You are on page 1of 11

Realizao:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU PROCESSO SELETIVO PARA OS COLGIOS TCNICOS DA UFPI TERESINA FLORIANO BOM JESUS EDITAL 14/2013

CADERNO DE QUESTES
DATA: 12/01/2014 HORRIO: das 08h s 11h30min NMERO DE QUESTES: 40

N DE INSCRIO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES E AGUARDE AUTORIZAO PARA ABRIR O CADERNO DE QUESTES

Verifique se este caderno contm um total de 40 (quarenta) questes do tipo mltipla escolha, com 5 (cinco) opes de respostas. Se no estiver completo, solicite ao fiscal de sala outro Caderno de Provas. No sero aceitas reclamaes posteriores. As questes esto assim distribudas: LNGUA PORTUGUESA: 01 a 20 MATEMTICA: 21 a 40

O candidato no poder entregar o caderno de questes antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do incio da prova, ressalvados os casos de emergncia mdica. As respostas devem ser marcadas, obrigatoriamente, no carto-resposta, utilizando caneta esferogrfica, tinta preta ou azul escrita grossa. Ao concluir a prova, o candidato ter que devolver o carto-resposta devidamente assinado e o caderno de questes. A no devoluo de qualquer um deles implicar na eliminao do candidato.

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto que se segue e responda s questes de 01 a 20.

A arte de ser feliz 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma poca de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas, todas as manhs, vinha um pobre com um balde, e, em silncio, ia atirando com a mo umas gotas de gua sobre as plantas. No era uma rega: era uma espcie de asperso ritual, para que o jardim no morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de gua que caam de seus dedos magros e meu corao ficava completamente feliz. s vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianas que vo para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. s vezes, um galo canta. s vezes, um avio passa. Tudo est certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que esto diante de cada janela, uns dizem que essas coisas no existem, outros que s existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que preciso aprender a olhar, para poder v-las assim. (Ceclia Meireles).

01. Com base no texto lido, CORRETO afirmar que a autora: (A) reflete, atravs de um texto potico, sobre a felicidade que existe nas pequenas coisas cuja percepo depende da nossa capacidade de olhar. (B) aborda sua prpria experincia de vida, que se apresenta repleta de coisas banais, sem grande importncia potica. (C) defende a ideia potica de que quem tem um jardim em casa tem uma maior probabilidade de ser feliz em funo da beleza das flores. (D) apresenta uma viso potica com olhar infantil, j que se refere a gato, pardal, galo, avio e a personagens de Lope de Vega. (E) narra uma experincia potica vivida no Nordeste brasileiro, caracterizada pelas expresses jardim quase seco, poca de estiagem e terra esfarelada.

2|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

02. Considerando-se o poema acima com relao ao gnero literrio, assinale a opo CORRETA. (A) Trata-se de um soneto, composio potica de 26 linhas e 14 versos, dispostos em dois quartetos e dois tercetos. (B) Pertence ao gnero lrico, pois expressa sentimentos, emoes, desejos, conhecimentos, enfim, uma viso de mundo de algum. (C) Pode ser considerado como uma epopeia, pois narra um grande feito histrico da autora, destacando sua bravura. (D) Possui as caractersticas de um romance, uma vez que aborda os sentimentos de uma mulher apaixonada pela vida. (E) Caracteriza-se como uma fbula, pois narra uma histria em que as personagens so seres no humanos personificados, encerrando com uma lio de moral. 03. Assinale a opo que apresenta sinnimos para as palavras estiagem (linha 04); asperso (linha 08) e espessas (linha 13), considerando-se o contexto no qual foram empregadas. (A) (B) (C) (D) (E) fome; neblina; opacas. poeira; borrifo; grossas. seca; disperso; slidas. estalagem; diverso; azuis. seca; respingo; densas.

04. Com relao acentuao da palavra poca (linha 04), assinale a opo CORRETA. (A) (B) (C) (D) (E) acentuada porque se trata de paroxtona terminada em a. acentuada porque se trata de oxtona terminada em a. acentuada porque se trata de palavra proparoxtona. Trata-se de um acento diferencial, usado para diferenci-la da palavra epoca. No acentuada porque todos conhecem a sua pronncia cujo timbre aberto ().

05. Com base no texto lido, assinale a opo CORRETA quanto funo da linguagem predominante. (A) (B) (C) (D) (E) Ftica. Potica. Referencial. Metalingustica. Conativa.

06. Assinale a opo CORRETA quanto classe morfolgica da palavra completamente (linha 1 1). (A) (B) (C) (D) (E) Advrbio. Adjetivo. Verbo. Substantivo. Pronome.

07. Assinale a opo que apresenta o tempo verbal CORRETO da palavra abria (linha 01). (A) (B) (C) (D) (E) Pretrito perfeito. Pretrito imperfeito. Pretrito mais-que-perfeito. Futuro do pretrito. Futuro do presente.

3|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

08. Considerando-se os estudos semnticos, a opo que contm duas palavras antnimas : (A) (B) (C) (D) (E) Avisto crianas que vo para a escola. (linha 14) Pardais que pulam pelo muro. (linha 15) Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. (linha 16) Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. (linha 17) Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. (linha 18)

09. Assinale a opo que apresenta um exemplo de linguagem conotativa. (A) (B) (C) (D) (E) [...] e o jardim parecia morto. (linha 05) [...] vinha um pobre com um balde. (linha 06) [...] ia atirando com a mo umas gotas de gua sobre as plantas. (linha 07) [...] gotas de gua que caam de seus dedos magros. (linhas 10 e 11) [...] meu corao ficava completamente feliz. (linha 11)

10. Considerando-se os processos de formao das palavras, pode-se afirmar o seguinte a respeito da palavra jasmineiro (linha 12): (A) (B) (C) (D) (E) Trata-se de uma derivao prefixal. Trata-se de uma derivao sufixal. Trata-se de uma derivao parassinttica. Trata-se de uma derivao regressiva. Trata-se de uma derivao imprpria.

11. Na orao ... preciso aprender a olhar, para poder v-las assim. (linha 26), o termo em destaque cumpre a funo sinttica de: (A) (B) (C) (D) (E) Adjunto adnominal. Adjunto adverbial. Objeto indireto. Objeto direto. Aposto.

12. Assinale a opo cuja palavra NO possui um dgrafo. (A) (B) (C) (D) (E) pequeno (linha 03). terra (linha 04). vinha (linha 06). gua (linha 07). morresse (linha 09).

13. A conjuno mas (linha 06) cumpre semanticamente uma funo: (A) (B) (C) (D) (E) Explicativa. Conclusiva. Aditiva. Adversativa. Alternativa.

4|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

14. Nas palavras olhava e plantas (linha 10), tem-se a seguinte sequncia de letras e fonemas, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) 6 5; 7 7. 6 6; 7 6. 5 6; 7 6. 5 6; 6 7. 6 5; 7 6.

15. Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz (linhas 01 e 02). Neste enunciado, o verbo em destaque indica a ocorrncia de um sujeito (A) (B) (C) (D) (E) simples. composto. determinado. indeterminado. inexistente.

16. Considerando-se os substantivos gatos (linha 16), pardais (linha 15), borboletas (linha 17) e marimbondos (linha 18), assinale a opo CORRETA quanto aos gneros dos mesmos. (A) (B) (C) (D) (E) Todos so uniformes. Todos so biformes. Todos so epicenos. Com exceo de gatos, os demais so epicenos. Com exceo de gatos, os demais so sobrecomuns.

17. No trecho ...para poder v-las assim (linha 26), o termo em destaque retoma a expresso: (A) (B) (C) (D) (E) pequenas felicidades certas (linha 23). cada janela (linha 24). minhas janelas (linha 25). outros (linha 25). aprender a olhar (linha 26)

18. Observe o seguinte enunciado: ... uns dizem que essas coisas no existem, outros que s existem diante das minhas janelas... (linhas 24 e 25). Nele, h a seguinte figura de linguagem: (A) (B) (C) (D) (E) Pleonasmo. Hiprbato. Elipse. Anacoluto. Silepse.

19. A palavra giz (linha 02) est grafada corretamente. Assinale a opo que apresenta uma palavra cuja escrita esteja ortograficamente INCORRETA. (A) (B) (C) (D) (E) Atraz. Traz Fiz. Lis. Cartaz.

5|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

20. Sobre Ceclia Meirelles, autora do poema, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) Foi filha rf criada por sua av aoriana. Suas obras mais famosas so Ou isto ou aquilo e Romanceiro da inconfidncia. Escreveu o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, marcando o incio do Modernismo. Embora vivesse sob a influncia do Modernismo, apresenta, em sua obra, heranas de outras escolas literrias, razo pela qual sua poesia considerada atemporal. (E) Fundou, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil.

MATEMTICA

21. Lus, Maria, Nando, Oscar e Paulo participaram de um sorteio em que o vencedor seria aquele que retirasse da urna um nmero menor que 0,2013. Sabendo que Lus sorteou o nmero 0,21032, Maria sorteou o nmero 0,23211, Nando sorteou o nmero 0,20131, Oscar sorteou o nmero 0,20013 e Paulo sorteou o nmero 0,21331, ento o vencedor do sorteio foi: (A) (B) (C) (D) (E) Lus. Maria. Nando. Oscar. Paulo.

22. Se (A) (B) (C) (D) (E)

, INCORRETO afirmar que:

23. Edvaldo e Gil inventaram uma nova operao para os nmeros naturais. Eles a chamaram de e a definiram assim: , na qual e so nmeros naturais. A opo abaixo que NO representa um resultado da operao dois nmeros naturais : (A) (B) (C) (D) (E) 8 24 27 64 125 entre

6|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

24. Se o nmero natural (A) (B) (C) (D) (E)

um mltiplo do nmero natural

e tal que

, CORRETO afirmar que:

um divisor de . divide . menor que . menor ou igual que . deixa resto 1 quando dividido por .

25. Em um viveiro, tem-se 1000 pssaros. Destes, 30% so canrios. Dentre o total de canrios, 50% so amarelos. E, dentre o total de canrios amarelos, 10% esto sadios. O total de canrios amarelos que esto sadios : (A) (B) (C) (D) (E) 15 30 150 250 300

26. Um pequeno hotel tem 15 quartos que esto todos ocupados. Se cada quarto ocupado por duas ou trs pessoas e h no total 37 pessoas hospedadas, ento o total de quartos ocupados com duas pessoas : (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8

27. A professora de Joozinho colocou na lousa trs fraes e pediu que ele as simplificasse. Aps o processo de simplificao, Joozinho obteve as fraes irredutveis ento o valor de : e . Se um inteiro maior que 1 e menor que 11,

(A) (B) (C) (D) (E)

2 3 7 9 10

7|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

28. Um nmero inteiro chamado de Par quando mltiplo de 2 e mpar caso no seja mltiplo de 2. Se um inteiro mpar, ento o menor inteiro mpar maior que : (A) (B) (C) (D) (E)

29. O valor de (A) (B) (C) (D) (E)

30. No quadrado ABCD abaixo, E o ponto mdio do lado AB e F o ponto mdio do lado BC. Acerca da rea pintada de preto no quadrado ABCD, CORRETO afirmar que:

D
(A) (B) (C) (D) (E) 15,5% da rea do quadrado ABCD. 20% da rea do quadrado ABCD. 42,5% da rea do quadrado ABCD. 60% da rea do quadrado ABCD. 62,5% da rea do quadrado ABCD.

31. Na figura abaixo, o tringulo equiltero, o ponto mdio do lado permetro de 72, ento a rea do paralelogramo :

um paralelogramo. Se o

E B

D C

8|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

(A) (B) (C) (D) (E)

32. Acerca do conjunto (A) (B) (C) (D) (E)

, onde

representa o conjunto vazio, INCORRETO afirmar que:

33. O patro de Gilda ficou muito satisfeito com os servios dele e resolveu lhe dar um aumento. Durante 4 meses consecutivos, Gilda teria seu salrio aumentado em 10% em relao ao salrio do ms anterior. Se Gilda ganhava inicialmente R$ 1000, ento, aps os quatro meses de aumento, Gilda passar a ganhar: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 1464,10 R$ 1400,00 R$ 1331,00 R$ 1300,00 R$ 1210,00

34. Marcelo comprou um dcimo de um meio da rea de um terreno de 200 . O irmo de Marcelo, cujo nome Marcos, comprou um meio de um dcimo da rea de um outro terreno de 200 . Ento, pode-se afirmar corretamente que: (A) A rea de terreno comprada por Marcelo duas vezes maior do que rea de terreno comprada por Marcos. (B) A rea de terreno comprada por Marcelo 10 vezes maior do que rea de terreno comprada por Marcos. (C) A rea de terreno comprada por Marcelo duas vezes menor do que rea de terreno comprada por Marcos. (D) A rea de terreno comprada por Marcelo 10 vezes menor do que rea de terreno comprada por Marcos. (E) A rea de terreno comprada por Marcelo igual a rea de terreno comprada por Marcos.

35. Se (A) (B) (C) (D) (E) 4 7 11 13 44

, ento o valor de

9|Pgina

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

36. Em certa circunferncia, a rea igual ao permetro. Ento, o valor da metade do raio desta circunferncia : (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4

37. Dados os conjuntos esto em B. Se : (A) (B) (C) (D) (E) 3 4 5 6 7

e , o conjunto e

definido como o conjunto formado pelos elementos de que no , ento a quantidade de elementos de

38. No Reino da Angullolndia h trs reis que disputam o ttulo de Rei Supremo: o Rei

, o Rei

e o Rei

. O rei

que ganhar o ttulo de Rei Supremo ser aquele que tiver maior riqueza, sendo que a riqueza de um rei calculada como , onde so, respectivamente, o seno, cosseno e tangente de . Caso haja dois reis vencedores, ento o ttulo ser dividido entre esses dois reis. Com base nisso, pode-se afirmar corretamente que: (A) Apenas o Rei ganhar o ttulo de Rei Supremo.

(B) Apenas o Rei ganhar o ttulo de Rei Supremo. (C) Apenas o Rei ganhar o ttulo de Rei Supremo. (D) Apenas os Reis (E) Apenas os Reis e e dividiro o ttulo de Rei Supremo. dividiro o ttulo de Rei Supremo.

39. Uma mistura feita combinando-se um lquido vermelho com um lquido azul, de modo que a razo de lquido vermelho para lquido azul na proporo de 19:4 por volume. A quantidade de lquido azul necessria para se fazer 552 litros da mistura : (A) (B) (C) (D) (E) 96 litros. 190 litros. 240 litros. 456 litros. 500 litros.

10 | P g i n a

Processo Seletivo para os Colgios Agrcolas da UFPI Edital 14/2013

40. No Matebol, o esporte praticado pelos Nmeros Naturais, quando um nmero natural nmero natural , h trs resultados possveis:

joga contra outro

a) Se um dos nmeros divide o outro, ento aquele nmero que o divisor vence a partida, levando assim 3 pontos, e o outro nmero (aquele que dividido), perde a partida, levando assim 0 pontos. b) Se entre e no h um nmero que divida o outro, mas se tem que , ento a partida um empate bom e cada nmero leva 1 ponto. c) Se entre e no h um nmero que divida o outro e ainda se tem que , ento a partida um empate ruim e cada nmero leva 0 ponto. Os Nmeros Naturais resolveram ento organizar a Copa do Mundo de Matebol entre eles. Para isso, organizaram o torneio em trs fases com as seguintes regras: i) Fase de Grupos: Composta por dois grupos (A e B) de 4 nmeros cada. Cada nmero joga uma nica vez com cada um dos nmeros de seu grupo. Em seguida, em cada grupo, os nmeros so classificados de acordo com a soma de suas pontuaes, ou seja, o nmero com maior pontuao 1 colocado do grupo, o de segunda maior pontuao o 2 colocado e assim por diante. Em caso de nmeros com mesma pontuao, o maior nmero fica melhor classificado (por exemplo, se 20 e 21 terminarem com mesma pontuao, ento o 21 ficaria melhor classificado). j) Fase de Semifinais: Nesta fase, o 1 colocado do grupo A joga uma nica partida contra o 2 colocado do grupo B e o 1 colocado do grupo B joga uma nica partida contra o 2 colocado do grupo A. Em caso de empate, o maior nmero de classifica para a grande final. k) Fase Final: Os vencedores das semifinais se enfrentam em uma nica partida. Em caso de empate, o maior nmero o Campeo Mundial de Matebol. Se aps o sorteio de grupos, os nmeros classificados para a Copa do Mundo de Matebol ficaram divididos em A={2,5,6,8} e B={3,4,10,12} , ento o Campeo Mundial de Matebol foi: (A) (B) (C) (D) (E) 2 3 4 8 10

11 | P g i n a

You might also like