You are on page 1of 33

Modulares Portugus Marcelo Bernardo

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Consideraes Iniciais
No campo da Semntica Argumentativa, os operadores ou marcadores argumentativos (tambm conhecidos como articuladores textuais ou marcadores discursivos) so palavras responsveis pela sinalizao da argumentao. So certos elementos da lngua, explcitos na prpria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Eles introduzem variados tipos de argumentos.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Consideraes Iniciais
As palavras que funcionam como operadores argumentativos so os conectivos, os advrbios e outras palavras que, dependendo do contexto, no se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais. O usurio da lngua deve se conscientizar do valor argumentativo dessas marcas para que as perceba no discurso do outro e as utilize com eficcia no seu prprio discurso.

ALGUNS TIPOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS A) Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma concluso: e, nem, tambm, no s... mas tambm, alm disso, etc. B) Operadores que introduzem enunciados que exprimem concluso ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, ento, consequentemente, etc.

C) Operadores que introduzem argumentos que se contrape a outro (mudana na direo argumentativa), visando a uma concluso contrria: mas, porm, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc. D) Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc. E) Operadores que estabelecem relaes de comparao: mais que, menos que, to... quanto, to... como, etc.

G) Operadores cuja funo introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, j, at, etc. H) Operadores cuja funo introduzir enunciados, que visa a esclarecer um enunciado anterior: isto , ou seja, quer dizer, em outras palavras, etc. I) Operadores cuja funo orientar a comcluso para uma afirmao ou negao: quase, apenas s, somente, etc.
Fonte: PUC-SP (in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Operadores_argumentativos)

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Outros aspectos discursivos


Quando lemos artigos de jornais e revistas que defendem certas teses, estamos diante da formao de pontos de vista, vises de mundo que tm o objetivo de influenciar ideias, opinies, princpios das pessoas, de definir ou redefinir posies, de formar ou reformar atitudes. Em qualquer dos casos, busca-se efetivar o convencimento.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Intencionalidade Discursiva
Percebemos que a escolha de palavras e expresses, o encadeamento e a interdependncia de ideias, o domnio de conectivos so algumas das caractersticas da comunicao persuasiva que influenciam diretamente na argumentao de um texto; so, portanto, elementos que marcam a intencionalidade na persuaso.

importante exercitar...
01. (IPAD / GOV. PE) Analise as afirmaes a seguir, acerca de recursos lingusticos utilizados. 1) No trecho: Se a pessoa for "leiturizada", ou seja, j souber como se estrutura um texto..., a expresso sublinhada foi empregada para introduzir uma retificao. (F)

2) exigido bestamente em concursos pblicos equivale semanticamente a exigido despropositadamente em concursos pblicos. (V)

3) No trecho: Como sempre tive o costume de escrever, s vezes, fico a pensar:, o segmento sublinhado tem valor causal. (V)

4) O pronome sublinhado no trecho: pessoas que leem bastante e frequentam ambientes nos quais prevalece o uso da lngua padro... poderia ser substitudo por em que, preservando-se o sentido. (V)

Resposta
Esto corretas: a) 1, 2, 3 e 4. B) 2, 3 e 4, apenas. c) 1 e 3, apenas. d) 2 e 4, apenas. e) 1, 3 e 4, apenas.

importante exercitar...
02. Observe que em E para que esse sonho no fique s na cabea, o projeto j comeou a ser colocado em prtica., a locuo sublinhada expressa uma relao de finalidade. Analise, nas alternativas abaixo, as relaes semnticas expressas pelos termos sublinhados. (Verdadeiro ou Falso)

1) Como esse sonho no ficou s na cabea, o projeto j comeou a ser colocado em prtica. (Expressa-se uma relao de causalidade).
*1) verdadeiro

2) Desde que esse sonho no fique s na cabea, o projeto vai comear a ser colocado em prtica. (Expressa-se uma relao de condio).
*2) verdadeiro

3) O projeto deve comear a ser colocado em prtica, se que esse sonho no ficou s na cabea. (Expressa-se uma dvida em relao possibilidade de realizao do que foi afirmado).
*3) verdadeiro

4) Contanto que esse sonho no fique s na cabea, o projeto comear a ser colocado em prtica. (Expressa-se uma relao de temporalidade). *4) FALSO (condio)
5) O projeto j comeou a ser colocado em prtica, por mais que o sonho parea ter ficado s na cabea, (Expressa-se uma relao de concesso). *5) verdadeiro

importante exercitar...
03. (IPAD-PE / SENAC) Acerca das relaes lgico-semnticas presentes no Texto 1, analise o que se afirma a seguir. 1) os resultados do IDEB no Brasil vm demonstrar o porqu da dificuldade de o pas atingir nveis sociais parecidos com os do primeiro mundo, apesar das riquezas naturais, de certos setores que alavancam a economia e das inteligncias, que no ficam atrs das melhores cabeas do mundo. Nesse trecho, evidencia-se uma relao concessiva. (V)

2) Enquanto as autoridades no olharem com interesse o problema da educao no Brasil, qualquer investimento social no vai apresentar resultados duradouros. Nesse trecho, h concomitncia temporal entre as ideias apresentadas. (V) 3) A escola deveria ser o complemento, o que d as ferramentas, o estofo e o embasamento para o exerccio da cidadania, com seus direitos e deveres. Porm, infelizmente, o que temos no nosso pas so muitos maus modelos. Nesse trecho, o termo sublinhado sinaliza uma mudana na orientao argumentativa. (V)

4) No adianta a tecnologia avanada, computadores de ltima gerao em casa ou nas salas de aula, se a criana no tiver a cabea feita, uma boa formao, que lhe oriente como aproveitar de maneira inteligente todo esse conhecimento. Nesse trecho, pode-se reconhecer uma relao condicional. (V)
Esto corretas: a) 1 e 2, apenas. b) 1 e 3, apenas. c) 3 e 4, apenas. d) 1, 2 e 4, apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

Resposta
Esto corretas: a) 1 e 2, apenas. b) 1 e 3, apenas. c) 3 e 4, apenas. d) 1, 2 e 4, apenas. E) 1, 2, 3 e 4.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Fora e Orientao Argumentativa


De acordo com Koch (1992: 30), aparecem vrios operadores argumentativos em um texto, para designar certos elementos da gramtica de uma lngua que tm por funo indicar a fora argumentativa dos enunciados, a direo (o sentido) para que apontam.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Fora e Orientao Argumentativa


Esses conectores so responsveis pela estruturao e orientao argumentativa dos enunciados no texto. Quando compreendemos uma sequncia relacionada por um conectivo, no deciframos apenas o seu significado, mas aplicamos ideias, viso de mundo, bagagem cultural que temos, relacionadas ao uso do conectivo para reconstruir o sentido do texto.

Outros operadores bastante empregados: Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando ideia de incluso de elementos. (inclusive, at, mesmo, at mesmo ...) Ex.: At o auxiliar participou da reunio com a diretoria da empresa. Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando o elemento mais fraco. (ao menos, pelo menos, no mnimo ...) Ex.: Ele poderia ter-nos dado ao menos um telefonema para avisar que chegou bem.

Ligam elementos de duas ou mais escalas orientadas no mesmo sentido. (e, tambm, nem, tanto ... como, no s ... mas tambm, alm de, alm disso)

Ex.: Ele no somente estuda, como tambm trabalha muito.


Introduzem um argumento decisivo. (alm do mais, de uma vez por todas...) Ex.: Ele no tem um perfil adequado para a funo. Alm do mais, analfabeto!

importante exercitar...
01. (COVEST / UFPE-UFRPE) Articule as informaes abaixo em um ou dois perodos. Use os conectores adequados para sinalizar as dependncias semnticas entre essas informaes. Faa as adaptaes que julgar necessrias. 1) A medicina esttica progrediu muito. 2) Os recursos de 30 anos atrs parecem, atualmente, medievais. 3) Junto com as novidades, surgiu uma srie de riscos. 4) Os pacientes preferem encarar os riscos.

RESPOSTA
01. (COVEST / UFPE-UFRPE) Articule as informaes abaixo em um ou dois perodos. Use os conectores adequados para sinalizar as dependncias semnticas entre essas informaes. Faa as adaptaes que julgar necessrias. 1) A medicina esttica progrediu muito. 2) Os recursos de 30 anos atrs parecem, atualmente, medievais.

Na inter-relao 1 e 2, verifica-se causa x consequncia: A medicina esttica progrediu TANTO QUE os recursos de 30 anos atrs parecem, atualmente, medievais.

RESPOSTA
3) Junto com as novidades, surgiu uma srie de riscos. 4) Os pacientes preferem encarar os riscos.

Na inter-relao 3 e 4, verifica-se: Junto com as novidades, surgiu uma srie de riscos QUE (OS QUAIS) os pacientes preferem encarar.

RESPOSTA FINAL
A medicina esttica progrediu TANTO QUE os recursos de 30 anos atrs parecem, atualmente, medievais. Junto com as novidades, surgiu uma srie de riscos QUE (OS QUAIS) os pacientes preferem encarar.

importante exercitar...
02. (FBV-PE) Rena, em um nico perodo, as informaes expressas nos segmentos abaixo. Estabelea entre os segmentos A e D uma relao explcita de concesso. A - A leitura virou uma espcie de mito da sociedade moderna. B - Pela atividade da leitura, ampliamos nosso repertrio de informaes. C - possvel, pela leitura, conhecer melhor as particularidades da escrita. D - A leitura continua sendo um hbito raro e restrito a poucos.

RESPOSTA
02. (FBV-PE) Rena, em um nico perodo, as informaes expressas nos segmentos abaixo. A e D relao explcita de concesso. A - A leitura virou uma espcie de mito da sociedade moderna. D - A leitura continua sendo um hbito raro e restrito a poucos.
A e D Embora (ainda que, ...) continue sendo um hbito raro e restrito a poucos, a leitura virou uma espcie de mito da sociedade moderna...

RESPOSTA
B e C relao explcita de ADIO. B - Pela atividade da leitura, ampliamos nosso repertrio de informaes. C - possvel, pela leitura, conhecer melhor as particularidades da escrita. B e C atravs dela ampliamos nosso repertrio de informaes e conhecemos melhor as particularidades. (no s... mas tambm)

RESPOSTA FINAL
SUGESTO
Embora continue sendo um hbito raro e restrito a poucos, a leitura virou uma espcie de mito da sociedade moderna, pois (uma vez que) atravs dela ampliamos nosso repertrio de informaes e conhecemos melhor as particularidades.

importante exercitar...
03. (COVEST-PE) Reescreva a srie de informaes abaixo, de modo a obter um perodo simples.
1) A Declarao Universal dos Direitos do Homem foi promulgada em 1948. 2) Constitui o documento mais relevante desse sculo. 3) Objetiva o respeito aos princpios universais de igualdade, justia e civilidade. 4) Esse objetivo foi elaborado em nome da paz.

RESPOSTA
03. (COVEST-PE) Reescreva a srie de informaes abaixo, de modo a obter um perodo simples.
SUGESTO 1: A Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948), documento mais relevante desse sculo, objetiva o respeito aos princpios universais de igualdade, justia e civilidade em nome da paz. SUGESTO 2: A Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, documento mais relevante desse sculo (em nome da paz), objetiva o respeito aos princpios universais de igualdade, justia e civilidade (em nome da paz).

LEMBRE-SE:
"Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de ns. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estas famintos de po ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiana de possurem um lugar em nossos coraes."

Madre Tereza de Caucut

You might also like