You are on page 1of 23

10.

Principal Legislao de Construo Civil

1/23

10 PRINCIPAL LEGISLAO DE CONSTRUO CIVIL

JOS AMORIM FARIA

VERSO 10 FEVEREIRO 2013

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

2/23

NDICE
1. 2. 3. INTRODUO LEGISLAO FUNDAMENTAL . LICENCIAMENTO DE OBRAS . 3.1 3.2 4. 5. 6. 7. Enquadramento legislativo . 3 3 3 3 4 6 7 9 12 12 13 18

Aspectos fundamentais do Decreto-lei 555/1999 de 16 de Dezembro (com a actual redaco dada pela lei 60/2007) .. REGIME JURDICO DE EMPREITADAS DE OBRAS PBLICAS .. ACESSO E PERMANNCIA NA ACTIVIDADE DE EMPREITEIRO .... SEGURANA E SADE . REVISO DE PREOS ...

7.1 7.2 7.3 ANEXOS I II

Enquadramento legislativo ................. Principais conceitos Principais alteraes introduzidas pelo Decreto-lei 6/2004

Lista da principal legislao de Construo Civil associada Gesto de obras ndice do Decreto-lei 555/1999 de 16 de Dezembro (redaco dada pela Lei 60/07)

19 23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

3/23

1. INTRODUO
Este captulo destina-se a apresentar os principais conceitos associados principal legislao nacional de Construo Civil, relacionada com a fase de execuo da obra. Deve assim ser encarado como uma primeira abordagem relativamente genrica e superficial desses documentos que poder ser complementada, para os alunos mais interessados, pela consulta na pgina WEB da disciplina dos textos completos dos diplomas, disponveis para cpia em verses pdf. Os alunos devem encarar esta abordagem como um alerta para a necessidade de se manterem actualizados nas reas temticas apresentadas j que estas constituem os aspectos onde o envolvimento legislativo do Estado na actividade dos engenheiros civis, das empresas e de outros profissionais associados Construo Civil tem repercusses mais significativas a vrios nveis: social, remuneratrio, gesto de contratos e responsabilidade civil, disciplinar, criminal, entre outros. A abordagem resume-se aos diplomas mais directamente ligados s actividades de Gesto de Obras.

2. LEGISLAO FUNDAMENTAL
Apresenta-se no Anexo I uma lista dos principais diplomas legislativos com interesse para a actividade de Gesto de Obras na perspectiva dos seus diversos intervenientes principais: projectistas, construtores, promotores de obras e entidades pblicas licenciadoras e fiscalizadoras das obras. Divide-se a lista nas seguintes 5 reas temticas fundamentais: Licenciamento de obras; Regime jurdico de empreitadas; Acesso e permanncia na actividade de empreiteiro; Segurana e Sade; Reviso de preos.

Desenvolvem-se nos captulos seguintes os aspectos fundamentais associados aos principais diplomas de cada uma das referidas reas.

3. LICENCIAMENTO DE OBRAS 3.1 Enquadramento legislativo


Apresenta-se no Anexo II um ndice abreviado do Decreto-lei 60/2007 de 4 de Setembro que representa a evoluo mais recente do Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao. O principal diploma que regula o Regime Jurdico da Urbanizao e da Edificao (RJUE) foi inicialmente publicado no Decreto-lei 555/1999 de 16 de Dezembro que na altura introduziu uma alterao substancial no regime jurdico do licenciamento municipal das operaes de loteamento, das obras de urbanizao e das obras particulares, reunindo num s diploma o regime jurdico dessas operaes urbansticas. O Decreto-lei 177/2001 de 4 de Junho introduziu diversas alteraes ao diploma original por fora da evoluo de diversas disposies da
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

4/23

regulao urbanstica publicadas no ano 2000 e para ter em conta outras pequenas alteraes entretanto decididas. O Governo publicou a Lei 60/2007 que representa, como atrs se refere, a verso mais actual do RJUE, diploma fundamental que regula a actividade de licenciamento de obras privadas de Loteamentos e de Construo de Edifcios Para permitir a correcta e total aplicao do regime de licenciamento, o Governo publicou em 3 e 11 de Maro de 2008 diversas Portarias que definem modelos de requerimentos e avisos associados aos processos de licenciamento, bem como listas dos documentos a incluir no pedido de emisso de alvars de licena de obras e de utilizao das obras. Essas Portarias so a 216A/2008, 216B/2008, 216C/2008, 216D/2008, 216E/2008, 216F/2008 e 232/2008.

3.2 Aspectos fundamentais do Decreto-lei 555/1999 de 16 de Dezembro (com a actual redaco dada pela lei 60/2007)
Definies artigo 2 Apresenta as principais definies de termos usados no diploma: edificao; obras de construo; obras de reconstruo; obras de ampliao; obras de alterao; obras de conservao; obras de demolio; obras de urbanizao; operaes de loteamento; operaes urbansticas; trabalhos de remodelao dos terrenos. Regulamentos municipais artigo 3 Define o conceito de Regulamento Municipal como um documento especfico de cada Municpio ao nvel de regras prprias do municpio e de definio de taxas. Obras sujeitas a licena administrativa artigo 4 - 2 Define as obras sujeitas a licena. A licena aplica-se a zonas deficientemente reguladas por instrumentos de Planeamento do Territrio. Iseno e dispensa de licena ou autorizao artigo 6, 6A e 7 Define as obras isentas ou dispensadas de licenciamento: obras de conservao e alterao de interior dos edifcios e operaes urbansticas promovidas pela Administrao Pblica entre outras. Termo de responsabilidade artigo 10 Declarao de responsabilidade dos tcnicos autores dos projectos e responsveis pela Direco Tcnica das obras e pedidos de licena associados. As falsas declaraes so consideradas crime de falsificao de documentos (artigo 100), sujeito portanto a priso. Saneamento e apreciao liminar artigo 11 Primeira informao rpida dada pelo Presidente da Cmara em prazo curto rejeitando o pedido por deficiente organizao do processo ou incumprimento de posturas municipais bsicas Pedido de informao prvia artigo 14 Pedido de informao sobre a viabilidade de uma determinada operao urbanstica. Processo de instruo simples. Resposta relativamente rpida. Abreviadamente designado na gria dos engenheiros, por PIP. Procedimentos para licena administrativa artigos 18 a 27 Define os procedimentos para licena (instruo, apreciao, discusso pblica, deliberao final).
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

5/23

Comunicao prvia artigos 34 a 36A Aplicvel a obras no sujeitas a licena ou autorizao. Operaes urbansticas cujo projecto carece de aprovao da administrao central art. 37 - REVOGADO Actual RJUE no define obras sujeitas a controlo prvio pela Administrao Central. Empreendimentos Tursticos art. 38 Operaes especiais objecto de legislao prpria. Operaes de loteamento artigo 41 a 52 Define os procedimentos seguidos em loteamentos. Obras de urbanizao artigos 53 a 56 Define os processos para urbanizao, operao anterior ao loteamento. O processo de transformao de um solo no urbanizado carece de autorizao pelo Plano Director Municipal e segue as seguintes fases: urbanizao, loteamento; edificao; utilizao. As zonas pblicas dos loteamentos so entregues s Cmaras para serem geridas. Os lotes so de propriedade privada. A iniciativa de construo e ocupao dos lotes da iniciativa privada. A rentabilidade de um loteamento ser tanto maior quanto maior for o investimento pblico nas obras de urbanizao e mais depressa as Cmaras e servios assumirem os encargos de gesto e manuteno do espao pblico urbanizado. Obras de edificao artigos 57 a 61 Define os procedimentos para obras em edificaes novas ou existentes. Autorizao de utilizao de edifcio ou fraces artigos 62 a 66 Procedimentos de pedido de emisso de licena de utilizao (tambm conhecida por habitabilidade). Nulidade de um acto de licenciamento ou autorizao artigo 68 Caducidade de licena artigo 71 Alvar de licena artigo 74 a 79 Define as caractersticas do documento que autoriza o promotor a realizar as operaes urbansticas pedidas. A Portaria 1107/2001 de 18 de Setembro define o Modelo de alvar. Recepo provisria e definitiva das obras de urbanizao artigo 87 da competncia das Cmaras Municipais realizar vistorias s obras e passar a fazer a sua gesto e manuteno no dia-a-dia. A cauo inicial reduzida aps recepo provisria e extinta com a recepo definitiva. Dever de conservao artigo 89 Autoriza as Cmaras a ordenar a demolio total ou parcial das construes que ameaam runa e obriga os proprietrios a realizar obras de conservao pelo menos de 8 em 8 anos. Utilizao e conservao do edificado artigos 89 a 92 Define procedimentos de relacionamento entre as Cmaras e os particulares no que diz respeito a imveis no conservados.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

6/23

Livro de obra artigo 97 Livro com modelo definido na Portaria 1109/2001 de preenchimento obrigatrio pelo Director Tcnico da obra. Contra-ordenao e sanes acessrias artigos 98 e 99 Definio das principais coimas e outras sanes. Responsabilidade criminal artigo 100 Crime de desobedincia desrespeito por actos administrativos. Crime de falsificao de documentos falsas declaraes no livro de obra ou nos termos de responsabilidade. Aplica-se aos directos tcnicos e autores de projectos. Responsabilidade dos funcionrios pblicos artigo 101 Responsabilidade disciplinar punvel com suspenso ou demisso informaes falsas ou no participao de infraces. Embargos artigos 102 a 109 Define os procedimentos associados paragem coerciva das obras por incumprimento dos alvars ou de posturas municipais ou outras. Garantias dos particulares artigo 110 a 115 As mais importantes so o direito informao (art110) e o deferimento tcito (art 113). Taxas artigo 116 e 117 As Cmaras publicam regularmente as taxas a aplicar nos seus concelhos. Variam muito entre concelhos. Conflitos entre particulares e Camras Municipais artigo 118 Relao dos documentos a respeitar (Gesto Territorial) artigo 119 Define a principal legislao de carcter urbanstico a cumprir nas operaes urbansticas.

Pode estar desactualizada. 3.3 Ressalva final


Convm salientar que o conceito de Director Tcnico previsto no RJUE (necessidade de identificao do Director Tcnico definida no artigo 61) e nas Portarias de aplicao desapareceu na actual legislao que regula a Qualificao Profissional dos tcnicos envolvidas nas actividades associadas construo (Lei 31/2009 de 3 de Julho e Portaria 1379/2009 de 30 de Outubro) pelo que se aguarda uma nova verso actualizada do RJUE que clarifique e resolva esta incongruncia legislativa.

4. REGIME JURDICO DE EMPREITADAS DE OBRAS PBLICAS


O Decreto-lei 59/99, correntemente designado por Lei Geral de Obras Pblicas, definiu at h bem pouco tempo os procedimentos que regulavam em termos jurdicos e administrativos, os contratos de empreitada entre promotores pblicos e empreiteiros. Dado que no existia um documento similar para obras privadas, este diploma foi sendo normalmente seguido nos empreendimentos no pblicos sem prejuzo de cumprimento pelas partes de um contrato especfico elaborado para o efeito. O Cdigo Civil Portugus define ,nos seus artigos 1207 a 1230, os aspectos fundamentais a cumprir pelas partes num contrato de empreitada.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

7/23

Entrou recentemente em vigor em 29 de Janeiro de 2008 o Decreto-lei 18/2008 designado Cdigo da Contratao Pblica (CCP) que procedeu transposio das Directivas Comunitrias 2004/17/CE e 2004/18/CE e revogou, entre outros, o Decreto-lei 59/99 de 2 de Maro, o Decretolei 197/99 de 8 de Junho e o Decreto-lei 223/2001 de 9 de Agosto, diplomas legais que regularam, at ento, os processos de contratao pblica atravs de concursos. O CCP pretende sistematizar, uniformizar e consolidar num s texto legal todas as matrias relativas formao e execuo de contratos pblicos, designadamente os de: - Empreitadas de Obras Pblicas; - Concesso de Obras Pblicas; - Concesso de Servios Pblicos; - Locao ou Aquisio de Bens Mveis; - Aquisio de Servios. A ltima verso do CCP pode ser obtida na pgina WEB de GOSE, bem como informao resumida sobre os principais conceitos e problemas associados a este diploma legal.

5. ACESSO E PERMANNCIA NA ACTIVIDADE DE EMPREITEIRO


Decreto-lei 60/99 de 2 de Maro (legislao antiga de alvars entretanto revogada) Criou o IMOPPI (Instituto dos Mercados de Obras Pblicas, Particulares e do Imobilirio) Substituiu os anteriores CMOPP Conselho de Mercados de Obras Pblicas e Particulares CICEOPICC Comisso de Inscrio e Classificao de Empreiteiros de Obras Pblicas e de Industriais de Construo Civil

Retirou poderes e deu novo nome aos seguintes organismos (novo nome): CAEOPP Comisso de Alvars de Empresas de Obras Pblicas e Particulares rgo deliberativo CCEOPP Comisso de Classificao de Empresas de Obras Pblicas e Particulares (rgo consultivo do IMOPPI) Estabeleceu os estatutos do IMOPPI, actualmente com a designao InCI Instituto da Construo e do Imobilirio Definiu regras para transferncia de pessoas dos antigos organismos para o ento designado IMOPPI (funo pblica instituto com estatuto semi-privado). Decreto-lei 12/2004 de 9 de Janeiro (actual legislao republicado em 15/6/2011 Decreto-lei 69/2011: motivo decreto-lei 92/2010 de 26 de Julho transposio da Directiva Comunitria 2006/123/CE de 12 de Dezembro) Acabou com os certificados de classificao

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

8/23

Passa a existir apenas um tipo de alvar (fundiram-se os antigos alvars de EOP com o ICC) designado ALVAR DE CONSTRUO As Portarias enquadradoras definindo as novas classes, categorias e sub-categorias de alvar de construo so as seguintes: Portarias 14/2004, 15/2004, 16/2004, 17/2004, 18/2004 e 19/2004 de 10 de Janeiro, todas disponveis na pgina WEB da disciplina. Reduzem-se o nmero de categorias (ver cpia de alvar tipo mais frente) Aceitao de quadros provindos de via de formao profissional para justificao de capacidade tcnica das empresas Acrscimo de exigncias para as classes mais elevadas ao nvel nomeadamente do nmero de quadros tcnicos e de tcnicos de segurana e higiene no trabalho Estabelecimento de um regime experimental para as empresas novas entradas no sistema Melhoria de definio de categoria de empreiteiro geral Simplificao da tramitao dos procedimentos Incorpora as obras particulares no sistema obrigando os promotores das obras de valor superior a 10% da classe 1 a reduzir o contrato a escrito e contratar empresas com alvar Alguns aspectos especficos do Decreto-lei 12/2004 Classe = montante mximo de obras que o empreiteiro pode realizar dentro da categoria e sub-categoria para que tem autorizao no seu alvar Alvars = vlidos por 1 ano (art 5) Ttulo de registo vlido por 5 anos (art 6) Requisitos de ingresso e permanncia na actividade (artigo 7) - Idoneidade (8) - Capacidade tcnica (9) - Capacidade econmica e financeira (10) Condies mnimas de ingresso (art 11) Classificao em empreiteiro geral ou construtor geral (art 12) Regime Probatrio (art 13) Elevao da classe (art 14) Incompatibilidade dos tcnicos (art 17) Condies mnimas de permanncia (art 18) Revalidao dos alvars (artigos 19 e 20) Base de dados de informaes sobre as empresas - InCI (art 23) Deveres no exerccio da actividade (art 24) Obrigaes das entidades licenciadoras, dos donos das obras e dos tcnicos (art 31 e 32) Suspenso dos ttulos de registo e dos alvars (art 40)
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

9/23

Responsabilidade criminal tcnicos, empresrios em nome individual e representantes legais de sociedades comerciais (art 48) Taxas (art 49 e 50) Entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2004 O antigo IMOPPI foi substitudo pelo InCI (lei quadro deste organismo republicada no DL 69/2011 disponvel no site do InCI), pelo que o modelo de alvar que se reproduz nas pginas 10 e 11 seguintes (data de 2005) est desactualizado e apenas se inclui neste documento a ttulo de exemplo. O alvar de construo de uma empresa tem de ser renovado todos os anos j que s tem a validade de um ano.

6. SEGURANA E SADE
Aspectos mais importantes do Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro (lei fundamental da segurana) Sucede ao Dec-Lei n 441/91 de 14 Abril, documento de carcter geral relativo segurana, higiene e sade no trabalho. Substitui Decreto-lei 155/95 de 1 de Julho Conceito de coordenador em matria de segurana e sade (projecto) artigo 3 b) Conceito de coordenador em matria de segurana e sade (obra) artigo 3 c) Princpios gerais do projecto da obra artigo 4 Plano de Segurana e Sade em projecto artigo 6 A ACT pode pedir ao Dono de Obra a apresentao do Plano de Segurana e Sade artigo 6-3 Definio dos riscos especiais existentes na obra e identificao de medidas preventivas adequadas artigo 7 O Plano de Segurana e Sade em projecto deve ser includo nos processos de concurso (pblico e particular) artigo 8 Coordenao Segurana e Sade em projecto artigo 9 Compilao tcnica artigo 9-1c) Plano de Segurana e Sade para a execuo de obras (responsabilidade da entidade executante) artigos 11 a 14 Prorrogaes de prazo artigo 13 Prorrogao legal prorrogao proporcional ao saldo de trabalhos a mais e a menos numa obra Prorrogao legal = Saldo (Tmais, Tmenos) Valor adjudicao x Prazo inicial

Prorrogao graciosa prorrogao que deriva de causas imputveis ao empreiteiro mas que o dono de obra entenda no merecerem a aplicao de multa contratual Prorrogao por atrasos imputveis ao dono da obra d ao empreiteiro direito a pedir indemnizaes Atrasos imputveis ao empreiteiro no do direito a pedido de prorrogao (excepto da graciosa) e podem originar multas.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

10/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

11/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

12/23

Comunicao de incio da obra ACT obrigatria (comunicao prvia) artigo 15 ACT pode suspender trabalhos artigo 16 Obrigaes do dono-da-obra artigo 17 Obrigaes do autor do projecto artigo 18 Obrigaes dos coordenadores de segurana artigo 19 Obrigaes da entidade executante artigo 20 O registo de subempreiteiros e trabalhadores independentes obrigatrio (responsabilidade da entidades executante) artigo 21 Obrigaes dos empregadores artigo 22 Obrigaes dos trabalhadores independentes artigo 23 Acidentes mortais tm de ser comunicados ACT no prazo de 24 horas art 24-1 Se forem trabalhadores independentes a comunicao feita pela entidade que o tiver contratado artigo 24-2 ACT faz inqurito artigo 24-7 Anexo I Gesto e Organizao Geral do Estaleiro a incluir no Plano de Segurana e Sade em projecto Anexo II Estrutura do Plano de Segurana e Sade para a execuo da obra Anexo III Elementos a juntar ao PSS para a execuo da obra Portaria conjunta dos Ministros de Sade e do Emprego e da Segurana Social definiu prescries mnimas de segurana e sade nos estaleiros (Portaria 101/96 de 3 de Abril). Ainda se mantm em vigor o Decreto-lei n 41821 de 11 de Agosto de 1958 Regulamento de Segurana no Trabalho de Construo Civil.

7. REVISO DE PREOS 7.1 Enquadramento legislativo


A legislao de reviso de preos foi publicada inicialmente em 1975 para compensar o empreiteiro pelo facto de oramentar os trabalhos muito antes de os realizar e necessitar assim de uma forma de ser compensado dos custos adicionais associados inflao. Em 26 de Julho de 1975 foram fixadas as frmulas-tipo de reviso de preos (Despacho M.E.S.A. de 26 de Julho de 1975 publicado em 6 de Agosto de 1975 revogado pelo Despacho 1592/2004 do MOPTH de 23 de Janeiro de 2004). Em 1986 foi actualizada a legislao geral Decreto-lei 348-A/86 de 16 de Outubro. Este diploma foi actualizado em 6 de Janeiro de 2004 (Decreto-lei 6/2004). O Despacho 1592/2004 do MOPTH de 23 de Janeiro de 2004 publicou as novas frmulas-tipo de reviso de preos em vigor desde 1 de Fevereiro de 2004 (ver cpia frente).

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

13/23

7.2 Principais conceitos


Mecanismo compensador da inflao. Destina-se a compensar o empreiteiro por comprar materiais e pagar equipamentos, mode-obra e sub-empreitadas muito depois de ter realizado o oramento da obra. Varia com regime da empreitada. Normalmente calcula-se por frmula polimonial: Ri = (Ci 1) x Pi em que: Ri = reviso de preos relativa factura Pi Ci = ndice de actualizao de preos relativo ao perodo i Pi = factura relativa ao perodo i (i poder no ser mensal embora o seja quase sempre)

Como obter Ci = ? Obtido normalmente por frmula polimonial frmula de reviso de preos (existe ainda o mtodo da garantia de preos)
Ci = a Si +j bj M ji M j0 + k ck E ki +d

S0

E k0

Significado dos smbolos na frmula-tipo: a coeficiente associado mo-de-obra Si / S0 ndice de mo-de-obra (perodo i / perodo base) bj coeficientes associados aos materiais j Mji/Mj0 - ndice do material Mj (perodo i / perodo base) Ck coeficiente associado aos equipamentos de apoio Eki/Ek0 ndice do equipamento de apoio Ek (perodo i / perodo base) d parcela no revisvel Como obter coeficientes e ndices ? a + j bj + k c k + d = 1 Os valores de a, bj, ck e d podem ser obtidos por frmulas tipo publicadas no Despacho n 1592/2004 do MOPTH de 23 de Janeiro (ver frente - 14 frmulas) e pelo Despacho 22637/2004 de 12 de Outubro (frmulas 15 a 23). Existem portanto actualmente 23 frmulas tipo. Os ndices atrs referidos so publicados mensalmente em Dirio da Repblica (ver exemplos de ndices nas folhas seguintes). Os ndices apresentados so os originais. Em 2004 foram substitudos. Actualmente existem 51 ndices de materiais, 1 ndice de equipamentos de apoio e 13 ndices de mo-de-obra para profissionais de Construo Civil bem como ndices gerais de mo-de-obra calculados em funo do tipo de obra. Informao permanentemente actualizada sobre este assunto (frmulas tipo, ndices, outra informao sobre reviso de preos) pode ser consultada no site do INCI (www.inci.pt).
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

14/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

15/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

16/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

17/23

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

18/23

A legislao de reviso de preos publicada no incio de 2004 atribui aos donos de obra a responsabilidade pela emisso das frmulas de reviso de preos nos cadernos de encargos dos processos de concurso (em vigor desde 1/2/2004). Em alternativa os promotores de obras podem adoptar as frmulas tipo atrs referidas. Nas 4 pginas anteriores apresentam-se exemplos de ndices de materiais, equipamentos de apoio e mode-obra bem como o Despacho que publica as frmulas tipo F1 a F14. NOTA FINAL IMPORTANTE: A reviso de preos tambm pode ser calculada por garantia de custos (muito menos corrente).

7.3 Principais alteraes introduzidas pelo Decreto-lei 6/2004


Adaptao e compatibilizao com as disposies no regime jurdico de empreitadas de obras pblicas (Decreto-lei 59/99); Extenso do mbito s obras particulares e aquisies de bens e servios; Pequenas correces frmula polimonial (ao nvel da mo-de-obra); Alterao dos ndices de mo-de-obra; Alterao do parmetro d para um valor fixo que pode ser 0,10 ou superior; Reduo do limite mnimo de variao do CT a partir do qual h reviso de preos para 1%; Idem relativamente a reviso por garantia de preos passando de 4% para 2%; Clculo do CT com 6 casas decimais; Substituio do cronograma financeiro pelo plano de pagamentos (artigo 159 do Decretolei 59/99 de 2 de Maro) como base de clculo de reviso de preos; Possibilidade de os concorrentes apresentarem a frmula de reviso de preos no caso de omisso no caderno de encargos.

Fevereiro de 2013 Jos Amorim Faria

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

19/23

ANEXO I
Lista da principal legislao de Construo Civil associada Gesto de Obras

Licenciamento obras Decreto-lei 60/2007 de 4 de Setembro actualiza o Regime Jurdico de Urbanizao e da Edificao inicialmente publicado no DL 555/99 de 16 de Dezembro Portaria n 216A/2008 de 3 de Maro Funcionamento do sistema informtico previsto no n2 do artigo 8 da lei 60/2007 Portaria n 216B/2008 de 3 de Maro Parmetros para o dimensionamento de reas verdes e de infra-estruturas virias e de equipamentos pblicos a integrar em processos e loteamentos Portaria n 216C/2008 de 3 de Maro Modelos de avisos diversos a afixar nos locais dos pedidos de licena Modelo de cartaz Portaria n 216D/2008 de 3 de Maro Modelos de alvars a emitir pelas Cmaras Municipais Minutas; Portaria n 216E/2008 de 3 de Maro Elementos a incluir nos diversos pedidos de licenciamento a submeter s Cmaras Municipais Portaria n 216E/2008 de 3 de Maro Modelos de avisos a afixar junto aos locais das obras (obras aprovadas) Portaria n 232/2008 de 11 de Maro Constituio dos processos a submeter s Cmaras Municipais com vista obteno dos diversos tipos de licenas (PIP urbanizao, PIP edificao, obras edificao, obras demolio, etc)

Cdigo da Contratao Pblica Dec-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro. ltima actualizao pelo Decreto-lei 149/2012 de 12 de Julho que republica o CCP na ntegra incluindo todas as alteraes entretanto efectuadas (7 alterao) Portaria n 701A/2008 de 29 de Julho Define os modelos de anncio dos diversos tipos de concurso previstos no CCP (minutas) Portaria n 701B/2008 de 29 de Julho Nomeia e define a comisso de acompanhamento do CCP designada no documento por CA. Alterada pela Portria 1265/2009 de 16 de Outubro. Portaria n 701C/2008 de 29 de Julho Define os valores das verbas limites associadas a concursos pblicos lanados no contexto das Directivas comunitrias 2004/17/CE e 2004/18/CE, directivas base do CCP Portaria n 701D/2008 de 29 de Julho Define os modelos de dados estatsticos a submeter pelas entidades contratantes pblicas ao InCI e Agncia Nacional de Compras Pblicas para concursos lanados no mbito do CCP

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

20/23

Portaria n 701E/2008 de 29 de Julho Define os modelos de blocos de dados e de relatrios a introduzir no portal informtico de apoio ao lanamento de concursos nos termos do CCP pelas entidades contratantes Portaria n 701F/2008 de 29 de Julho Regula a constituio, funcionamento e gesto do Portal dos Contratos Pblicos, plataforma informtica de apoio contratao pblica com recurso exclusivo a ferramentas informticas Portaria n 701G/2008 de 29 de Julho Requisitos a que deve obedecer a utilizao do Portal dos Contratos Pblicos pelas entidades adjudicantes Portaria n 701H/2008 de 29 de Julho Instrues para a elaborao de projectos e obras. Define o contedo dos programas e projectos a incluir nos elementos base disponibilizados pelas entidades adjudicantes para efeito da preparao das propostas pelos concorrentes interessados Portaria n 701I/2008 de 29 de Julho Cria e regula os termos de funcionamento do Observatrio das Obras Pblicas Portaria n 701J/2008 de 29 de Julho Define o regime de fiscalizao e acompanhamento dos projectos de investigao e desenvolvimento criando a CAF Comisso de acompanhamento e fiscalizao dos projectos de investigao e desenvolvimento

Acesso e permanncia na actividade de empreiteiro Decreto-Lei 60/99 de 2 de Maro Decreto de criao do IMOPPI organismo que regula o acesso actividade Decreto-Lei 12/2004 de 12 de Janeiro Regras gerais de acesso actividade Portaria n 14/2004 de 10 de Janeiro Requisitos para obras de valor at 10% da classe 1 Portaria n 15/2004 de 10 de Janeiro Taxas Portaria n 16/2004 de 10 de Janeiro Quadros mnimos de pessoal para alvars Portaria n 17/2004 de 10 de Janeiro Valores das obras para cada classe Portaria n 18/2004 de 10 de Janeiro Documentos a incluir no pedido de alvar Portaria n 19/2004 de 10 de Janeiro Definio das categorias e sub-categorias

Reviso de preos Decreto-Lei 6/2004 de 6 de Janeiro Regras gerais Despacho MOPTH 1592/2004 de 23 de Janeiro Frmulas tipo de reviso de preos F1 a F14 Despacho MOPTH 22637/2004 de 12 de Outubro Frmulas tipo de reviso de preos F15 a F23

Segurana e Sade Decreto-Lei n 441/91 de 14 de Novembro Lei-quadro de segurana, higiene e sade no trabalho

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

21/23

Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro actualiza o Decreto-Lei 155/95 de 1 de Julho que transps para o Direito Portugus a Directiva Europeia 92/57/CEE de 24 de Junho prescries mnimas de segurana, sade e ambiente em estaleiros temporrios ou mveis de obras de Construo Civil Portaria 101/96 de 3 de Abril Regulamenta o Dec-Lei 155/95 Regras mnimas de concepo e explorao de estaleiros de obras Lei 102/2009 de 10 de Outubro Regime jurdico da promoo da segurana e sade no no trabalho Lei 42/2012 de 28 de Agosto - Aprova o regime de acesso e de exerccio das profisses de tcnico superior de segurana no trabalho e de tcnico de segurana no trabalho

Ambiente a. Lei de Bases do Ambiente Lei n 11/87 de 7 de Abril Lei de Bases do Ambiente.

b. Avaliao do Impacte Ambiental Decreto-lei n 69/2000 de 3 de Maio Aprova o regime jurdico da avaliao de impacte ambiental, transpondo para a ordem jurdica interna a Directiva n. 85/337/CEE, com as alteraes introduzidas pela Directiva n. 97/11/CE, do Conselho, de 3 de Maro de 1997; Alterado pelo Decreto-Lei 197/2005 de 8 de Novembro . Portaria n 330/2001 de 2 de Abril Fixa as normas tcnicas para a estrutura da proposta de definio do mbito do EIA (PDA) e normas tcnicas para a estrutura do estudo do impacte ambiental (EIA).

c. Aterro para resduos Decreto-lei n 152/2002 de 23 de Maio Estabelece o regime jurdico a que fica sujeito o procedimento para a emisso de licena, instalao, explorao, encerramento e manuteno ps-encerramento de aterros destinados deposio de resduos e procede transposio para a ordem jurdica nacional da Directiva n. 1999/31/CE, do Conselho, de 26 de Abril, relativa deposio de resduos em aterros.

d. Lista de Resduos Portaria 209/2004 de 3 de Maro Aprova a Lista Europeia de Resduos.

e. leos usados Portaria n 1028/92 de 5 de Novembro Estabelece normas de segurana e identificao para o transporte dos leos usados.
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

Jos Amorim Faria

10. Principal Legislao de Construo Civil

22/23

f.

Lei-Quadro de Resduos Portaria n 178/2006 de 5 de Setembro Define os elementos que devem acompanhar o pedido de licenciamento das operaes de armazenagem, tiragem, tratamento, valorizao e eliminao de resduos.

Caderno de Encargos tipo

Portaria 959/2009 de 21 de Agosto Formulrio de Caderno de Encargos relativo a contratos de empreitadas.

Reabilitao Urbana

Decreto-lei 307/2009 de 23 de Outubro Regime jurdico da reabilitao urbana.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2012/2013

10. Principal Legislao de Construo Civil

23/23

ANEXO II
ndice do Decreto-lei 60/2007 de 4 de Setembro Cap. I Disposies preliminares (Art 1 - 3) Cap. II Controlo prvio (Art 4 - 79) Seco I mbito e competncia (Art 4 - 7) Seco II Formas de procedimento (Art 8 - 40) Sub-seco I Disposies gerais (Art 8 - 13) Sub-seco II Informao prvia (Art 14 - 17) Sub-seco III Licena (Art 18 - 27) Sub-seco IV Autorizao (Seco integralmente revogada) Sub-seco V Comunicao prvia (Art 34 - 36) Sub-seco VI Procedimentos especiais (Art 37 - 40) Seco III Condies especiais de licenciamento ou Comunicao prvia (Art 41 66) Sub seco I Operaes de loteamento (Art 41 - 52) Sub-seco II Obras de urbanizao (Art 53 - 56) Sub-seco III Obras de edificao (Art 57 - 61) Sub-seco IV Utilizao de edifcios ou suas fraces (Art 62 - 66) Seco IV- Validade e eficcia dos actos de licenciamento, admisso da comunicao prvia ou autorizao de utilizao (Art 67 - 79) Sub-seco I Validade (Art 67 - 70) Sub-seco II Caducidade e revogao de licena, admisso da comunicao prvia ou autorizao de utilizao (Art 71 - 73) Sub-seco III Ttulos das operaes urbansticas (Art 74 - 79) Cap. III Execuo e fiscalizao (Art 80 - 109) Seco I Incio dos trabalhos (Art 80 - 82) Seco II Execuo dos trabalhos (Art 83 - 85) Seco III Concluso e recepo dos trabalhos (Art 86 - 88) Seco IV Utilizao e conservao do edifcio (Art 89 - 92) Seco V Fiscalizao (Art 93 - 109) Sub-seco I Disposies gerais (Art 93 - 97) Sub-seco II Sanes (Art 98 - 101A) Sub-seco III Medidas de tutela da legalidade urbanstica (Art 102 - 109) Cap. IV Garantias dos particulares (Art 110 - 115) Cap. V Taxas inerentes s operaes urbansticas (Art 116 - 117) Cap. VI Disposies finais e transitrias (Art 118 - 130)
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2012/2013

You might also like