You are on page 1of 14

FACULDADE ANHANGUERA-FACNET

Ingrid Luany 5560126299 Maria Solange- 3830701373 Simone de Castro 3815656905 Vanusa Nunes- 5567136941

Tutora distncia: Dbora Geraldi Tutora Presencial: Karina Braga

SOCIOLOGIA

Braslia, 2012

FACULDADE ANHANGUERA-FACNET

Ingrid Luany- 5560126299 Maria Solange- 3830701373 Simone de Castro 3815656905 Vanusa Nunes- 5567136941

Tutora distncia: Dbora Geraldi Tutora Presencial: Karina Braga

Atividade apresentada disciplina Sociologia do curso Servio Social, 2 Semestre, professora Karina Braga.

Braslia, 2012

Sumrio 1- Introduo.................................................................................... 4 2- Desenvolvimento.......................................................................... 5 3- Concluso..................................................................................... 12 4- Bibliografia....................................................................................13

Braslia 2012

Introduo Ao entrarmos com o contedo de Sociologia, entramos num mundo talvez desconhecido para a maioria dos homens, principalmente aqueles que possuem nenhuma instruo, so os direitos humanos. O homem no tem apenas direito a uma cesta do governo por estar inscrito em algum programa social. O ser humano perdeu seu valor ao longo da histria. Faamos com que esse ser humano, digno, trabalhador possa entender que seus direitos vo alm do que realmente o governo e as autoridades apresentam a ele.

Os Direitos Humanos institudos em 1987 podem ser definidos como aqueles que so inerentes nossa natureza e sem os quais no podemos viver dignamente. Tendo como objetivo e liberdades fundamentais permitir o desenvolvimento das qualidades humanas, como a inteligncia, o talento, a conscientizao, a satisfao das necessidades espirituais e de outra natureza. Baseando-se na crescente procura por parte da humanidade de uma vida mais digna partindo do ponto em que todo ser humano merece respeito e proteo. Portanto, para alcanar seus objetivos a trajetria dos Direitos Humanos no depende apenas de cada ser humano fazer a sua parte, e sim de condies de estabilidade e poltica social, combatendo as sementes dos conflitos entre sociedades e naes e no seio das mesmas. Tal como diz a primeira frase da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Como forma de garantir a todos esse direito, passvel de restries de liberdade aquele individuo ou grupo que ameaar e privar terceiros do exerccio de direitos equivalentes ou de valor comparvel. A importncia do conhecimento do propsito cabe ressaltar a diviso do mesmo considerando suas reas de abordagem sendo, direitos negativos: direitos civis e polticos trata-se de direitos formulados para garantir a proibio de qualquer limitao da liberdade individual, direitos positivos: econmicos, sociais e culturais os quais garantem assegurar a justia social, a satisfao das necessidades bsicas e a sua participao nos aspectos sociais, econmicos e culturais da vida, direito coletivo: Toda a pessoa tem direito a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efetivos os direitos e as liberdades enunciadas na presente declarao. Conforme mile Durkheim, h dois tipos de solidariedade social: A mecnica e a orgnica. A mecnica tpica das sociedades pr-modernas como uma expresso colrica, passional da conscincia coletiva, para Durkheim, a sociedade mecnica no liga apenas o individuo ao grupo, mas harmoniza pormenores dessa conexo, pois a semelhana entre os indivduos que gera o vinculo social, vale ressaltar que o direito na solidariedade mecnica repressivo, a qualquer ao errnea exige a aplicao de uma pena.
5

A orgnica aquela que resulta de uma alta diviso do trabalho, a diferena entre os indivduos que faz com que haja um vinculo social. Os indivduos dependem uns dos outros, os direitos nessa sociedade restitutivo ou cooperativo, em que as aes ferem a uns indivduos e no a outros.

As principais diferenas entre as revolues francesas e americanas A Revoluo Francesa foi um importante marco na Histria Moderna da nossa civilizao. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilgios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domnio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revoluo. Os ideais polticos (principalmente iluministas) presentes na Frana antes da Revoluo Francesa tambm influenciaram a independncia de alguns pases da Amrica Espanhola e o movimento de Inconfidncia Mineira no Brasil. Com a revoluo americana pela primeira vez na histria da expanso europeia, uma colnia tornava-se independente dos pases meio por um ato revolucionrio. E fazia-o no s proclamando ao mundo, no documento histrico aprovado no 4 de Julho, o direito independncia e livre escolha de cada povo e de cada pessoa ("o direito vida, liberdade e procura da felicidade" so definidos como inalienveis e de origem divina), mas ainda construindo uma federao de estados dotados de uma grande autonomia e aprovando uma constituio poltica (a primeira da Histria mundial) onde se consignavam os direitos individuais dos cidados, se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal, e se estabelecia um sistema de equilbrio entre os poderes legislativo, judicirio e executivo de modo a impedir a supremacia de qualquer deles, alm de outras disposies inovadoras. O sucesso norte-americano foi descrito como tendo influenciado a Revoluo Francesa (1789) e as subsequentes revolues na Europa e Amrica do Sul. Os pensamentos iluministas influenciaram no novo governo americano (o governo Babalistco).
6

A Revoluo Americana de 1776 teve suas razes com a assinatura do Tratado de Paris que em 1763 acabou por finalizar a Guerra dos sete anos. A Revoluo Americana de 1776 e a Revoluo Francesa de 1789, apesar de estarem separadas por um oceano, foram movimentos polticos muito prximos. Ambas, tambm ditas revolues Atlnticas, foram Revolues Liberais, quer dizer, foram antifeudais e pr a emancipao dos indivduos. Lutaram contra uma sociedade monrquica e hierrquica baseada nos valores da nobreza, da hereditariedade e da organizao corporativa, para institurem no lugar dela um regime republicano de liberdades que privilegiasse a ascenso social e o talento de cada um, isto a Meritocracia. Seus maiores inspiradores intelectuais foram os filsofos iluministas ingleses e franceses, como John Locke, Montesquieu, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau. Patrocinando os direitos individuais Paralelo ao revolucionria, ambas proclamaram-se como patrocinadoras das liberdades dos direitos individuais, de imprensa e organizao, produzindo dois grandes documentos histricos que tiveram notvel influncia na vida poltica e social dos sculos 19 e 20: a Declarao de Independncia de 4 de julho de 1776, e a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, aprovados em 26 de agosto de 1789. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 Os momentos que antecederam a redao dos Direitos do Homem e do Cidado, aprovadas pela Assemblia Nacional da Frana em agosto de 1789 - ocasio em que se encontraram Thomas Jefferson, ento embaixador da jovem repblica norte-americana em Paris, e o marqus de Lafayette, o nobre cavalheiro francs que fora lutar, anos antes, pela libertao das 13 colnias inglesas da Amrica do Norte -, assinalaram o inequvoco enlace entre as duas grandes revolues liberais-democrticas do sculo XVIII: a Americana de 1776, e a Francesa de 1789.

O declogo da liberdade moderna


Uma Declarao de Direitos um privilgio do povo contra qualquer governo na terra, geral ou particular, e nenhum governo justo deve recus-lo, ou basear-se em inferncias.

THOMAS JEFFERSON

Inebriados por suas sucessivas vitrias frente ao decadente regime absolutista do rei Lus XVI, os parlamentares franceses reunidos na Assemblia Nacional em Paris, encarregados de redigirem uma Constituio, decidiram redigir uma Declarao de Direitos que servisse de prembulo nova Magna Carta. Somou-se, ento, mesa da Comisso Constituinte, presidida por Mirabeau e Mounier, mais de uma vintena de declaraes entregues por vrios deputados. Aps um intenso trabalho de seleo e burilagem, o texto definitivo foi apresentado, em forma de 17 artigos, Assemblia Nacional aprovado no dia 26 de agosto de 1789. Como observou Jacques Godechot, a aparncia de declogo que a Declarao assumiu devia-se ao passado cristo dos parlamentares que, apesar de se declararem seguidores de Voltaire, haviam quase todos passado sua vida escolar nos bancos dos colgios religiosos ouvindo e decorando princpios morais. Tratava-se de dar ao povo francs um "catecismo cvico", to apregoado por Jean-Jacques Rousseau, uma espcie de verso secularizada dos Dez Mandamentos da lei mosaica.

Apesar de ter sido a Declarao de 1789 a que terminou por ficar na histria como o verdadeiro declogo da liberdade do homem moderno, interessante registrar que ela foi uma entre tantas outras declaraes que vieram luz a partir do sculo XVII, fruto dos reclamos do liberalismo nascente, doutrina ideolgica da burguesia europia e de uma sociedade em constante modificao. Os historiadores ingleses, naturalmente, apontam a Carta Magna de 1215, como a pedra filosofal inspiradora de todas as declaraes que se seguiram desde ento. Os franceses, por sua vez, gostam de remontar s peties feitas pelos Estados Gerais reunidos em Paris, a primeira em 1355, e a outra em 1484, ambas em nome da liberdade das
8

gentes. Dessa forma, se fossemos buscar as razes ltimas das modernas declaraes de direitos terminaramos no Sermo da Montanha de Jesus Cristo. A Era das Revolues 1789-1848 A- Por que o conflito entre o velho regime e as novas foras ascendentes era mais agudo na Frana do que nos outros pases da Europa? A tenso social que ali se estabelecia estava prxima de seu limiar, equilibrada to somente pela tnue incerteza do que se veria a seguir. Esse estado de conflito potencial se transformaria, segundo Hobsbawm, em conflito efetivo aps o que chamou de reao feudal. Este haveria consistido na tentativa da nobreza em reaver sua condio privilegiada como classe dominante. Desde o declnio do sistema feudal, a burguesia havia conquistado diversos nichos na direo e administrao dos assuntos estatais, j que adquirira crescente importncia com o desenvolvimento das relaes comerciais. Os nobres, portanto, pareciam no pertencer nova sociedade que se vislumbrava, e nesse perodo de desesperada transio lanaram mo do nico artifcio de que dispunham: Era, portanto natural que os nobres usassem seu bem principal, os privilgios reconhecidos.

B. Qual foi a classe social que deu ao movimento revolucionrio uma unidade efetiva? "Burguesia"; suas idias eram as do liberalismo clssico. C. Em quais sentidos as reivindicaes da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado so reivindicaes dessa classe social? Este documento um manifesto contra a sociedade hierrquica de privilgios nobres, mas no um manifesto a favor de uma sociedade democrtica e igualitria. (...) no geral, o burgus liberal clssico de 1789 (e o liberal de 1789-1848) no era um democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo. Em 1789 a Revoluo Francesa foi um dos fenmenos contemporneos com conseqncias profundas em todo o Estado da Europa,(exceto na Rssia).Sendo diferente de todas as Revolues como uma revoluo de massa e mais radical.

O fato de que a Conclamao dos Estados Gerais coincidiu com uma crise scioeconmica a transformou uma limitada agitao reformista em uma revoluo.

Principais marcos dos direitos humanos internacionais A. Quais so os principais marcos da afirmao dos direitos humanos? :*Os principais marcos foi a assinatura da Carta de fundao da Organizao das Naes Unidas (ONU) ,(1945), a carta de fundao do Tribunal de Nuremberg (1945-1946) e a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) so consideradas os marcos fundadores do direito internacional dos direitos humanos. Outros principais marcos dessa luta foi: Conveno Contra a Tortura e Outros Tratamentos e Penas Cruis, Desumanas ou Degradantes (1987); a Conveno Relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951); a Conveno Relativa aos Aptridas (1954 e 1961); a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao da Mulher (1979); a Conveno de Direitos da Criana (1989); a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial (1965), Conveno Europia dos Direitos Humanos, a Conveno Africana dos Direitos Humanos (1981) e a Conveno Americana dos Direitos Humanos (1969) entre outros. Os Direitos Humanos possuem como escopo principal que todos os seres humanos tenham uma vida digna, correspondendo uma somatria de valores, atos, e normas que possibilitem a existncia ntegra do homem. Incluem todas as exigncias morais e polticas, que, no consenso hodierno, todo ser humano tem o dever de ter perante a sua sociedade ou governo, reivindicaes estas reconhecidas como de direito.

B. Qual o papel de cada um desses marcos para a responsabilizao da sociedade internacional na proteo dos direitos humanos? *: necessrio que para respectivos direitos prevaleam e sejam efetivos, faz-se necessrio que a populao seja ensinada e informada sobre a importncia e relevncia dos Direitos Humanos Fundamentais, a fim de resguardar uma sociedade, justa, fraterna e principalmente democrtica. Trata-se de um marco na proteo e garantias dos direitos humanos dos hipossuficientes.
10

O primeiro passo para se chegar plena proteo dos direitos humanos informar e conscientizar as pessoas sobre a existncia de seus direitos e a necessidade e possibilidade de defend-los. - Dalmo de Abreu Dallari (1998).

Os Direitos Humanos foi uma lei feita por pessoas que acredita que o ser humano tem que ser protegido e resguarda pelo Estado. Um dos principais marcos desta histria de modo geral foi a Carta de fundao da Organizao das Naes Unidas (ONU) (1945, a Carta de fundao do Tribunal de Nuremberg (1945 1946) e a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), so considerados os marcos fundadores do direitos internacionais dos Direitos Humanos e so considerados fundamentais, universais e indivisveis. H certo perodo houve uma discordncia em relao aos direitos humanos, entre os blocos capitalistas e comunistas, em virtude do significado e da prioridade que deveria ser atribuda realizao dos diferentes grupos de direitos humanos. Essa atitude ocorreu devido a Direto Humano ser aceito por algumas pessoas e por outras no, as pessoas que no aceitavam acreditavam que essa no passava de interesses particulares. A idia era que fosse feita duas convenes ao invs de uma s, uma relativa aos direitos civis e polticos e outro relativa aos direitos econmicos, culturais e sociais. Esse pacto feito e redigido em 1954, porm s foi aprovado 12 anos mais tarde e entrou em vigor em 1976. O Estado sabia que os cidados estavam protegidos pelos direitos humanos em qualquer mbito territorial, porm o Estado de certa forma no queria levar consigo essa responsabilidade social. Mas quando os direitos dos cidados eram violados o Estado tambm sofria devidas algumas ocorrncias que poderia de certa forma afetar aquela sociedade contendo mais violncia, sade precria, desemprego entre outros problemas sociais. Quando ocorria a violao dos direitos humanos constituam tambm ameaa a paz mundial e isso era um problema para a sociedade e um problema poltico. De fato podemos afirmar que a retrica dos direitos humanos tornou- se to forte que as mais diversas propostas polticas tentam de alguma forma expressar sua proposta em uma linguagem compatvel com os direitos humanos.

11

Como pode-se denotar, os diversos momentos histricos contriburam para a promoo e proteo dos direitos humanos ao longo dos anos, influenciando demasiadamente o ordenamento jurdico brasileiro. A idia de direitos humanos ganhou demasiada importncia devido a seus pressupostos e maneira universal, o seja, abrangendo todos os seres humanos. As charges apontam para a contradio entre realidade social e garantias legais. a considervel ampliao da cidadania, abrangendo as garantias polticas e sociais, todos devem ter acesso a Constituio, para que possam ter conscincia de seus direitos e deveres, como os direitos moradia e saneamento bsico, alimentao, lazer, liberdade de opinio e expresso, religio e a educao. O acesso aos direitos do cidado limitado pelas condies de vida em que vivem na situao de pobreza e baixa renda. So situaes que os excluem do convvio social por falta de conhecimentos e empenho governamental. Os Direitos Humanos norteiam o servio social, que tem o dever de garantir a sua existncia e aplicao na sociedade, dando ao assistente social um papel importantssimo na fomentao dos direitos humanos. A sociedade se modifica com o passar do tempo, surgindo subgrupos, tendo que se expandir os direitos humanos para acompanhar essa evoluo, tendo direitos iguais a vida, segurana, sade, igualdade e liberdade, sendo universal.

12

Concluso A idia de que as instituies polticas tm origem humana e devem ser moldadas de acordo com o interesse daqueles que so controlados por elas fica evidenciada. Alm disso, o imprescindvel respeito vontade dos governados tambm convive com o ideal de que um governo s poderia ser legtimo no momento em que garantia a felicidade daqueles que representava. Os direitos humanos so direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raa, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religio ou qualquer outra condio. Os direitos humanos incluem o direito vida e liberdade, liberdade de opinio e de expresso, o direito ao trabalho e educao, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminao. Mais a realidade dos direitos humanos outra.

13

Bibliografia HTTP://www.rolim.com.br/2002/_pdfs/dhu.pdf HTTP://www.brasilescola.com/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedadesocial.htm HTTP://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/dh_dorian.html HOBSBAWN, Eric.A Era das Revolues 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2001, p. 71-82. HTTP://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/04.pdf

14

You might also like