You are on page 1of 21

1

MINISTRIO DA EDUCAO

INSTITUTO FEDERAL DE GOIS


COORDENAO DE MECNICA
Laboratorio de hidrulica e pneumtica

REDES DE DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO

Goinia, agosto de 2013.

REDES DE DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO


1.0 INTRODUO Chama-se REDES DE DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO o conjunto de tubos e dos diversos acessrios utilizados na conduo do ar comprimido, A sua utilizao deve se ao fato do ponto de gerao e armazenagem do referido fluido encontra-se, em geral, distante do ponto de utilizao, chamado de consumidor. A rede de distribuio de ar comprimido tambm recebe o nome de tubulao. Na implantao de uma rede de distribuio de ar comprimido deve-se observar fatores importantes, pois toda a rede poder funcionar tambm como um reservatrio auxiliar e ainda a seleo pouco criteriosa dos acessrios e tubo causar um baixo rendimento de todo conjunto comprometendo o funcionamento dos equipamentos consumidores de AC. A rede de ar comprimido estende-se da vlvula de gaveta ou esfera (registro), na sada do sistema de gerao at a entrada da unidade de condicionamento, no incluindo os dois. Tambm poder aparecer aps o registro que sai do secador ou depois daquele que pertence ao by pass. A rede de ar comprimido ser dividida em duas partes: 1 RAMAL PRIMRIO ( Ramal 1rio) Tubulao que sai do sistema de gerao e vai at o ramal secundrio. Conforme figura 2 2 RAMAL SECUNDRIO (Ramal 2rio) Tubulao que sai do ramal primrio e vai a entrada da umidade de condicionamento. A figura 1 mostra um diagrama do sistema de gerao e a tubulao formada pelo ramal primrio e secundrio.

Figura 1 Diagrama do sistema de gerao e a tubulao primria e secundria. Dependendo do Lay Out proposto pela instalao podero aparecer nas redes de ar comprimido os seguintes equipamentos: Vlvulas Registros de Esferas Registros de Gavetas Conexes Curvas (raio longo) Curva (raio curto) Cotovelo

Tee Reduo Acessrios Drenos Filtros Tubulaes Canos Mangueiras Outros 1.1 - TUBOS CONDUTORES DE AR COMPRIMIDO (AC) Tubos so condutores fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Geralmente, possuem seco circular e em sua grande maioria funciona como condutos forados. Existe uma grande quantidade de materiais para a confeco destes tubos. A norma A.S.T.M. (American Society for Testing and Materials) especifica uma srie deles em que para as aplicaes da pneumtica depender dos seguintes fatores. - Presso - Temperatura - Coeficiente de atrito (entre as paredes internas do tubo e o fluido) - Resistncia oxidao e a corroso - Grau de segurana 1.1.1 Materiais mais utilizados para condutores de AC - TUBO PRETO - No tratado, e assim corri rapidamente, deve ser pintado, pode ser soldado. Apresenta paredes internas bastante lisas o que proporciona um baixo coeficiente de atrito e, portanto menor P TUBO GALVANIZADO tratado e no necessita de pintura, resiste melhor corroso e no deve ser soldado. Devido ao seu aspecto construtivo, tem paredes internas bastante rugosa e conseqentemente uma maior P. Deve ser observado o fato de que os condutores de ar comprimido, conforme normas tcnicas devem ser pintados de cor azul. Isto auxilia na identificao dos diversos tubos que iro aparecer numa instalao industrial. Os tubos mais recomendados so:
- ASTM A53 Tubo para uso em geral com ou sem costura e atende aos dimetros de 1/8 at 26 de nominal. Podem ser tubo preto ou galvanizado. Indicado para conformao e utilizado em temperaturas de o at 400 C. - ASTM A120 Podem ser Preto ou Galvanizado, com ou sem costura ideal para fluidos no inflamveis a o temperatura de 200 C. Mais econmico que o anterior - ASTM A134 Atende grandes dimetros, geralmente acima de 16 pode ser soldado. - TUBOS PLSTICOS atualmente um grupo muito empregado e pertence famlia do PPR (polipropileno copolmero random). Esto disponveis nos dimetros de 20 a 160 mm. A utilizao desses materiais tem crescido muito nos ltimos anos e principalmente na substituio dos aos inoxidveis. De um modo geral os tubos plsticos apresentam as seguintes vantagens: Baixa densidade (variando entre 0,9 e 2,2 em relao ao ao carbono com 8,8 aprox.) Resistente a corroso Atrito entre paredes internas e o fluido muito baixo. o o Temperatura 20 C a 70 C.

Antes de iniciar a montagem das tubulaes, sempre que possvel, deve ser instaladas os equipamentos do sistema de gerao como: reservatrios, secadores, filtros

separadores de H2O/leo, drenos e demais equipamentos. Pois desta forma torna-se mais fcil a conexo dos mesmos com as referidas tubulaes. Os ramais primrios, em sua grande maioria, so instalados de forma area utilizando suportes que devero ser fixados na parede ou no teto. Vrias so as configuraes de suportes de fixao da tubulao/teto ou parede. A figura 2 seguinte mostra trs dos diversos modelos de fixao.

Figura 2 Tipos de suportes utilizados na fixao do ramal primrio. (1) - Suspenso por tirantes, (2) - Fixao no teto, (3) - Fixao em parede A unio entre os tubos ou entre acessrios pode ser feito em trs formas: - Roscadas, - Soldadas, - Flangeadas. A seleo do tipo de unio a ser utilizada depende de alguns fatores como: Dimetro do tubo, o mais importante. Unies desmontveis ou permanentes Custo Material A tabela 1 a seguir mostra o tipo de unio em relao ao seu dimetro, pois o projetista poder encontrar dificuldades em selecionar o tipo de unio mais adequada . Esta informao vlida apenas para tubos de ao, pois no caso PPR todas as unies e derivaes sero feitas por termofuso. Tabela 1 - Relao tipo de unio/Dimetro Tipo de Unio Mn. Mx. Roscada 2 Soldada 2 8 Flangeada 8 14 O ramal Primrio, quando projetado e instalado deve sofrer uma inclinao, no sentido do fluxo, geralmente 2% do seu comprimento. A referida inclinao proporcionara a coleta do condensado formado na tubulao ou mesmo o seu restante, pois equipamentos como secadores, filtros e outros quando no atuaram de forma satisfatria permitiro o avano do condensado ate a distribuio do AC. A ligao entre o ramal primrio e o ramal secundrio deve ser feita pela parte superior do ramal 1rio, de forma a no permitir a captao do condensado pelo ramal 2 rio durante o fluxo de AC para o consumidor. A figura 3 mostra a ligao entre o ramal 1rio e o 2rio para dois tipos de unies na derivao, sendo uma soldada e a outra roscada. Ainda na mesma figura mostrada a inclinao do ramal primrio.

Figura 3 - instalao do ramal 1rio e 2rio e a inclinao do ramal 1rio 1.1.2 - Identificao dos pontos de consumo do ar comprimido A distribuio dos pontos de ar comprimido na planta baixa dever obedecer ao layout da instalao das mquinas, conforme a linha de produo. Na etapa de identificao dos pontos de AC, conforme a instalao dos consumidores, deve ser adotados uma seqncia de procedimentos que venha auxiliar o projetista. Como sugesto ser mostrada o seguinte roteiro:
1- Escolher o melhor local para a instalao do sistema de gerao. Ideal seria a instalao do mesmo no centro geomtrico dos consumidores de modo a economizar tubos de dimetros maiores. Tal fato raramente acontece, pois surgem problemas de espaos disponveis, ventilao, rudos, alimentao de energia e outros. 2 - Marcar na planta baixa os pontos de consumo de AC identificando o consumidor (mquina). 3 - Fazer lanamento da tubulao ligando o sistema de gerao at os consumidores. Na referida planta baixa deve aparecer o ramal 1rio e o ramal 2rio. A experincia do projetista nesse momento tem grande importncia uma vez de a mesma apresentar solues mais econmicas. 4 - Dividir a tubulao em trecho de modo a passar por ele sempre a mesma vazo. 5 - Dimensionar a tubulao no trecho observando a velocidade econmica e ainda a perda de carga. Devero ser consideradas possveis ampliaes no futuro. 6 - Alm da planta baixa com a identificao dos consumidores e lanamento da tubulao, dever tambm ser construdo o desenho isomtrico da tubulao mostrando todos os componentes, dimetro, e declividade da tubulao.

1.2 - DIMENSIONAMENTO DAS TUBULAES A figura 4 abaixo apresenta o esquema de uma tpica instalao geradora/Consumidora de AC, representada em forma de diagrama de bloco. Atravs desse diagrama visualizao de todo sistema e de suas variveis fica simplificada, tornando o dimensionamento da tubulao mais didtico.

Figura 4 Diagrama de bloco identificando os componentes e variveis de uma unidade geradora/consumidora de AC

No dimensionamento de condutores de ar comprimido em uma instalao deve-se, inicialmente, fazer o lanamento da tubulao sobre a planta baixa, neste caso ser obedecido rigorosamente a disposio dos consumidores, conforme lay-out. Aqui importante o conhecimento prtico do projetista pois a mesmo tornar a instalao mais econmica. Deve ser lembrado que o local e a posio das mquinas consumidoras na planta da indstria devem ser rigorosamente obedecidos, pois as mesmas dependem de vrios fatores. Sugestes de provveis mudanas no lay-out ou planta baixa deveriam ser apresentadas em etapas anteriores. Na sequncia do dimensionamento dos dimetros e da perda de carga toda a tubulao deve ser divida em trechos. Nos trechos no devem aparecer ramificaes, ao longo da sua extenso, pois as ramificaes identificam o inicio e o final dos referidos trechos. Aps a diviso da tubulao em trechos inicia-se o dimensionamento. Este deve ser feito utilizando dois seguintes critrios: Pela velocidade econmica, - Veco Pela perda de carga - P Inicialmente determina-se o dimetro da tubulao, no trecho em questo, utilizando a velocidade econmica. Em seguida a perda de carga deve ser calculada considerando o mesmo trecho 1.2.1. Dimensionamento da tubulao pela velocidade econmica O dimetro da tubulao ser dado pela expresso 1.1 a seguir, sendo esta bastante conhecida nas aplicaes da H & P

QTOTAL = Veco Atubo


Sendo:

(1.1)

QTOTAL Vazo total de ar comprimido, a presso de linha, que passa pela tubulao no, trecho em estudo. A vazo total deve ser obtida a partir do somatrio de todos consumidores no trecho e o seu valor ser dado pelo expresso 1.2 abaixo. QTOTAL = QMAQ i...n
i =1 n

(1.2)

Particularidades como fabricantes, aplicaes, nacionalidades, normas e outros fatores, favorecem a presena de presses de trabalho diferentes entre as mquinas, no a magnitude, mas tambm a sua unidade. Portanto, para que seja feito o somatrio da vazo de todas as mquinas, presentes no mesmo trecho em estudo, necessrio converso destas vazes em uma mesma presso. Neste caso sugerida a converso da vazo a presso de trabalho para a vazo a presso de linha. A partir de ento faz-se o somatrio das vazes. Para a converso da vazo a presso de trabalho para a vazo a presso de linha utiliza-se a expresso 1.3 abaixo. PTRAB. ABS _________________ PLINHA ABS Como j foi visto anteriormente, a presso de linha aquela ajustada no pressostato. A mesma tem um valor mximo (PLINHAmax), quando o compressor entra em alivio e um valor mnimo (PLINHAmin), quando o compressor entra em carga . Estes valores devem ser escolhidos pelo projetista do sistema de gerao e distribuio. O valor mdio aproximado da presso de trabalho (PTRAB) na maioria das mquinas deve ser outro fator adotado. Geralmente, para a grande maioria das aplicaes o valor mdio aproximado da

QLINHA =

QTRAB.

(1.3)

presso de trabalho de 6 Bar. Como ser visto a frente, torna-se mais econmico a instalao de um ramal exclusivo para atender mquinas em que a presso de trabalho das mesmas esto muito acima de 6 Bar. Na prtica, costuma-se utilizar a presso de linha mnima como sendo a presso de trabalho acrescentando 10%, ou seja: PLINHAmin = 1,1PTRAB = 6,6 Bar. J a presso de linha mxima dada pela presso de trabalho acrescentando 20%, portanto: PLINHAmin = 1,2PTRAB = 7,2 Bar. Desta forma a presso de linha ir variar conforme o intervalo mostrado abaixo: 6,6 PLINHA 7,2 bar Tais valores, quase sempre, depende da vivncia do projetista e da necessidade de reduzir o consumo de energia. Ainda deve ser lembrado que esta variao na presso de linha ocorre, principalmente, quando na instalao for utilizado compressores de deslocamento positivo alternativo, pois a utilizao do pressostato poder ser dispensada quando for utilizado compressores de deslocamento positivo rotativo. Fator de utilizao das mquinas consumidoras de AC Antes que seja feito o somatrio das vazes torna-se necessario conhecer a demanda de consumo de cada usurio, pois este identificar a parcela de tempo em que o equipamento pemanecer funcionando em plena carga durante a sua jornada de trabalho. Portanto a vazo de trabalho do referido equipamento dever passar por uma correo e para tal deve ser utilizada a tabela 2. Finalmente a vazo de trabalho (QTRAB) a ser utilizada na expresso 1.3 deve ser corrigida pelo fator de utilizao (FU), ou seja, ser obtida a partir do produto da vazo de trabalho, fornecida pelo fabricante do equipamento, e o fator de utilizao, conforme valor encontrado na tabela 2. Tabela 2 - Fator de demanda para cada mquina CONSUMIDOR FATOR DE UTILIZAO (FU) Furadeiras 0,20 a 0,55 Esmerilhadeiras 0,60 Talha 0,20 Bico de limpeza 0,10 Parafusadeiras 0,20 Jato de areia 0,20 Pistola para pintura 0,50 Cortador circular 0,40 Mquinas operatrizes 0,20 a 0,60 Mquinas de processo 0,90 a 1,00 Oxiplasma 0,50 Solda ponto 0,50 Prensa 0,60 Rebitadores 0,20 Os dados da tabela 2, apresentada acima, foram retirados dos catlogos de cada equipamento, portanto pode-se encontrar informaes diferentes, uma vez que o fator de utilizao de cada mquina depende de seu modelo aspecto construtivo e fabricante. Veco Velocidade econmica. a velocidade com que o fluido ir passa pela tubulao. Devem ser adotados os seguintes valores para a velocidade econmica Para Ramal 1ario 6 a 10 m/s Para Ramal 2ario 20 a 30 m/s

Estes valores so encontrados nas diversas literaturas sobre o assunto. A utilizao de velocidades econmicas (Veco) acima destes valores ir elevar a perda de carga (P) no trecho da tubulao em questo, pois medida que for aumentado a velocidade do fluido, que passa pela tubulao, o No de Reynolds ir elevar-se, na mesma proporo. A elevao deste valor tornar o escoamento do fluido ainda mais turbulento. A expresso 1.4 mostra a relao entre o No de Reynolds e a velocidade do fluido na tubulao. Vel. (1.4) Re = ___________

Atubo rea da tubulao. A partir dessa informao, obtm-se a dimetro comercial (comercial) do tubo a ser utilizado. A tabela 3 a seguinte mostra os diversos dimetros disponveis no mercado. Tabela 3 - Dimetros comerciais de tubos utilizados para AC mm 12 20 25 32 40 50 63 75 100 125 150 200 250 300 350 Pol 1 1 1 2 2 3 4 5 6 8 10 12 14 1.2.2. Dimensionamento da tubulao pela perda de carga De posse do dimetro comercial, deve ser determinada a perda de carga no trecho em estudo a partir da expresso 1.5 seguinte.

P = 1,663785 x 108
Sendo:

QN1,85 x LTOTAL
_______________________

(1.5)

5 COM

x PABS

P Perda de carga, em Bar. A perda de carga uma varivel que sempre ir aparecer no estudo da H & P, pois a mesma sempre indicar a diferena de presso entre dois pontos, ou seja, P = P1 P2. Neste estudo, a perda de carga em questo ocorre considerando a presso de entrada do trecho em estudo, at a sua sada, portanto: P = Penttrecho Psaitrecho A presso de entrada diferente em cada trecho. O mesmo deve ocorrer com a presso de sada. No primeiro trecho, aquele que se inicia no registro do sistema de gerao (figura 1), tem presso de entrada igual ao valor da presso de linha, ou seja, 6,6 PLINHA 7,2 bar. No segundo trecho a presso de entrada ser igual presso de sada do primeiro e vale PLINHA P. A diferena entre a presso de linha e a presso de trabalho ser a responsvel por uma reserva de energia disponibilizada para atender as perdas de carga que ocorrem nos seguintes pontos: Ramal 1ario Ramal 2ario Vlvulas direcionais Unidade de condicionamento Portanto, para uma maior eficincia energtica ser adotados os valores relacionados a seguir. - Perda de carga admissvel no Ramal 1ario deve ser de 0,1 Bar no mximo. Este valor deve atender toda extenso da tubulao, que vai do registro de sada do sistema de gerao at o consumidor mais distante.

- Perda de carga admissvel no Ramal 2ario deve ser de 0,05 Bar no mximo. - Perda de carga admissvel na vlvula direcional: 5 PSI, quando sua seleo dever ser de para o mtodo CV 1Bar, quando sua seleo pela vazo nominal, assunto de nossas prximas aulas. A perda de carga admissvel na unidade de condicionamento dever ser retirada dos catlogos, uma vez que o seu valor muito varivel e depende da vazo do consumidor. QN Vazo normal que passa pelo trecho em estudo, em Nm3/s. Torna-se necessrio transformar a vazo total que passa pelo trecho, a presso de linha, para uma vazo a presso normal. A relao mostrada pela expresso 1.6 responsvel por tal transformao. QN = QLINHA PLINHA + Patm ________________ Patm NOTA: pode-se, ainda substituir PLINHA e QLINHA por PTRAB e QTRAB respectivamente. Evidente que o valor para QN permanecer o mesmo LTOTAL Comprimento total do trecho a ser analisado, em m, sendo. O comprimento total ser dado por : LTOTAL = LLINEAR + Leq., sendo LLINEAR Comprimento linear da tubulao, no trecho em estudo. Leq. Somatrio do comprimento equivalente de todas as singularidades (acessrios) existentes no trecho. O comprimento equivalente destas singularidades (acessrios) percorrido pelo AC pode ser encontrado na tabela 4 seguinte. Tabela 4 Perda de Carga, em metro, nos acessrios das tubulaes. COMPRIMENTO EQUIVALENTE Conexo Dimetro das conexes em pol Singularidade 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 4 5 6 8 10 12 14 2,25 2,60 2,80 3,40 4,00 Cotovelo Ros 1,10 1,34 1,58 2,00 o Flan 1,10 1,30 1,80 2,20 2,70 3,70 4,30 5,20 5,50 comum 90 Ros 0,67 0,70 0,83 0,98 1,00 1,10 1,10 1,20 1,40 Curva RL o 0,88 1,00 1,30 1,50 1,70 2,10 2,40 2,70 2,80 90 (raio longo) Flan Ros 1,1 1,3 1,6 2,0 2,3 2,6 2,8 3,4 Curva RR
180o(raio curto)
Flan Ros Flan Ros 0,52 0,73 0,99 1,40 2,70 1,70 3,00 2,30 3,70 0,21 0,28 0,39 0,52 0,64 0,83 0,83 0,88 0,97 0,61 2,80 0,58 3,90 2,30 1,30 1,60 2,00 2,50 4,00 5,00 3,05 0,07 0,07 0,08 0,11 5,50 0,34 11,3 0,12 8,10 0,37 12,8 0,14 8,30 0,45 0,80 16,5 21,4 0,14 8,80 0,52 0,83 18,9 23,5 3,60 4,10 4,65 5,00 5,45 6,00 6,35 6,78 0,16 0,19 10,4 12,8 16,2 18,6 0,58 0,76 0,85 0,88 0,95 0,98 0,98 0,98 0,98 0,98 24,0 33,5 28,7 36,6 45,7 47,9 79,3 94,5 118 131 1,0 1,3 1,5 1,7 2,1 2,4 3,3 4,6

(1.6)

Curva RL 45o (raio longo) Tee


Fluxo em Linha

1,20 1,70 0,80 1,10 1,40 1,70 2,30 2,70 3,40 4,00 3,70 5,20 0,67 0,85 1,00 1,20 1,40 1,60 1,80 2,00 5,20 6,40 2,90 3,70 4,60 5,50 7,30 9,10 10,4 11,3

Tee
Fluxo em Ramal

Flan Ros 1,30 1,60 2,00 Flan Ros Flan Ros Flan 1,50 2,00 2,30

Conexo p/ Ramal 2ario Filtro de Linha


gaveta ou esfera

Vlvula(QTOT) Ros 0,17 0,20 0,25

Vlvula globo(QTOT)

Flan Ros 6,70 7,30 8,80 Flan

10

Ros 2,00 2,40 3,00 Flan De condensado

Reduo 2dd Separador

Ros Flan

0,20 0,30 0,40

0,50

0,70

1,00 0,30

2,00 0,40 12,0 3,10

2,50 3,10 3,60 4,80 6,00 7,20 9,60 10,3 0,50 15,0 18,0 22,0 30,0 3,20 3,30 3,40 3,60 3,90 4,20

4,00

6,00 2,50

7,00 2,80

COM Dimetro Comercial do tubo, em mm. O dimetro a ser utilizado, neste caso o mesmo selecionado no item 1.2.1 e calculado pela expresso 1.1. O seu valor comercial pode ser obtido pela tabela 3 ou tabela 4, pois os dimetros so os mesmos. PABS Presso de linha absoluta que passa pelo trecho, em Bar. Deve ser levada em considerao a perda de carga.

2.0 APLICAO No 1
Conforme a planta baixa, mostrada na figura 5, dimensionar a rede de AC na instalao cujos consumidores tem os seguintes dados.
1350

500 MAQ. 2

MAQ. 1

450 1850

900 MAQ. 3 MAQ. 4

1250

650

1950 P direito: 550cm Esc. 1/250 Cota: cm

Figura 5 Planta baixa da instalao industrial

DADOS SOBRE AS MQUINAS MQUINA 1 ESMERILHADEIRA PNEUMTICA QM1 = 22 litros/min a 4,5 Kgf/cm2 MQUINA 2 TALHA PNEUMTICA

11

Dimetro do cilindro Dimetro da haste Curso do cilindro Velocidade do cilindro Presso de trabalho
MQUINA 3

cil haste L

= = =

4 1.5/8 50

Com carga 0,4 m/s Sem carga 0,9 m/s PTRAB = 6 Bar

BICOS PARA LIMPEZA (utilizado na seo de manuteno) QM3 = 1750N l/min MQUINA 4 Igual a MAQUINA 3.

RESOLUO Ao projetar uma instalao de distribuio de AC, a primeira medida a ser tomada determinar o consumo dos equipamentos, aparelhos e mquinas que iro utilizar o AC. Para este fim, necessita-se conhecer o catlogo dos equipamentos. Os fabricantes em geral prestam estas informaes porque dispem de dados tcnicos dos equipamentos que fabricam. Caso contrrio torna-se interessante contar com a experincia do projetista para que o mesmo possa fazer uma estimativa confivel. Ainda torna-se necessrio conhecer a demanda de utilizao de cada equipamento, conforme a tabela 2. Para o exemplo citado tem-se a tabela 5. Tabela 5 Consumidores com sua respectiva demanda
MQUINAS Mquina 1 Mquina 2 Mquina 3 Mquina 4 CONSUMIDOR ESMERILHADEIRA TALHA BICO/LIMPEZA BICO/LIMPEZA DEMANDA 0,60 0,20 0,10 0,10

Inicialmente deve-se fazer o lanamento da tubulao e a diviso da mesma em trechos, sobre a planta baixa. O ponto 0 indica a conexo que liga a sada do sistema de gerao ao incio do ramal primrio. Ambos coincidem com o registro que aparece na na figura 1. A figura 6, seguinte, mostra o desenho com o ponto 0 e a diviso em trechos.

Esc. 1/250 Cota: cm

12

Figura 6 Lanamento da tubulao com a diviso dos trechos Pelo trecho OA passa todo AC capaz de alimentar a instalao ENTO:

QTOTAL = QMAQ1 + QMAQ2 + 2QMAQ3


PARA UMA DEMANDA DE 100%

Dimensionamento da tubulao e perda de carga no trecho OA Inicialmente deve-se dimensionar a tubulao (clculo do dimetro) pela velocidade econmica (Veco) observando os seguintes valores: Ramal 1rio 6 a 10m/s PORTANTO:

QOA = Veco . Atubo

Onde:

QAO Vazo que passa pelo trecho OA (vazo total consumida por todas as mquinas, a presso de Linha). Veco Velocidade econmica (em nosso exemplo devemos utilizar 8m/s, valor mdio) Atubo rea da tubulao no trecho OA CONSUMO TOTAL DE AC NA INSTALAO(QOA) OBSERVE QUE QOA E IGUAL QTOTAL PARA MQUINA 1 QM1 = 22 litros/min a 4,5Kgf/cm2 Deve ser transformando para m3/min a presso de linha. Para a aplicao em estudo ser utilizado uma presso de linha de 6,9 Bar, valor mdio entre o mximo e o mnimo regulado no pressostato. Portanto teremos: QM1 = 15,085 litros/min a 6,9 Bar = 0,015085m3/min a 6,9 Bar Vazo corrigida pelo fator de demanda (0,60 para esmerilhadeira) QM1 = 0,015085 x 0,60 = 0,009051 m3/min a 6,9 Bar PARA MQUINA 2 O desenho da figura 7 mostra a talha pneumtica conforme a mquina 2.

Figura 7 Talha pneumtica A talha pneumtica tem a funo de elevar uma carga para que a mesma seja transportada de um ponto para outro ponto, dentro do mesmo ambiente. Durante o

13

transporte a carga deve atingir a altura mxima que o cilindro oferece, ou seja, o cilindro deve avanar totalmente. No dimensionamento necessrio conhecer a vazo consumida pelo cilindro que pertence talha. Para tanto necessrio fazer um estudo do deslocamento da carga em relao ao avano/retorno do cilindro, conforme mostra o esquema a baixo.

No esquema anterior mostrado, inicialmente, o carregamento do cilindro, sendo que o mesmo avana sem carga. Aps a fixao da carga no olhal, localizado na ponta da haste, o cilindro retorna, concluindo o primeiro ciclo. Concludo o retorno do cilindro, o mesmo juntamente com a carga, ser deslocado para o seu destino final. A figura 7 mostra o trilho responsvel pelo deslocamento. Neste ponto inicia-se a descarga do cilindro. Inicialmente o cilindro avana com a carga at a mesma atingir o solo. Aps a descarga o cilindro retorna terminando o segundo ciclo. Entende-se por ciclo o movimento completo de avano e retorno do cilindro, Neste exemplo o ciclo de carga diferente do ciclo de descarga. Portanto, na vazo consumida pelo equipamento devem ser considerados os dois ciclos. Dados da mquina: Cilindro cil4 x has1 5/8 x 50 Velocidade do cilindro: Com carga (c/c) 0,4m/s Sem carga (s/c) 0,9m/s No carregamento do cilindro (1 Ciclo) (P/ avano) QTRAB = Acil . Vs/c = 81,0708 x 5400 = 437782,32 cm3/min a 6Bar (P/ retorno) QTRAB = Acc . Vc/c = 13,3798 x 2400 = 32111,52 cm3/min a 6Bar Total 469893,84 cm3/min a 6Bar Descarga do cilindro (2 Ciclo) (P/ avano) QTRAB = Acil . Vc/c = 81,0708 . 2400 = 194569,92cm 3/min a 6Bar (P/ retorno) QTRAB = Acc . Vs/c = 13,3798 . 5400 = 72250,92cm3/min a 6Bar Total 266820,84 cm3/min a 6Bar Ento tem-se: QM2 = QTRAB(1 Ciclo) + Q TRAB(2 Ciclo) = 469893,84 + 266820,84 = 736714,68 cm3/min a 6Bar QM2 = 736,714 litros/min a 6Bar Transformando para m3/min a presso de linha, TEM-SE: QM2 =652,922 litros/min a 6,9 Bar = 0,6529 m3/min a 6,9 Bar VAZO CORRIGIDA PELA DEMANDA (0,20 Para talha) QM2 = 0,6529 x 0,20 = 0,13058 m3/min a 6,9 Bar PARA MQUINA 3
QM3 = 1750Nl/min Transformando para m /min a presso de linha, TEREMOS: 3 QM3= 1750Nl/min = 214,5407litros/min a 7,25Bar = 0,21454m /min a 7,25Bar VAZO CORRIGIDA PELA DEMANDA (0,10 Para bico de limpeza) 3 QM3 = 0,21454 x 0,10 = 0,021454m /min a 7,25Bar
3

14

Para tornar fcil o nosso trabalho vamos elaborar uma tabela envolvendo os diversos dados que j temos como:
Vazo a presso de trabalho Vazo a presso de linha Vazo corrigida pela demanda de cada mquina Presso de trabalho

MAQUINAS MQUINA MQUINA MQUINA MQUINA 1 2 3 4

Vazo a presso Vazo a presso de trabalho de linha (7,25Bar) (litros/min) m3/min 22,00 0,014446 469,893 0,398 1750 0,21454 1750 0,21454

Vazo corrigida m3/min 0,008667 0,0796 0,02145 0,02145

Presso de trabalho 4,5Kgf/cm2 6Bar 1AtmABS 1AtmABS

O CONSUMO TOTAL DA INSTALAO O SOMATRIO DAS VAZES CONSUMIDAS PELAS MQUINAS, J CORRIGIDAS PELO FATOR DE UTILIZAO DE CADA MQUINA.
ENTO:

QTOTAL = 0,13116 m3/min a 7,25Bar

QTOTAL = QM1 + QM2 + 2QM3

A esse total devemos acrescentar uma parcela para atender os seguintes itens
- PREVISO DE EXPANSO 30% -TOLERNCIA PARA FUGAS(vazamentos) 10% -DESGASTE DE EQUIPAMENTOS 5% QOA = QTOTAL x 1,3 x 1,1 x 1,05

0,19693 = 8 Atubo Dtubo = 22,85mm CONFORME TABELA DE DIMETRO (tabela 3) COMERCIAL DEVEMOS ESCOLHER O DIMETRO NOMINAL QUE MAIS APROXIMA DO CALCULADO.
ENTO:

QOA = 0,19693 m3/min a 7,25Bar QOA = Veco Atubo

COMERCIAL = 1

PERDA DE CARGA NO TRECHO AO APARTIR DAS INFORMAES J OBTIDAS DEVEMOS ENTO DETERMINAR A PERDA DE CARGA EM CADA TRECHO DA TUBULAO UTILIZANDO A RELAO ABAIXO. P = 1,663785 x 10 Temos:
QN = 0,003282 LTOTAL
__________________

QN1,85 x LTOTAL 8 _______________________ 5COM x PABS

7,25 + 1,013 1,013

= 0,02677 Nm /s

= LLINEAR + Leq

15 Para a obteno do comprimento total devemos utilizar a perspectiva isomtrica do trecho AO, pois a partir dela identificaremos os acessrios que fazem parte da tubulao

1AC01

1RE01

1FL01

ACESSRIOS NO TRECHO OA conforme gravura acima

QUANTIDADE
1 2 1

EQUIPAMENTO Leq (m) S


Registro Globo o Cotovelo 90 o Curva 90 - raio longo 16,5 2,6 1,1

CONSIDERANDO O P DIREITO DA INSTALAO IGUAL A 5,5m teremos: LTOTAL = LLINEAR + Leq LTOTAL = (2,10 + 4,3 + 0,5 + 0,8) + (16,5 + 2x2,6 + 1,5) = 30,9m LTOTAL = 30,9m COMERCIAL = 1 (25,4mm) PLINHAABS. = 8,263Bar

PORTANTO:

POA = 0,0008Bar
Dimensionamento da tubulao e perda de carga no trecho AB Iremos utilizar os mesmos recursos aplicados ara o trecho anterior: rio Ramal 1 6 a 10m/s PORTANTO:

16 QAB = Veco . Atubo Onde:

QAB

Vazo que passa pelo trecho AB

Vazo que passa pelo trecho AB ser dado pela vazo total, aquela que passa pelo trecho AO retirando aquela que alimenta as maquinas 3 e 4 aps a correo e os acrscimos - PREVISO DE EXPANSO 30% -TOLERNCIA PARA FUGAS(vazamentos) 10% -DESGASTE DE EQUIPAMENTOS 5%

(presso de Linha(7,25Bar) Veco Velocidade econmica (em nosso exemplo devemos utilizar 8m/s) Atubo rea da tubulao no trecho AB
CONSUMO TOTAL DE AC NA INSTALAO(QAB)

ACESSRIOS NO TRECHO AB conforme gravura acima

QUANTIDADE
1 1

EQUIPAMENTO S
Tee - fluxo em ramal Tee - fluxo em linha

Leq (m)
16,5 2,6

LTOTAL = LLINEAR + Leq LTOTAL = (2,10 + 4,3 + 0,5 + 0,8) + (16,5 + 2x2,6 + 1,5) = 30,9m LTOTAL = 30,9m COMERCIAL = (2) 50,8mm PLINHAABS. PORTANTO = 9,013Bar

PAB = 0,018Bar

17

APLICAES 1) Determinar o dimetro da tubulao e selecionar o compressor para a instalao abaixo. Considerar: Presso de linha de 7 a 7,5 Bar. P direito da instalao - 6 metros Distncia do piso at a tomada de AC - 1 metro
Dados da instalao: Mquina 1: Vazo de 6600 cm3/s uma presso de 5Kgf/cm2. Fator de demanda 80% Mquina 2: Vazo de 590 litros/min uma presso de 5,5 Bar. Fator de demanda 90% Maquina 3: Vazo de 80GPM uma presso de 90PSIG. Fator de demanda 85% Maquina 4: igual mquina 1.

4,5

4,2 7,0 12,6

Maquina 3 6,5

Mquina 1

Mquina 4 4,0 3,3 Maquina 2

2) Determinar o dimetro da tubulao e selecionar o compressor para a instalao abaixo. Considerar: Presso de linha de 7,5 a 8,0 Bar. P direito da instalao 5,5 metros Distncia do piso at a tomada de AC 1,5 metro

18

15,0

9,5

Mquina 5
7,5 13,0 22,5

Maquina 3
10,8

Mquina 1

Mquina 4
3,8 5,5

Maquina 2

Dados das mquinas: Mquina 1: Mquina Operatriz - Vazo de 6 litros/s a uma presso de 6 Kgf/cm2. Mquina 2: Igual mquina 1 Maquina 3 Mquina de processo - Vazo de 185,5GPM uma presso de 88PSIG Furadeira pneumtica - Vazo de 0,7m3/min a uma presso de 4,8 Bar. Igual mquina 3

Maquina 4

Maquina 5

19

3) Dimensionar sistema de gerao e distribuio para o consumidor mostrado abaixo.


Dados: A planta baixa mostrada a seguir identifica as instalaes de uma industria de utilidades. A mesma composta de nove mquinas consumidora de AC Dimensionar a rede de AC na instalao abaixo. Especificar o compressor capaz de atender a mesma. Deve-se fazer a previso de instalao de um secador de ar, para tanto, necessrio conhecer a quantidade de condensado na gerao do AC.
880
MAQ. 8 MAQ. 9

1 . DADOS SOBRE AS MQUINAS MQUINA 1 ESMERILHADEIRA (Para rebarbao manual) Motor pneumtico que consome 1,5 m3/min a uma presso de 5Bar (Conforme dados de catalogo). MQUINA 2 JATEAMENTO DE AREIA. Consome 5200 litros/min a uma presso de 4,4kgf/cm 2. (Conforme dados de catalogo).

390
340 MAQ. 5 MAQ. 2 310 Casa de Compressores MAQ. 1

MAQ. 6

440
0

960
P direito: 580cm Esc. 1/100 Cota: cm

MAQ. 3

MAQ. 7

MAQ. 4

20

MQUINA 3 MQIUNA DE PROCESSO PNEUMTICO Dados da mquina: 3 Cilindros Pneumtico Dimetro do cilindro cil = 2 1/2
Curso do cilindro Dimetro da haste L = 18 haste = 1

Sendo: 2 cilindros com 8 ciclo por minuto 1 cilindro com 6,5 ciclos por minuto Presso de 6 Bar
(Conforme levantamento na prpria mquina)

MQUINA 4 MQIUNA DE PROCESSO PNEUMTICO Dados da mquina: 2 Cilindros Pneumtico Dimetro do cilindro cil = 20mm
Curso do cilindro Dimetro da haste L = 180mm haste = 12mm

Sendo: Com 18 ciclo por minuto para cada cilindro 7 Cilindros Pneumtico Dimetro do cilindro cil = 2
Curso do cilindro Dimetro da haste L = 6 haste = 5/8

Sendo: Com 10 ciclo por minuto para cada cilindro Presso de 6 Bar.
(Conforme levantamento na prpria mquina)

MQUINA 5 MQUINA DE PROCESSO PNEUMTICO Dados da mquina: Consome 755 litros/min a uma presso de 6bar (Conforme dados de catalogo).

MQUINA 6 PARAFUSADEIRA Consome 0,9m3/min a uma presso de 5,5kgf/cm2. (Conforme dados de catalogo). MQUINA 7 TALHA PNEUMTICA
Dados da Mquina. Dimetro do cilindro cil = 6 Curso do cilindro L = 65 Dimetro da haste haste = 2.5/8

Velocidade do cilindro: Com carga 0,25 m/s


Sem carga 0,8 m/s. Presso de 6 Bar (Conforme levantamento na prpria mquina)

21

MQUINA 8 BICOS PARA LIMPEZA (utilizado na seo de manuteno)


Consome 2000 litros por minuto presso normal (Conforme dados de catalogo).

MQUINA 9 BICOS PARA LIMPEZA (utilizado na seo de manuteno) Consome 2000 litros por minuto presso normal (Conforme dados de catalogo).

2 . DADOS SOBRE A COMPRESSO A regulagem do pressostado deve ficar entre 7,0 e 7,5 Bar.
A temperatura de admisso da atmosfera de 28 C (entrada do compressor) Considerar a umidade relativa da atmosfera de 65% o A temperatura na sada do reservatrio de 45 . A distncia do piso at a tomada de AC de 50cm
o

You might also like