You are on page 1of 8

Governo do Estado do Cear Secretaria da Cincia, Tecnologia e Educao Superior Universidade Estadual do Cear REITORIA

EDITAL No 06/2014-REITORIA, DE 05 DE MARO DE 2014


Estabelece as normas e fixa o perodo para solicitao de iseno da taxa de inscrio para o Vestibular destinado ao ingresso nos Cursos de Graduao da Universidade Estadual do Cear UECE no 2o perodo letivo de 2014 e d outras providncias.

O Reitor da Universidade Estadual do Cear , Prof. Dr. Jos Jackson Coelho Sampaio, no uso de suas atribuies legais, torna pblico que sero recebidos no perodo de 18 a 25 de maro de 2014 os requerimentos eletrnicos de solicitao de iseno da taxa de inscrio do Vestibular destinado ao ingresso nos Cursos de Graduao da Universidade Estadual do Cear UECE no 2o perodo letivo de 2014, de acordo com as normas a seguir dispostas.

1. DOS CURSOS E VAGAS OFERTADAS 1.1. Os Cursos ofertados para o Vestibular 2014.2 e suas respectivas vagas constaro no Edital que regulamentar este Certame.

2. DOS PEDIDOS DE ISENO 2.1. Os formulrios de solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 somente podero ser preenchidos no site www.uece.br/cev e devero ser entregues juntamente com toda a documentao pertinente a cada categoria de iseno nos locais indicados no subitem 2.5. 2.2. A CEV/UECE no disponibilizar, nos locais de entrega da documentao, formulrios para solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2. 2.3. O acesso pela internet para o preenchimento dos formulrios de solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 poder ser feito das 08h 00min do dia 18 de maro at as 23h 59min do dia 25 de maro de 2014, no site www.uece.br/cev. 2.4. A partir das 23h 59min do dia 25 de maro de 2014, o acesso ao site para o preenchimento dos formulrios de solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 ser bloqueado. 2.5. A CEV/UECE receber os requerimentos eletrnicos preenchidos, juntamente com toda a documentao pertinente a cada categoria de iseno, no perodo de 18 a 26 de maro de 2014 (dias teis), nos seguintes locais: a) Sede da CEV/UECE, no Campus do Itaperi, Av. Dr. Silas Munguba (antiga Av. Ded Brasil), 1700, no horrio corrido das 08h 00min s 17h 00min,

Pgina 1 de 8

com exceo do dia 24 de maro, quando o atendimento se estender at s 19h 00min; b) Sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado, no horrio de funcionamento das mesmas. 2.5.1. Em virtude de o formulrio eletrnico de solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 poder ser preenchido at as 23h 59min do dia 25 de maro, os requerimentos preenchidos, juntamente com toda a documentao pertinente a cada categoria de iseno, tambm podero ser entregues no dia 26 de maro de 2014, no horrio corrido das 8h 00min s 17h 00min, na sede da CEV/UECE, Campus do Itaperi, e nas sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado, em seus respectivos horrios de funcionamento.

3. DAS CATEGORIAS DE ISENO 3.1. Podero ser contemplados com iseno do pagamento da taxa de inscrio para o Vestibular 2014.2, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduao regular da UECE e que estejam enquadrados em uma das seguintes Categorias: 3.1.1. Categoria A: Professor ou funcionrio da FUNECE e professor ou funcionrio cedido FUNECE. 3.1.2. Categoria B: Filho ou dependente legal (por deciso judicial) de professor ou de funcionrio da FUNECE e filho ou dependente legal (por deciso judicial) de professor ou de funcionrio cedido FUNECE. 3.1.3. Categoria C: Doador de sangue no Estado do Cear. 3.1.4. Categoria D: Professores ou funcionrios, bem como filhos de professores ou funcionrios do Quadro de Pessoal do Poder Executivo do Municpio de Quixad, de acordo com Convnio celebrado entre a Fundao Universidade Estadual do Cear e o referido Municpio. 3.1.5. Categoria E: Egresso do Ensino Mdio, que tenha cursado com aprovao, todo o Ensino Mdio regular, durante trs anos letivos (1 o, 2o e 3o anos), em escolas pblicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear. 3.1.6. Categoria F: Aluno que esteja cursando o segundo semestre do 3 o ano do Ensino Mdio em escola pblica (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear e que tenha cursado o 1 o semestre do 3o ano em escola pblica (municipal, estadual ou federal), bem como o 1o e o 2o anos do Ensino Mdio, com aprovao, tambm em escola pblica (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear. 3.2. Para as categorias elencadas nos subitens 3.1.5 e 3.1.6 sero concedidas, no mximo, duas isenes. 3.2.1. A primeira concesso de iseno equivale a 100% (cem por cento) do valor da taxa de inscrio e a segunda, a 50% (cinquenta por cento) do valor da referida taxa.

Pgina 2 de 8

3.2.2. Tendo em vista os custos do processo, aps a concesso da iseno, a deciso do beneficirio de no a usufruir ser considerada e contada como uma concesso j deferida, quando o mesmo solicit-la pela segunda vez.

4. DA DOCUMENTAO A SER ENTREGUE NO ATO DO PEDIDO DE ISENO 4.1. A documentao que dever ser entregue no ato do pedido de iseno, por categoria a que segue: 4.1.1. Categoria A Professor ou funcionrio da FUNECE e professor ou funcionrio cedido FUNECE: a) Requerimento em formulrio padronizado de solicitao de iseno, devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras; b) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original, quando no autenticada; c) Fotocpia do ltimo contracheque (somente para professor ou funcionrio da FUNECE) ou Declarao emitida pelo Departamento de Pessoal (DEPES) da UECE, informando que professor ou funcionrio da FUNECE ou professor ou funcionrio cedido FUNECE; d) No caso de funcionrio, fotocpia, acompanhada do original quando no autenticada, do Certificado de Concluso do Ensino Mdio ou fotocpia do Histrico Escolar dos 3 (trs) anos do Ensino Mdio, se o candidato j tiver concludo este nvel de ensino, ou Declarao informando que o candidato est cursando o 2o semestre do 3o ano do Ensino Mdio, caso seja esta a sua situao no momento do pedido de iseno. 4.1.2. Categoria B Filho ou dependente legal (por deciso judicial) de professor ou de funcionrio da FUNECE e filho ou dependente legal (por deciso judicial) de professor ou de funcionrio cedido FUNECE: a) Requerimento em formulrio padronizado de solicitao de iseno, devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras; b) Fotocpia, acompanhada do original quando no autenticada, do Certificado de Concluso do Ensino Mdio ou fotocpia do Histrico Escolar dos 3 (trs) anos do Ensino Mdio, no caso de o candidato ter concludo este nvel de ensino, ou Declarao informando que o candidato est cursando o 2o semestre do 3o ano do Ensino Mdio, caso seja esta a sua situao no momento do pedido de iseno; c) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original quando no autenticada; d) Para o candidato filho de professor ou de funcionrio da FUNECE: fotocpia do ltimo contracheque do genitor que possuir tal vnculo ou Declarao emitida pelo Departamento de Pessoal (DEPES) da UECE, informando que o pai ou a me desse candidato professor ou funcionrio da FUNECE ou professor ou funcionrio cedido FUNECE;

Pgina 3 de 8

e) Para o candidato dependente legal (por deciso judicial) de professor ou de funcionrio da FUNECE ou professor ou funcionrio cedido FUNECE: fotocpia do ltimo contracheque do responsvel legal (exclusiva para professor ou funcionrio da FUNECE) ou Declarao emitida pelo Departamento de Pessoal (DEPES) da UECE, informando que o responsvel legal pelo candidato professor ou funcionrio da FUNECE ou professor ou funcionrio cedido FUNECE; fotocpia da deciso judicial. 4.1.3. Categoria C - Doador de sangue no Estado do Cear: a) Requerimento em formulrio padronizado de solicitao de iseno, devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras; b) Fotocpia, acompanhada do original quando no autenticada, do Certificado de concluso do Ensino Mdio ou fotocpia do Histrico Escolar dos 3 (trs) anos do Ensino Mdio, no caso de o candidato ter concludo este nvel de ensino, ou Declarao informando que o candidato est cursando o 2o semestre do 3o ano do Ensino Mdio, caso seja esta a sua situao no momento do pedido de iseno; c) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original, quando no autenticada; d) Certido expedida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Cear HEMOCE, conforme estabelecido no Art. 2 da Lei Estadual No 12.559/1995. 4.1.4. Categoria D - Professores ou funcionrios, bem como filhos de professores ou funcionrios do Quadro de Pessoal do Poder Executivo do Municpio de Quixad: a) Requerimento de inscrio devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras e assinado; b) Fotocpia do ltimo contra-cheque do candidato ou declarao emitida pelo rgo Central de Recursos Humanos do Municpio de que o candidato professor ou funcionrio do Quadro de Pessoal do Municpio ou fotocpia do ato de nomeao do candidato. c) Fotocpia, acompanhada do original quando no autenticada, do Certificado de concluso do Ensino Mdio ou fotocpia do Histrico Escolar dos 3 (trs) anos do Ensino Mdio se o candidato j tiver concludo este nvel de ensino; ou Declarao informando que o candidato est cursando o 2o semestre do 3o ano do Ensino Mdio, se o mesmo ainda estiver cursando o Ensino Mdio; d) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original, quando no autenticada; 4.1.5. Categoria E - Egresso do Ensino Mdio, que tenha cursado com aprovao, todo o Ensino Mdio regular, durante trs anos letivos (1 o, 2o e 3o anos), em escolas pblicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear:

Pgina 4 de 8

a) Requerimento em formulrio padronizado de solicitao de iseno, devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras; b) Fotocpia do Histrico Escolar dos 3 (trs) anos do Ensino Mdio, que ser conferida pelo original, quando no autenticada; c) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original, quando no autenticada. 4.1.6. Categoria F - Candidato que esteja cursando o segundo semestre do 3o ano do Ensino Mdio em escola pblica (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear e que tenha cursado o 1 o semestre do 3o ano em escola pblica (municipal, estadual ou federal), bem como o 1o e o 2o anos do Ensino Mdio, com aprovao, tambm em escola pblica (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear: a) Requerimento em formulrio padronizado de solicitao de iseno devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras; b) Fotocpia do Histrico Escolar dos 2 (dois) primeiros anos do ensino mdio, que ser conferida pelo original, quando no autenticada; c) Declarao de que o candidato est cursando, em escola pblica (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Cear, o 2 semestre do 3 ano do Ensino Mdio; d) Fotocpia do documento de identidade, que dever ser conferida pelo original, quando no autenticada.

5. DO RESULTADO DA ISENO 5.1. As seguintes relaes sero disponibilizadas na secretaria da CEV/UECE e no site da CEV/UECE (www.uece.br/cev), a partir das 17h 00min do dia 08 de abril de 2014: 5.1.1. Relaes com os nomes dos candidatos das Categorias A, B, C, D, E e F, cujos requerimentos de solicitao de iseno da taxa de inscrio do Vestibular 2014.2 da UECE tiverem sido deferidos (aceitos). 5.1.2. Relaes com os nomes dos candidatos das Categorias A, B, C, D, E e F, cujos requerimentos de solicitao de iseno da taxa de inscrio do Vestibular 2014.2 da UECE tiverem sido indeferidos (no aceitos).

6. DOS RECURSOS 6.1. Os Recursos Administrativos referentes ao indeferimento dos requerimentos de solicitao de iseno sero recebidos, nos dias 09 e 10 de abril de 2014, nos locais a seguir indicados: a) Protocolo Geral da UECE, no Campus do Itaperi, no horrio das 08h 00min s 12h 00min e das 13h 00min s 17h 00min, para os candidatos que solicitarem iseno em Fortaleza;

Pgina 5 de 8

b) Nas Secretarias das Unidades Acadmicas da UECE do Interior do Estado, no horrio de funcionamento destas Unidades, para os candidatos que solicitarem iseno nestas Unidades. 6.2. O resultado do julgamento dos recursos administrativos relativos iseno ser divulgado no dia 14 de abril de 2014 no endereo eletrnico www.uece.br/cev.

7. DA VALIDADE 7.1. A iseno concedida como consequncia deste Edital ter validade para inscrio somente no Vestibular 2014.2.

8. DISPOSIES FINAIS 8.1. A inscrio para o Vestibular 2014.2 ser obrigatria em todos os casos. 8.2. O fato de o candidato ter sido contemplado com a iseno NO o inscreve automaticamente para o Vestibular 2014.2 da UECE. 8.3. No perodo de inscrio para o Vestibular 2014.2, o candidato contemplado com iseno da taxa de inscrio quer seja parcial (50%), quer seja total (100%), dever efetivar sua inscrio. 8.4. A inscrio dos candidatos de todas as Categorias contemplados com iseno do pagamento da taxa de inscrio do Vestibular 2014.2 ser efetuada em conformidade com o que for estabelecido no Edital que disciplinar esse Certame. 8.5. Ser aceita a solicitao de iseno de taxa de inscrio feita por representante do candidato, mediante a entrega de toda a documentao exigida para o candidato, de acordo com a categoria em que ele se enquadra, e da fotocpia da identidade do representante, que ser conferida pelo original quando no autenticada. 8.5.1. A ficha de solicitao de iseno dever, obrigatoriamente, estar assinada pelo candidato e os documentos, autenticados ou acompanhados dos originais para serem autenticados pelo agente recebedor. 8.5.2. Cada representante poder entregar, no mximo, 5 (cinco) requerimentos de solicitao de iseno. 8.6. Somente sero considerados documentos de identidade carteiras e/ou cdulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurana, pelas Foras Armadas, pelo Ministrio das Relaes Exteriores e pela Polcia Militar; Passaporte Brasileiro; Carteira de Trabalho; Identidades para Estrangeiros; Carteiras Profissionais expedidas por rgos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade, bem como a Carteira Nacional de Habilitao (com fotografia, na forma da Lei no 9.503/97), desde que no prazo de validade. 8.6.1. No sero aceitos como documento de identidade, dentre outros, certido de nascimento, ttulo de eleitor, cadastro de pessoa fsica (CPF), carteira nacional de habilitao motorista (modelo antigo), carteira com data de

Pgina 6 de 8

validade vencida, carteira de identidade funcional no regulamentada por lei, carteira de estudante e boletim de ocorrncia policial . 8.7. O recebimento da documentao do candidato por pessoal credenciado pela CEV/UECE no garante a concesso do benefcio, pois os requerimentos de solicitao de iseno sero analisados pela CEV/UECE e aqueles que no estiverem de acordo com as condies estabelecidas neste Edital sero considerados indeferidos (no aceitos). 8.8. A solicitao de iseno da taxa do Vestibular pelo candidato implica o conhecimento e a tcita aceitao das normas e condies estabelecidas neste Edital, em relao s quais no poder alegar desconhecimento ou inconformao. 8.9. No ser aceita a solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 por qualquer outra via que no seja uma das definidas neste Edital, excetuandose as situaes de que trata seu subitem 8.13. 8.10. No ser considerada, em nenhuma hiptese, a anexao ou substituio de qualquer documento dentro ou fora do perodo estabelecido para solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2, se a mesma j tiver sido entregue. 8.10.1. Somente sero aceitos documentos que acompanharem recursos administrativos relativos a questionamento de indeferimento de requerimento de solicitao de iseno da taxa do Vestibular 2014.2 se, a juzo da CEV/UECE, no forem considerados anexao ou substituio daqueles documentos j entregues pelo candidato no ato do pedido de iseno. 8.11. A CEV poder, no ltimo dia do perodo de iseno, autorizar um novo prazo para que documento(s) exigido(s) para a iseno e que no sejam possveis de ser apresentados por alguns candidatos seja(m) entregue(s). Neste caso fica criada a situao denominada de Pedido de Iseno Pendente. 8.11.1. O candidato com Pedido de Iseno Pendente entregar toda a documentao referente iseno at a data limite estabelecida, no sendo aceita, em nenhuma hiptese, a entrega em data posterior. 8.11.2. A CEV adotar procedimentos administrativos de controle dos Pedidos de Iseno Pendentes. 8.12. A CEV poder credenciar Escolas Pblicas para receberem a documentao referente a pedidos de iseno de candidatos enquadrados nas Categorias elencadas nos subitens 3.1.5 e 3.1.6, mediante os seguintes procedimentos: a) A Escola enviar correspondncia CEV/UECE, solicitando credenciamento para receber os pedidos de iseno e a documentao respectiva; b) Na correspondncia dever constar o nome de um coordenador ou professor da Escola, para ser seu representante e interlocutor com a CEV e, consequentemente, o responsvel pelos trabalhos referentes ao processo de iseno naquela Escola;

Pgina 7 de 8

c) O interlocutor dever comparecer sede da CEV para ser cadastrado, comprovar seu vnculo com a Escola, tomar conhecimento dos procedimentos e instrues e assinar o Termo de Credenciamento. 8.12.1. 8.12.2. 8.12.3. O perodo de credenciamento da Escola ser de 13 a 18 de maro de 2014. Podero ser credenciadas Escolas fora do prazo estabelecido no subitem anterior, desde que a CEV/UECE aceite a justificativa apresentada. A entrega dos documentos na CEV pelas escolas credenciadas ser realizada no dia 27 de maro de 2014.

8.13. Os candidatos amparados pela Resoluo No 293-CD, de 21 de junho de 2006, do Conselho Diretor, podero solicitar iseno da taxa de inscrio do Vestibular 2014.2, por meio de protocolo, durante o perodo destinado inscrio dos candidatos ao Vestibular, nos dias que sero divulgados no Edital de inscrio. 8.13.1. As solicitaes a que se refere o item anterior somente podero ser aceitas se forem protocolizadas at o prazo especificado. 8.14. Os itens e/ou subitens deste Edital podero sofrer eventuais alteraes, atualizaes ou acrscimos, que sero informados no endereo eletrnico www.uece.br/cev, por meio de Edital ou Comunicado Oficial expedido pela Comisso Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Cear (CEV/UECE). 8.15. No haver devoluo da documentao entregue por ocasio da solicitao de iseno da taxa de inscrio do Vestibular 2014.2 da UECE. 8.16. Os casos omissos sero resolvidos por deliberao da Comisso Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Cear.

REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR, em Fortaleza, 05 de maro de 2014.

Prof. Dr. Jos Jackson Coelho Sampaio Reitor da UECE

Pgina 8 de 8

You might also like