You are on page 1of 6

ADOLESCNCIA: TRANSIO ENTRE A INFNCIA E FASE ADULTA.

Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) a adolescncia o perodo entre 10 e 19 anos de idade. [1] No incio da adolescncia, as transformaes biolgicas e as alteraes na personalidade ocorrem juntas e assim como o corpo vai adquirindo uma nova forma modificase tambm a imagem mental. [1] O problema da formao de carter na adolescncia to amplo que quase todos os aspectos na teoria psicanaltica esto relacionados a ela. A raiz da palavra carter, no verbo grego gravar, sempre fez parte do conceito de carter em relao ao padro traado com caractersticas de permanncia e fixidez. Estas so representadas em termos de personalidade, por traos ou qualidades distintas e por formas tpicas de conduzir a si mesmo. [2] A busca por uma identidade nica um dos problemas que adolescentes frequentemente encaram, desafiando autoridades e regras como um caminho para se estabelecerem como indivduos. Nesse estgio, desportistas e artistas (entre outros) servem como modelos de comportamento. Isto no significa, entretanto, que a criao adequada, por pais ou outros tutores, e uma vida inspirada sejam contradies, mas discute-se o quando uma deve ceder lugar outra. [? JAMES] No Brasil, os adolescentes ao completarem 18 anos, sem distino de sexo, cor ou classe social, tm a obrigao de se inserir no processo de votao das eleies polticas partidrias, onde se decide de forma particular seus prprios governantes. Inicia-se tambm o processo de serem responsabilizados por seus prprios atos perante a justia, respondendo assim por todo e qualquer dano causado de forma geral sociedade, e ao meio em que se vive. Para os jovens do sexo masculino, a obrigatoriedade de se inserir no alistamento militar, exatamente nesta mesma idade. Na maioria das vezes, estes fatos so vistos de forma agressiva pelos prprios adolescentes, pois o ato de pensar, decidir ou se responsabilizarem por qualquer que seja a situao, so vistos com complexidade. Em fim, a adolescncia como um renascimento, marcado, pela reviso de tudo o que foi vivido na infncia

VISO DE ALGUNS PENSADORES

A psicanlise e a adolescncia segundo Sigismund Schlomo FREUD (1856-1939) Freud iniciou o estudo psicanaltico da adolescncia. Em seu trabalho de 1905, Trs ensaios sobre a sexualidade, realou as importantes fases da sexualidade infantil, at ento negadas pelo meio cientfico, e tambm o que ocorria no jovem, no perodo intermedirio entre a infncia e a vida adulta. No vocabulrio cientfico usa-se o termo libido como correspondente fome para designar a necessidade sexual. A concepo anterior a FREUD era que essa libido estaria ausente na infncia e se instalaria na puberdade. Tal afirmao carece hoje de fundamento. O que ocorre uma sexualidade em dois estgios, um na infncia e o outro aps a puberdade com uma fase de relativa tranquilidade intermediria, o chamado perodo de latncia. Essa situao quiescente perturbada com as mudanas que ocorrem na chegada da puberdade, destinadas a dar vida sexual infantil sua forma final. O instinto sexual que at ento fora predominantemente auto ertico, encontra agora um objetivo sexual. Todos os instintos parciais se combinam para atingir o novo objetivo sexual sob a primazia da zona genital. Ocorre confluncia da corrente afetiva e da sensual e o instinto sexual est agora subordinado a sua funo reprodutora, tornando-se assim altrustico.

Adolescncia para Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879 1962) Wallon foi filsofo, mdico e psiclogo e para ele a adolescncia tem incio aos 12 anos com a puberdade, marcada por transformaes de ordem fisiolgica, mudanas corporais impostas pelo amadurecimento sexual, assim como transformaes de ordem psquica com preponderncia afetiva. Nesse estgio, os sentimentos se alternam procurando buscar a conscincia de si na figura do outro, contrapondose a ele, alm de incorporar uma nova percepo temporal. uma movimentada etapa que separa a criana do adulto que ela tende a ser. Nessa fase ocorrem modificaes fisiolgicas impostas pelo amadurecimento sexual, provocando

profundas transformaes corporais acompanhada por desenvolvimento psquico, marcado pela vinda de um fenmeno muito importante: o jovem adquire a posse da funo reprodutora e a capacidade de exercitar a funo sexual que vai efetivando-se ao longa do estgio da adolescncia.

A tese na adolescncia definida por Lev Semenovitch VYGOTSKI. (18961934) Vygotski prope a seguinte tese fundamental: na adolescncia, a relao da formao conceitual com a reorganizao do sistema psicolgico faz com que o pensamento assuma a centralidade das relaes interfuncionais do psiquismo. Refutando a ideia de que o adolescente apresenta apenas um intelecto mais desenvolvido, com maior independncia em relao ao material sensorial. Assim, para Vygotsky, a criana no apresenta condies psicolgicas de compreender a necessidade lgica do resultado obtido com sua eleio, nem mesmo sobre a trajetria desse raciocnio lgico. O indivduo somente chega a ser capaz de efetuar as operaes relacionadas a vontade, considerando a possibilidade de realizao de snteses superiores, apenas no perodo da adolescncia.

Adolescncia na viso de Jean William Fritz Piaget (1896 -1980) Piaget divide os perodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global. Ele afirmava que as mudanas na maneira como os adolescentes pensam sobre si mesmos, sobre seus relacionamentos pessoais e sobre a natureza da sua sociedade tm como fonte comum o desenvolvimento de uma nova estrutura lgica que ele titulava de operaes formais. Os perodos do desenvolvimento so caracterizados por aquilo de melhor que o indivduo consegue fazer nas faixas etrias, como: sensrio-motor (de 0 a 2 anos), properatrio (de 2 a 7 anos), operaes concretas (de 7 a 12 anos) e operaes formais (de 12 anos em diante).

No perodo operatrio formal acontece o amadurecimento das caractersticas da vida adulta. Entretanto, o atributo mais geral do pensamento operatrio formal o reconhecimento de que a realidade nada mais que um conjunto de todas as possibilidades. Piaget assegurava que as mudanas na maneira como os adolescentes raciocinam sobre si mesmos, sobre seus relacionamentos pessoais e sobre o carter da sua sociedade tm como fonte comum o desenvolvimento de uma nova estrutura lgica que ele chamava de operaes formais.

CONSIDERAES FINAIS comum que aflorem sentimentos contraditrios: ao mesmo tempo em que deseja se parecer com um homem ou uma mulher, o adolescente tende a rejeitar as mudanas por medo do desconhecido. Isso ocorre porque a imagem simblica que ele tem do corpo ainda carregada de referncias infantis que entram em contradio com os desejos e a potncia sexual recm-descoberta. O jovem deve ficar vontade para tirar dvidas e conversar sobre o que ocorre com seu corpo sem que sinta medo de ser diminudo ou ridicularizado. Necessitando de privacidade sem que no sejam forados a falar, pois tem que ser respeitado.[? JAMES]

REFERNCIA BIBLIOGRFICA 1- NUTRIR GERAIS Revista Digital de Nutrio Ipatinga: Unileste-MG, V. 2 N. 3 Dez. 2008 2- BLOS, Peter. Transio de Adolescente: questes desenvolvimentais, (Trad. M. R. Hofmeister) Porto Alegre, Ed Artes Mdicas, 1996. 3- ALMEIDA, Laurinda Ramalho de, (2000). Wallon e a Educao. In: Henri Wallon Psicologia e Educao. So Paulo: Loyola. 4- ALVES, Rubem. Sobre o tempo e a eternidade. Campinas, So Paulo: Papirus, 1995. 5- BOCK, Ana Mercs Bahia; MARCHINA, Maria da Graa e FURTADO, Odair (Org.), Psicologia Scio-histrica. So Paulo: Cortez, 2001. p.129-140. 6- FREITAS, M.V. (Org.) Juventude e adolescncia no Brasil: referncias conceituais. So Paulo: Ao Educativa, 2005. 7- PIAGET, Jean. Psicologia da inteligncia. Jean Piaget: traduo de Nathanael C. Caxeiro, 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar,1977.

You might also like