You are on page 1of 19

CONDOMNIO GREEN LIFE RESIDENCIAL

REGIMENTO INTERNO

CAPTULO I DA ORGANIZAO DO CONDOMNIO


Art. 1 - O presente Regulamento Interno, do Condomnio Green Life Residencial, localizado na Rua Araguaia, 1613, Jacarepagu- Rio de Janeiro, compe-se de 70 (setenta) unidades imobilirias autnomas, edcula, reas de lazer e demais reas de uso comum. Pargrafo nico O condomnio Green Life Residencial tem suas atividades reguladas pelo cdigo civil, pela Conveno Condominial, e por este Regimento Interno.

CAPTULO II DA FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO


Art. 2 - O Regimento Interno do Condomnio Green Life Residencial, doravante designado RI, tem por finalidade regulamentar os direitos e deveres dos moradores e orientar o uso correto das unidades autnomas, das reas de servios comuns e sua administrao, objetivando proporcionar um adequado grau de satisfao e de respeito mtuo, condizente com as disponibilidades das instalaes e espaos fsicos. Art. 3 - Este RI, aprovado na Assembleia Geral Extraordinria realizada no dia 01/08/2013, tem vigncia a partir da mesma e ser divulgado a todo os condminos, moradores e empregados do Condomnio, mediante o fornecimento de cpias integrais.

CAPTULO III - DAS RESPONSABILIDADES


Art. 4 - Os responsveis por unidade autnoma (condomnio ou inquilino) respondem pela divulgao do RI aos seus familiares, convidados, empregados e prestadores de servios. Art. 5 - No caso de locao das unidades autnomas, os condminos e seus familiares transferem automaticamente para os inquilinos e seus familiares o direito de uso das garagens, piscina, sauna, salo de festas e outras dependncias

comuns, enquanto perdurar a locao. Ficam, ainda, obrigados a fazer constar do contrato, cpia do presente Regulamento Interno.

Art. 6 Na hiptese de venda, transferncia da propriedade, de posse direta ou indireta, ou da constituio de direitos reais sobre as unidades autnomas, o novo adquirente quer da propriedade, quer da posse, ficam automaticamente obrigados a respeitar as disposies deste Regulamento, ainda que nenhuma referncia a este pargrafo seja feita em documento pelo qual se efetivar a venda, transferncia ou constituio acima. Art. 7 Constitui direitos dos condminos, seus inquilinos e respectivos familiares (entendidos como tais os que com eles habitarem) usarem, gozarem e disporem da respectiva unidade autnoma e das partes comuns do Condomnio como melhor lhes aprouver, desde que respeitadas as determinaes legais que abrangem as relaes condominiais particularmente o Cdigo Civil vigente, as normas ainda em vigor da Lei n 4.591/64, de 16/12/64 e o DL n 112, de 12/03/69 (Lei do Silncio), assim como quaisquer dispositivos legais, federais, estaduais ou municipais, que protegem o direito de vizinhana, quanto ao barulho, e a toda e qualquer perturbao ao sossego ou sade dos moradores, a conveno do Condomnio, este regulamento e regulamentos especficos para uso de dependncias comuns, de modo a no prejudicar igual direito dos outros condminos, inquilinos e respectivos familiares, nem comprometer as condies residenciais dos condminos, especialmente a boa ordem, a moral, a segurana, a higiene, a tranquilidade. Art. 8 Os condminos so responsveis pelos danos e prejuzos que pessoalmente, seus dependentes, visitantes e prepostos venham a causar em qualquer rea em comum do Condomnio, ficando obrigados a indenizar o Condomnio, pelo valor do dano causado a ser apurado pela Administrao e exigido do condmino responsvel, cujo pagamento dever ser efetuado no prazo mximo de 30 (trinta) dias a contar da apurao do seu valor, sob pena de cobrana judicial, tudo acrescido dos nus legais em decorrncia de sua inadimplncia. Art.9 O descumprimento de dispositivo da Conveno Condominial, deste RI, sujeitara o infrator s sanes cominadas neste diploma legal. Art. 10 Salvo disposio especfica, a primeira infrao constatada ser objeto de advertncia escrita diretamente da Administrao ao responsvel pela unidade autnoma, quando no tratar de dano material, cujo teor titular, morador, convidado, empregado ou prestador de servio a tenha cometido. No caso de reincidncia, sero aplicadas, alm de multa, outras sanes oportunas. Obs.: em alguns casos, ser aplicada diretamente a multa, em conformidade com o aprovado pelo conselho.

Pargrafo 1 - As multas e as despesas que o condomnio tiver que adiantar para reparar dano causado e, resultantes de infrao sero imputadas unidade autnoma respectiva e a cobrana includa na primeira quota condominial a vencer. Pargrafo 2 - Sempre que o responsvel por uma infrao Conveno Condominial ou ao RI for inquilino (ocupante a qualquer ttulo), que no o proprietrio, a este sero enviadas cpias de todas as advertncias escritas, das notificaes de multas, e das despesas referentes correo do dano causado ao condomnio. Pargrafo 3 - Os valores devidos ao Condomnio, conforme previsto no pargrafo 1 deste artigo sero acrescidos de correo, juros de mora e multa, se quitados aps o vencimento. Paragrafo 4 - Em caso de abusos, a Administrao poder instituir normas complementares a serem aprovadas pelo Conselho Consultivo Art. 11 obrigatrio inserir nos contratos de locao, de cesso de direitos e de venda da unidade autnoma, assim como nos instrumentos (contratos) de trabalho dos empregados do Condomnio, de prestadores de servios, de assistncia tcnica ou de obras em reas comuns do condomnio, ou de unidade autnoma, clusula que obrigue o outorgado ao fiel cumprimento deste RI, ficando os mesmos sujeitos s sanes nele previstas.

CAPTULO IV DAS REAS COMUNS E DAS CONDIES DE USO


Art. 12 O RI se divide em reas comuns e condies de uso da edificao, a saber:

I. ILUMINAO EXTERNA II. EDCULA III. PORTARIA IV. TRNSITO DE ANIMAIS EM REAS COMUNS V. DO ACESSO DE ESTRANHOS AO CONDOMNIO VI. GUARDA DE CARROS VII.
DISPOSIES GERAIS

SEO I o ILUMINAO EXTERNA


Art. 13 A iluminao externa parte comum ao Condomnio e dever ser conservada pelo Condomnio, com a manuteno peridica necessria. Art. 14 - Dever ser preservado pelos Condminos que devero zelar pelas mesmas.

SEO II o EDCULA
Art. 15 A edcula composta de Salo de Festas, Salo de Jogos, SPA com saunas, fitness Center, banheiros feminino e masculino, Churrasqueira e Piscina.

Art. 16 proibida a presena de menores de 14 anos, sem a presena do Guardio, exceto se acompanhados do responsvel.

Art. 17 - A requisio do Espao Churrasqueira, Salo de festas ou Salo de Jogos s poder ser feita por condminos ou inquilinos para promoo de pequenas atividades sociais, festas, recepo ou aniversrios, sendo vedada cesso do espao para atividades polticas ou partidrias, religiosas, mercantis e jogos considerados de azar pela legislao pertinente.

Atr. 18 - O condmino que tiver a reserva para uso do espao, com o devido agenciamento da cesso de uso, ter exclusividade de utilizao do referido espao (Salo de Festas, Salo de Jogos e Churrasqueira) e s poder ter um evento(aluguel) da rea, por dia.

Atr. 19-Durante o perodo de uso, o espao ficar sob a responsabilidade de seus usurios, que devero assinar livro prprio de registro de uso.

Art. 20 No ser permitida a perfurao de tetos paredes do espao para fixao de arranjos decorativos, ficando os reparos eventuais danos a cargo dos usurios infratores. Tambm proibido utilizar fitas adesivas

.Art. 21 Os usurios do espao devero respeitar os nveis de decibis indicados pelas normas legais.

Art. 22 Ao trmino da cesso de uso, o morador, em conjunto com um funcionrio do Condomnio, para tal designado pela Administrao, efetuar uma conferncia das instalaes e equipamentos das reas utilizadas.

Art.23 A avaliao dos prejuzos causados ao Condomnio, para efeito de ressarcimento por parte do requisitante, ser feita atravs de coleta de preos entre firmas, habilitadas execuo dos servios de reparo ou reposio das instalaes e de utenslios.

Art. 24 - A recusa do pagamento relativo ao ressarcimento das despesas havidas com a reparao dos danos causados acarretar alm de incidncia de correo monetria, o acrscimo de 20% (vinte por cento) no montante dos danos apurados e a cobrana judicial do dbito, com pagamento de custos e honorrios advocatcios, bem como a perda do direito de requisio do salo de festas , salo de Jogos e churrasqueira at o cumprimento das obrigaes.

Art. 25 O Condmino usurio do Salo de Festas, churrasqueira ou Salo de Jogos dever orientar seus convidados no sentido de que no utilizem outras reas comuns do Condomnio que no faam parte do espao, especialmente piscinas, saunas e Sala de Ginstica.

Art. 26 O requisitante assumir, para todos os efeitos legais, a responsabilidade pela manuteno do respeito e das boas normas de conduto e convenincia social no decorrer das atividades, comprometendo-se a reprimir abusos , excessos e a afastar pessoas cuja presena seja considerada inconveniente.

Art. 27 - vedada a cesso e/ou de uso do salo de festas e churrasqueira para comemoraes particulares dos Condminos nas seguintes datas tradicionais, bem como a terceiros, parentes dos condminos ou no.

a. Vspera de Natal e dia de Natal; b. Vspera e dia de Ano-Novo; c. Dias de Carnaval


Paragrafo 1 para o aluguel do Salo de Jogos ou da Churrasqueira, o nmero de convidados para cada uma destas reas no poder ser superior a 10 pessoas, por questes de logstica e espao disponvel. Pargrafo 2 admitida apenas uma reserva para cada dia, observada, rigorosamente, a ordem de solicitao.

o ESPAO CHURRASQUEIRA
Art. 28 - A cesso de uso do espao ter a durao de 09h00min s 18h00min . Art. 29 - A cesso do espao est condicionada prvia de assinatura, por parte do condmino, de um termo de responsabilidade, onde ficar expressamente consignado haver recebido as referidas dependncias e utenslios cedidos pelo Condomnio para tal fim em perfeitas condies de uso. Assumindo integralmente o nus de qualquer dano que venha ser registrado desde a entrega, inclusive os causados por familiares, convidados, prepostos, pessoal contratado e empregados. O condmino ficar responsvel ainda pelo pagamento da taxa estipulada pela Administrao, taxa esta no percentual de 10% (dez por cento) do salrio mnimo, que dever ser paga no prximo boleto de condomnio.

Art. 30 - A reserva deve ser feita com prazo de 2 (dois) dias e o cancelamento do aluguel, 5 dias antes do evento. Art. 31 - O nvel de rudo ser aquele que no perturbe os moradores das unidades autnomas ou de condomnio vizinho, cabendo Administrao a aos responsveis policiar o ambiente e arbitrar divergncias de opinies a respeito.

Paragrafo 1 - Por questo de segurana, fica proibida a utilizao de material de vidro na rea da piscina (copos, pratos, garrafas, entre outros).

o SALA DE JOGOS
Art. 32 - A sala de Jogos parte comum ao Condomnio e dever ser conservada pelo Condomnio, com a manuteno peridica necessria, sendo preservada pelos Condminos que devero zelar pelas mesmas.

Art. 33 - A cesso de uso do espao poder ser escolhida de 09h00min horas s 22h00min, sendo o perodo do aluguel de 5 horas.

Art. 34 - A cesso do espao est condicionada prvia de assinatura, por parte do condmino, de um termo de responsabilidade, onde ficar expressamente consignado haver recebido as referidas dependncias e utenslios cedidos pelo Condomnio para tal fim em perfeitas condies de uso. Assumindo integralmente o nus de qualquer dano que venha ser registrado desde a entrega, inclusive os causados por familiares, convidados, prepostos, pessoal contratado e empregados. O condmino ficar responsvel ainda pelo pagamento da taxa estipulada pela Administrao, taxa esta no percentual de 15% (quinze por cento) do salrio mnimo,

que dever ser paga no prximo boleto de condomnio. Havendo mais de uma solicitao de reserva para o mesmo dia, a preferncia ser para o primeiro solicitante. Art. 35 - A reserva deve ser feita com prazo de 2 (dois) dias e o cancelamento do aluguel, 5 dias antes do evento .

Art. 36 - proibido fumar dentro da Sala de Jogos.

Art. 37 - proibido a permanncia de crianas menores de 14 anos, desacompanhadas, na Sala de Jogos e crianas menores de 14 anos jogarem sinuca. Pargrafo 1 - O nvel de rudo ser aquele que no perturbe os moradores das unidades autnomas ou de condomnio vizinho, cabendo Administrao a aos responsveis policiar o ambiente e arbitrar divergncias de opinies a respeito.

o SALO DE FESTAS
Art. 38 - O Salo de Festas somente poder ser requisitado e utilizado, exclusivamente, por moradores, mediante reserva em livro prprio existente na Administrao, com antecedncia de no mnimo 02 (quinze) dias, e efetivado o pagamento de uma taxa fixada pela Administrao destinada ao suprimento de energia eltrica e gs, bem assim para manuteno das dependncias e equipamentos, no valor de 20% (vinte por cento) do salrio mnimo.

I.

II. III.

O Condmino assinar um TERMO DE RESPONSABILIDADE, no ato da entrega da chave e ir inspecionar junto com o funcionrio do condomnio, determinando pela administrao, as instalaes, mveis e utenslios correspondentes, comprometendo-se na devoluo das chaves, estarem os mesmos na forma em que recebidos. A capacidade mxima de convidados do Condomnio que locar o salo de 70 (setenta) convidados e dever ser apresentada uma lista antecipada, para ficar afixada no dia do evento na portaria. A cesso de uso do espao ter a durao de 18h00min horas s 23h00min horas. Pargrafo 1 Aps as 22h00min, a utilizao de aparelhos sonoros ou de instrumentos musicais dever obedecer estritamente s limitaes legais. Pargrafo 2 Aos convidados, especificamente para festas, vedado utilizao do SPA com sauna /piscina/ fitness Center e Salo de Jogos (se no estiver alugado). Pargrafo 3 proibida a realizao de festas nas demais dependncias do pavimento, exceto em eventos comunitrios realizados pela Administrao.

Pargrafo 4 Os usurios do Salo de Festas sero responsveis diretos pela conservao, inclusive da rea externa utilizada, bem como do equipamento que pertencer ao Condomnio, caso algum estrago seja verificado, dever o condmino que alugou o Salo de Festas devolver tudo livre e desembaraado, at 1 (um) dia aps o evento. Pargrafo 5 Ao receber/ entregar as chaves do Salo de Festas, o morador e um responsvel pela Administrao faro a vistoria do mesmo. Pargrafo 6 Havendo qualquer dano e/ou avaria, o mesmo ser relatado no termo de responsabilidade e o portador assinar tomando cincia das providncias a serem tomadas. Caso o morador queira reparar os danos por conta prpria, poder faz-lo desde que obedeam rigorosamente os padres originais do condomnio at o 1 dia til subsequente. Pargrafo 7 A limpeza do Salo de Festas ser responsabilidade do Condomnio.

o SPA COM SAUNA


Art. 39 A sauna de uso exclusivo dos moradores e seus convidados, limitados a 4 (quatro). Os convidados devero ser autorizados, previamente pela Administrao, ficando o morador responsvel pelos atos/danos causados pelos mesmos.

Pargrafo 1 proibido o uso de sauna por menores de 14 (quatorze) anos e, os menores de 18(anos) s podero frequentar esta rea acompanhados pelo responsvel. Pargrafo 2- Recomenda-se a todos os usurios consulta mdica prvia. Pargrafo 3 A Administrao determinar e divulgara os dias e horrios de funcionamento da sauna. Em caso de abuso, a Administrao poder instituir normas complementares a serem aprovadas pelo Conselho Consultivo. Pargrafo 4 - As segundas-feiras so de preferncia reservadas a limpeza e manuteno preventiva, quando a sauna permanecer fechada. Esse dia poder ser trocado, quando coincidir com feriados. Pargrafo 5 Normalmente a sauna permanecer fechada e desligada. O interessado em seu uso, dentro do horrio estabelecido pela Administrao, dever solicitar portaria a ligao, abertura e uso da mesma. Concluda a utilizao ou expirando o horrio de funcionamento, a Administrao desligar o equipamento e fechar as dependncias.

HORRIO De tera-feira a sexta-feira Sbados, Domingos e Feriados 8 horas s 12 horas 9 horas s 22 horas 16 horas s 22 horas

Pargrafo 6 vedado, no mbito das saunas:

I. Usar outros produtos odorficos que no os colocados disposio pela

Administrao. II. O ingresso de bebidas ou produtos alimentcios de qualquer natureza. III. O uso de aparelhos sonoros ou instrumentos musicais. IV. O uso de traje inadequado ou atentatrio ao pudor. V proibido fazer a barba ou qualquer tipo de depilao nas dependncias da sauna. VI .O Condomnio no se responsabiliza por eventuais danos fsicos sofridos pelos usurios, quando do uso inadequado, ou no.

o FITNESS CENTER
Art. 40 Esta rea de uso gratuito e exclusivo dos Condminos, sendo vedado seu uso para convidados. Art. 41 Os equipamentos so de propriedade de todos os Condminos, que se obrigam a zelar pela sua conservao. Art. 42 obrigatrio que condmino interessado na prtica de ginstica ou musculao consulte, previamente, um mdico para avaliao de sade. Art. 43 O Condomnio no se responsabiliza por eventuais danos fsicos sofridos pelos usurios, quando do uso inadequado, ou no, dos aparelhos instalados. Art. 44 No permitida a entrada de animais na sala de ginstica. Art. 45 No permitido fumar na sala de ginstica. Art. 46 No permitida a utilizao de trajes de banho, bem como a prtica de ginstica sem camisa, descalo ou at mesmo com chinelo de dedos. Art. 47 No intuito de preservar o piso existente, fica vedado o uso de halteres particulares. Art. 48 Os aparelhos no devem ser utilizados aps o banho de mar, visto que a gua salgada e a areia diminuem a vida til dos aparelhos de ginstica.

Art. 49 proibida a permanncia e a utilizao da sala de ginstica por menores de 14 (quatorze) anos. Pargrafo 1 A sala de ginstica funcionar diariamente das 07h00min s 23h00min horas , mediante solicitao de utilizao recepo. Pargrafo 2 Recomendamos aos Srs. Usurios o respeito ao prazo de utilizao de 30 (trinta) minutos para os aparelhos, de forma a permitir igualdade de uso para todos.

o PISCINA
Art. 50 o uso da piscina privativo os moradores e seus 4 convidados, e sua utilizao obedecer ao disposto no Decreto-Lei n 4.444/81 Normas sobre o controle e fiscalizao de piscinas - publicado no D.O. de 17/08/1981, parte 1.

Art. 45 Os danos causados por convidados quando da utilizao da piscina sero de responsabilidade dos respectivos condminos. Art. 46 Fica proibido o uso da piscina por portadores de molstia infectocontagiosa ou transmissvel, podendo a Administrao, quando entender necessrio, exigir atestado mdico dos usurios. Art. 47 Os usurios da piscina que se comportarem de forma atentatria moral aos bons costumes sero retirados da mesma. Art. 48 proibido o uso da piscina por pessoas com leo de bronzear ou qualquer produto similar que possa prejudicar o correto funcionamento das bombas e filtro nela existentes. Art. 49 proibido fazer refeies no interior da piscina, sendo permitido apenas o consumo de bebidas nas reas estabelecidas pelo Condomnio, servidos em recipientes/ copos plsticos. Art. 50 Somente ser permitido o uso de aparelhos sonoros na rea da piscina quando no prejudiquem o sossego dos demais usurios. Art. 51 proibida a utilizao da piscina para a promoo de festas de qualquer natureza, salvo quando promovidas pela Administrao do Condomnio, desde que no prejudiquem os demais moradores. expressamente vedada a utilizao de garrafas e/ou outros utenslios de vidro nas dependncias da piscina e/ou suas imediaes. Art. 52 - proibida a prtica de jogos esportivos na piscina tais como frescobol, peteca ou qualquer outro que possa interferir na segurana, sossego ou bemestar dos demais usurios. tambm proibido o uso de pranchas e boias que

apresentem perigo aos demais usurios, aparelhos de mergulho e/ou acessrios, como nadadeiras etc.

Art. 53 proibida a frequncia da piscina por menores de 14 (quatorze) anos desacompanhados de pais ou responsveis. Art. 54 A utilizao da piscina de 09h00min s 18h00min horas de tera-feira a domingo, podendo este horrio ser estendido, a critrio da Administrao. A piscina permanecer fechada para fins de limpeza, manuteno e tratamento de gua, um dia por semana, segunda-feira, exceto feriado. A utilizao das piscinas fora do horrio previsto neste regulamento isenta o Condomnio de qualquer responsabilidade caso ocorram acidentes com pessoas que, indevidamente, insistirem em utiliz-las sem a presena do guardio. Art. 55 A Administrao, por necessidade, poder modificar os dias e horrios de funcionamento da piscina, devendo afixar nos quadros de aviso as alteraes realizadas. Art. 56 Os equipamentos e demais pertences da piscina constituem patrimnio do Condomnio, ficando sob a guarda e responsabilidade e do empregado designado para tal funo. Art. 57 A Administrao tem plenos poderes para tomar as medidas que julgar convenientes para a manuteno da ordem no uso da piscina. Art. 58 Os mveis e utenslios da piscina (cadeiras, mesas, etc.) no podem ser retirados para fins diversos daqueles a que se destinam de suas imediaes.

Art. 59 Os usurios devero utilizar a ducha e o lava-ps antes de ingressarem na piscina. Art. 60 No ser permitido o ingresso de pessoas em trajes desapropriados na piscina.

SEO III o PORTARIA


Art. 61 A portaria do Condomnio dirigida e fiscalizada pelo Sndico ou pelo preposto designado pelo mesmo. As funes administrativas delegveis so da alada do Sndico. Art. 62 Empregados do Condomnio: Todos os empregados do condomnio esto subordinados ao Sndico ou seus prepostos e a Administradora, incumbindo-lhes a execuo de todos os servios necessrios e pertinentes aos seus respectivos cargos, tais como: portaria, limpeza, conservao e vigilncia,

etc. Os empregados devero portar-se com urbanidade e cortesia apresentar-se corretamente uniformizados, de acordo com a respectiva funo, e manter disciplina no trabalho.

Art. 63 Contrato de locao: sendo o Condomnio rigorosamente residencial e familiar, todos os condminos ficam obrigados, em caso de alienao, cesso, locao ou emprstimo de suas casas, a inserir no instrumento do respectivo contrato, uma clusula que estipule que o adquirente, locatrio ou mero ocupante, recebeu um exemplar deste Regulamento Interno, ou que tenha conhecimento do mesmo e se obrigue a cumpri-lo e respeit-lo.

Art. 64 Penalidades: o Condmino (ou quem for responsvel) que violar as disposies legais, bem como as contidas na Conveno e no Regulamento Interno, ficar sujeito s multas convencionais, alm de ser compelido a desfazer obra ou abster-se do ato praticado ou ainda reparar os danos que causar. O valor da multa ser de 20% (vinte por cento) do salrio mnimo, aps verificadas as condies atenuantes ou agravantes pela Comisso designada Sndico e Conselho), em reunio onde sero estipulados os antecedentes de cada caso individualmente, podendo ter valor seu valor majorado pela reincidncia. Pargrafo nico: O pagamento da multa no exime o infrator de sua responsabilidade pelos danos causados. Art. 65 Iseno de responsabilidade do Condomnio O Condomnio por si ou seus prepostos, no assume responsabilidade:

A Por acidentes ou danos de ordem pessoal ou material, bem como extravios, estragos, quebra de instalao ou de objetos que, em quaisquer condies e ocasies sofram os Condminos e demais moradores ou estranhos, dentro do condomnio, nem responde por objetos ou coisas confiadas a empregados do condomnio; B Por furtos ou roubos de que sejam vtimas dentro do condomnio, os condminos ou demais moradores ou estranhos, em quaisquer circunstncias e ocasies; C Pela interrupo eventual que se verifique no condomnio, em qualquer ocasio, do servio de fornecimento de energia eltrica, gua, gs, telefone, seja qual for a causa; D Qualquer dano causado por um veculo a outro ser de inteira responsabilidade do proprietrio do veculo causador, na melhor forma acordada entre as partes; E Excetuam-se os casos em que ficar clara a negligncia por parte dos rgos Condominiais.

SEO IV o TRNSITO DE ANIMAIS EM REAS COMUNS


Art. 66 Somente sero admitidos animais domsticos de pequenos e mdios portes (ces, gatos e passarinhos) nas unidades autnomas. Pargrafo 1 Todos os animais devero ser registrados na Administrao, devendo os respectivos donos, no ato de registro e anualmente, apresentar cpia de certificados de vacina para ser arquivada. Pargrafo 2 expressamente proibido o trnsito ou o transporte de animais em todas as reas de lazer do condomnio. Pargrafo 3 Em ces de reconhecida agressividade poder ser exigido pela Administrao o uso de focinheiras, enquanto nas dependncias comuns do Condomnio. Pargrafo 4 Os animais devero ser transportados em coleira prpria. Pargrafo 5 proibida a utilizao das reas de uso comum do condomnio para fins de passeios, de limpeza, de tratamento ou de guarda de animais. Pargrafo 6 Os responsveis por animais devem evitar que os mesmos sujem as reas comuns do condomnio. No caso desta ocorrncia, devero providenciar a imediata limpeza e desinfeco da rea afetada, sob pena de multa, sem prvia advertncia. Pargrafo 7 Os responsveis por animais devero zelar para que alimentos, objetos, pelos e penas dos mesmos no extravasem para outra unidade autnoma. Em caso de reclamao, alm das sanes, os respectivos responsveis podero ser acionados pela Administrao. Pargrafo 8 A contumcia na infrao ao disposto nesta seo sujeitar o transgressor remoo dos animais causadores das perturbaes. Pargrafo 9 Mediante solicitao justificada de mais de 50% (cinquenta por cento) dos moradores, apontando perturbaes causadas por animais, a Administrao notificar por escrito, o responsvel pelo animal. Em caso que tal, ser concedido um prazo de 10 (dez) dias para a remoo do animal das dependncias do condomnio, ficando sujeito o infrator a multa diria equivalente a 20% (vinte por cento) de salrio mnimo, se no atender determinao no prazo assinalado. Pargrafo 10 Fica proibido transitar com animais pela portaria social, devendo o morador sair com seu animal pelo piso -1.

SEO o DO ACESSO DE ESTRANHOS AO CONDOMNIO


Art. 67 Sero considerados estranhos para fins deste RI, pessoas que no esto cadastradas na Administrao. Pargrafo 1 A Administrao manter fichas cadastrais dos moradores e de seus empregados permanentes bem como de empregados do Condomnio e dos prestadores de servios tradicionais. Pargrafo 2 As pessoas estranhas somente podero entrar no Condomnio mediante identificao e subsequente autorizao do morador ou responsvel pela unidade de destino. Pargrafo 3 vedada a permanncia de prestadores de servio (carpinteiro, marceneiro, pedreiro, bombeiro hidrulico) em execuo de servio, mesmo no interior de unidade, antes das 08h00min horas e aps as 18h00min horas, ressalvada a hiptese de comprovada emergncia. A vedao se estende a todos os horrios nos dias de domingo e feriado. Pargrafo 4 O morador ou responsvel pela unidade que pretenda acessar prestadores de servios, entregadores ou assemelhados, dever comunicar previamente portaria, fazendo consignar o nome do profissional ou da empresa que o mesmo representa. Pargrafo 5 proibido o ingresso de vendedores, propagandistas, angariadores de fundos ou de quaisquer outras pessoas no convidadas por moradores do Condomnio. Pargrafo 6 A Administrao, por solicitao fundamentada e escrita dos moradores, poder vedar a entrada de pessoas especialmente nominadas no Condomnio.

SEO VI o GUARDA DE CARROS


Art. 68 As unidades autnomas do Condomnio possuem garagens destinadas a estacionamento e guarda de veculos de proprietrios observando o limite de vagas constante no Registro Geral de Imveis. Art. 69 Os Condminos devero observar as seguintes normas:

1. Os cartes de estacionamento fornecidos pela portaria devero ser mantidos em


local visvel, no painel do veculo;

2. A entrada e sada de veculos de moradores na garagem sero controladas pela


portaria, observando o sistema de controle implantado pela administrao; inferior e nos acessos garagem; no habilitada legalmente; Administrao.

3. Os veculos devem ser conduzidos em baixa velocidade (limite de 10 km/h) no 4. vedada a conduo de veculo automotor, no interior do Condomnio, por pessoa 5. Devero ser respeitadas as direes de trfego e sinalizao determinadas pela 6. proibido permanecer quaisquer veculos, estacionados fora das demarcaes. 7. Os veculos dos Condminos devero ser obrigatoriamente estacionados dentro
das respectivas vagas, sendo proibido permanecerem fora das mesmas, a qualquer tempo e motivo, respeitando sempre a tolerncia das vagas que cada unidade tenha registrado em escritura.

8. O Condmino fica obrigado a cadastrar seus veculos na Administrao do


Condomnio e no caso de emprestar sua vaga a um visitante de sua unidade, dever identificar o veculo na portaria e, manter o carto de estacionamento em local visvel(alm de retirar seu veculo da garagem, para guarda do veculo de seu convidado, respeitando seu nmero de vagas). e, caso no esteja com o controle da garagem deve acender a luz interna do veculo.

9. Ao entrar na garagem o morador dever diminuir o farol para devida identificao

10. Fica proibido lavar o veculo no interior da garagem.


11. Ao alugar ou emprestar a vaga referente sua unidade, enviar a Administrao do condomnio carta com autorizao do uso da vaga com as informaes da unidade, placa do veculo, data da concesso da vaga para devido registro e, disponibilizar o controle remoto da garagem e carto de estacionamento.(O aluguel da vaga s pode ser feito para moradores).

SEO VII - DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 70 O pagamento das quotas condominiais ordinrias, das multas por infraes e do ressarcimento ao Condomnio das despesas efetuadas para reparo de danos causados ao mesmo ou a terceiros dever ser efetuado at o 10 (dcimo) dia do ms de referncia.

Pargrafo nico: A Administrao determinar, aps aprovao do Conselho Consultivo, as datas para a cobrana de outras quotas condominiais, notadamente as referentes s despesas extraordinrias. Art. 71 vedado: comum ao Condomnio;

I. Realizar atividade social ou jogos que atrapalhe as vias de acesso residencial ou II. Realizar proselitismo ou reunio de carter poltico ou religioso nas reas comuns
do Condomnio, salvo se o evento abranger a comunidade e for patrocinado pela Administrao; trabalho.

III. Utilizar empregado do Condomnio para fins particulares, durante o horrio de IV. Fechar ou envidraar as varandas das unidades autnomas, sob qualquer
pretexto. Salvo apresentao de projeto a ser aprovado pelo Conselho;

V. Colocar toldo em varanda, em rea ou janela fora do padro e da cor j aprovada


por assembleia. Salvo apresentao de projeto a ser aprovado pelo Conselho; original de construo;

VI. Colocar aparelho de ar condicionado fora das reas reservadas, conforme projeto VII.
Estender, bater, limpar ou pendurar roupas, tapetes ou qualquer outro objeto nas janelas, varandas ou de onde corra o risco de queda; Cuspir, arremessar, lanar ou deixar cair objetos slidos ou lquidos sobre as reas comuns descobertas do Condomnio, de Condomnio vizinho ou via pblica; suas caractersticas originais, exceto se especificamente autorizada mudana por Assembleia Geral Extraordinria especialmente convocada; placas, letreiros, cartazes de publicidade ou qualquer outro objeto estranho decorao original do Condomnio, a no ser nos locais autorizados pela Administrao, no podendo ser nas fachadas ou esquadrias externas; instalaes que ofeream perigo segurana, salubridade e solidez do Condomnio ou que cause incmodo aos demais moradores;

VIII.

IX. Alterar as caractersticas das paredes, esquadrias e portas externas ou alterar as

X. Colocar ou permitir que coloquem comunicao ou anncios de carter privado,

XI. Manter nas unidades autnomas ou nas reas comuns, substncias, aparelhos ou

XII.

Guardar ou depositar nas reas comuns, ou nas unidades autnomas, explosivos, inflamveis que no de uso em limpezas domsticas, substncias ftidas e outras que possam oferecer risco para a sade e segurana dos demais moradores;

XIII. XIV. XV.

Executar servios domsticos nas reas comuns; Sublocar, a qualquer ttulo, dependncias das unidades autnomas;

Instalar antenas individuais para recepo ou emisso de radiodifuso ou de televiso, na fachada frontal das casas; Dar ordens a empregados do Condomnio, exceto em casos emergenciais de preservao da ordem e dos bens de interesse coletivo, mediante imediata comunicao Administrao; Riscar, grafitar ou pintar paredes, pisos, tetos, portas e janelas, assim como sujar ou danificar qualquer instalao ou bem do Condomnio; Deslocar bancos, cadeiras, espreguiadeiras, mesas e outros equipamentos que guarnecem saunas, salo de festas, hall social e de servios dos locais indicados sem autorizao da Administrao; Deixar de cumprir os horrios determinados pela Administrao para utilizao de todas as reas de lazer, saunas e salo de festas; O lixo dever ser acomodado pelos condminos em sacos plsticos apropriados para coleta diria, devendo ser colocados nas lixeiras corretas (orgnico e/ ou reciclvel). Art. 72 O entulho proveniente de obras nas unidades autnomas no poder ser depositado, sob qualquer pretexto, na lixeira e nas reas comuns. A sua retirada dever ser efetuada sempre acondicionado em embalagem resistente e hermtica, diretamente para a parte exterior dos muros da edificao. Art. 73 Os materiais de construo e afins a serem transportados para as unidades autnomas podero ser depositados excepcionalmente em lugar a ser previamente determinado pela Administrao, respeitando o prazo por ela assinalado. Em caso de descumprimento do prazo e das determinaes da Administrao o infrator estar sujeito multa e a retirada compulsria do material, arcando ele com as despesas que o Condomnio fizer para desobstruir o local. Art. 73 O transporte vertical de carga ou mudanas por meio de iamento ao longo das fachadas ou de prumadas depender de prvia autorizao da Administrao, que determinar o local, dia e horrio, alm de adotar medidas para que o trabalho seja realizado com total segurana e sem transtorno para os moradores. Art. 74 As obras, instalaes ou modificaes que possam resultar em acrscimos de reas, carga ou demanda nas instalaes da unidade autnoma devero ser submetidas Administrao que adotar as providncias necessrias.

XVI.

XVII.

XVIII.

XIX. XX.

Art. 75 O responsvel pela unidade autnoma onde se realiza obra ou instalao de qualquer natureza dever providenciar, dentro de 48 (quarenta e oito) horas do momento constatado o conserto de vazamento ou de danos produzidos a terceiros ou a reas de uso comum. Art. 76 Os responsveis por unidades autnomas respondem diretamente por danos causados a terceiros, na rea do Condomnio, por moradores, prestadores de servios ou por seus convidados. Art. 77 vedado o acesso ou retirada de mudanas aps as 18h00min horas nos dias da semana, aos sbados e feriados, aps as 13h00min horas, sendo obrigatrio presena fsica do responsvel pela unidade durante a realizao da mudana.. Art. 78 vedada a utilizao de botijo de Gs nas churrasqueiras da varanda Gourmet, conforme determina o Decreto Municipal 897 de 21\09\1975. Art. 79 O responsvel pela unidade autnoma, no caso de infrao prevista nesta Seo, que importe em modificao de fachadas ou inadequao de instalao, que comprometam a harmonia do Condomnio, dever corrigir a anomalia, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, contando da notificao feita diretamente pela Administrao. Art. 80 As sugestes e reclamaes devero ser encaminhadas, por escrito, diretamente ao sndico atravs de livro prprio, existente na portaria, ou por email, quando disponibilizado. Art. 81 O valor da multa no ser nunca inferior a 20% (vinte por cento) do salrio mnimo vigente poca da infrao, e nunca superior sua integridade. Em caso de reincidncia, o valor da multa poder ser exasperado at o triplo, mediante prvia aprovao do Conselho Consultivo. Art. 82 Os casos omissos sero resolvidos pelo sndico em conjunto com o Conselho Consultivo. Art. 83 Para fins citados neste RI, entende-se por Administrao do Condomnio, por ordem, o Sndico, no seu afastamento oficial pelo Subsndico e na sua falta o Conselho Consultivo, os Condminos prepostos indicados pelo Sndico, titulados Assessores e o Administrador contratado. Pargrafo nico: O Sndico poder delegar funes especficas a Condminos designados por ele como prepostos, que sero nominados Assessores da Administrao, objetivando melhor controle e eficiente atendimento dos diversos setores, tais como: Edculas e nas reas de Lazer. Art. 84 O RI poder ser alterado por deliberao de Assembleia Geral Extraordinria especificamente convocada para tal fim.

Art. 85 Este RI ser levado a registro em Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos, mas produzir efeitos desde a data nele prevista.

Rio de Janeiro , 01de agosto de 2013.

________________________________ CONDOMNIO GREENLIFE RESIDENCIAL

You might also like