You are on page 1of 4

Texto 1 "(...

) Levada ao limite, a tolerncia acabaria por negar-se a si mesma (Janklvitch), deixando as mos livres queles que querem suprimi-la. A tolerncia, portanto, s vale dentro de certos limites, que so os da prpria salvaguarda e da preservao das suas condies de possibilidade. o que Karl Popper denomina o paradoxo da tolerncia: "Se formos de uma tolerncia absoluta, mesmo com os intolerantes, e no defendermos a sociedade tolerante contra os seus assaltos, os tolerantes sero aniquilados e com eles a tolerncia." Isto s vale enquanto a humanidade aquilo que , conflituosa, passional, dilacerada, mas por isso mesmo tem valor. Uma sociedade onde fosse possvel uma tolerncia universal deixaria de ser humana e, de resto, no precisaria de tolerncia. Ao contrrio do amor e da generosidade, que no tm limites intrnsecos, nem finitude que no a nossa, a tolerncia , por conseguinte, essencialmente limitada: uma tolerncia infinita seria o fim da da tolerncia!"1

1. Explica o paradoxo da tolerncia. 2. O que poderia constituir um obstculo tolerncia absoluta? D um exemplo. 3. Por que razo o autor considera que uma tolerncia infinita seria o fim da tolerncia? 4. O que te sugere a imagem?

COMTE-SPONVILLE, - Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, trad. de Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes, 1999, pp. 125-126.

Texto 2 "No penso que haja normas universais abstratas que possam ser aplicveis a todas as culturas, mas antes normas universais concretas, fundamentadas sobre valores comuns e compartilhados que so os mesmos para todos. (...) Tento por minha parte construir um modelo filosfico de uma universalidade posta em contexto. A ideia pode parecer paradoxal mas parece-me constituir a nica forma de universalidade admissvel. Sou completamente contra o relativismo, dito de outra forma, contra o facto de aceitar que cada cultura defina para si prpria as suas normas, as suas regras e os seus horrores. Mais, ns no podemos mais considerar que existe uma s conceo moral vlida para a Terra inteira. preciso antes encontrar uma soluo intermdia. Em 2003, Shirin Ebadi recebeu o Prmio Nobel da Paz pela defesa dos direitos humanos no Iro. Muulmana, vivendo num pas de tradio muulmana, no deixou de lutar em defesa dos direitos fundamentais da pessoa. H, por conseguinte, um corao de valores que so compartilhados por todas as culturas. Defendo portanto a ideia de um ncleo duro de valores universais que se exprimem diversamente de acordo com as culturas."2

1. Por que razo a autora do texto rejeita o relativismo cultural? 2. Qual a proposta que a autora defende para ultrapassar este problema? 3. D dois exemplos concretos atuais em que os valores universais tenham em conta o contexto cultural. 4. O que te sugere a imagem?

CANTO-SPERBER, Monique - "La morale Aujourd`hui, il existe un coeur de valeurs partages par toutes les cultures" in Les Grands Dossiers des Sciences Humaines, n2, Maro-Abril-Maio 2006, p.36.

Texto 3 "Imagine que uma sociedade declarava guerra aos seus vizinhos com o intuito de fazer escravos. Ou suponha que uma sociedade era violentamente anti-semita e os seus lderes se propunham destruir os judeus. O relativismo cultural iria impedir-nos de dizer que qualquer destas prticas estava errada."3 - Por que razo o relativismo cultural impede de dizer que uma prtica cultural est errada? - O que te sugerem as imagens?

RACHEL, James, - Elementos de Filosofia Moral. Traduo de F. J. Azevedo Gonalves Lisboa: Gradiva. 2004, p.40.

Texto 4 "O dilogo autntico nasce de uma premissa que deve ser aceite - aberta ou tacitamente - por ambas as partes: nem tu nem eu podemos conhecer a verdade sobre ns se permanecermos distanciados, fechados entre as paredes dos nossos medos; pelo contrrio, devemos olhar-nos desde o interior, eu com os teus olhos e tu com os meus; falando devemos comparar o que vemos e s deste modo podemos encontrar uma resposta pergunta sobre quem e o que somos verdadeiramente. No entanto, se olhar para mim mesmo exclusivamnete com os meus olhos, conhecerei apenas uma parte da verdade. Por outro lado, se te analisas a ti prprio, apenas tu conhecers tambm uma parte da verdade. Mas tambm verdade o contrrio: quando te olho e presto ateno apenas ao que vejo, e quando tu me olhas e s tens em conta o que vs, ambos somos vtimas de uma iluso parcial. A verdade plena fruto de experincias comuns, as tuas sobre mim e as minhas sobre ti. As ideias comuns so fruto de um intercmbio de pontos de vista."4

1. Qual o pressuposto que o autor coloca para poder pensar a possibilidade de um dilogo autntico entre o homens e, consequentemente, as culturas? 2. Explica como que o autor entende o verdadeiro dilogo? 3. Como relacionas o conceito de verdade e de dilogo? Qual a importncia do dilogo na questo da procura da verdade? 4. Em que medida o reconheciemento do valor do dilogo poderia ultrapassar os conflitos entre povos e culturas. D um exemplo. 5. O que te sugere a imagem?

TISCHNER, Josef, - tica de la Solidariedad. Madrid: Ediciones Encuentro. 1983, pp.22-23.

You might also like