You are on page 1of 4

Aerador No sistema de tratamento de gua, contaminadas principalmente com matria orgnica e nitrogenados provenientes de efluentes sanitrios e industriais, os aeradores

so os equipamentos que fazem a oxigenao do efluente, ou seja, incorpora oxignio a gua com o objetivo de oxidar a matria orgnica presente, iniciando o processo de tratamento aerbico. A aerao torna as condies do meio favorvel para o crescimento de micoorganimos. Alm de promover a incorporao do oxignio, o aerador promove tambm a sua circulao no efluente. Na natureza esse processo feito pela ao do vento, corredeiras, cachoeiras, etc. Artificialmente a aerao feito por aeradores mecnicos ou por ar difuso. O processo de aerao utilizado no laboratrio feito por aerao mecnica. O sistema constitudo por uma bomba que faz o bombeamento do efluente para o aerador superficial vertical. O processo de transferncia do oxignio proveniente da atmosfera no efluente feito da seguinte maneira no sistema mostrado no laboratrio: uma bomba responsvel pela formao de um jato de gua em uma tubulao vertical, formando uma corrente ascendente que provoca agitao e correte que facilita a contato com o ar promovendo a dissoluo do oxignio na gua. O sistema de aerao simples, com equipamentos de fcil instalao e baixo custo. Alm disso, pode reduzir os custos do tratamento, aumentar a eficincia e principalmente controlar odores que so um dos problemas no tratamento de efluentes. Tanque de Cloro No processo de desinfeco da gua pr- tratada feita a adio de cloro, um forte agente oxidante num processo tambm conhecido como clorao. O cloro pode ser utilizado na forma gasosa (Cl2) ou uma soluo aquosa de hipoclorito de sdio (NaOCl), conhecida como cloro liquido, ou de clcio(Ca(OCl2)). A soluo armazenada no tanque de cloro e bombeado para o tanque de desinfeco onde ocorre a oxidao das bactrias e vrus. A concentrao dessa soluo depende do objetivo do tratamento. Alm da desinfeco o cloro possui outras caractersticas que justificam o seu uso no sistema de tratamento de gua. Uma delas que ele forma compostos que continuam na gua como desinfetante ativo que permiti a ao de inativao dos

microrganismos desde o ponto de aplicao at os reservatrios domiciliares. O cloro tambm age no controle do sabor e odor da gua, do crescimento de algas, de ferro e mangans, remoo de cor e controle do desenvolvimento de biofilmes em tubulaes. (LIBNIO, 2010) Tanque de Clarificao As guas provenientes de rios ou superficiais possuem slidos suspensos. Materiais de diversos tipos so retirados j no incio do processo. Partculas mais finas so coaguladas para produzirem flocos, que so removidos na decantao e filtrao subsequentes. Esses processos constituem na indstria de tratamento de gua o processo denominado de clarificao. A funo do tanque de clarificao receber a gua proveniente da decantao. Nessa gua, denominada gua pr-tratada, a presena de slidos dissolvidos ou no dissolvidos pequena, assim j pode ser vendida a menor preo, pois tem um custo de tratamento menor. Pode ser usado na irrigao, em indstrias que a qualidade da gua no seja um fator relevante, lavagem de carro, cho, uso domstico em descarga, gua para alimentao de caldeiras, entre outros. Apesar de a gua clarificada parecer limpa e livre de impurezas, contm ainda muitos microorganismos nocivos ao ser humano, e pode transmitir vrias doenas, e para remoo desses microorganismos, tem-se a etapa de desinfeco. Tanque de gua tratada Depois que tratada, a gua armazenada em reservatrios de distribuio, de l segue por tubulaes maiores e depois em redes de distribuio at o consumidor final. Em grandes cidades, a gua levada at os reservatrios de bairro e depois para as residncias onde o armazenamento feito geralmente em caixa dguas. A gua potvel que deve chegar os domiclios aquela que no tem cheiro (inodora), no tem cor (incolor) e no tem gosto (inspida). A empresa de saneamento responsvel pela captao, tratamento e o transporte da gua at a entrada da residncia, e o cliente responsvel pelas instalaes internas e da limpeza e conservao do seu reservatrio.

Alteraes na planta de uma estao de tratamento de gua e esgoto O tratamento de gua envolve processos fsicos e qumicos diferentes para que est fique em condies de uso, seja para o consumo humano ou outra utilizao. Dependendo do objetivo do tratamento a planta de uma estao pode sofrer variaes nesses processos, ou seja, de acordo com a finalidade da gua possvel adicionar ou remover etapas. A gua clarificada proveniente da decantao dos slidos pode ser vendida j nessa fase sem mesmo passar pela desinfeco, desde que no seja utilizada para consumo humano. Pode ser utilizada, por exemplo, na alimentao de caldeiras. Um processo desmineralizao deve ser adicionado para evitar formao de incrustaes. No incio do processo de tratamento agentes qumicos j podem ser adicionados, como a barrilha (carbonato de sdio) para controle do pH do afluente ou aglutinantes como sulfato de alumnio. A vantagem da adio no inicio que essa gua ainda vai passar por diversos outros equipamentos com agitao o que vai aumentar a eficincia desses agentes que ter melhor dissoluo Em algumas estaes de tratamento o adsorvedor pode ser adicionado ao processo, isso depende de onde a gua retirada, sua finalidade e o custo dessa operao. Filtros de carvo ativado so os mais utilizados, e como so caros, so mais utilizados para tratamento de gua para indstria farmacutica e alimentcio onde o ndice de pureza deve ser alto. O ultravioleta outro processo caro de desinfeco, usado nas indstrias acima. Processo deve ser utilizado em guas mais claras porque a turbidez interfere na eficiente da quebra da membrana da bactria presente na gua. No caso da retirada direta de gua de nascentes ou fontes mais limpas, utilizado apenas o processo por ultravioleta, mais um filtro deve se utilizado antes para retirar as partculas mais grosseiras.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS Disponvel em: <http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=3942>. Acesso: 08 abril 2014. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v10n1/v10n1a11.pdf >. Acesso: 09 abril 2014 LIBNIO, Marcelo. Fundamentos de Qualidade e Tratamento de gua. Campinas, SP:Editora tomo, 2010. 3 Edio.

You might also like