You are on page 1of 8

Energia renovvel, a partir da qual se pode gerar electricidade atravs da utilizao da energia contida no movimento de massas de gua causado

pelas mars. A energia maremotriz pode ser obtida atravs da energia potencial pela diferena de altura entre as mars alta e baixa e da energia cintica das correntes devido s mars. uma central de aproveitamento da energia das ondas, tira!se partido do movimento oscilat"rio das mesmas. #al conseguido criando c$maras ou colunas em zonas costeiras. Essas c$maras esto, parcialmente, c%eias de gua, e t&m um canal aberto para o exterior por onde entra e sai ar. 'uando a onda se aproxima, a gua que est dentro da c$mara sobe, empurrando o ar para fora, atravs do canal. 'uando a onda desce, d!se o movimento contrrio. o canal de comunicao de entrada e sa(da do ar existe uma turbina que se move, consoante o movimento do ar na c$mara. #al como nos outros casos, a turbina est ligada ao gerador elctrico, produzindo electricidade. )utra forma de aproveitar a energia dos oceanos tirando partido do movimento constante das mars. As centrais de aproveitamento da energia das mars funcionam de forma semel%ante s barragens %idroelctricas. *e tal forma, que implicam a construo de grandes barragens, atravessando um rio ou um esturio. 'uando a mar entra ou sai da foz do rio, a gua passa atravs de t+neis abertos na barragem. As turbinas, colocadas nesses t+neis, movimentam!se consoante as idas e vindas das mars.

o entanto, saliente!se que a implementao de ambos os tipos de centrais bastante complicada. , necessrio, por isso, um con-unto de caracter(sticas muito especiais, como a forma da costa e o leito marin%o, bem como a exist&ncia de ba(as e esturios, para que determinado local se-a apropriado para a instalao de uma central para o aproveitamento da energia maremotriz. o caso do aproveitamento da energia das ondas, necessrio escol%er locais onde estas se-am continuamente altas, o que significa que a central tem de suportar condi.es adversas e muito rigorosas, enquanto que na energia das mars, as barragens tambm t&m de ser bastante resistentes. Estes equipamentos podem exercer grande influ&ncia sobre a qualidade da gua e a cadeia alimentar de aves, peixes e invertebrados. A interfer&ncia na vida dos peixes pode ainda

causar impactos em muitas regi.es, onde certas espcies representam grande import$ncia para a pesca comercial. Alm das necessidades f(sicas, preciso analisar a viabilidade econ"mica, para a construo de uma central, necessrio um grande investimento em barragens, comportas e turbinas %idrulica. Alm disso, a gua salgada, devido a seu elevado poder de corroso, exige a utilizao de materiais especiais na construo dos equipamentos, o que aumenta os custos. Em /ortugal nomeadamente as suas zonas costeiras 0em especial a costa ocidental do continente e as il%as dos Aores1 t&m condi.es naturais muito favorveis para o aproveitamento da energia das ondas. 2nfelizmente, as tecnologias de converso desta energia esto ainda em fase de desenvolvimento. Apesar deste facto, /ortugal um dos pa(ses pioneiros, com duas centrais de aproveitamento da energia das ondas, uma delas na il%a do /ico e a outra em 3astelo de eiva. #endo ainda uma outra em fase de construo na /"voa de 4arzim, sendo essa tema principal do nosso trabal%o.

Energia geotrmica o calor proveniente da #erra. /ara que possamos entender como aproveitada a energia do calor da #erra devemos primeiramente entender como o nosso planeta constitu(do. A #erra formada por grandes placas, que nos mant&m isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em roc%as derretidas devido s elevadas temperaturas e press.es que a( se verificam. *evido necessidade de se obter energia elctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para gerar electricidade, muito importante no mundo em que vivemos actualmente. )s vulc.es, as fontes termais e as fumarolas 0por ex. nos Aores1 so manifesta.es con%ecidas desta fonte de energia. Actualmente, utilizada em esta.es termais para fins medicinais e de lazer, mas tambm pode ser utilizada no aquecimento ambiente e de guas sanitrias, bem como, estufas e instala.es industriais.

uma central de energia geotrmica, tira!se partido do calor existente nas camadas interiores da #erra, para produzir o vapor que vai accionar a turbina. a prtica, so criados canais suficientemente profundos para aproveitar o aumento da temperatura, e onde in-ectada a gua. Esta, por sua vez, transforma!se em vapor 0que submetido a um processo de purificao antes de ser utilizado1 e volta superf(cie, onde canalizada para a turbina. Em /ortugal, existem alguns exemplos de aproveitamento deste tipo de energia. , o caso da central geotrmica da 5ibeira 6rande, no arquiplago dos Aores, que produz energia elctrica com potencial para garantir, na sua fase final, o fornecimento de 78 a 98: das necessidades de energia elctrica da il%a de ;o <iguel 0actualmente - assegura cerca de =>:1. As principais vantagens desta fonte de energia so o facto de no ser poluente e das centrais no necessitarem de muito espao, de forma que o impacto ambiental bastante reduzido. Ainda que apresente tambm alguns inconvenientes, como por exemplo, o facto de no existirem muitos locais onde se-a vivel a instalao de uma central geotrmica, dado que necessrio um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada no local at onde se-a poss(vel perfurar? ao perfurar as camadas mais profundas, poss(vel que se-am libertados gases e minerais perigosos, o que pode p@r em causa a segurana das pessoas que vivem e trabal%am perto desse local.

Em qualquer local a superf(cie do oceano oscila entre pontos altos e baixo, c%amados mars, a cada A=% e =7m. Em certas ba(as e esturios, como -unto ao <onte ;aint!<ic%el , no esturio do rio 5ance, na Brana, ou em ;o Cu(s, no Drasil, essas mars so bastante amplificadas, podendo atingir alturas da ordem de A7 metros. As gigantescas massas de gua que cobrem dois teros do planeta constituem o maior coletor de energia solar imaginvel. As mars, originadas pela atrao lunar, tambm representam uma tentadora fonte energtica. Em con-unto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as mars poderiam proporcionar muito mais energia do que a %umanidade seria capaz de gastar , %o-e ou no futuro, mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos. A energia das mars obtida de modo semel%ante ao da energia %idreltrica. 3onstr"i!se uma barragem, formando!se um reservat"rio -unto ao mar. 'uando a mar alta, a gua enc%e o reservat"rio, passando atravs da turbina %idrulica, tipo bulbo, e produzindo energia eltrica. a mar baixa, o reservat"rio esvaziado e a gua que sai do reservat"rio passa novamente atravs da turbina, em sentido contrrio, produzindo energia eltrica. Este tipo de fonte tambm usado no Eapo, na Brana e na 2nglaterra. A primeira usina maremotriz constru(da no mundo para gerao de eletrecidade foi a de Ca 5ance, em A>9F capaz de gerar =G8 <H. A usina possui =G turbinas de 7,F metros de di$metro, GI8 toneladas e uma pot&ncia unitria de A8 <H.

Para a implementao desse sistema necessria uma situao geogrfica favorvel e uma amplitude de mar relativamente grande, que varia de lugar para lugar. O Brasil apresenta condies favorveis implementao desse sistema em locais como o litoral maranhense, aonde a amplitude dos n veis das mars chega a oito metros. Os estados do Par e do !map tam"m apresentam condies favorveis para esse sistema. !pesar disso, ainda no e#iste nenhuma usina maremotri$ no Brasil.
Existe uma pesquisa da JB5E que visa o estudo e implementao de uma usina de gerao de energia eltrica atravs do balano das mars no litoral 3earense. Essa usina deve entrar em funcionamento em F anos e deve geral G88<H em sua primeira fase. o maran%o %ouve a tentativa de implantar a primeira usina maremotriz do Drasil, mas o pro-eto no foi conclu(do. A barragem do Dacanga possui especifica.es idias para gerar eletricidade. ) local possui um extenso lago, a barragem, alta diferena de mars e as comportas, mas no % turbinas nem material para

converter a energia da mar em energia eltrica. Ao final da obra, a energia gerada pela usina do Dacanga ir abastercer o campus da JB<A.

! universidade %ederal do &aranho, atravs do '(cleo de )nergias !lternativas, tam"m possui um pro*eto, que atualmente est na primeira etapa. O pro*eto visa construo de uma usina piloto destinado a estudos e aprimoramento dos conhecimentos de energia maremotri$. Dificuldades + necessrio um con*unto de caracter sticas muitos especiais para que determinado local se*a apropriado para a instalao de uma usina maremotri$. !s condies espec ficas de determinada regio litor,nea - como a forma da costa e o leito marinho, "em como a e#ist.ncia de "a as e esturios - pode provocar grandes variaes de n vel entre as mars altas e "ai#as e tam"m elevadas correntes, que podem ser aproveitadas para a gerao de energia eltrica. 'o Brasil, apesar de certas cidades apresentarem grandes amplitudes de mars, como /o 0u s, no &aranho, com 1,2 metros, e 3ut4ia, com 5,1 metros, a topografia do litoral no favorece a construo econ6mica de reservat4rios, o que impede seu aproveitamento. Para se ter uma idia, na usina de 0a 7ance, na %rana, a amplitude da mar de oito metros, e este um dos fatores que *ustificam o seu aproveitamento e a sua renta"ilidade. !lm das necessidades f sicas, preciso analisar a via"ilidade econ6mica um sistema que lide com o aproveitamento oce,nico para a produo de energia. Para a construo de uma maremotri$, necessrio todo o investimento em o"ras feito para a instalao de hidreltricas - "arragens, comportas e tur"inas hidrulicas -, mas levando-se em conta ainda que o aproveitamento da capacidade instalada menor, * que depende do ciclo das mars. !lm disso, a gua salgada, devido a seu elevado poder de corroso, e#ige a utili$ao de materiais especiais na construo dos equipamentos, o que encarece so"remaneira a implantao e a manuteno desse tipo de unidade geradora.

8omo toda forma de gerao de energia, a maremotri$ apresenta tam"m riscos am"ientais. )#erce influ.ncia so"re a qualidade da gua e a cadeia alimentar de aves, pei#es e inverte"rados, alm de ter efeitos so"re o alcance das mars, das correntes e da rea intermar. ! interfer.ncia na vida dos pei#es pode causar impactos econ6micos tam"m, * que em muitas regies certas espcies representam grande import,ncia para a pesca comercial.

As ondas do mar possuem energia cintica devido ao movimento da gua e energia potencial devido sua altura. Energia eltrica pode ser obtida se for utilizado o movimento oscilat"rio das ondas. ) aproveitamento feito nos dois sentidosK na mar alta a gua enc%e o reservat"rio, passando atravs da turbina, e produzindo energia eltrica, na mar baixa a gua esvazia o reservat"rio, passando novamente atravs da turbina, agora em sentido contrrio ao do enc%imento, e produzindo energia eltrica. A desvantagem de se utilizar este processo na obteno de energia que o fornecimento no cont(nuo e apresenta baixo rendimento. As centrais so equipadas com con-untos de turbinas bolbo, totalmente imersas na gua. A gua turbinada durante os dois sentidos da mar, sendo de grande vantagem posio varivel das ps para este efeito. o entanto existem problemas na utilizao de centrais de energia das ondas, que requerem cuidados especiaisK as instala.es no podem interferir com a navegao e t&m que ser robustas para poder resistir s tempestades, mas ser suficientemente sens(veis para ser poss(vel obter energia de ondas de amplitudes variveis. Esta energia proveniente das ondas do mar. ) aproveitamento energtico das mars obtido atravs de um reservat"rio formado -unto ao mar, atravs da construo de uma barragem, contendo uma turbina e um gerador. A maioria das instala.es de 3entrais de energia das ondas existentes de pot&ncia reduzida, situando!se no alto mar ou -unto costa, e para fornecimento de energia eltrica a far"is isolados ou carregamento de baterias de b"ias de sinalizao. A instalao de centrais de pot&ncia mdia, apenas tem interesse econ@mico em casos especiais de geometria da costa. ) n+mero de locais no mundo em que esta situao ocorre reduzido. As mars so o resultado da combinao de foras produzidas pela atrao do sol e da lua e do movimento de rotao da #erra leva subida e descida da gua dos oceanos e maresK as mars. )s movimentos verticais da gua dos oceanos, associados subida e descida das mars acompan%ado num movimento %orizontal, denominado por correntes das mars. Esta corrente tem uma periodicidade id&ntica das oscila.es verticais. Efeitos das zonas terrestres 0bacias %idrogrficas e ba(as, estreitos e canais1 provocam restri.es a estes movimentos peri"dicos podendo da( resultar elevadas amplitudes ou elevadas velocidades da corrente da mar.

os pa(ses como a Brana, o Eapo e a 2nglaterra este tipo de energia gera eletricidade. o Drasil, temos cidades com grandes amplitudes de mars, como ;o Cu(s ! Da(a de ;o <arcos, no <aran%o ! com 9,L metros e em #ut"ia com 7,9 metros. <as nestas regi.es, infelizmente, a topografia do litoral no favorece a construo econ@mica de reservat"rios, o que impede seu aproveitamento. Curiosidades: ! Em /ortugal % uma central na il%a do /ico nos Aores. A central do tipo de coluna de gua oscilante, com uma turbina Hells de eixo %orizontal que aciona um gerador eltrico de velocidade varivel, com a pot&ncia de G88 MH. ! a Europa foi constru(da uma central de produo de energia das mars em Ca 5ance 0Brana1, a A8 Mm da desembocadura do rio 5ance no 3anal da <anc%a. este local a amplitude da mar de AF metros. As turbinas da central funcionam quando enc%e e quando esvazia o esturio do rio 5ance. Est em funcionamento desde A>99 e produz cerca de 778 6H% anualmente. ! ) 3entro de 3i&ncia e #ecnologia da <arin%a do Eapo estuda formas de obter energia das ondas do mar. /ara tanto, comeou a testar em -ul%o um gerador flutuante que atende pelo estran%o nome de Daleia /oderosa. , uma balsa que foi ancorada na entrada de uma ba(a com sua frente apontada para a direo das ondas, mede 78 metros de comprimento por F8 de largura e A= de profundidade, e dividida internamente em tr&s compartimentos, todos c%eios de ar. #rata!se de um sistema engen%oso que converte a energia das ondas em energia pneumtica. ) balano das ondas faz com que o n(vel da gua no interior das c$maras suba e desa sem parar, fazendo!as funcionar como pist.es gigantes. 'uando o n(vel do mar sobe, a gua comprime o ar que afunilado na direo de uma turbina, movendo suas ps e gerando AA8 MH de eletricidade.

! energia geotrmica restrita, no sendo encontrada em todos os lugares, o que dificulta a implantao de pro*etos em determinadas localidades.

Por causa dos altos ndices de desperd cios que ocorrem quando o flu do geotrmico transmitido a longas dist,ncias atravs de dutos, a energia deve ser posta em uso no campo geotrmico ou pr4#imo deste . 9essa maneira o impacto am"iental sentido somente nos arredores da fonte de energia. :eralmente os flu#os geotrmicos contm gases dissolvidos, e esses gases so li"erados para a atmosfera, *unto com o vapor de gua. 'a maioria so gases sulfurosos ;<=/>, com odor desagradvel, corrosivos e com propriedades nocivas sa(de humana. < a possi"ilidade de contaminao da gua nas pro#imidades de uma usina geotrmica, devido a nature$a minerali$ada dos fluidos geotrmicos e e#ig.ncia de disposio de fluidos gastos. ! descarga livre dos res duos l quidos para a superfi cie pode resultar na contaminao de rios, lagos. ?uando uma grande quantidade de fluido retirada da terra, sempre h a chance de ocorrer um a"alo, e nesses lugares deve ser in*etado gua para no ocorrer o aluimento da terra. Os testes de perfurao das fontes so operaes "arulhentas, geralmente as reas geotrmicas so distante das reas ur"anas. O calor perdido das usinas geotrmicas maior que de outras usinas, o que leva a um aumento da temperatura do am"iente pr4#imo usina.

You might also like