You are on page 1of 3

Disciplina: Fsica Mecnica Professora: Rejane Cristina Dorn 3 Lista de exerccios Movimento em uma dimenso

1) A velocidade mxima permitida em uma estrada modificada de 88,5 km/h para 104,6 km/h. Quanto tempo economizado em uma viagem desde a entrada da cidade A at cidade B, por algum que viaja no limite da velocidade permitida por todo o percurso de 700 km da estrada? 2) Um carro movendo-se com acelerao constante percorre a distncia entre dois pontos a 60 m um do outro em 6 s. A sua velocidade quando passa pelo segundo ponto, de 15 m/s. (a) Qual a velocidade no primeiro ponto? (b) Qual a acelerao? (c) A que distncia aqum do primeiro ponto o carro estava em repouso? 3) Dois trens, um movimentando-se a 72 km/h e o outro a 144 km/h, trafegam na mesma linha frrea em sentidos opostos. Quando esto separados por uma distncia de 950 m, cada maquinista v o outro trem e aciona os freios. Se eles podem desacelerar cada trem a uma taxa de 1 m/s 2, determine se haver coliso. Suponha que os maquinistas no acionem os motores para movimentar, em sentido contrrio, um trem que tenha parado.

4) Um carro est se movendo a uma velocidade constante de 33 m/s em uma autoestrada. No instante em que este carro passa por um acesso, um segundo carro entra na auto-estrada vindo deste acesso. O segundo carro parte do repouso e possui uma acelerao constante. Que acelerao ele deve manter para que os dois carros se encontrem pela primeira vez na prxima sada, que est a 2,5 km? 5) Um carro parte do repouso, mantendo uma acelerao constante igual a 2 m/s2, durante os primeiros 40 s. Em seguida, ele continua se deslocando durante os 10 s com velocidade constante. Depois, freia-se o carro com uma acelerao constante igual a 4 m/s2, at par-lo. Calcule a distncia total percorrida pelo carro desde o incio do movimento at o fim de seu movimento.

6) Uma bola lanada para cima leva 2,25 s para atingir uma altura de 36,8 m. (a) Qual a intensidade da velocidade inicial? (b) Qual a intensidade da velocidade nessa altura? (c) Qual a altura que a bola atinge? 7) Um objeto largado de uma ponte 45 m acima da gua. O objeto cai dentro de um barco que se desloca com velocidade constante e estava a 12 m do ponto de impacto no instante em que o objeto foi solto. Qual a velocidade do barco? 8) De um telhado caem gotas de chuva, separadas por intervalos de tempo iguais entre si. No momento em que a 5 gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a distncia que separa as duas gotas (4 e 5) nesse instante, se a altura do telhado de 20 m?

9) Uma pedra lanada verticalmente de um rochedo que tem 100 m de altura. Durante o ltimo segundo de queda, ela percorre a distncia de 45 m. Calcule a velocidade inicial da pedra. 10) Um objeto arremessado verticalmente para cima e se eleva at uma altura mxima de 12 m acima de seu ponto de lanamento. Em que altura acima de seu ponto de lanamento o mdulo da velocidade do objeto se reduziu metade de seu valor inicial? 11) Uma bola de chumbo deixada cair de um trampolim localizado a 5,2 m acima da superfcie de um lago. A bola bate na gua com uma certa velocidade e afunda com a mesma velocidade constante. Ele chegar ao fundo 4,8 s aps ter sido largada. Qual a profundidade do lago? 12) Um certo malabarista geralmente arremessa bolas verticalmente at uma altura H. A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro de tempo no ar? 13) Um avio a jato voa horizontalmente a 1300 km/h, inicialmente a uma altura h = 35 m acima do nvel do solo. Entretanto, no tempo t = 0, o piloto comea a sobrevoar um terreno inclinado para cima de um ngulo = 4,3. Se o piloto no mudar a direo do avio, em que instante t o avio se chocar com o solo?

14) Um carro, viajando a 30 m/s, entra em um tnel de pista nica, onde h um furgo, movendo-se lentamente 155 m sua frente, com velocidade constante de 5 m/s. O carro aplica os freios, a 2 m/s2. Determine a que distncia dentro do tnel os carros se encontram e em qual instante.

Respostas 1) 1 h e 12 min 2) (a) 5 m/s; (b) 1,67 m/s2; (c) 7,5 m 3) Haver coliso. 4) 0,87 m/s2 5) 3200 m 6) (a) 27,4 m/s; (c) 5,35 m/s; (c) 38,3 m 7) 3,96 m/s 8) 1,27 m 9) 23 m/s 10) 8,95 m

11) 38,06 m 12) 4 H 13) 1,3 s

You might also like