You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR Campus III Umuarama Curso de Cincias Contbeis

A importncia da Contabilidade Para as empresas no Mundo Atual

Aline Rodrigues Ilies RA 55.735 Dayane Maria Cordasso da Rosa RA 55.823 Ricardo Muciato Martins

Umuarama Setembro de 2013

A importncia da Contabilidade Para as Empresas no Mundo Atual Aline Rodrigues Ilies Dayane Maria Cordasso da Rosa

Projeto de Pesquisa do Curso de Cincias Contbeis da UNIPAR - Umuarama

1. INTRODUO

A Contabilidade desenvolveu-se buscando responder aos anseios da sociedade, tendo como objetivo gerar informaes para o controle e tomada de decises. Com as constantes mudanas e aumentos na competitividade das empresas, torna-se cada vez mais importante adotar tcnicas de gesto especializadas. Mas na realidade muitas das Empresas no esto estruturadas para enfrentar tal desafio. Alm disso, as dificuldades so aumentadas, na medida em que o fluxo de informaes necessrias para uma boa gesto empresarial fica maior e mais complexo. O planejamento um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funes gerenciais, sendo um importante processo de reflexo que precede a ao de tomada de deciso. A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade como ferramenta de gesto e suporte ao planejamento contribui fortemente para o sucesso da empresa. Esta pesquisa ir demonstrar a importncia da contabilidade para as empresas no cenrio atual, atuando como um diferencial, gerando mais competitividade, agilidade, informao, conhecimento direcionando a empresa ao lucro e sucesso esperado. Para realizar este trabalho ser utilizada como metodologia a pesquisa bibliogrfica.

2 JUSTIFICATIVA

No mundo atual as empresas ansiosas cada vez mais para obter lucro acabam se esquecendo de preocupar-se com controles internos de suas atividades e com registros contbeis que possam vir a auxiliar a sua gesto, tomando decises muitas vezes de olhos vendados sem um mnimo de noo de como est a situao da empresa e de quanto importante uma anlise de seus feitos e planos a ser realizados, onde entra a contabilidade para auxiliar na tomada de decises visando sempre o melhor para a empresa. Esta pesquisa visa incentivar gestores de empresas, acadmicos e profissionais da rea contbil a desenvolver e adotar informaes que auxiliem a tomada de deciso, demonstrando a importncia da Contabilidade e o quanto valiosa as informaes apresentadas por ela.

3 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Evidenciar a importncia da Contabilidade como instrumento de informao e controle para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributao. 4.2 OBJETIVO ESPECFICO Como objetivos especficos tem-se que: Mostrar como as empresas necessitam da contabilidade; Identificar mtodos necessrios a uma boa administrao contbil; Perceber como a contabilidade se interage com as organizaes e vice-versa; Repensar a necessidade de um contador como tomador de deciso dentro das empresas.

4 FUNDAMENTAO TERICA Segundo Iudcibus (2010), como ponto de partida para estudo da Contabilidade como cincia social estabelecer seus objetivos. O objetivo da Contabilidade fornecer aos usurios, independentemente de sua natureza, um conjunto bsico de informaes que deveria atender presumivelmente todos os tipos de usurios, explica Iudcibius (2010). Os usurios da contabilidade Segundo Favero (2011, p.3) so: Internos - empregados, diretores, encarregados de produo e encarregados de vendas e; externos - instituies financeiras, entidades governamentais, acionistas ou quotistas minotrios e sindicatos. Os usurios internos so os que trabalham na empresa e ocupam cargos que requerem a tomada de decises por isso precisam de informaes direcionadas de acordo com as suas necessidades. Os usurios externos so aqueles que no possuem relao de trabalho com a empresa, mas necessitam de informaes para a tomada de decises acerca de tributao, garantias de fornecimento, fornecimento de mercadorias etc. Favero (2011, P.2 E 3). As informaes contbeis deveriam ser elaboradas a partir das necessidades de informaes dos usurios, facilitando assim a tomada de decises. Mas nem sempre isso acontece, pois o processo decisrio que acaba sendo influenciado pela informao contbil disponvel. Sobre o assunto, Iudcibus (2004, p. 25) comenta:
O sistema contbil deveria ser capaz de produzir, em intervalos regulares de tempo, um conjunto bsico e padronizado de informaes que deveria ser til para um bom nmero de usurios, sem esgotar as necessidades destes, mas resolvendo-lhes as mais premente. E, ainda assim, deveria ser capaz de reagir, mais lentamente, verdade, mas seguramente, s solicitaes diferenciadas de usurios.

Com o grande avano das novas tecnologias de informao na rea contbil necessrio o entendimento e a eficincia do profissional de Contabilidade nos dias de hoje para tomada de decises. O Contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindvel e absoluto no controle das informaes que auxiliam a tomada de deciso. Consultores tributrios, da rea societria, auditores, controlers e analistas financeiros, entre outros, so profissionais da Contabilidade considerados como indispensveis por grandes empresas que integram o mercado atual. Iudcibus; Martins; Gelbcke (2003, p.49) afirmam que a contabilidade tem por objetivo fornecer informao estruturada de natureza econmica, financeira e fsica, de produtividade e social, aos usurios internos e externos entidade objeto da contabilidade, considerado pelo usurio elemento importante para tomada de decises. As informaes so fornecidas pela Contabilidade atravs das

demonstraes, devendo atender aos usurios externos (bancos, investidores etc) e aos usurios internos entidade. Padoveze (2004, p.29) diz que a contabilidade o sistema de informao que controla o Patrimnio de uma entidade. Pode-se dizer que a contabilidade geral uma cincia que por meio de vrias tcnicas possibilita a formao de um sistema de informao composto por vrios subsistemas, que permite controlar atravs da mensurao quantitativa e qualitativa o patrimnio de uma pessoa fsica ou jurdica. Todo processo de deciso implica em uma escolha, a contabilidade, como apoio ao processo decisrio se destaca por gerar as informaes para a tomada de decises, virando uma ferramenta de fundamental importncia, para as conquistas das estratgias, cumprimento de metas e para o alcance dos objetivos empresarias. O profissional contbil gerencia todo o sistema de informao, e fundamenta as decises tanto no ambiente interno quanto externo. Faz se necessrio que o contador demonstre dentro da empresa, que as informaes geradas por intermdio da contabilidade, servem como base para auxilio no processo decisrio. O contador, por meio de seu conhecimento tcnico, influncia as demais reas, que compe o corpo tcnico da empresa, e ilustra, atravs de medidas de desempenho, a importncia de cada uma delas dentro dos segmentos das organizaes. recomendvel aos contadores desta nova era, um aprimoramento constante de suas habilidades e competncias, no limitando a contabilidade apenas, como uma cincia do dbito e crdito e sim como um poderoso sistema de informao, de extrema importncia no processo decisrio e de gesto das organizaes e tambm na sociedade como um todo, pois nelas, os contadores tem uma grande responsabilidade, social e econmica.

5. METODOLOGIA O estudo abordado nesta pesquisa foi de caracterstica qualitativa. Para desenvolver o presente trabalho, qualificamos a pesquisa nos seguintes aspectos: quanto finalidade, tem caractersticas descritivas e explicativas e ressalta a importncia da contabilidade para as empresas no mundo atual. Quanto aos meios para a realizao do presente estudo, foi aplicada a pesquisa bibliogrfica, buscando alcanar os objetivos propostos atravs de livros, artigos publicados e pesquisa na internet.

6 CRONOGRAMA

ETAPAS

1 15 de agost o X

16 31 de agost o X

1 15 de setembr o

16 30 de setembr o

1 15 de outubr o

16 31 de outubr o

1 15 de novembr o

Levantament o Bibliogrfico Fichamento de textos Coleta de fontes Anlise de fontes Organizao/ Aplicao de questionrio Tabulao de dados Organizao do roteiro Redao do trabalho Apresentao em evento cientfico Reviso / Redao Final / Entrega

X X X X X

X X X

RECURSOS

Item Livros Internet para pesquisas Telefone Impresso Transporte Total

Custo(R$) 500,00 240,00 120,00 110,00 310,00 1280,00

7. RESULTADOS ESPERADOS Diante das grandes mudanas no cenrio contbil, o contador necessita de uma constante busca de informaes para agregar conhecimentos, tornando-se um profissional competente para exercer seu papel de gestor da informao e utilizar seus mecanismos para interferir no processo decisrio da empresa. A base de todas as etapas do processo de gesto e de tomada de deciso consiste em informaes adequadas, confiveis e disponveis no tempo requerido, sobre todas as variveis que envolvem o reconhecimento e as atribuies do profissional contbil e sua importncia dentro das organizaes. Essa crescente importncia dentro da organizao reflexo da sua aproximao do ncleo de decises estratgicas, assim como, do fato de ter acesso s informaes importantes e necessrias ao planejamento estratgico das organizaes. A partir dos objetivos do artigo, que foi identificar e demonstrar a importncia da contabilidade dentro das empresas no mundo atual foi possvel responder satisfatoriamente o problema. O profissional contbil da atualidade no visto mais como um antigo guarda-livros, deixando de ser tcnico e passando a ocupar e exercer um papel fundamental no processo de gesto da empresa, tornando-se responsvel por assessorar os gestores, provendo-os de informaes teis, e de qualidade para que haja suporte ao processo de tomada de deciso. Sugere-se, a partir do presente trabalho, o aprofundamento dos estudos relacionados a importncia da contabilidade e do profissional contbil e a realizao de uma anlise comparativa entre organizaes que valorizam o papel do contador, e das que no possuem essa viso, para identificao do desempenho das mesmas no mercado.

8. REFERNCIAS FAVERO, H. L. Contabilidade. Teoria e prtica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2011. IUDCIBUS, S. Teoria da contabilidade. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2010. IUDICIBUS, Srgio de; MARION, Jos Carlos. Introduo a Teoria da Contabilidade: Para o nvel de graduao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. 288 p. _________, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades Por Aes: aplicvel s demais sociedades. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2003. 569 p. PADOVEZE, Clovis Luis. Controladoria Estratgica e Operacional. So Paulo, Thompson, 2003

You might also like