You are on page 1of 15

O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA: DE OBJETO A SUJEITO Hlio Jos Luciano Universidade Estadual de Londrina helio.letras@yahoo.com.

br Eixo Temtico: Educao e Movimentos Sociais Resumo Este artigo intitulado O negro na Literatura Brasileira: de objeto a sujeito, apresenta estudos que explicitam como o negro foi representado historicamente nos textos literrios. Para isso, em nosso estudo, a literatura vista como sendo uma arte social, que d espao para questionamentos, pois delimita o lugar social de cada um, autor, obra e leitor, um agindo sobre o outro. Por meio de nossa anlise das obras da Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, percebemos que o negro enquadrado em duas categorias, em uma o mesmo enxergando como objeto e na outra como sujeito. No presente trabalho, tambm evidenciado a importncia do movimento social negro nesse processo que busca dar uma real identidade a esse grupo tnico, representando-o e dando visibilidade a sua cultura. Palavras-chave: Literatura Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, negro. Introduo O presente trabalho procurou salientar o percurso do negro na Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, trajetria que o atinge igualmente em sua prtica social concreta. Dito isso, temos como objetivo neste estudo a explicitao e a desconstruo de um discurso hegemnico secular, que assim como o estalar do aoite, ainda marca o negro, j que est internalizado pela sociedade Brasileira. Pretende-se neste estudo tambm, evidenciar a importncia de uma abordagem social da literatura, j que essa construda conforme a transformao da sociedade, deste modo, espera-se com isso, fomentar discusses que revelam a importncia da Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, assim como dos movimentos sociais que lutam por uma real identidade do negro, que ainda clama por liberdade. Literatura: qual a sua funo? comum alguns crticos literrios olharem a literatura apenas pelo lado esttico, acreditam que no funo da mesma se fixar em outros valores que no seja apenas o de proporcionar ao leitor a contemplao da beleza textual, assim, tiram da literatura qualquer outro compromisso, tornando o aspecto formal seu maior objetivo, sobre isso, Braga coloca o seguinte:

[...] importante pontuar que o texto literrio dialoga e poetiza a histria social, mas nunca a reproduz fielmente. Sendo assim, preciso promover o ensino de Literatura focalizando-a enquanto produo esttica, e no enquanto retratos histricos [...] sua funo promover antes da formao moral, a experincia esttica. (2006, p.1)

Claro que no estudo da literatura no devemos abandonar o seu valor esttico, porm, outros aspectos como os valores sociais, histricos, morais no devem ser desprezados no texto literrio, j que esses textos so produzidos conforme as mudanas histricas e sociais por quais as sociedades passam ao longo do tempo, dessa forma, a literatura est ligada a sociedade e ao seu desenvolvimento, e sua funo tambm de proporcionar ao homem uma melhor compreenso de sua existncia, nesse sentido, podemos dizer que a literatura [...] realista, na medida em que ela sempre tem o real como objeto de desejo (BARTHES, 1978, p. 23), pensando conforme Facina (2004), a literatura:
[...] expressa vises de mundo que so coletivas de determinados grupos sociais. Essas vises de mundo so informadas pela experincia histrica concreta desses grupos sociais que as formulam, mas so tambm elas mesmas construtoras dessa experincia. Elas compem a prtica social material desses indivduos e dos grupos sociais aos quais eles pertencem ou com os quais se relacionam. (p.25).

Sendo assim, ao pensarmos a literatura como sendo um tipo de arte social, esta passa a ter valores ideolgicos e culturais, uma vez que, ao escrever o texto literrio o autor representa esses valores, representao que pode refletir diretamente em seu receptor, pois quando o leitor faz uma leitura crtica do texto, esta o estimula a dar novos significados a escrita, levando-o a perceber caminhos que mostram que a literatura no apenas a arte do belo, j que d espao para questionamentos, podendo colocar autor e leitor em papis sociais distintos, ou seja, o sentido do texto depende do olhar de cada um, de seus contextos, seus objetivos, interesses e intenes. Desta forma, a literatura:
[...] um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e s vivem na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitandoa, deformando-a. [...] A obra de arte s est acabada no momento em que se repercute e atua, por que sociologicamente, a arte um sistema simblico de comunicao inter-humana. (CNDIDO, 2000, p.36).

Podemos ver assim, a literatura no apenas como uma obra de fico, de puro prazer esttico, mas como uma arte que se torna social na medida em que delimita o lugar social de cada um, autor, obra e leitor, um agindo sobre o outro, isto , o poder da palavra do texto literrio causando a ao de um e a reao do outro, j que:

[...] no so palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou ms, importantes ou triviais, agradveis ou desagradveis, etc. A palavra est sempre carregada de um contedo ou de um sentido ideolgico ou vivencial. (BAKHTIN e VOLOSHINOV, 1997, p. 95)

Em consequncia disso, de olhar a literatura como tendo uma funo social, de denncia, de indignao, de ao e reao, enfim, de um engajamento social que define o autor, a obra literria e o leitor em papis que expressam valores ideolgicos e culturais, apontando contextos histricos, sociais, econmicos, dentre outros aspectos que marcam a transformao da sociedade, apresentaremos a seguir uma anlise entre Literatura Brasileira e Literatura Afro-Brasileira, evidenciando como cada uma explicitou a figura do negro em seus textos. Dicotomia entre Literatura Brasileira e Afro-Brasileira Desde os primeiros escritos da Literatura Brasileira, nota-se que essa deixa transparecer um etnocentrismo que limita determinados grupos sociais, ficando evidente certa superioridade, em que a cultura dominante do europeu dita as regras e referencia seus valores como sendo universais, levando o grupo dominado a um processo de supresso da identidade. Na citao abaixo, da Carta de Pero Vaz de Caminha que considerado o primeiro texto literrio escrito no Brasil, est explicitado esse processo de aculturao:
Parece-me gente de tal inocncia que, se os homens entendessem e eles a ns, que seriam logo cristos, porque eles no tm e nem entendem em nenhuma crena, segundo parece [...] essa gente boa e de boa simplicidade e implimir-se- ligeiramente neles qualquer cunho que lhes quiserem dar. [...] Mas o melhor fruito que nela se pode fazer me parece que seja salvar essa gente. (CAMINHA, 1999, p.54)

Essa a primeira representao de um grupo tnico que aparece inclusa em um texto, em que o imaginrio pautado em uma viso etnocntrica, representado por um indivduo branco, cristo, europeu, civilizado e colonizador, que, ao referenciar seu arqutipo religioso e cultural, faz com que a cultura do ndio sofra um processo de invisibilidade, e que a partir de ento seja seguido um ideal hegemnico, nesta perspectiva:
Se a cultura hegemnica constri para si, um modelo de produes textuais, este modelo dever veicular as crenas, os smbolos, os significados que ela lhe atribui e que compe seu imaginrio. Constantemente adaptado e atualizado de acordo com as necessidades e interesses de uma tradio ocidental, etnocntrica e hegemnica. (Souza, 2005, p. 38)

Os aspectos citados acima contriburam para a formao de uma Literatura Brasileira ligada s ideologias dominantes, neste cenrio, vale ressaltar

que o grupo social mais afetado em seus escritos foi o negro, j que esse aparece nas obras literrias como objeto, o seu personagem quase sempre visto a certa distncia, culminando em uma viso que manifesta feitios que apontam para a estereotipao do negro dentro de uma tica dominadora do branco, neste panorama, a escrita das obras literrias nos mostram o negro inferiorizado etnicamente, tornando a Literatura Brasileira uma narrativa que o caracteriza somente com temas que lembram sua escravido, ocultando do mesmo sua cultura, e consequentemente, silenciando-o como sujeito, para Dalcastagn:
De modo geral, esse tipo de ausncia costuma ser creditada invisibilidade desses mesmos grupos na sociedade brasileira como um todo. Neste caso, os escritores estariam representando justamente essa invisibilidade ao deixar de fora das pginas de seus livros aqueles que so deixados margem de nossa sociedade. (2007, p.21)

Ao ponderarmos sobre a representao do negro na Literatura Brasileira, esta nos d uma ideia de inferioridade de uma raa e superioridade de outra, sobre isso, convm atentarmos para o fato, de que, o negro teve o pice de sua representatividade negativa nas obras literrias ao longo do sculo XIX e comeo do sculo XX, justamente no momento que o contexto brasileiro apontava para a o sculo das cincias, quando as raas passaram a ser observadas nos moldes do cientificismo positivista, tornando o estudo das sociedades e os vrios aspectos que perpassam a mesma como algo controlado pela cincia, que provocou entre outras coisas, na criao de teorias raciais, como o darwinismo social, que pensava a civilizao e suas prticas sociais a partir de valores que implicavam em apontar cientificamente, dentro de um determinismo biolgico, que certas sociedades e civilizaes eram mais evoludas que outras por serem beneficiadas pela natureza, e essa seleo entre melhores e piores d-se pela competio entre as raas, que de acordo com os ditos pensadores sociais da poca, o negro estaria inferiorizado por ser um sub-humano e no ser capaz de se adaptar ao ambiente, por isso, conforme essa teoria, o negro estaria fadado a desaparecer. Percebe-se, desta forma, que este contexto foi decisivo na escrita das obras literrias, e, mesmo que o negro j tenha sido citado de forma negativa na Literatura Brasileira antes deste cientificismo, foi a partir de ento que sua representao na literatura apareceu mais significativamente. Quanto a isso, importante salientar de que a Literatura Brasileira a partir desta perspectiva, de olhar o negro sem voz ativa e estereotipado, era uma escrita produzida por homens

brancos e de classe mdia, pertencentes a uma elite social, assim, as obras literrias eram textos que seguiam um padro homogneo, ditado por um cnone literrio, ou seja, as obras teriam que seguir este modelo para serem aceitas em suas pocas, sobre a ideia de cnone, Jacomel (2008) diz:
A ideia do cnone agrega em si um sistema de valores. Em sua etimologia, o termo cnone, que vem do grego kann, compreendia uma regra, um modelo ou norma representada por uma obra ou um poeta. Semelhantemente, a Igreja utilizou este termo para designar uma lista de santos e tambm uma seleo de livros reconhecidos como dignos de autoridade. Ou seja, as origens do termo esto fundamentadas em um processo de excluses. (p.112)

Desta maneira, ao hierarquizar a Literatura Brasileira, nota-se que o cnone uma forma de oficializar a escrita de determinado grupo social, desprestigiando outras que no estariam de acordo com as normas a serem seguidas, pois:
Estar dentro das normas estar bem com seus pares, frequentar as rodinhas da Gamier ou os cafs da moda, ter seus livros recebidos com notas elogiosas e artigos crticos. Os rituais de aceitao e posterior canonizao incluem atos de sociabilidade aos quais alguns autores esquecidos no se submeteram. (MUZART, 1995, p.87)

Em contrapartida a essa literatura cannica, e na nsia de recuperar uma identidade perdida, que j tinha sido representada tanto por movimentos sociais como por escritores negros, entre eles, Lus Gama (18301882), Lima Barreto (18811922) e Solano Trindade (19081974), que denunciavam por meio de suas escritas a invisibilidade e o preconceito que o negro sofria, mas que no eram considerados escritores da literatura oficial, e por isso tiveram seus escritos apagados por muito tempo, que surgiu a Literatura Afro-Brasileira, que deu voz ao negro e representou tudo aquilo que tinha sido considerado marginal at ento, deste modo:
A partir do ano de 1978, alguns escritores com intuito de trabalhar com a figura do negro no Brasil, assim como materializar-se por serem eles prprios vtimas das estereotipias impostas dentro do crculo literrio e intelectual, surge o primeiro exemplar dos Cadernos Negros, livro que reunia, e ainda rene, contos e poemas que tinham como princpio a valorizao da imagem do negro em uma literatura elaborada por eles prprios, j refletindo o desmembramento, a descontinuidade e a descentralizao proposta pelas literaturas ps-modernas, pois no se trata mais do negro escravo, alienado ou objeto do senhor como se observava at ento, mas sim como um participante da sociedade com sentimentos, prazeres e sensaes.(SILVA, 2010, p.23)

Foi com esse intuito de desconstruo de um discurso hierrquico, sustentador do pensamento ocidental que nasceu a Literatura Afro-Brasileira nos

Cadernos Negros, sendo que o primeiro nmero foi publicado em 1978, ou seja, em plena ditadura militar, o que nos leva a pensar que foi na efervescncia de vrios movimentos sociais no Brasil, campo frtil para a construo de novas ideias, que fez dos Cadernos Negros uma ferramenta determinante para o negro representar sua verdadeira identidade, razo que tornou a Literatura Afro-Brasileira presente nos Cadernos Negros um espao para este movimento se organizar em torno de um projeto comum de ao, que foi o de dar voz ao negro, e assim mostr-lo como sujeito nesta luta em que a palavra escrita a arma mais poderosa, neste sentido, o negro j articula uma linguagem literria prpria, rompe o discurso da cultura oficial e se manifesta como um elemento de resistncia sua marginalizao social . (MOURA, 1980, p.11) As vises apresentadas, em que o negro de estereotipado passa a ser sujeito de sua prpria ao, mostram que esse desmembramento da Literatura Brasileira que originou a Literatura Afro-Brasileira, foi providencial para criar uma identidade real do negro para que seu contexto histrico e sociocultural fosse representado, visto que at ento, essa identidade tinha sido deturpada por uma elite colonialista que s conseguia enxergar no negro um mero servial, que no possua humanidade e por isso no teria direito a voz. Dito isso, explicitamos que fizemos um estudo em algumas obras da Literatura Brasileira e da Literatura AfroBrasileira com o intuito de recuperar as representaes que foram atribudas ao negro ao longo do tempo, os dados coletados mostram que as obras compreendem o negro em duas categorias, a de objeto, explicitado em nosso estudo nas obras da Literatura Brasileira que vo do sculo XVII at o modernismo no sculo XX, e a de sujeito, que foi uma espcie de contra ataque do negro, que em nosso estudo deuse com os textos da Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, que englobam o sculo XIX e chegam at a contemporaneidade. O negro como objeto Ao analisar as obras da Literatura Brasileira, percebemos que o negro dentro dessa escrita literria quase sempre evidenciado com esteretipos negativos, nesse sentido, a significao desse grupo tnico nas obras, quase sempre aparece de modo pejorativo, submetendo-o a humilhaes, s vezes percebe-se at um preconceito explcito, que deixa transparecer atitudes de rejeio,

fatos que vemos no fragmento do poema abaixo, quando o poeta barroco Gregrio de Matos ataca os negros, mulatos e mestios:
Que falta nesta cidade?................................. Verdade Que mais por sua desonra..............................Honra Falta mais que se lhe ponha............................Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade, onde falta Verdade, Honra, Vergonha. Quem a ps neste socrcio?........................Negcio Quem causa tal perdio?............................Ambio E o maior desta loucura?..............................Usura. [...] Quais so os seus doces objetos?....................... Pretos Tem outros bens mais macios?......................... Mestios Quais destes lhe so mais gratos?....................... Mulatos. Dou ao demo os insensatos, Dou ao demo a gente asnal, Que estima por cabedal Pretos, mestios, mulatos. [...] (MATOS, 1996, p. 54)

O poema citado, no qual Gregrio fala da fome que assolava a Bahia, ele destila suas palavras satricas tanto para figures da alta sociedade como para os menos favorecidos, neste caso, representados por negros, mestios e mulatos; no trecho evidenciado, nota-se que estes tambm so culpados pelo infortnio por qual passa a Bahia, visto que, os mesmos, devido procura de uma ascenso social, faltam com a verdade, no tm honra e nem vergonha, ou seja, no poema, Gregrio explicita que negros, mulatos e mestios no possuem valores morais, j que so contaminados pelo negcio, pela ambio e pela usura, e por isso so nocivos para a sociedade baiana, e igualmente prejudiciais so aqueles que estimam essa gente, como deixou claro o poeta. Outro escritor barroco que falou sobre o negro em seus escritos foi Padre Antonio Vieira, para este, o negro deveria aceitar a sua condio de cativo, pois ao fazer isso seria recompensado, j que, ao sofrer imitaria Jesus no sofrimento, e assim como o Cristo, tambm seria imortalizado, ou seja, sofrendo em vida, ganharia a recompensa na vida eterna, para Vieira, l na outra vida haveis de viver mais que nesta: se aqui tiverdes trabalhos, l tereis descanso (1945d, v.III, p. 279) ideia expressa tambm no XI Sermo do Rosrio:

A paixo de Christo parte foi de noite sem dormir, parte foi dia sem descansar, e taes so as vossas noites e os vossos dias. Christo despido, e vs despidos: Christo sem comer, e vs famintos: Christo em tudo maltratado, vs maltratados em tudo. Os ferros, as prises, os aoites, as chagas, os nomes affrontosos, de tudo isso se compe a vossa imitao, que se fr acompanhada de pacincia tambm ter merecimento de martyrio. (VIEIRA, 1945a, v.XI, p. 309-310)

No Romantismo, em sua terceira fase, Castro Alves, que foi considerado o poeta dos escravos , sempre explicitou em seus poemas a indignao com a escravido, porm, assim como a maioria dos escritores de seu tempo, tambm lanava esteretipos contra o negro, fato que notamos nestas estrofes da obra O navio negreiro :
[...] Tinir de ferros... estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes. [...] ( ALVES, 1997, p. 280)

Castro Alves, apesar de lutar contra o trfico de negros e a favor da abolio, no d voz aos mesmos, como era muito comum na poca, mantm certo distanciamento quando fala do negro em seus poemas, diante disso, no o reconhece como sujeito, que tambm tem voz, tem seus heris e sua cultura, fatos ignorados por Alves, j que no poema O navio Negreiro, pede ajuda a heris do novo mundo, e estes, em nada lembram o negro e sua cultura, mas apenas colonizao e colonizados, e consequentemente escravido:
[...] Levantai-vos, heris do Novo Mundo! Andrada! Arranca esse pendo dos ares! Colombo! Fecha a porta dos teus mares! (ALVES, 1997, p. 283)

A mulher, negra ou mulata, tambm outra figura bastante presente na Literatura Brasileira, esta quase sempre vista como sensual, na obra O cortio, de Aluisio de Azevedo, temos as personagens Bertoleza e Rita Baiana, essas so caracterizadas com os mais variados esteretipos, que vo desde a promiscuidade at a negao da raa por acharem-se inferiores ao branco, abaixo temos um trecho da obra falando da negra Bertoleza:
[...] ele props-lhe morarem juntos, e ela concordou de braos abertos, feliz em manter-se de novo com um portugus, porque, como toda a cafuza, Bertoleza no queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raa superior sua. (AZEVEDO, 1997, p.16).

Um fato curioso que fica claro nas pginas de O cortio , a diferenciao empregada por Azevedo entre a mulher negra e a mulata, enquanto a primeira, mesmo que livre, nunca deixaria de ser escrava; visto que a personagem Bertoleza andava [...] sempre suja e tisnada, sempre sem domingo nem dia santo, l
estava ao fogo, mexendo as panelas e enchendo os pratos (AZEVEDO, 1997, p.65-66), a

mulata Rita Baiana o oposto na obra, j que uma mulher autnoma e nunca dominada, porm no foge do estereotipo de mulher sensual e promscua, j que sempre vista como objeto sexual:
E toda ela respirava o asseio das brasileiras e um odor sensual de trevos e plantas aromticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia para a direita e para a esquerda, pondo mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam a sua fisionomia com um realce fascinador. (AZEVEDO, 1997, p. 65-66)

A literatura infantil outro espao literrio recheado de conceitos negativos impostos ao negro, em uma das obras mais famosas desta literatura, O Stio do Pica-Pau Amarelo, do no menos famoso Monteiro Lobato, a negra tia Anastcia, alm de ficar reservada a um ambiente que marca sua condio de inferioridade, j que fica sempre na cozinha servindo aos demais personagens da histria, tambm discriminada e considerada sem cultura pela boneca Emlia:
Negra beiuda! Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou. Quando ele preteja uma criatura por castigo. Essa burrona teve medo de cortar a ponta da asa do anjinho. Eu bem que avisei. Eu vivia insistindo. Hoje mesmo eu insisti. E ela com esse beio todo: No tenho coragem... sacrilgio... Sacrilgio esse nariz chato. (LOBATO, 2004a, p.41)

Ao fazer a anlise em algumas obras da Literatura Brasileira, as quais apontam o negro como objeto e sem voz ativa, cremos que a escrita das mesmas contribuiu para reforar a condio do negro enquanto um ser excludo socialmente, este tipo de pensamento representado no incio por uma elite colonial, atravessou os tempos, sendo assimilado e internalizado pela sociedade em geral, tornando o Brasil um pas de desiguais, dessa forma, o negro ainda sofre com a excluso social, pois no foi inserido satisfatoriamente na sociedade. O negro como sujeito Ao falar do negro como sujeito, impossvel excluir Lus Gama desse processo, pois este foi um dos primeiros escritores a defender e dar voz ao negro na literatura Brasileira, fato que fica claro no poema a seguir:
Quero que o mundo me encarando veja Um retumbante Orfeu de carapinha, [...]

Nem eu prprio a festana escaparei; Com foros de Africano fidalgote, Montado num Baro com ar de zote Ao rufo do tambor e dos zabumbas, Ao som de mil aplausos retumbantes, Entre os netos da Ginga, meus parentes, Pulando de prazer e de contentes Nas danas entrarei cl'altas caiumbas (GAMA, 1944, p.20).

Nos versos acima, ao se colocar no poema e usar palavras que lembram a terra me, Lus Gama reafirma suas origens e deixa claro que o negro tem identidade prpria, por fim, ao inserir-se no meio do seu povo, pulando, danando, o poeta representa toda a cultura negra. Assim como Lus Gama, Lima Barreto foi outro escritor que deu voz ao negro, seus escritos tambm criticava a opresso que os pobres e oprimidos sofriam, fatos que fizeram com que esse autor no tivesse uma aceitao por parte da elite e dos crticos literrios de sua poca, dessa forma ficou margem do que era considerado como sendo a alta literatura. No romance Clara dos Anjos, Barreto, entre outros fatores, denuncia a submisso da mulher frente ao homem e tambm o preconceito contra o pobre e o negro. Neste trecho da obra, a mulata Clara dos Anjos sente na pele essa excluso social, de ser mulher e mulata:
Na rua, Clara pensou em tudo aquilo, naquela dolorosa cena que tinha presenciado e no vexame que sofrera. Agora que tinha a noo exata da sua situao na sociedade. Fora preciso ser ofendida irremediavelmente nos seus melindres de solteira, ouvir os desaforos da me do seu algoz, para se convencer de que ela no era uma moa como as outras; era muito menos no conceito de todos. (BARRETO, 1994, p.132)

Apesar da citao acima mostrar a mulata em um processo de excluso, a escrita de Lima Barreto se diferencia dos escritores cannicos, pois evidencia que a partir de agora o negro tem conscincia de sua excluso, no mais passivo, um sujeito que pensa e tem voz. Igualmente ao escritor Lima Barreto, vrios outros autores e intelectuais negros, mulatos e mestios vinham se ressurgindo no Brasil repblica, esse ressurgimento gerou entre outras coisas no aparecimento de vrios movimentos sociais, e um nome de destaque na poca, foi o de Solano Trindade, este foi um intelectual e artista da primeira metade do sculo XX cuja produo reconfigurou a histria e a memria dos afro-brasileiros (SOUZA, 2004, p.282). Como poeta, Trindade deixou uma vasta obra de denncia, de afirmao, de um

engajamento social que procurava a conscientizao do negro para este se perceber enquanto sujeito e cidado em um pas que era marcado pela excluso social:
Lincharam um homem entre os arranha-cus (li num jornal) procurei o crime do homem o crime no estava no homem estava na cor de sua epiderme... (TRINDADE, 1961, p.37)

Nesse poema de denncia, fica claro que Solano Trindade procura por meio da palavra, um dilogo com uma sociedade que estava em transformao, evidenciando que o negro mesmo aps a escravido julgado pela sua cor, dessa forma, mostra que a sociedade ainda pensa conforme padres impostos pelo pensamento europeu. Vale esclarecer que, Solano Trindade, idntico aos escritores cannicos, tambm falava do negro em seus poemas como escravo, porm com uma diferena, o negro era visto como humano e no como um animal, e mesmo que fosse melanclico por sua condio, no deixava de ter poesia, ou seja, o negro no mais um objeto, e sim um sujeito que tem atitudes e poder de reao, no poema abaixo percebemos esses fatores:
L vem o navio negreiro Trazendo carga humana... L vem o navio negreiro Cheio de melancolia L vem o navio negreiro Cheinho de poesia... L vem o navio negreiro Com carga de resistncia L vem o navio negreiro Cheinho de inteligncia... (TRINDADE, 1961, p. 44)

Os autores citados acima, que viam o negro enquanto sujeito, de certa forma influenciaram no movimento social que criou os Cadernos Negros, a partir do nascimento deste, e mesmo que sua escrita ainda no seja considerada uma literatura oficial, foi a partir de ento que o negro ganhou um espao s

dele, podendo se mostrar e evidenciar sua identidade, se assumindo enquanto sujeito. O primeiro texto da Literatura Afro-Brasileira que analisaremos mostra esse desejo, de o negro se reconhecer, respeitando suas origens, para finalmente se libertar:
Primeiro o ferro marca A violncia nas costas Depois o ferro alisa A vergonha nos cabelos Na verdade o que se precisa jogar o ferro fora quebrar todos os elos

Dessa corrente De desesperos. (CUTI, 1982, p. 51)

No trecho em evidncia, o autor analisa o negro historicamente, pois ao falar do ferro que marca, lembra a escravido e a violncia fsica que o mesmo sofria, e o ferro que alisa remete a contemporaneidade, no ato do negro alisar o cabelo, com isso mostra a violncia psicolgica e simblica, que devido a um preconceito explcito e implcito sofrido pelo negro, o mesmo tenta se aproximar do branco na aparncia, internalizando assim, ele mesmo, um preconceito contra si e contra seu grupo tnico. A escrita da Literatura Afro-Brasileira tambm denncia o

apagamento do negro na histria do Brasil, visto que a histria oficial s mostra heris brancos, at hoje o ensino escolar mostra a princesa Isabel como sendo um tipo de herona para os negros, j que foi ela quem os libertou, Zumbi raramente citado e Ganga Zumba totalmente desconhecido. No trecho abaixo vemos a menina Geni, da obra Leite do peito de autoria de Geni Guimares, se revoltar contra sua raa, quando descobriu na escola, no dia da abolio, que os negros eram amarrados no tronco e eram espancados:
[...] Vinha mesmo era de uma raa medrosa, sem histrias de herosmo. Morriam feito ces. Justo era mesmo homenagear Caxias, Tiradentes e todos os Dons Pedros da histria. Lgico. Eles lutavam, defendiam-se e ao seu pas. Os idiotas dos negros, nada. (Guimares, 2001, p. 64)

Um motivo que marca a diferenciao entre Literatura Brasileira e Literatura Afro-Brasileira o modo como a primeira trata o negro em suas pginas, mostrando o mesmo descaracterizado de humanidade, sendo assim, a Literatura Afro-Brasileira tambm um veculo que denuncia e contesta essa literatura cannica, que quase sempre olha o negro como objeto:
Irene preta Irene boa Irene est sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no cu: - Licena, meu branco! E So Pedro bonacho: - Entra, Irene. Voc no Precisa pedir licena. (BANDEIRA, 2007, p.144)

Manuel Bandeira, escritor da modernidade, considerado um dos maiores autores de todos os tempos da Literatura Brasileira, no perdeu o costume da poca colonial, que era o de estereotipar o negro, j que no poema acima o mesmo mostrado como sendo bom e submisso. Contradizendo a essa escrita, o

poeta afro-brasileiro Mrcio Barbosa d sua verso da histria, em que mostra Irene totalmente diferente, em seu poema ela tem voz ativa, e no se submete ao branco:
Irene preta! Boa Irene um amor Mas nem sempre Irene Est de bom humor Se existisse mesmo o Cu Imagino Irene porta: - Pela entrada de servio - diz S. Pedro Dedo em riste Pro inferno, seu racista ela corta. Irene no d bandeira Ela no de brincadeira. (BARBOSA, 1992. p. 64)

A Literatura Afro-Brasileira, neste processo de construo de identidades coletivas, evidencia uma escrita quilombola, ou seja, uma escrita de resistncia, que busca por meio da arte representar culturalmente um povo, para isso, remexe em um passado na esperana de construir um presente sem correntes. Consideraes Finais O presente texto procurou abordar como o negro visto na Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, representao que o atinge de igual modo em sua prtica social concreta. Assim, vemos nesse estudo, uma necessidade para a desconstruo de um discurso hegemnico que ainda insiste em aparecer no contexto da sociedade, para isso, sem desmerecer a esttica literria e seu aspecto formal, cremos que devemos primar por uma abordagem social no estudo da literatura. Ao fazer esta abordagem, dentro de uma perspectiva social, fica evidente que o negro, por seu histrico de excluses e sculos de escravido, ainda no conseguiu se inserir na sociedade, pois ainda sofre com esse processo discriminatrio, dessa forma, os movimentos sociais que lutam pela causa do negro e tambm os escritores negros que se expressam historicamente nas pginas da Literatura Afro-Brasileira, tm de estar sempre ativos em sua luta, com o intuito de lutar pela igualdade sempre que as diferenas os discriminem, lutar pelas diferenas sempre que a igualdade os descaracterizem (SANTOS, 1995, grifo nosso).

Referncias ALVES, Castro. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1997.

AZEVEDO, Alusio. O Cortio. Coleo: Clssicos da Literatura. So Paulo: Klick Editora, 1997. BAKHTIN, Mikhail e VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 6 ed. So Paulo: Hucitec, 1992. BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. BARBOSA, Mrcio. O que no dizia o poeminha do Manuel. Cadernos Negros n.15. So Paulo: Quilombhoje. 1992. BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. So Paulo: Editora tica, 1994. BARTHES, Roland. Aula. Traduo: Leyla Perrone-Moiss. So Paulo: Cultrix, 1978. BRAGA, Patrcia Colavitti. O ensino de Literatura na era dos extremos . Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingustica e Literatura Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006. CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Pero Vaz de Caminha. In: PEREIRA, Paulo Roberto (org.). Os trs nicos testemunhos do descobrimento do Brasil . Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria . So Paulo: Nacional, 1976. CUTI, Luiz Silva. Batuque de tocaia. So Paulo: ed. do autor, 1982. DALCASTAGN, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contempornea, n. 26. Braslia, julho-dezembro de 2005, pp. 13-71 FACINA, Adriana. Literatura e Sociedade / Adriana Facina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. GAMA, Luiz. Trovas Burlescas e Escritos em prosa. Ed. Fernando Ges, So Paulo, Edies Cultura, 1944 GUERRA, Gregrio de Matos e. Torna a definir o poeta os maus modos de obrar na governana da Bahia, principalmente naquela universal fome de que padecia a cidade. IN: MENDES, Cleise Furtado. Senhora Dona Bahia: poesia satrica de Gregrio de Matos. Salvador: EDUFBA, 1996. p. 54 e 55. GUIMARES, Geni. Leite do peito: contos. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2001. JACOMEL. Mirele C.W. Relaes de poder e a Literatura Brasileira . Fragmentos de Cultura, Goinia, v. 18, n. 5/6, p. 461-473, maio/jun. 2008. LOBATO, Monteiro. Memrias da Emlia In: CASTILHO, Suely Dulce. O Ser Negro e a Literatura Infanto-Juvenil. Cadernos Negros, So Paulo: Quilombhoje, v.27, 2004a. MOURA, Clvis. Prefcio. in: Cadernos Negros, n. 3. So Paulo: Ed. Autores, 1980, p. 7.11.

MUZART, Zahid Lupiaacci. A questo do cnone. Revista Anurio de Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, n.3, 1995, pp. 85-94. SANTOS, Boaventura de Souza. A construo multicultural da igualdade e da diferena. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 4 a 6 de set. (Conferncia), 1995. SILVA, Stefani. Literatura Afro-Brasileira: uma identidade em questo . Revista Iluminart do IFSP Volume 1 n. 4, Sertozinho, Abril de 2010, pp. 21-28. SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendncia em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autntica, 2005. ______. Solano Trindade e a produo literria . Revista Afro-sia n. 31, UFBA, Salvador, 2004 TRINDADE, Solano. Cantares ao meu povo. So Paulo: Fulgor, 1961. VIEIRA, Padre Antnio. Dcimo Quarto Sermo do Rosrio. In: HANSEN, Joo Adolfo (Org. Sermes. Porto: Livraria Lello & Irmo, 1945a. v. XI, p. 285-321. _____________. III Sermo da Terceira Quarta-Feira da Quaresma. In: HANSEN, Joo Adolfo (Org.). Sermes. Porto: Livraria Lello & Irmo, 1945d. v. III, p. 253-279.

You might also like