You are on page 1of 5

COOPERATIVISMO uma sociedade de pessoas que, reciprocamente contribuem para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum e sem

m finalidade lucrativa. um sistema que considera os princpios cooperativistas como meio de progresso e acredita que o indivduo, solver seus compromissos. CRDITO MTUO uma instituio financeira sem finalidade lucrativa, fiscalizada e autorizada a funcionar pelo Banco entral. !s cooperativas de cr"dito no tomam empr"stimo nos bancos e no tem dvidas com terceiros.

CRDITO MTUO INSTITUIES FINANCEIRAS !s cooperativas, os bancos e outras institui#es financeiras dependem da autorizao do Banco entral para funcionar e emprestar din$eiro. ! principal diferena entre cooperativas e bancos est %ustamente na maneira de fazer empr"stimos. !s cooperativas no t&m fins lucrativos, podem cobrar %uros abaixo do mercado e todo o lucro gerado no exerccio " revertido em prol dos associados, remunerando'os e seu capital social.

CRDITO MTUO OBJETIVOS ( ( ( )espertar o sentido de mutualidade, por meio do $bito da poupana mensal e sistemtica de uma quantia do seu salrio, denominada *capital*. onceder empr"stimo a %uros acessveis. !%udar a minimizar os problemas socioeconmico dos associados da empr"stimos para quaisquer finalidades. ooperativa, com

CRDITO MTUO VANTAGENS ( ( ( ( ( ( ( ( ( onstituio de uma poupana com rendimento superior ao mercado. +razo dilatado para pagamento. ,uitao do seu saldo devedor sem %uros. -efinanciamento, caso possua disponibilidade de caixa. !mortizao do empr"stimo, desde que o valor a ser pago corresponda a pelo menos ./0 do saldo devedor atual. !umento do poder aquisitivo pela baixa porcentagem dos %uros pagos sobre empr"stimo. 1rientao financeira. 2ducao e 3reinamento para uso correto do din$eiro e da economia dom"stica. 4egurana de ser dono 5 acionista.

CRDITO MTUO FORMAO DE CAPITAL )esconto mensal via fol$a de pagamento, de um valor determinado, para a formao da sua poupana 6capital7. CRDITO MTUO TABELA 8aixa 4alarial .9:,// .99,// < =/.,// =/;,// <>.99?,// >.99?,// +oupana ;,// >/,// >.,// :/,//

! tabela " atualizada uma vez por ano, de acordo com o percentual definido pelo onsel$o da ooperativa. ! quantia " depositada automaticamente na conta capital do associado e " obrigat@ria a todos os s@cios. 1 nAmero da sua conta na ooperativa equivale ao seu registro de admisso na cooperativa.

1 capital integrado " remunerado com %uros de >0 ao m&s 6mximo permitido por lei7. !s sobras lquidas no exerccio so utilizadas para corrigir a *poupana* dos associados. 1s saldos de empr"stimo e da poupana so informados, semestralmente, atrav"s de um extrato com os dep@sitos efetuados e os %uros. 8ora o dep@sito mensal podem ser efetuados tamb"m dep@sitos avulsos 6via fol$a de pagamento7, cu%o limite mximo " de -B C<m&s. 2nquanto o funcionrio for cooperado ele no pode retirar, sob $ip@tese nen$uma, o seu capital. 1 capital somente ser devolvido quando ocorrer a resciso contratual.

CRDITO MTUO EMPRSTIMOS 1s recursos de capital mais os pagamentos de empr"stimos e %uros so repassados aos pr@prios associados sob forma de empr"stimos. ! car&ncia para solicitao " de : meses 6 =/ dias7 ap@s o ato de associar'se. Duma ooperativa de r"dito EAtuo podem existir duas modalidades de empr"stimos.

CRDITO MTUO NORMAL PARCELADO ! taxa de %uros " de F0 ao m&s, calculado sobre o valor emprestado, e em qualquer momento o saldo devedor pode ser liquidado sem %uros. 1 cr"dito " feito por meio de c$eque nominal ao associado, no mesmo dia ou no pr@ximo dia Atil 6se $ouver disponibilidade de caixa7. 1 valor mximo " de 6>7 uma vez o seu salrio lquido mensal ou de acordo com o seu capital acumulado, limitado Gs suas condi#es de pagamento via fol$a de pagamento. 1 pagamento das parcelas " feito em 6:7 tr&s, 6;7 seis, 6>H7 doze e 6>?7 dezoito meses para funcionrios efetivos 6via fol$a de pagamento7. +ara contratados e comissionados as condi#es so a combinar. ,uitao do saldo devedor sem %uros. !mortizao do empr"stimo, desde que o valor a ser pago corresponda a pelo menos ./0 do saldo devedor atual.

CRDITO MTUO ESPECIAL DE CURTO PRAZO utilizada para cobrir c$eque especial, pre%uzos decorrentes de acidentes e interna#es, roubos de resid&ncia e batidas de autom@veis. ! taxa de %uros " de I 0 ao m&s caso o associado permanea com o din$eiro durante :/ a ;/ dias. 1 valor mximo emprestado " de at" J0 do salrio lquido ou at" D vezes o capital acumulado, limitado Gs condi#es de pagamento via fol$a. ! liberao do cr"dito " feita por meio de c$eque nominal ao associado no mesmo dia da solicitao ou no pr@ximo dia Atil desde que $a%a disponibilidade de caixa. 1 cooperado, mesmo se estiver pagando um empr"stimo parcelado pode solicitar o especial, desde que a somat@ria dos descontos no comprometam mais que :/0 do seu salrio'base. ! prioridade no entendimento ser sempre para os pedidos de 2mpr"stimos Dormais +arcelados.

CRDITO MTUO BENEFCIOS CONCEDIDOS 1s benefcios so concedidos com recursos provenientes dos 8!KD24!' 8undo de !ssist&ncia da KD24!. ! manuteno destes benefcios vigora enquanto $ouverem recursos disponveis. ,uaisquer mudanas nas normas ou benefcios sero imediatamente levadas ao con$ecimento dos cooperados.

CRDITO MTUO CONVNIOS 8armcias, seguros,supermercados, clnicas m"dicas e outras com vista a proporcionar ao associado a aquisio de produtos e servios a preos diferenciados. 1 pagamento poder ser G vista ou parcelado, atrav"s de um empr"stimo pela ooperativa.

You might also like