You are on page 1of 8

P R OT E O

MiCOM P14x
Rels para gerenciamento de alimentadores

Os rels para gerenciamento de alimentadores MiCOM P14x fornecem uma soluo integrada para a total proteo, controle e monitoramento de linhas areas e cabos subterrneos, desde os nveis de tenso de distribuio at as tenses de transmisso. A ampla gama de funes auxiliares fornecem ao usurio informao suficiente para manter, eficientemente, o sistema de potncia e seus componentes incluindo disjuntores, TC's, TP's, etc. Uma interface com o usurio customizvel, amigvel, multi-idiomas e o esquema grfico em lgica programvel permitem aplicaes simples e flexveis em qualquer rede. Com contatos opcionais de alta velocidade - alta capacidade, o desempenho da alta capacidade assegura que no haver queima dos contatos durante a operao normal ou em situaes tais como a falha do disjuntor ou contatos auxiliares defeituosos do disjuntores. A necessidade de rels eletromecnicos externos de disparo pode ser reduzida/removida transferindo as funes de alta capacidade e durabilidade no MiCOM, oferecendo assim uma aplicao avanada e com benefcios de custo.
Benefcios ao cliente Entradas em 1A & 5A no mesmo rel Ampla gama de tenses auxiliares Opo de mltiplos protocolos de comunicao e interfaces, incluindo IEC 61850 Texto do menu customizvel pelo usurio

P141, P142

Conectar virtualmente o rel a qualquer tipo de sistema da automao de subestao ou SCADA, torna-se possvel graas ampla gama de protocolos de comunicao atualizveis, incluindo o IEC 61850. Uma variedade de interfaces esto disponveis para uma fcil integrao em qualquer sistema novo ou legacy.

AREVA T&D

APLICAO
A faixa de operao do rel MiCOM P14x adequada para todas as aplicaes em que requerida a proteo de sobrecorrente. apropriado para sistemas solidamente aterrados, aterrados por impedncia, aterrados por bobina de Petersen e para sistemas isolados. A primeira aplicao mostra a proteo de transformador em paralelo em que o P141 substitui muitos dos elementos de proteo discretos, normalmente associados ao lado de baixa tenso (BT) do transformador. Esto inclusas as protees de sobrecorrente direcional e no direcional de fase e falta terra, falta terra restrita e a proteo contra falha de disjuntor. A segunda aplicao mostra um rel P143 protegendo plenamente um alimentador, usando as funes de sobrecorrente de fase, falta terra sensitiva, sobrecorrente de seqncia negativa, proteo trmica e proteo contra falha de disjuntor. O religamento automtico integral com verificao de sincronismo pode ser configurado para coordenar com os religadores jusante.

P141 51P 51N 67P 67N


Figure 2a: Typical parallel transformer application

64N 27 47 50BF

P143 51P 51N 49 46 50BF BC 79 25

Aplicaes tpicas do P14x

VISO GERAL DAS FUNES DE PROTEO


IEC 61850 50/51/67 50N/51N/67N 67N 67W YN 64 OcpPTOC/RDIR P141 P142 P143

51V 46 49 37P / 37N 27 59 59N 47 81U 81O 81R BC 50BF VTS CTS 49SR 79 25

2>3

Sobrecorrente de fase direcional / no direcional, instantnea/ temprorizada (4 estgios) EfdPTOC/EfmPTOC Falta terra medida direcional / no direcional, instantnea / temprorizada (4 estgios) SenEftPTOC Falta terra direcional sensitiva (SEF/ I Cos I Sen) (4 estgios) SenEftPTOC Falta terra wattimtrica Proteo de admitncia de neutro SenRefPDIF Falta terra restrita Bloqueio de sobrecorrente Sobrecorrente seletiva Partida a frio Sobrecorrente com tenso controlada NgcPTOC Sobrecorrente de seqncia negativa direcional / no direcional ThmPTTR Sobrecarga trmica em valor eficaz (com constante de tempo simples / dupla) Subcorrente de fase e de neutro VtpPhsPTUV Subtenso (2 estgios) VtpPhsPTOV Sobretenso (2 estgios) VtpResPTOV Sobretenso residual (instalado no neutro) (2 estgios) NgvPTOV Sobretenso de seqncia negativa PTUF Subfreqncia (4 estgios) PTOF Sobrefreqncia (2 estgios) PFRC Taxa de mudana da proteo de freqncia (4 estg.) Condutor rompido (jumper aberto) RBRF Falha de disjuntor Superviso de transformador de tenso (Deteco de queima de fusvel em 1, 2 e 3 fases) Superviso de transformador de corrente Proteo de sobrecarga em retificador de silcio RREC 04 tentativas de religamento automtico tripolar RSYN Verificao de sincronismo OptGGIO Entradas digitais (mximo) * 8 RlyGGIO Rels de sada (mximo) * 7 (Opo alta capacidade - alta velocidade disponvel)* Porta frontal de comunicao (RS232) Porta traseira de comun. (RS485/ptica/Ethernet) * Segunda porta traseira de comun. (RS232/RS485) * opcional Porta de sincronizao de tempo (IRIG-B) * opcional (IRIG B modulado/demodulado) * * Pode no ser possvel obter todas as opes em um determinado modelo, referencie-se na folha de dados para a escolha adequada


16 15


32 30


opcional opcional


opcional opcional

FUNES DE GERENCIAMENTO
Em adio ampla gama de funes de proteo relacionadas na tabela, todos os rels da famlia P14x so fornecidos com as seguintes funes de medio, controle, monitoramento, anlise ps-falta e auto-diagnstico: > Medio de todos os valores instantneos e integrados > Controle, monitoramento da condio e do status, de disjuntores > Superviso de mola e do circuito de disparo > 4 grupos de ajustes > Entradas de controle > Localizador de falta > Esquema lgico programvel

> Alocao programvel de entradas e sadas digitais > Registro seqencial de eventos > Registro detalhado de distrbio (captura da forma de onda) > LED's configurveis pelo usurio > Portas para comunicao local e remota > Mltiplas opes de interface e protocolos de comunicao > Sincronizao de tempo > Textos de menu totalmente customizveis > Vrios nveis de senha de proteo > Diagnsticos de funcionamento e automonitoramento contnuo do rel > Software de anlises e ajustes amigveis ao usurio

VISO GERAL DAS FUNCIONALIDADES

Local IEC 61850

nd Porta 2a Remote de com. comm. Remota port

Porta Remote de com. comm. Remota port Auto-monitoramento Self monitoring

Comunicao Local Local Communication

Reg. faltas Fault de records Medies Measurements

Registro de Disturbance Distrbios Record

X
Vref I V IE sen

50/51

50N/ 51N

67/ 67N

67N/67W /64

51V

46

49

37P/ 37N

YN

49SR

CTS

27/ 59

59N

81U/81O /81R

47

50BF

VTS

79

25

PSL

LEDs LED s

Entrada/sada Binria

sempre disponvel Opcional

Gerenciamento de alimentadores P14x

(Descrio baseada na numerao ANSI veja Viso Geral das Funes de Proteo)

Se voc procura um rel de gerenciamento de alimentadores em caixa nica, sua busca termina com o MiCOM P14X

SOBRECORRENTE DE FASE
Quatro estgios independentes esto disponveis para cada elemento de sobrecorrente de fase. Cada estgio pode ser selecionado como direcional ou no direcional (direta/reversa). Todos os estgios tm caractersticas de tempo definido, dois dos estgios tambm podem ser ajustados independentemente em uma das dez curvas IDMT (IEC e IEEE). Os estgios IDMT tm um temporizador com reset programvel para graduao eletromecnica, visando reduzir os tempos de zona morta do auto religamento e para reduzir os tempos de eliminao quando ocorrer faltas intermitentes. Os elementos de falta fase direcionais so polarizados internamente por tenses fase-fase em quadratura, e tomaro a deciso direcional correta sob: 0,5V (Vn = 100 - 120V) ou 2,0V (Vn = 380 - 480V). Um sinal sncrono de polarizao mantido por 3,2 s depois da queda de tenso para garantir que os elementos de sobrecorrente instantneos e temporizados atuem corretamente em faltas trifsicas muito prximas.

FALTA TERRA SENSITIVA


Um TC toroidal deve ser usado para acionar a funo de falta terra sensitiva. A direcionalidade do elemento de falta terra sensitiva fornecida pela tenso residual.

WATTIMTRICO
Como uma alternativa para a caracterstica de falta terra direcional, uma corrente I cos pode ser usada para proteo de falta terra por bobina de Petersen, usando a entrada de falta terra sensitiva. Uma corrente Isen direcional tambm est disponvel para a proteo de alimentadores isolados.

BLOQUEIO DE SOBRECORRENTE
Cada estgio de proteo de sobrecorrente e de falta terra pode ser bloqueado por uma entrada isolada opticamente. Isto habilita a proteo de sobrecorrente e de falta terra a integrar-se num esquema de proteo de barra com bloqueio de sobrecorrente.

LGICA DE PARTIDA A FRIO


O pick-up em carga fria eleva temporariamente os ajustes de sobrecorrente seguintes ao fechamento do disjuntor, permitindo que os ajustes da proteo fiquem mais prximos ao perfil da carga.

FALTA TERRA PADRO


H dois elementos padro de falta terra, cada qual com quatro estgios independentes. O primeiro elemento atua a partir de valores medidos: > Corrente de falta terra medida diretamente usando um TC separado, ou > Conexo residual dos trs TC's de linha O segundo elemento padro de falta terra atua a partir da corrente residual que internamente derivada da soma das trs correntes de fase. Todos os elementos de falta terra tm as mesmas caractersticas de direcionalidade e curvas IDMT iguais ao elemento de sobrecorrente de fase. Ambos os elementos de falta terra podem ser habilitados ao mesmo tempo e num mesmo equipamento, fornecendo proteo de falta terra direcional e proteo retaguarda de falta terra em modo de espera. A direcionalidade dos elementos de falta terra fornecida tanto pela tenso residual, como pela tenso de seqncia negativa. Caractersticas de REF diferencial polarizada

FALTA TERRA RESTRITA


A proteo de falta terra restrita, fornecida para proteo dos enrolamentos do transformador contra faltas terra, pode ser configurada tanto para altas como para baixas impedncias diferenciais polarizadas.

Escolha das caractersticas IDMT


Curvas IEC/UK TMS = 1
1000 10 0

Curvas IEEE/US TD = 7

100 Tempo de atuao (s) 10 Tempo de atuao (s)

10 UK LTI IEC SI

I DIFF

1 IEEE MI IEEE VI US CO2 US CO8 IEEE EI 1 10 Corrente (Mltiplos de Is) 10 0

Operao K2 Restrio

K1 0% a 20% K2 0% a 150%
0, 1 1 10 Corrente (Mltiplos de Is)

REC T IEC VI IEC EI 0,1 10 0

I s1 I s2

0,08 a 1. 0,10 a 1.

0I n 5I n

I s1

K1

I s2

I BIAS

4>5

Caractersticas cuidadosamente projetadas para proteger qualquer tipo de sistema

SOBRECORRENTE CONTROLADA POR TENSO


A sobrecorrente controlada por tenso fornece proteo de retaguarda para faltas fase remotas enquanto permanecem insensveis carga.

FREQNCIA
So fornecidos dois estgios independentes de sobrefreqncia de tempo definido e quatro estgios de subfreqncia. A taxa de retardo de tempo da mudana do elemento de freqncia fornecida pode ser usada para acelerar a rejeio de carga durante distrbios severos no sistema.

SOBRECORRENTE DE SEQNCIA NEGATIVA


A proteo de sobrecorrente de seqncia negativa pode ser ajustada tanto como direcional ou nodirecional (direta/reversa) e pode atuar para faltas fase-fase e fase-terra remotas, mesmo na presena de transformadores delta-estrela.

CONDUTOR ROMPIDO
A proteo de condutor rompido detecta as condies de desbalanceamento causadas por fios partidos, pela m operao de uma fase do conjunto de manobra ou pelas condies monofsicas. Ela atua na taxa de I2 para I1.

SOBRECARGA TRMICA DE VALOR EFICAZ


A proteo de sobrecarga trmica fornece ambos os estgios de alarme e disparo. O elemento trmico pode ser ajustado com caracterstica de constante de tempo nica para a proteo de cabos ou de transformadores a seco, ou com caracterstica de constante de tempo dupla para proteger transformadores a leo. No caso de perda da tenso auxiliar, o estado trmico armazenado numa memria no voltil.

SUPERVISO DE TRANSFORMADOR DE TENSO


A superviso de transformador de tenso fornecida para detectar a perda de um, dois ou trs sinais de TP, fornecendo indicao e inibio dos elementos de proteo dependentes do sinal de tenso. Uma entrada isolada opticamente tambm pode ser configurada para disparar o alarme e o bloqueio da superviso de transformador de tenso quando usada em conjunto com disjuntores de proteo de motores (MCB) ou outras formas externas de superviso de TP.

SOBRE/SUBTENSO
A proteo de sobre/subtenso pode ser configurada para atuar com valores fase-fase ou fase-neutro. Dois estgios independentes com elementos de tempo definido esto disponveis, sendo que um dos estgios tambm pode ser configurado para a caracterstica de tempo inverso.

SUPERVISO DE TRANSFORMADOR DE CORRENTE


A superviso de transformador de corrente fornecida para detectar a perda de sinal de fase do TC e inibir a operao dos elementos de proteo dependentes do sinal de corrente.

SOBRETENSO RESIDUAL
A proteo de sobretenso residual est disponvel para a deteco de faltas terra em sistemas aterrados por alta impedncia ou em sistemas isolados. A tenso de neutro derivada das entradas de tenso trifsicas. Dois elementos de medio independentes, com caractersticas de tempo definido, esto disponveis, sendo que um dos elementos tambm pode ser configurado com caracterstica de tempo inverso

ESQUEMA LGICO PROGRAMVEL


O esquema lgico programvel permite ao usurio customizar as funes de controle e proteo. tambm usado para programar a funcionalidade das entradas isoladas opticamente, rels de sada e indicaes de LED. O esquema lgico programvel composto por portas lgicas e temporizadores de uso geral. As portas lgicas incluem "OU", "E" com suas principais funes, com a capacidade de inverter entradas e sadas e fornecer realimentao. O esquema lgico programvel configurado usando o software de suporte grfico para PC, MiCOM S1.

Editor do esquema lgico programvel (MiCOM S1)

PROTEO CONTRA FALHA DE DISJUNTOR


A proteo de dois estgios contra falha de disjuntor pode ser usada para disparar o disjuntor no circuito a montante e re-disparar o disjuntor local, se necessrio. A lgica contra falha de disjuntor tambm pode ser acionada externamente por outros equipamentos de proteo, se necessrio.

MEDIES
As medies fornecidas, que podem ser lidas em valores primrios ou secundrios, podem ser acessadas atravs do visor de cristal lquido ou pelas portas de comunicao. Uma ampla gama de parmetros instantneos e integrados esto disponveis. A lista inclui os sinais medidos tais como correntes e tenses de fase e os sinais calculados, tais como potncia, freqncia, energia, etc. As correntes de fase e as tenses fase-neutro esto disponveis em valor eficaz e em valores fundamentais. A notao de fase definida pelo usurio, usando o editor de texto MiCOM S1.

CONTROLE DE DISJUNTOR
O controle de disjuntor est disponvel a partir da interface com o usurio no painel frontal, das entradas isoladas opticamente e remotamente, via sistema de comunicaes da subestao.

LOCALIZAO DE FALTA
Um algoritmo de localizao de falta fornece a distncia at o ponto da falta em milhas, quilmetros, ohms ou em porcentagem do comprimento da linha.

RELIGAMENTO AUTOMTICO COM VERIFICAO DE SINCRONISMO


Os rels P142 e P143 fornecem disparos mltiplos para religamento automtico tripolar. O usurio pode selecionar um, dois, trs ou quatro ciclos de disparo de religamento automtico com tempos de banda morta e de recuperao independentemente ajustveis. O religamento automtico pode ser iniciado a partir dos elementos de proteo internos ou, a partir de proteo externa via entrada ptica. As caractersticas avanadas incluem operao em linha viva e coordenao em seqncia (coordenao com os equipamentos religadores jusante). O rel P143 tambm inclui a verificao de sincronismo.

REGISTROS DE EVENTOS
At 512 registros de eventos com estampa de tempo so armazenados numa memria alimentada por bateria e, podem ser extrados, usando as portas de comunica ou lidos no visor do painel frontal.

REGISTROS DE DISTRBIOS
O registrador interno de distrbios tem 8 canais analgicos, 32 canais digitais e um canal de tempo. Aproximadamente 50 registros de 0,5 s de durao podem ser armazenados. Todos os canais e a fonte de trigger so configurveis pelo usurio. Os registros de distrbios podem ser extrados do rel via comunicao remota e gravados no formato COMTRADE. Estes registros podem ser examinados usando o MiCOM S1 ou qualquer outro programa compatvel.

FACILIDADES DE REGISTRO E MEDIO


A srie de rels P14x capaz de medir e armazenar valores de uma ampla gama de variveis. Todos os registros de eventos, faltas e distrbios tem estampa de tempo com resoluo de 1 ms, usando o relgio interno em tempo real. Uma porta opcional IRIG-B tambm fornecida, visando uma sincronizao de tempo precisa. Uma bateria de ltio fornece retaguarda para o relgio de tempo real e para todos os registros no caso de falha na tenso auxiliar. Esta bateria supervisionada e facilmente trocada pela parte frontal do rel.

SUPERVISO DO CIRCUITO DE DISPARO


A superviso do circuito de disparo, tanto no estado aberto ou fechado do disjuntor, pode ser realizada usando as entradas opticamente isoladas e o esquema lgico programvel.

Registro de distrbio visto no MiCOM S1

6>7

REGISTROS DE FALTAS
Os registros das ltimas 5 faltas so armazenados na memria protegida por bateria. A informao fornecida no registro de falta inclui: > > > > > > > Indicao da fase em falta Atuao da proteo Grupo de ajustes ativo Data e hora Localizao da falta Tempo de atuao do rel e do disjuntor Correntes, tenses e freqncia

O IEC 61850 est disponvel quando a porta Ethernet opcional encomendada. O IEC 61850 oferece a troca de dados em alta velocidade, comunicao rel a rel, relatrios, extrao dos registro de distrbios e a sincronizao horria. Uma segunda porta traseira opcional com protocolo Courier est disponvel e pode ser configurada como RS232, RS485 ou K-bus.

DIAGNSTICOS
Os testes automticos efetuados, incluindo diagnstico de funcionamento e auto-monitoramento contnuo, asseguram um alto grau de confiabilidade. Os resultados das funes de auto-teste so armazenados na memria protegida por bateria. As caractersticas dos testes disponveis na interface com o usurio fornecem exames dos valores de entrada, estado das entradas digitais e das sadas do rel. Uma porta local de monitoramento fornece sadas digitais, selecionadas a partir de uma lista de sinais prescritos, incluindo o estado dos elementos de proteo. Estes sinais de teste tambm podem ser lidos usando as portas de comunicao e a interface com o usurio no painel frontal.

MONITORAMENTO DAS CONDIES DO DISJUNTOR


As caractersticas do monitoramento das condies do disjuntor incluem: > Monitoramento do nmero de atuaes de disparo do disjuntor > Registro da soma dos valores da corrente de abertura Ix, 1,0 x 2,0 > Monitoramento do tempo de atuao do disjuntor > Contador da freqncia de falta

HARDWARE
Todos os modelos de rel da srie MiCOM P14x incluem: > > > > > > > > > > > Um visor de cristal lquido 12 LEDs (8 programveis) Uma porta IRIG-B opcional Uma porta RS232 e uma porta RS485 Uma porta RS232/RS485/K-bus opcional Uma porta ethernet opcional com protocolo IEC 61850 Uma porta para download/monitor Uma bateria (superviso) Contatos de auto superviso (watchdog) NA e NF Tenso de campo +48V supervisionada TC's dimensionados para 1A/5A

COMUNICAO LOCAL E REMOTA


Como padro, duas portas de comunicao esto disponveis; uma porta traseira fornecendo comunicao remota e uma porta frontal fornecendo comunicao local. A porta frontal RS232 foi projetada para uso com o MiCOM S1, que fornece funes completas dentro do rel, permitindo a programao dos ajustes off-line, configurar o esquema lgico programvel, extrair e ler os registros de eventos, distrbios e faltas, ver as informaes de medio dinamicamente e ajustar as funes de controle. A comunicao remota padro est baseada nos nveis de tenso para RS485. Qualquer um dos protocolos listados abaixo pode ser escolhido no momento da compra. > Courier / K-bus > Modbus > IEC60870-5-103 (tambm disponvel com interface ptica) > DNP 3.0 > IEC 61850 (100 Mbit/s Ethernet sobre fibra/cobre)

Cartes de expanso esto disponveis nos modelos P142 e P143 para aumentar o nmero de entradas e sadas digitais. Alm disso dependendo do modelo do rel, at oito contatos de alta velocidade - alta capacidade so disponveis opcionalmente. Isto proteger contra queima de contatos devido a um disjuntor colado ou nas condies de defeito dos contatos auxiliares do disjuntor.

IHM Acesso total a todos os ajustes sinais e medies

As entradas isoladas opticamente so independentes e podem ser alimentadas a partir da tenso de campo +48V. As sadas do rel podem ser configuradas como seladas ou com reset Interfaces de informao automtico. Todas as COMM1 conexes de TC tem SCADA / interface de controle de subestao curto-circuitos dos contatos automticos.

MODEM

MODEM

COMM2 Acesso remoto pelo engenheiro de proteo

Diferentes interfaces de comunicao do P14x

PC Acesso local pelo engenheiro de proteo

P14x fornece opes de comunicao versteis e atualizadas

Registro de evoluo de equipamento AREVA >> KCGG/KCEG - Primeiro rel numrico de sobrecorrente lanado em 1993 sendo vendidas mais de 20.000 unidades. >> MODN lanado em 1998 com mais de 2.000 unidades entregues. >> Srie P14x MiCOM apresentada em 1999, com divulgao mundial e mais de 10.000 unidades entregues. >> Introduo do hardware fase II do rel MiCOM P14x em 2002. >> Adio do protocolo UCA2 e de porta Ethernet em 2004
>> Adio do protocolo IEC 61850 em 2006

Centro de Contato Mundial AREVA T&D http://www.areva-td.com/contactcentre/ Tel.: +44 (0) 1785 250 070

www.areva-td.com www.areva-td.com/protectionrelays br.vendas@areva-td.com

Nossa poltica de contnuo desenvolvimento. O design de nossos produtos pode mudar a qualquer hora. Enquanto todos os esforos so dedicados para a atualizao da literatura, este catlogo deve ser visto como um guia meramente informativo. Seu contedo no significa uma oferta para venda ou advertncia para a aplicao de qualquer produto nele mencionado. No podemos nos responsabilizar por quaisquer apoios em decises tomadas com base em seu contedo, sem informaes especficas adicionais.

AUTOMATION-L3-P14x-BR-12.06-1463-PT - - AREVA - 2006. AREVA, o logotipo AREVA em qualquer de suas verses marca pertencente AREVA. Todas as denominaes sociais e marcas mencionadas neste catlogo, quer registradas ou no, pertencem a seus respectivos proprietrios- 389191982 RCS PARIS - SONOVISION-ITEP.

You might also like