You are on page 1of 7

3.

COMO MEDIR CUSTOS DA QUALIDADE Os custos da qualidade normalmente so obtidos atravs da identificao de itens de preveno, avaliao, falhas internas e falhas externas em uma organizao. Os clculos de custos so retirados de relatrios contveis e atravs de ajustes em sistemas de custos tradicionais. A obteno de custos da qualidade atravs da utilizao do enfoque tradicional adiciona apenas um relatrio financeiro de falhas, que serve para medir a qualidade de uma empresa, porm no aponta as causas de falhas e, portanto, no possui efeito significativo no gerenciamento da qualidade. A nova tendncia da utilizao do conceito de valor agregado aos custos da qualidade relaciona os itens de preveno e falhas com as atividades que agregam ou no valor para o consumidor. Assim, o gerenciamento da qualidade baseia-se na eliminao de atividades que no agregam valor e que resultam em custos desnecessrios para a organizao. Neste contexto, custos da qualidade so ento obtidos atravs de sistemas de custeio baseado em atividades. Os itens de custos da qualidade podem ser divididos em atividades relacionadas com a preveno da qualidade para os custos de controlo e falhas internas e externas com as atividades realizadas na empresa que no adicionam valor aos produtos ou servios para os custos da falta de controlo. A identificao e clculo dos itens de custos exigem alguns ajustes no sistema de custos para adequar-se realidade de cada empresa. Assim, relatrios de custos da qualidade passam a ser um produto do sistema de custos, fornecendo informaes de causas de erros e relacionando as atividades que ocasionam falhas com o valor do cliente. Alguns requisitos importantes devem ser cumpridos quando da obteno dos itens de custos da qualidade. Primeiramente, o conceito de qualidade da empresa, assim como a sua cadeia de valores devem ser bem definidos, a fim de possibilitar a identificao de atividades que levam insatisfao do consumidor e que no colaboram para o alcance dos objetivos estratgicos da empresa. A identificao dos itens de custo uma importante fase na obteno dos custos da qualidade e deve ser analisada cuidadosamente. Alm disso, novos itens de custos da qualidade podem ser adicionados de acordo com o desenvolvimento do programa de melhoria contnua da empresa. 3.1 A EVOLUO DO CONCEITO O conceito de custos da qualidade abordava apenas o total dos custos evitveis da qualidade. Com o decorrer do tempo, o conceito evoluiu para englobar todos os custos necessrios para obter a qualidade requerida e os custos de falhas internas e externas. Posteriormente, o custo da qualidade ultrapassou a manufatura sendo empregado tambm em todas as reas da empresa.

4. ESTUDO DE CASO. (DESCRIO DO CASO) 4.1 HISTRICOS DA EMPRESA

A Indstria e Comrcio de Panificao Golden Vital, localizada no Rio de Janeiro esto no mercado h 11 anos e dirigida atualmente por seus 3 scios fundadores. O negcio principal da empresa a produo de pes, o qual atualmente possui 15 tipos de produtos. A empresa observou o crescimento de seus negcios de maneira repentina. A produo tmida de 20.000 embalagens de pes mensais de uma nica linha de produto no ano de 1995 passou para uma produo mensal de aproximadamente 1.600.000 embalagens apuradas no ms de julho de 2006, agora distribuda em vrias linhas de produtos. Atualmente, a empresa ocupa a terceira colocao no mercado de pes no Rio de Janeiro. A distribuio dos pes feita somente no Rio de Janeiro tendo a empresa como principal canal de venda os supermercados. A produo de seus produtos elaborada de domingo a domingo dividida em 3 turnos de 8 horas cada. No total, a empresa possui 354 funcionrios, sendo 212 funcionrios da rea de produo e 142 funcionrios ligados rea administrativa. A empresa estudada no possui certificao ISO, no est em fase de implantao e em curto prazo no pensa na certificao. No entanto, a empresa possui preocupao contnua com a qualidade de seus produtos e possui um departamento de qualidade h 5 anos, o qual elabora testes de qualidade da produo para verificar se a produo elaborada est em conformidade com a esperada pela empresa. 4.2 METODOLOGIAS EMPREGADAS PELA EMPRESA PARA APURAO DOS CUSTOS DA QUALIDADE A Indstria e Comrcio de Panificao Golden Vital apuram os custos da qualidade observando dados emanados da contabilidade financeira, da contabilidade de custos, do departamento da qualidade e do departamento de produo. Os itens que compem os custos da qualidade nas diversas categorias so ilustrados no quadro 1. Muitos dados para elaborar o relatrio dos custos da qualidade so retirados da contabilidade financeira, que serve como banco de dados. Outras informaes importantes para apurar os custos da qualidade so retiradas dos relatrios emanados do departamento de qualidade e de produo. Assim, a metodologia para apurar os custos da qualidade implementada no pela contabilidade, que serve apenas como banco de dados, mas pelos departamentos de qualidade e produo.

4.2.1 MEDIO DA EFICINCIA E DESPERDCIO Os principais motivos para a ocorrncia do desperdcio no processo produtivo so derivados da falta de qualificao do pessoal operacional, da utilizao de matriaprima de qualidade inferior e principalmente por falta de ajustes em alguns mecanismos nas mquinas que elaboram os produtos. Estas perdas significantes apuradas nos relatrios dos custos da qualidade classificadas como desperdcios inseridos na categoria dos custos de falhas internas passaram a ser observadas e algumas medidas foram tomadas pela empresa. Alm do treinamento elaborado com o pessoal ocasionado aps a medio de sobrepeso a empresa elaborou ajustes nas mquinas para melhorar o corte das massas. Nas indstrias de manufatura a qualificao do pessoal da produo de extrema importncia na busca da qualidade e da reduo de custos. A metodologia empregada pela empresa para apurar o desperdcio encontrada na seguinte equao: D = PMP x CMP. Onde, D = Desperdcio da produo PMP = Perda em Kg. de matria-prima perdida CMP = Custo do Kg. da matria-prima perdida

A principal causa para a melhora da eficincia da matria-prima utilizada na produo a mudana de algumas matrias-primas, alm de ajustes no processo produtivo. A mudana da matria-prima resultou alm da melhora na eficincia, uma melhora na qualidade dos produtos apurada pelo departamento de qualidade, o qual confere se a produo foi elaborada est de acordo com os padres estabelecidos pela empresa. A ideia de que a matria-prima mais barata acarreta em menor custo no vlida para a empresa em caso, pois esta matria- prima acarreta em baixo ndice de eficincia na produo. 4.2.2 MEDIO DE SOBREPESO A medio de sobrepeso consiste em pesar o produto final embalado para revenda, e assim, verificar se o peso do mesmo est em concordncia com a indicao de peso da embalagem. Oferecer produtos com peso superior ao indicado na embalagem um custo por falta de qualidade de no conformidade no processo. O ajuste do processamento de pesos de fundamental importncia para a reduo de custos na empresa. A medio e apurao de sobrepeso uma medida importante para a empresa no ofertar ao cliente mais do que o que ele est pagando. Esta oferta a mais de mercadoria classificada como um custo de falha interna. 4.2.3 METODOLOGIA EMPREGADA PARA A MEDIO DA PERDA COM SOBREPESO Um dado importante apurado pela empresa aps a mensurao dos custos da qualidade foi a constatao da perda com sobrepeso. Ao mensurar o peso do po de forma branco embalado em outubro de 2005, a empresa identificou que, 61% deste produto possua peso acima do indicado na embalagem, ocorrendo assim perda com sobrepeso conforme ilustra o grfico 2. Prontamente a empresa identificou uma oportunidade de melhorar o processo produtivo com o intuito de minimizar as perdas com sobrepeso, derivada da falta de padronizao, oriundo da falta de qualidade classificado como custos de falhas internas. A escolha de mensurar o peso do po de forma branco dada exclusivamente ao fato de ser o produto mais vendido na empresa.

A metodologia empregada pela empresa para apurar a perda com sobrepeso encontrada na seguinte equao: PSP = PP x CU. Onde, PSP = Perda com sobrepeso PP = Peso da produo acima do contido na embalagem CU = Custo unitrio apurado no custeio por absoro 4.2.4 MEDIO DE PERDA DE EMBALAGEM A embalagem no representa um valor significativo no custo total do produto. A embalagem representa em mdia apenas 5% do custo total de cada unidade produzida. O maior problema, no entanto em perder embalagem no processo produtivo no o valor intrnseco da embalagem, e sim, do produto que perdido. Na tentativa de inserir o produto dentro da embalagem, o qual feito atravs de um sistema vcuo, a empresa perde tambm o produto, o qual amassado. O produto embalado erroneamente e perdido gera um custo com falhas internas. A metodologia empregada pela empresa para a apurao destes custos por falta de qualidade encontrado na seguinte equao: PE = QTE x (CPM + E). Onde, PE = Perda com embalagem QTE = Quantidade perdida no ms CPM = Custo unitrio do produto com embalagem 4.2.5 RECOLHIMENTO DOS PRODUTOS A diminuio do recolhimento dos produtos no vendidos merece destaque se compararmos o perodo estudado que foi de outubro de 2005 a setembro de 2006. A apurao deste ndice elaborada somente no po de forma branco devido ao fato de ser o produto mais vendido pela empresa. A empresa destaca que o declnio do recolhimento dos produtos derivado do aumento da qualidade final do produto.

Este resultado impacta de maneira significativa no relatrio dos custos da qualidade. Praticamente, a devoluo de po de forma branco reduziu 50% em 12 meses aps a melhoria do processo produtivo e troca de matria-prima passando de 51.980 unidades devolvidas para 27.653 apuradas em setembro de 2006. A metodologia empregada pela empresa para apurar a perda com devoluo de produtos, o qual registrado no relatrio dos custos da qualidade em termos financeiros encontrada com a seguinte equao: PR = QD x CU. Onde, PR = Perda com recolhimento de produtos QD = Quantidade devolvida dos pontos de venda CU = Custo unitrio apurado no custeio por absoro

A melhora significativa ocorreu nos custos de falhas internas. A diminuio de desperdcios ocorridos na produo e a diminuio de perdas com sobrepeso so os principais responsveis para a importante melhora nos custos da qualidade.

You might also like