You are on page 1of 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
3 Srie Processos Administrativos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Edna Almeida Rodrigues


Faculdade Anhanguera de Mato

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 a 4. Relatrio final, com as premissas do Processo Administrativo, na Etapa 4.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 3 de 9

DESAFIO
O objetivo deste desafio sistematizar o Processo Administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), por meio da elaborao de relatrio com um plano estratgico para a realizao de um projeto de extenso universitria. Ao final, espera-se que as premissas do processo administrativo, reforadas pelas habilidades gerenciais (conceituais humanas tcnicas), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do curso de Administrao. Espera-se, tambm, favorecer o desenvolvimento de competncias do profissional para tomar decises, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter viso global do papel do Administrador em relao aos seus impactos no ser humano, na organizao e na sociedade.

Objetivo do Desafio
Elaborao de um relatrio com um plano estratgico para a realizao de um projeto de extenso universitria.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que o aluno compreenda o Planejamento como uma das principais funes do Administrador dentro do Processo Administrativo, durante a busca do bom desempenho. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Iniciar a confeco de um relatrio que apresente as definies (o que ) e os tipos de Planejamento.

Bibliografia sugerida Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), captulos 7, 8 e 9. 1.1 Apresentar uma pesquisa comparativa destas definies, confrontando-as com as de outras duas fontes bibliogrficas de Administrao, disponveis no acervo da biblioteca do Polo de Apoio Presencial. 1.2 Formatar o relatrio de acordo com o item Padronizao desta ATPS, com a seguinte estrutura: Capa (com todos os elementos solicitados no incio deste desafio). Introduo (descrio do propsito do trabalho). Desenvolvimento (reunio do contedo da pesquisa realizada). Neste caso, uma sntese da pesquisa sobre Planejamento deste passo, itens 1 e 1.1). Consideraes Finais (aprendizagem adquirida pela pesquisa). Referncias Bibliogrficas (lista das fontes consultadas na pesquisa). Nota Nem todos os sites da internet so confiveis. Quando for solicitada pesquisa na internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquisem em sites de universidades, congressos, associaes de classe, por exemplo, evitando sites que no

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 4 de 9

indicam os autores de seus textos, o que poderia levar os alunos a uma aprendizagem errada. Lembrem-se tambm: Google no fonte, ferramenta de busca; portanto, no deve ser citado. Passo 2 (Individual/Equipe) 1 Analisar criteriosamente os artigos indicados a seguir:

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Site Planejamento Estratgico. Disponvel em: <http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>. Acesso em: 25 set. 2012. SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Site Artigos.com. Disponvel em: <http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-econtrole-751/artigo/>. Acesso em: 25 set. 2012.

Discutir com seu grupo sobre os resultados do estudo dos Passos 1 e 2 e fazer, nas Consideraes Finais do relatrio iniciado no Passo 1, um confronto entre a mensagem dos Professores Shinyashiki e Santos e o contedo pesquisado sobre Planejamento. Partir da ideia da importncia do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a funo do Planejamento.

Listar, no relatrio, as Referncias Bibliogrficas de todas as obras consultadas, conforme ABNT. Ver os dois exemplos a seguir. a) Exemplo de referncia de livro: CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, v. 1. b) Exemplo de referncia de artigo: SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Planejamento Estratgico aplicado a micro e pequenas empresas. Disponvel em: <http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>. Acesso em: 6 out. 2012.

Passo 3 (Equipe) Finalizar o relatrio desta etapa, com todos os passos resolvidos, em uma a duas pginas, em formato .doc.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 5 de 9

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc identifique o propsito e as dimenses da Organizao como funo do Processo Administrativo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Resgatar o conceito de Planejamento e, em grupo, iniciar as decises de um Plano Estratgico para a realizao de um projeto de extenso universitria que atenda a alguma necessidade da comunidade em que sua faculdade est inserida. Ver algumas sugestes: a) cultural: apresentaes de peas de teatro em praa pblica; seo de cinema na faculdade aberta ao pblico; apresentao musical de grupos locais em local pblico. b) social: arrecadao de gneros de primeira necessidade para entidades filantrpicas; coleta de sangue para o Hemocentro em local pblico ou na faculdade; passeio com crianas de um orfanato; visita aos idosos de um asilo. c) educacional: curso de incluso digital para crianas ou pessoas da terceira idade nas dependncias da faculdade; cursos gratuitos de tcnicas administrativas ou de oramento pessoal. d) ambiental: coleta seletiva de material reciclvel; programa de arborizao; limpeza de margens de rios e lagos. 2 Finalizadas as decises do Planejamento, organizar as atividades conforme a aprendizagem sobre Organizao, supondo que o grupo a empresa, com seus membros nos departamentos.

Passo 2 (Equipe) 1 Iniciar a confeco de um relatrio desta etapa, com a mesma formatao e estrutura descritas na Etapa 1, Passo 1, subitem 1.2, acrescentando o tpico Implicaes ticas, aps Consideraes Finais. No tpico Desenvolvimento, apresentar detalhadamente o que ficou decidido pelo grupo sobre o Planejamento e a Organizao do evento, associando ao referencial terico de cada etapa. Nas Consideraes Finais, esboar a aprendizagem terica de forma aplicvel organizao. No tpico Implicaes ticas, apresentar os resultados das discusses do grupo sobre os impactos da ao administrativa proposta em relao ao indivduo, sociedade e ao meio ambiente. Listar as Referncias Bibliogrficas de todas as obras consultadas, conforme ABNT.

1.1

1.2 1.3

1.4

Passo 3 (Equipe) Finalizar o relatrio desta etapa, com duas a trs pginas, em formato .doc, com todos os passos resolvidos. Notar que o relatrio deve envolver as funes de Planejamento e de Organizao.
Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 6 de 9

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc associe a Direo e o Controle como funes do Administrador e entenda sua relevncia para as demais funes do Processo Administrativo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Dar continuidade ao projeto proposto na Etapa 2, promovendo uma pesquisa sobre Direo como funo garantidora do Processo Administrativo, partindo da premissa de que administrar envolve tambm a distino entre os nveis gerenciais. Pesquisar sobre o tema em vrias fontes, entre livros e artigos acadmicos da internet (de sites confiveis). Definir como o grupo estabeleceu os nveis de Direo para o projeto de extenso universitria.

Passo 2 (Equipe) 1 Iniciar a confeco de um relatrio desta etapa, com a mesma formatao e estrutura descritas na Etapa 1, Passo 1, subitem 1.2, acrescentando o tpico Implicaes ticas, aps Consideraes Finais. 1.1 Apresentar o resultado do levantamento terico no tpico Desenvolvimento do relatrio. 1.2 Nas Consideraes Finais, fazer um paralelo entre as decises do grupo e a proposta do artigo indicado a seguir:

TITTANEGRO, Srgio. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/73/71>. Acesso em: 25 set. 2012.

Procurar identificar as possibilidades de falhas nas etapas de Planejamento e Organizao, para garantir que a Direo cumpra seu papel. Passo 3 (Individual/Equipe) 1 Buscar um artigo acadmico, na base de dados da Anhanguera, que trate do tema Controle e que traga algum estudo de caso. Consultar no seguinte endereo:

<http://sare.unianhanguera.edu.br/>. Acesso em: 25 set. 2012.

Como tudo que o Administrador faz importante para muitas outras pessoas alm daquelas de dentro da empresa, discutir em grupo as Implicaes ticas do Controle. 2.1 Compreender as Implicaes ticas como uma reflexo sobre os possveis impactos que as decises administrativas podem causar na sociedade, no ambiente e no indivduo.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 7 de 9

2.2 No caso desta ATPSo, analisar as Implicaes ticas a partir da aprendizagem possibilitada pela realizao do desafio quanto ao processo Administrativo. As implicaes podem ser positivas ou negativas. Quando forem negativas, o grupo poder propor formas de minimizar os impactos. Quando forem positivas, o grupo poder aproveitar para valorizar a iniciativa. 3 Incluir o tpico Implicaes ticas no relatrio desta etapa, aps Consideraes Finais.

Passo 4 (Equipe) Finalizar o relatrio desta etapa, com quatro a seis pginas, em formato .doc, com todos os passos resolvidos. O relatrio deve trazer o que j foi aprendido sobre as funes Planejamento, Organizao e, agora, Direo e Controle, finalizando o Plano Estratgico do grupo que se iniciou na Etapa 2.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc perceba o Administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organizao, e potencial direcionador dos esforos das pessoas, possuidor de um conjunto de competncias e habilidades essenciais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual e Equipe) 1 Fazer uma anlise crtica sobre o contedo dos artigos indicados a seguir:

CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83>. Acesso em: 25 set. 2012. CARREIRA, Marcio et al. Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641>. Acesso em: 25 set. 2012.

Discutir em grupo sobre esses artigos, reservando os resultados da discusso para compor o relatrio do prximo passo.

Passo 2 (Equipe) 1 Iniciar a confeco de um relatrio desta etapa, com a mesma formatao e estrutura descritas na Etapa 1, Passo 1, subitem 1.2, acrescentando o tpico Implicaes ticas, aps Consideraes Finais. 1.1 Incluir, no tpico Desenvolvimento, os resultados da discusso do Passo 1, item 2.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 8 de 9

1.2 Nas Consideraes Finais, alm de apresentar a aprendizagem do grupo sobre o tema proposto, descrever tambm alguma situao real escolhida pelo grupo sobre a atuao do Administrador. Lembrem-se de que esta escolha deve estar alinhada com os conhecimentos da disciplina Processos Administrativos, e de que a identidade da empresa em que aconteceu o caso deve ser omitida; somente faam uma caracterizao da empresa para facilitar a compreenso do contexto do caso. 1.3 Ainda nas Consideraes Finais, analisar os textos e a Figura 1 apresentados a seguir e dissertar sobre a atuao do Administrador na gesto da organizao.
Nos dias de hoje, a Administrao figura como a nica instituio que transcende as fronteiras de pases e organizaes, apresentando um significado global e mundial. A moderna Administrao no se restringe aos limites ou a fronteiras nacionais. [...] O centro de nossa sociedade e de nossa economia tambm no mais a tecnologia, nem a informao, nem a produtividade. O fulcro central est na organizao: a organizao administrada que maneja a tecnologia, a informao e a produtividade. A organizao a maneira pela qual a sociedade consegue que as coisas sejam feitas. E a Administrao a ferramenta, a funo ou o instrumento que torna as organizaes capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento [...] a Administrao a cincia que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do sculo passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas. Foi ela que permitiu transformar as invenes cientficas em produtos e servios disponveis para a maioria da populao. A Administrao transforma a contribuio das vrias cincias em parte de nossa vida cotidiana. (CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 5-6) Embora qualquer atividade prtica envolva tanto decidir quanto fazer, no tem sido comum reconhecer que uma teoria da Administrao deva se preocupar tanto com os processos de deciso quanto com os processos de ao. Esse desprezo talvez se baseie na noo de que a tomada de deciso est confinada formulao da poltica global. Ao contrrio, o processo de deciso no termina quando o propsito geral da organizao tiver sido determinado. A tarefa de decidir permeia a organizao administrativa como um todo, praticamente com a mesma intensidade da tarefa de fazer na verdade, ela est intimamente integrada com a ltima. Uma teoria geral da Administrao deve incluir princpios de organizao que assegurem tanto um processo correto de tomada de decises quanto de aes eficazes. (Herbert Simon)

Edna Almeida Rodrigues

Administrao 3 Srie - Processos Administrativos

Pg. 9 de 9

Nvel Institucional (Administrao Superior)

Habilidades Conceituais

Nvel Intermedirio (Gerncia intermediria)

Habilidades Humanas

Nvel Operacional (Superviso de primeira Linha)

Habilidades Tcnicas

Figura 1: O administrador na organizao Fonte: Elaborada pela autora da ATPS com base em Chiavenato (2006).

Passo 3 (Equipe) 1 Observar que, de acordo com o que vocs viram na disciplina, o Administrador est no centro do processo de tomada de deciso nas empresas. Sendo assim, os impactos sofridos pelos indivduos, sociedade e meio ambiente so necessariamente originados pelo Administrador durante o exerccio da profisso. A partir de uma discusso crtica entre os colegas de grupo, expor, no tpico Implicaes ticas do relatrio, as sugestes do grupo para eliminao ou reduo desses impactos. Finalizar o relatrio desta etapa, com duas a quatro pginas, em formato .doc, com todos os passos resolvidos.

Passo 4 (Equipe) 1 2 Compor um documento final, em arquivo nico de extenso .doc, com o contedo dos relatrios produzidos em todas as etapas, seguindo a ordem das Etapas. Post-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Utilizao das leituras sugeridas. Estrutura geral do relatrio final.

Edna Almeida Rodrigues

You might also like