You are on page 1of 4

NIVEIS DE INTERVENSO:

PRIMEIRO NVEL MODIFICAO CIRCUNSCRITA Esta interveno de primeiro nvel se limita ao edifcio como realidade individual. Isso pode ser uma boa proposta se voc no pretende falar em oposio ou qualquer outro recurso mais livre sobre o edifcio. Os significados associados devem manter o principal significado latente, uma vez que se entende que a cena a protagonista na construo existente. Assim, o autor se limita a deixar o edifcio falar se referindo a construo dando o tom de seu discurso mas sempre no propsito de o ajudar a recuperar seu poder de persuaso. Na mezquita de Crdoba se apresenta uma interveno por parte de Velasquez Bosco, que apesar de ter limites claramente definidos pelo edifcio, decide intervir ao mesmo. Esta interseco, por exemplo absorvida pela imagem dominante do edifcio .Carlo Scarpa tambm apresenta um exemplo de justaposio com o Castillo Derrotado por propor o dilogo entre o novo e o antigo mediante escolha dos materiais, bem como dos elementos novos propostos. SEGUNDO NVEL MODIFICAO DO LOCUS O segundo nvel de interveno fala de aes arquitetnicas em contextos urbanos, onde se afeta o entorno do edifcio bem como as edificaes construdas. Mudando por tanto as condies do local e seus respectivos sistemas. Este nvel de interveno se expressa como uma modificao de lcus compreendido no conceito expressado na frase de Rossi que define como a relao Singular e ainda universal entre determinada situao local e edifcios que esto naquele lugar .

So enquadrados no segundo nivel de interveno os projetos arquitetnicos em que apesar de no ter por foco a interveno urbana mostram uma vocao para a modificao das condies urbanas onde se encontra a edificao proposta, a alterao do genius loci.

TERCEIRO NVEL PAUTA DE CONFORMAO URBANA O terceiro nvel de interveno aquele que modifica diretamente o a morfologia de uma frao urbana da cidade, se caracterizando como uma forma muito particular de interveno, em que a escala de modificao pode ser muito varivel. Projetos includos neste nvel so quase includos no conceito urbanstico e pode ser considerado com uma construo da cidade. _____________________________________________________________________________________________________ PADRAO DE INTERVENO

PRIMEIRO PADRO - ESTABELECIMENTO DE TECIDO URBANO Reformulao espacial do tecido urbano, levando em conta que este um sistema de volumes construdos, onde o espao de atuao so espaos vazios ou intersectores . Nos vazios do contexto construdo, se desenvolve operaes de sutura, onde se insere um volume que serve como tecido conjuntivo, aumentando a densidade do construdo que repara ou reconstri a forma do tecido urbano. Para uma boa interveno com este padro, necessrio demonstrar sensibilidade heterotpica e conjuntiva a partir da integrao de fragmentos existentes.

SEGUNDO PADRO - OCLUSO DO ESPAO URBANO Intervir positivamente atravs de formas de massa (slidos) para delimitar, para incluir ou fechar espao ( vazios). O muro definido como o limite entre duas realidades formando vcuo e tambm demarcando o edifcio . Em exemplo de recomposio da San Marco Piazza varanda do Mdio da construo dos novos magistrados ,em que se reconhece o espao da forma urbana como objetivo prioritrio, que o princpio bsico do padro de ocluso. O problema da contextualizao se resolve dando uma relativa continuidade topolgica e estilstica evidente na obra de Asplun, para o caso em que a Cmara Municipal de Gotemburgo, o interior " fervorosamente moderno e sem inibio. "

TERCEIRO PADRO - CONTINUIDADE DA IMAGEM Este padro tem como objetivo melhorar o relacionamento visual que pode ocorrer entre a nova interveno e a edificao pr- existente, atuando principalmente em questes plsticas . Como instrumento metodolgico, a continuidade estilstica tem longa tradio para homologar a esttica do antigo e do novo . Com Projecto Gardella los dee Canal Giudecca mostrado que o uso do repertrio formal do local , pode se resolver o problema da insero de novas arquiteturas em distritos histricos, to consolidada como Veneza, utilizando elementos e tcnicas modernas. Em esse padro, a imagem externa mais importante do que as supostas lealdades tipolgicas. Rafael Moneo enfrenta este problema com uma persistente dimenso crtica e dialtica, compreendendo a crtica como uma reviso do pensamento moderno e de vanguarda, e dialtica como a coexistncia entre a nova arquitetura e lugar.

QUARTO PADRO RECRIAO DE FORMAS TIPOLGICAS " Padro que se ope a uma revogao da memria. Neste arquivo como experincia , surgem as referncias que permitem construir mentalmente a estrutura dos tipos arquitetnicos. Estes afloram por associaes intelectuais do projetista ,sendo consciente ou inconscientemente um impulso relacional que incita a recorrer as condies locais" . "Desde o princpio da construo da cidade, colocando os slidos a servio da forma espacial urbana, evidencia sutis referncias tipolgicas e figurativas de alguns elementos arquitetnicos que,mesmo aceitando a historicidade veiculante , no renunciaram ao seu direito de modernidade ". Em seu Museu da Histria Alem de Berlim, Rossi recorre a mltiplas tipologias carregadas de nostalgia buscando afirmao e negao da moral histrica de um povo . Aqui primeiro o significado histrico e tipolgico, depois a anlise da funo.

QUINTO PADRO - COLISO DE ESTRUTURAS FORMAIS O choque e a descrena com o construdo, onde os valores esto no novo /novidade . Isto torna-se importante como o advento vanguardas plsticas , onde proposto oposies formais de estilo, escala e / ou tipologias contra ordenao prevalente. Exemplo : Centre Pompidou

No tecido estrutural, a perturbao proposta visa confirmar a ordem do existente, de uma maneira complexa, porm enrgica, mas talvez com fora com o propsito harmonizante . " Detmar Grotzabtch . " A coliso de estruturas formais que acompanham a rivalidade , enquanto que a congruncia a expresso de uma conformidade com o real construdo. " _____________________________________________________________________________________________________

ATITUDES FRENTE AO CONTEXTO

A) ARQUITETURA DESCONTEXTUALIZADA Displicncia com o entorno e falta de significado contextual ; Ignore o dilogo com o entorno e s a perfeio tcnica possui credito da profecia arquitetnica.

B) ARQUITETURA DE CONTRASTAO Eu me recuso a colaborar formalmente com a continuidade mais ou menos homognea do contexto; Destina-se a expressar a descontinuidade como uma expresso cultural, agitando qualquer vnculo emocional ou fixao morfolgica com o passado. C) ARQUITETURA HISTRICA Historicismo como adoo de uma conscincia renovada da continuidade, expressada na persistncia de caractersticas figurativas e estilsticas dentro da cultura material do lugar; O resultado obtido atravs da reproduo /mimesis e reinterpretao /analogia.

D) ARQUITETURA FOUCLRICA Reproduo padres antropolgicos, ligados a campos culturais pr-industriais , e portanto em franco processo crepuscular ; Os arquitetos se vem forados a criar um falso estilo vernacular como conseqncia do capitalismo e da democracia. " Mimesis praticada pela mscara e falsificao. "

E) ARQUITETURA DE BASE TIPOLGICA "A existncia de uma arquitetura capaz de aludir a parmetros estruturais consolidados (...) sem assim ser concluido um mimetismo figurativo.

F) ARQUITETURA DO FRAGMENTO "As aes bsicas do fragmento ( ... ) so teoricamente fundamentadas no reconhecimento dos princpios de multiplicidade. De acordo com Tafuri " um dos instrumentos tpicos desse experimentalismo arquitetnico consiste na montagem e remontagem de vrios cdigos diversos e distantes entre si ideais historicamente . "

Estimula uma relao fracamente estruturada de uma ordem heterotpica vinculado a capacidade do arquiteto como criador de uma colagem sem o apoio metodolgico.

G) ARQUITETURA CONTEXTUAIS " aquela que sem o uso de recursos superficiais de mimese,tampouco de analogia direta , estabelece uma rara simbiose com o contexto, prolongando ou revitalizando -o mediante um esforo de indagao formal orientado a partir do prprio contexto , tratando de salvar o conflito entre a individualidade dos objetos e as leis estabelecidas ao construir a cidade . "

You might also like