You are on page 1of 3

OS NOMES DE DEUS

Os nomes de Deus revelam o seu carter. No so meros ttulos dados pelas pessoas, mas em sua maioria, descries que ele fez de si mesmo. Sendo assim, revelam aspectos do seu carter.

ELOHIM
era usado para outros deuses, era uma palavra plural, depois o povo judeu adotou o nome. Esse nome tem uma conotao politesta. Depois foi para monotesta. Obs. esse nome j era usado pelo povo pago, ento passou um tempo e era s usado pelo povo judeu e na escrita e foi compreendido como um deus forte, um deus verdadeiro. Plural Trinitariano quando esta palavra passada para o povo judeu ela tornou se uma palavra monotesta mais no perdeu sua inclinao para o que era plural. Ento o povo semita (judeus) sabia que o Deus ( Eu sou ) no era singular era plural e eles revelam nas escrituras a pluralidade.

YAHWEH
Ele vem da inclinao hawa que significa existir. Esse e o nome palavra que se aproxima mais do nome de Deus. Entende que Deus no tem nome. Ele se apresenta como EU SOU hawa a primeira conotao no velho testamento do EU SOU, lembrando que essa palavra foi transliterado ou seja tinha uma palavra em hebraico que traduziu para hawa. Essa palavra foi usada quando Eva falou, Moises falou foram os primeiros O EU SOU no A.T. essa palavra O EU SOU que identificava o nome de Deus comeou a ter um problema serio, pois a bblia orienta a no pronunciar o nome de Deus em vo da ento eles comearam a usar ADONAI.

A palavra ADONAI era usada na reza e na leitura, no dia a dia na fala era usado hawa e de ADONAI com a mesma inclinao de hawa nasceu o TETRAGRAMA.

TETRAGRAMA

YHVH
Todos elas so consoantes e lembrando que se Le ao contrario. Essa traduo era chamada de: Yahweh que era usado pelos eruditos. Jeov que era usado pelo povo. Obs. isso visto mais de 6 mil vezes na bblia. Obs. com o passar do tempo Jeov ficou mais firmado. Obs. as duas palavras ELOHIM e YAHWEH so palavras no sentido plural, mas como um Deus monotesta.

NOMES COMPOSTOS

Deus tendo se apresentado atravs do verbo ser ou existir, fez jus a esse nome ao longo da histria do povo Hebreu. Toda vez que O Senhor agia em favor do povo, eles associavam o nome que j conheciam, IAV ou JEOV (YHWH), que significa EU SOU com a ao de DEUS.

Funcionava assim: Quando o povo tinha alguma necessidade especfica, como vencer uma guerra ou ter bom xito numa colheita, ento clamavam pelo favor divino, e Deus entrava em ao pelo seu povo realizando aquela ao, da diziam que Ele era o Deus disso ou Deus daquilo Por exemplo: Jeov Sabaoth ou Yahweh Sabaoth que sigifica O Senhor dos exrcitos

Yahweh Jireh O Senhor Prover - (Gn 22.14); Yahweh Nissi O Senhor a minha bandeira.(x. 17.15); Yahweh Rafah"O Senhor que sara" (xodo 15:26) Yahweh Shammah O Senhor est ali (Ez. 48.35);

You might also like