You are on page 1of 32

Modulares Portugus Marcelo Bernardo

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

PREPOSIO
PALAVRA INVARIVEL QUE UNE DOIS TERMOS, SUBORDINANDO UM AO OUTRO.

Exemplos: Eles esto aptos a (ou para) estudar. aptos = termo regente (subordinante) estudar = termo regido (subordinado) Ns assistimos ao filme.

assistimos = termo regente (subordinante) filme = termo regido (subordinado)

1) CLASSIFICAO
A) Essenciais Atuam sempre como preposio. Ex.: com, a, de, para, por, sob, at, perante...

B) Acidentais Atuam como preposio ou como outra classe gramatical.


Ex.: consoante, conforme, durante, exceto...

2) LOCUO PREPOSITIVA: dois ou mais vocbulos com valor de preposio. Ex.: de acordo com, de encontro a, a fim de ...
3) EMPREGO DAS PREPOSIES A) FORMAS COMBINADAS E CONTRADAS Combinao ao (preposio a + artigo definido o) aonde (preposio a + advrbio onde)

Contrao

do (preposio de + artigo definido o) no (preposio em + artigo definido o) daqui (preposio de + advrbio aqui)
B) PRINCIPAIS RELAES SEMNTICAS
Autoria Msica de Djavan. / Tela de Renoir.

Lugar Ver de perto. / Estar sob a mesa.


Destino Ir a Braslia. / Ir Bahia.

B) PRINCIPAIS RELAES SEMNTICAS


Instrumento Escrever a lpis.

Ferir-se com a faca.


Finalidade Estudar para passar.

Vir em socorro.
Contedo Copo com gua.

Preo Livro de dez reais.


Origem Descender de famlia humilde.

B) PRINCIPAIS RELAES SEMNTICAS Oposio O Brasil jogar contra a Argentina. Assunto Falamos sobre cultura. Posse Camisa de Fernanda. Causa Tremer de frio. Ser preso por vadiagem.
Limite Estudar at no poder mais.

Ir at a praia.

C) Na linguagem culta, no se deve contrair a preposio de se o termo seguinte estiver exercendo a funo sinttica de sujeito de um verbo. Ex.1: Est na hora da ona beber gua. (registro informal, coloquial) Est na hora de a ona beber gua. (registro formal, culto)
Ex.2: O fato da polcia estar investigando o crime nos deixa tranquilos. (registro informal, coloquial) O fato de a polcia estar investigando o crime nos deixa tranquilos. (registro formal, culto)

importante exercitar...
01. Indique a alternativa correta quanto ao valor semntico das preposies nas frases abaixo.

a) Morreu de pneumonia. (doena) b) Falava de poltica. (modo) c) Morava numa casa de madeira. (matria) d) Veio de nibus. (companhia) e) Ele chegou de Lisboa. (nacionalidade)

RESPOSTA
01. Indique a alternativa correta quanto ao valor semntico das preposies nas frases abaixo.

a) Morreu de pneumonia. (doena) causa b) Falava de poltica. (modo) assunto C) Morava numa casa de madeira. (matria) d) Veio de nibus. (companhia) meio e) Ele chegou de Lisboa. (nacionalidade) lugar ou origem

importante exercitar...
02. (Ufac) O que desejava... Ah! Esquecia-se. Agora se descordava da viagem que tinha feito pelo serto, a cair de fome.(Graciliano Ramos) A alternativa em que a preposio de expressa a mesma ideia que possui em ...a cair de fome : a) De tanto gritar, sua voz ficou rouca. b) De gro em gro, a galinha enche o papo. c) De noite todos os gatos so pardos. d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul. e) Trazia no bolso uma caneta de prata.

RESPOSTA
02. (Ufac) O que desejava... Ah! Esquecia-se. Agora se descordava da viagem que tinha feito pelo serto, a cair de fome.(Graciliano Ramos) A alternativa em que a preposio de expressa a mesma ideia que possui em ...a cair de fome : A) De tanto gritar, sua voz ficou rouca. causa b) De gro em gro, a galinha enche o papo. modo c) De noite todos os gatos so pardos. tempo d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul. lugar e) Trazia no bolso uma caneta de prata. matria

importante exercitar...
03. (Fameca-SP) As relaes expressas pelas preposies esto corretas na sequncia: I. Sa com ela. II. Ficaram sem um tosto. III. Esconderam o lpis de Maria. IV. Ela prefere viajar de navio. V. Estudou para passar. a) falta; companhia; posse; meio; fim b) companhia; falta; posse; fim; meio c) companhia; posse; falta; meio; fim d) companhia; falta; meio; pose; fim e) companhia; falta; posse; meio; fim

RESPOSTA
03. (Fameca-SP) As relaes expressas pelas preposies esto corretas na sequncia: I. Sa com ela. II. Ficaram sem um tosto. III. Esconderam o lpis de Maria. IV. Ela prefere viajar de navio. V. Estudou para passar. a) falta; companhia; posse; meio; fim b) companhia; falta; posse; fim; meio c) companhia; posse; falta; meio; fim d) companhia; falta; meio; pose; fim E) companhia; falta; posse; meio; fim

CONJUNO
Palavra invarivel que une oraes ou termos semelhantes (de mesma funo sinttica)

Exemplos: Joo e Srgio so grandes empreendedores. (ncleos do sujeito)

Joo pernambucano e Srgio cearense. (oraes coordenadas entre si)

1) LOCUES CONJUNTIVAS: Duas ou mais palavras empregadas com valor de conjuno. Ex.: se bem que, a fim de que, ainda que, medida que, ...
2) CLASSIFICAO DAS CONJUNES Para se ter um bom domnio sobre o estudo das conjunes preciso tambm estar bastante atento s relaes lgico-discursivas por elas estabelecidas. Estudaremos nesta aula os processos de coordenao.

CONJUNES COORDENATIVAS A) CONCLUSIVAS Valores semnticos: concluso, fechamento, finalizao ... logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), ento, destarte, dessarte ...

Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso.

Observao: A conjuno pois pode ser explicativa ou conclusiva. Ex.1: Estamos estudando muito, pois queremos passar nas provas. (explicao) Ex.2: Queremos passar nas provas. Precisamos, pois, estudar muito. (concluso)

B) ADITIVAS
Valores semnticos:

adio, soma, acrscimo ...


e, nem (e no), no s... mas tambm, mas ainda, como tambm, ademais, outrossim, etc. Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

C) ADVERSATIVAS
Valores semnticos:

oposio, contraste, adversidade, ressalva ...


mas, porm, entretanto, todavia, contudo, no entanto, no obstante, inobstante, seno (= mas sim) ... Ex.: No estudou muito, mas passou nas provas.

D) ALTERNATIVAS Valores semnticos:

alternncia, escolha ou excluso


ou...ou; ora...ora; j...j; seja... seja; quer... quer, no ... nem etc. Ex.: Ora estudava, ora trabalhava.

E) EXPLICATIVAS

Valores semnticos:
explicao, justificativa, motivo, razo ...

porque, pois (antes do verbo), porquanto, que ... Ex.: Vamos indo, que j tarde.

Observao:
1) A conjuno e (aditiva) pode aparecer com valor adversativo. Ex.: ferida que di e no se sente. (= mas) (Cames) 2) A conjuno mas (adversativa) pode aparecer com valor aditivo. Ex.: Era um homem trabalhador, mas principalmente honesto.

importante exercitar...
Nos exerccios de 01 a 03, ocorrem duas frases isoladas. Sua tarefa consistir em indicar a alternativa que contm a conjuno adequada para lig-las, a fim de obter uma relao indicada entre parnteses.
01. Ele era artilheiro do time. Ele no marcou nenhum gol no campeonato. (oposio) a) portanto d) ainda que b) pois e) todavia c) j que

RESPOSTA
01. Ele era artilheiro do time. Ele no marcou nenhum gol no campeonato. (oposio) a) portanto d) ainda que b) pois E) todavia c) j que
Ele era artilheiro do time, TODAVIA no marcou nenhum gol no campeonato.

importante exercitar...

02. Ouvimos um rudo. Havia gente nos fundos da casa. (concluso) a) medida que d) por isso b) se bem que e) que c) conquanto

RESPOSTA
02. Ouvimos um rudo. Havia gente nos fundos da casa. (concluso) a) medida que D) por isso b) se bem que e) que c) conquanto Ouvimos um rudo, POR ISSO havia gente nos fundos da casa.

importante exercitar...
03. Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicao) a) a fim de d) mesmo que b) caso e) ao passo que c) porquanto

RESPOSTA
03. Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicao) a) a fim de d) mesmo que b) caso e) ao passo que C) porquanto Devolva-me o livro, PORQUANTO estou precisando dele.

importante exercitar...
04. (PUCC-SP) Assinale a alternativa correspondente frase em que ocorre uso incorreto de conjuno. A) O homem criou a mquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu essa expectativa. B) Diga-lhe que venha logo, que eu estou com pressa. C) Ele tinha todas as condies para representar bem os colegas; nem todos o respeitavam, porm. D) O problema que ainda no se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa. E) Ao perceber o que tinha feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

RESPOSTA
04. (PUCC-SP) Assinale a alternativa correspondente frase em que ocorre uso incorreto de conjuno. A) O homem criou a mquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu essa expectativa. B) Diga-lhe que venha logo, que eu estou com pressa. C) Ele tinha todas as condies para representar bem os colegas; nem todos o respeitavam, porm. D) O problema que ainda no se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa. E) Ao perceber o que tinha feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

LEMBRE-SE:
A adversidade desperta em ns capacidades que, em circunstncias favorveis, teriam ficado adormecidas.

Horcio

You might also like