexidade da seqncia de movimentos. Os trs mtodos tratados a seguir so: o Intuitivo, o mtodo Cascata e o Passo a passo.

10

Mtodo Intuitivo

O mtodo intuitivo o mais simples de todos, mas s pode ser usado em seqncias diretas que no apresentem sobreposio de sinais (contrapresso) na pilotagem das vlvulas direcionais que comandam os elementos de trabalho. No mtodo intuitivo, tanto as vlvulas de comando principal como os elementos de sinal (vlvulas piloto) devem receber a alimentao de ar comprimido diretamente da rede de distribuio, aps a unidade de conservao. Os procedimentos para a elaborao de esquemas de comando pelo mtodo intuitivo so os seguintes:

1 Fase

Desenhar os elementos de trabalho


Exemplos: Seqncia 1: A + B + A B

11

Seqncia 2: A + C + B A C B +

Observe que os cilindros devem ser desenhados lado a lado, avanados ou recuados, de acordo com a posio inicial da seqncia de movimentos.

2 Fase

Desenhar as vlvulas de comando principal


Exemplo: A + B + A B

As vlvulas de comando principal devero ser direcionais de 4/2 vias ou 5/2 vias, com duplo piloto. Ser utilizada uma vlvula de impulso para cada elemento de trabalho.

12

3 Fase

Desenhar os elementos de sinal

Os elementos de sinal, tambm conhecidos como vlvulas pilotos, devero ser direcionais de 3/2 vias, normais fechadas (NF), e com retorno por mola. Essas vlvulas devem ser desenhadas em nmero de duas para cada vlvula de comando principal. Neste momento, os acionadores dos elementos de sinal no devem ser representados, pois os mesmos somente podero ser definidos na 5 fase, durante a anlise dos passos da seqncia.

13

4 Fase

Desenhar todas as linhas de trabalho, pilotagem, alimentao de ar e exausto

Na linha de alimentao de ar para todas as vlvulas deve ser utilizada uma unidade de conservao (0.1), conforme o esquema acima. Observao: o esquema pr-elaborado acima serve para qualquer circuito que possua at dois cilindros. Para circuitos que utilizem os elementos de trabalho, usam-se n vlvulas de comando e 2n elementos de sinal, distribudos da mesma forma.

5 Fase
De acordo com os passos da seqncia de movimentos, desenhar os acionadores dos elementos de sinal e representar a posio de cada uma das vlvulas piloto entre os cilindros. Essa representao dever ser feita com um trao vertical e o respectivo nmero do elemento de sinal, colocado no final do curso de avano ou de retorno dos cilindros. Devemos lembrar, tambm, que o primeiro passo da seqncia dever ser comandado por um boto de partida.

14

Exemplo: A + B + A B 1 passo: acionando se um boto de partida, dever ocorrer o avano do cilindro A, primeiro passo da seqncia de movimentos.

A vlvula que pilota o avano do cilindro A o elemento de sinal 1.2. Como se trata do primeiro passo da seqncia, a vlvula 1.2 deve ser acionada por um boto de partida, conforme representado no esquema acima. 2 passo: quando o cilindro A alcanar o final do curso de avano, acionar o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o avano do cilindro B, segundo passo da seqncia de movimentos.

15

A vlvula que pilota o avano do cilindro B o elemento de sinal 2.2 posicionado no final do curso de avano do cilindro A. Com isso, desenha-se um rolete mecnico para acionamento da vlvula 2.2 e representa-se sua posio real por um trao vertical acompanhado do nmero da vlvula. 3 passo: quando o cilindro B alcanar o final do curso de avano, acionar o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o retorno do cilindro A, terceiro passo da seqncia de movimentos.

A vlvula que pilota o retorno do cilindro A o elemento de sinal 1.3 posicionado no final do curso de avano do cilindro B. Com isso, desenha-se um rolete mecnico para acionamento da vlvula 1.3 e representa-se sua posio real por um trao vertical acompanhado do nmero da vlvula.

16

4 passo: quando o cilindro A alcanar o final do curso de retorno, acionar o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o retorno do cilindro B, ltimo passo da seqncia de movimentos.

A vlvula que pilota o retorno do cilindro B o elemento de sinal 2.3 posicionado no final do curso de retorno do cilindro A. Com isso, desenha-se um rolete mecnico para acionamento da vlvula 2.3 e representa-se sua posio real por um trao vertical acompanhado do nmero da vlvula. Fim do ciclo: esquema final para A + B + A B

Quando o cilindro B alcanar o final do curso de retorno, encerra-se a seqncia de movimentos do circuito (fim do ciclo).

17

Uma nova partida poder ser dada acionando-se o boto da vlvula 1.2. Este o esquema final para a seqncia proposta (A + B + A B ). Como o esquema de comando deve ser desenhado sempre representando a mquina em posio de partida, observe que a vlvula 2.3 est acionada pelo cilindro A, parado em sua posio final traseira. Tal acionamento representado por um came desenhado sobre o rolete da vlvula 2.3. Observao: Circuitos cujas seqncias apresentem sobreposies de sinais, isto , contrapresso na pilotagem das vlvulas de comando, que ocasionam a interrupo dos movimentos, podem ser elaborados pelo mtodo intuitivo por meio da improvisao de vlvulas acionadas por rolete escamotevel (gatilho). A improvisao consiste em se colocar vlvulas acionadas por gatilho nos locais onde vlvulas com roletes mecnicos convencionais causariam contrapresso na pilotagem das vlvulas de comando dos elementos de trabalho, como cilindros ou motores pneumticos. A utilizao de gatilhos para a construo de esquemas de comando pneumticos que apresentam problemas de contrapresso ser apresentada nos exemplos a seguir:

Seqncia 1: A + B + B A
Esquema de comando

18

Observe que o esquema de comando, construdo pelo mtodo intuitivo para cumprir a seqncia de movimentos proposta, apresenta problemas de sobreposio de sinais no primeiro e no terceiro passos de acionamento: 1 passo: acionando-se o boto da vlvula 1.2, o cilindro A deveria avanar. Entretanto, note que o cilindro B, parado na sua posio final traseira, mantm acionada a vlvula 1.3 pressurizando o piloto Y da vlvula de comando 1.1 e evitando, assim, que a vlvula 1.2 possa dar a partida ao ciclo. 3 passo: quando o cilindro B alcanar o final do curso de avano, acionar o rolete da vlvula 2.3 cuja funo pilotar o retorno do cilindro B, terceiro passo da seqncia de movimentos. Entretanto, observe que o cilindro A, parado na sua posio final dianteira, mantm acionada a vlvula 2.2, pressurizando o piloto Z da vlvula de comando 2.1 e evitando, com isso, que a vlvula 2.3 possa pilotar o retorno do cilindro B. Essas contrapresses geradas pelas vlvulas 1.3 e 2.2 interrompero a seqncia de movimentos do circuito. Para que tal fato no ocorra, deveremos substituir os roletes convencionais das vlvulas 1.3 e 2.2 por roletes escamoteveis, tambm conhecidos por gatilhos, como mostra o esquema de comando final. Esquema final para A + B + B A

19

O sentido no qual o gatilho deve ser acionado representado, no esquema, por uma seta convergindo para o trao vertical que indica a posio real da vlvula no circuito. Como as vlvulas acionadas por gatilho so colocadas alguns milmetros antes do final do curso dos cilindros, elas pilotam o passo seguinte da seqncia e, quando o pisto atinge sua posio final, o gatilho desacionado. Isso evita que a vlvula mantenha pressurizado o piloto da vlvula de comando principal, eliminando a possibilidade de sobreposio de sinais. Seqncia 2: A + A - B + B Esquema de comando final

Nesse caso, ocorre uma sobreposio de sinais quando o cilindro B alcana o final do curso de avano e aciona o rolete da vlvula 2.3, cuja funo pilotar o retorno do cilindro B, ltimo passo da seqncia de movimentos. Observe que o cilindro A, parado na sua posio final traseira, mantm acionada a vlvula 2.2, pressurizando o piloto Z da vlvula de comando 2.1 e evitando, assim, que a vlvula 2.3 possa pilotar o retorno do cilindro B. Portanto, o responsvel pela contrapresso na pilotagem da vlvula de comando do cilindro B o elemento de sinal 2.2. Para evitar essa contrapresso, devemos substituir o rolete mecnico convencional da vlvula 2.2 por um gatilho que dever ser 20

acionado com o retorno do cilindro A, conforme indicado pela seta no esquema de comando. importante salientar, mais uma vez, que a utilizao de roletes escamoteveis como acionadores das vlvulas piloto, para evitar sobreposies de sinais em comandos pneumticos, uma improvisao que, em alguns casos, talvez no atenda ao funcionamento desejado, dependendo das caractersticas operacionais da mquina. Isso ocorre devido a movimentos simultneos parciais provocados pelo fato de os gatilhos serem montados pouco antes do final de curso dos cilindros, fazendo com que o movimento posterior seja iniciado antes do trmino do movimento anterior. Existe outra maneira para se evitar que as vlvulas de roletes convencionais criem contrapresses na pilotagem das vlvulas de comando. Para isso, basta instalar temporarizadores pneumticos, normalmente abertos, em srie com as vlvulas responsveis pelas sobreposies de sinais, isto , entre a vlvula de rolete e o piloto da vlvula de comando principal. Veja os exemplos a seguir: Seqncia 1: A + B + B A Esquema de comando final

21

Observe que os temporizadores, formados por vlvulas direcionais de 3/2 vias NA e por reguladoras de fluxo, tm a funo de cortar os sinais de pilotagem provenientes das vlvulas responsveis pelas contrapresses, durante a seqncia de movimentos do circuito. Neste caso, a vlvula 1.3 que permanece acionada no final do curso de retorno do cilindro B no prejudica a partida, pois o conjunto temporarizador, formado pelas vlvulas 1.5 e 1.7, evita que o sinal alcance o piloto Y da vlvula 1.1. Alm disso, a vlvula 2.2, posicionada no final do curso de avano do cilindro A, tambm provocaria uma contrapresso no piloto Z da vlvula 2.1, interferindo na pilotagem de retorno do cilindro B, o que evitado pelo conjunto temporizador formado pelas vlvulas 2.4 e 2.6. Seqncia 2: A + A B + B Esquema de comando final

Neste caso, quando o cilindro A aciona o rolete da vlvula 2.2, o conjunto temporizador formado pelas vlvulas 2.4 e 2.6 permite a pilotagem da vlvula 2.1, para que o cilindro B avance. Como a vlvula 2.2 mantida acionada pelo cilindro A, o conjunto temporizador ento pilotado bloqueando, assim, o sinal da vlvula 2.2 para que o mesmo no interfira na pilotagem de retorno do cilindro B, quando a vlvula 2.3 for acionada.

22

Para finalizar, podemos tirar algumas concluses a respeito da elaborao de esquemas de comandos pneumticos pelo mtodo intuitivo: Os circuitos pneumticos podem ser facilmente elaborados pelo mtodo intuitivo, desde que possuam seqncias diretas nas quais os elementos de trabalho se movimentem no retorno na mesma ordem de avano; ou possuam seqncias indiretas simples onde no existam repeties de movimentos de um cilindro dentro de um mesmo ciclo. No entanto, quando tratamos com seqncias indiretas complexas, que sempre causam problemas graves de sobreposio de sinais, os mtodos mais indicados para a construo de esquemas de comando so o mtodo Cascata e o mtodo Passo a passo. As tcnicas e os procedimentos para a elaborao de circuitos pneumticos pelos mtodos Cascata e Passo a passo sero detalhadas a seguir.

23

24

Mtodo Cascata

O mtodo cascata consiste em cortar a alimentao de ar comprimido dos elementos de sinal que estiverem provocando uma contrapresso na pilotagem de vlvulas de comando, interferindo, dessa forma, na seqncia de movimentos dos elementos de trabalho. No mtodo cascata, todos os elementos de sinal devem receber alimentao de ar comprimido de linhas secundrias, as quais so chamadas de grupos de alimentao de ar. Esses grupos so controlados por vlvulas distribuidoras de 4/2 vias, montadas de forma que seja alimentado apenas um grupo de cada vez, enquanto os demais permanecem descarregados para a atmosfera. O nmero de grupos ou linhas de alimentao utilizados em um circuito determinado, dividindo-se criteriosamente a seqncia complexa em seqncias mais simples, nas quais cada elemento de trabalho deve aparecer apenas uma vez. Os procedimentos para a elaborao de esquemas de comando pelo mtodo cascata so os seguintes:

1 Fase: Escrever, de forma abreviada, a seqncia de


movimentos do circuito a ser elaborado Exemplo: A + B+ A B A+B+BA A+C+BACB+ A+B+C+AD+BDC A+BB+ABB+ A+AB+B

25

2 Fase: Verificar se a seqncia direta ou indireta.


Dividindo-se a seqncia ao meio, se as letras estiverem na mesma ordem nas duas metades da seqncia, trata-se de uma seqncia direta. Caso contrrio, se as letras estiverem dispostas em ordem diferente de uma metade da seqncia para outra, trata-se de uma seqncia indireta. Exemplos: A+B+ A+B+ A+C+B A+BB+ A+ A AB BA ACB+ ABB+ B+B (seqncia direta) (seqncia indireta) (seqncia direta) (seqncia indireta) (seqncia indireta) (seqncia indireta)

A+ B+ C + A D + B D C

Nos dois ltimos exemplos, embora as letras apaream dispostas na mesma ordem nas duas metades da seqncia, observe que um mesmo cilindro executa dois movimentos em uma mesma metade de seqncia. Quando isso ocorrer, trata-se tambm de uma seqncia indireta. Observao: quando os circuitos pneumticos possurem seqncias diretas, no h necessidade de se usar o mtodo cascata para a elaborao do esquema de comando, pois, nesses casos, o mtodo intuitivo mais simples e, portanto, o mais indicado. Porm, em se tratando de seqncias indiretas, siga as instrues fornecidas nas fases seguintes para a elaborao do esquema pelo mtodo cascata, evitando as contrapresses na pilotagem das vlvulas de comando.

26

3 Fase: Dividir a seqncia em grupos, efetuando a


leitura da mesma, da esquerda para direita e cortando-a com traos verticais toda vez que uma letra for se repetir. Exemplos: A+B+ BA grupo I grupo II DC grupo III

A+B+C+ AD+B grupo I A+B B+A I II B III B I grupo II B+ IV

A+ AB+ I II

No ltimo exemplo, observe que o terceiro grupo da diviso da seqncia possui um nico movimento (B -). Como o cilindro B no aparece no primeiro grupo, podemos considerar o ltimo movimento da seqncia como pertencente ao grupo I. Esse recurso faz com que possamos economizar um grupo de alimentao de ar, reduzindo o nmero de vlvulas a serem utilizadas no circuito.

4 Fase
Determinar a seqncia de acionamento do circuito, considerando as mudanas de grupo como passos no funcionamento do circuito. Exemplos: A+B+ BAI II 1 II I 2 A+ 3 B+ 4 I II 5 B 6 A

27

1 passo mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo I (II I) 2 passo o cilindro A avana (A +) 3 passo o cilindro B avana (B + ) 4 passo mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II (I II) 5 passo o cilindro B retorna (B -) 6 passo o cilindro A retorna (A -), fim do ciclo. A+B+C+ I 1 III I 2 A+ 3 B+ AD+B II 4 C+ DC III 5 I II 6 A 7 D+ 8 B 9 II III 10 D 11 C

1 passo - mudana da alimentao de ar do grupo III para o grupo I (III I) 2 passo o cilindro A avana (A +) 3 passo o cilindro B avana (B +) 4 passo o cilindro C avana (C +) 5 passo mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II (I II) 6 passo o cilindro A retorna (A -) 7 passo o cilindro D avana (D +) 8 passo o cilindro B retorna (B -) 9 passo mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo III (II III) 10 passo o cilindro D retorna (D ) 11 passo o cilindro C retorna (C ), fim do ciclo.
A+B I II III IV B+A B B+

1 IV I

2 A+

3 B

4 I II

5 B+

6 A

7 II III

8 B

9 III IV

10 B+

28

1 passo mudana da alimentao de ar do grupo IV para o grupo I (IV I) 2 passo o cilindro A avana (A +) 3 passo o cilindro B retorna (B -) 4 passo mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II (I II) 5 passo o cilindro B avana (B +) 6 passo o cilindro A retorna (A ) 7 passo mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo III (II III) 8 passo o cilindro B retorna (B ) 9 passo mudana da alimentao de ar do grupo III para o grupo IV (III IV) 10 passo o cilindro B avana (B +), fim do ciclo. A+ I AB+ II B I 1 A+ 2 I II 3 A 4 B+ 5 II I 6 B

1 passo o cilindro A avana (A +) 2 passo mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II (I II) 3 passo o cilindro A retorna (A ) 4 passo o cilindro B avana (B +) 5 passo mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo I (II I) 6 passo o cilindro B retorna (B ), fim do ciclo. Observao: como o ltimo passo do ciclo ocorreu com a alimentao de ar no grupo I e o primeiro movimento ocorrer dentro do mesmo grupo, na hora da partida no haver necessidade de se mudar a cascata de grupo bastando, apenas, pilotar o avano do cilindro A.

29

5 Fase
Desenhar todos os elementos de trabalho do circuito ligados s suas respectivas vlvulas de comando de duplo piloto. Exemplo:

6 Fase
Desenhar a cascata com tantos grupos de alimentao de ar quantos forem encontrados na diviso da seqncia (3 Fase). O nmero de vlvulas necessrias para controlar as linhas de alimentao de ar igual ao nmero de grupos menos um (n vlvulas = n grupos 1) Exemplos:

Para 2 grupos de alimentao de ar:

Pilotando-se a vlvula distribuidora do lado direito, a linha I ser pressurizada e a linha II descarregada para a atmosfera.

30

Pilotando-se a vlvula do lado esquerdo, a linha II ser pressurizada e a linha I descarregada.

Para 3 grupos de alimentao de ar:

Pilotando-se a vlvula 0.1 do lado esquerdo, a linha III ser pressurizada ao mesmo tempo em que a vlvula 0.2 ser pilotada do lado direito, descarregando assim para a atmosfera as linhas I e II.

Para 4 grupos de alimentao de ar:

Observe que ao se pilotar a cascata para pressurizar uma determinada linha de alimentao de ar, a linha anterior automaticamente descarregada para a atmosfera, por meio da inverso simultnea da vlvula seguinte. 31

No importa a complexidade da seqncia desejada, o mtodo de construo da cascata o mesmo para qualquer nmero de grupos de alimentao de ar, variando apenas o nmero de vlvulas distribuidoras utilizadas na cascata. Exemplo do funcionamento de uma cascata com 4 grupos de alimentao de ar, em todas as etapas da seqncia: a) Linha I pressurizada; Linhas II, III e IV descarregadas:

b) Linha II pressurizada; Linhas I, III e IV descarregadas:

32

c) Linha III pressurizada; Linhas I, II e IV descarregadas:

d) Linha IV pressurizada; Linhas I, II e III descarregadas:

Observao: a cascata deve ser desenhada alimentando sempre o grupo em que ocorreu o ltimo movimento da seqncia.

33

7 Fase
Desenhar os elementos de sinal, respeitando rigorosamente a seqncia de acionamento do circuito, determinada na 4 Fase. Quando, num passo de acionamento, um cilindro tiver que se movimentar, o elemento de sinal receber ar da linha da cascata correspondente ao grupo em que dever ocorrer esse movimento e pilotar a vlvula de comando do referido cilindro. Entretanto, quando num passo de acionamento, tivermos que mudar a alimentao de ar de um grupo para outro, imediatamente posterior, o elemento de sinal receber ar da linha da cascata que estiver pressurizada (referente ao grupo anterior) e pilotar a vlvula da cascata que alimenta o grupo seguinte. Todos os elementos de sinal devem ter 3/2 vias com acionamento por rolete mecnico e retorno por mola, com exceo daqueles que so responsveis pela partida, geralmente acionados por boto. Assim como a primeira vlvula da cascata, as vlvulas de comando dos cilindros recebem alimentao direta da rede. Os elementos de sinal, por sua vez, devem, com raras excees, ser alimentados pelas linhas da cascata, obedecendo seqncia de acionamento. Exemplo 1: vamos considerar a seguinte seqncia: A+B BA + I II II I A+ B+ I II B A 1 2 3 4 5 6

34

1 passo: Mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo I (II I)

Acionando-se o boto de partida da vlvula 1.2, ocorre a mudana da alimentao de ar da linha II para a linha I da cascata. Observe que o elemento de sinal 1.2 recebe alimentao da linha II para pilotar a cascata para o grupo I.

35

2 passo O cilindro A avana (A +)

Assim que a cascata pilotada para alimentar o grupo I, ocorre o primeiro movimento do circuito (o cilindro A avana). Note que a vlvula de comando 1.1 recebe pilotagem direta da linha I. Mesmo que o operador deixe de acionar a vlvula 1.2, o cilindro A permanece avanando, pois as vlvulas que comandam o cilindro e a cascata so vlvulas de impulso.

36

3 passo O cilindro B avana (B +)

Quando o cilindro A alcana o final do curso de avano aciona o elemento de sinal 2.2, o qual dever dar incio ao terceiro passo (avano do cilindro B). Como o cilindro B dever avanar dentro do grupo I da seqncia de movimentos do circuito, observe que a vlvula 2.2 alimentada pela linha I da cascata.

37

4 passo Mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II (I II)

Quando o cilindro B alcana o final do curso de avano, ele aciona o elemento de sinal 2.3, o qual dever dar incio ao quarto passo (mudana da cascata do grupo I para o grupo II). A mudana de grupo deve ser feita para cortar a alimentao da vlvula 2.2, caso contrrio, como o cilindro A mantm o rolete de tal vlvula acionado, o elemento 2.2 provocar uma contrapresso no piloto da vlvula 2.1, impedindo o movimento seguinte (retorno do cilindro B).

38

5 passo o cilindro B retorna (B -)

Assim que a cascata pilotada pelo elemento de sinal 2.3, alimentando o grupo II, o cilindro B retorna, pois a vlvula de comando 2.1 recebe pilotagem direta da linha II. Com o retorno do cilindro B o elemento de sinal 2.3 desacionado, mas como a vlvula que comanda a cascata de impulso, a linha correspondente ao grupo II permanece alimentada.

39

6 passo o cilindro A retorna (A -)

Quando o cilindro B alcana o final do curso de retorno, aciona o elemento de sinal 1.3, o qual dever dar incio ao sexto passo (retorno do cilindro A). Como o retorno do cilindro A dever ocorrer dentro do grupo II da seqncia de movimentos do circuito, observe que a vlvula 1.3 recebe alimentao de ar da linha II da cascata.

40

Fim do ciclo

Quando o cilindro A alcana o final do curso de retorno, encerrase a seqncia de movimentos do circuito (fim do ciclo). Uma nova partida poder ser dada acionando-se o boto da vlvula 1.2. Observe que, com o circuito parado no final do ciclo, o cilindro B est acionando o elemento de sinal 1.3, o qual mantm uma contrapresso na pilotagem da vlvula de comando 1.1, impedindo a partida direta do cilindro A. Por esse motivo, a vlvula de partida 1.2 pilota a cascata para o grupo I, cortando a alimentao de ar do elemento de sinal 1.3 para garantir o incio de um novo ciclo.

41

8 Fase
Eliminar as extremidades das linhas de alimentao de ar comprimido referentes a todos os grupos da cascata.

Esquema Final: A + B +B A (Mtodo Cascata)

Observaes: Todos os circuitos pneumticos devem ser desenhados em posio de final de ciclo, prontos para a partida. Elementos de sinal que permanecerem acionados no final do ciclo do circuito devem ter as linhas de alimentao, exausto e trabalho, desenhadas do lado do rolete mecnico de acionamento. Alm disso, devem ser representados com seus respectivos cames de acionamento. As condies marginais como o ciclo nico e contnuo, a parada de emergncia, verificao de depsito, desbloqueio da parada 42

de emergncia, e outras, devem ser introduzidas, quando necessrias, somente aps a seqncia bsica ter sido projetada. Se um cilindro tiver que executar vrios movimentos durante um mesmo ciclo, os elementos de sinal, por ele acionados, devero, em cada acionamento, executar pilotagens diferentes, de acordo com o grupo da cascata que estiver pressurizado. Nesses casos, utilizando-se vlvulas de simultaneidade submetidas presso da linha pressurizada da cascata e do elemento de sinal alimentado diretamente pela rede, efetua-se com segurana o acionamento do novo passo da seqncia. Exemplo 2: vamos considerar agora uma seqncia em que o ltimo movimento ocorre j dentro do grupo I. Observe que, neste caso, a vlvula de partida pilotar diretamente o primeiro movimento de cilindros ao invs de mudar a cascata de grupo, como ocorreu no exemplo anterior:

Seqncia indireta
A+ I n de grupos: 2 n de vlvulas na cascata: 1 passos de acionamento: 6 1 A+ 2 I II 3 A4 B+ 5 II I 6 BAB+ II BI

43

Esquema de comando cascata

Exemplo 3: Vamos considerar agora uma seqncia na qual um cilindro executa dois movimentos de avano e retorno durante um nico ciclo:

Seqncia indireta:
A+BI B+AII BIII B+ IV

Nmero de grupos: 4 N de vlvulas na cascata: 3 Passos de acionamento: 10 1 IV I 2 A+ 3 B4 I II 5 B+ 6 A7 II III 8 B9 III IV 10 B+

44

Esquema de comando cascata:

45

46

Mtodo Passo a passo

O mtodo Passo a passo outra tcnica de elaborao de circuitos pneumticos cuja funo evitar que a sobreposio de sinais interfira na seqncia operacional do sistema. Ao contrrio do mtodo Cascata, que apresenta certa complexidade na construo do circuito, a tcnica de comando Passo a passo facilita em muito o trabalho do projetista, pois a elaborao do circuito tornase puramente mecnica, em virtude da utilizao de regras simples, que sero tratadas a seguir. Os circuitos pneumticos elaborados pelo mtodo Passo a passo so bastante confiveis, uma vez que asseguram o bom funcionamento de mquinas automticas. No entanto, apresentam uma desvantagem se comparados a circuitos construdos por outros mtodos: elevam significativamente o custo da mquina, devido ao grande nmero de componentes pneumticos nela empregados. Na elaborao de circuitos pelo mtodo Passo a passo devemos dividir a seqncia de movimentos da mquina em grupos, de modo que cada passo da seqncia se constitua num grupo diferente, para a alimentao de ar comprimido. Conseqentemente, o nmero de linhas de alimentao de ar igual ao nmero de movimentos da seqncia. As linhas referentes aos grupos de alimentao de ar so controladas por vlvulas distribuidoras de 3/2 vias, pilotadas de forma que seja alimentada uma linha de cada vez, para evitar contrapresses nos pilotos das vlvulas de comandam diretamente os elementos de trabalho. Na tcnica de comando Passo a passo, a pilotagem das vlvulas de comando dos cilindros e todos os elementos de sinal devem receber alimentao de ar dos grupos, de acordo com a seqncia de movimentos do circuito. Somente as

47

vlvulas de comando dos grupos que recebero ar comprimido diretamente da rede. Os procedimentos para a elaborao de esquemas de comando pelo mtodo Passo a passo so os seguintes:

1 Fase
Escrever, de forma abreviada, a seqncia de movimentos do circuito a ser elaborado. Exemplos: A + B + B A A+AB+B A+BB+ABB+ Observao: para justificar a elaborao de um esquema de comando pelo mtodo Passo a passo, a seqncia de movimentos do circuito deve ser indireta, pois, caso contrrio, o mtodo intuitivo ser o mais indicado.

2 Fase
Dividir a seqncia em grupos lembrando que cada movimento (passo) da seqncia corresponde a um grupo. A+ I A+ I A+ I B+ II AII BII BIII B+ III B+ III AIV BIV AIV BV B+ VI

Observao: No mtodo Passo a passo encontraremos sempre um nmero par de grupos de alimentao de ar, toda vez que efetuarmos a diviso da seqncia. (nmero mnimo de grupos=4).

48

3 Fase
Desenhar todos os elementos de trabalho do circuito ligados s suas respectivas vlvulas de comando de duplo piloto. Exemplo:

4 fase
Desenhar o comando Passo a passo com tantos grupos de alimentao de ar quantos forem encontrados na diviso da seqncia (2 Fase). O nmero de vlvulas necessrias para controlar as linhas de alimentao de ar tambm igual ao nmero de grupos encontrados na diviso da seqncia. Exemplos:

Para 4 grupos de alimentao de ar:

Pilotando-se a vlvula 0.1 do lado esquerdo, a linha I ser pressurizada e, com isso, a vlvula 0.4 ser pilotada do lado direito, descarregando a linha IV para a atmosfera. Uma a uma,

49

as vlvulas distribuidoras 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4 sero pilotadas pelos elementos de sinal, de acordo com a ordem de acionamento dos mesmos, pressurizando uma linha de alimentao de ar cada vez, para que ocorra a seqncia de movimentos exigida no circuito.

Para 6 grupos de alimentao de ar:

Observaes: O comando Passo a passo deve ser desenhado alimentando sempre a ltima linha, pois o ltimo movimento da seqncia ocorreu no ltimo grupo. A regra para desenhar o comando a mesma para qualquer nmero de grupos, variando apenas o nmero de linhas e de vlvulas.

5 Fase
Ligar os pilotos das vlvulas de comando dos cilindros s linhas de alimentao de ar, de acordo com os grupos determinados na diviso da seqncia de movimentos do circuito.

50

Exemplos: A+ I B+ II BIII AIV

Ligar: piloto de avano do cilindro A na linha I Piloto de avano do cilindro B na linha II Piloto de retorno do cilindro B na linha III Piloto de retorno do cilindro A na linha IV A+ I AII B+ III BIV

Ligar: piloto de avano do cilindro A na linha I piloto de retorno do cilindro A na linha II piloto de avano do cilindro B na linha III piloto de retorno do cilindro B na linha IV A+ I BII B+ III AIV BV B+ VI

Ligar: piloto de avano do cilindro A na linha I Piloto de retorno do cilindro B sada de uma vlvula alternadora e suas entradas s linhas II e V Piloto de avano do cilindro B sada de uma vlvula alternadora e suas entradas s linhas III e IV Piloto de retorno do cilindro A na linha IV

6 Fase
Desenhar os elementos de sinal pilotando as vlvulas do comando Passo a passo, de acordo com a seqncia de movimentos do circuito. Os elementos de sinal devem ser acionados por rolete mecnico, exceto aqueles que so responsveis pela partida, geralmente acionados por boto. Com raras excees, todos os elementos de sinal devem ser alimentados pelas linhas referentes aos grupos do comando Passo a passo, sendo que o ar da linha anterior dever ser usado para pilotar a linha posterior. 51

Exemplo 1: vamos considerar a seguinte seqncia: A+ I B+ II BIII AIV

1 passo
Mudana da alimentao de ar do grupo IV para o grupo I para que o cilindro A avance (partida).

Acionando-se o boto de partida da vlvula 1.2, ocorre a mudana da alimentao de ar da linha IV para a linha I do comando Passo a passo e o cilindro A avana. Observe que o elemento de sinal 1.2 recebe alimentao da linha IV para pilotar o comando passo a passo para o grupo I.

52

2 passo
Mudana da alimentao de ar do grupo I para o grupo II para que o cilindro B avance.

Quando o cilindro A alcana o final do curso de avano aciona o elemento de sinal 2.2, o qual dever mudar a alimentao de ar da linha I para a linha II do comando Passo a passo para que o cilindro B avance.

53

3 passo
Mudana da alimentao de ar do grupo II para o grupo III para que o cilindro retorne.

Quando o cilindro B alcana o final do curso de avano aciona o elemento de sinal 2.3, o qual dever mudar a alimentao de ar da linha II para a linha III do comando Passo a passo para que o cilindro B retorne.

54

4 passo
Mudana da alimentao de ar do grupo III para o grupo IV para que o cilindro A retorne.

Quando o cilindro B alcana o final do curso de retorno aciona o elemento de sinal 1.3, o qual dever mudar a alimentao de ar da linha III para a linha IV do comando Passo a passo para que o cilindro A retorne.

55

Fim do ciclo

Quando o cilindro A alcana o final do curso de retorno, encerrase a seqncia de movimentos do circuito (fim do ciclo). Uma nova partida poder ser dada por meio do acionamento do boto da vlvula 1.2.

7 Fase
Eliminar as extremidades das linhas de alimentao de ar comprimido referentes a todos os grupos do comando Passo a passo.

56

Esquema Final: A + B + B A (Mtodo Passo a passo)

Exemplo 2: Vamos considerar a seguinte seqncia:

Seqncia indireta: A + A B + B
N de grupos: 4 A+ I AII B+ III BIV

N de vlvulas no comando Passo a passo: 4

57

Esquema de comando Passo a passo:

58

Exemplo 3: Vamos considerar a seguinte seqncia:

Seqncia indireta: A + B B + A B B +
N de grupos: 6 A+ I BII B+ III AIV BV B+ VI

N de vlvulas no comando Passo a passo: 6

Esquema de comando passo a passo

59

60

Referncias Bibliogrficas

SENAI SP. Projetos Pneumticos. Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica. So Paulo. sd.

61

You might also like