You are on page 1of 2

E STAT STI CA

O jeito Matemtico de pensar1 Estimativa

Em todas as frentes, a Matemtica tem muito a contribuir, oferecendo modelos que otimizam reservas financeiras ou que descrevem a reproduo e a preservao de espcie vivas. Curiosamente, muitos destes modelos tm grande semelhana matemtica apesar de uns falarem de dinheiro enquanto outros se ocupam de seres vivos. Taxa de juros e taxas de reproduo recaem em progresses, polinmios, logaritmos e exponenciais enquanto os riscos de um investimento ou a contagem de uma populao de animais recaem em processos estatsticos.() A CONTAGEM DOS PEIXES: Exemplificando o que foi dito acima imaginemos que seja necessrio estimar a quantidade de certa espcie de peixes em um determinado lugar. Nesta seo ser apresentado um recurso que habitualmente eu ensino. Para facilitar os trabalhos, os recursos so desenvolvidos usando bolinhas que, obviamente, so muito mais fcies de manusear que peixes vivos.

Para entender a idia, melhor ir aos poucos. Para isso suponhamos que em um recipiente existam 1.000 bolinhas, dentre as quais 180 tm uma pequena marca branca que as demais no tm, constituindo-se a a nica diferena entre elas. Nessas condies, a razo entre o nmero de bolas marcadas e o total de bolas, 180/1.000 = 9/50. Se as bolas estiverem bem misturadas e uma pessoa com os olhos vendados retirar 100 bolas, razovel esperar que aproximadamente 18 delas tenham a marca branca. Da mesma forma, se forem retiradas 150 bolas, espera-se que a quantidade de bolas marcadas seja mais ou menos: 9/50 x 150 = 9 x 150/50 = 9 x 3 = 27. Em geral, se retirarmos uma quantidade razovel de bolas, espera-se que aproximadamente 9/50 do total das bolas retiradas sejam marcadas. Suponhamos agora que no saibamos a razo entre o nmero de bolas marcadas e o total de bolas no recipiente. Para determinar essa razo, podemos usar o processo acima. Para isto, devemos retirar uma quantidade razovel de bolas, conta-las e determinar a razo entre o nmero de bolas marcadas e o de bolas retiradas.

VALLADARES, Renato J. Costa. O jeito matemtico de pensar. Ed. Cincia Moderna.2003.

Considerando os raciocnios anteriores, nos autorizam a acreditar que essa razo no deve ser muito diferente da razo entre o nmero de bolas marcadas e o total de bolas existentes no recipiente. Obtm-se dessa maneira, uma boa estimativa para essa razo. Agora, vamos supor que no saibamos a quantidade total de bolas mas sabemos que 212 delas esto marcadas. Se as misturamos bem e retiramos uma quantidade razovel, os raciocnios acima nos levam a supor que a razo entre o nmero de bolas marcadas e o nmero de bolas retiradas uma boa estimativa para a razo entre o nmero de bolas marcadas e o total de bolas existentes no recipiente. Se retirarmos 87 bolas e dentre estas encontrarmos 11 marcadas, somos levados a crer que 11 em cada 87 bolas do recipiente estejam marcadas. Como sabemos que existem 212 bolas marcadas, podemos concluir que o nmero total de bolas ser dado por 212 x 87 / 11, que d aproximadamente 1.676 bolas. claro que esse nmero uma estimativa do nmero real das bolas. Se no existirem bolas marcadas, s pegar umas tantas e marc-las. Para preservar ao mximo os aspectos aleatrios indispensveis ao processo, no devemos nos preocupar em obter nmeros redondos. Devemos meter a mo no recipiente e ir retirando bolas at ter uma boa quantidade. Se, por exemplo, retirarmos 97 e fizermos uma marca em cada uma, recolocando-as de volta no recipiente, sabemos que l existiro 97 bolas marcadas. A seguir, misturamos bem e retiramos outra remessa de bolas. Se nessa segunda etapa forem retiradas 148 bolas e, dentre elas houver 12 marcadas, podemos estimar o nmero total de bolas pelo clculo 148 x 97/12, que d aproximadamente 1.196 bolas. Com peixe o procedimento parecido, desde que tomemos cuidados para no agredi-los. Colocam-se armadilhas para capturar peixes do tipo que se pretende estudar. Os peixes de tipo diferente que carem nas armadilhas devem ser soltos, e os do tipo escolhido devem ser contados, marcados e, a seguir, soltos.

ou

You might also like