You are on page 1of 11

Extino das Obrigaes Generalidades A extino das obrigaes a sua eliminao da ordem jurdica.

. Esta pode ser feita pelas formas encontradas no 837 a 873 ou pela supresso da fonte da obrigao. Revogao Modo de extino de uma obrigao atravs a supresso da sua fonte e tem as seguintes caractersticas: livre para se concretizar apenas depende da vontade das partes, nos contratos bilaterais, pelo mtuo acordo das mesmas (406/1); discricionria para a sua actuao no necessrio nenhum fundamento especfico; No retroactiva s produz efeitos para o futuro, ressalvando-se todos aqueles j advenientes da fonte aquando da sua subsistncia.

Dado o imprio da autonomia privada nos contratos, as partes podem, na celebrao do contrato permitir que a revogao possa ser s por alguma das partes ou por terceiro. A revogao unilateral opera atravs de uma nica declarao de vontade, do autor do acto (230, 235, 461/1). Resoluo Tambm extingue a obrigao por supresso da fonte. tambm chamada de resciso e tem as seguintes caractersticas: condicionada s surge quando for admitida por lei ou por conveno (432/1); tendencialmente vinculada para a sua concretizao h que alegar e demonstrar determinado fundamento; Opera retroactivamente extingue ab initio as relaes contratuais (434/1 com excepes desse artigo).

A resoluo, pela sua eficcia retroactiva equiparada pela lei, quanto aos seus efeitos entre as partes, nulidade ou anulabilidade do negcio jurdico (433). No entanto, o 434/2 estabelece a manuteno das prestaes j efectuadas, em contratos de execuo continuada ou peridica, salvo se outra coisa resultar da causa de resoluo. Este dispositivo supletivo. injuntiva, no entanto, a norma do 435/1, segundo a qual a resoluo no afecta os direitos adquiridos por terceiro, uma vez que ela se dirige, em princpio, apenas s prestaes da contraparte. Quando tenha eficcia real, dirige-se directamente afectao de uma coisa, s sendo ento inoponvel ao terceiro que tenha realizado uma aquisio tabular (435/2 a contrario).

A revogao opera, em princpio, por simples declarao outra parte (436/1), produzindo efeitos nos termos do 224. Pode suceder que, por injuno legal, a resoluo tenha de operar por via judicial (ex: 1047). Hipteses especficas de resoluo so ainda o no cumprimento e a da alterao de circunstncias. Denncia Outra forma de extinguir os contratos que especfica dos contratos de durao indeterminada. Tem como caractersticas: Ser livre e unilateral; Ser discricionria; No ser retroactiva.

feita atravs de declarao de uma das partes outra, com determinada antecedncia. A denncia deve distinguir-se da oposio renovao, instituto pelo qual as partes, em contratos a prazo de renovao automtica, podem obstar unilateralmente a que tal suceda. Na oposio renovao no se verifica a supresso de um contrato com a consequente extino de obrigao, mas to s a no constituio de idnticas situaes obrigacionais. Caducidade Sentido lato a caducidade corresponde a um esquema geral de cessao de situaes jurdicas, merc da supervenincia de um facto a que a lei ou outras fontes atribuam esse efeito. Sentido estrito a caducidade uma forma de repercusso do tempo nas situaes jurdicas que, por lei ou contrato, devam ser exercidas dentro de certo tempo. Expirado esse prazo de exerccio, d-se a extino da obrigao.

Dao em cumprimento Noo; requisitos; regime a extino da obrigao pela realizao de prestao diversa da devida (837 a 840). Os requisitos so: A existncia prvia de uma obrigao; Verificao do condicionalismo que deve nortear o cumprimento; O acordo do credor; o Que se manifesta na aceitao da prestao diversa da devida e; o Na imediata extino da dvida.

A dao em cumprimento segue, no mais, o regime do cumprimento. O CC estabelece que o credor a quem seja feita a dao em cumprimento goza das faculdades que ao comprador assistem por compra de coisas com vcios jurdicos ou materiais (905 e ss) podendo optar pela prestao primitiva e pela reparao dos danos devidos (838). Caso sobrevenha, por culpa do devedor, a anulao ou declarao de nulidade da dao em cumprimento, no renascem as garantias prestadas por terceiros que desconhecessem o vcio no momento da cesso (839). A contrario deve entender-se que as garantias renascem quando sejam prestadas pelo devedor, ou quando a causa da nulidade ou anulao no seja imputvel ao devedor. Dao pro solvendo Da dao em cumprimento deve distinguir-se a dao em funo do cumprimento (840). Esta consiste tambm na realizao de prestao diversa da devida, simplesmente, em vez de se verificas, imediatamente, a extino da obrigao, esta mantm-se at e na medida em que o credor, atravs da realizao da coisa recebida, perfaa o valor da dvida (840/1). Podemos considerar a dao pro solvendo como uma dao em cumprimento condicional: h uma efectiva substituio da prestao no cumprimento, mas a extino da obrigao s opera caso o credor realize o valor correspondente ao montante da prestao a que tinha direito. Nos termos do 840/2, presume-se que a dao que consista em cesso de crdito ou em assuno de dvida feita pro solvendo. A figura da dao pro solvendo muito frequente atravs do pagamento feito por cheque com a clusula salvo boa cobrana. Nesta hiptese a obrigao no se extingue imediatamente, tal s acontece com a efectiva realizao do ttulo produzido.

Consignao em depsito Noo; papel Existem prestaes que no podem ser efectuadas sem a colaborao do credor. Este , de um modo geral, chamado a receber o produto da actividade do devedor ou a proporcionar as condies necessrias para tal actividade se possa efectivar. Chegado o momento do cumprimento, o credor pode faltar com a aludida colaborao que directa e voluntariamente recusando a proposta devida quer involuntariamente estando ausente ou no podendo comparecer no local quer ainda indirectamente recusando a quitao ou a restituio dos ttulos. Sempre que o devedor no possa, sem culpa sua, efectuar a prestao devida, previu o Direito uma forma de extino que torneie a aludia falta de colaborao do credor. Requisitos; regime A consignao em depsito exige, para ser possvel: Estar em causa uma prestao de entrega de coisa ou de quantia pecuniria este requisito ditado pela natureza das coisas, no seria possvel deposita, por exemplo, uma actividade do devedor (841/1 a)); O no poder, o devedor, realizar a prestao, por causas relacionas com o credor mora do credor de acordo com o 813 (841/1 b)).

A consignao requer que a prestao no tenha tido lugar quando a obrigao j estava vencida, tendo ainda sido observados, por parte do devedor, os outros preceitos atinentes ao cumprimento. Como a consignao um sucedneo do cumprimento, pode ser efectuada pelo devedor, ou por terceiro (842). A consignao em depsito s possvel por via judicial, encontrando-se o se procedimento no 1024 do CPC. Esta facultativa (841/2), o devedor que escolhe se quer ou no efectu-la, assim, entende-se que a possa revogar, mediante declarao feita no processo e pedindo a sua restituio ai depositrio (845/1). A revogao s , no entanto, possvel, at ao momento em que o credor, tambm por declarao feita no processo, aceite a consignao, ou o tribunal, por sentena em julgado, considere a consignao como vlida. Efeitos; eficcia dupla O efeito primordial da consignao, desde que esta seja aceite pelo credor ou declarada vlida pelo tribunal, a extino da obrigao (846). Mas da consignao emergem outros efeitos jurdicos: estabelece-se uma obrigao entre o depositrio e o credor, nos termos da aquele deve entregar a este a coisa consignada (844). Pode no entanto, suceder que o devedor tenha a faculdade de no cumprir enquanto o credor no efectuar determinada contraprestao. Como o esquema geral da

consignao em depsito traado para a defesa do devedor, a este reconhecida a faculdade de exigir a no entrega da coisa ao credor, enquanto a prestao por este no for devidamente realizada.

A compensao Noo; papel; modalidades A compensao d-se quando um devedor que seja o credor do seu prprio credor se libere da sua dvida custa do seu crdito (847 e ss). Existem trs modalidades de compensao: Compensao legal opera automaticamente, desde que se verifiquem os requisitos necessrios; Compensao convencional verifica-se por contrato entre as partes; Compensao judicial provocada por deciso do tribunal.

Vamos cingir-nos compensao legal que se encontra no 847 e ss. Os requisitos para que se verifique a compensao so: A existncia de dois crditos recprocos a compensao tem apenas lugar em relao a crditos e dbitos existentes entre os mesmos dois sujeitos, por isso, o declarante s pode utilizar crditos seus para a compensao (851/2) e ver o 851/1; A exigibilidade forte do crdito do autor da compensao 847/1 a), o compensante, nunca poderia, atravs de compensao, privar o devedor de um direito que lhe assistir at ao momento do cumprimento da obrigao, isto , at ao prazo da prestao. Pelo contrrio, a lei no requer a exigibilidade do dbito do autor da compensao (quando o prazo for estabelecido a seu favor). Porm, quando tal no suceda, deve entender-se que h que aguardar a exigibilidade forte de ambos os direitos (daqui deve inferir-se que no h compensao de crditos obrigacionais, uma vez que estes no so exigveis judicialmente); A fungibilidade e a homogeneidade das prestaes 847/1 b), efectivamente, todo o esquema da compensao assenta na ideia da substituibilidade das prestaes nela envolvidas, por outro lado, se no forem homogneas, a compensao redundaria num enriquecimento sem causa para uma das partes, no necessrio, que sejam do mesmo montante (847/2); A no excluso da compensao pela lei 853/1; A declarao de vontade de compensar 848/1.

Regime

A compensao opera pela declarao de uma das partes 848/1 e esta no pode ser feita sob condio ou termo (848/2). Operada a compensao, os crditos consideram-se escritos, desde o momento em que se reuniram os diversos requisitos (854). A compensao tem assim efeitos retroactivos. Este regime explica porque razo podem ser compensados os crditos prescritos, desde que a prescrio no se tivesse verificado no momento em que

os crditos se tornaram compensveis. Existe a possibilidade de compensar dvidas cujas prestaes se devam efectivar em locais diferentes (852/1). No entanto, se o local do cumprimento for um elemento fundamental da obrigao e no houver coincidncia com a obrigao de compensar, falta a homogeneidade requerida pelo 847/1 de tal forma que as obrigaes no so compensveis. O 855/1 comete ao autor da compensao a faculdade de escolher quais os crditos a extinguir pela compensao. Caso a escolha no seja feita aplicam-se as regras supletivas do 784 e 785 nos termos do 855/2. A nulidade e a anulao da compensao (856) implicam a manuteno das obrigaes envolvidas. Apenas no renascem as garantias prestadas por terceiros, excepto se este conhecia o vcio que originou a invalidade no momento em que foi efectuada a declarao de compensao.

A novao Generalidades A novao a extino de uma obrigao mediante a constituio de outra, existe: Novao objectiva deriva da extino de uma obrigao pela constituio de novo vnculo, entre os mesmos sujeitos; Novao subjectiva a substituio de uma obrigao por outra estabelecida ente o mesmo credor e devedor diferente ou vice-versa.

Para que se possa dar a novao necessrio: A existncia de uma obrigao prvia vlida 860/1; As declaraes das partes que exteriorizam a novao a vontade de novar das partes deve ser expressamente manifestada (859). Este requisito o que pretende distinguir a verdadeira novao da modificao da obrigao.

A novao tem por efeito essencial a extino da obrigao anterior (861 que contm excepes. A nulidade ou anulao da nova obrigao frustram o funcionamento da novao (860/2).

Remisso Generalidades A remisso surge como o contrato entre o credor e o devedor, destinado a extinguir a determinada relao obrigacional entre eles (863/1). Regime e efeitos O CC no requer, para a remisso qualquer forma especial. Deve assim entender-se que se trata de contrato consensual nos termos gerais. Excepto quando, por qualquer motivo, seja liberatria a remisso surge como autntica doao feita pelo credor ao devedor (863/2). Em qualquer dos casos a remisso deve resultar claramente das declaraes efectuadas pelas partes, no se presumindo nenhuma renncia s garantias das obrigaes (867). Numa obrigao subjectivamente complexa pode o credor remitir alguma das obrigaes, o que no pode prejudicar ou beneficiar os outros intervenientes que no tenha intervindo no acto de remisso, assim: Na solidariedade passiva a remisso concedida a um dos devedores no altera o esforo final que aos outros exigido, por isso, ou libera os outros devedores na parte correspondente do beneficirio (864/1) ou, quando o credor tenha reservado a possibilidade de, por inteiro exigir a prestao a qualquer deles, mantm-se o direito de regresso contra o devedor exonerado (864/2); Na solidariedade activa a remisso concedida por um dos credores s exonera o devedor face aos restantes, na parte correspondente ao crdito extinto (864/1); Na parciariedade passiva a remisso concedida pelo credor a um dos devedores obriga-o a restituir aos outros devedores a parte que caberia ao esforo do devedor exonerado (865/1); Na parciariedade activa a remisso celebrada com um dos credores obriga os outros a restituir, aquando do cumprimento, ao devedor, o valor que caberia ao ex-credor.

A remisso provoca a extino das obrigaes visadas. Da que aproveite a terceiros, nos termos do 866/1. Em compensao, no pode prejudica-los, de tal forma que, havendo pluralidade de fiadores e sendo um deles exonerado, os outros s respondem pela parte que o beneficiado caiba se houverem dado o seu acordo (866/2). Se a remisso for nula ou anulada, mantm-se a obrigao: s no renascem as garantias prestadas por terceiro, excepto se este tinha conhecimento da invalidade na altura em que teve conhecimento da remisso (867).

A confuso Generalidades; requisitos A confuso a forma de extino das obrigaes que opera quando na mesma pessoa se renam as qualidades de credor e de devedor (868). Os requisitos da confuso so: A reunio dos crditos e dbitos da mesma obrigao numa nica pessoa; Inseridos no mesmo patrimnio impede a confuso quando se no observe nos termos do 872.

Esta no requer de qualquer tipo de declarao, operando por simples verificao dos requisitos mencionados. Regime: efeitos A confuso extingue, pura e simplesmente a obrigao envolvida (868). Caso no se verifique mantm-se a obrigao com os seus acessrios, o mesmo ocorrendo nas hipteses de nulidade e anulao. Exceptuam-se as garantias prestadas por terceiro que no conhecia o vcio no momento em que lhe foi comunicada a confuso ou dela teve notcia (837). A confuso opera nas obrigaes subjectivamente complexas nos termos gerais que resultam do regime desse tipo de obrigaes (869 e 870). A confuso no pode prejudicar os direitos de 3 (871/1). Assim, o usufruto e o penhor de crdito mantm-se, no obstante a confuso (871/2). A confuso no opera de uma modo geral quando haja interesse particulares que requeiram a manuteno da obrigao, o que sucede no tocante fiana 871/2 e hipoteca 871/4.

Extino coactiva Generalidades; a novao coactiva A CRP, ao garantir o direito de propriedade (62) no deixou de consagrar a possibilidade da sua extino nos casos previstos na lei e permitidos a nvel constitucional. A hiptese mais clara de extino legal seria a supresso d crdito operada directamente pela lei (nacionalizao) ou permitida por lei e actuada por deciso admonistrativa (expropriao). Assim, salvo o

You might also like