You are on page 1of 10

ARTE FEMINISTA: Dilogos entre o Mito da Beleza e as Obras de Jenny Saville Patricia Fabiola Scandolara1

Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as imagens que problematizam a condio feminina na contemporaneidade atravs das obras da artista plstica Jenny Saville. Apresentando reflexes a respeito das prticas artsticas contemporneas que extrapolam o campo do discurso artstico e apontam para questes polticas e sociais. Vivemos um momento de diluio das fronteiras e dos conceitos estanques, portanto a arte se expande e segue o fluxo da miscigenao e da conexo das idias e das prticas discursivas, trilhando o caminho da apropriao de discursos e imagens do cotidiano com o intuito de question-los, estando tal expanso de sentido associada a questes hegemnicas a nvel cultural, poltico e social. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliogrfica, que abrange a leitura, anlise e interpretao de livros, peridicos, revistas e sites, que serviram fundamentao terica e ao estudo sobre o percurso artstico da artista Jenny Saville e suas interconexes tanto com a arte feminista quanto com o mito da beleza apresentado por Naomi Wolf em seu livro O Mito da Beleza. Como as Imagens de Beleza so Usadas Contra as Mulheres. Palavras-chave: Genero; Arte Contempornea; Mito da Beleza; Jenny Saville.

Arte-Educadora graduada em Artes Visuais pelo Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Florianpolis); Mestranda em Educao, Comunicao e Tecnologia na mesma Instituio (FAED/UDESC).

1 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

No momento em que as mulheres usam seu prprio corpo na arte, esto usando na verdade o seu prprio ser, fator psicolgico da maior relevncia, pois assim convertem o seu rosto e o seu corpo de objeto a sujeito (Lucy Lippard, 1995).

A arte contempornea tem se mostrado atuante no questionamento de conceitos fronteirios e delimitantes, atravs da experimentao de novas mdias e de categorias como a performance, os happenings, a body art, instalaes, intervenes e outras aes de tipo experimental que problematizam espaos e padres comportamentais, incidindo em contextos polticos, de gnero e sexualidade. Utilizando-se dos esteretipos corporais e interferindo na estabilidade que proporciona o conceito de identidade, a arte agora est presente na rua, nos conceitos, nas relaes pessoais, na pluralidade da comunicao humana. Este carter de indefinio se deve ao fato de a arte contempornea ser algo em processo que, mesmo na qualidade de desdobramento de influentes genealogias, no se limita a reproduzi-las com subservincia. Ao contrrio, nega-as expandindo seus limites ou confrontando seus princpios normativos; assume caminhos e formas que elas no prescreveram ou que o fizeram como um impedimento. As percepes do mundo e as condies de vida fazem com que o expectador seja parte da histria, e no encontro com a arte, tende a eliminar os esteretipos. Metaforicamente vivemos, sofremos, rimos e sentimos prazer, na idia do outro, neste olhar individual que rebate um olhar coletivo. Temos a oportunidade de olhar com os olhos deste outro, isto mostra que nossas identidades se refletem e se definem nas maneiras como representamos a ns mesmos visualmente, do que vestimos ao que assistimos na televiso (SARDELICH apud FREEDMAN, 2006). Portanto para pensar a arte contempornea necessria a percepo dos constantes estados inter-relacionais e desterritorializantes que se apresentam, ou seja, h de se refletir sobre o deslocamento do campo artstico delimitado para o campo ampliado das relaes. Nesse sentido, impe-se, de imediato, o debate acerca das transversalidades2, j que, mais do que nunca, irrompem questes e poderes polimorfos que vertem para identificaes e percepes dos sentidos da arte no mundo contemporneo. O corpo feminino segue sendo utilizado como abordagem de muitos artistas plsticos contemporneos, a linguagem performtica na fotografia tem sido amplamente

Conceito de Flix Guattari, Transversalidade em oposio a uma verticalidade e a uma horizontalidade. A noo de transversalidade aplicada ao paradigma rizomtico seria a base da mobilidade por entre as redes rizomticas (GUATTARI, 1976).

2 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

explorada por artistas que se dizem mulheres e ativistas, como Cindy Shermann, Barbara Kruger e principalmente (pelo menos aqui neste artigo) o trabalho de Jenny Saville.3 Jenny Saville aborda em seus trabalhos questes essenciais sobre os esteretipos e patologias comportamentais do feminino contemporneo, questes que se assemelham as apresentadas por Naomi Wolf (1992) em seu livro O Mito da Beleza. Segundo Wolf (1992, p.13), o mito assume a tarefa de controle social, antes exercida pela mstica da domesticidade, da maternidade, castidade, por ser a ideologia da beleza a ltima das antigas ideologias femininas que ainda tem o poder de controlar aquelas mulheres que a segunda onda do feminismo teria tornado relativamente incontrolveis. E apesar de tantas conquistas legais e materiais as mulheres se tornaram vtimas dos holofotes do mito da beleza, quanto maiores suas conquistas, mais rgidas e cruis foram as imagens da beleza feminina a elas impostas. Enquanto isso cresceram em ritmo acelerado os distrbios relacionados a alimentao, e , a cirurgia plstica de natureza esttica veio a se tornar uma das maiores especialidades mdicas. Para Wolf a indstria cosmtica tambm tem uma participao importante neste cenrio catico, os anncios direcionados ao pblico feminino fazem com as mulheres se sintam to culpadas quanto possvel pela sua aparncia anormal. Tais anncios responsabilizam moralmente a mulher pelo seu envelhecimento e pela sua silhueta disforme:
"Mesmo as expresses mais inocentes incluindo apertar os olhos, piscar e sorrir tm seu preo" (Clarins). "Desde 1956, no h mais desculpas para a pele seca" (Revlon). Voc ri, chora, franze a testa, se preocupa, fala? (Clarins). No est bvio o que voc deveria fazer pela sua pele agora? (Terme di Saturnia). "Pare de maltratar a sua pele" (Elizabeth Arden). "Um busto melhor depende de voc" (Clarins). "Assuma o controle da sua silhueta" (Clarins) (WOLF, 1992, p.126).

Jenny Saville em muitas de suas obras apresenta mulheres obesas, com corpos enormes sem rosto, carnes que tentam enquadrar-se em padres rgidos, sufocantes e na maioria das vezes inalcanveis, enquanto outras revelam atravs de traos violentos do pincel, marcas e cicratizes de cirurgias plsticas. Atravs do filtro de Jenny as personagens femininas so dissecadas surgindo um realismo grotesco que denuncia suas condies de vtimas, deformadas, corrigidas plasticamente, transformadas por estranhas patologias e automutilaes.

No cenrio nacional, encontramos Fernanda Magalhes como uma artista que vem abordando a temtica dos padres culturais de beleza com enfoque no corpo gordo feminino.

3 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

FIGURA 1 Strategy 1993-94 (leo sobre tela, 274 x 640 cm).

Fonte: http://delpilarsallum.blogspot.com.br/2013/03/jenny-saville.html FIGURA 2 Closed Contacts 1996 (Fotografia)

Fonte: http://theartgeek.tumblr.com/page/2

4 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

FIGURA 3 Prop 1992 (leo sobre tela)

Fonte: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html FIGURA 4 Propped 1992 (leo sobre tela)

Fonte: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html

5 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

O mito da beleza vem nos contar a histria de uma qualidade feminina que se apresenta com o nome de beleza, as mulheres a perseguem e os homens desejam possuir aquelas q ue alcanam seus escorregadios tentculos.
Encarnar a beleza uma obrigao para as mulheres, no para os homens, situao esta necessria e natural por ser biolgica sexual e evolutiva. Os homens fortes lutam pelas mulheres belas, e as mulheres belas tm maior sucesso na reproduo. A beleza da mulher tem relao com sua fertilidade; e, como esse sistema se baseia na seleo sexual, ele inevitvel e imutvel (WOLF, 1992, p. 15).

A beleza neste sentido tem mais a ver com o poder institucional dos homens do que com as mulheres. Todas as geraes desde cerca de 1830 tiveram de enfrentar sua verso do mito da beleza. A maioria das nossas hipteses sobre a forma pela qual as mulheres sempre pensaram na beleza remonta no mximo a 1830, quando se consolidou o culto a domesticidade e inventou-se o cdigo da beleza. (WOLF, 1992, p.18). Na dcada de 1840, foram tiradas as primeiras fotografias de prostitutas nuas. Anncios com imagens de belas mulheres apareceram pela primeira vez em meados do sculo. Repro dues de obras de arte clssicas, cartes-postais com beldades de sociedade e amantes dos reis, gravuras de Currier e Ives e bibels de porcelana invadiram a esfera isolada qual estavam confinadas as mulheres da classe mdia. (WOLF, 1992, p.18). Oitenta anos mais tarde, depois que as mulheres conquistaram o direito ao voto e que a primeira onda do movimento feminino organizado se acalmara, Virginia Woolf escreveu que ainda se passariam dcadas at as mulheres pudessem contar a verdade sobre seus corpos (WOLF, 1992, p.18). O atual arsenal do mito consiste na disseminao de milhes de imagens do padro de beleza ideal atravs das variadas mdias contemporneas. Embora esse fogo cerrado geralmente seja considerado uma fantasia sexual coletiva, h nele, na verdade, muito pouco de sexual. Ele atende ao chamado do temor poltico por parte das instituies dominadas pelos homens, instituies ameaadas pela liberdade das mulheres. Enquanto as fices trabalhosas e absorventes sobre o papel natural da mulher lutavam para se adaptarem ao ps-guerra, a segunda onda do movimento das mulheres desconstruiu os discursos miditicos das revistas femininas, a enjoativa fico domstica da famlia reunida perdeu seu sentido, e as mulheres da classe mdia saram em massa de dentro de casa. Ento as lendas se transformaram mais uma vez:

6 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

Como o movimento das mulheres conseguira desfazer a maioria das outras fices necessrias da feminilidade, a funo de controle social, que antes se distribua por toda uma trama em lendas, teve de ser designada para o nico fio que permanecia intacto. Voltaram a ser impostos aos corpos e rostos das mulheres liberadas todas as limitaes, tabus e penas das leis repressoras, das injunes religiosas e da escravido reprodutiva que j no exerciam influncia suficiente. A ocupao com a beleza, trabalho inesgotvel porm efmero, assumiu o lugar das tarefas domsticas, tambm inesgotveis e efmeras. Como a economia, a lei, a religio, os costumes sexuais, a educao e a cultura foram forados a abrir um espao mais justo para as mulheres, uma realidade de natureza pessoal veio colonizar a conscincia feminina. Recorrendo a conceitos de beleza, ela construiu um mundo feminino alternativo, com suas prprias leis, economia, religio, sexualidade, educao e cultura, sendo cada um desses elementos to repressor quanto os do passado (WOLF, 1992, p.18).

As imagens de Jenny Saville instigam a criticidade, incomodam e chamam ao afastamento da zona de conforto das idias pr-concebidas que o mito da beleza impe aos olhares e as percepes. Sua obra denuncia os muitos conflitos ocorridos devido a distoro da autoimagem das mulheres, muitas so as autoviolaes, as automutilaes impostas ao corpo feminino contemporneo. O corpo feminino idealizado que circula pelas mdias no natural, ento o corpo das mulheres em geral passa a ser o grotesco, o estranho. As pinturas de Jenny Saville abordam este corpo apresentando imagens que no fazem parte do ideal de beleza contemporneo. Nas imagens de Saville, o corpo se apresenta atravs de seus aspectos grotescos.
FIGURA 5 Reverse 2003 (leo sobre tela)

Fonte: http://culturavisualqueer.wordpress.com/2010/07/13/jenny-saville-%E2%80%93-a-obsessao-pela-esteticado-corpo-abjeto/

7 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

Em 1994, Saville passou muitas horas observando as operaes de cirurgia plstica, em Nova York, adquirindo uma compreenso ampliada das mais variadas manipulaes cirrgicas com fins estticos que podem ser feitas no corpo humano, mas, o mais importante que ampliou suas percepes sobre os fatores psicolgicos que as acompanham.
Os Ritos definem o cirurgio como o Sacerdote Artista, um Criador mais hbil do que o corpo materno ou do que a "Me-Natureza", de quem a mulher nasceu primeiro e de forma inadequada. A partir da literatura mdica, aparentemente muitos cirurgies partilham dessa opinio a respeito de si mesmos (WOLF, 1992, p. 123). FIGURA 6 - Crop of Stare - 2003 (leo sobre tela)

Fonte: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html

As imagens do mundo contemporneo abrem portas para infindveis leituras e interpretaes, a realidade deste universo imagtico pede o estabelecimento de ligaes e aberturas/fissuras que possam levar as mais variadas possibilidades de leitura, gerando tenso criativa. O que Deleuze e Guattari chamam de sntese disjuntiva 4, que permite a apreenso de imagens e idias instveis e mutveis que desconstroem suposies sociais e historicamente aceitas
4

Expresso que remete a co-existncia de formulaes paradoxais, por exemplo ou...ou...., nem.. nem...; ambos.

8 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

e assimiladas, compreendendo o processo e relacionando-o ao conceito que Naomi Wolff (1992) chama de construo do feminino. Percebendo que o discurso visual de fcil corrupo de sentido, servindo as mais diversas funes e motivaes, uma mesma imagem pode servir para significar as vrias facetas das relaes humanas, sociais e culturais que carregam sentidos e valores criados com e para imagens.

Referncias FREEDMAN, K. Cultura Visual e Identidade. Cadernos de Pedagogia. Barcelona, n.312, 2002. In: SARDELICH, M. E. Leitura de Imagens, Cultura Visual e Prtica Educativa. Universidade Estadual de Feira de Santana BA. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. GUATTARI, F. Psicoanlise e Transversalidade. Buenos Aires: Editora Siglo XXI, 1976. LIPPARD, L. The Pink Glass Swan: Selected Feminist Essays on Art. New York: New York Press, 1995. SAVILLE, J. Closed Contacts 1996 (Fotografia). Disponvel em: http://theartgeek.tumblr.com/page/2 ______________Crop of Stare - 2003 (leo sobre tela). Disponvel em: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html ______________Prop 1992 (leo sobre tela). Disponvel em: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html ______________Propped 1992 (leo sobre tela). Disponvel em: http://seedanieldraw.blogspot.com.br/2011/02/jenny-saville.html ______________Reverse 2003 (leo sobre tela). Disponvel em: http://culturavisualqueer.wordpress.com/2010/07/13/jenny-saville-%E2%80%93-a-obsessao-pelaestetica-do-corpo-abjeto/ ______________Strategy 1993-94 (leo sobre tela, 274 x 640 cm). Disponvel em: http://delpilarsallum.blogspot.com.br/2013/03/jenny-saville.html WOOLF, N. O Mito da Beleza. Como as Imagens de Beleza so usadas contra as Mulheres. Traduo de Walda Barcellos. Rio de Janeiro. Ed. Rocco, 1992.

9 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

FEMINIST ART: Dialogues between Myth Beauty and the Works of Jenny Saville Abstract: This article aims to investigate the images that question the status of women in contemporary works of the artist Jenny Saville. Featuring reflections on the contemporary artistic practices that go beyond the field of art discourse and point to political and social issues. We live in a moment of blurring of boundaries and concepts watertight, so the art expands and follows the flow of miscegenation and connection of ideas and discursive practices, treading the path of the appropriation of discourses and images of everyday life in order to question them, and such expansion towards issues associated with the hegemonic cultural, political and social. Adopted as the research methodology literature, which covers reading, analysis and interpretation of books, journals, magazines and websites that served the theoretical foundation and the study of the artistic career of artist Jenny Saville and their interconnections with both the feminist art as with the beauty myth presented by Naomi Wolf in her book the Beauty Myth. How Images of Beauty are Used Against Women. Thus the art and discussions about gender relations are untied invisible power, which today is present hybrid and more complex. Keywords: Gender, Contemporary Art, Beauty Myth, Jenny Saville

10 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2013. ISSN 2179-510X

You might also like