You are on page 1of 4

Universidade Federal de Alagoas Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao

Prova de Conhecimentos Especficos da Especializao Lato Sensu UFAL 2012.1

Enfermagem Obsttrica
CADERNO DE QUESTES
INSTRUES GERAIS
1. Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. 2. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). 3. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm, se contm 20 (vinte) questes objetivas com 05 (cinco) alternativas cada, caso contrrio comunique imediatamente ao Fiscal. 4. Voc dispe de 3h (trs horas) para fazer esta prova. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova aps decorridas 1h (uma hora) do seu incio. 5. Ao receber a Folha de Respostas, confira seu nome, nmero do seu documento de identificao e curso escolhido. 6. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas. 7. Preencha a Folha de Respostas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas, preencha completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme modelo:

8. Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. 9. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica e considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas. 10. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, seus pontos sero atribudos todos os candidatos. 11. No ser permitida qualquer espcie de consulta. 12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes, juntamente com a Folha de Respostas e assine a Lista de Presena. 13. Os 3(trs) ltimos candidatos somente podero ausentar-se juntos da sala de prova, aps assinatura da Ata de Encerramento. Boa Prova!

Nmero do documento:

Assinatura do(a) Candidato(a):

UFAL PROPEP COPEVE Alagoas, 27 de novembro de 2011

Especializao Lato Sensu

UFAL 2012.1

27 - NOV - 2011

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1. Segundo os fatores de risco para o Cncer Crvico-Uterino,
assinale a opo incorreta. A) Coitarca precoce. B) Multiparidade. C) nico parceiro sexual masculino com mltiplas parceiras sexuais. D) Radiaes ionizantes. E) No ser portador do Papilomavrus humano.

4. Com relao s Doenas Sexualmente Transmissveis


(DSTs/HIV/AIDS), ou atualmente conhecidas como Infeces Sexualmente Transmissveis (ISTs), qual a opo correta? A) O preservativo masculino protege contra as doenas sexualmente transmissveis, menos do HIV. B) Durante a anamnese da consulta de enfermagem ginecolgica, deve-se atentar que, quando a mulher informa ter um nico parceiro sexual, isso significa que ela tem uma reduzida probabilidade de contrair DSTs. C) A infeco pelo HPV mais comum entre indivduos jovens e sexualmente ativos, de alta prevalncia. Espera-se que 70 a 80% da populao sejam infectadas durante a vida. D) O aconselhamento no um instrumento importante para a quebra na cadeia de transmisso das DSTs. E) No atendimento motivado por DST, os profissionais de sade devem conhecer anatomia e fisiologia do trato genital, sendo recomendado realizar exames clnico e genital minuciosos. Durante o exame fsico, devem ser feitas as coletas das secrees e materiais de leses para exame laboratorial, sempre que disponveis, exceto material para o exame de colpocitologia oncolgica.

2. No que tange ao exame clnico das mamas, qual a opo


est incorreta? A) A periodicidade de realizao semestralmente para mulheres com risco e anualmente para mulheres sem risco para cncer de mama. B) A sequncia das etapas : Inspeo (esttica e dinmica), palpao e expresso. C) A regio de Spencer no necessita ser palpada. D) Dever ser realizado com a mulher sentada, com os membros superiores ao longo do corpo, com o tronco desnudo, voltado para a enfermeira e para a fonte de luz. E) Dentre as modificaes fisiolgicas da pele, temos a rede de Haller e vbices.

5. A diabetes gestacional se instala


A) em qualquer semestre da gestao, se o nvel de glicose for maior ou igual a 85 mg/dl. B) caso o rastreamento pela glicemia em jejum tenha dado positivo e confirmado pelo Teste oral de Tolerncia Glicose (TTG-75). C) apenas nos casos em que tenha sido detectado pela glicemia em jejum solicitada na primeira consulta que j exista diabetes pr-gravdica. D) apenas na segunda metade da gestao, quando os tecidos maternos ficam resistentes insulina. E) a partir da 30 semana de gestao, quando existe necessidade de maior quantidade de insulina para manter o acar sanguneo abaixo do nvel hiperglicmico.

3. Segundo as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do


Cncer do Colo do tero 2011, do Instituto Nacional de Cncer INCA , correto afirmar:

I. No mais necessrio realizar o exame preventivo de


Papanicolaou antes dos 25 anos para as mulheres que j iniciaram atividade sexual, visto que no h impacto na reduo da incidncia e/ou mortalidade por cncer do colo do tero.

II. A realizao do exame Papanicolaou deve seguir at os 64


anos e ser interrompido quando, aps essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos ltimos cinco anos.

III. Nas gestantes, pode ser realizada a coleta de espcime


endocervical, visto que no parece aumentar o risco sobre a gestao quando utilizada uma tcnica adequada.

6. A Sndrome de HELLP
A) um quadro clnico em que no ocorre: hemlise, elevao de enzimas hepticas e plaquetopenia. B) os testes laboratoriais tipo contagem de plaquetas, dosagem dos nveis de transaminases e desidrogenase lctica, pouco contribuem para o diagnstico. C) no considerada como um agravamento do quadro de preclmpsia na DHEG. D) no pode surgir em outras condies no relacionadas gestao como hepatite virtica, clica biliar, colecistite, lpus eritematoso, lcera gstrica. E) impe que s mulheres por ela acometidas, com gestao 34 semanas, sejam preparadas para parto vaginal ou abdominal dentro de 24 horas.

IV. Mulheres que foram submetidas histerectomia total por


condies benignas, sem histria prvia de diagnstico ou tratamento de leses cervical de alto grau e exames anteriores normais, devem continuar o rastreamento anual do fundo de saco vaginal. Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV. B) I, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III, apenas.

Enfermagem Obsttrica

Especializao Lato Sensu

UFAL 2012.1

27 - NOV - 2011

7. Dentre as boas prticas obsttricas, temos a posio


verticalizada para o parto. Sobre esta posio, podemos afirmar: A) no apresenta desvantagens. B) reduz a mobilidade plvica impedindo retropulso sacra e cccia. C) corrige a compresso aorta-cava inferior. D) maior queixa dolorosa. E) favorece as manobras na dequitao.

10. Uma gestante, que no sabe informar a data de sua ltima


menstruao (DUM) e informa presena de movimentos fetais e, ao exame fsico, apresenta colostro e o fundo uterino localizado entre a cicatriz umbilical e a borda superior da snfise pbica, tem uma idade gestacional (IG) de, no mnimo, A) 12 semanas. B) 16 semanas. C) 20 semanas. D) 24 semanas. E) 28 semanas.

8. Sobre as modificaes do organismo materno, incorreto


afirmar: A) aps a dequitao, o tero se contrai intensamente tornando-se endurecido e globoso. Entre 24 e 48h, ao examinar a purpera, o tero se encontra entre a snfise pbica e cicatriz umbilical. B) em relao aos fenmenos puerperais locais, a fase do tero que apresenta atuao estrognica e cicatrizao do endomtrio a regenerativa por proliferao hormonal. C) quanto classificao dos lquios, os que esto presentes a partir do 4 e 5 dia at o 10 dia, so os serossanguinolentos (fusca); a cor acastanhada resultante de alteraes de hemoglobina, aumento do nmero de hemcias e diminuio dos leuccitos. D) uma das causas da presena de calafrios no ps-parto so os produtos txicos advindos da ferida placentria. E) a principal causa da involuo uterina no ps-parto a repentina queda dos hormnios estrognio e progesterona. Nas lactantes, graas ao reflexo tero mamrio acionado pela liberao de ocitocina, promove as contraes uterinas.

11. Uma mulher procura o servio pr-natal com histria de


amenorreia h mais de quatro meses. Dos exames laboratoriais abaixo relacionados, quais so essenciais requisitar nessa primeira consulta? A) BHCG B) BHCG + Grupo sanguneo e fator RH + VDRL C) Glicemia + Toxoplasmose D) Hemograma + EAS E) Glicemia + Toxoplasmose + Hemograma + EAS + VDRL

12. Quanto Sfilis Congnita,


A) a realizao do VDRL na 28 semana permite o tratamento materno at 30 dias antes da DPP, intervalo mnimo para que o recm-nascido seja considerado tratado intratero. B) o risco de acometimento fetal varia de 20 a 30%, dependendo da fase de infeco na gestante e do trimestre da gestao. C) parceiros sexuais concomitantemente. no precisam ser tratados

9. Dadas s inferncias seguintes, quanto ao leite humano,


marque a opo correta. A) Na alimentao dos lactentes com leite humano ordenhado deve ser coletado o leite inicial, com maior valor energtico, quanto ao leite final, mais rico em fatores de proteo e protenas. B) O leite maduro possui dezenas de componentes conhecidos. Sua composio varia em mamadas diferentes e at no decurso da mesma mamada. As mudanas na composio do leite so mais intensas no incio da lactao, no colostro e por ocasio do desmame. C) O colostro o primeiro produto de secreo lctica da nutriz e permite a boa adaptao fisiolgica do recm-nascido vida extrauterina. pobre em protenas e contm mais carboidratos e gordura, apresenta concentraes maiores de sdio, potssio e cloro do que o leite maduro. D) O leite humano rene mais de 500 substncias diferentes, constitudo de uma mistura heterognea que, ao microscpico, apresentam em trs fraes: emulso, suspenso e soluo. E) A composio do leite humano determinada no sentido de oferecer energia e nutrientes e em quantidades excessivas para que a criana possa expressar todo o seu potencial gentico.

D) considerada recente nos casos diagnosticados at 10 dias de vida. E) considerada tardia nos casos diagnosticados aps o 1 ano de vida.

13. Quanto s alteraes da presso arterial (PA) na gestao,


pode-se afirmar que a PA da gestao A) diminui no segundo trimestre e aumenta no ltimo trimestre. B) mantm os nveis anteriores gestao no primeiro trimestre. C) aumenta no segundo trimestre. D) volta aos nveis pr-gravdicos no segundo trimestre. E) aumenta no terceiro trimestre.

14. A anemia megaloblstica durante a gestao


A) tem como causa mais comum a deficincia de folato. B) apresenta suas manifestaes apenas no terceiro trimestre. C) eleva significativamente a morbidade perinatal. D) suspeitada na presena de microcitose em gestante com anemia ferroprvica. E) tratada usualmente com Sulfato Ferroso.

Enfermagem Obsttrica

Especializao Lato Sensu

UFAL 2012.1

27 - NOV - 2011

15. Na avaliao do partograma, consiste fase ativa prolongada:


A) avaliao normal. B) dilatao do colo normal, em mdia, 1cm/h. C) contraes uterinas no eficientes e dilatao maior que 1cm/h. D) situao que requer da enfermagem deambulao e movimentao ativa E) o estmulo

20. Quando o profissional de sade se depara com a situao


de a mulher querer ou tiver que desmamar antes de a criana estar pronta, importante, em primeiro lugar, que ele respeite o desejo da me e a apoie nesse processo. Entre os fatores que facilitam o processo do desmame, incorreto afirmar: A) me estar segura de que quer (ou deve) desmamar. B) entendimento da me de que o processo pode ser lento e demandar energia, tanto maior quanto menos pronta estiver criana. C) ausncia de outras mudanas, ocorrendo por exemplo controle dos esfncteres, separaes, mudanas de residncia, entre outras. D) flexibilidade, pois o curso do processo imprevisvel. E) o desmame no deve ser gradual, pois a criana sofre menos o impacto da falta das mamadas.

acontecimento comum, mas que no requer intervenes ,pois no caracteriza uma distcia.

16. A episiotomia consiste em um procedimento cirrgico que


A) pode ser realizado de trs tipos, dentre eles a perineotomia. B) indicado a todas primigestas. C) sempre evita a lacerao. D) pode ser feito sem anestesia local, no momento dos puxos maternos, pois a dor da contrao maior. E) a lateral evita leses extensas e evita o risco de atingir o esfncter e a mucosa retal.

17. Sobre o descolamento prematuro de placenta, podemos


afirmar que A) sempre haver sangramento transvaginal escuro. B) sempre ocorrer bito fetal. C) ocorre antes do nascimento fetal. D) pode ocorrer em qualquer idade gestacional E) a etiologia est totalmente esclarecida.

18. Sobre a dequitao, correto afirmar:


A) sempre acontece em, no mximo, 30 minutos aps o nascimento fetal. B) deve ocorrer de forma espontnea, com o mnimo de intervenes do parteiro. C) caracteriza-se por contraes de alta frequncia, alta intensidade e indolores. D) tambm chamado de decedura. E) a assistncia do parteiro a esse perodo do parto acaba aps a expulso total da placenta, onde ela deve ser desprezada junto ao lixo orgnico.

19. Para a ausculta dos batimentos crdio-fetais podemos


utilizar o sonar eletrnico e/ou estetoscpio de Pinard. Sendo assim, podemos afirmar: A) a implantao desta tcnica obrigatria durante o trabalho de parto, com a nica finalidade de detectar se o feto est vivo. B) a alterao da frequncia, dentro da faixa de normalidade, pode justificar uma CTG. C) quando ocorrer a diminuio dos movimentos fetais, esta tcnica deve ser aplicada a cada 5 minutos. D) no partograma, o seu registro se d a cada 30 minutos. E) a alterao da ausculta consiste no nico sinal de sofrimento fetal agudo durante o trabalho de parto.

Enfermagem Obsttrica

You might also like