You are on page 1of 7

Escola

PLANO DE CURSO DE LNGUA PORTUGUESA


8ANO

Professora :

2014

Objetivos Compreender e produzir textos, orais ou escritos, de diferentes gneros. Ler jornais, produtiva e autonomamente. Ler livros literrios, produtiva e autonomamente. Compreender a lngua como fenmeno cultural, histrico, social, varivel, heterogneo e sensvel aos contextos de uso. Reconhecer a lngua como instrumento de construo da identidade de seus usurios e da comunidade a que pertencem. Compreender a escrita como simbolizao da fala. Compreender a necessidade da existncia de convenes na lngua escrita. Valorizar a escrita como um bem cultural de transformao da sociedade. Usar variedades do portugus, produtiva e autonomamente. Posicionar-se criticamente contra preconceitos lingsticos. Mostrar uma atitude crtica e tica no que diz respeito ao uso da lngua como instrumento de comunicao social. Ler textos literrios com envolvimento da imaginao e da emoo. Reconhecer e participar do pacto proposto por diferentes gneros literrios. Reconhecer o texto literrio como lugar de manifestao de valores e ideologias. Reconhecer mitos e smbolos literrios em circulao na cultura contempornea. Identificar valores veiculados por mitos e smbolos em circulao na cultura contempornea. Posicionar-se criticamente frente a ideologias e valores veiculados por mitos e smbolos em circulao na sociedade contempornea. Organizar aes coletivas de apresentao e discusso de textos literrios e outras manifestaes culturais. Valorizar a literatura e outras manifestaes culturais como formas de compreenso do mundo e de si mesmo.

Contedos Programticos do 1 Bimestre Leitura Textos relacionados ao humor Texto teatral

Depoimento de humoristas O humor e a crtica social A magia do espelho

Produo de Texto Texto teatral Crtica

Lingustica Discurso citado Discurso citado nos textos ficcionais Discurso direto e indireto

Lngua Reviso das classes gramaticais Sujeito e predicado Sujeito indeterminado Orao sem sujeito Vozes do verbo

Ortografia Fonema e letra Emprego do S

Contedos Programticos do 2 Bimestre Leitura Textos relacionados ao universo adolescente , psicologia, ao s valores e sensibilidade do adolescente Mito de Narciso

Produo de Texto A Crnica A crnica Argumentativa

Lingustica Denotao e Conotao

Lngua Predicado Verbo nominal e predicativo do objeto Modo Imperativo Figuras de Linguagem

Ortografia Ortoepia e prosdia

Contedos Programticos do 3 Bimestre Leitura Textos relacionados consumo Educao e consumismo Consumismo e dona de casa Publicidade Um olhar no espelho

Produo de Texto Anncio Carta de Leitor Carta-denncia

Lingustica A conectividade

Lngua Complemento nominal Aposto Vocativo Pontuao Problemas semnticos concernentes relao entre pontuao e o complemento nominal, o aposto e o vocativo.

Ortografia Emprego da letra Z, X ou ch

Contedos Programticos do 4 Bimestre Leitura Textos relacionados s diferenas humanas: raciais, sociais e comportamentais

Produo de Texto Texto de divulgao cientfica seminrio

Lingustica Coerncia e coeso Avaliao apreciativa Uso dos recursos grficos: aspas, itlico, negrito, (sic)

Lngua Conjunes coordenativas e subordinativas Perodos Simples e compostos Perodo composto por coordenao Perodo composto por subordinao

Ortografia Uso dos porqus.

Estratgias Confeco de cartazes temticos dos tpicos tericos, discusso e exposio dos temas estudados. Uso orientado do livro didtico. Execuo de exerccios escritos do livro, caderno e quadro negro. Apresentao de trabalhos individuais e coletivos em sala de aula.

Leitura, interpretao e produo de texto. Dramatizao de textos. Estudos dirigidos. Pesquisas. Visita biblioteca Exibio de filmes para suporte do contedo.

Recursos didticos Textos diversos. Livro didtico. Dicionrio. Xrox. Quadro. TV e DVD. Data show. Revistas Jornais

Avaliao Avaliao atravs de participao do aluno, observao e anlise do professor. Por meio de provas , pesquisas, atividades e produes de texto .

Observao Este Planejamento foi elaborado de acordo com o CBC e o com o novo livro didtico. Considerando-se que a observao contnua dos alunos no decorrer do ano passvel de imprevistos, sero admitidas modificaes a qualquer tempo desde que estas modificaes beneficiem a aprendizagem discente. A ordem dos contedos tambm poder ser alterada caso seja identificada a necessidade de rever conceitos bsicos ainda no assimilados pelos alunos e cujo domnio seja essencial para a progresso nos estudos.

You might also like