You are on page 1of 8

SEIS TIPOS DE PLANTAS FUNCIONAM COMO REPELENTES NATURAIS DE INSETOS

Citronela (foto) uma delas. Opo eficiente e mais sustentvel que o uso de repelentes qumicos
Plantar uma semente, reg-la, introduzir terra e acompanhar seu crescimento. Todas essas so prticas que os amantes de plantas adoram realizar - muitas vezes as encaram at como terapia. No entanto, certas plantas atraem insetos, que podem inibir o prprio crescimento dos vegetais ou trazer transtornos por causa de sua grande concentrao e reproduo.

Uma possvel soluo passa pelo uso de pesticidas e repelentes, se no fosse o fato de que eles so nocivos no s para as plantas, mas para a sade humana, pois contm substncias txicas. A melhor opo, mais saudvel e

ecolgica, criar plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidncia de insetos. D uma olhada: Lavanda - alm de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decor-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos; Citronela - outro excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. Caso seja combinada com outras duas plantas repelentes naturais, a erva do gato e a cascata gernio, o efeito se torna mais potente ainda; Hortel - basta plantar vrias em torno do seu jardim que as formigas no vo mais incomodar suas plantas. Aproveite para ver aqui outra forma de se livrar das formigas em casa sem usar pesticidas; Crisntemo - ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados; Manjerico - o cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos; Alecrim - tambm repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presena deles seja indesejvel, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianas. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local - os gatos no gostam do cheiro.

Conhea plantas que afastam os insetos!

Hoje eu respondo ao pedido da ouvinte Marisleide Cunha Santos, ela mora em Belo Horizonte. Ela pede dicas de plantas que repelem os insetos. H vrios tipos de plantas que funcionam como repelentes. A lavanda ajuda a espantar os mosquitos, alm de perfumar e embelezar os ambientes. A citronela outro excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. J o cheiro forte do manjerico, afastas moscas e mosquitos. E se voc plantar junto com a erva do gato e a cascata gernio, o efeito se torna mais potente ainda. A hortel tima contra as formigas. O crisntemo ajuda a manter as baratas, percevejos, pulgas e carrapatos bem longe. O alecrim tambm repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados, eles no gostam do cheiro.

Aspectos Gerais e o Agente Etiolgico

A doena de Chagas distribuda por todo o Brasil e em outros pases da Amrica do Sul. No nosso pas, h cerca de 10 milhes de pessoas parasitadas.

O agente etiolgico o Tripanosoma cruzi, um protozorio flagelado. Existem em duas formas: uma forma flagelada, circulante, e uma forma aflagelada, instalada nos tecidos.

Vrios animais silvestres e domsticos servem de reservatrio natural desse protozorio, o que dificulta a sua erradicao.

O Vetor

A doena de Chagas veiculada pelas fezes contaminadas de um inseto hematfago: o barbeiro. Pertence ordem Himenoptera, famlia dos triatomdeos. A espcie mais importante no nosso meio o Triatoma infestans. Possuem hbito noturno. Fazem os seus ninhos nas frestas das paredes, atrs de mveis ou em locais pouco iluminados.

O Ciclo Evolutivo

Ao picar uma pessoa doente, o barbeiro ingere os parasitas juntamente com o sangue. No seu intestino, o Tripanosoma divide-se por fisso binria e aumenta bastante em nmero. Na parte final do intestino do barbeiro, ele atinge o estgio infestante.

Quando esse barbeiro pica uma outra pessoa, defeca e elimina os parasitas junto com as fezes. Quando a pessoa coa o local da picada, provoca pequenas leses pelas quais as formas ladas do parasita penetram e alcanam a corrente sangunea.

Quando os parasitas chegam aos rgos infestados, perdem o flagelo e formam verdadeiros ninhos de formas aflageladas. Os rgos mais frequentemente afetados so o corao, o intestino, o esfago, o bao, etc.

Ciclo da doena de Chagas Menino com a doena de Chagas Ciclo da doena de Chagas

Pode ocorrer a transmisso congnita do parasita atravs da placenta ou do leite materno. Atualmente, nos estados mais ricos do pas, as transfuses de sangue representam um risco de Transmisso dessa parasitose, o que pode ser evitado pela anlise adequada de todas as amostras disponveis para transfuses.

A Doena

Na fase aguda, que se segue picada, o local da inoculao pode apresentar-se inchado e vermelho, particularmente quando a picada no rosto. Podem aparecer febre, mal-estar, perda de apetite e dor de cabea. Os sintomas da fase crnica podem demorar de 10 a 20 anos para se manifestarem. Os mais conhecidos so devidos aos megas, aumento do tamanho de alguns rgos do corpo: aumento do corao, do esfago e do intestino grosso. Manifestam-se na forma de insuficincia cardaca, dificuldade para engolir e para evacuar.

Preveno

O conjunto de medidas preventivas contra uma doena constitui a sua profilaxia. Para a doena de Chagas, as mais importantes so: combate ao inseto vetor, tratamento de pessoas doentes, melhoria das condies de habitao, fechamento de frestas e colocao de telas nas janelas, cuidado com as amostras de sangue disponveis nos bancos de sangue. Doena causada pelo protozorio parasita Trypanosoma cruzi que transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao tambm cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hbitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pssaros, tocas de animais, casca de troncos de rvores e embaixo de pedras.

Transmisso

A doena de Chagas no transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambs ou pequenos roedores). A transmisso ocorre quando a pessoa coa o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifcio que ali deixou.

A transmisso pode tambm ocorrer por transfuso de sangue contaminado e durante a gravidez, da me para filho. No Brasil, foram registrados casos da infeco transmitida por via oral nas pessoas que tomaram caldo-de-cana ou comeram aa modo. Embora no se imaginasse que isso pudesse acontecer, o provvel que haja uma invaso ativa do parasita diretamente atravs do aparelho digestivo nesse tipo de transmisso.

Sintomas

Febre, mal-estar, inflamao e dor nos gnglios, vermelhido, inchao nos olhos (sinal de Roman), aumento do fgado e do bao so os principais sintomas. Com frequncia, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa no se d conta do que lhe aconteceu, embora o parasita j esteja alojado em alguns rgos.

Como nem sempre os sintomas so perceptveis, o indivduo pode saber que tem a doena, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina.

Meningite e encefalite so complicaes graves da doena de Chagas na fase aguda, mas so raros os casos de morte.

Evoluo

Caindo na circulao, o Trypanosoma cruzi afeta os gnglios, o fgado e o bao. Depois se localiza no corao, intestino e esfago. Nas fases crnicas da doena, pode haver destruio da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses trs rgos, o que causa problemas como cardite chagsica (aumento do corao), megaclon (aumento do clon que pode provocar reteno das fezes) e megaesfago, cujo principal sintoma a regurgitao dos alimentos ingeridos. Essas leses so definitivas, irreversveis.

A doena de Chagas pode no provocar leses importantes em pessoas que apresentem resposta imunolgica adequada, mas pode ser fatal para outras.

Diagnstico e perodo de incubao

O perodo de incubao vai de cinco a 14 dias aps a picada e o diagnstico feito atravs de um exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivduo vem de zonas endmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.

Tratamento

A medicao dada sob acompanhamento mdico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mnimo, por um ms. O efeito do medicamento costuma ser satisfatrio na fase aguda da doena, enquanto o parasita est circulando no sangue. Na fase crnica, no compensa utiliz-lo mais e o tratamento direcionado s manifestaes da doena a fim de controlar os sintomas e evitar as complicaes.

Recomendaes

* Como no existe vacina para a doena de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regies onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas reas do nordeste da Bahia;

* Pessoa que esteve numa regio de transmisso natural do parasita deve procurar assistncia mdica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma caracterstico da doena de Chagas;

* Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomticos, no podem doar sangue;

* A cana-de-acar deve ser cuidadosamente lavada antes da moagem e a mesma precauo deve ser tomada antes de o aa ser preparado para consumo;

* Eliminar o inseto transmissor da doena ou mant-lo afastado do convvio humano a nica forma de erradicar a doena de Chagas.

You might also like