You are on page 1of 2

O PENTATEUCO Pentateuco o nome que recebe o conjunto dos primeiros cinco livros da bblia; Gnesis, xodo, Deuteronmio, Levtico

o e Nmeros. A palavra Pentateuco uma palavra grega que significa cinco livros ou rolos (pergaminhos). Os judeus chamam essa parte da bblia de Tor que quer dizer a lei. O que ali encontramos so os origens e fundamentos da humanidade e do povo de Israel, revelados por Deus. Encontramos no Pentateuco historias contos, lendas. Assim tambm leis e documentos estadsticos. Tanto as historias como as leis giram em torno a um centro: o ato libertador de Deus no xodo, que o povo fundante do povo de Israel. As historias que encontramos no Pentateuco nasceram no meio do povo, historias de famlia, de clo, de tribo, que eram transmitidas de gerao em gerao oralmente com a funo de ensinar, depois essas mesmas historias foram reunidas e interpretadas para Israel, na sua caminhada de Fe no Deus da vida que liberta. As leis tem o projeto de continuar a vida e a criao de Deus, conservando-a, cuidando-a, que faa presente a esse Deus, que liberta e cria uma sociedade fraterna, onde haja liberdade e vida para todos O Pentateuco no foi escrito duma vez, foi uma configurao escrita de muitas tradies, formas de pensar e pocas do povo de Israel, especialmente de quatro mentalidades concretas; NOME Jahvista DATA Sculo X a. C. Reino de Salomo LUGAR CARATERISTICAS Reino do Sul Antropomorfismos; Deus e (Jud) apresentado constantemente com forma humana. Viso pessimista da humanidade, cheia de misria e maldio onde Deus aparece como esperana. Reino do Se evita El antropomorfismo de Norte (Israel) Deus e se apresenta uma distancia entre Deus e os homens. Deus utiliza muitas mediaes; anjos, sonhos e profetas. Jerusalm Produto da reforma litrgica e legislativa de Josias. O deuteronmio, algumas passagens histricas e profticas foram incorporadas. Fortalece a identidade de Povo de Deus. Jerusalm Gesta-se no desterro em (comunidade Babilnia. do segundo Agora sem rei, organiza o povo ao Templo) redor da lei e o sbado. rigorosa, abstrata e legalista.

Elohista

Sculo IX ao VIII a. C. poca de esplendor dos profetas do reino do Norte

Deuteronomista Ano 622 a. C. Reforma de Josias 2 Rs 22

Sacerdotal

Sculo VI a. C. Voltando desterro

do

Breve descrio dos cinco livros do Pentateuco Gnesis Seu nome significa origem, o nome hebreu e beresit,(no princpio) podemos dividi -o em duas partes : a origem do mundo e a humanidade e a origem do povo de Deus a qual chamamos de historia dos Patriarcas. O Gnesis assim tambm procura aprofundar os temas do bem e do mal, e a continuao do plano de Deus a traves da fraternidade. xodo Seu nome significa sada, este livro a narrao da libertao do povo de Israel da escravido no pas de Egito, no ano 1250 a. C. durante El reinado de Ramss II e Mernepta. A mensagem central do xodo a revelao do nome do Deus verdadeiro Jav Levtico Seu nome identificado com a tribo de Levi, tribo sacerdotal do povo de Israel. O livro foi escrito depois do exlio na Babilnia com a ascenso progressiva da classe sacerdotal. Aparentemente se remonta a Moiss, e embora contenha materiais antigos chego a ser finalizado no ano 583 a. C. a base em que se define o poder do governo sacerdotal, colocando as bases do judasmo como religio e como vida nacional. Est conformado por textos que descrevem rituais sacerdotais, que precisavam no ser esquecidos, pois deram uma identidade prpria ao povo hebreu. um catalogo de prescries jurdicas Nmeros Seu nome vem das estadsticas e recenseamentos que ele tem, pois na cultura hebraica tinha a funo de conceder legitimidade ao povo nas suas praticas e origem. A caminhada do povo esta acompanhada por um Deus que vai ordenando ao povo de Israel e o educa a travs das experincias no deserto, smbolo da pratica pedaggica de Deus. um livro pouco atraente, pois desordenado e episdico aonde alguns relatos no tem ligao uns com os outros. Deuteronmio A palavra deuteronmio significa em grego segunda lei, produto da reforma de Josias tinha como inteno reagrupar ao povo de Israel, que era dividido e precisava uma identidade, renovando a aliana com Deus. Podemos dizer que o Deuteronmio e uma atualizao na poca do rei Josias da lei de Moiss, que tenta criar fidelidade de parte do povo de Israel.

You might also like