You are on page 1of 14

Gesto de Projetos

Projeto: esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado especifico. Portflio: unio de vrios projetos. **Um gerente responsvel por um portflio acaba tendo que lidar com vrios projetos, necessitando efetuar priorizaes. Principais caractersticas dos projetos: Temporrios, possuem inicio e fim definidos; Planejados; Entregam produtos, servios ou resultados; Desenvolvido em etapas; Realizado por pessoas; Com restrio tripla: prazo, recursos e qualidade ou escopo.

Caractersticas das etapas dos projetos:


Cada fase do projeto marcada pela entrega de um ou mais produtos; ***Produto = qualquer resultado que gerado. O inicio de cada fase marcado por uma reviso dos produtos e do desempenho do projeto at o momento; Uma fase comea quando termina a outra; ***overlapping: sobreposio das fases comea a trabalhar nas prximas fases do projeto antes do fim da fase corrente; Custos so geralmente crescentes medida que a fase avana; Riscos so decrescentes medida que a fase avana (produto ou servio vai ficando mais tangvel) Habilidade das partes envolvidas para alterao dos produtos de cada fase decrescente medida que a fase avana; ***medida de coincidncia = aquilo que foi planejado est sendo de fato colocado em pratica. Qualidade conforme o esperado. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Organizaes tm sua departamentalizao por projetos.

Gesto de projetos:
a aplicao de conhecimentos, habilidades e tcnicas especificas na elaborao de atividades relacionadas, com a finalidade de se atingir um conjunto de objetivos pr-determinados, com prazo determinado, com estipulao de custo e qualidade, mobilizando-se recursos materiais, financeiros e humanos. A gesto de projetos abrange uma serie de atividades, incluindo planejar, colocar em pratica o plano do projeto e acompanhar o progresso e o desempenho. O planejamento uma das atribuies mais importantes, j que nessa fase que so definidos os padres que sero acompanhados no andamento.

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)


PMBOK um conjunto de praticas relacionadas gesto de projetos, que publicada pelo pela PMI (Project Management Institute).**padronizao de procedimentos nessa rea. preciso sempre avaliar a aplicabilidade do PMBOK para cada organizao. Caracterstica: vocabulrio universal; OPM3 ( Organizational Project Management Maturity Model) padro reconhecido internacionalmente como melhor pratica para avaliar e desenvolver as capacidades de gesto. Estrutura analtica do projeto

Decomposio do trabalho em partes menores = pacotes de trabalho. Diagrama com nveis hierrquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compem um projeto. O foco evidenciar os itens mais importantes de um projeto para facilitar o controle. **EAP segundo o Guide to the PMBOK; um conjunto de componentes do projeto, estruturados com base nas entregas, que organiza e define o escopo total do projeto.

Escopo
Mira ou alvo. o trabalho que precisa ser feito para entregar o projeto, servio ou resultado com as caractersticas e funes especificadas.

O escopo de um projeto pode ser definido nos seguintes processos:


PLANEJAMENTO: Criado o plano de gerenciamento; Definio de como a EAP ser criada; Coleta de requisitos do escopo. DEFINIO: Declarao do escopo do projeto (documento formal). CRIAR EAP: Subdiviso das entregas do projeto em componentes menores. VERIFICAO: Formalizao da aceitao das entregas do projeto; CONTROLE: Etapa de controle das mudanas que ocorrem na execuo.

Ciclo de vida do projeto


Diviso do projeto em fases de desenvolvimento.

Benefcios possvel determinar aquilo que foi feito pelo projeto; Possibilita a avaliao do projeto e se ele est progredindo; Permite identificar o ponto exato em que se encontra um projeto. Descrio pode se dar de forma genrica, sendo representada por um grfico isolado, ou mais detalhada, coestindo vrios grficos, fluxogramas e tabelas, todos especficos de cada atividade do projeto. **Esforo: a quantidade de pessoas envolvidas, o dispndio de trabalho e de recursos financeiros, as preocupaes, as complicaes, em suma, as dores de cabea. Fases do ciclo de vida ***GUPOS DE PROCESSO DOS PROJETOS Natureza do projeto ir determinar as fases do ciclo de vida do projeto. Cada fase do projeto caracterizada pela entrega, ou finalizao, de um trabalho.

Fase de iniciao: Necessidade transformada em um problema a ser resolvido, sendo definidos, nesta fase, a misso e o objeto do projeto, identificando-se as melhores estratgias. Envolvimento dos stakeholders.

Termo de abertura do projeto (TAP) = Funo de autorizar de maneira formal o projeto. Fase do planejamento: Responsvel por detalhar tudo que ser realizado pelo projeto. Devem constar: os cronogramas, a interdependncia das atividades, a forma de alocao dos recursos, o estudo dos custos, etc. Fase da execuo: Materializao do que foi planejado; Fase de monitoramento e controle: o acompanhamento e controle daquilo que executado/realizado. Aes corretivas e preventivas so propostas nessa fase. Fase de encerramento: Ocorrem avaliaes, por meio de auditoria interna e externa So discutidas falhas no projeto para evitar os mesmos erros no futuro. est sendo

**O ciclo dinmico. ** Nem todos os projetos vo seguir a risca todos estes estgios, uma vez que alguns podem ser encerrados antes do inicialmente esperado.

PERT/COM O Program Evaluatisn and Reviem Technique (Tecnica de Aavaliao e Reviso de Projetos) ou PERT uma tcnica utilizada pra planejamento e controle no campo de estudo da gesto de projetos, permitindo a calendarizao de um projeto. O mtodo permite representar graficamente uma rede de tarefas cujo encadeamento permite atingir os objetos almejados do projeto.

A tcnica de avaliao desenvolve-se da seguinte maneira:

Elementos da rede PERT: Tarefa ou atividade: A cada tarefa, h um cdigo e uma durao correspondente. Representada por uma fecha. Etapa: Cada tarefa possui uma etapa de inicio e uma etapa de fim. Numeradas e representadas por um circulo. Tarefa fictcia (fantasma): Representada por uma fecha ponteada; Permite indicar os limites na cadeia entre certas etapas. **Teoria dos Grafos: Um ramo da matemtica que estuda as relaes entre os objetos de um determinado conjunto. PERT o calculo a partir da mdia ponderada de 3 duraes possveis de uma atividade (otimista, mais provvel e pessimista), sendo um modelo probabilstico, de incerteza, o CPM Utiliza valores determinsticos, em uma situao de certeza, apurando o caminho critico dada uma sequncia de atividades, isto , quais atividades de uma sequncia no podem sofrer alterao de durao sem que isso reflita na durao total de um projeto.

o PMBOK um guia de Gerenciamento de Projetos que descreve um conjunto de melhores prticas e o PMBOK descritivo e flexvel quanto escolha e uso das melhores prticas de gerenciamento de projeto.sPodemos dizer que o Guia PMBOK uma enciclopdia

o PRINCE2 uma metodologia que prescreve as ferramentas e tcnicas includas no guia, portanto so complementares e se alinham. O PRINCE2 prescritivo, cheio de ferramentas prontas e processos obrigatrios. Podemos dizer que o PRINCE2 um manual para uso especializado.

ZOPP uma sigla alem que significa> Z-ZIEL OBJETIVOS O-ORIENTIERTE P-PROJEKT P-PLANUNG PLANEJAMENTO ORIENTADOP-PLANUNG PLANEJAMENTO ou seja: Planejamento de projeto orientado por objetivos Fase

de

Anlise

Anlise da situao (envolve pessoas, grupos ou instituies envolvidos com o projeto) Anlise dos envolvidos (Caracteristicas, interesses, motivos, atitudes e potenciais dos envolvidos) Concluses para o planejamento do projeto

Levantamento de problemas ( pode utilizar tcnica brainstorming / brainwriting ). Anlise de Objetivos (Consiste na de situao futura). Essa ao faz com que se transforme problemas em objetivos com meios claros para chegar ao objetivo fim Avaliao de Alternativas (Matriz de deciso com critrios prprios e definidos conforme prioridades) As operaes so uma funo organizacional que realiza a execuo continua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um produto repetitivo.

MATERIA ADMINISTRAO PUBLICA ORGANIZAO GERENCIAL

Administrao Conceito

Gerencial

Administrao pblica gerencial aquela construda sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos servios so destinados aos seus clientes, de outrora cidados; na eficincia dos servios, na avaliao de desempenho e no controle resultados, suas principais caractersticas. A Administrao gerencial seria conseqncia dos avanos tecnolgicos e da nova organizao poltica e econmica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros pases.

Coalizo Aliana ttica entre partidos, ou potncias, ou classes sociais etc., visando a um objetivo comum. Reputa-se que os seus efeitos se estendem Administrao Pblica como um todo na medida em que: (i) a pena de inidoneidade valoriza a aplicao do princpio da moralidade; (ii) a Administrao Pblica una, sendo apenas descentralizado o exerccio de suas funes, para melhor atender ao bem comum; (iii) o fundamento da pena o resguardo ao interesse pblico de evitar uma contratao com quem tenha sido declarado inidneo; (iv) a declarao de inidoneidade decorre de infraes graves que evidenciam a falta de idoneidade da empresa para licitar ou contratar com o Poder Pblico em geral, em razo dos princpios da moralidade e da razoabilidade.

Vemos intensificando cada vez mais a transferncia de bens e servios, anteriormente a cargo do Estado, para o setor pblico no-estatal. Em verdade, tal fenmeno se mostra possvel na medida em que poder certas de atividades Estado. So no as devem ser exclusivas que do Estado. Atividades exclusivas so aquelas que envolvem o atividades garantem diretamente que as leis e as polticas pblicas sejam cumpridas e financiadas. Integram esse setor as foras armadas, a polcia, a agncia arrecadadora de impostos as funes tradicionais do Estado e tambm as agncias reguladoras, atividades as agncias de financiamento, fomento e controle dos servios sociais e da seguridade social. As exclusivas, portanto, no devem ser identificadas como o Estado liberal clssico, para o qual bastam a polcia e as foras armadas.

Art.

74

CF/88

1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria.

2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio.

Existem quatro padres institucionalizados de relaes ou quatro gramticas que estruturam os laos entre sociedade e Estado no Brasil: o clientelismo, o corporativismo, o insulamento burocrtico e o universalismo de procedimentos. O clientelismo faz parte da tradio poltica secular brasileira, seus outros dois nomes so patrimonialismo efisiologismo, j as outras trs instituies emergem nos anos 30, sob o governo de Getlio Vargas. E a partir desse momento as quatro gramticas passam a conviver e a se inter-relacionar. Ser esse compromisso, do qual Getlio Vargas e Juscelino Kubitschek sero os mestres, que viabilizar a construo de um Estado nacional e a ocorrncia de um poderoso processo de industrializao no Brasil. Estas quatro instituies polticas dividem o trabalho: o clientelismo e o corporativismo so os instrumentos burocrtico, senvolvimento; o universalismo de procedimentos, a afirmao lenta de um de a legitimidade forma atravs poltica; da o qual insulamento as elites

modernizantes tecnoburocrticas e empresariais promovem o de

regime burocrtico racional-legal e eventualmente democrtico. Digo eventualmente burocrtico porque o autor no identifica o universalismo de procedimentos com ademocracia. A instaurao do universalismo de procedimentos ocorreu no Brasil, no perodo analisado(1930 - 1960), principalmente atravs de tentativas de reforma do servio pblico e da implantao de um sistema de mrito. Embora as elites se julgassem na portadoras At com legtimas anos o de 60 valores elas modernos e universalistas,no estavam ento particularmente interessadas democracia. estavam que muito se mais preocupadas desenvolvimento ento

identificava com a industrializao.

You might also like