You are on page 1of 9

GEOTECNIA I AULAS 3 E 4 05/03/2014 E 12/03/2014

ndices fsicos (PINTO, 2002; CAPUTO, 1980)

Em um solo, s parte do volume total ocupada pelas partculas slidas, que se acomodam formando uma estrutura. O volume restante costuma ser chamado de vazios, embora seja ocupado por gua e/ou ar. Deve-se reconhecer, portanto, que o solo constitudo de trs fases: slida, lquida e gasosa.

O comportamento de um solo depende da quantidade relativa de cada uma das trs fases. Diversas relaes so empregadas para expressar as propores entre elas. Na figura 1a, a seguir, esto representadas, simplificadamente, as trs fases que normalmente ocorrem nos solos, ainda que, em alguns casos, todos os vazios possam estar ocupados pela gua. Na figura 1b, as trs fases esto separadas proporcionalmente aos volumes que ocupam, facilitando a definio e a determinao das relaes entre elas. Os volumes de cada fase so apresentados esquerda e os pesos, direita.

Figura 1 As fases no solo; (a) no estado natural, (b) separada em volume, (c) em funo do volume de slidos (PINTO, 2002).

Em princpio, as quantidades de gua e ar podem variar. A evaporao pode fazer diminuir a quantidade de gua, substituindo-a por ar, e a compresso do solo pode provocar a sada de gua e ar, reduzindo o volume de vazios. O solo, no que se refere s partculas que o constituem, permanece o mesmo, mas seu estado se altera. As diversas propriedades do solo dependem do estado em que se encontra. Quando diminui o nmero de vazios, por exemplo, a resistncia aumenta, porm a compressibilidade e a permeabilidade diminuem.

Para identificar o estado do solo, empregam-se ndices que correlacionam os pesos e os volumes das trs fases, conforme apresentado a seguir.

1-

Teor de umidade

Define-se teor de umidade (ou, simplesmente, umidade) de um solo como sendo a razo entre o peso da gua contida em um certo volume de solo e o peso da parte slida existente neste mesmo volume, expressa em porcentagem. A umidade denotada pela letra h (ou w).

h=

Pw . 100 Ps

onde:

Pw = peso da gua; Ps = peso dos slidos.

Os teores de umidade dependem do tipo de solo e situam-se geralmente entre 10 e 40%, podendo ocorrer valores muito baixos (solos secos) ou muito altos (150% ou mais, como as argilas do Mxico, que podem apresentar uma umidade da ordem de 400%).

O procedimento de ensaio para determinao do teor de umidade dos solos padronizado no Brasil pela NBR 6457 da ABNT. Cabe ressaltar, no entanto, que outros rgos ou instituies podem apresentar seus prprios procedimentos de ensaio. Por exemplo, o DNIT Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes contm a norma DNER-ME 213/94 para determinao do teor de umidade dos solos. Alm disto, a umidade pode ser obtida por meio de outros ensaios, tais como o mtodo do Speedy (DNER-ME 052/94), o mtodo do lcool (DNER-ME 088/94) e a estufa de raios infravermelhos.

2-

Peso especfico da gua

Razo entre o peso da gua e seu respectivo volume. denotado pelo smbolo w.

w =

Pw Vw

onde:

Pw = peso da gua; Vw = volume de gua.

Embora varie um pouco com a temperatura, adota-se, na prtica, como igual a 10 kN/m, a no ser em certos procedimentos de laboratrio, quando deve ser considerada a temperatura de ensaio para a determinao de seu valor.

3-

Peso especfico dos slidos (ou dos gros)

Razo entre o peso das partculas slidas e o seu volume. uma caracterstica dos slidos. Denota-se pelo smbolo s.

s =

Ps Vs

onde:

Ps = peso dos slidos; Vs = volume dos slidos.

O peso especfico dos gros varia pouco de solo para solo e, por si, no permite identificar o solo em questo, mas necessrio para clculos de outros ndices. Os valores situam-se em torno de 27 kN/m, sendo este valor adotado quando no se dispe do valor especfico para o solo em estudo. Gros de quartzo (areia) costumam apresentar pesos especficos de 26,5 kN/m e argilas laterticas, em virtude da deposio de sais de ferro, valores at 30 kN/m.

O procedimento de ensaio para determinao do peso especfico dos slidos padronizado no Brasil pela NBR 6508 da ABNT. Cabe ressaltar, no entanto, que outros rgos ou instituies podem apresentar seus prprios procedimentos de ensaio. Por exemplo, o DNIT Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes contm a norma DNER-ME 093/94 para determinao do peso especfico dos slidos.

4-

Peso especfico natural

Razo entre o peso total do solo e seu volume total. denotado pelo smbolo n. A expresso peso especfico natural , algumas vezes, substituda s por peso especfico do solo. Tratando-se de compactao do solo, o peso especfico natural denominado peso especfico mido.

n =

Pt Vt

onde:

Pt = peso do solo natural; Vt = volume total.

O peso especfico natural no varia muito entre os diferentes solos. Situa-se em torno de 17 a 20 kN/m. Pode ser um pouco maior (21 kN/m, por exemplo) ou, em casos especiais, como as argilas orgnicas moles, podem apresentar valores da ordem de 14 kN/m.

O procedimento de ensaio para determinao do peso especfico natural dos solos padronizado no Brasil pela NBR 9813 ou NBR 7185 da ABNT. Cabe ressaltar, no entanto, que outros rgos ou instituies podem apresentar seus prprios procedimentos de ensaio. Por exemplo, o DNIT Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes contm a norma DNER-ME 092/94 para determinao do peso especfico natural dos solos.

5-

Peso especfico aparente seco

Razo entre o peso dos slidos e o volume total. Corresponde ao peso especfico que o solo teria se viesse a ficar seco, se isto pudesse ocorrer sem que houvesse variao de volume. denotado pelo smbolo d.

d =

Ps Vt

onde:

Ps = peso dos slidos; Vt = volume total.

O peso especfico aparente seco no pode ser determinado diretamente, mas calculado a partir de outros ndices. Situa-se entre 13 a 19 kN/m (5 a 7 kN/m no caso de argilas orgnicas moles).

Uma relao muito empregada na obteno do peso especfico aparente seco, obtida a partir da correlao da equao anterior com outros ndices fsicos, est apresentada a seguir.

d = n .

100 100 h

onde: n = peso especfico natural; h = teor de umidade do solo in situ, em porcentagem.

6-

Peso especfico aparente saturado

Peso especfico do solo se viesse a ficar saturado e se isto pudesse ocorrer sem variao de volume. denotado pelo smbolo sat.

n =

Psat Vt

onde:

Psat = peso total do solo saturado; Vt = volume total.

O peso especfico aparente saturado no pode ser determinado diretamente, mas calculado a partir de outros ndices. Situa-se em torno de 20 kN/m.

7-

Peso especfico submerso

o peso especfico efetivo do solo, quando este se encontra submerso. igual ao peso especfico natural (do solo submerso) menos o peso especfico da gua. denotado pelo smbolo sub. sub = n (submerso) w onde: n = peso especfico natural do solo submerso; w = peso especfico da gua (10 kN/m).

O peso especfico submerso no varia muito entre os diferentes solos. Situa-se em torno de 7 a 10 kN/m. Pode ser um pouco maior (11 kN/m, por exemplo) ou, em casos especiais, como as argilas orgnicas moles, podem apresentar valores da ordem de 4 kN/m.

8-

Porosidade

Razo entre o volume de vazios e o volume total, expressa em porcentagem. denotada pela letra n.

n=

Vv . 100 Vt

onde:

Vv = volume de vazios; Vt = volume total.

A porosidade no pode ser determinada diretamente, mas calculada a partir de outros ndices. Costuma se situar entre 30 e 70%.

9-

ndice de vazios

Razo entre o volume de vazios e o volume das partculas slidas. denotado pela letra e.

e=

Vv Vs

onde:

Vv = volume de vazios; Vs = volume dos slidos.

O ndice de vazios no pode ser determinado diretamente, mas calculado a partir de outros ndices. Costuma se situar entre 0,5 e 1,5, mas argilas orgnicas podem ocorrer com ndices de vazios superiores a 3 (volume de vazios, no caso com gua, superior a 3 vezes o volume de partculas slidas).

Uma relao muito empregada na obteno do ndice de vazios, obtida a partir da correlao da equao anterior com outros ndices fsicos, est apresentada a seguir.

e=

s 1 d

onde: s = peso especfico dos gros; d = peso especfico aparente seco.

10- Grau de saturao

Razo entre o volume de gua e o volume de vazios, expressa em porcentagem. denotado pela letra S.

S=

Vw . 100 Vv

onde:

Vw = volume de gua; Vv = volume de vazios.

O grau de saturao no pode ser determinado diretamente, mas calculado a partir de outros ndices. Varia de zero (solo seco) a 100% (solo saturado).

Clculo dos ndices fsicos (PINTO, 2002)

Dos ndices vistos anteriormente, apenas trs so determinados diretamente: a umidade, o peso especfico dos gros, e o peso especfico natural. Um adotado: o peso especfico da gua. Os outros so calculados a partir dos ndices determinados.

Na figura 1c, apresentada anteriormente, mostra-se, direita, um esquema que representa as trs fases j com base na definio de ndices e que facilita os clculos. Nele, adota-se o volume de slidos igual a 1. Assim, o volume de vazios igual a e, sendo S . e o volume de gua. Por outro lado, o peso dos slidos igual a s, e o peso de gua igual a s . h. Com este esquema, correlaes so facilmente obtidas. Algumas resultam diretamente da definio dos ndices:

n=

e 1 e

n =

s . (1 h)
1 e

d =

s
1 e

sat =

s e. w
1 e

Outras resultam de fceis dedues. A sequncia natural dos clculos, a partir de valores determinados em laboratrio, ou estimados, a seguinte:

d =

n
1 h

e=

s 1 d

S=

s .h e. w

Referncias bibliogrficas CAPUTO, H. P., Mecnica dos Solos e Suas Aplicaes, 5 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1980. PINTO, C. S., Curso Bsico de Mecnica dos Solos, 2 ed. So Paulo: Oficina de Textos, 2002.

You might also like