You are on page 1of 6

Curso Preparatrio aoConcursoMAPA

LNGUAPORTUGUESA

Prof.ElaineMandelliArns

LNGUA PORTUGUESA

SUMRIO
1. COMPREENSO E ESTRUTURAO DE TEXTO .................................................. 2. SISTEMA ORTOGRFICO EM VIGOR ................................................................ 3. SEMNTICA ................................................................................................. 4. FORMAO DE PALAVRAS ............................................................................. 5. FLEXO NOMINAL NMERO, GNERO E GRAU................................................ 6. FLEXO VERBAL ............................................................................................ 7. VOZES VERBAIS .......................................................................................... 8. PRONOMES................................................................................................... 9. EMPREGO DAS CONJUNES E PREPOSIES ................................................. 10. ORDEM E COLOCAO DOS TERMOS NA FRASE .............................................. 11. CONCORDNCIA NOMINAL E VERBAL ........................................................... 12. REGNCIA NOMINAL E VERBAL .................................................................... 13. EMPREGO DO ACENTO DA CRASE ................................................................. 14. SINAIS DE PONTUAO .............................................................................. 15. LEMBRETES................................................................................................ REFERNCIAS .................................................................................................

Preparatrio para o Concurso - MAPA

Captulo 1

COMPREENSO E ESTRUTURAO DE TEXTO

Leituras! Leituras! Como quem diz: Navios... sair pelo mundo voando na capa vermelha de Julio Verne. Mas para que me deram para livro escolar a Cultura dos Campos de Assis no Brasil? O mundo s fosfatos lotes de 25 hectares soja fumo alfafa batata-doce mandioca pastos de cria pastos de engorda. Se algum dia eu for rei, baixarei um decreto condenando esse Assis a ler sua obra. Carlos Drummond de Andrade

Quando falamos de leitura, temos que falar do leitor. Essa relao entre ambos interfere no dia-a-dia do leitor na sua formao. isso que Drummond apresenta no texto acima. Se algum dia eu for rei, baixarei um decreto condenando esse Assis a ler sua obra, observa-se que houve uma interferncia da obra na vida do leitor e que este demonstra que a leitura no foi prazerosa. Um texto deve apresentar textualidade que se estabelece por meio da unidade de sentido. Portanto no s uma poro de frases sem sentido entre si. Um texto uma ocorrncia lingstica, escrita ou falada de qualquer extenso, dotado de unidade sociocomunicativa, semntica e formal. uma unidade de linguagem em uso. (COSTA VAL, 1991) Um texto se constri de palavras e idias. A partir da repetio, progresso, no-contradio e relao, desenvolvem-se os textos de maneira linear, relacionando o que j foi dito quilo que se vai dizer. Ao longo de um texto ocorrem repeties, retomadas de elementos como palavras e frases. Essas retomadas costumam ser realizadas por meio de pronomes ou expresses equivalentes ou sinnimas. O texto progride quando acrescentamos novas informaes s que j existem. Desta forma equilibra-se o texto.
4

LNGUA PORTUGUESA

Manter uma relao adequada de causa e conseqncia, relacionando as partes do texto faz com que o texto fique correto. Nos textos, as frases apresentam diferentes significados, conforme o contexto que esto inseridas. Portanto, apreciar o texto por meio do contexto de todas as partes que o compem de suma importncia. Isso garante que as informaes relevantes sejam apreendidas pelo leitor. Interpretar um texto pressupe produzir inferncias (deduo, conseqncia) e no saber tudo o que se passa na cabea do autor. Ento, inferir retirar do texto informaes que aparecem implcita ou explicitamente. a partir da capacidade de inferncia que conseguimos dar mais valor ao conhecimento prvio do leitor. isso que chamamos de conhecimento de mundo. Aquilo que j sabemos ponto de partida para sabermos cada vez mais.

COMO INTERPRETAR
Primeiramente reconhecer a forma de organizao discursiva e, conseqentemente, das caractersticas peculiares a cada um deles. Observe os trs textos a seguir, todos construdos a partir do famoso quadro O quarto de Vicent em Arles de Van Gogh.

Texto 1 O quarto estava localizado na parte velha de Paris. No era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento em sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra dgua. Uma grande janela envidraada iluminava fartamente o apartamento, deixando sobre o assoalho de tbua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.
5

Preparatrio para o Concurso - MAPA

Texto 2 Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no incio de janeiro alugou um quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para l transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao p da janela, por onde entrava a luminosidade necessria e comeou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 3 O fato de viver longe de casa pode ter contribudo para uma maior disposio artstica do pintor. De fato, a histria pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento maior capacidade de produo: assim foi com Cames, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrario, parece estril, no leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solido para as telas que pintou em seu quarto de Paris.

No texto 1 o escritor apreende o quarto de Van Gogh num determinado momento de tempo, fornecendo dele alguns elementos a fim de identific-lo, localiz-lo e qualific-lo. No texto 2, o mesmo quarto visto pelo escritor em sucessivos momentos de tempo, enquanto que no texto 3 ocorre uma discusso atemporalizada sobre a influncia da dor na criao artstica. Temos, respectivamente nos trs textos, exemplos dos trs modos bsicos de organizao discursiva: o descritivo, o narrativo e o dissertativo. Observem no quadro as diferenas fundamentais entre esses modelos.

Cuidado para no confundir modo de organizao discursiva (descritivo, narrativo e dissertativo) com tipologia textual. Enquanto os modos esto ligados estrutura bsica do texto, particularmente na sua relao das coisas com o tempo, os tipos textuais se prende sua funo bsica, ou seja, sua finalidade.
6

LNGUA PORTUGUESA

O quadro mostra um ensaio de tipologia textual.

Algumas dicas para interpretar adequadamente um texto Faa uma primeira leitura, atenta do incio ao fim do texto, tendo noo de conjunto; Faa uma segunda leitura identificando possveis vocbulos desconhecidos; Tenha sempre s mos um bom dicionrio; Volte ao texto quantas vezes achar necessrio; Prenda-se ao texto - o que o autor escreveu e no o que voc pensa acerca do assunto; Questes de interpretao envolvem a opo que mais se encaixa no texto.

You might also like