You are on page 1of 13

ESTADO DA SUPERFCIE - RUGOSIDADE O estudo da rugosidade fundamental para se conseguir qualidade na indstria mecnica.

. As superfcies, por mais que paream perfeitas, apresentam irregularidades. Essas irregularidades so divididas em dois grupos: ERROS MACROGEOMTRICOS Erros de forma que podem ser verificados usando instrumentos convencionais de medio micrmetros e relgios comparadores. Como acontecem esses erros? Durante a usinagem, as principais causas dos erros macrogeomtricos so os defeitos em guias de mquinas ferramenta; os desvios da mquina ou da pea; a fixao errada da pea e distores devido ao tratamento trmico. ERROS MICROGEOMTRICOS a rugosidade propriamente dita. Conjunto de irregularidades que so pequenas salincias e reentrncias que caracterizam uma superfcie. A rugosidade avaliada por aparelhos eletrnicos Rugosmetro A importncia do controle de acabamento superficial para a indstria mecnica. A rugosidade tem papel fundamental no comportamento dos componentes mecnicos, influindo na: - Qualidade do deslizamento; - Resistncia ao desgaste; - Possibilidade do ajuste de acoplamento forado; - Resistncia oferecida pela superfcie ao escoamento de fluidos e lubrificantes; - Qualidade de aderncia que uma estrutura oferece a camadas protetoras; - Resistncia corroso e fadiga; - Vedao, e - Aparncia. O que define as caractersticas de rugosidade de uma pea? - Imperfeies nos mecanismos das mquinas ferramenta; - Vibraes do sistema pea-ferramenta; - Desgaste das ferramentas; - Mtodo de conformao da pea.

Metrologia Rugosidade

pgina: 1

O que determina o acabamento superficial e o desempenho de uma pea seu processo de fabricao. Por exemplo: Nos mancais de motores, sua capacidade de carga aumenta com a melhora da rugosidade, portanto importante quantificar esta rugosidade utilizando o processo de fabricao adequado.

O que necessrio saber para avaliar a rugosidade de uma pea? Primeiramente conhecendo os termos e conceitos bsicos que definem uma linguagem apropriada. RUGOSIDADE: Conjuntos de desvio microgeomtricos, caracterizados pelas pequenas salincias e reentrncias presentes na superfcie. NORMA NBR ISO 4287/2002 Define termos para especificao da rugosidade.

Metrologia Rugosidade

pgina: 2

SUPERFCIE GEOMTRICA: Considerada a superfcie ideal estabelecida no projeto sem erros de forma e acabamento. SUPERFCIE REAL: Irregularidades deixadas pelo mtodo usado em sua produo. SUPERFCIE EFETIVA: Avaliada pela tcnica de medio. PERFIL EFETIVO Imagem aproximada do perfil real, obtida pelo rugosmetro, sem filtrar as ondulaes. PERFIL DE RUGOSIDADE Obtido a partir do perfil efetivo atravs do rugosmetro, depois da filtragem, eliminando a ondulao da prpria da pea. Sem a filtragem o traado de rugosidade recebe a interferncia do formato da pea e com a filtragem avaliamos somente a rugosidade livre do formato da pea. ELEMENTOS QUE FAZEM A COMPOSIO DA SUPERFCIE

Rugosidade: Textura primria Conjunto das irregularidades provocadas pelo processo de produo. Ondulao: Textura secundria Conjunto das irregularidades causadas por vibraes nos sistemas de produo ou tratamento trmico.

Metrologia Rugosidade

pgina: 3

CRITRIOS PARA AVALIAR A RUGOSIDADE Comprimento de amostragem (cut off) Tomando-se o perfil efetivo de uma superfcie de comprimento Lt que o comprimento total de avaliao, dentro dele chamamos o comprimento Le (cut off) de comprimento de amostragem. O comprimento de amostragem em aparelhos como rugosmetro no deve ser confundido com a distncia percorrida pelo apalpador pela superfcie Lt. recomendado pela norma ISO que os rugosmetros devam medir 5 comprimentos de amostragem e indicar o valor mdio. Como o comprimento de amostragem filtra a ondulao? Trabalhando com trechos da superfcie. como se o cut off filtrasse a ondulao e acabasse com a sua interferncia, assim a ondulao no entra na medio da rugosidade. SISTEMAS DE MEDIO Existem dois sistemas bsicos de medida: SISTEMA DA LINHA MDIA M Utilizada em vrios pases, inclusive no Brasil, a rugosidade determinada em funo de uma linha de referncia disposta na direo do perfil. SISTEMA DA LINHA ENVOLVENTE E Linhas envoltrias determinadas por dois crculos que rolam sobre a superfcie da pea. A linha mdia M a linha paralela direo geral do perfil no comprimento da amostragem de tal modo que a soma das reas superiores compreendidas entre ela e o perfil efetivo seja igual a soma das reas inferiores no comprimento da amostragem Lm.

Metrologia Rugosidade

pgina: 4

PERCURSOS DE MEDIO Durante o processo de medio da rugosidade o rugosmetro apalpa a superfcie a ser medida. So definidos vrios percursos e/ou comprimentos neste percurso de medio.

Percurso inicial Lv a extenso do primeiro trecho percorrido. No utilizado na avaliao da rugosidade. Tem a finalidade de permitir o amortecimento das oscilaes mecnicas e eltricas iniciais do sistema de medio e a centragem do perfil da rugosidade. Percurso de medio Lm a extenso do trecho til do perfil de rugosidade usado diretamente na avaliao, projetado sobre a linha mdia. Percurso final Ln a ltima parte do trecho apalpado projetado sobre a linha mdia e no utilizado na avaliao. Tem a finalidade de permitir o amortecimento das oscilaes mecnicas e eltricas no final da medio. Percurso de apalpamento Lt o percurso total apalpado pelo sistema de medio. Comprimento de Amostragem Le (cut off) Equivale a um quinto do percurso de medio, ou seja, Le=Lm/5. O comprimento de amostragem deve ser o suficiente para avaliar a rugosidade, isto , deve conter todos os elementos representativos de rugosidade.

Metrologia Rugosidade

pgina: 5

PARMETROS DE RUGOSIDADE Rugosidade Mdia RA Representa a mdia aritmtica dos valores absolutos das ordenadas dos afastamentos dos pontos de perfil, em relao linha mdia, dentro do percurso de medio Lm. Essa grandeza corresponde a altura de um retngulo cuja rea igual a soma absoluta da reas delimitadas dentro do perfil de rugosidade e a linha mdia tendo como comprimento o percurso da medio Lm.

A ABNT recomenta o parmetro Ra para a avaliao da rugosidade (em m). Ra um valor mdio, podendo s vezes no dar indicao direta do estado da superfcie. Em determinadas aplicaes especiais pode ser mais til aplicar outros parmetros de rugosidade. Quando Ra utilizado? O parmetro de rugosidade Ra e usado quando necessrio o controle contnuo da rugosidade na linha de produo. Alm disso, tambm em superfcies onde o acabamento apresenta sulcos de usinagem bem orientados como torneamento e fresamento. E ainda em superfcies de pouca responsabilidade como em acabamentos para fins puramente estticos. Rugosidade mdia Ra - VANTAGENS - o mtodo mais utilizado no mundo. - Aplicado na maioria dos processos de fabricao. - Todos os aparelhos disponibilizam este parmetro. - Os riscos superficiais prprios dos processos no alteram muito o Ra.

Metrologia Rugosidade

pgina: 6

Rugosidade mdia Ra - DESVANTAGENS - Aparecendo vales ou picos no tpicos na superfcie, o valor da mdia no sofrer grande alterao ocultando o defeito. - O Ra no indica a forma das irregularidades do perfil. - Alguns processos de fabricao possuem alta frequncia de vales e picos como os materiais sinterizados portanto as distoro provocada pelo filtro eleva o erro a nveis inaceitveis. Como determinar o valor da rugosidade A norma ABNT recomenda o uso do parmetro Ra, porem a escolha de outro parmetro para determinar a rugosidade de uma pea deve ser adaptada pela sua funo, por exemplo no caso de peas de vedao mais lgico utilizar o parmetro Rt, visto que pontos isolados podem provocar permeabilidade se utilizarmos Ra j que este parmetro indica o valor mdio da rugosidade. DETERMINAO DO COMPRIMENTO DE AMOSTRAGEM (cut off) Para perfis que resultam peridicos (torneamento, aplainamento, fresamento etc) recomenda-se a utilizao da tabela abaixo para a escolha do comprimento de amostragem e demais parmetros. A distncia entre os sulcos so aproximadamente igual ao avano de usinagem.

Para perfis que resultam no peridicos (lixamento, polimento, retfica etc.) adota-se a rugosidade esperada conforme a tabela abaixo:

Metrologia Rugosidade

pgina: 7

Rugosidade Ra APLICAES - Controle contnuo da rugosidade na linha de produo. - Superfcies com sulcos de usinagem bem definidos. - Superfcies de pouca responsabilidade, como no caso de acabamentos com fins apenas estticos. Rugosidade Mxima Ry o maior valor de rugosidades parciais Zy que se apresenta no percurso de medio Lm. Exemplo: na figura abaixo, o maior valor parcial o Z3, que est localizado no 3 cut off, igual a Ry. Obs: A NBR 4287 (2002) alterou o smbolo para Rt.

Rugosidade Ry (Rt) - APLICAES - Superfcies de vedao. - Assentos de anis de vedao. - Superfcies dinamicamente carregadas. - Parafusos altamente carregados. - Superfcies de deslizamento em, que o perfil efetivo peridico. Rugosidade Ry (Rt) - VANTAGENS - Informa sobre a mxima deteriorao da superfcie vertical da pea. - de fcil obteno quando o equipamento de medio fornece o grfico da superfcie. - Tem grande aplicao na maioria dos pases. - Fornece informaes complementares ao Ra. Rugosidade Ry (Rt) -DESVANTAGENS - Nem todos os equipamentos fornecem este parmetro. - Pode dar uma imagem errada da superfcie, pois avalia desvios localizados. - Presena de riscos feitos aps a usinagem, que no caracteriza o processo leva a resultados incorretos.
Metrologia Rugosidade pgina: 8

Rugosidade Total Rmax (Atualmente Rz) Corresponde distncia vertical entre o pico mais alto e o vale mais profundo no comprimento de avaliao Lm, independente dos valores de rugosidade parcial.

Rugosidade Total Rz - VANTAGENS - Considera todo o comprimento de avaliao. - Tem o mesmo emprego do Ry, porem mais abrangente, pois determinado considerando o comprimento total de avaliao Lm. - Tem as mesmas vantagens de Ry. Rugosidade Total Rz - DESVANTAGENS - A avaliao pode levar a resultados enganosos, por exemplo, present=a de vales profundos.

REPRESENTAO DA RUGOSIDADE Simbologia e indicao em desenhos tcnicos. No Brasil, at 1984, a NBR6402 indicava o acabamento superficial por meio de uma simbologia que transmitia apenas informaes qualitativas. Esta simbologia, que hoje se encontra ultrapassada, no deve ser utilizada em desenhos tcnicos mecnicos. Entretanto, importante que voc a conhea, pois pode vir a encontr-la em desenhos mais antigos.

Metrologia Rugosidade

pgina: 9

O valor da rugosidade Ra pode ser indicado pelos nmeros de classes da rugosidade correspondente. A norma NBR 8404/84 define 12 classes de rugosidade, que correspondem a determinados desvios mdios aritmticos (Ra) expressos em mcrons (Ra m).
Classes de rugosidade Desvio mdio Aritmtico Ra(m)

N12 N11 N10 N9 N8 N7 N6 N5 N4 N3 N2 N1

50 25 12,5 6,3 3,2 1,6 0,8 0,4 0,2 0,1 0,05 0,025

O smbolo bsico para a indicao da rugosidade de superfcies constitudo por duas linhas de comprimento desigual, que formam ngulos de 60 entre si e em relao linha que representa a superfcie considerada. Quando, no processo de fabricao, exigida remoo de material, para obter o estado de superfcie previsto, o smbolo bsico representado com um trao adicional.

Metrologia Rugosidade

pgina: 10

A remoo de material sempre ocorre em processo de fabricao que envolve corte, como por exemplo: o torneamento, fresamento, furao etc. Quando a remoo de material no permitida, o smbolo bsico representado com um crculo, como segue. Quando for necessrio fornecer indicaes complementares, prolonga-se o trao maior do smbolo bsico com um trao horizontal e sobre este trao escrevesse a informao desejada. Indicao do valor da rugosidade O valor da rugosidade pode ser expresso numericamente, em mcrons, ou classe de rugosidade. O valor da rugosidade vem indicado sobre o smbolo bsico, com ou sem sinais adicionais.

As duas formas de indicao so corretas. Quando for necessrio estabelecer os limites mximo e mnimo das classes de rugosidade, estes valores devem ser indicados um sobre o outro. O limite mximo deve vir escrito em cima.

Simbologia para direo das estrias Outra caracterstica microgeomtrica que deve ser considerada no processo de fabricao e na avaliao da rugosidade a direo das estrias, que so as pequenas linhas ou os sulcos deixados na superfcie usinada pela ferramenta usada no processo de fabricao da pea. Quando for necessrio definir a direo das estrias dever ser feita por um smbolo adicional ao smbolo do estado de rugosidade. Estes smbolos para direo das estrias so normalizados pela NBR8404/84, conforme figura.

Metrologia Rugosidade

pgina: 11

Lembre-se de que as estrias no so visveis a olho nu por serem caractersticas microgeomtricas. A indicao da direo das estrias, no desenho tcnico, informa ao operador da mquina qual deve ser a posio da superfcie a ser usinada em relao ferramenta que vai usin-la. Disposio das indicaes de estado de superfcie Cada uma das indicaes de estado de superfcie representada em relao ao smbolo, conforme as posies a seguir:

a - valor da rugosidade Ra, em m, ou classe de rugosidade N1 a N12; b - mtodo de fabricao, tratamento ou revestimento da superfcie; c - comprimento da amostra para avaliao da rugosidade, em mm; d - direo predominante das estrias; e - sobremetal para usinagem (mm).
Metrologia Rugosidade pgina: 12

No exemplo abaixo teramos a seguinte indicao de estado da superfcie:

a) classe de rugosidade: b) processo de fabricao: c) comprimento da amostra: d) direo das estrias: e) sobremetal para usinagem:

N8; Fresamento; 2,5 mm; Paralelas ao plano vertical; 5 mm.

Aplicaes tpicas de rugosidade superficial: Aplicao


Blocos-padro; guias de instrumentos de medio de alta preciso. Superfcies de medidas de micrmetros. Calibradores, elementos de vlvulas de alta presso hidrulica. Agulhas de rolamento, superacabamento de camisa de bloco de motor. Pistas de rolamentos Camisa de bloco de motores Eixos montados em mancais de teflon, bronze c/ veloc. Mdia Flancos de engrenagens; guias de mesas de mquinas-ferramentas. Tambores de freios, vlvulas de esfera. Superfcies usinadas em geral, alojamento de rolamentos. Superfcies desbastadas por usinagem Superfcies fundidas, estampadas. Peas fundidas, forjadas e laminadas.

Ra (m)
0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,1 0,3 0,6 2a3 4 5 a 15 15

Abaixo, exemplo de desenho com especificao de acabamento superficial.

- A superfcie deve ser retificada - A rugosidade Ra deve estar entre 1,5 e 3,0m. - Os sulcos devem ter orientao paralela superfcie mostrada. - O comprimento de controle de 100mm.

Metrologia Rugosidade

pgina: 13

You might also like