You are on page 1of 17

1

A cidade concedida: urbanizao e disputas polticas em Belm do Par na virada do sculo XX ADRIANA MODESTO COIMBRA

No Par, aps a instaurao da Repblica, os polticos que compunham o Partido Liberal (PL) e o Partido Conservador (PC), uniram-se para fundar o Partido Republicano Democrtico (PRD), sendo tratados pelos republicanos histricos como adesistas. Lauro Sodr e Antnio Lemos inicialmente compuseram o Partido Republicano do Par (PRP), partido que aglutinou os Republicanos histricos ou aqueles que defendiam o Regime Republicano abertamente antes da sua instaurao, sendo que Antnio Lemos, durante a monarquia era membro do PL, mas aps a Repblica optou por se tornar membro do PRP (FARIAS:2005). Lauro Sodr foi o primeiro governador do estado do Par, eleito pelo Congresso Constituinte Paraense, a 23 de junho de 18911. Alm de ter sido o representante do Par na Constituinte da Repblica e sido eleito quatro vezes senador - trs pelo Par e uma pelo Distrito Federal. Em sua gesto como governador, Sodr enfrentou a forte oposio do PRD, partido declaradamente opositor do PRP. Em 1897 o presidente Prudente de Moraes rompeu com o general Francisco Glicrio, Lauro Sodr apoiou Glicrio, enquanto o governador do Par Augusto Montenegro e o Senador Justo Chermont apoiaram o presidente (ROCQUE:1996: p.147)2. A esta altura da histria, Lauro Sodr j havia deixado o PRP e ingressado no Partido Republicano Federal (PRF). O apoio do PRP a Prudente de Moraes acirrou as disputas politicas no estado, dividindo os membros desta disputa em dois grupos, Lauristas e Lemistas, como ficaram conhecidos e se assumiam, os partidrios de Lauro Sodr e
Mestranda do Programa de Ps-graduao em Histria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a orientao da professora Dra. Cristina Meneguello. Pesquisa financiada pelo CNPq. E-mail: adrianamcoimbra@yahoo.com.br 1 Sodr foi o nico governador do Brasil que se posicionou contra o golpe perpetrado por Deodoro da Fonseca a 3 de novembro de 1891, ocasio em que foi dissolvido o Congresso. Quando houve o contragolpe de 23 de novembro, Lauro Sodr, tambm, foi o nico que permaneceu no cargo de governador, todos os outros foram destitudos. 2 Ver, tambm: A Provncia do Par. Belm, 24/08/1897. p. 1.

Antnio Lemos. Com a ciso do PRP, Antnio Lemos alcanou projeo dentro deste Partido, j que Lauro Sodr, o maior expoente da Repblica no Par, no se constitua mais em um obstculo para sua ascenso poltica dentro deste partido. Aps o processo poltico narrado acima, Antnio Lemos firmou-se como uma espcie de todo poderoso local. Durante quase quatorze anos (1897-1911) no houve quem pudesse fazer frente ao seu poder, pois alm de Coronel das foras armadas Nacional, Senador, presidente do Partido Republicano Paraense (PRP) e Intendente de Belm, o PRP elegeu a maioria na Cmara de vereadores e de deputados, durante os seus mandados. Quando Lemos desbancou Justo Chermont, o candidato de Lauro Sodr a governador, candidatura que havia sido acordada entre Lemos e Sodr desde 1898, elegendo Augusto Montenegro em 1900, consolidou o seu poder no Estado do Par, mas acirrou com isso a j existente inimizade poltica entre ele e Lauro Sodr. Este poder, contudo, comeou a enfraquecer-se com a eleio de Joo Coelho a governador, em 1909. Dentro do PRP havia insatisfaes com o poder e os desmandos de Antnio Lemos, mas somente em 1910 a politica de favorecimentos adotada por Lemos comeou a ser combatida de forma sistemtica, dando inicio a uma crise politica neste partido e no estado do Par (ROCQUE: 1996). A urbanizao de Belm do Par durante a Primeira Repblica ocorreu neste ambiente de intensas disputas polticas pela qual o pas estava passando. Poucos anos aps a Proclamao, a politica adotada para promover a urbanizao da cidade passou a ser o alvo principal das criticas tecidas com a finalidade de desbancar Antnio Lemos do Poder. A oposio ao Partido Republicano do Par e, principalmente, a Antnio Lemos, eleito Intendente de Belm por cinco vezes consecutivas, ocupando o cargo de1897 a 1911, passou a atacar violentamente as estratgias usadas por este Intendente para modernizar a cidade3. Tendo em vista que Antnio Lemos enraizou o seu poder pelo interior do Par, conseguindo o apoio da maioria dos Intendentes dos muncios menores que compunham o estado4, as aes de Antnio Lemos
Tinha direito a voto todos os alfabetizados que comprovassem ser radicados na cidade. Marly Cunha escreveu uma dissertao no intuito de discutir a contribuio dos lemistas para a instaurao de uma politica oligrquica no Par durante a primeira Repblica. Esta autora aponta que o apoio dos intendentes do interior do Par foi fundamental para que Antnio Lemos conseguisse se manter tanto tempo no poder, apesar de ter um opositor forte como Lauro Sodr. Maria de Nazar Sarges, um dos bigrafos de Antnio Lemos, tambm, assinala que este intendente tinha conscincia da importncia dos intendentes lemistas para a manuteno do seu poder. Ver: CUNHA, Marly Solange Carvalho da. Matutos ou Astutos? Oligarquia e coronelismo no Par Republicano 1897-1909. Dissertao defendida no Programa de ps-graduao em Histria Social da Amaznia. Universidade Federal do Par. Belm: 2008; SARGES. Op.cit. p. 205.
4 3

para urbanizar Belm forneceram argumentos para que seus opositores combatessem a hegemonia poltica que ele havia conquistado. As concesses para modernizar a cidade, feitas a pessoas prximas a si, foi uma caracterstica marcante do governo Lemos. Muitos engenheiros foram beneficiados neste processo. A oposio politica, personificada em Lauro Sodr e efetivada por Cyprino Santos e Firmo Braga, redatores do jornal local Folha do Norte, no deu trgua durante grande parte do governo de Antnio Lemos, denunciando e fazendo severas criticas ao modo como ele utilizava o errio pblico e conduzia a urbanizao da cidade. Estabeleceu-se ento, um longo perodo de acusaes mtuas por meio dos jornais locais, principalmente na Folha do Norte e na Provncia do Par - este ltimo de propriedade de Antnio Lemos. Outros jornais como O jornal e O Estado do Par, tambm tomaram partido, o primeiro a favor de Antnio Lemos e o ltimo a favor de Lauro Sodr. Contudo, Minha anlise centrar-se- nos Jornais Folha do Norte e a provncia do Par, pois estes foram destaques na disputa entre lauristas e lemistas. Muitos dos artigos publicados por eles eram reproduzidos pelos outros dois, que funcionavam como uma espcie de apoiadores nesta disputa. Estas disputas envolveram a intelectualidade, os engenheiros, os empreiteiros, os comerciantes e outras camadas sociais identificadas nos jornais como povo. Diariamente, at 1912, podia-se ler noticias nas pginas dos jornais supracitados, onde ficava clara a existncia da polarizao politica protagonizada por Lauro Sodr e Antnio Lemos durante as primeiras dcadas da Repblica Velha no Par. As denuncias feitas pelos lauristas contra a administrao Lemos, ocorriam sob o pretexto de estarem defendendo os comerciantes locais. No ano de 1907 a Folha do Norte endureceu a sua campanha contra o intendente e a denuncia que justificou este endurecimento foi uma suposta importao irregular de cimento, feita com a conivncia da Intendncia Municipal. A denncia deste peridico ressaltava que:
A importao de cimento feita pela Intendncia no tem por nico fim utilizal-o nas obras pblicas que est emprehendendo, mas serve tambm para obras particulares. assim que conforme denncia que recebemos, e mandamos pessoalmente verificar, esse cimento empregado na construo de uma Villa Operria travessa Dr. Moraes, onde h pouco tempo, existiam cerca de 400 barricas, com a seguinte marca IMB [Intendncia Municipal de Belm] que revela claramente a sua origem. um dos menores escndalos da poca e quem perde com eles so, em primeiro lugar o errio federal, porque esse cimento passa na alfndega livre de direitos, e em

4
segundo, o comrcio que vende o artigo e que , por essa forma, prejudicado, porque claro que no pode competir com a municipalidade. Tambm no Mercado Velho existiam vrias barricas de cimento assignaladas pela mesma marca5.

A Vila Operria a qual a Folha do Norte referia-se na denuncia transcrita acima, era na verdade uma das obras arquitetnicas de Francisco Bolonha6, a Vila Bolonha e o Mercado Velho o atual Mercado Bolonha, que na poca passava por uma reforma da qual ele era o concessionrio. No dia seguinte a esta denncia, Bolonha publicou uma nota defensiva na Provncia do Par, dando a sua verso sobre o que estaria ocorrendo:
(...) A parte verdadeira da denuncia que recebeu a Folha do Norte o facto de existirem, h bem pouco tempo, em depsito na obra da construo de prdios da minha propriedade, a travessa Doutor Moraes, perto de 400 barricas de cimento com a marca I.M.B. E a parte falsa da mesma denuncia o fato de haverem sido essas barricas de cimento importadas pela intendncia Municipal e haverem gozado da iseno de direitos, que a lei concede aos materiais importados para melhoramentos municipais, como passo a provar com dados irrefutveis. De meados do ano findo de 1906 at a presente data, tenho importado da Europa 2,500 barricas de cimento, destinado a execuo de obras municipais a meu cargo, gozando, por conseguinte, dos favores de serem isentas de direitos de entrada, em virtude da lei federal em vigor, que regula a matria. Com o nico fim de facilitar a Intendncia Municipal o processo de requisio da iseno de direitos para esse material, no ministrio da fazenda, faria e o fao ainda, virem todas as remessas consignadas a Intendncia municipal, trazendo a marca I.M.B. Mas o valor correspondente a esses embarques era e pago por mim, e bem 7 assim as importncias todas dos direitos aduaneiros .

Mesmo Francisco Bolonha garantindo que pagava as taxas alfandegrias, o articulista da Folha do Norte reagiu com ironia a sua publicao, dando uma resposta para ridiculariz-lo diante da cidade:
O toleiro que, com um dispndio intil de adjetivos, que o recurso banal dos que no tem razo, meteu ontem o bedelho no caso do cimento, evocou a paternidade de uma descoberta que est feita h sculos, a da plvora. Quem que nega aqui s intendncias iseno de direitos que a lei lhe concede? O que se profilga o abuso delas importarem, para negcio, materiais de construo, que de outro modo pagariam o despacho alfandegrio. O que fere de frente as expresses claras da lei esse arranjo inqualificvel que sr. Lemos e, que esto a praticar vrios municpios, espoliando a nao e a fazenda sombra do favor legal, uma concorrncia desonesta ao comrcio que vende o artigo. (...) Defenda a Provncia o cimento e converta l o seu amigo Bolonha em contratante de obras municipais. O pretexto no obumbra a verdade nem cohonesta o escndalo.

Folha do Norte: O cimento que a Intendncia importa. 18 jun. 1907; O escndalo do cimento, 20 jun. 1907; O cimento, 26 jul. 1907; O cimento 27 jul. 1907. 6 Engenheiro local que atuou na urbanizao de Belm do Par de 1895 a 1938. Formado pela politcnica do Rio de Janeiro, esteve diretamente ligado a derrocada poltica de Antnio Lemos. 7 O cimento que a Intendncia Importa. A provncia do Par. 19 de jul.de 1907.

5
Converta [o Bolonha] em cnsul. Converta l no que quiser8.

Ao denunciar irregularidades na administrao de Antnio Lemos, o jornal laurista, Folha do Norte, construa a sua oposio poltica, onde o argumento central era a ideia de que Antnio Lemos governava apenas para um ciclo restrito de pessoas composto por: seus amigos, seus parentes e seus correligionrios polticos. Nas palavras mais precisas dos articulistas da Folha do Norte:
Acreditamos que a intendncia de Belm no venda o cimento que importa, mas que o importa para servir a amigos ou consente que estes o faam em seu nome, coisa que j no sofre dvida, segundo as asseveraes das denncias que nos so enviadas a respeito e j agora do prprio autor do artigo estampado ontem nos A pedido da Provncia. Engenheiro Bolonha perde, portanto, o seu precioso tempo, exigindo por tantas indstrias rendosas, diligenciando defender-se das acusaes que lhe cabem no caso9.

Como o poder de Antnio Lemos, tambm, apoiava-se nas alianas que fazia com os intendentes dos outros municpios do Par, a Folha buscava mostrar que as benesses oferecidas por este Intendente, transpunham os limites da capital, indo garantir apoio para seu governo em outros espaos geogrficos do Par, envolvendo outros municpios na trama poltica e financeira que tinha como principal alicerce a modernizao da cidade10. Para isto, expunha que:
S pelo Rio Negro, entrando a 24 do corrente da europa, vieram pra nossas praas 4.000 barricas de cimento destinadas aos seguintes recebedores: A.M. Ferreira Sobrinho, 10; S Aguiar & C. (intendncia de Gurup), 200; A.S. De Freitas & C. 500, Salvador Marques & C. 200; Pereira de Arcanjo & C. 60; J. Gaston & C. 100; Manoel Canceiro a costa, 250; governo do Estado, 1800; intendncia de Breves, 200, total = 1000 barricas. Destas 200 no pagaram direitos alfandegrios, e calculando-se os de cada uma em $$500, temos que para os cofres da unio deixaram de entrar, s nesta remessa, 7. 700$00011.

Para desbancar Antnio Lemos do poder, a Folha do Norte buscava mostrar a que preo a cidade estava sendo modernizada e quem de fato, em sua perspectiva, eram os beneficiados com esta modernizao. No ano de 1910, por conta da aproximao do ano eleitoral que seria em 1912, as denncias e acusaes acirraram-se ainda mais. Os lauristas expressavam abertamente o temor de que Lemos se candidatasse e vencesse novamente, diziam eles:
8 9

O cimento. Folha do Norte. 26 de jul. 1907. O Escndalo do Cimento. Folha do Norte. 20 de jul. 1907. 10 Idem. 11 O cimento. Folha do Norte. 26 de jul. 1907.

6
[Antnio Lemos] transformou o governo dessa cidade em propriedade sua, fazendose j reeleger cinco vezes, com a maior ofensa a dignidade do regimen, que no permite perpetuidade no exerccio das funes pblicas e preparando-se para, em 1912, galgar mais um trinio, se at l Deus se no amerceiar desta infeliz terra, enviando-lhe a salvao no juzo dos homens12.

As concesses feitas pela Intendncia para que empreiteiros e engenheiros construssem obras pblicas na cidade, beneficiando-se com a explorao econmica destes espaos, eram o principal alvo de denuncias dos lauristas. A denncia de que a Intendncia tentava pr em vigor um contrato fazendo uma concesso a Salvador Ferreira Costa, estamparam as pginas da Folha do Norte13. A concesso Salvador, como a nominou a Folha do Norte, tratava-se da concesso de uma vasta rea da cidade a ser explorada pelo perodo de 90 anos, iniciando na travessa Piedade, indo at a av. Generalssimo Deodoro, e do litoral at a av. So Jeronimo, abrangendo todo o bairro do Reduto e parte do Umarizal reas prximas ao centro para onde a cidade estava expandindo-se. Com o desenvolvimento do comrcio que a riqueza advinda dos seringais promovia, ocorreu supervalorizao dos imveis localizados no bairro comercial, cada ponto era disputado pelos comerciantes locais. Isto fez com que as famlias mais ricas deslocassem suas habitaes para bairros um pouco mais afastados dos primeiros ncleos urbanos da cidade. Umarizal, Nazar e Batista Campos foram ocupados por estas famlias que podiam adquirir lotes a preos mais baixos e construir habitaes mais amplas e confortveis, no to distantes do centro comercial da cidade e em local mais ventilado, longe do abafamento das ruas do bairro comercial (PENTEADO: 1968: p. 127-161). A presena destas famlias e quem sabe, a necessidade de que fossem liberados mais prdios para serem ocupados por atividades comerciais, fez surgir demanda para que fossem modernizadas partes dos bairros supracitados. A concesso Salvador, a despeito de todas as questes polticas e das vantagens econmicas que oferecia para o seu detentor, parece ter sido criada para ampliar o territrio urbanizado da cidade. O concessionrio se comprometia a realizar o dessecamento, saneamento e embelezamento de toda a rea, constituda em grande parte por terras baixas, alagadias e intransitveis; a construir uma doca para abrigo de embarcaes pequenas; edificar um

12 13

O municpio. Folha do Norte. Fev. 1911. As concesses Municipais. Folha do Norte. 8 de agosto de 1910.

mercado modelo; construir um parque; abrir novas ruas e avenidas; retificar e alargar as ruas existentes. Em troca ele receberia os direitos de: desapropriar os terrenos da rea; direito sobre todas as benfeitorias, iseno de todos os impostos municipais e estaduais por 90 anos para a construo de edifcios mercados e mais servios; cesso gratuita de todos os terrenos pertencentes municipalidade existente na rea; iseno dos direitos aduaneiros, para materiais importados e iseno de impostos estaduais para explorao e execuo de servios executados; explorao das avenidas, ruas e parques que tivesse construdo. O contrato com Salvador Costa chegou a ser firmado, mas foi desfeito em 1910. Diante da presso da imprensa, o Conselho Municipal estaria inclinado a votar pela nulidade do contrato com a empresa pertencente a Salvador14, mas este acabou por desistir de efetiv-lo. Para este ato de Salvador, a Folha do Norte tambm deu a sua interpretao, garantindo que estando na eminencia do contrato ser desfeito, Antnio Lemos teria negociado com o governador Joo Coelho a retirada de algumas clusulas, para que ele fosse mantido. Obtendo uma resposta negativa do governador, o Intendente teria proposto a desistncia de Salvador a fim de manter as aparncias de homem poderoso na cidade. Proposta que Joo Coelho teria aceitado, conforme destacou a Folha, por convenincia, por complacncia ou simples tolerncia15. Para no dar a Antnio Lemos o crdito de ter desistido de um negcio rentvel em prol da populao, o articulista do peridico questionava:
Quem que no v que, s forado pela dura realidade, que o sr. Lemos se resolveria a concorrer para a queda de um monoplio, no qual um dos partilhadores dos proventos era, segundo se dizia, seu filho? Como esconder e atenuar a brutalidade deste golpe desfechado no seu prestgio poltico, pela sua prpria mo, para castigo maior da insnia?16.

Falando sobre o caso Salvador, meses depois da anulao do contrato, a Folha do Norte, usava a sua desistncia deste negcio para convencer a populao de que Antnio Lemos j no possua o poder de outrora, supondo que ele era, naquele momento, apenas um homem desprendido de um andaime e que, no decurso da queda logra suster-se por um dedo, suportando por um esforo de excepo todo o peso do corpo17. Para a Folha, este dedo

14 15

Folha do Norte. 10 de set. 1910. Declnio Politico. Folha do Norte. 11 set. 1910. 16 Idem. 17 Triste agonisar. Folha do Norte.

que ainda sustentava Antnio Lemos no poder, eram as aparncias que ela afirmava que o Intendente mantinha no espao pblico, para evitar que percebessem que ele j no era o todo poderoso da cidade. Ainda em 1910, a Folha do Norte trouxe ao pblico a denncia de que a Intendncia teria cedido ao engenheiro Felinto Santoro18um terreno que comunicava a Avenida Nazar com a Avenida So Jernimo, rea central da cidade que estava inserida nas imediaes do permetro que seria explorado por Salvador Costa, muito valorizado por sua localizao e pelas melhorias que estavam ocorrendo no local na poca:
Das vrias imoralidades que, sob o nome geral de concesses e monoplios, tem andado a espalhar entre amigos, apaniguados e parentes, o sr. Antnio Lemos, cabe dos primeiros logares, ou um dos logares mais conspcuos, para dizer com ele, a ddiva de mo beijada que, por sua ordem, o Conselho Municipal faz ao senhor Felinto Santoro do terreno que comunica a avenida Nazareth com a avenida So Jernimo19.

A Folha denunciava ainda, que a rea em questo teria sido de propriedade privada da Companhia de Bonds Paraense, passando posteriormente a Par Eltrica. No ato de firmar contrato entre a Par Elctrica e a Intendncia para eletrificao dos rails urbanos, o intendente de Belm teria imposto como condio contratual a doao deste terreno para a Intendncia, alegando ser esta rea de interesse pblico, mas naquele momento, o articulista da Folha do Norte destacava que, contrariando todas as determinaes legais: cedia-se o terreno para se construir habitaes apalaadas, de aluguel naturalmente elevado, e destinadas, logicamente, a pessoas ricas, convertendo-se a arguida utilidade pblica num arranjo indecente20. Esta concesso, Assim como a feita a Salvador Costa, daria a Santoro, o direito de desapropriar as casa vizinhas ao terreno concedido, mediante indenizao ao dono do terreno desapropriado. Neste caso, Amrico Salvador, proprietrio de uma rea prxima ao terreno, teve menos sorte, apesar de ter entrado com requerimento pedindo a anulao do contrato de cesso, o Conselho Municipal de Belm votou contra a anulao. A Folha do Norte reagiu com protestos nas pginas do jornal, alegava ser inconstitucional o contrato, pois feria vrios
Engenheiro italiano que esteve em Belm no final do sculo XIX e inicio do XX. Contratado pela Intendncia e pelo governo do estado executou diversas obras na cidade. 19 As concesses municipais. Folha do Norte. 6 de junho de 1910. 20 Idem.
18

artigos da Constituio Federal vigente, relativos aos interesses pblicos e a proteo da propriedade privada, recorrendo inclusive s constituies de outros pases, como a Itlia, Espanha e Frana, na tentativa de demonstrar ser absurda tal concesso a um particular21, deixando claro que em sua opinio: A obra de monoplios do Conselho de Belm se assenta sobre a base da inconstitucionalidade22. Quando o assunto era denunciar os aliados de Antnio Lemos, por muito tempo, Francisco Bolonha foi o alvo preferido da Folha do Norte. Como a denncia que dizia respeito cobrana de impostos que, supostamente, Francisco Bolonha impunha a todos que comercializavam aves na cidade. Segundo este jornal, baseado na vigsima clusula do contrato de concesso assinado por ele com a Intendncia, este engenheiro colocava cobradores em vrios pontos da cidade a fim de arrecadar 120 ris por cada ave, viva ou morta, que desembarcada em Belm, embora, a clusula supracitada limitasse esta cobrana a aves que adentrassem no Mercado Municipal23. A vigsima clusula do contrato em questo, a que a Folha do Norte referia-se estipulava o seguinte:
Fica pertencendo ao concessionrio, engenheiro Francisco Bolonha, durante todo o prazo deste contrato, a importncia do imposto de aves de quaisquer espcies, vivas ou mortas, entradas no Mercado Municipal, cuja cobrana ser pelo mesmo 24 concessionrio efetuada .

Alguns dias aps denunciar a cobrana de impostos sobre aves fora do Mercado de Carne, a Folha anunciou o fim desta cobrana irregular, por meio da seguinte nota: O sr. Intendente mandou suspender ontem a taxa abusiva cobrada sobre as aves desembarcadas no Littoral, e que se destinava as algibeiras do sr. Bolonha e do sr. Pindobuss Lemos. O homem est de uma generosidade que espanta25. Quando no havia possibilidade de defesa, Antnio Lemos cedia s presses feitas pelos lauristas. E a forma como Antnio Lemos e seus aliados polticos tomavam contam da cidade, prolongando seus tentculos para alm do que lhes garantia o que estava determinado nos contratos firmados entre eles, fornecia aos lauristas uma rica fonte de argumentos contra a estada dele no cargo de Intendente de Belm. Neste caso, o articulista da
21 22

A Villa Senhoril. Folha do Norte. 28 de junho de 1910. As concesses municipais. Folha do Norte. 6 de junho de 1910. 23 Extorses ao povo. Folha do Norte. 1 de julho de 1910. 24 Contrato de Concesso. 30 de novembro de 1906. 25 ECHOS E NOTICIAS. Folha do Norte. 15 de julho de 1910.

10

Folha no Norte, aproveitando-se deste ato de Bolonha, procura demonstrar o abuso de poder presente nas atitudes dos aliados de Antnio Lemos:
diz claramente o contrato - Imposto de aves, vivas ou mortas entradas no Mercado Municipal; entretanto, o sr. Bolonha, tomando por mercado toda a cidade de Belm, colloca seus agentes cobradores por todo o litoral e nas estaes de Belm e em S. Braz, da E. F. de So Braz, e por esses postos nenhuma ave passa sem que o seu portador pingue 120 ris por cada uma26.

As denncias de abuso de poder por parte da Intendncia de Belm, veiculadas na Folha do Norte, quando tinham Francisco Bolonha como alvo principal, acabavam por envolver Pindobuss Lemos, filho de Antnio Lemos. No incio de janeiro de 1911, aproveitando-se do fato de Pindobuss Lemos ter assumido publicamente, em um artigo publicado por ele no jornal a Provncia do Par, que era scio de Francisco Bolonha na concesso dos quioskes27, a Folha do Norte publicou uma longa matria no intuito de reforar o batido argumento de que Antnio Lemos usava seu cargo pblico apenas para favorecer aos seus. Referindo as declaraes de Pindobuss Lemos na Provncia do Par, o articulista da Folha do Norte, ressaltava o seguinte:
Das palavras do filho do sr. Antnio Lemos deprehendia-se muito bem a sua resoluo de explorar esta valiosa qualidade, que lhe permitia compartilhar os benefcios pecunirios do monoplio de que o sr. Bolonha figurava como nico concessionrio28.

No tendo contra Pindobuss Lemos argumentos que provassem haver ilegalidade quanto sua participao em negcios que envolviam a Intendncia, como encontrou e utilizou nos artigos que seus articulistas escreveram nos casos das concesses feitas a Felinto Santoro e a Salvador Ferreira costa, a Folha do Norte buscou na moral, ou na falta dela, apoio para construir argumentos que depusessem contra Antnio Lemos. Para isto, transcreveu literalmente, o trecho da matria onde Pindobuss Lemos assume a sociedade com Francisco Bolonha:
Mal sabia o sr. Bolonha que lembrando-se de mim para este negcio (o dos Kioskes), cometia o mais horroroso de todos os crimes, pois de lei que o filho do

Extorses ao povo. Folha do Norte. 1 de julho de 1910. Concesso assinada entre a Intendncia e Francisco Bolonha com a finalidade de construir quiosques nas reas centrais da cidade para venda de produtos. 28 OS KIOSKES. Folha do Norte. 12 de jan. 1911.
27

26

11
Intendente de Belm no pode absolutamente, associar-se a qualquer empresa, cuja a concesso seja dada pela comuna de seu progenitor e chefe29.

O articulista do jornal segue sua argumentao, apoiando-se no fato de que, o filho do Intendente, mesmo acreditando que havia impeditivos legais para a sua associao ao negcio cedido a Francisco Bolonha, teria concretizado a sociedade, demonstrando sua imoralidade de carter. Referindo-se ao trecho transcrito acima, a Folha do Norte, posicionava-se da seguinte maneira:
Isto seria suficiente para provar o fundo mvel do carter de quem subscreveu este perodo, achando moralidade e naturalidade na sua partilha dos privilgios, pois no consta de lei a proibio que veda ao filho do Intendente de gozar dos monoplios concedidos por seu pae. Mas no nosso intuito analysar a defesa do sr. Pindobuss. A ningum deixou de causar repugnncia, no devido tempo, semelhante critrio30.

A esta altura do desenrolar da histria, Francisco Bolonha j havia deixado de ser o alvo principal da Folha do Norte, aparecia agora apenas como coadjuvante, quase, uma vtima de Pindobuss Lemos. Este peridico parece ter julgado mais interessante direcionar os seus ataques aos parentes de Antnio Lemos. A partir do momento que foi descoberto que Pindobuss era scio do Bolonha, sempre que se falava das concesses Bolonha, colocava-se o filho do Intendente como o mentor das aes. Por outro lado, Bolonha deixou de responder nos jornais as provocaes da Folha do Norte, esta ao passou a ser praticada por Pindobuss Lemos. Mudavam, portanto, os alvos a serem atingidos, mas o objetivo final continuava o mesmo, retirar Antnio Lemos do poder. Outras denncias envolvendo as concesses foram feitas pelos lauristas. O contrato assinado entre o genro de Antnio Lemos, o engenheiro Joaquim Gonalves Lalr e a intendncia, para construir a rede geral de esgoto da cidade, foi alvo de severas crticas31. O contrato concedia a Lalr o direito de explorar por cinquenta anos esta rede. A Folha do Norte acusava Antnio Lemos de prejudicar Mariano de Vasconcellos, representante de um sindicato ingls, para

Idem. Idem. 31 A empresa que iria executar este servio The Par Improvements Company Limited foi registrada no dia 16 de fevereiro de 1907, no Ministrio do Comrcio, em Londres. Antes disso, em 1906, foi constitudo em Londres a The Amaznia Development Company Limited, sindicato com a finalidade de tratar dos interesses da Amaznia, especialmente do Par, naquela cidade. No mesmo ano fora enviado a Belm o engenheiro Ernesto Brotherhood a fim de iniciar os estudos preliminares para a instalao doa esgotos. Ver: O Municipio de Belm. 1907. P. 93; Relatrio Apresentado ao Conselho Municipal de Belm. 1906. P. 22-23.
30

29

12

beneficiar Joaquim Lalr. Acusavam este Intendente de ter armado as condies ideais para que seu genro vencesse a licitao:
Concorrendo aquele servio com o seu Mariano de Vasconcellos [...] organizou o sr. Lalr a sua proposta, inscrevendo nela clusulas que tinham apenas por fim armar ao efeito. Inferior, ainda assim, a daquele proponente, o sr. Lalr fruiu, entretanto, a ventura de ver a sua perfilhada pelo Conselho que o seu sogro presidia. Contava o feliz profissional eliminar dela as clausula de difcil ou dispendiosa execuo, at torna-la viavel pela simplicidade e assim foi, com efeito. A seguir, em cada reunio do Conselho foi realizando o seu pensamento de transformao gradual e systemtica da sua proposta, para que a cedncia da concesso ao Sindicato que a quisesse no encontrasse a exxtorval-a nenhuma dificuldade. [...] A mais de um Syndicato se tem proposto a transferncia da concesso, mas as exigncias de dinheiros afastam os que mais bem dispostos aparecem [...] Porque, segundo ouvimos, alm da quantia porque se quer transferir esta, pleiteia-se tambm uma porcentagem de 50% sobre a renda dos esgotos, o que tem tornado, sobretudo, invivel a transferncia32.

Mesmo a despeito das dificuldades que a Folha noticia que estariam havendo para efetivar a transferncia desta concesso para outrem, em 1907 A Provncia do Par anunciou que o engenheiro Lalr iria transferi-la para a companhia inglesa The Municipality of Par. Esta transferncia feria a primeira clusula de concesso onde era estabelecido que a permisso para construir os esgotos da cidade era intransfervel33, mesmo assim, foi autorizada pelo Intendente Municipal. No havia na notcia detalhes sobre o acerto financeiro ou os motivos que levaram Joaquim Lalr a transferir o negcio34. Antnio Lemos fora acusado de estabelecer contratos de concesso suspeitos com vrias outras empresas. Ressalte-se que Antnio Lemos no estava inventando uma nova forma de urbanizar a cidade. Concesses e contratos com particulares faziam parte do processo de administrao das cidades brasileiras desde o perodo imperial e continuou fazendo-se presente no incio do sculo XX. Trabalhos de outros pesquisadores relatam a presena desta prtica em cidades como So Paulo e Rio de Janeiro (CERASOLI: 2004; CHALHOUB: 1996; BECHIMOL:1990). No havia na lei impeditivos para que Antnio Lemos contratasse parentes e amigos para executarem obras na cidade. Mesmo que, as acusaes tivessem como objetivo principal
32 33

Os Exgottos da cidade. Folha do Norte. O Municpio de Belm. 1906. 34 Echos. A Provncia do Par. 1907.

13

comprovar que ele se utilizava do cargo que ocupava para enriquecer e que, seu filho Pindobuss de Lemos era o membro da famlia que levava a comisso ilegal, os lauristas s podiam de fato, utilizar contra Antnio Lemos acusaes de cunho moral, j que, s conseguiram provar aps a sua queda, por meio dos livros caixas da Intendncia que havia dinheiro dado como empregado em obras, mas que no teve seu emprego comprovado. Compreender as aes da Folha do Norte como parte da disputa politica estabelecida no estado do Par durante a primeira Repblica mais importante que definir a veracidade das acusaes de abuso de poder contra o Intendente Municipal. Antnio Lemos estava no poder h quase 14 anos, sendo eleito e reeleito por vrias vezes consecutivas e caminhava para mais um, provvel, mandato, j que no havia limitao do nmero de vezes que um politico poderia ocupar o cargo de Intendente Municipal e Lemos no sofria derrota nas eleies desde que assumiu este cargo, em 1897. Durante grande parte desse tempo, estabeleceu parceria poltica com Augusto Montenegro, eleito governador do estado em 1901. Mesmo a Constituio do Estado do Par no permitindo a reeleio do governador, Antnio Lemos convocou um Congresso do Partido Republicano objetivando propor uma emenda que alterasse esta determinao. A emenda foi posteriormente submetida e aprovada no Congresso Legislativo. Augusto Montenegro candidatou-se em 1905 e venceu as eleies (SARGES: 2002: p. 63-65). O detalhe que, como pontuei inicialmente, em 1900, Antnio Lemos, mesmo aps ter promovido um banquete em 1898 lanando a candidatura de Justo Chermont, resolveu apoiar Augusto Montenegro para governador do Par pelo PRP. Lauro Sodr lanou Justo Chermont pelo PRF e perdeu. Com a reeleio de Montenegro, o PRP fazia uma dobradinha de oito anos de poder de 1901 a 1909. O grupo de Lauro Sodr congregado no PRF sentia-se preterido em sua prpria casa e no descansou enquanto no conseguiu desbancar Antnio Lemos do poder. Contudo, Antnio Lemos cercou-se de aliados, utilizando o seu cargo para distribuir benesses, ento os lauristas deveriam derrubar um grupo poltico, no apenas o seu lder, pois as aes de Antnio Lemos para urbanizar a cidade, estavam assentadas na politica da ddiva e da

14

retribuio (BOURDIEU: 2011: p.157-179)35. Sendo uma politica de reciprocidade, a ddiva remete a retribuio. Os correligionrios de Antnio Lemos retribuam os benefcios recebidos com fidelidade poltica, com acertos financeiros extra contratos e com gentilezas sociais. No Dia 17 de dezembro, enquanto Lemos esteve no poder, estabeleciam-se na cidade durante a era Lemos, uma romaria de gratido a este chefe poltico. Todos que estavam ou queriam estar sob suas ddivas, sabiam que tinham obrigao de reverencia-lo em seu natalcio. Desde as cinco horas da manh, sua casa era visitada pelos que firmavam com ele o pacto de reciprocidade politica e/ou econmica. Banquetes eram oferecidos e invariavelmente, noticiava-se em seu jornal, A provncia do Par, a lista de pessoas que o visitaram, assim como, os presentes mais relevantes oferecidos a ele36. Ao conceder favores aos seus, Lemos os deixava ciente de que, seu ato os obrigava a uma retribuio. Urbanizando a cidade por meio da ddiva de monoplios a mdicos, engenheiros, advogados e capitalistas em geral, o Intendente Municipal, mais que criava uma politica de cesso de monoplios, garantia a manuteno do seu poder. Quanto s disputas pblicas por meio de jornais, no era raro que fossem utilizados peridicos como espao de convencimento politico da populao durante o sculo XIX e as primeiras dcadas do sculo XX. Mesmo que parcela significativa da populao fosse analfabeta, as notcias estampadas no jornal corriam de boca em boca, deixando todos a par das ltimas novidades sobre a cidade. A maneira como a Folha do Norte exerceu o poder de convencimento sobre certos setores da sociedade, reforou a insatisfao que j existia entre as classes populares contra a administrao lemista e conduziu a disputa politica a um desfecho violento, mas em nada estranho a histria poltica da cidade de Belm, teve feies de Cabanagem37.
Teoria inicialmente pensada por Marcel Mauss. Ver: MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a ddiva. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. So Paulo, Cosac Naify, 2003, p. 185-314. 36 Este ritual foi citado no processo de pedido de indenizao que Lemos moveu contra o estado do Par, aps os incndios de suas propriedades. op.cit. 37 Magda Ricci define a Cabanagem como: A revoluo social dos cabanos que explodiu em Belm do Par, em 1835, deixou mais de 30 mil mortos e uma populao local que s voltou a crescer significativamente em 1860. Este movimento matou mestios, ndios e africanos pobres ou escravos, mas tambm dizimou boa parte da elite da Amaznia. O principal alvo dos cabanos era os brancos, especialmente os portugueses mais abastados. A grandiosidade desta revoluo extrapola o nmero e a diversidade das pessoas envolvidas. Ela tambm abarcou um territrio muito amplo. Nascida em Belm do Par, a revoluo cabana avanou pelos rios amaznicos e pelo mar Atlntico, atingindo os quatro cantos de uma ampla regio. Chegou at as fronteiras do Brasil central e ainda se aproximou do litoral norte e nordeste. Gerou distrbios internacionais na Amrica caribenha, intensificando
35

15

Antnio Lemos acabou por renunciar ao cargo de Intendente em meados de 1911. Em 1912, Lemos teve sua residncia e o jornal de sua propriedade, A Provincia do Par, incendiado pela populao e por seus inimigos polticos, tendo sido expulso da cidade aps este ato. Mas antes do desfecho deste caso, os dois lados desta disputa buscaram conquistar aliados, extrapolando os limites geogrficos do estado do Par, chegando a capital do pas, por meio de matrias publicadas, por um lado e outro, nos jornais O Paz, Jornal do Commrcio e Gazeta da Tarde38. Alm de estamparem constantemente as pginas da revista carioca O Malho39. Os lauristas no venceram os lemistas sozinhos, outras parcelas da populao posicionaram-se contra Antnio Lemos, como dito anteriormente, expulsando-o da cidade em 1912. A poltica higienista de Antnio Lemos que obrigava os comerciantes a obterem certos aparatos para venderem seus produtos e as concesses feitas para explorar o comrcio da cidade teve papel fundamental na sua derrocada poltica. Tratos desta questo de forma mais detalhada na dissertao que estou escrevendo pelo Programa de Ps-graduao em Histria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em breve ela estar disponvel para os que se interessarem em conhecer melhor o processo de urbanizao da cidade de Belm do Par durante a virada do sculo XX.

Bibliografia: BECHIMOL, Jaime. Pereira Passos: um Hausmann Tropical. Rio de Janeiro: Sec. Cultura do Rio de Janeiro, 1990. BOURDIEU, Pierre. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas, SP, Papirus, 2011. p. 157-179 _______________. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
um importante trfico de ideias e de pessoas. O nome deste evento faz referncia aos Cabanos, como eram alcunhados os homens que viviam em casas simples, cobertas de palha. O mesmo nome cabano tambm significa um tipo de chapu de palha comum entre o povo mais humilde na Amaznia. RICCI, Magda. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionria: o problema do patriotismo na Amaznia, entre 1835 e 1840. Revista Tempo. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n22/v11n22a02.pdf. Acesso dia 02 de fev. 2013. Durante o processo de disputa politica entre os lauristas e os lemista na virada do sculo XX, a memria da Cabanagem resgatada pela primeira vez na Histria Nortista, trato deste fato na dissertao que estou desenvolvendo pelo PPGHIST da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. 38 Como o Senador faz politica. Folha do Norte. 8 de agosto de 1910. 39 Ver: O Malho. Rio de janeiro, 19 de abr. 1905; O Malho. Rio de janeiro, 26 de jul. 1911; O Malho. Rio de Janeiro, 14 jun. 1911.

16

BRESCIANI, Maria Stella. Metrpoles, as faces do monstro urbano: As cidades no sculo XIX. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: Marco Zero, 1985. CARVALHO, Jos Murilo. Os trs povos da Repblica. Revista USP, n. 59. Set/nov. 2003. CERASOLI, Josianne. A Grande Cruzada: os engenheiros e as engenharias de poder na Primeira Repblica. Dissertao defendida no Programa de Ps-graduao em Histria da UNICAMP. 1998. _________________. Modernizao no plural: obras pblicas, tenses sociais e cidadania em So Paulo na passagem do sculo XIX para o XX. Tese de Doutorado defendida no Departamento de Histria do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas. So Paulo: 2004. CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortios e epidemias na corte Imperial. So Paulo: Companhia da Letras, 1996. COELHO, Geraldo Mrtires. No Corao do Povo: O monumento Republica em Belm 1891-1897. Belm: Paka-tatu, 2002. CUNHA, Marly Solange Carvalho da. Matutos ou Astutos? Oligarquia e coronelismo no Par Republicano 1897-1909. Dissertao defendida no Programa de ps-graduao em Histria Social da Amaznia. Universidade Federal do Par. Belm: 2008. DERENJI, Jussara. Arquitetura Nortista: a presena italiana no incio do sculo XX. Manaus: SEC, 1998. FARIAS, William Gaia. A Construo da Repblica no Par (1886-1897). Tese de Doutorado. Niteri, agosto/2005. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a ddiva. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. So Paulo, Cosac Naify, 2003, p. 185-314. PENTEADO, Antnio Rocha. Belm Estudo de Geografia Urbana. Volume I. Tese de livre-docncia na cadeira de Geografia do Brasil, defendida na Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade Estadual de So Paulo em 1966. Coleo Amaznica. Srie Jos Verissimo. Universidade Federal do Par. Belm, 1968. RICCI, Magda. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionria: o problema do patriotismo na Amaznia, entre 1835 e 1840. Revista Tempo. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n22/v11n22a02.pdf. ROCQUE, Carlos. Antnio Lemos e sua poca: Histria politica no Par. Belm: CEJUP, 1996.

17

SARGES, Maria de Nazar. Belm: riquezas produzindo a Belle-poque (1870-1912). Belm, Paka-tatu, 2002. ______________________. Memrias de um velho Intendente: Antnio Lemos 18691973. Belm: Paka-Tatu, 2002.

You might also like