You are on page 1of 8

Animais misticos

Centauro
Com o torso e a cabea de um homem sobre o corpo de um cavalo, o centauro combina a natureza instintiva do animal com a rao e a virtude do homem. Na mitologia grega, Quron, um respeitado mestre, era um centauro. O centauro tambm um smbolo cristo do homem dividido entre o bem e o mal.

Drago Alado
Este drago estilizado anglo sa!"nico #igura num escudo. $em na boca a%uilo %ue parece ser uma prola talvez a prola da imortalidade.

Drago Basilisco
Normalmente representado como uma espcie de serpente, o basilisco pode tambm ter as pernas e as asas de um drago. Na Europa medieval, cria se %ue seu ba#o e olhar eram #atais. & um smbolo da morte.

Drago Chins
'mbolo do (mperador, da energia masculina e da #ertilidade, o drago chin)s um animal benigno e a %uinta criatura da zodaco chin)s. *uarda o Oriente e representa o nascer do sol, a +rimavera e as chuvas ,- chuva torrencial, chamam os Chineses .chuva do drago./. 01 %uatro tipos de drag2es na mitologia chinesa drag2es do ar, da terra, da 1gua e do esprito. 3s danas e as corridas de barco do drago so muito populares na China.

Drago Viking
Na mitologia N"rdica, o Nidhogg devorava cad1veres e roia incessantemente as razes do #rei!o 4ggdrasil, a 1rvore da vida. Nidhogg simboliava o mal.

Esfinge
'mbolo muito popular nascido no Egito e na 5abil"nia, a es#inge tem normalmente o corpo de um leo e uma cabea humana. 3 es#inge grega era um monstro #eminino %ue devorava %uem por ela passasse e no soubesse deci#rar o seu enigma. Em di#erentes culturas, a es#inge simboliza o governante, a sabedoria e o enigm1tico.

Fnix
3 #)ni!, por vezes conhecida como p1ssaro de #ogo, dei!a se consumir pelo #ogo todos os cem anos para mais tarde renascer das cinas. & um smbolo universal da morte pelo #ogo, ressurreio, imortalidade e tambm do sol. & ainda um smbolo da docilidade, pois alimenta se de orvalho e no #az mal a nenhuma criatura viva. Na China, representa a imperadora e, com o drago, signi#ica a amizade indestrutvel. No 6!ico, a #)ni! acompanhava o grande deus Quetzalcoatl, e, para os primeiros Cristos, simboliava o Cristo.

Garuda
6ontada de 7i!nu, *aruda normalmente representado meio homem, meio 1guia. 6uitas vezes tem um corpo de ouro. & uma criatura nobre e distinta %ue representa o sol e um p1ssaro da vida. 'urge ami8de, combatendo os seus grandes inimigos, as serpentes.

Grifo
O gri#o era um guardio com a cabea, as asas e as presas de uma 1guia e o corpo de um leo. 'egundo a lenda, era maior %ue oito le2es e mais #orte %ue cem 1guias. Consagrado a 3polo e 3tena, o gri#o um smbolo de vigil9ncia, vingana e sabedoria.

Harpia
Na mitologia grega, a harpia simbolizava os aspectos mais negativos e destrutivos da #)mea. 3s harpias tinham a cabea e o peito de uma mulher e as asas e as pernas de um abutre. Controlavam os ventos, provocavam tempestades e redemoinhos de 1gua, e eram os agentes de morte s8bita.

Hidra
3parentada - naga de muitas cabeas da :ndia, a hidra era uma serpente com nove cabeas, por vezes representada com um corpo semelhante ao do co. Era um advers1rio #ormid1vel; se lhe cortassem uma cabea, logo nasciam duas no seu lugar. Na mitologia grega, morta por 0rcules. 'imboliza os muitos obst1culos no caminho da virtude.

Hipocampo
'egundo a mitologia grega, o hipocampo a montada de +osdon, pu!ando o carro do deus atravs dos oceanos. $em o corpo de um pei!e e as perna dianteiras de um cavalo, simbolizando assim o mar e a terra. Normalmente conheido como cavalo marinho, usado muitas vezes na her1ldica para representar uma ao louv1vel no mar. Nas armas da Cidade de 5el#ast, simboliza o comrcio ultramarino.

innara
6eio humana e meio ave ou meio cavalo, esta criatura, um m8sico e!celente, pertence ao coro celestial %ue rodeia as principais divindades das crenas indianas. & um smbolo auspicioso, por vezes visivel nas portas dos templos.

!"#in
Este animal #abuloso da China tem geralmente a cabea de um drago, a <uba de um leo, o corpo de um veado e a cauda de um touro. =iz se %ue aparece durante os reinados dos monarcas virtuosos e tambm para anunciar o nascimento de pessoas ilustres. O >? @in acompanha #re%uentemente s1bios e imortais chineses. & manso e simbolia a amabilidade e a boa vontade, bem como a #ertilidade.

$araka
Na :ndia, esta criatura marinha a montada do deus do mar 7aruna e tambm de *anga, deusa do rio *angues. & parte pei!e, parte crocodilo ou ele#ante, e simboliza as 1guas da criao. 7) se muitas vezes em con<uno com criaturas solares; um tal duo representa a #ertilidade. 3 maAara tambm simboliza a dualidade bemBmal.

$inotauro
Esta criatura, com a metade superior de um touro vivia no #amoso abirinto de Creta. $odos os 3nos, devorava sete raparigas e sete rapazes, sorteados para tentarem apaziguar o monstro. O her"i $eseu decidiu desa#i1 lo e acabar com os instintos mais vis do homem.

$onstro de #och %ess


7isto pela primeira vez na (dade mdia, o 6onstro de @och Ness teria mordido mortalmente um nadador em CDC d.C.. O monstro tem sido re#erenciado in8meras vezes e <1 se #ieram incont1veis pes%uisas. Os ci)ntistas t)m tentado veri#icar a consist)ncia das testemunhos. Originalmente um smbolo de perigo, Nessie agora um monstro benvolo.

%aga
Esta divindade, uma serpente com muitas cabeas, est1 largamente representada na arte e nas lendas da :ndia e do 'udoeste 3si1tico. +ode surgir com o torso humano e cabeas de serpente ou integralmente animal. 3s nagas controlam as chuvas e mant)m um con#lito constante com *aruda, o p1ssaro do sol. Esta inimiade re#lete, no mito, o e%uilbrio real entre o sol e a chuva, ambos essenciais para a #ertilidade do solo.

&'gaso
O grande corcel alado do her"i grego 5elero#onte nasceu do sangue de 6edusa e transportou o raio de Eeus. +gaso simboliza a velocidade e as tempestades. Fm cavalo id)ntico e!istia nas lendas medievais o hipogri#o, smbolo do poder inato e da capacidade para trans#ormar o mal no bem.

&eixe Bispo
Esta curiosa criatura, tambm denominada bispo mitrato, tem a cabea calva de um monge e um enorme corpo de pei!e. Fm destes pei!es ter1 sido pescado no 51ltico em GHII e mostrado ao rei da +ol"nia. O rei %ueria #icar com ele, mas desistiu da idia %uando o pei!e lhe pediu %ue o devolvesse ao mar. Quando #oi libertado, o pei!e bispo mani#estou a sua gratido #azendo o sinal da cruz.

(alamandra
3 salamandra um smbolo do #ogo e normalmente representada respirando #ogo ou rodeada por chamas. O seu sangue to #rio %ue as chamas no lhe #azem mal. 'imboliza a alma virtuosa, capaz de emergir inc"lume do #ogo da tentao.

(o )orge e o Drago
Os Cristos e%uiparam o drago - serpente, a tentadora de Eva no Jardim do &den. O drago tambm era o mal, uma encarnao dos aspectos mais vis da natureza humana. 6atando o drago, o vencedor supera a heresia e o mal e tambm os seus pr"prios dese<os primitivos. 'o Jorge o patrono da (nglaterra e de todos os soldados.

(ereiras
Flisses avisado de %ue deve ter cuidado com as sereias, cu<a vozes t)m o poder de seduzir os homens e lev1 los a morte. Ordena aos tripulantes %ue o prendam ao mastro do navio e %ue tapem os ouvidos com cera, a #im de %ue s ele possa ouvir a cano das sereias sem correr riscos. O artista deu a duas sereias uma #orma humana e a terceira tem uma cauda de pei!e.

(erpente de Duas Ca*e+as


3 serpente de duas cabeas uma imagem comum nas 3mricas e est1 associada - chuva vivi#icadora. Estava presente nos ritos de $laloc, deus asteca das montanhas, da chuva e das nascentes, a %uem eram sacri#icadas criaas em tempo de seca.

(imurgh
Esta criatura #abulosa da +rsia, uma mistura de pavo, leo e gri#o, surge tambm nas mitologias russas e caucasiana. $em poderes m1gicos e curativos e simboliza a unio dos cus e da terra.

(leipnir
O mais r1pido de todos os garanh2es era 'leipnir, o cavalo de oito pernas de Odin, o deus mago teutKnico da guerra. 'leipnir vencia todos os obst1culos e galopava tanto em terras como no mar. 'endo o cavalo de Odin, estava associado ao poder deste deus e tambem simbolizava o vento.

,rito
6eio homem, meio pei!e, $rito era #ilho de Neptuno e ter1 sido um deus dos marinheiros. 6itos posteriores re#erem uma raa de $rit2es.

-nic.rnio
O unic"rnio puro e incorruptvel. Na china, representa a a#abilidade, boa votade, sabedoria e longevidadeL no Cristianismo, representa Cristo. 'egundo a tradio medieval, o corno do unic"rnio era um poderoso antdoto contra os venenos, mas o animal era to selvagem %ue nenhum caador conseguia caa lo. '" uma virgem era capaz de atrair e amansar o unic"rnio.

You might also like