You are on page 1of 12

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao

Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

. Apostila 04

Maturidade Conscincia Maturidade ee Conscincia A conscincia atinge a plena conquista, quando o ser amadurece no seu processo psicolgico de evoluo. Esse amadurecimento o resultado de um contnuo esforo em favor do autocon ecimento e da coragem para enfrentar!se, tra"al ando com esforo ntimo as limita#es e os processos infantis que nele ainda predominam. $o sa"endo superar as frustra#es, fi%a!as no inconsciente e torna!se sua vitima, fugindo para os mecanismos da irresponsa"ilidade toda ve& que se v a "raos com dificuldades e enfrentamentos. A maturidade psicolgica no se restringe ao perodo de desenvolvimento da inf'ncia, e sim, (s v(rias fases da vida, considerando!se que a aprendi&agem e o crescimento no cessam nunca, tornando!se uma constante at o momento da individuali&ao, no qual o esprito comanda a matria e o mantm!se em armonia com o fsico. $o se)a de estran ar que indivduos adultos manten am comportamentos infantis e que )ovens se apresentem com equili"rada maturidade. $aturalmente, o esprito o agente da vida e dele procedem os valores que so ou no considerados durante a e%istncia corporal. * mecanismo para o amadurecimento psicolgico do ser e%pressa!se de maneira natural, aguardando que a vontade e o contnuo esforo, para o recon ecimento das de"ilidades fsicas, emocionais e outras, facultem o 'nimo para corrigi!las e super(!las. As fun#es psquicas, que +ung classificou em n,mero de quatro ! sensorial, sentimental, intelectual e intuitiva ! devem constituir um todo arm-nico, sem predomin'ncia de alguma em detrimento de outra, proporcionando o amadurecimento, portanto, a plena reali&ao da conscincia. ./ * amadurecimento psicolgico se e%teriori&a quando se ama, quando se alcana esse sentimento ativo, demonstrando a li"ertao da idade infantil. 0/ Egocntrica e am"iciosa, a criana apega!se 1 posse e no doa, e%igindo ser protegida e )amais protegendo, amada sem sa"er amar, nem como e%press(!lo. * seu amor possessivo e sempre se revela no rece"er, no tomar. 2/ * seu tempo presente total. 4/ * adulto, diferindo dela, compreende que o amor a cincia e arte de doar, de proporcionar felicidade a outrem. 3/ * seu tempo o futuro, que o momento constri etapa a etapa, 1 medida que l e amadurecem a afetividade e o psiquismo.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

0 Apostila 04

4/ Enquanto o amor no sente pra&er em doar, e%perimenta o perodo infantil, caracteri&ando!se pelo ci,me, pela insegurana, pelas e%igncias desca"idas, portanto, egocntrico, imprprio. 5/ 6uem ama com amadurecimento, plenifica!se com a felicidade do ser amado e "eneficia!se pelo pra&er de amar. 7/ 8( nele uma compreenso de li"erdade que alcana os patamares elevados da ren,ncia pessoal, em favor da ampla movimentao e alegria do ser amado. 9/ * que o)e no consegue, semeia em esperana para o aman . .0/ * idoso amadurecido reali&a!se em constantes e%perincias de amor e vivncia culturais, emocionais, sociais "eneficentes, livres do passado, das reminiscncias que l e constituem pra&er frudo, no entanto, sem sentido. :omo o crescimento do omem maduro no termina, a sua conscincia promove!o 1 certe&a de que, desvestido do corpo, ele prosseguir( evoluindo. ;inteti&ando toda a sa"edoria de que era portador, +esus, na condio de <siclogo E%celente, prescreveu para as criaturas umanas a necessidade de se amarem umas 1s outras. :om esta lio mpar, no somente reformulou as propostas egocntricas da =ei Antiga, de rea#es cruis, portanto, infantis, como a"riu perspectivas e%traordin(rias para a integrao da criatura com o seu :riador, o Amor ;upremo. <osteriormente, "uscando propiciar o amadurecimento das criaturas, A==A$ >A?@E: indagou aos Aensageiros da =u&, qual a mais meritria de todas as virtudes, e eles responderam, qual est( registrado em * =ivro dos Espritos, na resposta de n,mero 792B ! Toda virtude tem seu mrito prprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. H virtude sempre que h resistncia voluntria ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porm, est no sacrif cio do interesse pessoal, pelo bem do pr!imo, sem pensamento oculto. A mais meritria a que assenta na mais desinteressada caridade. "orquanto atravs do autoconhecimento, o ser pensante descobre as prprias imperfei#$es, trabalha%as, e, levado pela necessidade gregria, sai da solid&o e ama. Carma Conscincia Carma ee Conscincia * carma efeito das a#es praticadas nas deferentes etapas da e%istncia atual como da pregressa, fruto da (rvore plantada e cultivada, tem o sa"or da espcie que tipifica o vegetal. 6uando os atos so positivos, os seus resultados caracteri&am!se pela e%celncia da qualidade, favorecendo o ser com momentos feli&es, afetividade, lucide&, progresso e novos ense)os de crescimento moral, espiritual, intelectual e umano, promovendo a sociedade, na qual se encontra.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

2 Apostila 04

6uando atua com insensate&, vulgaridade, perverso, re"eldia, odiosidade, recol e padecimentos ultri&es, que propiciam provas e e%pia#es reparadoras de comple%os mecanismos de afli#es, que respondem como necessidade iluminativa. * carma est( sempre em processo de alterao, conforme o comportamento da criatura. A desdita que se alonga, o c(rcere moral que desarvora, a enfermidade rigorosa que alucina, a limitao que pertur"a, a solido que asfi%ia, o desar que amargura, podem alterar!se favoravelmente, se aquele que os e%perimenta resolve mudar as atitudes, aprimorando!as e desdo"rando!as em prol "em geral, no que resulta em "em prprio. $o e%iste nas so"eranas =eis da Cida fatalidade para o mal. * que ao ser acontece, resultado do que ele fe& de si mesmo e nunca do que @eus l e fa&, como apra& aos pessimistas, aos derrotistas e c-modos afirmar. ./ ?efa&es, pois, a tua vida, a todo o momento, para mel or, mediante os teus atos saud(veis. 0/ :onstri e ela"ora novos carmas, li"erando!te dos penosos que te pesam na economia moral. A conscincia no inteligncia no sentido mental, mas, a capacidade de esta"elecer par'metros para entender o "em e o mal, optando pelo primeiro e seguindo a diretri& do equil"rio, das possi"ilidades latentes, desenvolvendo os recursos atuais em favor do seu vir a ser. Essas possi"ilidades que se encontram adormecidas, so a presena a de @eus em todos, aguardando o momento de desa"roc ar e crescer. A conscincia, nos seus variados nveis, consu"stancia a programao das ocorrncias futuras, atravs das quais conquista os patamares da evoluo. Enquanto adormecida, a conscincia funciona p-r automatismo que se ampliam do instinto 1 conquista da ra&o, quando a lucide& faculta o discernimento, mais se favorecem os valores divinos que se manifestam, aumentando a capacidade de amar e servir. * carma, que se deriva da conduta consciente, tem a qualidade do nvel de percepo que a tipifica, amplia, desse modo, os tesouros da tua conscincia, e o teu carma se aureolar( de lu& e pa&, que te ense)aro plenitude. Enquanto na ignor'ncia, Aaria de Aagdala, com a conscincia adormecida, vivia em promiscuidade moral. Ao defrontar +esus, despertou, alterando o comportamento de tal forma, que ela"orou o a"enoado carma de ser a primeira pessoa a v!lo ressuscitado. +udas Dscariotes, consciente da misso do Aestre, into%icou!se pelos vapores da am"io desca"ida, e, despertando depois, ao enforcar!se esta"eleceu o l,gru"e carma de reencarna#es infeli&es para reparar os erros tene"rosos e recuperar!se.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

4 Apostila 04

* carma e a conscincia seguem )untos, o primeiro como decorrncia do outro. A==A$ >A?@E:, em * =ivro dos Espritos, na questo de n,mero .20, interrogouB ! Qual o objetivo da encarnao dos espritos? E os Aensageiros responderamB % 'eus lhes imp$e a encarna#&o com o fim de fa(e%los chegar ) perfei#&o. "ara uns, e!pia#&o* para outros, miss&o. +as, para alcan#arem essa perfei#&o, tm que sofrer todas as vicissitudes da e!istncia corporal, nisso que est a e!pia#&o. -isa ainda outro fim a encarna#&o, o de p.r o esp rito em condi#$es de suportar a parte que lhe toca na obra da cria#&o./...0 Morte Conscincia Morte ee Conscincia A perfeita identificao da transitoriedade do corpo fsico e%pressa o superior est(gio de conscincia do omem. Este discernimento l,cido, a respeito da fragilidade org'nica, de alto significado no processo da evoluo, constituindo patamar superior de conquista que promove o ser do instinto 1 ra&o, e desta 1 intuio espiritual. ?epugna ao omem!instinto a lem"rana da morte, "em como da sua convivncia no cotidiano. <ara ele, o est(gio corporal tem o sentido de permanncia, entorpecendo!l e o con ecimento da realidade, que se recusa aceitar, em"ora o fen-meno "iolgico das transforma#es celulares e moleculares d!se a cada instante. A segurana do edifcio org'nico apoia!se na fragilidade da sua prpria constituio. Engrenagens delicadas so susceptveis de se desorgani&arem, se)a por acidentes da sua estrutura, ou por invas#es micro"ianas, ou traumatismos fsicos e emocionais, ou, ainda, por desgaste natural que decorre do uso na sucesso do tempo. Agrada, ao omem inconsciente, pensar apenas no imediatismo do aparel o fsico e no desfrutar dos aparentes "enefcios que propicia, na (rea dos pra&eres e das sensa#es mais agressivas, que frui com sofreguido insaci(vel. Esse engano leva!o ao apego das formas que se diluem e alteram, dos o")etos de que se apropria e passam de mos, das aspira#es que transforma em metas de vida e 1s quais se entrega, e%pressando!as em poder, destaque, a"astana, que no pode deter por tempo indefinido. :omo efeito dessa ao sem apoio na realidade da vida, surgem os quadros da ansiedade, do medo, da insegurana, da irrita"ilidade, degenerando em mecanismos de infelicidade, porque a vida fsica torna!se!l e a ra&o ,nica pela qual luta e se empen a em preservar. E%perimentando o desgaste enfermidade, a vel ice, sente!se pr%imo do fim e desequili"ra!se.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

3 Apostila 04

Dgnorando ou teimando por descon ecer a inevit(vel transformao que encerra um ciclo, para dar lugar ao surgimento de um outro, do qual procede, re"ela! se e envenena!se com a ira, apressando aquilo que pretende postergar. A conscincia li"era a realidade do ser em profundidade, que compreende as naturais altera#es dos fen-menos "iolgicos, que so instrumentos para o seu progresso espiritual. @esentorpecida dos anestsicos at(vicos do instinto de conservao, que remanescem do primarismo animal, penetra na estrutura da vida, desco"rindo a casualidade e%istencial que o esprito, independente dos mecanismos org'nicos, que usa com finalidade especficas e a"andona quando encerrada a atividade que se l e fa& necess(ria. Eraas a tal entendimento desenvolve recursos preciosos e desvela atri"utos que l e dormem nos refol os, a"rindo!se a valores imperecveis que o fascinam, em detrimento daqueloutros que so necess(rios ao tr'nsito carnal e devem permanecer no teatro terrestre onde se originam. A conscincia da morte, com as conseqFentes a#es preparatrias para o traspasse, favorece o ser com armonia interior e segurana pessoal. A lucide& em torno dos deveres propele a criatura ao "urilamento ntimo, e, ao fa&e!lo desco"re que o amor a fonte ine%aurvel de recursos para facultar!l e o tentame. * amor que se e%pande li"erta!o das pai%#es escravi&adoras que pertur"am e infelicitam. ;e )( podes conscienti&ar!te da pro%imidade do fen-meno da morte, que transformao em tua e%istncia est(s em condi#es de crescer e planar acima das vicissitudes. Cive ento o priplo org'nico, conscientemente, usando o copo com finalidade elevada, porquanto ao c egar o momento da tua morte dei%ar(s a massa material como "or"oleta ditosa que, aps a istognese, voa feli& nos rios suaves do infinito. $a questo .33 de * =ivro dos Espritos pode!se lerB Como se opera a separao da alma e do corpo ? % 1otos os la#os que a retinham, ala se desprende. 2om a conscincia da realidade, a vida esplende no corpo e fora dele.

Reencarnao Conscincia Reencarnao ee Conscincia A conquista l,cida da conscincia a"re espaos para o entendimento das leis que regem a vida, facultando o progresso do ser, que se entrega 1 tarefa de educao pessoal e, por conseqFncia, da sociedade na qual se encontra situado. $o mais l e atendem as aspira#es os conceitos utpicos e as afirma#es pueris destitudas de ra&o, com os quais no passado se anestesiava o

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

4 Apostila 04

discernimento dos indivduos e das massas. :om ela a idia de @eus e da sua )ustia evolui, arrancando!o do antropomorfismo a que esteve algemada pela ignor'ncia, para uma realidade mais consent'nea com a prpria grande&a. *s vel os ta"us, como efeito, cedem lugar aos fatos que podem ser considerados e e%aminados pela investigao, produ&indo amplas percep#es de conte,dos que enriquecem a compreenso. * crescimento interior elucida a )ustia, que )( no se aferra aos limites das pai%#es umanas que a padroni&aram conforme os prprios interesses, agraciando uns e punindo outros, em lament(vel a"errao tica e de equanimidade discutvel, seno a"surda. A conscincia conquistada favorece a penetrao nas causas da vida mediante os processos de intuio, de deduo, e de an(lise decorrente da e%perincia vvida dos fatores que constituem o Gniverso. Engrandecem!se o omem e a mul er que se despo)am do temor ou da incredulidade, do "eatismo ou da negao, assumindo uma postura digna, portanto coerente com seu estado da evoluo. ;omente a conscincia favorece a perfeita identificao com a realidade das vidas sucessivas , concepo!lei ,nica a corresponder 1 grande&a da vida. ;em a conscincia, a inteligncia lgica e cr, mas no se su"mete, a emoo aceita, porm, receia os impositivos do estatuto da evoluo, no qual est( o mecanismo reencarnacionista. A conscincia a"re as comportas da inteligncia e do sentimento para a natural aceitao das e%perincias sucessivas e inevit(veis, que promovem a criatura. A reencarnao instrumento do progresso do ser espiritual. *ra ele e%pia, quando so graves os seus delitos, su"metendo!se 1s afli#es que constituem disciplinas educativas mediante as quais se fi%am nos painis profundos da conscincia os deveres a cumprir. $outras ve&es so prova#es que enri)ecem as fi"ras morais respons(veis pela ao dignificadora. =onge de ser uma punio, a d(diva do renascimento corporal "no do amor, au%iliando o esprito a desenvolver os recursos que l e )a&em latentes, qual terra arroteada e adu"ada em condi#es de transformar a semente diminuta no vegetal e%u"erante que nela dorme. @iante dessa realidade, amplia a tua conscincia pela meditao e age com segurana tica, entregando!te ao compromisso de iluminao desde agora. ./ $unca postergues os deveres a prete%to de que ter(s futuras oportunidades. 0/ A tua conscincia dir( que o)e e aqui esto o momento e o lugar para a construo do teu ser espiritual, que se deve elevar, li"ertando!te dos

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

5 Apostila 04

atavismos primitivos e das pai%#es pertur"adoras. A conscincia da reencarnao impulsionar!te!( ao progresso atravs do amor e do "em sem alternativas de fracasso, porque a lu& da felicidade "ril ando 1 frente ser( o estimulo para que alcances a meta. ;em a reencarnao a vida inteligente retornaria, ao caos, e a lgica do progresso ficaria redu&ida 1 estupide&, 1 ignor'ncia. A conscincia da reencarnao e%plica ;crates e o omem "(r"aro do seu tempo, Eand i e o selvagem da atualidade, a civili&ao e o primitivismo nesta mesma poca.=entamente o ser avana, e, de etapa em etapa adquire e%perincia, con ecimento, sentimento, sa"edoria, conscincia. Em * =ivro dos Espritos, na questo .50 encontramos o seguinte di(logoB O que fica sendo o esprito depois da sua ltima reencarnao? 3sp rito bem%aventurado* puro esp rito. "ara esse desiderato final, a conscincia das reencarna#$es indispensvel. Conscincia !voluo Conscincia ee !voluo * despertar da conscincia faculta a responsa"ilidade a respeito dos atos, face ao desa"roc ar dos cdigos divinos que )a&em em germe no ser. :riado simples e ignorante, o esprito tem como fatalidade a perfeio que l e est( destinada, alcan(!la com rapide& ou demorar!se por consegui!la, depende da sua vontade , do seu livre!ar"trio. <assando pela fieira da ignor'ncia, adquiriu e%perincias mediante as quais pode discernir entre o que deve e o que l e no lcito reali&ar, optando pelas a#es que l e proporcionem ventura, "em!estar, sem os efeitos perniciosos, aqueles que se tornam desgastantes, afligentes, desse modo, torna!se respons(vel pelo seu destino, que est( a construir, modificar, por meio das decis#es e atitudes que se permita. * "em l e o fanal, e este se constitui de tudo aquilo que conforme as leis de @eus, que so naturais, vigentes em toda parte. A erana da ignor'ncia primitiva prende!o no mal, que contr(rio 1 lei de progresso, no, porm, retendo!o indefinidamente e impossi"ilitando!o de ser feli&. :umpre!l e, portanto envidar esforos e romper os elos com a retaguarda, avanando nas e%perincias iluminativas, a principio com dificuldade, face 1 viciao instalada, para depois acelerar os mecanismos de desenvolvimento, por fora mesmo do pra&er e alegria frudos. =entamente, em ra&o da prpria conscincia, desco"re os tesouros preciosos que l e esto 1 disposio e dos quais pode utili&ar!se com infinitos "enefcios. ;a,de e doena, pa& e conflito, alegria e triste&a podem ser elegidos atravs do discernimento que guia as a#es. ;em essa claridade, os estados negativos tornam!se!l e a"ituais e, mesmo quando esta"elecidos, podem alterar!se atravs

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

7 Apostila 04

do empen o empregado para venc!losB ./ $unca te entregues 1 desesperana, ao a"andono. $o s uma pedra solta, no leito do rio do destino, a rolar incessantemente. Hens uma meta, que te aguarda e que alcanar(s. <enetra!te , mediante a refle%o, e desco"re as tuas incalcul(veis possi"ilidades de reali&ao. 0/ Afirma!te o "em, a fim que o seu germe em ti fecunde e cresa. ;er(s o que penses e plane)es, pois que da tua mente e do sentimento procedem os valores que so cultivados. 2/ * teu estado natural sa,de. As enfermidades so os acidentes de tr'nsito das a#es negativas, propiciando!te rea"ilitao. I indispens(vel manteres ateno e cuidado na conduta do veculo carnal. 4/ Assim, pensa no "em!estar, anela!o, estimulando!o com reali&a#es corretas. A tua constituio arm-nica. *s desequil"rios so ocorrncias, na corrente eltrica do teu sistema nervoso, por distoro de carga que as sensa#es cultivadas proporcionam . Aantm os interruptores da vigil'ncia ligados, a fim de que impeam as altas voltagens que os produ&em. Em tua origem s lu& avanando para a grande lu&. ; ( som"ras porque ainda no te dispuseste a movimentar os poderosos geradores de energia adormecida no teu interior. Ja&e claridade, iniciando com a c ispa da "oa vontade e dei%ando!a crescer at alcanar toda a potncia de que disp#e. * amor o teu camin o, porque procede de @eus, que te criou. @esse modo verticali&a as tuas aspira#es e agiganta os teus sentimentos na direo da causalidade primeira. ./ Hudo podes, se quiseres. 0/ Hudo lograr(s se te dispuseres. Kuscando penetrar na ordem das divinas leis que propiciam o entendimento da vida, A==A$ >A?@E: interrogou as venerandas entidades, conforme registrou na questo ..5 de * =ivro dos EspritosB "epende dos espritos o pro#redirem mais ou menos rapidamente para a perfeio? 2ertamente. 3les a alcan#am mais ou menos rpido conforme o dese4o que tm de alcan#a%la e a submiss&o que testemunham ) vontade de 'eus. 5ma crian#a dcil n&o se instrui mais depressa do que outra recalcitrante6

Conscincia $%bitos Conscincia ee $%bitos ;o +oo da :ru& afirmava que L@eus encontrado nas trevasL do ser umano.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

9 Apostila 04

Mnsito na criatura permanece no seu lado escuro, aquele ;D profundo da sua realidade ainda por detectar. Enquanto essa (rea de som"ras no se)a clareada pala ra&o, a ignor'ncia predomina e os instintos governam, mesmo que o raciocnio parea comandar!l e os ("itos e as a#es.* tentame deve ser continuamente e%ercitado em todos os perodos da e%istncia terrestre, porquanto as e%perincias reali&adas elevam!no a patamares mais significativos, a"rindo!l e possi"ilidades mais amplas de evoluo. As ra&es do ser so divinas, constituindo!l e o corpo um instrumento ou solo frtil para a fecundao, o desa"roc ar dos tesouros latentes. $aturalmente pesam!l e so"re os om"ros na larga )ornada umana os fatores endgenos, como a ereditariedade, as gl'ndulas de secreo endcrina e outros, e e%genos, quais os contri"utos da educao, da sociedade, da economia, geradores de ("itos. N, todavia, o esprito que erdeiro das prprias reali&a#es , transfere de uma para outra e%istncia as aquisi#es que o promovem, retm ou aprisionam em estados pertur"adores. Jace aos ("itos do imediatismo ocorreu, atravs dos tempos, nos seres umanos, uma fissura entre a conscincia superficial e a profunda, desenvolvendo mais as (reas da personalidade, em detrimento daquelas que di&em respeito 1 individualidade. Essa separao gerou neles o desinteresse pelas conquistas transcendentais, que l es parecem difceis de logradas ou se apresentam desmotivadoras, tal a preocupao com o lado concreto da vida. :onfirmando esta colocao, a cincia constatou que o emisfrio cere"ral esquerdo dos seres umanos, encarregado dos refle%os no lado direito, ver"al, relativo, angular, individual, desenvolvidoO enquanto o direito, que responde pelo lado esquerdo do corpo, glo"al, intuitivo, silencioso, seletivo, pouco utili&ado, em conseqFncia, sem desenvolvimento, aguardando que a mente, na sua funo legtima, propicie!l e o enriquecimento das faculdades e reali&a#es. A mente em si mesma, o esprito, atravs do cre"ro, manifesta!se em duas formas diferentesB ./ :omo ra&o ! intuitiva, metafsica, a"strata. 0/ :omo inteligncia ! concreta, analista, imediata. * uso da ra&o proporciona o discernimento, que faculta a eleio dos ("itos saud(veis favor(veis 1 felicidade, emuladores 1 evoluo. a/ A funo da mente pensar. "/ * ("ito de pensar amplia as possi"ilidades de discernir. c/ A mente capa& de recon ecer pela ra&o os prprios erros nos quais se apia e corrigi!los.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

.0 Apostila 04

d/ A preguia de pensar a respons(vel pela limitao do discernimento, da ra&o. e/ Adaptando!se 1s an(lises estreitas e superficiais da vida e das suas manifesta#es, o ser permanece em est(gio inferior, mal"aratando o tempo e a oportunidade. * empen o de manter a ateno ! que o"serva ! a concentrao ! que fi%a e a meditao ! que completa o equil"rio psicofsico ! torna!se a ponte de unio entre a conscincia superficial e o Eu profundo, unificando, desse modo, a ao dos dois emisfrios cere"rais que se armoni&aro e se desenvolvero em equil"rio. A repetio dos atos gera ("itos e estes se tornam memrias, que passam a funcionar automaticamente. ;e eleges ("itos mentais de discernimento para o correto, agir(s com segurana, e essas memrias funcionaro automaticamente, amadurecendo!te entelectiva e afetivamente , com este comportamento oferecendo!te conscincia de ti mesmo, identificao com o teu Eu profundo. * reino dos :us est( dentro de vs ! acentuou +esus com infinita sa"edoria, em um tempo de grande ignor'ncia e com um conte,do de e%traordin(ria atualidade. A psicologia profunda de o)e desvela este lado escuro da criatura, iluminado! o com a presena do espirito no corpo , qual a contri"uio proposta por CiPtor JranPl, na sua constatao notica, palavra derivado do termo grego nous ou espirito. E A==A$ >A?@E:, o mission(rio da Era $ova, aclarando os escuros patamares umanos da conscincia adormecida, aps interrogar os instrutores da umanidade, a respeito do progresso, deles rece"eu a confortadora e segura resposta, conforme a questo numero 559, de * =ivro dos EspritosB 7 homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. +as, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. '%se ent&o que os mais adiantados au!iliam o progresso dos outros, por meio do contato social. Conscincia "iscernimento Conscincia ee "iscernimento $a AntigFidade cl(ssica os gregos elucidavam que o omem um animal racional e que para alcanar o pleno desenvolvimento deve utili&ar!se da ra&o. A conquista da ra&o, no entanto, d(!se mediante o esforo desenvolvido pelo uso da mente, por um mtodo ordenador. A mente pode tornar!se o cu ou o inferno de cada criatura, conforme o direcionamento que d ao seu pensamento.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

.. Apostila 04

* cultivo das idias que se derivam das pai%#es , indu& a dist,r"ios que alienam e "rutali&am, dificultando o predomnio do discernimento. * discernimento resulta do e%erccio da arte de pensar, que deve crescer de forma adequada, favorecendo o omem com a percepo do ser e do no!ser, do correto e do errado, do )usto e do a"omin(vel. @uas proposi#es surgem como metodologia correta para o desenvolvimento da ra&o, para o uso do discernimentoB pensar sempre e o que se deve pensar. $o primeiro caso, educao atravs do pensar constante, )( que a sua funo desenvolve os prprios centros pelos quais se manifesta, dilatando a capacidade para fa&!lo sempre. Dndispens(vel lutar contra a preguia mental, geradora da desateno, da sonolncia, da dificuldade de concentrar!se. Eleger o tipo de pensamento a cultivar, constitui passo de alta import'ncia para que o discernimento manifeste a conscincia, na eleio dos cdigos de comportamento que se incorporaro 1 e%istncia... @i&!se que ningum vive sem pensar, e a afirmao equivocada. Hodos os que transitam nas fai%as prim(rias da evoluo pensam pouco ou quase nada. Ctimas dos impulsos da sua nature&a animal, dei%am!se arrastar pelas tendncias e instintos at o momento compulsrio em que l es lu& a ra&o, propelindo!os ao e%ame dos acontecimentos e da conduta, outros , que )( alcanaram essa fase, por falta de ("ito de pensar, dei%am!se anestesiar e acomodam!se aos fatos e fen-menos e%istenciais, sem os estmulos inteligentes para galgarem patamares mais elevados. * discernimento propicia ao ser pensante o amadurecimento psicolgico e por e%tenso, de nature&a afetiva. @esco"re, ento, a prpria import'ncia no grupo social, no qual se movimenta, empen ando!se para dar conta dos deveres que l e cumpre desenvolver. Alarga!se!l e o ori&onte da compreenso umana e o amor a"rangente por tudo e todos assoma!l e e predomina nos seus sentimentos, respons(vel pela conduta saud(vel, promotora da felicidade. Essa conscincia que discerne, faculta a intuio da transcendncia da vida, ampliando as possi"ilidades de desenvolvimento intelecto!moral, que se direcionam ao infinito da perfeio relativa. @esse modo, a conquista do discernimento e da conscincia "rinda acriatura umana com a plenitude, que espera e tem sido decantada pelos m(rtires e apstolos, pelos santos e s("ios de todos os tempos, de todas as culturas, de todas as pocas. <assando pela fieira das reencarna#es, o esprito desenvolve os conte,dos superiores que nele )a&em em germe e , ao contato com as e%perincias da ra&o faculta as condi#es para que se desenvolvam, dignificando o seu possuidor e promovendo!o 1 reali&ao plenificadora, meta dos renascimentos, o")etivo para o qual todos fomos criados.

Lar Assistencial Rubataiana Centro de Apoio e orientao


Facilitador: Ricardo Plaa iper.lar@gmail.com

.0 Apostila 04

A==A$ >A?@E: refle%iona so"re o assunto, conforme a questo de n,mero .79, que se encontra em * =ivro dos Espritos, a sa"erB "esde o incio da sua formao, #o&a o esprito da plenitude de suas faculdades? 8&o, pois que para o esp rito como para o homem, tambm h inf9ncia. 3m sua origem, a vida do esp rito apenas instintiva. 3le mal tem conscincia de si mesmo e de seus atos. A inteligncia s pouco a pouco se desenvolve. 7 desenvolvimento da inteligncia e do sentimento d origem ) conscincia, ao discernimento.

You might also like