You are on page 1of 6

RESUMO DE ENDODONTIA 1 BIMESTRE Medo do tratamento odontolgico Reduzir a ansiedade: -Estabelecer e manter o controle da situao -Ganhar a confiana do pc -Dar

r ateno e ser simptico Diagnstico preciso -Exame subjetivo: pc fornece as informaes -Exame objetivo: CD consegue informaes -Radiografia Levantar informaes (palpao, percusso, teste de vitalidade). Urgncia -Pr-tratamento: pc chega com dor. -Entre sesses: pc sente dor depois do procedimento realizado pelo CD. -Ps-tratamento: pc sente dor aps a obturao(concluso do tratamento). *No caso da endodontia a urgncia, geralmente, dor(pulpite aguda). A pulpite crnica no se tem dor, ento no um caso de urgncia. *Cistos e granulomas so crnicos. Urgncias Pr-tratamento -Pulpite aguda -Pericementite apical aguda -Abscesso dento-alveolar agudo PULPITE AGUDA -Reversvel: polpa continua viva aps tratamento. (Capeamento pulpar indireto) -Irreversvel: polpa morre. Tratamentos conservadores: -Capeamento pulpar direto/indireto; *Dor espontnea: pulpite irreversvel -Curetagem; *Dor provocada(estmulos): pulpite reversvel -Pulpotomia. *Na pulpite irreversvel s pode ser realizado pulpotomia como tratamento conservador.

Reversvel: Geralmente ntido a presena de crie, sendo essa extensa. Essa condio no considerada uma urgncia verdadeira (a dor suportvel), um quadro mais simples de ser tratado com remoo de crie e restaurao. Caso Clnico: -Pc chega com grande destruio da coroa dentria em um molar j com exposio pulpar; -Remoo do tecido cariado e do teto pulpar (observar o sangramento intenso com colorao vermelho vivo), colocao de uma bolinha de algodo umedecida com otosporin e vedar com uma lmina de guta-percha, em seguida fazer uma restaurao provisria com IRM(xido de zinco e eugenol). *Vedar a cavidade com guta-percha, pois o coltosol toma presa na presena de umidade, uma vez que a bolinha de algodo estar embebida de otosporin este ser absorvido pelo coltosol para que tome presa, assim no ter seu efeito desejado no canal. -Aguadar no mximo 48h, caso o pc no possa retornar dentro desse tempo substituir o ostosporin por CaOH (7 dias); -No retorno remover o curativo e aplicar hidrxido de clcio. *Quando esse tratamento realizado em duas sesses, tem maior chance de obter sucesso quando comparado ao tratamento realizado em apenas uma sesso.

Irreversvel: Quando necessrio prescrever analgsico: -Primeira opo: Paracetamol 750mg (Tylex) 1 comprimido de 4/4h por 3 dias. -Segunda opo: Dipirona 500mg (Novalgina) - 1 comprimido 6/6h por 3 dias. *Prescrever quando o paciente tem limiar de dor baixo ou muito ansioso.

PERICEMENTITE APICAL AGUDA *Pulpite aguda reversvel evolui para pulpite aguda irreversvel, que evolui a uma necrose, que por sua vez evolui para uma pericementite. Sinais e Sintomas:

-Dor contnua,pulstil e localizada; -Sensao de dente crescido; -Mobilidade; -Sensibilidade percusso vertical. Fator Etiolgico: -Microbiana; -Qumica; -Fsica. *Independente do fator etiolgico tem que ser feito as medidas clnicas comuns. Medidas Clnicas Comuns: -Alvio oclusal; -Prescrio de anti-inflamatrio: 1 opo: Nimesulida 100mg 1 comprimido de 12/12h por 5 dias(Scaflan). 2 opo:Diclofenaco de potssio 50mg 1 drgea de 8/8h por 5 dias (Cataflan). *O alvio oclusal feito na tentativa de no pressionar mais o alvolo( que esta inflamado) contendo lquido no seu interior (exudato), no qual gera uma presso. *Acmulo de exudato na regio periodontal tpico da pericementite. J no abscesso se tem o acmulo de pus. Tratamento: -Drenagem do exudato; -Eliminao ou reduo do n de bactrias no tero apical do canal radicular. Penetrao Desinfetante:eliminar bactrias do tero cervical para apical(cervical,mdio e apical). Fazer irrigao com hipoclorito e trabalhar com limas calibrosas e ir diminuindo o calibre conforme o tero a ser trabalhado.Ex:primeiros 7mm do canal usar lima 80mm;14 mm do canal lima 60mm e os 21mm do canal lima 50mm. Sempre irrigar entre cada lima. Colocar paramono com furacin caso o PC retorno dentro de 7 dias, ou pasta com CaOH caso o PC retorne aps 7 dias. *Realizando esse tratamento com as Gates mais rpido. Origem Infecciosa (2opo): *caso no tenha tempo clnico para realizar o procedimento anterior* -Realiza instrumentao do tero cervical e mdio com Gates(irrigar entre cada Gates)

-Colocao de tricresol formalina (que age por distncia) -Selamento coronrio. *Depois da pericementite apical aguda instalada, se o dente est fechado, bactrias esto presas dentro do canal (em casos de crie,por exemplo), essa pericementite evolui para abscesso agudo. Caso frature o dente(polpa exposta ao meio bucal),as bactrias no estaro presase a polpa estar tendo a ao dos componentes da saliva (sistema tampo,etc) o que faa com que essa pericementite evolua para crnica.

ABSCESSO DENTO-ALVEOLAR AGUDO Fase Inicial: -Dor espontnea, localizada, intensa e pulstil; -Congestionamento da mucosa em nvel apical( a rea fica avermelhada com maior quantidade sangue na regio); -Ausncia de vitalidade pulpar; -Ausncia de edema; Tratamento: -Drenagem (via canal,via pericemntria); -Antibioticoterapia: 1 opo: Amoxicilina 500mg 1capsula de 8/8h por 7 dias. 2 opo: Clindamicina 300mg 1 capsula de 6/6h por 7 dias. *A via pericementria muito pouco utilizada para drenagem, geralmente feita quando se tem problemas periodontais. *Geralmente o PC com dor faz uso de antiinflamatrio antes de chegar para fazer o tratamento, com isso se tem o encapsulamento do abscesso (secreo purulenta) o que dificulta a drenagem, com isso suspender o uso e prescrever um analgsico. Geralmente no consegue mais drenar, assim o pus eliminado pela corrente sangunea, o que pode ter possibilidade de disseminar bactrias na corrente sangunea(perigo para PC cardacos). *Nunca prescrever antiinflamatrio em casos de abscesso!!* Se ocorrer ou no a drenagem, reallizar a instrumentao e colocar medicamento intra-canal (os mesmos citados anteriormente).

Fase em Evoluo -Dor espontnea, intensa e difusa; -Halitose; -Edema consiste sem flutuao; -Sintomas de ordem geral. *Radiograficamente no se v leso periapical. No mximo se v um espessamento do ligamento periodontal. *Essa fase mais difcil de ser solucionado. No consegue drenar nada, ento tem que acelerar essa fase para que chegue logo na fase evoluda e drenar intra-oral, no fazer compressa extra-oral pois a drenagem feita com gua e sal, ou um ch com as folhas da batata ou ch com malva. Informar o pc que se estado vai piorar, e por volta de 2 dias j se tem o processo acelerado. Fase Evoluda -Dor espontnea, difusa, e pouco intensa. -Edema com flutuao; -1 se faz abertura coronria, instrumentao e selamento provisrio, e s depois incisionar o ponto de flutuao e drenar. Urgncias Entre Sesses 1)PERICEMENTITE APICAL SECUNDRIA -Sensibilidade percusso; -Dor pulstil. Causas: -Excesso de instrumentao (etiologia fsica); -Excesso de medicamento (etiologia qumica) tricresol, paramono e hipoclorito. Medidas Clnicas Comuns: -Alvio oclusal; -Prescrio de antiinflamatrio. Excesso de Medicamento Tratamento: -Remoo do curativo; -Lavagem com soro ou gua destilada;

-Verificar patncia do forame com instrumento fino entrar no comprimento de trabalho total do dente; -Selamento coronrio. Excesso de Medicamento Tratamento: -Prescrever antiinflamatrio.

2)ABSCESSO FNIX -Um abscesso que era crnico se tornou agudo. Etiologia: -Empurrar contedo necrtico alm do forame por uso de instrumentos muito calibrosos e uso inadequado de soluo irrigadora. *O tratamento o mesmo de um abscesso agudo, se diferencia radiograficamente pois o fnix tem leso e o agudo no. Urgncias Ps-Obturao -Irritao apical pelos materiais obturadores; -Selamento coronrio ruim; -Contato prematuro; -Extravasamento de cimento obturador ou guta-percha. Conduta do Tratamento: -Avaliar se a obturao est adequada, prescrever analgsico/antiinflamatrio. Caso esteja inadequada, realizar retratamento.

You might also like