You are on page 1of 10

rea : Gesto de Pessoas

A Gesto por Competncias e sua produo acadmica: uma anlise das publicaes das 11 ltimas edies do SemeAd.

NATLIA QUEIROZ DA SILVA OLIVEIRA Universidade Estadual do Cear natyqs.queiroz@gmail.com FRANCISCO ROBERTO PINTO Universidade Estadual do Cear rpinto@secrel.com.br Resumo:
Atualmente as constantes transformaes do mundo coorporativo exigem que as organizaes mudem suas formas de pensar e agir para conseguirem alcanar o desempenho organizacional. Acompanhando essas transformaes esto os novos modelos de gesto de pessoas no qual um possui um papel de destaque, a Gesto por Competncias. Ela surge como uma alternativa para melhor gerir o capital humano das organizaes e aliada a estratgia resulta em um diferencial competitivo. Baseada nas competncias a empresa passa a desenvolver novos talentos e busca motivar seus colaboradores, pois se a organizao possui gestores e colaboradores engajados ela possui maior chance de obter sucesso. Por conta do crescente interesse e da relevncia do assunto, o que justifica a necessidade de se fazerem estudos bibliomtricos, o presente trabalho procurou fazer uma anlise dos estudos sobre Competncias apresentados nas onze ltimas edies do SemeAd, o que remete ao perodo de 1998 a 2010 com algumas interrupes, para isso foram analisados e categorizados 20 trabalhos, mostrando a participao do tema em cerca de 82% dos eventos. Como resultado temos a freqncia dos artigos por ano e as temticas abordadas nos artigos estudados demonstrando o quanto o tema relevante e o quanto ainda pode ser estudado.

Palavras-chave: competncias, competncias organizacionais, gesto por competncias.

Abstract:
Currently the corporate world of constant changes require organizations to change their forms of thinking and acting in order to achieve organizational performance. Accompany these changes are the new management models in which a person has a prominent role, the Management Skills. It is an alternative to better manage the human capital of organizations and allied strategy results in a competitive differentiator. Competency-based company will develop new talent and seeks to motivate its employees, because if the organization has engaged managers and employees it has a greater chance of success. Because of the growing interest and relevance of the subject, which justifies the need to make bibliometric studies, this study sought to do an analysis of studies on skills presented in the last eleven editions of SemeAd, which refers to the period from 1998 to 2010 with some interruptions, for that were analyzed and categorized 20 studies about the participation of the subject in about 82% of the events. As a result we have the frequency of articles per year and the themes covered in the articles studied demonstrating how the theme is relevant and how much can still be studied.

Keywords: competencies, organizational skills, competency management

1. Introduo

Mudanas constantes no mundo coorporativo fazem com que sejam necessrias determinadas mudanas de pensamento. Acompanhando essas mudanas temos uma nova forma de olhar o papel do colaborador e de suas contribuies. Segundo Hiplito (2001), observando as aes que fizeram o ambiente empresarial sofrer vrias mudanas, verifica-se que elas acabam por intensificar o dinamismo atual que est presente no cenrio empresarial. Essas contribuies ou habilidades e como so utilizados fazem a diferena dentro das organizaes. nessa vertente que surge o estudo das competncias como forma de aprimorar o desempenho das empresas no que concerne competitividade, porque a valorizao do papel das pessoas dentro da organizao resulta em uma maior capacidade de ler o ambiente e se adaptar aos novos desafios, num processo de abertura mais ampla. Segundo Prahalad e Hamel (1990), uma empresa no deve ser vista s como um portflio de produtos e servios, mas tambm como um portflio de competncias. Sendo essas competncias o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que possibilitam o desenvolvimento, a disseminao e a aplicao de novas tecnologias e capacidades essenciais ao sucesso da empresa. Tema to relevante, a Gesto de Competncias vem despertando crescente interesse, o que, por conseqncia, resulta em trabalhos acadmicos submetidos a eventos cientficos. Essa realidade justifica a necessidade de se fazerem estudos bibliomtricos sobre o tema. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma anlise da produo cientfica sobre o tema, apresentada nas ltimas 11 edies do SemeAd procurando traar um perfil da produo nesses anos.

2. Conceito de Competncias

A gesto por Competncias vem sendo incorporada nas organizaes com o intuito de ser um fator diferencial dentro da organizao. Para Dutra (2004), ela vem sendo essencial ao atendimento dos objetivos organizacionais, buscando alinhar as competncias individuais dos colaboradores com as metas da organizao, surgindo como um fator motivacional, pois incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. De acordo com Parry (1996), existem duas vertentes no tema: na Inglaterra, as competncias so vistas como ouputs, onde os empregados demonstram as competncias de acordo com a superao de suas metas de trabalho; nos Estados Unidos, elas so vistas como inputs, na medida em que so definidas como um conjunto de habilidades e atividades que definem a aptido pessoal para um futuro melhor desempenho. Segundo Amorim et al (2004), o conceito de competncias possui vrios e diversificados enfoques: no que se refere s pessoas, tratado como competncias individuais; quando se trata da organizao, discutem-se as competncias essenciais; e quando se refere a pases discute-se sobre o sistema educacional e capacitao profissional.

Para Drejer (2002), competncia um fenmeno composto por vrios elementos e suas respectivas relaes: tecnologia, pessoas, estrutura e cultura organizacional. Sendo que, dependendo do ambiente, podem-se apresentar de maneira mais simples ou de forma bastante complexa. Para Le Bortef (1995), competncia colocar em prtica os conhecimentos em determinado contexto, normalmente ligado s relaes de trabalho, cultura da empresa, imprevistos e limitaes de tempo e de recursos. Segundo Gonezi (1996), competncias so uma srie de atributos, tais como conhecimentos, valores, habilidades e atitudes, que so utilizadas em diversas situaes para realizar uma determinada tarefa.

2.1 Competncias Individuais

Para McClealland (1973), as competncias podem estar relacionadas a um bom desempenho dos colaboradores apenas diferenciando as aptides, habilidades e conhecimentos dos indivduos. J para Dutra (2004), as competncias se caracterizam pela entrega do indivduo, ou seja, as competncias so avaliadas e analisadas levando-se em considerao a capacidade de se dedicar empresa, a partir dos resultados obtidos e de acordo com os objetivos e metas pr-estabelecidas pela organizao Segundo Fleury e Fleury (2001) existe uma categorizao para as competncias do indivduo, sendo dispostas em blocos que envolvem a relao do indivduo com toda a empresa numa viso sistmica, divididas em: Competncias de Negcio: Viso sistmica Planejamento Competncias Sociais Comunicao Negociao Trabalho em equipe Competncias Tcnico-profissionais Relacionando esses conjuntos de competncias individuais em seus locais de atuao, com as estratgias organizacionais chega-se s competncias essenciais da organizao. A competncia um saber agir responsavelmente que implica em mobilizao, integrao, transferncia de conhecimentos de recursos e de habilidades que buscam agregar valor econmico organizao e valor social ao individuo (Fleury e Fleury, 2002). Segundo Zarifian (1999) as competncias de trabalho devem ser diferenciadas, pois devem ser aplicadas nos processos laborais, pois legitimam a utilizao do conhecimento como um recurso estratgico. Sendo estas competncias as abaixo relacionadas: Competncias sobre processos Competncias tcnicas Competncias sobre a organizao Competncias de servios

Competncias sociais.

2.2 Competncias Organizacionais

As competncias organizacionais so ferramentas essenciais para o sucesso da empresa. So vistas como um conjunto de habilidades e tecnologias disponveis na empresa, chamadas de core competences, podendo-se fazer uma analogia com as razes das rvores, pois disponibilizam a organizao alimento, sustentao e estabilidade (Prahalad e Hamel, 1990). De acordo com King et al (2002), as competncias so o somatrio de conhecimentos presentes nas habilidades individuais e nas organizaes, sendo assim elas que se diferenciam umas das outras. Por sua vez, Dubois e Rothwell (2004) comentam que a demonstrao de uma competncia est diretamente ligada cultura organizacional de cada empresa. Para Teixeira apud Prahalad e Hamel (1990), as competncias organizacionais so aquelas que obedecem a trs critrios: oferecem aos consumidores benefcios reais, so difceis de imitar, pois se tornam o diferencial da empresa, e do acesso a diferentes mercados. Na definio da estratgia competitiva, a empresa identifica suas competncias essenciais ao negcio e as competncias necessrias para o desempenho de cada funo, ou seja, suas competncias organizacionais. As competncias, assim, so parte integrante da estratgia da organizao por ser resultado da capacidade da empresa em misturar, combinar e integrar recursos em produtos e servios e, ao mesmo tempo, so necessrias para o alcance dos objetivos organizacionais.

3. A Gesto por Competncias

A gesto baseada em competncias surge como uma alternativa para as organizaes melhor gerirem seu capital humano na era da informao e do conhecimento. Com este tipo de gesto, a organizao planeja, organiza, acompanha e controla o seu processo produtivo e o desempenho dos seus recursos humanos com base nas suas competncias essenciais (Ribeiro , 2001). A gesto por competncias muito mais que uma forma de administrar. uma filosofia de desenvolvimentos de talentos na empresa, atravs da qual se orientam as aes das pessoas com o intuito de se construir uma organizao eficaz, indo alm da definio de especificaes de capacidades para ocupao de cargos e funes. Utiliza estratgias diferenciadas para a captao e reteno de pessoas para a remunerao de acordo com as competncias e prxima ao conceito da Qualidade Total (Cesar et al 2008; Alvares, 2002). Segundo Orsi et al (2006) as empresas esto utilizando a Gesto por Competncias com o intuito de otimizar as ferramentas de gesto de pessoas, para compatibilizar os objetivos dos indivduos e da organizao e, dessa forma, promover a sinergia e facilitar o desempenho dos gestores e de seus colaboradores.

A gesto por competncias um instrumento gerencial alternativo aos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizaes, e requer que seja desenvolvido um conjunto de indicadores integrados para o acompanhamento do sistema de desenvolvimento profissional. Esses indicadores medem, principalmente, a eficincia do processo de entrega de produtos de capacitao e desenvolvimento profissional da organizao (Brando e Guimares, 2001; Gramigna, 2007). De acordo com Orsi e Bose (2003), a existncia de diversos modelos resultado da grande variedade de entendimentos sobre o conceito de competncias, o que resulta em caminhos s vezes opostos na construo do conceito de Gesto por Competncias. A compreenso das diferentes abordagens de fundamental importncia para se analisarem os modelos praticados e o resultado alcanado em cada um deles. A implantao de um modelo de Gesto por Competncias, segundo Dutra (2004), gera dificuldades, sendo que a maior delas a resistncia por parte dos gestores e colaboradores que no sabem agir frente a essa mudana e se questionam sobre o porqu de ela acontecer. Essa implantao implica um processo de modernizao organizacional e desenvolve uma viso compartilhada dos resultados, atitudes, aes e habilidades, convergindo para o alcance dos objetivos estratgicos e o estabelecimento de uma organizao que busca uma aprendizagem contnua. Para o referido autor, o processo de implantao composto por quatro fases de extrema importncia para a organizao. 1. Levantamento das necessidades, que engloba um olhar profundo para dentro da organizao. 2. Determinao de novas direes e possibilidades, com a construo e o desenvolvimento de um novo modelo, e o desenvolvimento do programa e a determinao do grau de envolvimento dos colaboradores. 3. Definio do plano de ao, definio de quais sero as estratgias de implementao e a criao de um plano piloto. 4. Manuteno da mudana, ou seja, a definio dos resultados a longo prazo, publicao do plano oficial e o estabelecimento de um processo de avaliao contnua.

4. Metodologia

Para a realizao do presente trabalho, foram selecionados artigos relacionados ao tema Competncias. Como estabelecido, o estudo tem como objetivo analisar a produo cientfica sobre o tema, apresentada nas ltimas 11 edies do SemeAd, compreendendo o perodo de 1998 a 2010, com algumas interrupes, Os procedimentos metodolgicos que compem este estudo podem ser classificados como descritivo-quantitativo, pois descreve caractersticas e contribuies existentes no processo de produo cientfica referente ao tema, na forma de resultados quantificveis. Para tal, foram identificados 20 artigos, os quais foram analisados e categorizados de acordo com a freqncia por ano e a freqncia temtica.

Foi realizada uma pesquisa documental que, conforme Beuren (2004) baseia-se em materiais que ainda no receberam um tratamento analtico de que podem ser reelaborados com os objetivos da pesquisa. Foi realizada uma leitura flutuante do material (BARDIN,1994) e logo depois foi realizado um processo de separao dos dados, mediante associao livre.

5. Apresentao e anlise dos dados

5.1 Frequncia dos artigos por ano

No Grfico 1, pode ser observado um constante interesse pelo assunto demonstrado no nmero e na freqncia das publicaes havendo apenas interrupes em dois anos (1999 e 2001), pode-se observar tambm que o tema est presente em aproximadamente em 82% dos eventos. Apesar de um nmero pequeno de publicaes a sua freqncia no evento se d por conta da importncia do assunto para as organizaes. Para Fischer (2002) a maneira como as organizaes efetuam a gesto de pessoas passa por inmeras transformaes em todo o mundo, por conta da inequao dos tradicionais modelos de gesto de pessoas.

Fonte: Dados da pesquisa

5.2 Identificao e frequncias temticas

Na tabela 1, podem ser observadas as temticas abordadas pelos artigos analisados, sendo de grande importncia salientar que foram encontradas mais de uma abordagem em um mesmo artigo. Elas foram classificadas de acordo com o assunto proposto no trabalho.

Observando as temticas recorrentes, os estudos sugerem que os trabalhos apresentados buscaram enfatizar aspectos relacionados s competncias tanto individuais, gerencias quanto organizacionais, demonstrando que as empresas vm buscando ampliar seus esforos para manter sua organizao com um diferencial competitivo, atravs do desenvolvimento de suas competncias. As competncias quando desenvolvidas elevam o desempenho dos colaboradores e o desempenho das organizaes, pois as organizaes que atuam de forma proativa e que implementam estratgias pra desenvolver e reter seus profissionais possuem mais chance de obter o sucesso almejado. A remunerao, a gesto estratgica e a gesto de pessoas foram s outras temticas mais exploradas, mostrando que existe um real interesse das organizaes em utilizar a gesto baseada em competncias como um diferencial estratgico, alinhando as competncias remunerao e ao modelo de gesto de pessoas, onde pode ser observado o interesse em melhorar os modelos tradicionais de gesto. Por outro lado constata-se que ainda h muito a ser estudado. Tabela 1- Temtica abordadas pelos artigos estudados
Temtica Gesto de Pessoas (em geral) Questes de Gnero Gesto Estratgica Competncias Gerenciais/Individuais/ Organizacionais Gesto do Conhecimento/Aprendizagem/Inovao Remunerao Desempenho Organizacional Total Fonte: Dados da pesquisa Quantidade de estudos 3 1 3 5 3 3 2 20

6. Consideraes Finais

As organizaes diante das mudanas no cenrio empresarial esto buscando um diferencial competitivo. Atravs da incorporao do conceito de gesto baseada em competncias e aliando esse conceito ao processo de estratgia empresarial as organizaes esto buscando aperfeioar o papel da gesto de pessoas. Dentro dessa perspectiva o colaborador passa a possuir mais do que nunca um papel de grande importncia por representar um elo entre a organizao e o sucesso empresarial. O presente estudo visou fazer uma anlise da produo cientfica na rea de competncias apresentadas nas 11 ltimas edies do SemeAd e acabou por concluir que apesar da pouco nmero de estudos apresentados no referido seminrio houve um constante interesse pelo tema, demonstrado pelo ininterrupto aparecimento de trabalhos de 2003 a 2010. As temticas relacionadas a gesto por competncias apresentadas na seo anterior deste

trabalho mostra o quo abrangente o assunto e o quanto ainda podemos acrescentar ao mesmo. Vale tambm ressaltar a grande importncia do tema para o sucesso das organizaes j que por conta da necessidade de se considerar as questes estratgicas as organizaes esto buscando novas formas de gerir os seus recursos humanos. O tema em questo apesar de ainda ser um tema em construo j pode ser considerado um modelo de gesto eficiente, pois faz com que a organizao consiga atravs de uma nova forma de olhar o papel de seus colaboradores e suas contribuies uma forma de alcanar um diferencial competitivo e por conta disso as organizaes alcanar um melhor desempenho organizacional. Podendo ainda ser considerado tambm como resultante de um maior comprometimento por parte dos seus colaboradores e gestores que se dispem a aceitar as mudanas derivadas de uma mudana no modelo de gesto. Por ser um tema de grande relevncia procurou-se com este trabalho contribuir para um melhor entendimento acerca do assunto e estimular novos estudos.

7. Referncias

ALMEIDA, K. D. et al. A remunerao baseada no desempenho e seus impactos no negcio-um estudo de caso. Anais do X SemeAd. DREJER, A. Competence development. In:_______. Strategic managent and core competencies. Quorumbooks, USA, 2002. DUBOIS, D. D.; ROTHWELL, W. J. An overview of competency-based hr management pratcies. In: _________. Competency-based human resource management. Davies-Black Publishing, Mountain View, California, 2004. DUTRA,J. S. Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo: Atlas, 2004. ____________. Gesto de pessoas com base em competncias. In: DUTRA, Joel Souza (Org). Gesto por competncias: um modelo avanado para o gerenciamento de pessoas. 3.ed. So Paulo: Gente, 2001. JACOBSOHN, L.V. et al. Modelos de avaliao de competncias e performance organizacional- um estudo de caso. Anais do VIII Semead. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratgias empresariais e formao de competncias: um quebra cabea caleidoscpico da indstria brasileira. So Paulo: Atlas 2001. LOPES. C. P. et al. Gesto por competncias como ferramentas para empreendedorismo e inovao no setor produtivo. Anais do XI Semead. KING, Adelaide Wilcox et al. Competncias organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerncia intermediria. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 42.

McCLELLAND, D. Testing competence rather than for inteligence. American psychologist. V.28, 1973. ORSI, A. et al. Implantao do modelo de gesto por competncias: anlise dos benefcios e desafios do processo. Anais do IX Semead. PRAHALAD, C.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. ma./jun.1990. QUISHIDA,A. et al.Gesto por competncias e relao de gnero nas organizao. Anais do X Semead. RODRIGUES. M. A incorporao do conceito de competncias nas prticas da rea de gesto de pessoas: uma abordagem longitudinal. Anais do XIII Semead. SOUZA. R. B. et al. Gesto de competncias e aes organizacionais sustentveis: Um estudo de casos mltiplos na cidade de Londrina. Anais do X SEMEAD. ZARIFIAN, P. Os desafios do modelo da competncia. In: _______. O modelo da competncia. So Paulo: SENAC Editora , 2003.

You might also like