You are on page 1of 6

Em nosso cotidiano seja atravs dos jornais, rdio e televiso, nos deparamos com diversas questes econmicas, como

por exemplo: o aumentos de preos perodos de crise econmica ou decrescimento, desemprego e setores que crescem mais do que outros, diferenas salariais, dissdios coletivos crises no balano de pagamentos, valorizao ou desvalorizao da taxa de cmbio, taxas de juros, dficit governamental, elevao de impostos e tarifas pblica.

A populao em geral conhece e opina sobre questes econmicas so de conhecimentos superficiais, sendo que diante de algumas profisses necessrio aprofundamento nessa cincia social que chamamos de Economia, a qual tem por objetivo analisar problemas econmicos e solues a fim de resolv-los. A Origem da palavra economia vem do grego, que em seu sentido original significava administrao da casa e que posteriormente associada a administrao da coisa pblica. A Economia se define em uma cincia social que tem como objetivo observar de que maneira a sociedade decide empregar os recursos produtivos para que haja uma satisfao humana de diversas regies. O problema que, os recursos produtivos seja mo de obra ou a matria prima so limitados. E frente ao consumo excessivo chegam ao fim. Diante do conflito entre recursos limitados e demanda ostensiva surgem os problemas econmicos

fundamentais, os quais tentam resolver ou minimizar tal impasse: o que e quanto produzir ? Como produzir ? para quem produzir ?.

O Sistema econmico definido pelo modo poltico, social e econmico que o pais est organizado. Existem alguns sistemas econmicos, entre eles o sistema capitalista, o qual baseado em uma economia de mercado que visa o lucro entre particulares, observando-se a propriedade privada dos bens de produo; e h tambm o sistema socialista, marcado pela economia planificada com propriedades estatais, voltado para sociedade.

A curva de possibilidade de produo caracterizada pela capacidade mxima de produo de uma sociedade, pensando que se tudo que pudesse ser produzido estivesse de acordo com a realidade do sistema de produo, ou seja, utilizando tudo que um pas pode oferecer. Porm quando necessrio

aumentar determinado produto, est ao acarretar diretamente numa baixa de produo de outro produto, ou seja, para que a produo de uma mercadoria aumente, necessrio que uma outra mercadoria diminua. A curva de possibilidade de produo ou CCP pode deslocar para lados distintos, o deslocamento para a direita indica que a economia est crescendo, j um deslocamento para esquerda implica em uma desacelerao da economia. O funcionamento do sistema econmico depende principalmente de dois grandes pilares: o mercado de bens e servios, que so as empresas, e o mercado de fatores de produo, que so as famlias, dependentes entre si. As famlias oferecem os fatores de produo, a mo de obra, terra e capital, enquanto ela prpria necessita de produtos advindos das empresas, por outro lado a empresa necessita dos fatores de produo para poder produzir. Tal relao designada como fluxo real da economia, que s existe devido a existncia da moeda.

O que implica em mais uma relao entre as famlias e as empresas; a famlia recebe uma remunerao por oferecer fatores de produo, uma determinada quantia em dinheiro, enquanto isso as empresas recebem um determinado valor pelo pagamento dos produtos que produziu, este valor ento vindo das famlias, criando um ciclo econmico.

Unindo essas duas relaes observamos o que denominamos fluxo bsico da economia. A Economia se relaciona com diversas reas, principalmente da cincia social, entre elas a biologia, fsica, qumica, matemtica.

A biologia tem papel fundamental no surgimento da economia, pois foi a partir de concepes biolgicas que a economia se comportaria como um rgo vivo, resultando ento com expresses hoje usadas em economias vinda da biologia: funes, circulao, fluxos. A Fsica por tem influenciado, disseminou na economia alguns termos como estoques, equilbrio, dinmica, acelerao.

Economia apesar de ser uma cincia social, limitada de coisas fsicas, portanto, necessrio o uso da Matemtica e da estatstica para precisar

corretamente clculos econmicos, porm o uso dessas outros cincias tem um tratamento mais probabilstico ou seja, no restringindo precisamente os nmeros ou maneiras, e sim criando possibilidades, podendo projetar dados, estatsticas sobre todo o mercado econmico. Est diretamente relacionada a poltica, j que ambas so de fundamental importncia para o desenvolvimento de um pas. A poltica faz com que a economia fique subordinada a ela, quem decide as diretrizes do planejamento econmico so os polticos.

A histria extremamente importante para a Economia pois, diante de fatos que j aconteceram possvel prever em certos casos possibilidades semelhantes, ou at mesmo achar solues no passado para ajudar a superar por exemplo, uma crise, baseada em atitudes econmicas passadas. a economia normalmente para fins didticos dividida em quatro reas: Microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econmico. A microeconomia examina e interage com os consumidores e empresas a fim de decidir os preos e a quantidade dos produtos produzidos. Macroeconomia, estuda o comportamento de grandes agregados nacionais, como o Produto interno bruto e o investimento, por exemplo. A economia internacional, analisa as relaes entre pessoas que vivem em um determinado pas com outra pessoa de um pas diferente, envolvendo transaoes de bens e servios por exemplo. Desenvolvimento econmico, tem como principal enfoque a melhoria do padrao de vida de toda uma populao, a longo prazo. Na antiguidade as primeiras referncias Economia surgem no trabalho de Aristteles, e logo aps nos escritos de Plato e de Xenofonte. A primeira escola econmica surge a partir do sculo XVI, chamada de mercantilismo. O mercantilismo trata da acumulao de riquezas de uma nao atravs do fomento do comrcio exterior e do entesouramento de riquezas. Devido a essa busca dos pases por metais preciosos, essa poltica estimulou guerras, aumentou o nacionalismo e manteve exacerbada a presena do Estado na Economia.

A segunda escola econmica, a fisiocracia, surgiu no sculo XVIII, como

reao ao mercantilismo. Sustentavam que a terra era a nica fonte de riqueza e que, por haver uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutveis e universais, era desnecessria a governamental. Para esta escola, a riqueza consistia em bens produzidos em atividades econmicas relacionadas natureza como a lavoura, a pesca e a minerao e, em contrapartida, exigia-se que atividades como comrcio e finanas fossem desestimuladas. Com Adam Smith em 1793, surge o liberalismo atravs da escola clssica. Onde todos os agentes econmicos, acabam promovendo o bemestar de todos, em busca do lucro mximo, sem necessidade da atuao direta do Estado, mas apenas na proteo da sociedade contra eventuais ataques. Seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa, no laissez-faire e que a causa da riqueza das naes o trabalho humano, o que representa a teoria do valor-trabalho. Alm disso, um dos fatores decisivos para aumentar a

produo seria a diviso do trabalho, o que promoveu um aumento da destreza pessoal, economia de tempo e condies favorveis para o aperfeioamento e inveno de novas mquinas e tcnicas. David Ricardo desenvolveu modelos econmicos e estudos sobre o comrcio internacional, analisando questes como as negociaes entre as naes, o benefcio dessas negociaes e quais produtos deveriam ser comercializados, alcanando a teoria das vantagens comparativas. Os economistas John Stuart Mill e Jean-Baptiste Say tambm contriburam para a escola clssica. Sintetizando pensamento clssico, incorporando mais elementos institucionais e definindo melhor as restries, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado e ampliando a obra de Adam Smith, subordinando o problema das trocas de mercadorias a sua produo e popularizando a lei de Say: "a oferta cria sua prpria procura", gerando um crculo virtuoso. Teoria Neoclssica, de Alfred Marshall, analisa o comportamento do consumidor, onde o desejo de maximizar sua satisfao no consumo e do produtor de maximizar seu lucro so a base para a elaborao de um sofisticado aparato terico que estuda as curvas de utilidades e de produo,

considerando restries de fatores e oramentrios, deduzindo-se assim o equilbrio de mercado. Destaca-se tambm a anlise monetria, com a criao da teoria quantitativa da moeda, que relaciona a quantidade de dinheiro com os nveis gerais de atividade econmica e de preos.

O primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a populao foi Thomas Malthus, demonstra que o crescimento populacional dependia rigidamente da oferta de alimentos. Enquanto a populao crescia em progresso geomtrica, a produo de alimentos seguia em progresso aritmtica. A era Keynesiana marcada pela publicao da Teria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes. Segundo Keynes, em uma economia em recesso no existem foras de auto ajustamento, tornando-se necessria a interveno do Estado por meio de uma poltica de gastos pblicos, surgindo ento o princpio da demanda agregada ou efetiva. Este princpio determina o nvel de produo nacional, que um dos principais fatores responsvel pelo volume de emprego. Nesse perodo encontramos trs escolas: os monetaristas que privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de interveno do Estado; os keynesianos que recomendam o uso de polticas fiscais ativas e acentuado grau de interveno do Estado; e os ps-keynesianos: que enfatizam o papel da especulao financeira e, como Keynes, defendem um papel ativo do Estado na conduo da atividade econmica. A partir dos anos 70 a teoria econmica vem apresentando algumas transformaes com trs caractersticas principais: maior conscincia das limitaes e possibilidades de aplicaes da teoria; avano do contedo emprico da economia; e uma consolidao das contribuies dos perodos anteriores. Atualmente a anlise econmica impacta na melhoria do padro de vida e do bem-estar da sociedade pois engloba quase todos os aspectos da vida humana. Alm disso, o controle e o planejamento macroeconmico permitem antecipar muitos problemas e evitar flutuaes desnecessrias na economia..

A teoria marxista tem como pilar a obra O Capital de Karl Marx e tem como principal fundamento o valor-trabalho. Para Marx, o capital aparece com a burguesia e o proletariado obrigado a vender sua fora de trabalho e a diferena entre o valor das mercadorias produzidas pelos trabalhadores em dado perodo de tempo e o valor da fora de trabalho vendida aos empregadores capitalistas chama-se mais-valia. A teoria institucionalista dirige suas crticas ao alto grau de abstrao da teoria econmica e ao fato de ela no incorporar em sua anlise as instituies sociais. Consideram que as decises econmicas das pessoas refletem muito mais as influncias das instituies dominantes e do desenvolvimento tecnolgico.

You might also like