You are on page 1of 17

CENTRO TECNOLGICO UNIVERSIDADE POSITIVO

LUANA MACHADO GIANDOMENICO RODRIGUES

Fantasias da Infncia

Curitiba 2014

LUANA MACHADO GIANDOMENICO RODRIGUES

Fantasias da Infncia

Trabalho de Cooncluso de Curso apresentado ao curso de Tecnologia em Fotografia, da Universidade Positivo como requisito para obteno da graduao. Orientador: Prof. Nicole Lima

Curitiba 2014

SUMRIO

1. Introduo ........................................................................ 01 2. Hipteses .......................................................................... 02 3. Estratgias Metodolgicas .............................................. 02 4. Entrevistas ....................................................................... 03 5. Infncia ............................................................................. 06 6. Imaginao ....................................................................... 07 7. Fantasia ............................................................................ 09 8. Estudo de Caso ................................................................ 10 9. Fotos ................................................................................. 13

1. INTRODUO
O que real? A fantasia faz parte da vida de todos, isso um fato inegvel. Mas at onde distingir realidade e fantasia? Segundo Jean Paul Sartre (1936) a imaginao como um brao extra, com o qual voc pode agarrar coisas que de outra forma no estariam ao seu alcance. Para uma criana essa frase faz muito mais sentido, pois desbravar um mundo desconhecido s possvel se houver como ench-lo de fantasia. Por isso, explorar as fantasias da infncia torma-se uma pesquisa rica e fascinante, com um lado arriscado e perturbador. O que resta da fantasia infantil, aps o fim da infncia, o objeto de estudo deste projeto, e para embarcar nesta histria necessrio voltar no tempo. Apesar do imaginrio ser um universo amplamente abordado na msica, cinema, arte, livro, e claro, fotografia, ainda h muito a explorar. O mundo infantil tambm j foi retratado, e sua imaginao tambm. Mas recriar as situaes de infncia com pessoas adultas sem dvida uma pesquisa inovadora. O projeto no tem como objetivo debater sobre os efeitos de uma imaginao extremada, ou mesmo o que faz a criana imaginar, nem mesmo discutir traumas ou eventuais tragdias. Simplesmente me proponho a adentrar este universo sem questes profundas e ver o mundo com os olhos de uma criana. Para isso, as memrias de diversas pessoas sero visitadas para reconstruir medos, aventuras, criaes e tudo que cerca o imaginrio infantil. Os modelos sero os prprios entrevistados, no todos, somente queles que desejam falar, pensar, reviver as suas fantasias de infncia, isso ficar claro na entrevista. Entrevistarei pessoas com as quais eu tenho algum vnculo de amizade, porque imagino

que talvez as pessoas mais distantes no se sintam confortveis em falar do passado, ou mesmo tenham vergonha de fazer uma foto encenada.

2. HIPTESES
Identifiquei quatro formas de lembrana que podem ocorrer sobre a nossa infncia. A primeira delas a memria afetiva, que construda atravs do que outras pessoas nos contaram, mas se torna to viva que imaginamos ser a nossa prpria memria. A segunda fala sobre experincias traumticas, que nos marcam desde os tempos mais tenros. A terceira sobre a memria cotidiana ou nossa interao com a vida social, trabalho ou natureza. E a ltima a memria de proximidade, a infncia como um passado recente que afeta nossas decises de forma direta at hoje.

3. ESTRATGIAS METODOLGICAS
Em primeiro lugar farei uma pesquisa bibliogrfica sobre autores que falam a respeito de infncia, imaginao e fantasia. Dessa forma poderei entender melhor o imaginrio infantil. O prximo passo entrevistar algumas pessoas sobre como foi a infncia delas. Entrevista com perguntas especficas, gravadas e transcritas: 1. Memria Afetiva Como foi sua infncia? De que forma voc gostava de usar sua imaginao, voc inventava brincadeiras, criava personagens? 2. Experincias Traumticas Quais eram seus maiores medos?

Conte sobre alguma vez que riu muito. 3. Memria Cotidiana Costumava ter muitos brinquedos? Cite alguns. Qual era seu brinquedo favorito? Quais brincadeiras voc mais gostava? O que voc via na TV? 4.- Memria por Proximidade O que mais te chamava a ateno quando criana? H alguma aventura ou sonho de infncia que nunca realizou? Houve alguma situao na sua infncia em que voc recriou a realidade em sua imaginao? Defina infncia em uma palavra. Aps a anlise tanto do levantamento terico como das entrevistas, sero realizadas fotos encenadas com alguns dos entrevistados sobre a imaginao de suas infncias.

4. ENTREVISTAS
4.1. Jeniffer (25 anos)
Teve uma infncia boa, mas sentiu a ausncia do pai. Gostava de sentar na cama de casal de seus pais e imaginar que ali era um carro, ento colocava travesseiros em cada lado, pegava um banquinho como volante e comeava a dirigir. Tinha medo do escuro. Sua me conta que quando pequena adorava ir ao banheiro dos outros para ver os azulejos. Achava que o seu nome se escrevia separado Jeni Ffer, tendo assim dois nomes, e por isso na escola escrevia separado e ao ser corrigida pela professora para escrever o nome todo junto, continuava escrevendo do jeito que queria, afinal, o nome

era dela. Tambm achava que quando fosse a praia, ia ter um portal, uma espcie de porto bem grande escrito praia e cercada por muros, e ainda pensava que tinha que pagar para entrar nela.

4.2.

Diego (26 anos)


Teve uma infncia com bastante privao, momento conturbado pela separao

de seus pais. Por no ter muitos brinquedos brincava com canetinhas ou lpis coloridos, cada um era um ranger, inclusive rangers que no existiam eram criados por causa destas cores (como ranger laranja e roxo), e tinha sua imaginao ativada atravs da cordinhas ou correntinhas. Amava ficar em cima do muro imaginando que estava salvando o mundo. Tinha muito medo do escuro, fazia provas consigo mesmo se olhar para trs algum vai te pegar, alm de imaginar que tinha algum embaixo da cama, ento teria que se jogar em cima dela. Era muito curioso, e fuava todas as coisas. Achava que o girassol era uma planta do mal porque atraa marimbondo.

4.3.

Wilson (26 anos)


Teve uma infncia bem alegre e divertida, com muitos primos com idades

prximas a dele. Quando criana, pegava pinos de boliche de plstico e fazia deles cilndros de oxignio e saa por debaixo das mesas de um barraco como se estivesse atravessando o mar procurando alguma coisa. Acreditava muito em disco voador, morria de medo do Arquivo X. Fez um helicptero de uma lata de nescau, com motorzinho e pisca-pisca e saa pelos quartos escuros iluminando tudo.

4.4.

Andressa (23 anos)


Teve uma boa infncia, porm perdeu muito dela tentando ser mais adulta.

Gostava de criar os vestidos de suas bonecas. Tinha medo de perder os pais dela. No gostava tanto assim de bonecas, mas sim de lego e vdeogame. Quando era criana achava que fadas existiam e que elas protegiam as pessoas atravs de pedras, e inclusive

tinha uma pedra de estimao, e a acompanhava diariamente porque acreditava que ela crescia. E tambm acreditava que os dentes caiam quando ficavam amarelos, e na sua lgica, se ficassem amarelos 100 vezes durante a vida toda, o dente cairia 100 vezes.

4.5.

Everton (24 anos)


Teve uma infncia boa, um pouco mais reclusa. Desenhava muito, ali criou

personagens e desenvolveu sua imaginao. Tinha muito medo do velho da aveia Quaker. Adorava ficar horas no vdeogame.

4.6.

Natasha (23 anos)


Teve um infncia tima. Criava brincadeiras como ndio, favela ou lagoa azul

com a Barbie. Acreditava que no mundo existia magia. Tinha medo dos Gremlins, Chuck e Jason. Achava bonito a bebida alcolica, e quem a consumia, mas no deixavam ela experimentar. Ela acreditava que os ovos de galinha vinham ao mundo no atravs das galinhas, mas atravs das plantas, pois a sua av colocava casca de ovo nas flores (um tipo de adubo), e para ela aquilo era um p de ovo. Acreditava tambm que podia voar ou planar, pulava segurando uma sacola de cima de um forno de po, mas imaginava que se pulasse de algum lugar realmente alto ela conseguiria realizar esse sonho. Achava que se esfregasse incessamente um lmpada que sua me ganhou no bingo, um gnio sairia dela.

4.7.

Angela (46 anos)


Teve uma infncia boa, porm um pouco difcil financeiramente. Morria de

medo de ir mal na escola e apanhar da me. Gostava muito de brincar com uma tbua de passar roupa que fazia de escorregador. Gostava da vida adulta, e das pessoas que tinham sua prpria bicicleta.

4.8.

Luciana (39 anos)

Teve uma infncia divertida. Brincava muito com seu irmo 3 anos mais novo. Tinha medo da boneca belizrio que acharam debaixo da casa. Tinha um boneco de plstico, bicicleta e vdeogame. Achava que em dias nublados ou em dias chuvosos o sol no nascia, que nestes dias o sol tirava uma folguinha. Tambm achava que a Jeannie vivia mesmo dentro da lmpada, que realmente existia, e ficava imaginando as almofadinhas como podiam ser to minsculas. E acreditava que teletransporte existia mesmo, via no desenho The Jetsons, e sonhava em ter uma Rose, a empregada Robo. E ainda acreditava que se contorcesse bem o nariz suas atividades poderiam ser facilmente feitas, num passe de mgica. Tambm acreditava que se conseguisse chegar at o incio do arcoris (pra ela, ele saia do cho) ento poderia andar sobre ele, como se fosse uma passarela. Tambm achava que quando chovia ou fazia frio era no mundo todo, e que o Rio de Janeiro era um pas.

5. INFNCIA
Segundo Benjamin a infncia, ou classificao do molde clssico de infncia, pode ter dois caminhos distintos: a infncia como herdeiro e a infncia como ajudante. A primeira voltada para a burguesia, onde a criana tratada como herdeira, algum que vai assumir um lugar especial. Logo, esses teriam a infncia plena, vivendo como crianas legtimas. O segundo a infncia como papel auxiliador. A criana no vista como herdeira, pois no possui nada, mas sim como algum que vai ajudar a famlia. Neste caso, a infncia contextualizada na vida adulta com responsabilidades e deveres prximos ao de uma pessoa mais velha. Assim sendo, na viso de Walter Benjamin a criana participante ativa na construo social. Benjamin defendia que a criana no poderia ser catalogada igual a

psicologia e a pedagogia acreditavam. Para ele as crianas eram autores da histria, tanto quanto seus pais. Ele tem esse entendimento atravs da anlise da relao das crianas com o brinquedo, elas reiventavam a utilidade do mesmo e ainda criavam um mundo novo para elas. Neste contexto, Walter Benjamin (1984) diz que a infncia est muito mais prxima das figuras de um artista, mago ou colecionador do que propriamente um pedagogo. Acredita que o brinquedo uma forma de dialogar com o seu povo, por isso a separao das crianas por classes e culturas faz da experincia de cada uma diferente. Afirmando a assim que a infncia nunca ter um padro coerente ou esperado. Levando em considerao este pensamento, Benjamin ainda afirma que a construo da infncia por ns feita com os olhos de um adulto sobre a sua infncia. Pois as experincias sentidas e registradas quando criana jamais tornaro a se repetir, ento criamos e vivemos a representao de nossa infncia, ela nos forma e ns a formamos. Encerrado o raciocnio no entendimento de que, a criana, jamais ser representada de uma forma fiel, pois a mesma teria vrias nuances. bem possvel que a construo da sua infncia seja diferenciada da construo de outrem, pois so as experincias, entendimento e interao com as suas lembranas. Logo, a infncia nica e est intrsicamente ligada com quem a viveu e formou.

6. IMAGINAO
A imaginao tem seu conceito diverdificado entre diversos autores, enquanto muitos estudos a apontam como mera reproduo de cotidiano, outros a indicam como

agente preponderante de percepo do mundo. Dentre inmeros autores que abordam o assunto decidi destacar alguns que deram contribuies significativas a este estudo: Kant, Descartes, Jung, Sartre e Ricouer. So pontos de vistas diferentes entre si, mas que convergem em um ponto em comum: a imaginao de extrema importncia para o homem ter conscincia de si prprio. Na tradio filosfica o conceito de imaginao considerado em segundo plano, dentro de um paradigma que tem na percepo o ato fundador da realidade. Para Jung a imaginao psique, j que somos seres que temos acesso a imagens somente. Sendo assim, a imaginao nada mais do que nossa prpria realidade. Neste conceito a imaginao tem o papel de interpretar a imagem, logo no pode ser considerada como inferior. Ricouer tem pensamento parecido, pois para ele a imaginao produtora de sentido atravs do uso metafrico da linguagem. Para Kant a atividade de imaginar algo inconsciente, inefvel ao ser humano, puro, que se desenvolve at atingir a conscincia. Logo, no um papel meramente perceptivo, mas algo prprio do humano. Diferente de Kant, Descartes atribui imaginao um papel de catalisador da realidade, nesse pensamento a imaginao totalmente dependente da sensibilidade. Sartre traz uma luz a esse assunto. Para ele a imaginao essencial para a liberdade humana, ela no limitada pela ausncia de base emprica atual. O imaginrio irreal pode ser criado do nada, pois mesmo quando somos apresentados a imagens reais, nossa imaginao ir fazer imagem anloga daquilo que mostrado. Por

exemplo, se vemos a foto do Joo, no ser o Joo que imaginaremos e sim uma reproduo dele.

A concluso desse assunto apela para o entendimento que diferencia a memria da imaginao. A primeira vem de fatos que aconteceram e podem nos dar a sensao de serem recorrentes, a segunda nunca nos dar essa sensao e nem criar um hbito. A distino entre os dois um importante para haver um limtrofe entre realidade e iluso (ou fantasia). Levando em considerao as discusses acima fica claro que o humano se entende por humano pelo fato de haver a capacidade de imaginar. Seja por uma construo inconsciente ou de percepo, a imaginao que traz o homem a capacidade de se denominar como um ser pensante.

7. FANTASIA
Segundo Roudinesco (1998), no Dicionrio de psicanlise, o termo fantasia designa a vida imaginria do sujeito e a maneira como este representa para si mesmo sua histria ou a histria de suas origens. Freud separa dois tipos de realidade: a realidade material e a realidade psquica. A primeira retrata fatos, algo que aconteceu verdadeiramente. A segunda seria a fantasia, que para Freud tem valor como objeto de anlise. No insconciente no se distingue a lembrana da fantasia. Sendo assim, no conceito de Freud, fantasia um recurso utilizado para se satisfazer quando a realidade no consegue. Por exemplo o beb que quando est faminto chupa seu dedo para substituir o que no pde ter. Esse conceito confrontado por Melanie Klein. Para ela a fantasia est presente antes mesmo de haver qualquer frustrao com a realidade. Constatou isso aps trabalho com crianas, que fantasiavam constantemente

mesmo quando no eram frustradas. Para Melainie a fantasia era essencial para o desenvolvimento, mesmo que pudesse ser usado como defesa. Conclu assim, que a fantasia, um elemento rudimentar da nossa psique, utilizado para alterar tanto uma realidade frustrada, quanto para incrementar a que vivemos. Mas de qualquer forma um importante elemento de constituio do ser humano.

8. ESTUDO DE CASO
A escolha destes fotgrafos deve-se a temtica escolhida. So artista4s que buscam trabalhar com fico misturada com a realidade. Pretendem em seus trabalhos explorar os mais diversos sentimentos. A minha pesquisa se baseia em entender melhor o que as pessoas pensavam e sentiam quando crianas e isso se aproxima da metodologia apresentada pelos fotgrafos abaixo.

8.1.

Jeff Wall

Jeff Wall um fotgrafo contemporneo que se considera, de certa forma, um escritor. Suas fotografias transitam entre o real e a fico e so, em sua grande maioria, inspiradas na escrita de outras pessoas, como Franz Kafka. Alm disso, suas fotos mostram uma importante qualidade da narrativa: o espectador pode facilmente imaginar uma histria, um enredo. Em entrevista a revista Vice, Jeff diz que o resultado final de suas fotografias age como a combinao de uma pintura e um romance. Recriaes so a marca registrada de Jeff Wall. Certa vez em Vancouver ele testemunhou uma cena impressionante e por vrios motivos no pode fotograf-la. Ento decidiu recriar cada detalhe da cena que viu e fotograf-la em seu estdio. Segundo o prprio artista (JEFF, 2005), ele produz trs tipos de imagens fotogrficas: A imagem extremamente artificial (sem ligao direta com o real), a

imagem direta (imagens to verdadeiras quanto qualquer outra histria da fotografia) e imagens intermedirias, que se encontram no meio do caminho entre as duas anteriores, parecendo meio artificiais, meio verdadeiras, meio fictcias e meio reais. O mtodo utilizado para a produo dessas imagens apelidado pelo prprio Wall de cinematografia consiste na realizao de uma fotografia montada, produzida como um filme onde Wall seria o diretor. E de acordo com este terceiro tipo de fotografia que minha proposta se assemelha ao trabalho de Jeff Wall, desejo recriar as memrias fantasiosas que as pessoas tiveram em sua infncia numa cena montada afim de criar uma catarse do que foi experimentado pelo modelo. Jeff Wall contribui com este projeto principalmente no estilo de montar as cenas, misturando o real com o imaginrio, e criar assim uma atmosfera nova e envolvente.

8.2.

Claudia Jaguaribe
Cludia Jaguaribe tem em seu trabalho uma ntida reflexo sobre o mundo

contemporneo e assume que todos os seus projetos tem sempre um objetivo claro, gerar conhecimento sobre as pessoas e sobre o mundo. Sua obra transita entre a fotografia convencional, cinema e computao grfica. Gosto de criar o cenrio, diz ela, de montar uma imagem. Tem muito de cinema nas minhas imagens. Gosto de multimdia, do texto interferindo, das imagens se sobrepondo. E a partir de uma pesquisa realizada pela internet, Claudia d incio ao projeto Voc tem medo do qu?, onde internautas puderam discorrer sobre os seus medos, desde os mais bvios, aos mais secretos, o que resultou em uma vdeo-instalao, em que vozes dos depoimentos interagem com imagens filmadas por Claudia, provocando no espectador uma forte imerso no sentimento do medo.

A exposio fez um retrato do atual estado da sociedade, porm, um retrato impreciso, generalizado, sem rosto e sem identidade. Segundo Paula Alzugaray, crtica de arte, o trabalho de Claudia no tem a pretenso de registrar cientificamente resultados sobre o medo, mas sim o intuito de promover a identificao, o desabafo e a empatia. E neste aspecto que posso me espelhar no trabalho realizado por Claudia Jaguaribe. O desejo de investigar, descobrir e registrar as fantasias da infncia sem o carter de registro histrico, mas sim de causar ao espectador algum forma de empatia, e interao com a cena. Neste ponto o trabalho de Jaguaribe foi de grande contribuio para o meu projeto, pois ele formado por tetemunhos pessoais sobre a infncia, o que d o ar de familiaridade a obra, tornando-a mais pessoal.

9. Fotos
9.1. Escorregador Tbua de Passar

Essa imagem representa a descida em um escorregador improvisado. O enquadramento tenta preservar uma aura de impessoalidade, sem rostos ou expresses. Assim, todas as pessoas que virem, podem se identificar.

9.2.

Power Rangers Canetinhas

A imagem retrata a brincadeira com canetinhas como se fossem power rangers. A luz ao fundo e o fantasma criado pelos movimentos d um aspectos onrico cena.

You might also like